Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

O, de Oscar Niemeyer

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:

"Quando menino, ele gostava de desenhar com o dedo rabiscando o ar, construindo formas que o levaram a apaixonar-se pela arquitetura. A paisagem natural de sua terra natal, o Rio de Janeiro, rica em montanhas sinuosas, serviu de inspiração para que criasse uma arquitetura original, em que as curvas de concreto armado fizessem as pessoas renderem-se ao encanto, ao espanto e à beleza do seu trabalho, reconhecido internacionalmente. Brasília tem vários prédios projetados por ele e é seu maior cartão de visitas."

PUBLICIDADE

Com as palavras do escritor Tino Freitas, deixo aqui minha homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, morto no dia 5, aos 104 anos. O texto acima foi retirado do livro Brasília de A a Z, de Tino e do ilustrador Kleber Sales.

Brasília de A a Z conta a história da primeira viagem que pai e filho fazem à capital do Brasil. A cada letra, Tino destrincha uma característica de Brasília, com seus personagens e lembranças. A de avião, B de Brasília, C de candango, D de Dom Bosco, E de eixão, e assim por diante. O escritor trata de assuntos dolorosos, como a morte do índio pataxó Galdino, em 1997, e outros mais pops. Em P, por exemplo, ele fala do Parque da Cidade, "aquele da música do Renato Russo". Em O, fala de Oscar Niemeyer e das construções que estão espalhadas pela capital federal.

É um livro para quem conhece Brasília e para quem tem curiosidade de conhecê-la.

ServiçoBrasília de A a Z Escritor: Tino Freitas Ilustrador:Kleber Sales Editora: Lê Preço: R$ 38

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.