ir para o conteúdo
 • 

Estadão Urgente

17.junho.2013 15:49:35

Protestos contra o aumento da tarifa de ônibus se espalham pelo Brasil

01h51 – Cerca de 100 manifestantes ainda se reúnem em frente ao Palácio dos Bandeirantes e prometem passar a noite em frente ao  Portão 2.

00h03 - Manifestantes forçaram motoristas de dois ônibus biarticulados que passavam pela Avenida Morumbi a bloquear a via. O grupo entrou nos coletivos, buzinou e roubou extintores, espalhando fumaça aleatoriamente. Cerca de 300 pessoas ainda estão no local. Veja vídeo da situação no momento:

 

23h57 – Veja o momento e que manifestantes conseguiram quebrar o Portão 2, destinado a visitantes, do Palácio dos Bandeirantes.

Depois de diversas tentativas, manifestantes conseguiram quebrar o portão do Palácio dos Bandeirantes. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

23h54 – Um grupo de manifestantes chegou à Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, centro da cidade.

23h48 – Um grupo de manifestantes ainda se encontra na frente de um dos portões atacados no Palácio dos Bandeirantes.

Pichações perto do portão que foi quebrado por manifestantes no Palácio dos Bandeirantes. Foto: Tiago Dantas/Estadão

 

23h37 – A polícia atira mais bombas de gás de dentro do Palácio.

23h33 – Neste momento um outro grupo desce a Rua da Consolação e se encaminha para a Prefeitura, no centro da cidade.

23h23A tentativa de invasão do Palácio dos Bandeirantes deixou ilhados inúmeros funcionários que trabalham na sede do governo do governo paulista, no Morumbi. Segundo a assessoria de imprensa, manifestantes também jogaram bombas dentro do palácio e quebraram um dos portões na tentativa de invadir o local. Eles foram impedidos pela Polícia Militar que faz a guarda do Palácio. Até as 23h20, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) não havia se manifestado. Também não havia detalhes sobre quantos policiais guardam o local, ou se houve pedido de reforço. Também não ficou confirmado se a Alckmin receberia parte do grupo.

23h10 - Manifestantes conseguiram quebrar o portão do Palácio dos Bandeirantes. A PM respondeu com bomba de gás lacrimogêneo, mantendo os manifestantes afastados. A reportagem apurou que ninguém invadiu o Palácio. A frente do Executivo paulista tem cerca de 300 pessoas – boa parte correu e  se dispersou depois do revide da PM. Os manifestantes fizeram uma fogueira com galhos na frente do portão e picharam o muro com temas anarquistas.

22h54- Os manifestantes organizaram uma comissão com cinco pessoas para tentar um diálogo com representantes no Palácio do Governo – não foi confirmado se o governador Geraldo Alckmin (PSDB) está no local. “Todos precisam de representação, mas não sei se vão nos receber, porque os caras (parcela dos manifestantes) continuam chutando o portão.”

22h44 – Veja mapa com o trajeto da manifestação:

Clique na imagem para ver o mapa detalhado

 22h29RECIFE – Integrantes de movimentos estudantis saíram em passeata nesta noite por volta das 21h, no bairro central da Boa Vista, no Recife. Eles ganharam as ruas depois de terem se reunido na sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), para definir horário e local da manifestação a ser realizada nesta quinta-feira, 20).

O tema será a melhoria no transporte público, o fim da corrupção e os gastos realizados para a Copa das Confederações. Nas ruas, eles convidaram as pessoas a participarem da manifestação que será às 16h e terá ponto de encontro na praça do Derby, no centro da cidade. O trânsito chegou a ser bloqueado, pelos manifestantes, por pouco tempo, na avenida Agamenom Magalhães. 

22h15 – O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, participou do protesto do Movimento Passe Livre. Ele estava passando a pé na frente do Masp com um assessor. Skaf elogiou o clima tranquilo do ato. “Está muito positiva a manifestação”, disse ao Estado. Enquanto estava na frente do Masp, um manifestante subiu numa pedra e começou a cantar o Hino Nacional. Skaf aplaudiu.

22h24 MACEIÓ – Um estudante foi baleado por volta das 20h30 desta segunda-feira ao final da manifestação ocorrida na capital alagoana contra o aumento da tarifa de ônibus. Marcos Antônio – a Polícia Militar não soube precisar o sobrenome dele – participava de um bloqueio na Avenida Fernandes Lima, a mais movimentada da cidade, quando um motorista que tentou furar o bloqueio desceu do carro e disparou contra ele.

O tiro atingiu o rosto de Marcos Antônio de raspão. Ele foi encaminhado a um hospital da capital, mas não corre risco de morte. O acusado do disparo fugiu do local, mas a Polícia Militar informou que já tem a placa do veículo utilizado pelo suspeito.

No final da manifestação, a Polícia Militar estimou em cinco mil o número de participantes, três mil a mais do que os números divulgados pelo movimento Passe Livre, criado nas redes sociais para protestar contra o aumento das tarifas de ônibus. O grupo programa outra manifestação para esta quinta-feira, 20.

 

22h19Acompanhe a cobertura das manifestações desta segunda-feira, 17,  em São Paulo na Rádio Estadão.

22h16 – Mais cedo, manifestantes aplaudiram  e entregaram flores a dois PMs que estavam na Avenida Chucri Zaidan.

 

 

22h08 - O major Wilhelm teve de entrar no Palácio, onde dois pelotões da Força Tática e um da Tropa de Choque. Ao menos cinco morteiros foram atacados por um grupo de manifestantes contra o portão e para o interior do terreno onde fica o Executivo paulista. As pessoas começaram a se sentar a pedido de lideranças da passeata, que tentam conter os ânimos. Outros grupos deixaram o local e caminham pela Avenida Morumbi no sentido da Marginal do Pinheiros.

21h56 – Parte dos manifestantes ainda tenta entrar no Palácio do Governo. Dois morteiros foram atirados para o interior  do local.  A situação é tensa. Outros manifestantes tentam conter o grupo e há discussões.  A polícia  se encontra no interior do Palácio.

21h44 – Manifestantes cercam o Palácio dos Bandeirantes. Um grupo tentou forçar o portão de entrada. Parte dos manifestantes se mantém disposta a entrar na sede do governo. “O Palácio é nosso, vamos entrar lá”, gritam.

21h31 - Ao menos 20 policiais formaram uma fila atrás de cada um dos dois portões do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona sul. Nos últimos minutos, bases comunitárias e viaturas chegaram ao local, onde os policiais aguardam a chegada da manifestação.  Um grupo com milhares de manifestantes, integrantes do Movimento Passe Livre e responsáveis pelo policiamento nesta noite estão na Avenida Morumbi. A ideia dos manifestantes é passar pela sede do governo paulista.

21h24 – BRASÍLIA – Os manifestantes dão um abraço simbólico no Congresso Nacional. Mais cedo,  grupos invadiram a rampa de acesso e foram contidos pela PM, que neste momento faz um cordão de isolamento em torno dos acessos.

21h03 – Os integrantes do Movimento Passe Livre que estão na Ponte Estaiada, na zona sul de São Paulo, informaram que pretendem seguir até o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, sede do governo do Estado. Parte do bloco, no entanto, está se dispersando.

20h58 - A CET informa que manifestantes ocupam todas as faixas da Avenida 23 de Maio, sentido Aeroporto de Congonhas,  na direção do Túnel Ayrton Senna. A recomendação é que os motoristas evitem acessar a via.

20h52 – O sexto protesto contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo está marcado para esta terça-feira, 18. A concentração será na Praça da Sé, às 17h.

20h32 – BELO HORIZONTE – Manifestantes entraram em confronto duas vezes com a Polícia Militar durante protesto realizado durante toda a tarde e início da noite desta sexta-feira, 17,em Belo Horizonte.

Durante o segundo confronto, surgiu a informação de que um rapaz que participava do movimento teria caído de uma altura de aproximadamente sete metros do Viaduto José Alencar, na região da Pampulha, mas polícia e o Corpo de Bombeiros ainda não tinham informação precisa sobre o caso até por volta das 20h, além de que a vítima teria sido atendida em estado grave. Manifestantes chegaram a dizer que o rapaz teria morrido, mas a informação não foi confirmada. Pelo menos outras duas pessoas ficaram feridas durante os confrontos.

Veja vídeo postado pelo internauta Sidney Silva Leal no YouTube com imagens da manifestação no período da tarde:

20h28 – RIO DE JANEIRO – Segue o enfrentamento entre policiais e manifestantes no centro da cidade. Na lateral da Assembleia Legislativa do estado, um carro foi virado e incendiado. O cenário é de desordem.

20h20 - Entre os vários gritos entoados pelos manifestantes, o governador Geraldo Alckmin foi um dos alvos. “Governador, pode escolher, ou cai a tarifa ou cai você”, cantava a multidão que desceu a Avenida Faria Lima sentido zona sul. Um outro grito atribuiu à violência dos últimos protestos à Polícia Militar. “Que coincidência! Não tem polícia, não tem violência”, disseram os manifestantes, que cobram a revogação do aumento das tarifas de transporte público em São Paulo. “Mãos ao alto, R$ 3,20 é um assalto”, cantou um grupo.

Veja vídeos dos gritos dos manifestantes:

Vídeos: Renato Vieira/Estadão

Vídeo postado no YouTube pelu usuário xiaboboi

20h13 – Parte  dos manifestantes ainda estão na Avenida Berrini e seguindo no sentido da Ponte Estaiada. A ponte está totalmente tomada por manifestantes, que seguem em direção à Marginal do Pinheiros.


