BLOGS TERRITÓRIO ELDORADO

23.04.14

Maquina transforma jornal em papel para embrulho

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Meio Ambiente, sustentabilidade, tendencias 20:03:38.

newsrap.jpg

Em épocas comemorativas na China, quando boa parte das pessoas troca presentes, mais de 1600 árvores são derrubadas para suprir a demanda de papel de embrulho. O transporte consome mais de 170 mil litros de gasolina.

A agência global ‘Saatchi & Saatchi’ criou uma campanha para divulgar esses números, realizada durante o ano novo Chinês. Eles construíram uma máquina que transformava jornal velho, em papel de embrulho. A transformação era gratuita, e ajudou as pessoas a reciclarem instantaneamente o papel de jornal, o que evita a compra de embrulho para presente.

A reforma do jornal era feita basicamente com uma nova camada de tinta, e uma plastificação do papel. O processo era mecânico, mas dependia de trabalho manual para economizar eletricidade.

A ação foi gravada num vídeo divulgado recentemente. Assista abaixo:

22.04.14

Tamuateaki – Pelos direitos indígenas

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Meio Ambiente, Noticias, tendencias 20:29:59.

imagem1.jpg

O Brasil conta hoje com mais de 300 povos indígenas. Não só eles vivem em regiões preservadas, como são guardiões de grandes áreas verdes no país. Mas os direitos indígenas não estão sendo respeitados.

O Coletivo Gota D’Água lançou a campanha Tamuaté-Aki, com o objetivo de expor claramente quais são as dificuldades enfrentadas hoje pelos índios. Querem mudar a constituição, transferindo para o Congresso Nacional a última palavra sobre a demarcação das terras indígenas.

A liberação dessas áreas será usada para plantação de monocultura, hidrelétricas, gado, e outras atividades que comprometem seriamente as áreas verdes, e a vida das populações indígenas locais.

A campanha reúne figuras conhecidas das telas brasileiras. Maria Paula, Dira Paes, Wagner Moura, Marcos Palmeira, Toni Garrido, e mais artistas estão engajados na campanha “Tamuaté-Aki”, e participaram de um vídeo promocional. Assista abaixo:

22.04.14

Gatos recebem tratamento VIP em hotel de luxo

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Entretenimento, Meio Ambiente 19:39:56.

meadow.jpg

Quem não gosta de um hotel com camas confortáveis, música ambiente, menu gourmet, e massagem relaxante?

Na Inglaterra, um hotel para gatos passou a oferecer tratamento de gente grande para os felinos. Nos 18 quartos, há piso aquecido e ventilação de ar individual. Para comer, nada de ração: Há um menu que disponibiliza camarões graúdos, salmão escocês, e até peito de frango com manteiga orgânica.

O gato ainda recebe tratamento vip que vai além do estômago, como uma massagem relaxante com infusão de lavanda. Os donos podem assistir tudo por webcam, em tempo real. A diária, por incrível que pareça, não assusta tanto: 11 libras, ou cerca de 40 reais. Os serviços Vips, porém, devem ser pagos à parte.

22.04.14

Com ritmo de caça, rinocerontes não durarão até 2020

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Meio Ambiente, Noticias 19:34:42.

USARrinoceronte-india-matança.jpg

Na África do Sul, um encontro de especialistas sugeriu números alarmantes sobre os rinocerontes. De acordo com eles, caso o número de mortes decorrente de caça ilegal continue nesse ritmo, os rinocerontes estarão extintos até 2020.

Mesmo que a caça esteja pior nos últimos anos, a prática vem de longe. No começo do século, a estimativa é que existiam mais de quinhentos mil rinocerontes na natureza. Hoje, esse número não chega a trinta mil. As espécies brancas e negras africanas são as mais afetadas pela caça.

Outro dado: Em seis anos, houve um aumento de 7000% no número de mortes. O registro de 2007 foi de 13 animais abatidos. Em 2013, foram mais de 1000.

Os caçadores buscam principalmente o chifre do animal. Em muitos países da Ásia, há a crença de que o chifre tenha propriedades medicinais e afrodisíacas. Hoje, está se tornando artigo de luxo, ainda por cima, já que o quilo do chifre é avaliado em US$95 mil.

16.04.14

Eco Maps

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Entretenimento, Meio Ambiente 18:28:12.

muda.jpg

Você daria preferência a produtos orgânicos? Provavelmente sim. Mas, se perguntássemos onde você os encontraria, a resposta pode ser outra.

Para acabar com a dúvida, o Movimento Urbano de Agroecologia, o MUDA, lançou recentemente um site que mapeia um série de opções orgânicas pela região metropolitana de São Paulo.

São quatro categorias: Produtos Orgânicos ou Agroecológicos, Hortas Coletivas, Restaurantes com Comida Orgânica, e Organizações Envolvidas em Agroecologia. Ou seja, o pacote completo.

