ir para o conteúdo
 • 

Em Foca

Confira os jovens craques que vão atuar na cobertura colaborativa da Copa do Mundo.
Seleção universitária é formada por um estudante de cada Estado que receberá o evento.

sem comentários | comente

  • A + A -

Confira agora os aprovados para participar no 2º Curso Estado de Jornalismo Esportivo, que ocorre de 1º a 8 de abril, na sede do Estadão:

Adilson Barbosa Junior
Alexandre Senechal Duarte
Bruna Kellem Gonzaga das Chagas
Camila da Costa Leonel
Emanuel Ferreira Leite Júnior
Gabriel Canuto Nogueira da Gama
Gustavo Cassemiro Freitas
Helcio Herbert Moreira da Silva Neto
João Marcelo Nunes de Sena
Jorge Henrique Macedo Alves
Júlia Belas Trindade
Lara Carneiro Monsores
Leonardo Erys de Melo Antunes
Luan Xavier Jales
Lucas da Silva Oliveira
Luiz Fernando Boaventura Teixeira
Luiz Ricardo Goulart Hüttner
Lyvia da Silva Rocha
Marina Padilha de Souza
Odelmo Ferrari Serrano Filho
Pedro Araújo Ibraim Hallack
Renan Lacerda Feitosa de Araújo
Rodrigo Gagliardi da Rocha
Rodrigo Nunes de Miranda

sem comentários | comente

  • A + A -

Conheça a lista de selecionados para o 4º Curso Estado de Jornalismo Econômico:

Alexandre Nicoletti Dall’Ara
André Ítalo Rocha Barbosa
Bruno Sousa Martins
Fabio Calderon
Igor David Gadelha Miranda
Jéssica Moraes Kruckenfellner
Jéssica Otoboni Silva
João Bosco Lacerda da Silva
Julia Ayres Vieira
Julia Lacerda Mandil
Laura de Paula Silva
Leda Samara Antunes
Letícia de Almeida Autran Monteiro
Lucas Macedo Paulino
Luis Philipe Souza e Silva
Luisa de Carvalho Leite
Malena Ribeiro de Oliveira
Marcella Fernandes
Pamella Olivia Quintas da Rocha Marques C. de Vasconcellos
Patricia Oliveira Rodrigues Valle
Renata Marcelle Vieira da Silva
Renato Camilo Oselame
Renato Côrtes Ghelfi
Ricardo Bomfim de Sousa
Victória Amaral Pinto Mantoan

sem comentários | comente

  • A + A -

Estamos às vésperas da Copa do Mundo – e certamente não há melhor época para aprender como se faz a cobertura de um evento desse porte. E, de quebra, ter a oportunidade de ser escolhido para integrar a Seleção Universitária Estadão, que vai fazer a cobertura colaborativa da Copa. Gostou da ideia? Se você está no 4º ano de jornalismo de faculdades que ficam nos Estados que receberão a Copa ou se formou em dezembro de 2013, não perca a oportunidade. São 24 vagas.

O curso gratuito terá duração de uma semana – de 1º a 8 de abril, em São Paulo. Anote na agenda: o processo seletivo, com provas online, ocorre de 17 de fevereiro a 11 de março pela página www.estadao.com.br/focas. É bom não deixar para a última hora.

O curso terá atividades em período integral, que incluem palestras e aulas com alguns dos principais nomes do jornalismo esportivo, além de entrevistas coletivas com atletas e atuação complementar no núcleo de Esportes do Grupo Estado. Os selecionados  que forem de outras localidades receberão passagens aéreas até a capital paulista (confira regulamento).

Durante o programa, os alunos com melhor avaliação serão convidados a integrar a Seleção Universitária Estadão, que vai realizar a cobertura colaborativa da Copa no portal www.estadao.com.br. Esses jovens farão reportagens em suas cidades, mostrando detalhes da torcida, o movimento nas ruas e no entorno dos estádios, entre outras. Sempre orientados por editores que estarão em São Paulo. O trabalho sem vínculo empregatício terá duração de dois meses, entre maio e julho, com remuneração compatível com os valores pagos pelo Grupo Estado a universitários de 4º ano. O projeto tem parceria do Itaú.