20h04 – Veja os desdobramentos das manifestações em todo o País:

BRASÍLIA – Manifestantes invadem o Congresso

BELO HORIZONTE – Dez mil se dirigem ao Mineirão em protesto

RIO – Passeata ganha o apoio de trabalhadores

Governo está preocupado com as manifestações, diz Gilberto Carvalho

19h57 – RIO – Manifestantes tentam invadir a Assembleia Legislativa. Havia uma grande concentração em frente ao prédio, quando foi ouvido o estouro de uma bomba e parte dos manifestantes correram para o prédio, atacando contra  a fachada as grades de proteção e objetos em chamas. Os manifestantes também tentam invadir o Teatro Municipal, ao lado.  APM responde com balas de borracha e bombas de gás.

19h44 – O instituto Datafolha calcula uma participação de 65 mil pessoas no protesto pela redução da tarifa de ônibus na cidade. A PM tem uma estimativa o público em 50 mil pessoas.

19h43 – BELÉM - A leitora Larissa Rolim mostra imagem do protesto que acontece em Belém. A foto foi enviada para o Estadão via Facebook por Larissa.

19h40GALERIA: “O povo, unido, governa sem partido” é um dos gritos dos manifestantes em São Paulo. Veja galeria de imagens dos protestos em todo o Brasil.

(Foto: Daniel Teixeira/AE)

» Veja a galeria de fotos completa

19h38 -  A CET  recomenda aos motoristas que evitem circular pela região da Avenida Paulista, onde  manifestantes começam a se encontrar – na Praça do Ciclista. A companhia informa que realizou um bloqueio operacional na esquina da avenida com a Rua Bela Cintra, sentido Consolação. O trânsito está  complicado no local. Acompanhe  a situação do trânsito na capital.

19h32 – Em São Paulo, as marchas se espalharam por três frentes: parte vai para a Avenida Paulista, parte segue pela Marginal do Pinheiros e parte segue pela Avenida Juscelino Kubitschek, também no sentido da Marginal do Pinheiros.

19h30Veja os comentários de internautas sobres os protestos em todo o Brasil.

19h35 –  Veja vídeo postado por um internauta mostra o momento em que manifestantes tentam subir a rampa do Congresso Nacional:

 

19h15 – BRASÍLIA – A situação é tensa. Os manifestantes se concentram em frente ao Congresso Nacional. Um grupo furou o bloqueio policial e invadiu o Congresso.

Manifestantes invadem o Congresso Nacional em Brasília. Um cordão policial contêm o bloco. Foto da usuária do Instagram polyannanoe

19h12 – PORTO ALEGRE – Centenas de jovens já estão diante do prédio da prefeitura de Porto Alegre para mais uma manifestação pela redução do valor das tarifas do transporte urbano, contra a Copa do Mundo e mais verbas para saúde e educação no Brasil. Convocados pelas redes sociais, os participantes começaram a se reunir por volta das 18h e devem sair em passeata pelas ruas centrais e do bairro Cidade Baixa ainda nesta noite. A caminhada, a exemplo das anteriores, tende a receber adesões e chegar ao final com milhares de pessoas. Na noite de quinta-feira houve depredações e 23 manifestantes foram detidos.

19h10 – RIO DE JANEIRO – A passeata que ocupa neste momento toda a Avenida Rio Branco ganhou durante o percurso o apoio de muitas pessoas que ainda trabalham em escritórios localizados na via ou esperam o fim da manifestação para ir para casa. Eles jogaram papel picado em sinal de apoio, e os manifestantes gritavam em agradecimento. “Quem apoia acende a luz”, gritavam da rua, e as luzes piscavam nos escritórios.

Duas grandes faixas na frente da multidão davam o tom do ato: “Não é por centavos, é por direitos” e “Somos a rede social”. Parte dos manifestantes que já chegaram à Cinelândia, que seria o ponto de dispersão, se encaminha agora para a Assembleia Legislativa do Rio – onde na semana passada começou a confusão com a PM. O prédio da Assembleia está cercado desde o começo do protesto para a proteção do edifício histórico.

19h09 - ”Brasil vamos acordar,o professor vale mais do que o Neymar”, dizem os manifestantes que passam pelo Shopping Iguatemi, na Avenida Faria Lima. (Felipe Mortara)

19h03 –  BRASÍLIA – O repórter da Rádio Estadão Ricardo Coletta informa que manifestantes tomaram o gramado central em frente ao Congresso e alguns tentaram invadir a rampa, mas logo foram contidos pela Polícia Militar, que fez uso de spray de pimenta. A situação é tensa e já teve um manifestante detido.

18h57 – MACEIÓ – Cerca de duas mil pessoas — segundo os cálculos dos líderes do Passe Livre, movimento criado nas redes sociais para protestar contra o aumento das tarifas de ônibus — realizaram, no fim da tarde desta terça-feira, 17, em Maceió, uma passeata em protesto contra o reajuste do preço da passagem de ônibus na capital alagoana.

O movimento, que se concentrou na Praça do Centenário, localizada no bairro do Farol, percorreu várias ruas da cidade, carregando cartazes com frases contra o aumento. Policiais Militares e agentes da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) acompanharam a mobilização, que teve tom pacífico e terminou diante da sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), no Centro de Maceió. A PM não soube estimar quantas pessoas – a maioria estudantes – participaram do ato. As fotos foram postadas por usuários do Facebook.

Foto enviada para o Estadão pelo internauta Bruno Albyran via Facebook.

18h50 - RIO DE JANEIRO - A Avenida Rio Branco é um dos locais ocupados por manifestantes. A foto abaixo foi postada no Twitter pelo usuário lucasbragas.

18h45 - SALVADOR - Uma caminhada em apoio às manifestações populares contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo reúne cerca de 5 mil pessoas, neste momento, no centro financeiro de Salvador, segundo cálculos da Polícia Militar. O grupo segue pela Avenida Tancredo Neves, que reúne a maior concentração de escritórios na cidade, e segue para a Estação de Transbordo, onde os manifestantes pretendem embarcar gratuitamente em ônibus.

Milhares de pessoas participam da manifestação em Salvador. A imagem foi enviada pelo internauta Rafael Almeida para o Estadão. 

A manifestação começou pequena, com cerca de 500 pessoas, a maioria estudantes, concentradas na frente do Shopping Iguatemi, o mais movimentado da cidade. Com a saída da caminhada coincidindo com o fim do turno de trabalho, os manifestantes passaram a convocar os funcionários das empresas instaladas na região para aderir à caminhada. “Vem, vem, vem para a rua, vem”, cantavam os integrantes do protesto.

A adesão dos trabalhadores foi grande e a manifestação bloqueia completamente a via, uma das mais importantes de Salvador. Entre vários gritos de guerra, os participantes protestam contra a corrupção nos governos e por melhorias no transporte, na educação e na saúde públicos.

A caminhada é considerada pacífica e está sendo acompanhada por agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) e por policiais militares, em motos e em um helicóptero.

18h36 – SÃO PAULO – Parte dos manifestantes que seguiam pela Faria Lima estão agora na Avenida Berrini. A cidade tem agora 136 km de lentidão, acima da média para o dia e para o horário. A foto abaixo foi publicada pela usuária sammcosta no Instagram. 

Protesto já reúne cerca de 30 mil pessoas, segundo a PM. A foto foi publicada no Instagram no perfil do usuário sammcosta.

18h24 – Em São Paulo, a marcha se aglomera principalmente sobre a Ponte Eusébio Matoso. Parte do bloco se dirige da Avenida Faria Lima para a Marginal do Pinheiros, enquanto outros grupos vem do Butantã para se juntar ao ato.   A Marginal Pinheiros está fechada no sentido Interlagos. Acompanhe a situação do trânsito na capital e as rotas para escapar da manifestação. A CET recomenda aos motoristas que evitem circular pela Região da Avenida Rebouças, Avenida Eusébio Matoso, Rua Teodoro Sampaio, Rua Cardeal Arcoverde, bem como pela Avenida Faria Lima e todo o seu entorno.

18h22 - RIO DE JANEIRO – Cerca de 500 pessoas que participam do movimento contra o aumento do preço das passagens de ônibus fecharam a Rua Primeiro de Março, no centro da capital fluminense. Eles estavam na Praça Quinze e seguem para a concentração na Igreja da Candelária. Acompanhado de perto pela PM, que por enquanto só observa, o grupo evolui como um bloco de carnaval: toca instrumentos e canta. Alguns têm narizes de palhaço. Outros carregam flores. Uma mulher leva um bebê de poucos meses. Dois batedores da PM fazem uma espécie de escolta dos manifestantes.

Segundo a PM, que está ao redor da Candelária, já se concentram cerca de duas mil pessoas. Cartazes trazem mensagens como”Revolto-me, logo existo”, “Verás que o filho teu não foge à luta” e “Somos filhos da revolução”. A concentração de hoje está muito mais cheia do que a da última quinta-feira, quando o protesto acabou em confusão.

18h16 – Os manifestantes não estão deixando levantar a bandeiras de partidos, como do Psol, PCdoB, PSTU, que vinham aparendo nos demais protestos. A fila formada pela marcha se estende do Largo da Batata até a Avenida Rebouças. Muita gente ainda está chegando para acompanhar o ato. Leia reportagem sobre a composição do Movimento Passe Livre (MPL), responsável pela organização.

18h12 – A passeata em São Paulo reúne agora cerca de 30 mil pessoas, segundo a PM. Como se esperava, trata-se da maior desde  a onde de protestos pela redução da tarifa de ônibus, no dia 6.

18h02 –  Vai acompanhar um dos protestos desta segunda-feira por todo o Brasil? Envie fotos com a sua visão das manifestações. Poste com a hashtag #ParticipeEstadao em Instagram, Twitter ou Facebook. Quem preferir, pode postar no Facebook do Estadão.

Concentração de manifestantes no Largo da Batata, em Pinheiros, ponto inicial da passeata. A foto é da internauta Cristiane Bomfim e foi publicada no Instagram.

