BLOGS TERRITÓRIO ELDORADO

16.04.14

Eco Maps

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Entretenimento, Meio Ambiente 18:28:12.

muda.jpg

Você daria preferência a produtos orgânicos? Provavelmente sim. Mas, se perguntássemos onde você os encontraria, a resposta pode ser outra.

Para acabar com a dúvida, o Movimento Urbano de Agroecologia, o MUDA, lançou recentemente um site que mapeia um série de opções orgânicas pela região metropolitana de São Paulo.

São quatro categorias: Produtos Orgânicos ou Agroecológicos, Hortas Coletivas, Restaurantes com Comida Orgânica, e Organizações Envolvidas em Agroecologia. Ou seja, o pacote completo.

O site ainda tem dicas de ao estilo “Faça Você Mesmo”, com instruções de como fazer sua própria horta, e outras informações sobre como se engajar na causa orgânica.

Acesse o site clicando aqui.

15.04.14

Acompanhe os níveis dos manaciais em São Paulo

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Meio Ambiente, Noticias 21:19:50.

imagem.jpg

Os níveis dos mananciais de São Paulo indicam a quantidade de água nas represas. Esses números estão disponíveis no site da SABESP, com informações diárias.

A partir desses dados, existe agora uma página interativa com os níveis das maiores represas do estado. O Sistema Cantareira, por exemplo, é o mais crítico com 12%. O Alto do Tietê está com 36%, e o Sistema Guarapiranga marca 78%.

Assim ficou mais prático saber sobre o abastecimento de água, e a situação atualizada das represas. É importante não desperdiçar água nesse momento. Acesse clicando aqui.

14.04.14

Astros de Hollywood reunidos em doc sobre mudanças climáticas

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Entretenimento, Meio Ambiente 20:06:11.

20140410HOYears2-1.jpg

Arnold Schwarzenegger, Harrison Ford, Jessica Alba, e outras celebridades globais estão juntas para resolverem um desafio. E não estamos falando de nenhum filme de ficção, e sim da realidade que o planeta enfrenta por conta das mudanças climáticas.

No último domingo, dia 13, o canal norte-americano Showtime estreou um documentário dividido em nove episódios, que busca explicar os efeitos das mudanças climáticas no nosso modo de vida.

O tema e a iniciativa não são novidades, mas o canal apresentou uma forma inovadora de falar sobre o assunto. Para isso, convidaram, a cada episódio, uma ou duas celebridades que se tornam investigadoras, e vão a campo contar a história de pessoas afetadas pelas questões climáticas. A produção é assinada por James Cameron, ativista e diretor de Titanic, Jerry Weintraub e Arnold Schwarzenegger.

De acordo com o ator e político, o diferencial da série é fazer as pessoas entenderem que os problemas ambientais não são exclusividades de geleiras ou ursos polares, e sim de toda a vida humana.

Por enquanto, não há previsão de estreia no Brasil, mas é possível assistir os episódios conforme vão indo ao ar pelo canal oficial no Youtube.

[+] Assista ao trailer:

11.04.14

Workout-through

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Entretenimento, Meio Ambiente 21:39:15.

imagem.png

A gente sempre ouve que tem que suar muito para conquistar as coisas. No Chile, uma marca de produtos light, chamada Colun, resolveu vender produtos mas não pelo dinheiro, e sim por calorias.

A campanha tinha como objetivo incentivar a qualidade de vida entre as pessoas. Eles montaram uma tenda, próxima a um parque, e quem passava por ali podia encontrar uma pequena loja com roupas, e acessórios voltados à prática de exercícios. A surpresa vinha na hora de pagar: Nada de por a mão no bolso, e sim uma esteira que calculava quantas calorias a pessoa precisava perder para ganhar o produto.

Toda a ação foi registrada num vídeo:

10.04.14

Trajetória dos direitos indígenas é lembrada em exposição

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Sem categoria 20:21:20.

vigilia_indigena_0.jpg

A luta dos povos indígenas por direitos civis está sendo retratada no Parque Ibirapuera, numa exposição em cartaz na área de eventos do parque, chamada Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 – Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos.

A mostra conta com mais de quarenta imagens de cerca de trinta fotógrafos, organizadas em ordem cronológica, e que lembram os 25 anos da participação indígena na Constituição.

A história começou há trinta anos com o apoio da Noruega aos povos indígenas mundiais. O país criou uma linha de apoio internacional, e o Brasil, em 1983, foi o primeiro a receber os recursos.