No ano passado, o 1º Curso Estado de Jornalismo teve grandes momentos. Quer saber quais? Imagine ver Milton Leite e Antero Grego dividindo a bancada, ops, o tablado de professor? Só mesmo em um programa como o curso. Os alunos também entrevistaram Emerson Leão, Zetti, William ‘Capita’ e Rafael Baby, do judô. Uma galeria de fotos recheada, com direito a momentos de tietagem.

A inscrição:

As inscrições podem ser feitas até 11 de março. Para que o processo seja iniciado, será preciso entrar na página dos Focas do Estadão, que redireciona para o ambiente específico para a seleção. Os candidatos precisam incluir seu currículo e passar por testes online de conhecimentos esportivos, português e inglês. Eles vão, ainda, justificar o interesse pelo curso e escrever um texto de 1.500 caracteres sobre uma partida de futebol a que tenham assistido recentemente. O resultado da seleção sai no dia 15 de março. Acompanhe mais novidades em nossa página no Facebook (CursosEstadodeJornalismo).

 

sem comentários | comente

  • A + A -

Confira as regras do jogo:

 

2º CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO / SELEÇÃO UNIVERSITÁRIA ESTADÃO

REGULAMENTO – 2014

 

2º CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO é uma iniciativa do jornal O Estado de S.Paulo que se destina a incentivar o estudo e o aprimoramento da cobertura esportiva entre os estudantes de jornalismo e será regido por este regulamento.

1º) Poderão se inscrever para participar do 2º CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO estudantes do último ano (4º ano) ou formados no 2º semestre de 2013 pelas faculdades dos 12 Estados que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014 (SP, RJ, MG, PR, RS, DF, MT, BA, PE, RN, CE e AM).

2º) O processo seletivo será feito mediante inscrição gratuita e simultânea realização de prova pelo Vagas.com. O acesso ocorre através do site www.estadao.com.br/focas, no período de 17 de fevereiro a 11 de março de 2014.

3º) Os 24 melhores candidatos serão selecionados para participar do 2º CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO, também gratuito, realizado na sede do jornal O Estado de S.Paulo (na capital paulista), de 1º a 8 de abril, em período integral.

a) A seleção de que trata o item anterior será de responsabilidade de profissionais de reconhecida competência e experiência, indicados pelos coordenadores do programa.

4º) Os aprovados serão comunicados, por e-mail, até o dia 15 de março de 2014. Para serem aceitos no programa, deverão enviar certificado de matrícula de sua faculdade ou o comprovante de formatura em dezembro de 2013, com o compromisso de apresentar o original deste documento no primeiro dia do curso.

5º) Uma vez aprovado, o candidato deve estar ciente de que se trata exclusivamente de uma iniciativa em favor de seu aprimoramento profissional, não subentendido nenhum outro direito, de qualquer espécie.

6º) Os alunos aprovados de outros Estados terão passagem aérea da respectiva capital até a cidade de São Paulo, na véspera do início do curso. O mesmo vale para a volta ao Estado de origem após o encerramento do programa.

7º) Durante o período de realização do 2º CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO, todos os alunos contarão com subsídio para almoço e jantar no refeitório do Grupo Estado.

a) Qualquer outra ajuda de custo e/ou despesa, do momento da inscrição até o encerramento do programa e retorno para a cidade de origem, além daquelas aqui mencionadas, será de responsabilidade do candidato.

SELEÇÃO UNIVERSITÁRIA ESTADÃO será formada por 12 jovens, selecionados entre os 24 participantes do curso, que terão o compromisso de realizar cobertura colaborativa da COPA DO MUNDO 2014, por um período de até 60 dias, a serem definidos de acordo com a necessidade de cada praça, entre os meses de MAIO e JULHO de 2014.