17h56 - Integrantes do MPL estão distribuindo folhetos com instruções de segurança no caso de prisões da por parte da PM ou da Polícia Civil. O informe diz o seguinte: para quem ligar no caso de detenção, para não se assinar nada sem a presença de um advogado, filmar o ato, gravar o nome dos policiais, ficar em silencio na falta de um advogado e não discutir com os policiais. Celulares de advogados voluntários que podem colaborar estão sendo distribuídos.

17h55O vereador Ricardo Young (PPS), da Comissão Municipal de Transportes, Gilberto Natalini (PV)e Toninho Véspoli (Psol) reúnem assinaturas para protocolar uma CPI do transporte na Câmara Municipal de São Paulo.Young “O colapso do sistema de transpor veio na forma dessas passeatas. Isso é uma ponta que mostra a falta de qualidade do transporte público e a situação caótica de locomoção. Precisamos abrir a caixa preta do sistema”, disse Young. Os vereadores pretendiam coletar ao menos 19 assinaturas.

17h52 - Acaba de ser anunciado que o protesto seguirá três caminhos distintos. Um grupo seguirá para a Avenida Paulista, outro seguirá para a Marginal Pinheiros e um terceiro descerá a Avenida Faria Lima em direção à zona sul da cidade.

17h48 - Um grupo de mães organizou um ponto “creche” na Rua Dardanelos, no Alto de Pinheiros, onde as mães que não têm onde deixar os seus filhos e querem ir ao ato contam com voluntários. Por hora, três crianças estão no local, mas a reportagem encontrou um grupo de cerca de 20 mães juntas. Entre elas, Ana Rusti, da Feirinha Gastronômica, que mobilizou aqueles que cozinham pra deixar alimentos nos pontos de apoio ao protesto.

Um deles fica na Rua Ferreira de Araújo, 1056. A ideia é que nesse ponto as pessoas que não conseguirem chegar em casa possam fazer uma parada. Eliana Santana, por exemplo, deixou a filha de 45 dias com o marido em uma unidade da livraria Fnac em Pinheiros e foi para o protesto. Ela se diz feminista militante. “Mesmo com uma criança pequena não poderia deixar de participar’, diz ela, que vai voltar pra amamentá-la. (Camila Hessel)

17h41 – Estudantes da USP subindo a Avenida Butantã.

Foto: Estadão

17h33 - “O povo, unido, governa sem partido”, gritam os manifestantes, ainda concentrados no Largo da Batata

17h16-  A manifestação reúne diversos setores da sociedade e entidades, da própria capital paulista e de diversas regiões do estado. O ato desta segunda-feira, 17, o quinto desde o dia 6, conta com o sindicato dos químicos de Campinas, o sindicato dos  metalúrgicos de São José dos Campos, professores da Universidade de São Paulo, pais de manifestantes presos nos outros protestos, bancários da região, atores e estilistas, como Alexandre Herchcovitch. “Protestar está na moda”, brincou. Os atores Gero Camilo e o empresário Facundo Guerra.

17h11 PRF Fiscaliza vídeo em celular de passageira de ônibus: uma jovem de 27 anos afirmou que foi revistada por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal dentro de um ônibus durante viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro no início da noite desse domingo, 16. Veronica Linder, que é jornalista, disse que policiais examinaram fotos e vídeos em seu celular e perguntaram se ela tinha participado de alguma manifestação nos últimos dias. “O meu direito à privacidade foi violado”, afirmou a jovem em entrevista ao Estado.

Veja o relato da jornalista.

17h05O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta segunda-feira, 17, que está “aberto ao diálogo” ao ser questionado sobre a possibilidade de redução da tarifa do transporte urbano, diante dos protestos que entram hoje sem sua segunda semana.

“O reajuste já foi dado abaixo da inflação, mas estamos sempre abertos ao diálogo.” Durante visita a Campinas, Alckmin afirmou que proibiu o uso de balas de borracha durante manifestações públicas e elogiou publicamente a liderança do Movimento Passe Livre, por duas vezes, durante entrevista aos jornalistas.
“Queria fazer uma elogio às lideranças do movimento e também à segurança pública e à Polícia Militar”, disse o governador. Ele afirmou que, após a reunião com integrantes do movimento na manhã desta segunda-feira, ficou acertado que nos novos protestos o comando da PM ficará em contato via rádio com os líderes das manifestações.

17h00 –  A segurança da manifestação é feita por um efetivo de 900 a mil homens, o mesmo efetivo empregado na quinta-feira passada, 13.

16h56 – A Avenida Faria Lima está fechada nos dois sentidos por causa da aglomeração de manifestantes. Acompanhe a situação do trânsito na capital. O comércio está com portas fechadas.

16h49 – Vai acompanhar um dos protestos desta segunda-feira por todo o Brasil? Envie fotos com a sua visão das manifestações. Poste com a hashtag #ParticipeEstadao em Instagram, Twitter ou Facebook. Quem preferir, pode postar no nosso mural no Facebook.

16h41 – Já reunidos no Largo da Batata, em Pinheiros, os manifestantes já gritam em coro que devem caminhar até Avenida Paulista. As lideranças do movimento não confirmaram o trajeto ainda.

16h16 – Depois da atuação da polícia na última manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus, criticada pelo uso de força, o governo do Estado descarta o uso da Tropa de Choque e de bombas de efeito moral no protesto marcado para esta segunda-feira, 17, que deve ser o maior dos já organizados pelo Movimento Passe Livre. “Acreditamos que não será necessário (usar setores como o Choque) porque a manifestação se dará de forma ordenada”, disse o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, em coletiva de imprensa realizada na tarde deste domingo, 16, em São Paulo. “Temos convicção, certeza de que a manifestação ocorrerá pacificamente”, reiterou Grella.

O ato será o quinto organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL) na capital paulista desde a quinta-feira retrasada, 6. A manifestação será acompanhada de outros protestos em diversas cidades brasileiras, como no Rio e em Belo Horizonte.

Veja também:

 Veja a cobertura completa do último ato em SP

 Governo de SP chama manifestantes para diálogo

 Atos são marcados em 27 cidades no exterior em apoio a protestos no Brasil

 Internet tem manual para orientar manifestantes

 Protesto tem adesão na web de 147 mil

 Repressão da PM em SP faz apoio a protestos crescer

Na sexta-feira, o comandante-geral da Polícia Militar, Benedito Roberto Meira, afirmou que a Tropa de Choque era uma “reserva estratégica” e disse que a ação do grupo poderia ser requisitada no protesto desta segunda-feira. Na coletiva deste domingo, contudo, Meira mudou o discurso: “Nossa expectativa é que essa manifestação seja ordeira e que não haja em hipótese alguma necessidade do emprego da Tropa de Choque”, afirmou. “Nós acreditamos que ela não será utilizada, não será empregada”, completou o coronel.
Veja imagens do último protesto em São Paulo

O governo paulista espera os líderes do movimento nesta segunda-feira na Secretaria de Segurança Pública do Estado, no centro da cidade, para definição conjunta do trajeto da manifestação. Com o diálogo, segundo Grella, o protesto deverá ser pacífico, sem necessidade de uso de bombas de efeito moral. O secretário também disse que nada está descartado em termos de rota, ao ser questionado se o governo permitiria que a manifestação utilizasse a Avenida Paulista, por exemplo.

“Nós não queremos que se repitam os fatos que aconteceram na semana passada. Nós queremos que a nossa cidade preserve aquilo que é certo e que é natural: uma manifestação livre, legítima, de expressão, de pensamento”, falou o secretário. Perguntado sobre a apuração de eventuais excessos na participação da polícia, Grella respondeu: “Quem se desviou das suas normas de ação e agiu abusivamente tem que responder de acordo com as normas.”

O comandante-geral da PM, Benedito Meira, afirmou ainda que policiais que não portarem tarjeta de identificação, se reconhecidos por foto ou vídeo, serão responsabilizados, já que a orientação é para que todos se identifiquem.

Vinagre. No último ato contra o aumento da tarifa, participantes do protesto que portavam vinagre – usado para proteção pessoal contra o efeito tóxico de bombas de gás lacrimogêneo – foram detidos. Hoje, Grella garantiu que “ninguém será detido por portar vinagre”, mas ressaltou crer que não será necessário que os manifestantes levem o produto para a manifestação.

comentários (103) | comente

  • A + A -
103 Comentários Comente também
  • 17/06/2013 - 17:17
    Enviado por: Aparecido

    O governador é um duas caras mesmo. Nos primeiros dias, classificou todo o movimento como “baderneiros”, mas depois que a coisa piorou, agora ele diz que está aberto ao dialágo e parabeniza o movimento.

    Se a polícia chega chegando é porque a ordem partiu do alto comando: alguém deu ordens para os caras chegarem detonando – isso veio do alto, provavelmente do secretário, mas Alckimin sabia.

    Político é uma desgraça, o bicho se aproveita da situação mesmo. Se antes o governador queria mostrar que “quem manda no pedaço” e impor ordem à força, hoje ele proibe bala de borracha e parabeniza o movimento.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2013 - 17:51
      Enviado por: Filipe Moraes

      Ótimo comentário! É bem isso mesmo! ;//

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2013 - 18:09
      Enviado por: Vagner

      Concordo com vc, o governador Geraldo Alckmin é excelente, governa São Paulo com muita competência e respeito ao povo paulista, e também com muita honestidade. Todas estas características faltam para o prefeito Fernando Haddad pois o protesto é contra o aumento das tarifas do transporte público municipal de responsabilidade da prefeitura de SP, ele deveria ter a coragem de assumir uma posição e ordenar a Guarda Civil Metropolitana para segurança do povo paulistano e do patrimônio público.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2013 - 19:34
      Enviado por: alexandre

      acorda vagner, seu tucaninho bobo e mal informado..Transporte publico é de responsabilidade de ambos os governos, estadual e municipal..O metro é subordinado ao governo do Estado de SP..Culpa de ambos os governos esse aumento absurdo..