 

[+] Mais imagens:

claudia_andujar.jpg panara.jpg

 

Serviço Exposição Povos Indígenas no Brasil

Data: 1º a 22 de abril de 2014

Horário: Das 5h às 24h, de segunda a domingo

Local: Arena de Eventos, Parque do Ibirapuera

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, São Paulo – SP

Entrada franca

19.03.14

Análise da água em 7 Estados aponta 40% com qualidade ruim ou péssima

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Meio Ambiente, Noticias 20:01:54.

imagem.png

Um levantamento com a medição da qualidade da água em 96 rios, córregos e lagos de 7 Estados brasileiros, o mais amplo até hoje coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica, revela que 40% apresentam qualidade ruim ou péssima.

As categorias eram ótima, boa, regular, ruim e péssima, sendo que as duas últimas chegaram a essa soma com 35% ruim, e 5% péssima. Indo mais pra frente, os dados também não são animadores: 49% estão em estado regular, e absolutamente nenhum rio, córrego ou lago atingiu a categoria de qualidade da água ótima.

Os dados foram divulgados nesta semana, em que se celebra o Dia Mundial da Água no próximo sábado, dia 22. A pesquisa foi feita com informações coletadas entre março de 2013 e fevereiro de 2014.

O relatório completo está no site da SOS Mata Atlântica.

13.03.14

Exposição reúne imagens campeãs em premiação internacional

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Entretenimento, Meio Ambiente 17:57:25.

140311153124_an0036758aaa1.jpg

Em Glasgow, na Escócia, começou essa semana uma exposição de fotografia que exibe as imagens premiadas no Wellcome Image Awards.

Wellcome é uma biblioteca fotográfica, que hoje tem um dos maiores acervos de imagens ligadas à medicina no mundo. Um time de jurados escolheu aquelas que consideraram mais “impressionantes e tecnicamente excelentes”.

Os registros microscópicos são a grande maioria da premiação, e as imagens incluem (na ordem abaixo) o interior de um botão de flor, um embrião de peixe, , e até o ovo de um piolho grudado num fio de cabelo.

[+] Galeria:

140311153111_ab0009291ss1.jpg 140311155816_ab0008608aqqq1.jpg 140311153126_ab0009410aaa1.jpg

 

FOTOS:

Ashley Prytherch, Royal Surrey County Hospital NHS Foundation Trust/Wellcome Images/BBC

Lilium flower bud, TS by Spike Walker/Wellcome Images/BBC

Annie Cavanagh e David McCarthy/Wellcome Images/BBC

Kevin Mackenzie, University of Aberdeen/Wellcome Images/BBC

27.02.14

A bicicleta que virou instrumento musical

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Entretenimento, Meio Ambiente 22:54:08.

Já vimos bicicletas de todos os tipo e cores, com ou sem acessórios, fixas ou montáveis. Mas nada como a criatividade para apresentar um novo uso às coisas. Esse é o caso de um músico norte-americano, que usou a bicicleta como instrumento musical.

O compositor Johnny Random sempre foi fascinado pelos sons emitidos por uma bicicleta, e decidiu usar todas as peças e acessórios de uma para fazer música. As correntes, pneus e outras partes são tocadas com paletas, baquetas e até com arco de violino.

25.02.14

Março será o mês das orquídeas em São Paulo

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Sem categoria 21:37:47.

Orquídeas-32.jpg

As orquídeas são uma das flores preferidas nos vasinhos, e em março serão o tema de uma exposição organizada pela Associação Orquidófila de São Paulo, no bairro da Liberdade.

A Exposição de Orquídeas vai contar com cerca de mil plantas de coleção, entre espécies raras e diferenciadas. Além da apreciação, os visitantes podem comprar desde mudas pequenas até plantas adultas. Nos dois dias de evento haverá ainda cursos gratuitos de cultivo das orquídeas.

A exposição será entre os dias 14 e 16 de março na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, que fica na Rua São Joaquim, número 381.

O serviço completo está no site oficial da AOSP

25.02.14

Viajantes poderão tirar passaporte de cães e gatos com identificação eletrônica

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Meio Ambiente, Noticias 18:25:08.

passaporte_1.jpg

Começou na segunda-feira do dia 24 a emissão de passaporte para cães e gatos através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O documento poderá substituir o atual Certificado Veterinário Internacional.

Pra quem gosta de viajar levando o animal de estimação, a economia de tempo é a maior vantagem de se fazer esse documento. Isso porque ele não é obrigatório, mas com ele o passageiro levará menos tempo na liberação do animal para o transporte.

Para emitir o passaporte, basta comparecer as unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, em aeroportos e fronteiras de estados. Antes disso, porém, é preciso procurar um veterinário para implantar um pequeno chip subcutâneo no animal, para identificação. Também é necessário um atestado de saúde animal, e comprovante de residência do proprietário.

Por enquanto o documento vale para os países do Mercosul, e uma atualização do sistema em março vai incluir mais países, como os da União Europeia.

 

Mais informações no site da Agricultura


Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo