1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Contribuinte já pode checar se há pendências na declaração do Imposto de Renda 2012

Bianca Pinto Lima

terça-feira 10/04/12

NOVAS REGRAS, PRAZOS E DICAS Baixe os programas do IR 2012 Confira o calendário de restituições 15 documentos para ter em mãos Guia completo para enfrentar o Leão Quem enviou a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2012 já pode checar se há erros que levam o documento à malha fina. A Receita [...]

NOVAS REGRAS, PRAZOS E DICAS
Baixe os programas do IR 2012

Confira o calendário de restituições

15 documentos para ter em mãos

Guia completo para enfrentar o Leão

Quem enviou a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2012 já pode checar se há erros que levam o documento à malha fina. A Receita Federal disponibilizou o extrato da declaração no portal e-CAC (saiba como acessar).

Se identificar problemas, o contribuinte poderá solucioná-los mediante a apresentação de uma declaração retificadora. Os erros serão apontados pelo aplicativo.

Quanto mais cedo for efetuada a correção, mais rapidamente será liberada a restituição. No caso de imposto a pagar, a correção dentro do prazo de entrega evita a incidência de multa e juros. O prazo teve início em 1º de março e se estende até 30 de abril.

Por meio do extrato, também é possível conferir se as quotas do imposto estão sendo quitadas corretamente, além de alterar ou cancelar o débito automático das parcelas. O programa também aponta débitos em atraso e permite o parcelamento.