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2013 - 20:32
      Enviado por: Luciano

      Alexandre, a questão não é os 20 centavos, mas sim a falta de poder aquisitivo. Nosso dinheiro só tem valor fora do Brasil. Outra coisa, PTista só tem dois tipos, ou é massa de manobra ou é ladrão.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2013 - 23:31
      Enviado por: helio

      gostaria de saber se algum manifestante se dirigiu a sede do governo do municipio de sao paulo. O verdadeiro responsavel pela tarifa. Ah, esqueci. O prefeito e do pt e manifestaçôes só são válidas a favor do pt

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 17:36
    Enviado por: Plinião

    Esses movimentos são cordenados pela turma podre do PT. Trabalhador quer ir o mais rápido para suas casas e não ficar criando tumulto. Isso tem relação a guerrilha urbana, feitas contra o governo constituido.
    E aumento de tarifa de ônibus é caso da prefeitura, o governador não tem que entrar nessa. O problema é que a Secretaria de Segurança está sem rumo, não sabem o que fazem, pois o atual secretário é muito fraco.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2013 - 18:12
      Enviado por: Carlos Oliveira

      O problema é que o Brasil esta sem rumo a muito tempo, sair nas ruas apenas pelo aumento do transporte é muito pouco quando estamos sofrendo a maior onde de violência da historia desse pais, quando estamos sofrendo a maior onde de injustiça, quando pessoas estão morrendo nos corredores dos hospitais quando a corrupção esta corroendo o pais como um câncer. Precisamos sair nas ruas por tudo isso e muito mais,

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2013 - 18:18
      Enviado por: Rogerio

      Acho engraçado, a culpa eh sempre do PT. Meu amigo, a responsabilidade do aumento é sim da Prefeitura, mas, a ação da POLICIA é responsabilidade do Governador. A Polícia desceu o KCT na população, indiscriminadamente, e essa ordem não partiu da Prefeitura. E como a cidade de São Paulo pertence ao Estado de São Paulo, governado pelo Sr Alckmin, sim, ele tem q participar e fazer aquilo q for possível para ajudar a resolver a situação. Redução de impostos estaduais, repasse de verbas e por aí vai. E sim, a Presidência da República também pode ser envolvida para auxiliar na redução de preços e melhorias dos serviços públicos. O que falta é HONESTIDADE por parte dos políticos em resolver os problemas do País. No momento, o interesse deles é apenas se beneficiarem das mordomias do poder e em alguns casos, do desvio de verbas e recebimento de propinas. A revolta da população nem é mais pelo preço da tarifa do onibus e sim, pelo DESRESPEITO com que os manifestantes foram tratados pela PM (Comandada pelo GOVERNADOR). Por isso, deixou de ser um problema da Prefeitura e envolveu o governo estadual. A mudança do discurso do Governador se deve à revolta e repercussão dos fatos na internet, que mostrou o que a TV preferiu OMITIR. Afinal, ano que vem tem eleição e ele sentiu qua a batata dele tava assando.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 17:41
    Enviado por: valmir carlos endruweit

    Quando se agride jornalistas e jovens em uma manifestação pacífica é porque a guerrilha do PT está se sentindo ameaçada.Acreditam que as pessoas vivem de fogão, geladeira etc…só na cabeça do Lula, esse molusco imbecil que além de ficar rico, enriqueceu seus filhos e amigos mensaleiros.QUEREMOS UM BRASIL LIVRE DOS CORRUPTOS , MENSALEIROS E LADRÕES.QUEREMOS SAÚDE, SEGURANÇA, ESTUDO E UMA APOSENTADORIA DIGNA PARA NOSSOS VELHOS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 17:52
    Enviado por: Sebastian

    Porque o Haddad ( PT ) não baixa o preço do passe? Afinal preço do passe é a prefeitura que cuida!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2013 - 21:58
      Enviado por: Ronaldo

      Cara, para de falar bobeira, o protesto é contra o aumento da tarifa no transporte público e isso inclui além dos ônibus o metro e a cptm que são de responsabilidade do Estado, e todos eles têm o mesmo valor. Agora te pergunto: Por quê o Alckmin não baixa o preço do metro e CPTM. Não tem observado a manifestação? O protesto é contra a forma de governo desse país, independente do partido. Temos há 12 no Governo federal e a 16 no Estado de São Paulo, um governo inoperante e corrupto e uma oposição inepta.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 17:53
    Enviado por: Tadeu Brito

    A manifestação de hoje tem tudo para transcorrer em paz, como uma tranquila ceia familiar. Parece que o local foi mesmo escolhido a dedo por algum chefe de cozinha: Largo da Batata, e ainda com vinagre pra dar e vender. Então, o prato do dia deve ser batatinhas ao vinagrete, defumadas com bombas de gás lacrimogênio. Tudo por apenas R$ 0,20. Isso tá muito barato, se compararmos com o valor de R$ 1, cobrado pelos restaurantes ” Bom Prato” do governo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 17:58
    Enviado por: tretes

    Esse vagabundos não trabalham e atrapalham quem quer e precisa trabalhar.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2013 - 18:45
      Enviado por: Bruno

      Amigão, eu pelo menos conheço umas quinze pessoas que estão lá no meio da manifestação e podem ser tudo menos vagabundos pois trabalham na região e devido a esse evento foram dispensados as 16h… Além de não serem vagabundos, diria que também estão longe de serem acomodados e estão cansados de ficarem quietos apenas vendo esse cenário atual…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2013 - 20:21
      Enviado por: Elisabete Santos

      Coitado … são 100 mil pessoas só em São Paulo, sem contar Belém, Rio, Brasília, BH, e outros, e todos são vagabundos “na sua opinião”. Você me dá pena. Muito triste tamanha indigência de espírito.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 17:59
    Enviado por: carlos

    Reitero…fico sozinho e vencido na opinião de rejeitar os objetivos deste 5º Ato Contra o Aumento da Passagem no RJ,MG, DF e SP e outras cidades…e explico o porque:

    Olha-se para a recente história de corrupção do Brasil e tantos outros acontecimentos que DEVERIAM ter dado ensejo a manifestações e no entanto não deram, agora que os olhos estão sobre o país pela Copa das Confederações e as eleições de 2014, cria-se um pretexto para esta manifestação, cujos participantes são da classe média que sequer gastam dinheiro com passagens, curta é a ” viagem do Morumbi ou do Jardins ao centro da cidade”, logo, padece pois de legitimidade e de matéria de fundo tal protesto, são fracas as bases argumentativas…esse é o tipico protesto de países subdesenvolvidos….sem objetivos, sem ordem, sem controle e sem lideranças sérias….o país não tem liderança séria nem nas manifestações da sociedade civil ‘desorganizada”…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2013 - 21:35
      Enviado por: Vagner

      Excelente comentário. Os protestos começaram em SP para atacar o governador, sem qualquer controle os vândalos depredaram tudo, queimaram ônibus, destruíram as estações do metro, picharam, quebraram vidraças, aterrorizaram a população, enfrentaram a PM. A mídia corrupta protegeu os vândalos e condenou a PM que é de responsabilidade do governo de São Paulo, os políticos do PT, principalmente o prefeito Haddad, aproveitou para criticar o governador e a PM. Agora saiu do controle dos petistas, os protestos tomaram conta do Brasil pois toda a população, excluindo os petistas, estão revoltados com este desgoverno federal de incompetentes e corruptos e aproveitaram que o mundo está observando a Copa das Confederações para externar a revolta com os gastos absurdos do governo federal, especialmente com os estádios super faturados para desviar dinheiro público através das empreiteiras contratadas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 18:03
    Enviado por: Mara

    Os Brasileiros são pobres mesmo, fazendo confusão por causa de 20 centavos, aff imagina se fosse 5,00 já tinham explodido o mundo..

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2013 - 18:51
      Enviado por: Aguinaldo

      Vc acha mesmo que o brasil ta indo as ruas se arriscando a tomar tdo de borracha por 20 centavos? vc acha mesmo isso? acorda minha filha!!! estamos defendendo o seu tb!!!e acredite, não por 20 centavos!!!! isso é o de menos!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2013 - 23:11
      Enviado por: Luiz Alerto

      Você deve ter errado a garfia do seu nome.
      Cala a boca Magda

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/06/2013 - 23:44
      Enviado por: RazãoRJ

      Coitadinha dessa Mara, tão inocente. É justamente o tipo de pessoa que os políticos corruptos adoram. Vivem fora da realidade.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/06/2013 - 00:06
      Enviado por: Edilson Sousa

      Prezada, Mara, a questão não é que o povo esteja brigando por causa de R$ 0,20 centavos e muito menos por eles serem pobres. O governo já rouba com os impostos que colocam para os brasileiros pagarem, imagina com o aumento das passagens de ônibus. Pra mim, esse valor é muito, pois se caso for multiplicado por mais de 41 milhões, daria uma fortuna. Tem pessoas que não têm condições de pagar 3 reais para entrar em um ônibus, imagina agora com R$ 0,20 centavos a mais. Abra sua mente, e deixe ela atualizada.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/06/2013 - 00:21
      Enviado por: magda

      Esta explicado pq o país esta desse jeito,por causa deste tipo de gente que com certeza deve ganhar bolsa familia!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/06/2013 - 00:32
      Enviado por: rodrigo foster

      20 centavos? já ouviu o efeito bola de neve? pense bem,se ficar calado daqui a pouco é mais 20,ou 30…até se acumular mais de 5 reais e nem percebemos…é a mesma coisa da história do hacker que roubou 1 centavo de milhões de conta,ai o povo pensa “ah mas é só 1 centavo foda-se” e quando menos espera o criminoso digital está milionário roubando 1 centavo de milhões de contas…é assim que tu tem que pensar,o pouco pode virar muito conforme vai passando o tempo e juntando,é assim o efeito bola de neve

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/06/2013 - 09:18
      Enviado por: Norma

      Ah pára neh? Taixxx brincando q tu achas q por isso mesmo???? KKKKKkK Eles são é corajosos !!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/06/2013 - 12:57
      Enviado por: Gleice

