Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Procuradoria eleitoral de SP amplia base de dados de políticos sob suspeita

Termo de cooperação com Tribunal de Contas do Estado prevê acesso a decisões que poderão tornar candidato inelegível

PUBLICIDADE

Por Lilian Venturini
Atualização:

Fausto Macedo

PUBLICIDADE

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo irá receber, a partir deste mês de maio, informações sobre decisões do Tribunal de Contas do Estado em relação a candidatos que, no exercício de cargos ou funções públicas, tiveram as contas rejeitadas por improbidade administrativa.

A ampliação do banco de dados da Procuradoria foi viabilizada com a assinatura, no último dia 30, de termo de cooperação técnica pelo procurador regional eleitoral, André de Carvalho Ramos, e o presidente do TCE paulista, conselheiro Edgard Camargo Rodrigues.

A cooperação é decorrente da aplicação da Lei da Ficha Limpa (135/2010) e da Lei das Inelegibilidades (64/90) nas eleições deste ano.

Candidatos que tiverem condenação criminal a partir da segunda instância e mesmo que não tenha ocorrido trânsito em julgado, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis.

Publicidade

Com a atribuição de impugnar os registros de candidatos aos cargos de governador e vice-governador, senador, deputado federal e estadual nas eleições de 2014, a Procuradoria tem buscado aperfeiçoar seu banco de dados com informações sobre políticos.

O termo de compromisso considera que "a adoção de rotinas na alimentação de cadastros de possíveis inelegíveis contribui para a efetiva aplicação da Lei da Ficha Limpa". A legislação estabelece prazo de cinco dias para a impugnação de candidatura.

De acordo com o termo, em março, junho, setembro e dezembro de cada ano, o TCE encaminhará à Procuradoria informações e nomes de gestores públicos e políticos responsáveis por contas julgadas irregulares.

Também deverá informar o CPF do administrador sob suspeita, o número do processo no TCE, a data do trânsito em julgado, a origem do processo e o exercício de referência das contas julgadas.

No anos de eleições gerais, como as de 2014, e também nas municipais, as alterações na última listagem encaminhada deverão ser atualizadas diariamente, de 10 de junho até a data máxima para a diplomação dos eleitos.

Publicidade

O primeiro envio de informações ao banco de dados da Procuradoria Eleitoral ocorrerá em maio e referem-se aos processos que tenham culminado na rejeição de contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas por irregularidade nos últimos oito anos.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.