PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Dirceu teve liberdade cerceada, dizem advogados em denúncia à OEA

Defesa do ex-ministro afirma que julgamento pelo STF 'lhe impôs profundo constrangimento' e pede que processo do mensalão seja revisto

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

por Fausto Macedo e Mateus Coutinho

PUBLICIDADE

A defesa do ex-ministro José Dirceu encaminhou nesta terça-feira, 13, denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) - colegiado da Organização dos Estados Americanos (OEA) - questionando o fato de Dirceu ter sido julgado em instância única no processo do mensalão e pedindo um novo julgamento para o ex-ministro. Com a iniciativa, já são quatro os condenados no mensalão que recorreram ao órgão internacional.

Assinado pelos criminalistas José Luís de Oliveira Lima, Rodrigo Dall'acqua e Hugo Leonardo, o documento de 36 páginas afirma que "não restou alternativa" à defesa senão recorrer à CIDH contra o fato de Dirceu ter sido julgado unicamente pelo Supremo Tribunal Federal no mensalão, desrespeitando o chamado duplo grau de jurisdição - a garantia de que qualquer pessoa condenada pode recorrer a um juiz ou tribunal superior.

"É, portanto, inconteste que o Estado brasileiro negou a José Dirceu o seu direito fundamental ao duplo grau de jurisdição, previsto no artigo 8º, 'h', da CADH, da qual o País é signatário, razão pela qual não restou outra alternativa ao peticionário, senão bater as portas dessa E. Comissão Interamericana a fim de ver saneada a grave violação ao dispositivo consagrado no Pacto de São José da Costa Rica, que lhe impôs profundo constrangimento, consubstanciado em sua condenação em instância única, que culminou no cerceamento de sua liberdade", afirma a defesa na denúncia.

No Brasil, apenas cargos que possuem prerrogativa de foro privilegiado, como deputados federais e o presidente da República, podem ser julgados unicamente pelo Supremo, o que não era o caso de Dirceu na época do julgamento.

Publicidade

Defesa de ex-ministro recorre à colegiado internacional. Foto: Estadão

Mensalão mineiro. Para reforçar a tese de que o ex-ministro foi prejudicado, os advogados chegam a citar na denúncia uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, no inquérito do mensalão mineiro - escândalo envolvendo desvio de recursos para a campanha à reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de Minas, em 1998. Nela, Barbosa determinou o desmembramento da ação para que os réus que não dispusessem de prerrogativa de foro privilegiado fossem julgados em 1ª instância.

"Em decisão proferida nos autos do Inquérito nº 2280 - também de relatoria do Ministro Joaquim Barbosa - o qual tratava de fatos muito similares aos abordados nessa oportunidade, determinou o desmembramento do feito, diante do 'número excessivo de acusados, dos quais somente 1 (um) - o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) detém prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal ", afirma o documento.

Para os advogados de Dirceu, a decisão no caso envolvendo políticos do PSDB "relembra os inúmeros precedentes em que o Supremo Tribunal Federal julgou apenas os cidadãos que ocupavam cargos públicos que justificassem o deslocamento de competência".

O próprio Eduardo Azeredo, que era réu do mensalão mineiro no STF, será julgado pela 1ª instância em Minas após ter renunciado ao mandato de deputado federal.

VEJA A ÍNTEGRA DA DENÚNCIA ENCAMINHADA À CIDH

Publicidade

OEA. Além de José Dirceu, os advogados de Kátia Rabello, José Roberto Salgado, e Vinícius Samarane, todos condenados no julgamento do mensalão, também recorreram à Comissão Interamericana de Direitos Humanos em abril solicitando um novo julgamento.

PUBLICIDADE

Eles também afirmam que nenhum dos três réus possui prerrogativa de foro e que, portanto, tiveram seu direito ao duplo grau de jurisdição desrespeitado ao serem julgados pelo STF. Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane foram denunciados por gestão fraudulenta de instituição financeira, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha.

A Comissão é um órgão principal e autônomo da OEA encarregado da promoção e proteção dos direitos humanos no continente americano. É integrada por sete membros independentes e fica sediada em Washington (EUA). Foi criada pela OEA em 1959 e, juntamente com a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH), instalada em 1979, é uma instituição do Sistema Interamericano de proteção dos direitos humanos.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.