      Nossa então em Guarulhos somos ricos, pois com esse novo reajuste das tarifas intermunicipais subiram. Há tarifas de R$5,15. Pela deficiência do transporte municipal somos obrigados a ir de intermunicipais. Mas a questão não é 0,20 centavos. A questão é que o Brasil acordou, finalmente agiu, finalmente viu que o povo tem voz. Não estamos mais ligando para futebol e bundas o que já é uma grande vitória. Voltamos a enxergar! Agora é agir!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 18:08
    Enviado por: Carlos Oliveira

    Tudo é valido mas fico triste em saber que se trata apenas pelo aumento das tarifas do transporte publico quando temos um pais injusto, sem segurança sem vergonha na cara, corrupto e acima de tudo com governantes deslavados e desalmados temos que abranger mais exigir mais e lutar MAIS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 18:09
    Enviado por: Marli

    Concordo com protesto, porem acho um absurdo o vandalismo, o povo estão se aproveitando da ocasião para fazer baderna.Se ta assim agora imagine na Copa!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 18:10
    Enviado por: jose mendes

    A batata da Dilma,Lula e todo PT está assando,é saudável para o Brasil que mesmo sendo beneficiários do bolsa família ou qualquer outro assistencialismo de compra de votos,está correndo riscos, pois está sendo gerenciados por pessoas incompetentes do PT e correm sérios riscos no caso de atingirmos a hiper inflação,estamos caminhando para isto, e vamos chegar rapidamente a esta situação nas mãos destes maus administradores.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 18:12
    Enviado por: Diako

    São os barbudinhos com o apoio do PT que não quer aparecer como idealizador do pseudo
    movimento,estão querendo nos induzir a pensar que é por causa de 20 centavos que estão
    pretendendo a fazer novas arruaças e depredações,todos têm a cara de que não lhes falta os tais
    20 centavos,o governador deveria fazer com que o prefeito colocasse a guarda civil para contê-los,se
    trata de um problema da prefeitura.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 18:22
    Enviado por: Eri Ram

    Seria Hipocrisia?
    - Por que quase 80 mil torcedores de classe média, que puderam pagar até 400 dólares por um ingresso na abertura da Copa das Confederações vaiaram a presidente Dilma Rousseff?
    - Por que jovens que normalmente não dependem do transporte público porque já possuem carro, saem às ruas para protestar contra a alta das tarifas de ônibus?
    - Por que queimaram e depredaram patrimônio público? Não estão lutando a favor do patrimônio público?
    - Será que os pobres chegados à nova classe média tomaram consciência de haver dado um salto qualitativo na esfera do consumo e agora querem mais?!

    Queria ver essa disposição para acompanhar diariamente as votações das câmaras legislativas.
    Queria ver essa disposição para analisar a vida e as propostas dos candidatos em época de eleição.
    Só assim teriam meu apoio.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2013 - 22:36
      Enviado por: Andre

      Concordo plenamente com voce, Eri. Todo este tumulto e so de filhos de ricos querendo imitar o que se faz na Europa. Uma vergonha completa!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/06/2013 - 00:25
      Enviado por: magda

      Eh logico pq quem recebe bolsa familia,bolsa crack,ajuda de custo pra presidiario que eh bem mais que o salario minimo,esta quietinho em casa com medo de perder a mamata!!!Como vcs podem ser tao ignorantes…por pessoas que pensam como vcs que o país esta do jeito que esta.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/06/2013 - 15:35
      Enviado por: Ana

      Eri, não somos vândalos. Não há como separar o jôio do trigo e, pensa que é fácil fazer parte das votações em plenário? Que o diga o Tiririca. É! O Tiririca. Ah! ao entrar no Legislativo, ele disse que PALHAÇO somos NÓS!
      Eu tenho carro, mas quero que o imposto do IPVA conserte as ruas, as estradas…
      Pago Plano de Saúde porque a saúde pública não funciona!
      Pago escola particular CARA porque o ensino público não funciona!
      Me profissionalizei para ter um salário digno e não tenho!
      Batalho todo dia, coisa que os políticos não o fazem e ganham uma fortuna!
      Estamos no século 21 e pagamos para viver no lixo e sermos maltratados.
      NÃO! NÃO! e NÃO!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 18:26
    Enviado por: Rogerio

    Se a PMSP não tivesse descido a porrada no Povo, por ordem do Governador, a manifestação não teria tomado a proporção que tomou. Essa é a minha opinião. Espero que não fique apenas no preço da tarifa e se estenda para a melhoria do País como um todo. Os que estão reclamando q não podem ir pra casa por causa dos protestos, deveriam se lembrar que em SP, mesmo sem protestos vcs já demoram pra chegar em casa. Por que?? FALTA DE INVESTIMENTO e CORRUPÇÃO. Então, parem de reclamar e vão a luta também. Ou achem outro trajeto para suas asas. Mas, cuidado com os buracos, enchentes, assaltos, etc, etc, etc, etc, etc, etc

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 18:28
    Enviado por: Edmar

    Somos todos alvos da luxuria facista do governo, o que antes protestávamos com argos, hoje protestamos por cansaço, cansaço de ver a impunidade de governadores, senadores e senadores, brincando com o dinheiro público, isso é uma vergonha total e sem dinheiro a fiança. um puta chute no saco!
    A população esta é cansado do descaso dos parlamentares que só se preocupa em aumentar seus respectivos salários, cansado de ver com os próprios olhos a impunidade de senadores e governadores quanto a corrupção estagnada quanto ao dinheiro público.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 18:35
    Enviado por: Nãoesquentacomonome

    Parem de falar que é pela passagem!! É POR UM PAÍS MELHOR

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 18:37
    Enviado por: Nadja

    Estes protestos deveriam ser em frete a casa dos nossos governantes corruptos, e onde ficam essa corja toda na cúpula dos sangue-sugas ( Brasilia ). Nós trabalhadores só queremos voltar para nossas casas tranquilos e seguros de qualquer violencia. Mas isso é impossivel. Nao sou contra a manifestação, mas ja estamos de saco cheio de transito parado, medo de sair nas ruas e levar um pedrada ou até mesmo bala de borracha. E o pior que tudo vai acabar em Pizza… e com mais alguns bonecos se aparecendo, levantando sua bandeira ( logo mais vira mais um corrupto) querendo nos representar.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2013 - 20:14
      Enviado por: Chantal

      Alôu Alôu, terra chamando. Manifestantes estão em cima do congresso nacional no momento. Todos estão se dirigindo a centrais do poder público. A bala de borracha está saindo da arma de quem? Porque você está com medo da polícia que deveria te proteger? O trânsito é uma merda todos os dias, não é só durante os protestos. Acorde!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 18:50
    Enviado por: Fabio

    É uma cambada de ignorantes manipulados pelos políticos e que pensam que estão fazendo alguma coisa produtiva. Por que não fazem protesto contra a corrupção (Sarney, Renan, Henrique, Zé Dirceu, etc), nível da educação, saúde e policiamento? Para esses pontos não tem partido político que apóie!!! É um vexame.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2013 - 22:18
      Enviado por: Marcos

      Me sinto envergonhado de não estar lá . Na história da humanidade , nunca houve mudança sem luta . Ficar em casa tomando vinho e assistindo novela , vai te levar pro buraco ( mais ainda ) .

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 18:53
    Enviado por: Leila

    É muito mais do q tarifa de ônibus, tá todo mundo muito cansado de ineficiência publica, violência, pagar por todo esse circo…. Curioso como só estou vendo manifestações no sudeste/centro-oeste. Pq será? Ah, é, a bolsa-família tá sendo paga direitinho, né?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2013 - 23:28
      Enviado por: Héder

      Informa ao seu preconceito que teve manifestações em Belém, Fortaleza, Salvador entre outras cidades do Norte-Nordeste.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 18:57
    Enviado por: Rael

    Protestos para se aparecer..
    Tantos problemas pra se resolver em protesto ou manifestações: Quais?
    Exemplo: a legislações de Estado de São Paulo favorece os políticos e empresário e quem se ferrã são pobre trabalhadores paulista que luta pelos seus direito e acaba indo preso, quando não a prova suficiente… Às vezes um trabalhador desconfia de corrupção nos órgãos pública caso não a prova corre o risco de perder o emprego…
    Nisso o funcionário publico fica isolado de fazer a denuncias contra os políticos corruptos (AL Capone) vivendo do poder públicos no Brasil… Podemos protestar contra os Juízes e Promotores em São Paulo, fazer valer um salário igual a todos poder legislativo e judiciário, menos de 30, 000,00 reais, que também acaba recebendo ticket de refeições para almoçar nos restaurantes.
    Que absurdo da lei legislativa no estado de São Paulo os outros Estado do Brasil…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 19:18
    Enviado por: suzuki taro

    Pior sao aqueles que aproveitam o movimento e levantam bandeiras de partidos como PSTU, PCdoB entre outros que nunca lutam por nada neste pais e so aproveitam o momento para aparecer!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 19:21
    Enviado por: Adonias Souza

    É bom que os mensaleiros condenados fiquem de olhos bem abertos, e as autoridades decidam logo mandá-los para a cadeia, para cumprirem as suas penas, pois está cada vez mais claro que a sociedade não aceita mais tanto corrupção, e os seus causadores ficarem impunes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 19:40
    Enviado por: Maria

    Que Vergonha hein!!! Eu moro fora do brasil, e essas imagens chegaram até aqui.
    o que vimos na televisão aqui na europa, foi políciais dando tiros em meia duzia de pessoas que protestavam. O povo diz 20 centavos…de grão em grão a galinha enche o papo. mas a vergonha mesmo é a ação dos políciais, que mostra claramente que não tinha nescessidade da violência que assistimos. Não tenho vergonha de ser brasileira, tenho orgulho, mas, me envergonho dos nossos Governantes…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 19:41
    Enviado por: sonia borges cesario

