PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Ditados populares em forma de poesia

Por Bia Reis
Atualização:

"Quem tudo quer tudo perdee entre tantos objetos perdidosdurante a vida,pentes-colheres-amigos-caramelos,fotos em preto e branco,em amarelo,quem tudo quer tudo perde,mas também se pode acharentre os canteiros do quintalum raio de sol, um girassole atrás do horizonte se pode acharsereias, caravelas e baleias.

PUBLICIDADE

Quem tudo quer tudo perde,mas eu só quero amor."

Em Quem Vê Cara Não Vê Coração, a escritora Roseana Murray se utiliza de ditados populares para criar poesias. Entre os que viraram tema para seu livro estão sol e chuva, casamento de viúva; quem tudo quer tudo perde; e quem planta vento, entre outros. Nos poemas, ela cita coisas simples, como cachorros e gatos, garfo e colher, panelas, montanhas e macacos. Mas, apesar da simplicidade, não faz pouco caso da criança - valoriza sua inteligência e seu conhecimento.

Em Antes Tarde, Roseana diz:

"Antes tarde do que nunca:antes que o sol mergulhe no mar,antes que o galo desande a cantar,antes que a noite se mudapara outro lugar,antes que o barco comecea navegar,antes que uma estrela cadenteescreva no ar,faça uma declaração, plante uma flor,pule corda, dê uma cambalhota,derrame poesia, espalhe amor." 

Publicidade

 Foto: Estadão

Além dos deliciosos poemas de Roseana, Quem Vê Cara Não Vê Coração traz ilustrações de Larissa Ribeiro. Aqui, Larissa utilizou a técnica de recortes e colagens para compor suas imagens, que depois foram fotografadas. Já os detalhes, como olhos, foram feitos a lápis e aplicados digitalmente. Larissa conta que usou papéis de cores chapadas, sem texturas. "Por ser um livro de poesia, tive uma liberdade enorme para brincar com as ilustrações. E, como sou uma designer formada em arquitetura, me senti muito à vontade nessa linguagem um pouco mais clean", diz Larissa, que também ilustrou O Lago Que Secou, escrito por Anthony Doyle e publicado pela Companhia das Letrinhas.

ServiçoQuem Vê Cara Não Vê CoraçãoEscritora: Roseana Murray Ilustradora: Larissa Ribeiro Editora: Callis Preço: R$ 30,90

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.