Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Caras, rostos e histórias

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:

Da ciência à história da arte, passando pela diversidade de rostos no mundo, sem esquecer também dos semelhantes, dos penteados ao longo dos séculos e das cabeças-objetos.

PUBLICIDADE

O Livro das Caras, da jornalista francesa Claire Didier e do premiado artista italiano Beppe Giacobbe, é um livro diferente. Não tem uma história, como normalmente a gente encontra, com começo, meio e fim. É uma obra para crianças e jovens curiosos e para aqueles que ainda não sabem que são.

O livro começa com o capítulo Caras de Montão. Aqui, o leitor é apresentado a 15 retratos, de diversos pintores, como As Quatro Estações: Outono, de Giuseppe Arcimboldo (1573), Retrato da Sra. Cézanne, de Paul Cézanne (1885-1887), e Retrato de Irma Brunner ou Mulher de Chapéu Preto, de Édouard Manet (1880-1882).

Em seguida, Claire mostra Bilhões de Caras em que apresenta o Caradepau, um caçador de cabeças, e mostra que uma cara pode mudar de expressão ao sabor das emoções. Fala das diversas caras que existem por ai (os vários tipos de bocas, narizes, olhos etc), as caras mutantes e as parecidas.

Em Mudar de Cara, a escritora trata das mudanças que um rosto pode sofrer: com cabelos diferentes, que foram mudando ao longo dos tempos, e até os comestíveis; os bigodes e as barbas; os milhares de chapéus que ganharam o mundo; sem esquecer, é claro, das maquiagens.

Publicidade

Textos e ilustrações estão em perfeita sintonia. Os desenhos são incríveis e há inúmeras "portinhas", com mais informações, para serem abertas pelo leitor. É daqueles livros que a gente lê uma vez, duas, três... e sempre descobre coisas novas.

ServiçoO Livro das CarasEscritora: Claire Didier Ilustrações: Beppe Giacobbe Editora: V&R Preço: R$ 54,90

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.