PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Todos os caminhos levam a Berlim

Berlinale 2015: anunciados os primeiros filmes na corrida pelos Ursos

 ©Berlinale

Por Fátima Lacerda
Atualização:

Foram anunciados hoje os primeiros 7 filmes  da mostra competitiva da Berlinale que acontece entre 5 - 15 de Fevereiro.

45 anos/Inglaterra

Direção Andrew Haigh com Charlotte Rampling na papel principal. Em 2007, a diva inglesa foi membro do júri do festival.

Enquanto sonhávamos (Coprodução França/Alemanha)

PUBLICIDADE

Dirigido pelo premiadíssimo e também fã declarado de Angela Merkel, o diretor Andreas Dresen, que tem fama de "fazer grandes filmes para pessoas simples".

Publicidade

Cinderella (EUA)

Dirigido por Kenneth Branagh. Nos papéis principais: Cate Blanchett, Lily James, Richard Madden e o meu ator favorito do velho continente, aquele que o portal Spiegel Online denominou de "Baixista do cinema mundial", o sedutor da lente da câmera, o camaleão, um Robert de Niro europeu: o suéco Stellan Skarsgård. Holliday Grainger, Sophie McShera, Derek Jacobi e Helena Bonham Carter também estão no elenco.

A curiosidade sobre qual das estrêlas deste filme que desfilarão pelo tapete vermelho do principal cinema do festival, o  Berlinale Palast, terá que ter esperar até a coletiva de imprensa, sempre no final de janeiro, quando a lista dos famosos é divulgada pelo chefe que já entra na coletiva com a cobiçada lista na mão. Com dois filmes concorrendo aos Ursos, pode-se desde já apostar na presença de Cate Blanchett.

"Cinderella" ratifica a tendência da maioria dos filmes que vem dos EUA, a Berlinale acaba pegando a rebarba da Premiere Internacional, que é quando o filme já foi lançado no país de origem. Mesmo que "Cinderella" esteja na mostra competitiva e nao concorrendo aos Ursos. A tendência é incontestável.

O exemplo mais recente de uma "tradição" teimosa é  "Terra prometida" protagonizado e produzido por Matt Damon. O filme já tinha sido um fracasso nos cinemas dos EUA no final de 2012 e chegou em Berlim em 2013 e foi apresentado como novidade.

Publicidade

Eisenstein in Guanajuato (Coprodução Holanda, México, Bélgica e Finlândia).

A direção é de Peter Greenaway

Vulcão Ixcanul (Coprodução França-Guatemala) com direção de Jayro Bustamante com seu longa de estreia.

Um golaço e uma verdadeira novidade

Desta vez, Malick, o diretor que já prometeu não mais conceder entrevistas, não esperou até maio para apresentar seu filme na costa azul francesa. Em 2015 ele vem para Berlim com a estreia mundial de "Knight of Cups". Protagonistas são Christian Bale, Cate Blanchett e o Natalie Portman. "De quebra" vai ponto para Dieter Kosslick, diretor do festival, sempre confrontado pela imprensa com a pergunta, por que os grandes como Lars von Trier, Terrence Malick e Woody Allen sempre esperavam Cannes para lançar seus filmes.

Publicidade

Veja o trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=TmnIITyZKDk

Na edição de 2014 da Berlinale, von Trier marcou presença. Tudo bem que entrou mudo e saiu calado, ou quase, nao fosse uma alfinetada no festival da costa azul. Na hora de se posicionar frente aos fotógrafos, usava uma camisa com os dizeres: "Persona non grata".

Em 2015 é a vez de Mallick e para 2016, os solos estarão abertos para o hipocondríaco mais talentoso de Nova Iorque.

Em tempo: Com "Além da Linha Vermelha", Mallick levou pra casa o Urso de Ouro em 1999.

Sobre nuvens elétricas (em tradução livre)

Publicidade

Federação Russa, Ucrânia e Polônia é dirigido por Alexey German Junior, de familia russa-judaica de grande renome. Além do Leão de Prata por melhor direção em 2008 em Veneza, o roteiro do filme a ser exibido em Berlim foi premiado na categoria Best Pitch International no encontro de produtores do Baltic Events em dezembro de 2010.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.