1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Como declarar ganhos e prejuízos com ações e opções

Bianca Pinto Lima

quarta-feira 18/08/10

“Em março vendi uma quantidade x de ações (abaixo de 20.000 reais) e obtive um prejuízo de 500 reais. Em junho, vendi mais uma quantidade de outras ações (abaixo de 20.000 reais) e obtive um lucro de 300 reais.Já em julho, efetuei operações de opção de venda porém não fui executado, ganhado um montante de [...]

“Em março vendi uma quantidade x de ações (abaixo de 20.000 reais) e obtive um prejuízo de 500 reais. Em junho, vendi mais uma quantidade de outras ações (abaixo de 20.000 reais) e obtive um lucro de 300 reais.Já em julho, efetuei operações de opção de venda porém não fui executado, ganhado um montante de 120 reais com tais vendas. Em agosto vendo ações (25.000 reais) obtendo um lucro de 1500 reais.

Como devo fazer minha declaração?

1- O prejuízo obtido em março deve ser lançado em algum lugar na receita para futuro abatimento? Caso tenha, onde?

2- No lucro com opções, tenho que declarar o ganho, porém posso abater o prejuízo anterior? Como e onde faço isso?

3- No lucro de agosto abato o restante do prejuízo (prejuízo restante = prejuízo (-) lucro opções (-) lucro com venda de ações em junho)? Como e onde faço esse lançamento e abatimento?

4- dentro do próprio Sicalc lanço somente o valor do lucro – prejuízos anteriores?”

NM

Resposta do professor Márcio Rodrigues, da investeducar, instituição de educação financeira

1- O prejuízo em março precisa ser calculado para abatimento futuro. Esse valor precisa ser armazenado caso porventura seja solicitado esclarecimentos.

PARA LEMBRAR!
No Mercado de Opções são negociados direitos de compra ou venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício preestabelecidos.

LEIA AQUI mais sobre como declarar os ganhos no mercado de opções

2- Sim, você precisa calcular o lucro com as operações de opções e abater o prejuízo que teve anteriormente.

3- Você precisa calcular o valor a pagar de imposto e sobre esse valor a pagar abater o prejuízo que ainda tem para abater.

4- No SICALC você deverá informar apenas o valor da diferença entre o valor que deveria pagar menos o prejuízo que teve no mês de março.