1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Quadrinista pernambucano conta a lenda de Iara em HQ

Bia Reis

quarta-feira 04/06/14

Em ‘A Iara – Uma Lenda Indígena em Quadrinhos’, o roteirista e ilustrador Silvino une a tradicional história do folclore brasileiro a desenhos cheio de dramaticidade


A história da índia Iara, a mãe d’água, que faz com que os homens se apaixonem pelo seu canto e os leva para o fundo do rio, ganhou uma belíssima versão em HQ pelas mãos do roteirista e desenhista pernambucano Silvino, lançamento da editora Nemo.

Em A Iara – Uma Lenda Indígena em Quadrinhos, o tradicional e o moderno caminham lado a lado. O livro conta uma dramática história de amor e terror que se passa em uma aldeia.

O pagé Kapot relata aos mais jovens ter sobrevivido ao canto da sereia, mas os alerta que todos os outros encantados, entre eles o melhor guerreiro da tribo, foram mortos. “Errados são os que acham que a morte tem a forma feia. A morte é bonita e tem forma de mulher”, conta. Até que se aproxima o dia do casamento de Ngoi, fiho do cacique Pa-Toit, com Moema. Os dois estão apaixonados e Ngoi quer oferecer a ela a prenda mais linda que consegue imaginar. Convida, então, um amigo para buscá à noite, no rio. Apesar dos avisos de que poderiam ser encantados por Iara, os dois partem. E encontram a sereia.

Nascido e criado no Recife, Silvino é geógrafo e estudioso da antropologia brasileira e das tribos indígenas do País. Apaixonado por ilustrações, ele constrói imagens fortes e dramáticas, que aproxima o leitor mais jovem de uma das mais famosas lendas do folclore brasileiro.

Serviço
A Iara – Uma Lenda Indígena em Quadrinhos
Escritor e ilustrador: Silvino
Editora: Nemo
Preço: R$ 42

** Gostou? Compartilhe! Siga o blog Estante de Letrinhas no Facebook