    Participei das passeatas Fora Collor! Que virou a maior decepção da minha vida!! Hoje, junto dos meus filhos de 19 e 15 anos, a História vai ser outra!! #TODOMUNDOJUNTO# AGORA VAI, O GIGANTE ACORDOU!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 20:05
    Enviado por: karla Moreno

    Não dá para aguentar a corrupção. O governo Federal libera verbas e mais verbas para os governadores, que por sua vez somem o dinheiro ou superfaturam obras. O benefício não chega na população. Em Goiás, o governo do tempo nojo, governo tucano, sumiu as verbas Federais para o Aeroporto, para a saúde e para o Centro de Excelência (Buracão Olímpio).
    CPI do Cachoeira deu em pizza… CPI da Privataria Tucana está engavetada… Mais de 130 processos (segredo de justiça) contra o político Marconi Perillo não andam… e dai pra pior!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 20:09
    Enviado por: karla Moreno

    Vamos mobizar um #ForaMarconi em Goiás!!!
    VAMOS GRITAR:
    FORA MARCONI CACHOEIRA!
    MARCONI BICHEIRO, DEVOLVE O MEU DINHEIRO!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 20:17
    Enviado por: Elisabete Santos

    O povo acordou. Até expulsaram o jornalista e equipe da Globo (super!!!) eles tiveram que gravar sem logo da empresa. Os prédios da região jogam papeis picados. Estamos ás portas da revolução e eu não vou deixar passar em branco. Estou nessa!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 20:22
    Enviado por: marcos alexandre

    os politicos brasileiros estão roubando nosso dinheiro tem q ser asim parabens para são paulo marcos de gravatá pernambuco

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 20:23
    Enviado por: val oliveira

    e tava mais que na hora é isso ai brasil, mostra pra essa cambada de vagabundo quem é que paga imposto e o salario deles por mês

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 20:32
    Enviado por: valdir xavier

    Tem que acabar com estes políticos corruptos (todos), e fazer um “pente fino” em seus patrimônios.
    As prefeituras deveriam divulgar todas as planilhas de custos das empresas de transportes coletivos, divulgados pela imprensa, anualmente, e que o poder público faça isto como regra.
    A receita federal deveria divulgar os “pentes finos” de todos os políticos, ou nenhum político cai na malha fina?
    Os índices de inflação são manipulados, o povão é quem paga tudo, e está na hora de dar um basta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 20:34
    Enviado por: Magdiel

    não vamos nos calar, agora é pra mudar se não o país a atitude covarde de 80% da população brasileira que se cala em meio a tanto abuso!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 21:02
    Enviado por: ricardo

    faz tempo q nao sentia orgulho de ser brasileiro,trabalho na saude vejo nosso povo morrer nos corredores dos hospitais por falta de investimento,descasso total,revoltante tanto imposto,cade o dinheiro,estavamos anesteciado mais nunca e tarde p acordar vamos protesta pq amanha pode ser vc precisar de um hospital e ai …..so deus

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 21:06
    Enviado por: michel bp

    Pobre juventude desinformada que serve como massa de manobra para vagabundos ligados esquerda petista forçando uma situação de confronto só para poder fazer propaganda e usar as imagens na futura campanha eleitoral..
    Esta corja não está nem um pouco preocupada com o povo ou a população brasileira e muito menos com o preço da passagem; só querem lucrar politicamente com a situação e tomar o governo de são paulo nem que seja a custas do sofrimento do povo paulista. (para eles o fim justifica os meios).
    Até quando as pessoas continuarão engolindo este tipo de ato?
    Tenho fé que a mascara caira em breve assim como já caiu de homens de carater duvidosos como José dirceu e tantos outros.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 21:08
    Enviado por: goiano

    vamos acorda brasil essa e hora.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 21:13
    Enviado por: Devalde S. de Assis

    Na verdade o Brasil passa por um momento de instabilidade econômica e financeira quer dizer estamos chegando no meio do ano com um deficit de quase 6 Bilhões de dólares na balança comercial quer dizer exportações está indo mal, para não dizer que o País está em crise mas o povo está endividado tendo em vista a expansão do crédito, lógico que o governo quer fazer o melhor mas infelizmente o povo é tão necessitado que as vezes eles dívida com a facilidade do crédito e acaba ficando com o orçamento curto e vem o descontentamento do povo com as obras que não traz benefício para a sociedade porque a saúde pública e a segurança pública é um caso sem controle e dá para notar que o país não passa por um momento bom e o FMI está bem alí não estou torcendo contra o Governo mas estou ciente que o governo Dilma já pegou o governo com a crise econômica internacional é parece que mais uma vez o Brasil vai se tornando a bola da vez é minha opinião.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 21:26
    Enviado por: José Paulo

    Chega de ser escravo do governo, trabalhar quase 4 meses para pagar impostos, enquanto nossos governantes fazem farra com dinheiro público, chega de ter medo de sair de casa, chega de cenas de bandido matando gente trabalhadora. Só existe governo com povo, vamos protestar contra um país que não respeita o cidadão ou o país muda ou mudamos o país.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 21:26
    Enviado por: LIAMAR CHAVES

    O engraçado que depois que votaram . depois que elegeram agora vem querer dar um de revoltados … sou a favor de um protesto sem violência sem quebradeira pois maior que a roubalheira do pt e a burrice do brasileiro sair quebrando o que eles mesmo pagaram com imposto que hoje vão reclamar…. ai sim o brasil vai pra frente . para e pensem protesto sem destruir dinheiro do povo nãooo………

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 21:28
    Enviado por: RONALDO

    Impeachment já……………..

    Vamos Parar o BRASIL na Quarta-Feira dia do Jogo do Brasil x Mexico e mostrar a estes Politicos que a População quer mudanças fora com estes Cartolas do Futebol aqui do Brasil.

    O Brasil precisa de dinheiro pra Saúde, Transporte, Educação, Moradia e não pra Jogos de Futebol
    olhem ao redor dos Estádios e vejam a pobreza que vive ali…Olhem no entorno do Maracanã…só Favela só gente passando fome…..Ridículo….um País como o Brasil bancar estes Estádios para um Bando de Cartola Internacional……e a NOBREZA que vem por ai…..
    Eu vi várias pessoas ao redor do Estadio que não pode entrar porque o ingresso era muito caro, isto é para Ricos o MARACANÃ mesmo acabaram com ele…..e vão acabar com as Torcidas que lá iam pagando barato e tendo acesso

    MUDA BRASIL AGORA É A HORA………FORA DILMA ! ! !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 21:45
    Enviado por: Diako

    O Lula já deu o seu apoio às “manifestações”,êles vão referir aos “governantes” mas não vão
    falar o nome da presidente,do Lula,Zé Dirceu ,Genoino,etc
    Não vão falar das dívidas perdoadas de regimes ditatoriais,da entrega de refinaria da Petrobras,
    da compra de US$1.2 bilhões de refinaria que valia apenas US$40 milhões,dos “jornalistas”
    comprados para emitirem opiniões favoráveis ao partido que governa o País,êsse plano foi muito
    bem arquitetado pelo PT,é lógico que a oposição nunca foi lá essas coisas,mas o plano do PT
    é alijá-la e enfraquecê-la ainda mais e poderem seguirem impunes em acomodando seus
    coleguinhas em todos os pontos vitais das várias instituições e perpetuarem mais falcatruas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 21:52
    Enviado por: Vagner

    Não é só os 20 centavos. Ontem o atual ministro da saúde doou R$5 MILHÕES para construir um hospital na Palestina/Dora. A Dilma perdoou R$1 Bilhão de dívidas de países africanos e emprestou R$1 Bilhão para o Suldão para construir uma ferrovia por uma empreiteira intermediada pelo Lula. São os 40 inúteis ministérios. São pelos condenados políticos que ainda participam do Congresso Nacional. São pelos vários casos de corrupção não investigados. São pelos vários casos de enriquecimento fenomenal não investigados. São pelos absurdos gastos do desgoverno federal. São pelo abandono dos portos e aeroportos. São pelos péssimos serviços públicos: saúde, educação, segurança. São pelos dentistas queimados vivos. São pelos crimes dos dimenó protegidos pela legislação. São pelos direitos humanos só dos grupos “especiais” e o cidadão comum sem direito algum.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 21:55
    Enviado por: LIMA

    Traduzindo: Bolsa Transporte Já para todos.
    Bolsa viagem
    Bolsa anti-corrupção, Ai!!!, esta foi mal

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 22:03
    Enviado por: Mauricio