Nesta etapa, cada um dos selecionados deverá estar de acordo em cumprir as seguintes regras:

1º) A participação do aluno no 2º CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO já pressupõe sua disponibilidade e compromisso para eventualmente ser um dos escolhidos para trabalhar na SELEÇÃO UNIVERISTÁRIA ESTADÃO, quando atuará como ‘repórter colaborativo’ durante a Copa do Mundo. Não atendendo a essa exigência, não caberá qualquer reivindicação diversa, caducando sua concessão no caso de impossibilidade.

a) Excepcionalmente, no caso de impedimento de qualquer ordem, os promotores poderão transferir a função de ‘repórter colaborativo’ para outro aluno em qualquer momento.

2º) A escolha do ‘repórter colaborativo’ para cada localidade respeitará o Estado de origem dos jovens e estes devem estar aptos a atender à necessidade de ter excelente conhecimento da respectiva cidade e meios próprios para sua estada durante o período da cobertura.

3º) Os 12 jovens que formarão a SELEÇÃO UNIVERSITÁRIA ESTADÃO serão pagos pela cobertura colaborativa que vão realizar, respeitando-se valores praticados para remuneração de serviços prestados por universitários ou iniciantes no jornal O Estado de S. Paulo. E deverão seguir não só as orientações dadas durante o curso como também as de profissionais da redação, no dia a dia da cobertura.

a) Na eventualidade do previsto no item anterior, o aluno selecionado se obriga a expressar, por escrito, sua concordância em documento firmado pelos promotores do programa, desde o início do 2º CURSO ESTADO DE JORNALISMO ESPORTIVO.

b) O candidato assume também o compromisso de portar-se de forma a atender a todas as legislações enquanto estiver desempenhando seu trabalho e/ou simplesmente puder ser identificado como representante de qualquer um dos promotores do programa (Grupo Estado).

c) No caso do não cumprimento das regras pelos alunos, os promotores do programa poderão romper o acordo a qualquer tempo, sem qualquer ônus, não cabendo recurso de qualquer espécie.

4º) A atuação do aluno na SELEÇÃO UNIVERSITÁRIA ESTADÃO não pressupõe vínculo trabalhista nem cria direito relativo ao exercício da profissão junto aos promotores.

 

 

 

 

sem comentários | comente

  • A + A -

Saiu a lista dos classificados para a 2ª fase de seleção do 4º Curso Estado de Jornalismo Econômico.  Agora é chegada a hora das provas presenciais, que serão realizadas nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, conforme mensagem enviada por e-mail aos aprovados. Os selecionados precisam estar na sede do Grupo Estado (Avenida Eng. Caetano Álvares, 55 – Bairro do Limão; veja no fim do post dicas de como chegar), às 9 horas, para prova de conhecimentos econômicos, português, texto jornalístico e entrevista. Os testes serão feitos na Sala dos Focas, no 6º andar (redação).

 Traga uma foto 3×4 e comprovante de matrícula ou de conclusão do curso. Confirme sua presença e tire dúvidas sobre as datas pelo e-mail: foca@estadao.com .

Prepare-se um para um dia inteiro de atividades, com almoço e visita ao Grupo Estado. O processo deve terminar às 18 horas, dependendo do volume de entrevistas.

Parabéns aos selecionados!!!

Confira os nomes e as datas:

17.02.14 – 2ª-feira

 Alan Gabrielli Azevedo
 Alessandra Jeronimo Ungria
 Alexandre Nicoletti Dall’Ara   
 Aline Cristine Santana  021 
 Ana Carolina Mascarenhas e Souza
 Ana Paula Ferreira Mendes
 André Ítalo Rocha Barbosa  
 Angelo Capontes Jr
 Arthur Gandini de Oliveira Rodrigues
 Bárbara Miranda Secco Ferreira
 Beatriz Albuquerque e Castro
 Bruno André Lopes de Oliveira Machado
 Bruno Sousa Martins
 Daniela Frabasile Martins
 Edely Santos Gomes da Silva
 Fabio Calderon
 Gessica Fernanda Daniel
 Hugo Cavalcanti Bispo
 Ian Chicharo Gastim  
 Igor Bezerra de Almeida
 Igor David Gadelha Miranda
 Igor dos Santos
 Isabela Caetano Kuschnir

