ir para o conteúdo
 • 

Estadinho

15.maio.2010 07:30:23

Laboratório caseiro

Você acha que todo cientista é biruta e tem um trabalho muito complicado de entender? Apesar de eles estudarem bastante para explicar como as coisas acontecem e funcionam, algumas experiências são mais simples do que imaginamos.

O Estadinho convidou os pesquisadores malucos do Mad Science para desenvolver alguns experimentos que, além de curiosos, viram brincadeiras seguras para fazer em casa. Agora, vá para o quintal e monte o seu laboratório!

 

BALÃO DE BICARBONATO

 

balao1

Material:
1 garrafa pet de 600 ml
150 ml de ácido acético (vinagre)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 bexiga
1 funil

Como fazer:

Com a ajuda do funil, coloque o bicarbonato dentro da bexiga. Deixe-a de lado e use o mesmo funil para colocar os 150 ml de vinagre dentro da garrafa. Depois, coloque a boca da bexiga no gargalo da garrafa.

Em seguida, é só virar o balão, fazendo o bicarbonato entrar em contato com o vinagre. Você vai ver que a bexiga vai começar a encher. Por isso, é importante segurá-la firme para que ela não solte do gargalo.

Explicação:

Esta reação é chamada de ácido-base. O ácido é o vinagre e a base, o bicarbonato. Quando eles se encontram, forma-se um gás chamado dióxido de carbono, ou gás carbônico. É esse gás que faz o balão encher.

comentários (6) | comente

  • A + A -
6 Comentários Comente também
  • 16/05/2010 - 14:13
    Enviado por: Francisco G Nobrega

    Parabens à Thais Caramico !

    Percorri as 16 páginas do blog e só esta série da Thais apresenta experimentos simples e, o mais importante, com uma explicação física ou química sobre o acontecido. Fundamental para introduzir as maravilhas da ciência para a garotada. Continue e traga mais ! Para os curiosos acessar o site Ponto Ciência organizado por professor da UFMG com dezenas de experimentos fáceis e explicados, como fez a Thais. Ademais estão classificados por categoria: química. física, etc facilitando a busca. O site também recebe experimentos dos internautas ilustrados com fotos e vídeos.

    Até

    Francisco

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/07/2010 - 17:14
    Enviado por: Experiências malucas no Circuito « Estadinho

    [...] quer saber mais sobre esses cientistas malucos? Eles já estiveram no Estadinho. Clique aqui, aqui e aqui para [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/11/2011 - 08:08
    Enviado por: Eduarda

    ‘Parabens mesmo estava proucurando ah explicação dessa esperiencia e não achava revirei esse google inteiro mais nada aqui foi o unico lugar’
    ‘See não fosse vc iriamos (eu ii meu grupo)tirar 0 no trabalho’
    Obgd e Parabens *–*

    By: Eduarda

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2012 - 22:00
    Enviado por: Rose

    Olá esse gas substitui o gas helio? e é duradouro? vou encher baloes para festa. muitissimo obrigada por compartilhr a receita conosco. será que dá para responder no meu email? por favor , Rose.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2012 - 23:20
    Enviado por: Marcos

    Ola tira uma duvida este gas faz o balao flutuar igual o gas helio?? pois preciso encher alguns baloes para uma festa, sera que voce pode me ajudar?

    obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2013 - 01:40
    Enviado por: giselle

    Ola tira uma duvida este gas faz o balao flutuar igual o gas helio?? pois preciso encher alguns baloes para uhttp://blogs.estadao.com.br/estadinho/2… festa, sera que voce pode me ajudar?

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

  • Galeria Estadinho

Comentários recentes

  • olivio jekupe: hoje em dia os autores indígenas estão cada vez mais publicando seus trabalhos, aqui na nossa aldeia...
  • kellynha: adorei só algumas que é meio sem sentido !!!
  • loana de campos: Adorei a sua ideia, vou tentar fazer
  • Liane: Olha, isso da própria criança gerenciar sua leitura é bem interessante, assim como vários outros aspectos...
  • giovanna: nãão , gosteei muito ;[[

Enquete

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Arquivo

Blogs do Estadão