PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos Curso Estado de Jornalismo

Dicas para deixar o seu blog popular no Google

Comece pelo título. Isso mesmo, coloque todas as palavras-chave do seu texto bem ali, pois o título que você escolher será também a url do seu post. E é por ali que o Google vai indexar o seu blog e dar a ele maior visibilidade. Ele é muito mais importante que as tags. A próxima dica é um pouco antijornalística, mas vale muito: repita as palavras-chave no texto, especialmente nos primeiros parágrafos. Tá vendo ali nas três primeiras linhas? Google, blog, dica... Estas e outras ideias foram apresentadas para os focas no encontro que tivemos nesta quarta-feira com Margot Pavan, especialista em mídias digitais. São estratégias de otimização dos mecanismos de busca, ou Search Engine Optimization (SEO).

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Margot ressaltou que, atualmente, as pessoas estão chegando aos textos muito mais por meio dos buscadores do que pelas homepages dos portais. E disse ainda que uma pesquisa da iProspect revelou que 72% das pessoas que fazem buscas na internet clicam só no 1º link. E que 88% dos internautas vão até no máximo o 3º link antes de refazer a busca. Daí a importância de se dar atenção redobradas às palavras-chave, especialmente no título. Outra boa dica é colocar palavras ou expressões principais  em negrito. Elas ajudam o leitor a ter uma ideia do assunto sobre o qual você está falando, e o negrito também é valorizado pelo buscador.

PUBLICIDADE

Dê um cuidado especial às imagens. Nada de deixar o arquivo da foto com aquele nome bonito IMG123.jpg, pois os títulos dos arquivos também entram na ferramenta de busca. Ah, e o Google não lê Javascript, Flash, iFrames. Portanto, essas linguagens não vão melhorar o seu ranking. Crie links internos, dê links externos. A prática de linkagem é fundamental para melhorar o ranqueamento do seu site. Procure também segmentá-lo: divida o conteúdo em tópicos, crie blocos linkados, etc. Mas nada de usar o famoso "clique aqui". Este é o pior dos erros. O Google vai entender que a palavra importante para você é o 'aqui', e não o real assunto do seu link. Use, por exemplo, "clique para saber mais sobre otimização dos mecanismos de busca".

Abuse destas ferramentas do Google: Google Analytics, Google Insights, Google Trends, Google AdWords, Google's Related Searches. Lembre-se de que as pessoas é que lêem o que você escreve, mas elas chegam até o seu texto por meio de um robozinho, o crawler, que faz o incrível trabalho de achar as respostas certas (ou quase) para todas as suas dúvidas.

Por último e não menos importante: faça propaganda de si mesmo. Deixe a vergonha de lado e divulgue no Facebook, peça para os amigos comentarem, coloque no Twitter, ache um espaço pra por o seu link no blog dos outros. Tudo isso funciona! Estou indo fazer o teste agora mesmo.

Heloisa Aruth Sturm, de 29 anos, é formada em Direito e em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.