18.02. 14 – 3ª-feira

Isadora Armani Soares
 Janaina Rodrigues Quinet
 Jéssica Mendes Gomes
 Jéssica Moraes Kruckenfellner
 Jéssica Otoboni Silva
 João Bosco Lacerda da Silva 
 Julia Ayres Vieira
 Julia Lacerda Mandil
 Laís Helena Russo 
 Laura de Paula Silva 
 Leda Samara Antunes 
 Leonardo dos Santos Coelho
 Letícia de Almeida Autran Monteiro
 Lígia Valezi da Silva
 Lorena Micaela Vila Real
 Lucas Liboni Gandia
 Lucas Macedo Paulino  
 Luís Felipe de Morais
 Luis Philipe Souza e Silva
 Luisa de Carvalho Leite
 Luiza Helena Gonçalves Bravo
 Malena Ribeiro de Oliveira
 Marcella Fernandes 

 
19.02.14 – 4ª-feira

 Maria Alves Garcia
 Mariana Barbosa Ferraz Gominho
 Michelle Heymann
 Mickael Braga Barbieri  
 Miguel Henriques Frank Amado
 Milena Lumini
 Narlir Gustavo Elias Galvão
 Pâmela Cristovão Reis 
 Pamella Olivia Q. da R. M. C de Vasconcellos
 Patricia Oliveira Rodrigues Valle
 Pollyanna Reis Dias  
 Raul Galhardi Pinto
 Renan Lacerda Feitosa de Araújo
 Renata Marcelle Vieira da Silva
 Renato Camilo Oselame  
 Renato Côrtes Ghelfi
 Ricardo Afonso de Melo Abreu
 Ricardo Bomfim de Sousa
 Rodrigo Gagliardi da Rocha
 Tássia Tieko Murasawa
 Vanessa Akiko Maeji Ishikawa
 Victória Amaral Pinto Mantoan 

 

COMO CHEGAR

A São Paulo – Para os que vão usar ônibus interestaduais, o Terminal Rodoviário do Tietê fica bem perto do Estadão e tem estação de metrô anexa. Da estação Tietê é possível tomar metrô até a estação Barra Funda, a mais próxima do jornal, e de lá seguir para o Estadão de ônibus (veja mais abaixo). Se não houver trânsito, o táxi total entre o Terminal Rodoviário e o Estadão costuma custar perto de R$ 20. O Aeroporto de Congonhas fica na zona sul da cidade – e o Estadão, na norte. De Congonhas, a melhor maneira é tomar um ônibus que pare na Estação Jabaquara de metrô e depois fazer baldeações até a Estação Barra Funda. O Aeroporto de Cumbica está localizado em Guarulhos, uma cidade vizinha, o que torna os táxis muito caros, se você não for dividir a corrida com ninguém (por volta de R$ 100). A melhor alternativa é usar o serviço de ônibus executivo (R$ 36,50), com linhas que saem do aeroporto para a Estação Barra Funda ou o Terminal Tietê. Alguns sites podem ajudá-lo a montar seu roteiro. Para itinerários de ônibus: www.sptrans.com.br/itinerarios. Para mapa do metrô: www.metro.sp.gov.br/pdf/mapa-da-rede-metro.pdf. Para ônibus saindo do Aeroporto de Cumbica, Guarulhos: www.airportbusservice.com.br.

Ao Estadão - Você pode entradar por duas portarias diferentes - Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 55, e Avenida Professor Celestino Bourroul, 100. A forma mais fácil para chegar até o Estadão é a partir da Estação Barra Funda de metrô. As linhas do transporte público 9191-10 – Jd. Elisa Maria; 9789-10 – Jd. Paulistano;  e 978L-10  – T.T.V.N. Cachoeirinha, que fazem parte do sistema de Vale-Transporte (Bilhete Único), partem da estação e têm ponto de parada perto da portaria da Avenida Professor Celestino Bourroul.

sem comentários | comente

  • A + A -

Veja os talentos do Estadão para 2013.