    O estado matou minha mãe e agora me levará a falencia! O estado com sua incrível burocracia e falta de capacidade profissional matou minha mãe o que foi evidenciado. O Ministerio Público local simplesmente atracado à politica local abafou o caso. Erros e mais erros em cima de erros mesmo sendo apontados e provados não foram corrigidos. Pilhas de documentação provam a negligência, o crime, mas a corrupção administrativa conseguiu abafar até mesmo uma ordem judicial e mataram minha mãe. Peço a ela perdão poe expor-la aqui mas, vendo o povo tomando conciencia que estão sendo manipulados pelo estado como simples bonecos, crio a coragem de contar minha história. Talvez isto seja mesmo o que é…. o medo de expor e lutar que culturalmente reten o povo de gritar nas ruas. Continuando, agora o estado novamente me pegou de frente. Procedimentos que por lei tem limites de dias para serem processados levam 5 meses para serem achados e por isto agora corro a chance de perder minha empresa. Por que? Enfrentei um fiscal cordialmente dizendo que: “a lei requer…” Foi o meu erro! Meu processo foi atrasado de proposito.
    Me sinto como se fossem 2 classes sub-divididas no país: O estado e seus competentes cartéis e o resto, o Povo. Fico feliz por ver o meu povo nas ruas. Fico triste que semana que vem vocês já esquecerão do movimento e novamente abrirão as portas para o politico safado descarregar mais um saco de cimento na sua porta e com ele comprar mais um voto para assegurar as suas atividades do as do seu cartel junto ao estado. Fico com pena dos armados pois, mal educados, mal treinados e consequentemente graduados como más profissionais que saem nas ruas fardados defendendo os cartéis do estado. Fácil, o povo não pode se defender… Mas os fardados também são POVO, infelizmente a serviço dos cartéis do estado.
    Aos políticos, a minha pergunta é simples? Quanto mais vocês (ou Senhores (as), Ilmos, Excelencias e Doutores como gostam de serem chamados, mas sem nenhuma credencial válida) vereadores, prefeitos, deputados (ambos estaduais e federais), senadores, ministros e outros entre meios, mas no resumindo no final sob comando de nossa Chefe de Estado Senhora Presidente Dilma irão matar para proteger os cartéis politicos que os manipulam? Que pelo amor de Deus ela me perdoe (a minha mãe), mas matar somente a minha mãe não foi suficiente? Quantas outras mães os senhores e a nossa senhora presidente irá matar mais? Somente minha empresa não é o suficiente para o vagabundo do fiscal fechar? Oh, desculpa mas se eu tivesse a contribuição social para a caixinha dois dos fiscais lá na SEFAZ aí saia né? Bom já não pago imposto. Melhor, já não me roubam com impostos? Ah… esqueci… os impostos é para o outro cartel… Queria mesmo é que o mundo visse os cartéis do governo e do serviço público brasileiro de cuecas e meias (é meia de sapato cheio de dinheiro roubado do povo), sem roupas. Não parem, CONTINUEM!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 22:07
    Enviado por: Diako

    Acho estranho essas manifestações agora,poderiam terem sido antes das eleições de 2010,
    agora só beneficiam o PT,o Lula está adorando.
    Estou procurando um sócio investidor para um invento meu,patentear,produzir e comercializar
    junto às secretarias de segurança dos Estados,trata-se de um produto de dispersão de multidões,
    o produto inédito é um spray de bosta,acho ficaremos ricos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 22:08
    Enviado por: monica

    vendo a acao dos manifestantes em frente ao palacio do governo de SP observamos que quem jogou as bombas de gas foram os manifestantes!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 22:26
    Enviado por: Fernando Nobre

    Governador Geraldo Alckmin,
    espero que o senhor tenha entendido!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 22:30
    Enviado por: Marcia

    Acho esta mobilização muito boa mas sem violência para mostrar aos Politícos que quem manda é o povo Brasileiro, importante seria todos nós cruzar os braços em protesto, mas sem violência, parar o País todo……e solicitar mas empenho e transparência nas atitudes do Governo e que o nosso dinheiro seja aplicado de forma coerente e traga resultados a população e não da forma como estão fazendo..

    Que Deus nos proteja a todos……………e VIVA a Liberdade de expressão…..

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/06/2013 - 09:40
      Enviado por: Cosma

      Liberdade de que? De querer ir pra casa e não poder ir por que as ruas estão interditadas por causa de protestos? #ACORDABRASIL, não vivemos em uma ditadura isso é coisa do passado, não estamos na primavera Árabe.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 22:50
    Enviado por: JMQRZ

    Onde estao Lula, Dirceu e Sarney? Sumiram? Tem que pegars estes ca/na/lhas. Eles sao culpados portoda esta roubalheira e nao podem sair ilesos. Tem que fazer com eles o que fizeram com o Kadafi e amigos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/06/2013 - 12:32
      Enviado por: Republica das bananas

      É isso aí: boa parte da culpa da atual circunstancia se deve a estes lideres da corrupcao que passam longe de uma cadeia depois de roubarem bilhoes. Deveriam ser usados como lição para os atuais e futuros políticos deste pais.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 22:53
    Enviado por: Dourado, A. Rodrigues

    Ainda bem que a presidente Dilma disse não entender nada do que está acontecendo, mas acha que toda manifestação pacífica é legítima e deve ser ouvida pelas autoridades públicas. Não foi bem isso que ela quis dizer porque lhe falta sensibilidade política e gerencial para perscrutar os anseios do povo a não ser fazendo usa de estratégias pré-concebidas como o bolsa-família que só serve, de prático, para ganhar eleição e nada mais. Até que a Presidente tem boa vontade e “beição” desconsolado para suportar a patuléia que não frequentará os estádios da Copa: o problema é que ter o G. Carvalho como conselheiro e a Ideli Salvati como consultora, é dar pena, é de dar dó. Estes personagens são filhotes “às avessas” de uma ditadura moderna que opta pelo uso de “ninharias” de 4bi para manter calado – e obediente – um pouco menos de 40 milhões de eleitores. Essa dupla, como é sabido, não age de forma republicana e a Presidente vai escorregando pelo ralo da insustentabilidade política sem se aperceber que está sendo apunhalada por e em pleno Planalto. A mando de pai-trocínio!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/06/2013 - 15:20
      Enviado por: Ana

      Ella não é inocente. Nenhum delles são!
      Nem nós!
      Nossa culpa? VOTAR ERRADO desde 2006.
      Não fazer nada em um dia, até que pode. Mas, não fazer nada por 11 anos?
      Ainda bem que BRASIL acordou!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2013 - 22:57
    Enviado por: Donny Pontes

    Nota-se que não é só pelo aumento do preço das passagens que a coisa está assim, tem muito mais nesse engôdo todo e,quanto mais a mídia divulga mais pessoas, muitas sem nem saber o porquê, entra na farra; é como atear gasolina no fogo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 23:07
    Enviado por: Marcelo

    Para com essa historia de preço de passagens. A manifestação virou contra toda essa situação do nosso país. A manifestação é o saco cheio de morar nesse país de politicos sem vergonhas…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 23:11
    Enviado por: João Miguel Miñana

    Até que enfim vejo alguma consciência em uma parte da população, porém ainda acho que as coisas não mudam porque o PT quer abafar o mensalão em que o José Dirceu sempre disse que os que estavam no poder quando ele não estava eram corruptos e veja só no que deu. há em falar de corrupção passei hoje na frente da câmara e lembrei como tem muita gente lá levando grana de empresários e seus casos vem sendo esquecidos, por que quanto menos falarem menos aparecem….que tal todos os políticos abdicarem de metade de seus salários para melhorar nosso transporte e nossa saúde em vez de vir com demagogias dizendo que são representantes do povo que vergonha não
    Vcs lembram da história que a cada camiseta um voto, pois agora é a cada bolsa família no mínimo são dois votos e quanto menos instrução maior é a solução

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 23:15
    Enviado por: Fabio de Carvalho

    Baderneiros que destroem os bens públicos e particulares não nos representam. Nessa hora, é a PM quem é o povo de farda.
    Como a imensa maioria dos cidadãos do nosso país, aprovo a ação da PM para impedir o vandalismo e a ameaça à segurança de todos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 23:25
    Enviado por: Sandro

    Camaradas não é necessário depredar o que é nosso, precisamos mostrar nossa indignação contra a corrupção, a falta de segurança pública, as leis inócuas,etc.., vamos gritar nos megafones, esticar grandes faixas, convocar a população e exigir dos governantes um plano de mudança … Greenpeace/OAB outras instituições sérias organizem esta imensa força popular!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 23:29
    Enviado por: PEDRO LEITE

    Não sei qual grupo ou dirigente está por trás do movimento, mas ao meu ver continuam errando em sua reivindicações, pois nenhum movimento que usa da violência pode mudar algo, pelo contrário atrai mais violência por parte do governo se sente ofendido e coagido, e para se defender coloca nas ruas para combater suas tropas armadas até o dente. Quando aqueles que querem realmente mudanças em nosso País agirem com inteligência, passarão a usar a Desobediência Civil e da Não-Violência e daí em diante conseguirão derrotar os ditadores e facínoras que levam o povo a miséria.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2013 - 23:33
    Enviado por: auro capitan

    As manifestações,ora vista, e que poderão se repetir, é o reflexo de muitos anos de continuísmo.
    Decepções e perplexidade de que mudanças não foram perpetuadas e sim maquiadas de forma tal,
    que sorrateiramente problemas como: Inflação, desemprego, impostos, segurança, corrupções das
    mais variadas vertentes, bem como, aumento de preços fossem aumentando escalonadamente de forma tal que a pequena bolha se transforma em um imenso balão , que por sua vez , explodiu!!!!
    A propaganda de que imensas transformações eram ou são efetuadas , perderam força, pois exige-se,
    de que alguém pague a conta.Ora, só se faz investimentos com retornos e portanto, o país não esta
    preparado ainda, para suportar alterações imediatas, e necessário investimentos de longo prazo e
    também aguardar a evolução das transformações e que surtam efeitos.O governo em todas as suas esferas, partiram o bolo antes mesmo dele estar pronto. Assim, coube ao povo ficar com o menor pedaço, e aguardar para comer. O bolo não ficou pronto e o povo além de não receber o bolo ainda
    amargou ficar sem comer e assumir a feitura de uma nova arrancada. Vale lembrar que o povo evoluiu , as camadas de nossa sociedade receberam o impacto das mudanças, principalmente dos
    meios de comunicação, não se consegue mais aturdir titubear a população , pois eles estão antenados e sabem aonde e a ora de se manifestar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2013 - 00:12
    Enviado por: Edilson Sousa

    O Brasil mostrando sua agressividade, depois de séculos dormindo. Parabéns povos brasileiros que estão arriscando suas vidas, por um país melhor. Orgulhoso por vocês honrarem o hino nacional: “Verás que um filho teu não foge à luta”. O gigante acordou.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2013 - 00:34
    Enviado por: Vera

