PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Entidade de Tribunais de Contas pede à Dilma que siga Constituição na escolha de ministros do TCU

Iniciativa ocorre em meio à polêmica indicação do senador Gim Argello (PTB-DF) pela base aliada; ele é alvo de seis inquéritos no Supremo Tribunal Federal

Por Mateus Coutinho
Atualização:

por Fausto Macedo e Mateus Coutinho

PUBLICIDADE

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) decidiu encaminhar à presidente Dilma Rousseff nota pública em que pede "observância fiel ao modelo constitucional quanto aos requisitos de idoneidade moral e reputação ilibada" para escolha de novos membros das cortes de contas.

Aentidade redigiu a nota diante da indicação do senador Gim Argelo (PTB-DF) por líderes da base aliada para o Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga do ministro Valmir Campelo, que se aposentou nesta semana. A iniciativa ocorre após o plenário do Senado rejeitar, na última terça-feira, 8, um pedido de urgência da base para votar a indicação de Gim Argellodiretamente no plenário, dispensando a análise da indicação pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Gim Argello. Foto: Ed Ferreira/Estadão

O nome de Argello tem sido duramente criticado por servidores de Tribunais de Contas e do Ministério Público de Contas do País, pois o senador é alvo de seis inquéritos no Supremo Tribunal Federal. A nota seguirá também para os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados e para todos os governadores de Estado e presidentes de Assembleias Legislativas.

A entidade aloja os conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados e dos Municípios e também os ministros do TCU.

Publicidade

A nota é subscrita pelo presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, do Tribunal de Contas de Pernambuco.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do senador, mas o parlamentar afirmou que não vai se manifestar sobre o assunto.

LEIA A ÍNTEGRA DO TEXTO DIVULGADO PELA ENTIDADE DOS CONSELHEIROS E MINISTROS DE CONTAS

"1) A Associação dos Membros os Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) manifesta publicamente à Exma. Sra. Presidenta da República, Dilma Roussef, aos Exmos. Senhores Presidentes do Senado Federal, senador Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves, aos Exmos Senhores Governadores de Estado e Presidentes de Assembleias Legislativas brasileiras, a defesa dos preceitos e requisitos constitucionais (CF, Art. 73) estabelecidos para a indicação e aprovação dos integrantes dos Tribunais de Contas do Brasil.

2 ) É imperioso zelar pela Constituição da República, respeitando e observando fielmente o modelo constitucional quanto:

Publicidade

aos requisitos de idoneidade moral e reputação ilibada, assim como aos de notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública;

PUBLICIDADE

à proporcionalidade de um e dois terços para os Poderes Executivo e Legislativo, respectivamente, na escolha dos membros dos Tribunais de Contas;

ao modelo constitucional, que assegura às carreiras de Auditor (Ministro ou Conselheiro Substituto) e de Procurador de Contas, vagas entre aquelas de escolha do Poder Executivo.

3 - A Atricon reafirma também a defesa pela criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC), exortando o Congresso Nacional para aprovar a criação de tão importante ente público para a sociedade brasileira, que, entre outras atribuições, funcionará como anteparo vigilante nos processos de escolha de membros para os Tribunais de Contas."

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.