sem comentários | comente

  • A + A -

Curso Estado de Jornalismo Econômico

Inscrição: de 8 de janeiro a 2 de fevereiro

Divulgação de até 75 selecionados para a segunda fase: 9 de fevereiro

Seleção da 2ª fase: 17,18, 19 de fevereiro (candidatos serão divididos em três grupos, para atividades em SP)

Divulgação dos 25 classificados: 23 de fevereiro

Curso: 10 de março a 6 de junho

 

Curso Estado de Jornalismo

Em breve

sem comentários | comente

  • A + A -

Danilo Cruz, Kéuri Gyelli e Clariane Santos dão rosto à geração que tomou as ruas neste ano

Seis meses depois das manifestações que tomaram o País, os alunos do 24º Curso Estado de Jornalismo foram às ruas para tentar entender a participação política dos jovens. Os Focas entrevistaram 420 pessoas entre 15 e 29 anos, em 60 pontos da capital paulista, em um trabalho que contou com consultoria metodológica do Ibope.

Entre as descobertas, a de que três em cada quatro jovens fizeram em 2013 sua estreia em protestos. As entrevistas também revelaram que a maioria absoluta acredita que as manifestações vão voltar a ocorrer durante a Copa, no próximo ano.

As reportagens foram publicadas no caderno especial Partido Jovem, que chegou às bancas em 14 de dezembro, logo após o encerramento do curso.

sem comentários | comente

  • A + A -

Com tema Grandes Reportagens, a Semana Estado de Jornalismo ocorreu de 22 a 25 de outubro. Mais de 200 estudantes do Brasil todo estiveram no auditório do Grupo Estado, participando de palestra e debatendo com alguns dos principais nomes do jornalismo.

Confira os melhores momentos das palestras e entrevistas exclusivas com os convidados, em uma cobertura feita pela 24º turma do Curso Estado de Jornalismo. Clique nos blocos para informações gerais e galerias e fotos, e nos nomes dos palestrantes para saber o que disseram na Semana Estado:

Dia 22 

Bloco 1: Pensar, apurar e escrever grandes reportagens (galeria de fotos)

Ricardo Gandour 

Marcelo Beraba

Ramón Salaverría

Bloco 2: Por dentro do contexto internacional

Denise Chrispin

Mac Marcolis

Roberto Lameirinhas

 

Dia 23 

Bloco 1: Aproximando a economia do leitor (informações gerais e galeria de fotos)

Bruno Ferrari

Cley Scholz

Paulo Totti

Bloco 2: O repórter multimídia (informações gerais e galeria de fotos)

Edison Veiga

Luis Fernando Bovo

Luiz Iria

 

Dia 24

Bloco 1: Eleições e cobertura política

Gil Castello Branco

Marcelo Moraes

Márcia Cavallari Nunes

Bloco 2: Educar, formar e informar (informações gerais)

Carmen Scandiuzzi

Daniel Cara

Ana Dayse Dorea

 

Dia 25

Bloco 1: Reportagens ganham vida na cidade

Bruno Paes Manso

Daniela Arbex

Pablo Pereira

Bloco 2: A cobertura de grandes eventos esportivos

Almir Leite/Paulo Fávero/Asta

Fernando Melo

Amanda Romanelli 

 

sem comentários | comente

  • A + A -

Comentários recentes

  • Carla Miranda: Com certeza! Essa pesquisa é apenas uma enquete prévia. Se quiser, você pode também especificar...
  • Carla Miranda: Você tem toda a razão, Silvia! Essa pesquisa é apenas uma enquete prévia. Se quiser, você pode...
  • Carla Miranda: As inscrições para o Curso Estado de Jornalismo Econômico começam em janeiro. Já para o...
  • Carla Miranda: Olá, Mislene. Por favor entre em contato com a coordenação do Curso Estado de Jornalismo, no e-mail...
  • Carla Miranda: Olá, Daniel! Acompanhe o caderno que será publicado no dia 13 de dezembro. Essa pesquisa é apenas...

Arquivo

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo