1. Usuário
Assine o Estadão
assine

IR 2013: Resposta da especialista (13)

Bianca Pinto Lima

terça-feira 19/03/13

CONFIRA Guia do IR: regras, prazos e novidades  Calcule o IR na participação nos lucros Olá, confira abaixo as respostas de hoje da tributarista Elisabeth Lewandowski Libertuci para as dúvidas dos leitores do Estado. A declaração do Imposto de Renda 2013 teve início em 1º de março e se estenderá até 30 de abril. As questões sobre [...]

CONFIRA
Guia do IR: regras, prazos e novidades

 Calcule o IR na participação nos lucros

Olá, confira abaixo as respostas de hoje da tributarista Elisabeth Lewandowski Libertuci para as dúvidas dos leitores do Estado. A declaração do Imposto de Renda 2013 teve início em 1º de março e se estenderá até 30 de abril.

As questões sobre o tema devem ser enviadas para o e-mail imposto.renda@estadao.com. (Atenção: perguntas enviadas pelo campo de comentários do blog não serão consideradas.)

É a primeira vez que vou declarar o IR e estou com dúvida de como devo preencher os gastos referentes à faculdade. No campo “valor pago” será a somatória de todo o valor pago à instituição no decorrer do ano? E em “parcela não dedutível/valor reembolsado” o que devo preencher?

Preencha apenas o valor que você pagou durante todo o ano pela faculdade. Não é necessário preencher o campo “parcela não dedutível”, já que foi você quem arcou com esses valores e não foi por eles reembolsada. O próprio programa da Receita Federal calcula automaticamente o limite dedutível.

Vendi imóvel e tenho de declarar o ganho auferido com a venda. Ao preencher a declaração é pedido para importar os dados do imóvel vendido. Embora tenha as declarações anteriores impressas, não as tenho em arquivo no computador. Como devo fazer?

Preencha os dados solicitados no programa “Ganho de Capital 2012″, disponível no site da Receita Federal. Após imputar todos os dados, basta importá-los para o programa de Declarações da Receita Federal.

Comprei um carro por leasing em 2011 e informei essa compra na declaração de 2012. Entretanto, quando importei os dados para declaração de 2013, eles não apareceram. Como devo proceder? Incluo o valor pago até 31 de dezembro de 2011 e o valor pago até 31 de dezembro de 2012?

Exatamente. No campo “situação em 31/12/2011″, você deve informar a somatória das prestações pagas até 31/12/2011. Já no campo “situação em 31/12/2012″, você deve acrescentar ao valor informado em 31/12/2011 os desembolsos realizados durante 2012, até 31/12/2012.

Por que não se deve preencher o campo “dívidas e ônus reais” com o saldo devedor do financiamento imobiliário?

No caso de imóvel adquirido a prazo, a ficha de “dívidas e ônus reais” apenas deve ser preenchida quando o bem financiado não tiver sido dado em garantia, o que, regra geral, não se aplica às operações imobiliárias.

Há algum limite para ser efetuada uma doação para efeito de cobrança de imposto? O doador tem documentos que atestam a origem do valor a ser doado.

No Estado de São Paulo, a doação não é tributada pelo Imposto sobre Transmissão (ITCMD) se o respectivo valor não atingir R$ 46.100.

* Clique aqui para ler todas as perguntas e respostas já publicadas sobre o IR 2013