Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Bibliotecas do Brasil e do mundo

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:

Os livros chegam, eu dou uma espiadela e eles logo entram em uma das pilhas da minha mesa, à espera de uma brecha para que eu possa pegá-los novamente. Hoje, encontrei um do qual não guardava nenhuma lembrança. A capa era linda e o assunto logo me chamou a atenção. Ele deve ter chegado no fim do ano passado, e me arrependi profundamente de tê-lo deixado escapar. Um lapso imperdoável! Enfim, vou tentar me redimir.

PUBLICIDADE

Estou falando do Bibliotecas do Mundo, da escritora Daniela Chindler, lançado pela Casa da Palavra. Em cada capítulo, uma biblioteca é retratada: a de Alexandria, a Nacional, a Internacional da Juventude, a de Basra, a criada por José Midlin, a Biblioburro e a da Rocinha. Cada uma dessas histórias, que misturam realidade e ficção, foi dada para um ilustrador.

O livro traz detalhes curiosíssimos sobre a biblioteca em questão, fisgando o leitor. Logo na apresentação, Daniela conta que a palavra biblioteca vem do grego e significa, numa tradução livre, depósito de livros. Mas a primeira delas, construída na Assíria (Iraque), aproximadamente no século 7 a.c., guardava tabuletas de argilas, não livros!

Uma das minhas bibliotecas preferidas é a Internacional da Juventude, que fica em um castelo medieval em Munique, na Alemanha, construído em 1435.

Acabei o livro com vontade de revisitar minhas bibliotecas preferiras e descobrir outras. Vamos nessa?

Publicidade

ServiçoBibliotecas do MundoEscritora: Daniela Chindler Ilustradores: Mariana Massarani, Bruna Assis Brasil, Andrés Sandoval, Elma, Mario Bag, Juliana Bollini e Ciça Fittipaldi Editora: Casa da Palavra Preço: R$ 34,90

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.