    Os que foram ao Palácio Bandeirantes queriam sangue, um cadáver para chamar de seu. Em nenhum lugar do mundo a residência de quem governa fica exposta como ficou o Palácio Bandeirantes. Vão lá em Cuba. Não se chega nem a quilômetros de distância. Nas democracias TODOS os governantes têm suas residências protegidas, podem ser Palácios ou não. Quem foi lá queriam ARROBAR era para quebrar tudo. Como fazem os do MST. Se alguém fosse querem invadir onde o Prefeito do PT mora, também seria contra. Isso é coisa de quem odeia a Democracia. Não respeita o Estado Democrático e de Direito. Esses sim são FASCISTAS. NAZISTAS. Ainda bem que são MINORIA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2013 - 00:39
    Enviado por: Jaime Pereira

    Esse governo do Partido dos Trabalhadores, que pregou tanto a justice social no s palanques montados pelo BRASIL, que criticava todos os governos anteriores, que criticou o governo anterior, mostrou sim esse partido, o mais corrupto dos partidos, sendo que o ex president Lula figura-se hoje na Forbes magaziene, como um dos mais ricos do mundo, a imprensa registra tudo, e esta na hora desse partido fazer suas malas, e sair do cenario brasileiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2013 - 08:51
    Enviado por: Agesandro

    Ha vários aspectos que acredito precisam ser analisados. Toda manifestação(Protesto) é bem vindo, e faz com que as autoridades politicas reveem seus conceitos. Mas também é muito triste ver que existe vândalos, criminosos e até partidos políticos aproveitando da situação para se auto-promoverem quando na verdade fazem parte de tudo isso. Outro aspecto ao meu ver é o nosso país se revelando como terceiro mundo, depois de tudo quase pronto para a copa 2014 queremos cobrar educação, saúde, transporte publico de qualidade, etc, quando votamos de dois em dois anos parece que esquecemos de tudo isso. A melhor maneira de manifestarmos é mudar nossas atitudes na hora de dar o nosso voto, deixar de lado as paixões politicas e dar um basta aos corruptos que infelizmente o povo é quem os elege. Queria que meu sonho tornasse realidade, o de ver uma sociedade digna, honesta, educada e principalmente que tenha princípios. Sei que as a policia tem cometido seus exageros, mas convenhamos não venha me dizer que alguns manifestantes estão certos, pois não é verdade. Nossas atitudes revelam o tipo de cidadão que somos. Quem pixa, quebra, queima, destrói o que já é difícil manter para termos orgulho de nosso país. Se não cuido da minha própria casa, como posso querer exigir mudanças se eu mesmo preciso mudar? Sei que cada tem sua posição com relação a tudo que está acontecendo, mas os principais culpados somos nós.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2013 - 09:23
    Enviado por: Leandro

    Acho legitima o protesto desde que ele aconteça de forma pacifica ,pois quem pega condução sabe o que siguinifica o preço das passagens no bolso da maioria das pessoas ,mas acho que esse protesto não vai dar em nada pois nem o prefeito e nem o governador irão rever o aumento .Repito sou a favor do protesto mas contra qualquer tipo de vandalismo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2013 - 09:30
    Enviado por: Maria

    As pessoas dizem que vão pra rua protestar, mas na verdade vão é depredar, pichar, cometer atos de vandalismo. Desrespeitando a sociedade. Que protestar? Vote consciente, não venda seu voto. Não faça na urna o que voçê faz na privada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2013 - 09:59
    Enviado por: Lucilia Bittencourt

    nós é deveríamos votar em plebiscito aonde queremos q NOSSO DINHEIRO seja aplicado, como é feito na Suíça, país de primeiro mundo …Vou radicalizar geral agora: Constituição nova já…. chega de submissão aos atos administrativos dos nossos poderes executivos…chega de salários e regalias sem limites de políticos…. citando Cristóvão Buarque ” filho de politico deveria ser obrigado a estudar escolas públicas ” e vou além: e todo politico e sua familia devem ser obrigados a usarem o SUS…. assim o Brasil terá ordem e progresso! Chega de um sistema político em que o povo é obrigado a aceitar tamanhos disparates… chega de uma CONSTITUIÇÃO FEDERAL feita de belos princípios, entre eles a dignidade da pessoa humana só para políticos e seus pares! ACORDA MEU POVO, ACORDA Q A NOVA FASE CHEGOU!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2013 - 09:59
    Enviado por: PAULO

    Agora eu acho que é o fim do PT.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2013 - 12:19
    Enviado por: Marina Riso

    Pessoal… A Globo NUNCA danunciou a violência da polícia tão bem e eu sou prova disso pois acompanho os atos na paulista faz uns quinze anos. Descubra porquê isso foi possível lendo os dois últimos posts do blog pequipariu!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2013 - 14:50
    Enviado por: Ana

    Não saímos de casa, do trabalho, da faculdade, da escola para “bater, destruir ou apanhar”.
    Saímos em PAZ e com a garganta afiada.
    Por “muito pouco, pouco mesmo” tipo, se 2 ou 5 pessoas saem correndo, a polícia já agride com spray de pimenta. DESPREPARO PURO! Inclusive do Governo que hoje é de ANISTIADOS “subverssivos”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2013 - 16:04
    Enviado por: carolina silva

    na minha opniao todos tem liberdade de expressao. afinal somos nos que pagamos emposto, somos quem elegemos eles para prefeito ou vereadores e em troca de tudo isso recebemos mais e mais taxas e juros a pagar. enquanto eles ficam de braços cruzados enchendo o bolso a nossas custas. enquanto nos trabalhamos como escravos para apenas garantir o pao do dia seguinte,ou ate garantir um futuro melhor para nossos filhos ensinando-os a serem adultos honestos e capazes de cumprir promessas.”a desigualdade social nao e cometida apenas por pessoas de classe media mas tambem por pessoas da mais alta sociedade”.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/06/2013 - 20:44
      Enviado por: Mauricio

      Liberdade de expressão é un-condicional! Veja bem a definição correta da liberdade de expressão e a autoridade do governo sobre ela:

      “A Liberdade de Expressão aqui escolhida Pelo Povo, Com o Povo e Para o Povo delega e manda que nenhum governo, nenhum corpo legislativo ou executivo fará ou decretará em nenhuma circunstancia, nenhuma lei, nenhuma medida provisória, ou construirá nenhum instrumento que restringe, regule, oprima, ameace, ou ameace em qualquer hipótese a liberdade de um cidadão dizer o que queira sem restrições de palavras, pessoas, ou outros e o implique a hipótese de possivelmente temer consequências de perseguição e julgamento no ato de exercício do mesmo e restrinja o estabelecimento da religião qualquer que seja, ou que proíba o livre exercício dela; ou promova e ou controle a cercear a liberdade de expressão ou de imprensa, ou interferir com o direito do povo de se reunir pacificamente, ou não se necessário para dirigir petições e mandados ao governo que tem a obrigação de reparação das injustiças contra o mesmo povo ou outros e aqui delega a eterna proteção do poder judiciário.”

      Traduzindo: Governo NÃO manda… Governo OBEDECE o povo….

      Continuem!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/06/2013 - 16:05
    Enviado por: Taiane dos Anjos

    Então os manifestantes forçaram os motoristas a desocupar os ônibus?! Certinho!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2013 - 18:21
    Enviado por: Milena Castro

    Vamos la pessoal Na proxima eleição anulem o voto por que ai sim poderemos tentar mudar o Brasil.
    75% de votos anulados são obrigados a fazer uma nova eleição!
    Vamos la povo Brasileiro vamos mostrar que podemos fazer alguma coisa

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/06/2013 - 01:28
    Enviado por: ALEMAO

    Será que tudo essa briga por 0,20 não e muito pouco vamos cobrar mais ,vamos COLOCAR CARTAZER E EXPOR NOSSAS COBRANÇAS DE FORMA MAIS CLARA.
    O Plenário da Câmara Federal deve votar em breve a Proposta de Emenda à Constituição nº 37. O projeto, conhecido como PEC da Impunidade, pretende tirar o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal, modificando a Constituição Brasileira. Na prática, se aprovada, a emenda praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos.

    Os grandes escândalos sempre foram investigados e denunciados pelo Ministério Público, que atua em defesa da cidadania de forma independente. A PEC 37 atenta contra o regime democrático, a cidadania e o Estado de Direito e pode impedir também que outros órgãos realizem investigações, como a Receita Federal, a COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), o TCU (Tribunal de Contas da União), as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), entre outros.

    Em todo o mundo, apenas três países vedam a investigação do MP: Quênia, Indonésia e Uganda.

    A PEC 37 poderá ser votada em plenário pela Câmara dos Deputados a qualquer momento. Se você também não quer deixar que esse retrocesso aconteça em nosso país, manifeste-se! Defenda a sociedade brasileira e ajude nessa luta contra o crime e a impunidade! Assine a petição eletrônica e participe desta mobilização nacional.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/06/2013 - 09:05
    Enviado por: vanessa

    agora sim o brasil e um pais de vergonha,temos que conquistar nossos direitos,temos que conseguir a justiça no nosso pais,nao queremos porra de copa queremos segurança,saude e educaçao,OOOOO O POVO ACORDOU,O POVO ACORDOOOOO!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/06/2013 - 00:29
    Enviado por: Hairy Cul

    So… now the World Cup is off?? =/

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

  • Quem Faz

    Quem Faz

    Redação do jornal O Estado de S. Paulo

Comentários recentes

  • Luca: Tente tomar spray de pimenta no olho que vai descobrir para que serve o lenço no rosto… ou voces acham...
  • Paulo: Excelente pergunta do Carlos: Por que tem que esconder o rosto? Por que colocar fogo em objetos?
  • Carlos frederico Souza: Por que tem que esconder o rosto? Movimento manipulado pelo PT e demais dinossauros vermelhos...
  • Alzira: Esperamos que da próxima vez os manifestantes portem um cartaz com “Fora Dilma”. Dona Dilma já...
  • crbm: Cade a imprensa desse país que se esconde e nao tem coragem de denunciar esses medicos mercantilistas, sangue...

Arquivo

Blogs do Estadão