O site ainda tem dicas de ao estilo “Faça Você Mesmo”, com instruções de como fazer sua própria horta, e outras informações sobre como se engajar na causa orgânica.

Acesse o site clicando aqui.

15.04.14

Acompanhe os níveis dos manaciais em São Paulo

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Meio Ambiente, Noticias 21:19:50.

imagem.jpg

Os níveis dos mananciais de São Paulo indicam a quantidade de água nas represas. Esses números estão disponíveis no site da SABESP, com informações diárias.

A partir desses dados, existe agora uma página interativa com os níveis das maiores represas do estado. O Sistema Cantareira, por exemplo, é o mais crítico com 12%. O Alto do Tietê está com 36%, e o Sistema Guarapiranga marca 78%.

Assim ficou mais prático saber sobre o abastecimento de água, e a situação atualizada das represas. É importante não desperdiçar água nesse momento. Acesse clicando aqui.

14.04.14

Astros de Hollywood reunidos em doc sobre mudanças climáticas

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Entretenimento, Meio Ambiente 20:06:11.

20140410HOYears2-1.jpg

Arnold Schwarzenegger, Harrison Ford, Jessica Alba, e outras celebridades globais estão juntas para resolverem um desafio. E não estamos falando de nenhum filme de ficção, e sim da realidade que o planeta enfrenta por conta das mudanças climáticas.

No último domingo, dia 13, o canal norte-americano Showtime estreou um documentário dividido em nove episódios, que busca explicar os efeitos das mudanças climáticas no nosso modo de vida.

O tema e a iniciativa não são novidades, mas o canal apresentou uma forma inovadora de falar sobre o assunto. Para isso, convidaram, a cada episódio, uma ou duas celebridades que se tornam investigadoras, e vão a campo contar a história de pessoas afetadas pelas questões climáticas. A produção é assinada por James Cameron, ativista e diretor de Titanic, Jerry Weintraub e Arnold Schwarzenegger.

De acordo com o ator e político, o diferencial da série é fazer as pessoas entenderem que os problemas ambientais não são exclusividades de geleiras ou ursos polares, e sim de toda a vida humana.

Por enquanto, não há previsão de estreia no Brasil, mas é possível assistir os episódios conforme vão indo ao ar pelo canal oficial no Youtube.

[+] Assista ao trailer:

11.04.14

Workout-through

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Entretenimento, Meio Ambiente 21:39:15.

imagem.png

A gente sempre ouve que tem que suar muito para conquistar as coisas. No Chile, uma marca de produtos light, chamada Colun, resolveu vender produtos mas não pelo dinheiro, e sim por calorias.

A campanha tinha como objetivo incentivar a qualidade de vida entre as pessoas. Eles montaram uma tenda, próxima a um parque, e quem passava por ali podia encontrar uma pequena loja com roupas, e acessórios voltados à prática de exercícios. A surpresa vinha na hora de pagar: Nada de por a mão no bolso, e sim uma esteira que calculava quantas calorias a pessoa precisava perder para ganhar o produto.

Toda a ação foi registrada num vídeo:

10.04.14

Trajetória dos direitos indígenas é lembrada em exposição

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Sem categoria 20:21:20.

vigilia_indigena_0.jpg

A luta dos povos indígenas por direitos civis está sendo retratada no Parque Ibirapuera, numa exposição em cartaz na área de eventos do parque, chamada Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 – Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos.

A mostra conta com mais de quarenta imagens de cerca de trinta fotógrafos, organizadas em ordem cronológica, e que lembram os 25 anos da participação indígena na Constituição.

A história começou há trinta anos com o apoio da Noruega aos povos indígenas mundiais. O país criou uma linha de apoio internacional, e o Brasil, em 1983, foi o primeiro a receber os recursos.

 

[+] Mais imagens:

claudia_andujar.jpg panara.jpg

 

Serviço Exposição Povos Indígenas no Brasil

Data: 1º a 22 de abril de 2014

Horário: Das 5h às 24h, de segunda a domingo

Local: Arena de Eventos, Parque do Ibirapuera

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, São Paulo – SP

Entrada franca

19.03.14

Análise da água em 7 Estados aponta 40% com qualidade ruim ou péssima

por
Giovanni Tonussi
, Seção: Meio Ambiente, Noticias 20:01:54.

imagem.png

Um levantamento com a medição da qualidade da água em 96 rios, córregos e lagos de 7 Estados brasileiros, o mais amplo até hoje coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica, revela que 40% apresentam qualidade ruim ou péssima.

As categorias eram ótima, boa, regular, ruim e péssima, sendo que as duas últimas chegaram a essa soma com 35% ruim, e 5% péssima. Indo mais pra frente, os dados também não são animadores: 49% estão em estado regular, e absolutamente nenhum rio, córrego ou lago atingiu a categoria de qualidade da água ótima.

Os dados foram divulgados nesta semana, em que se celebra o Dia Mundial da Água no próximo sábado, dia 22. A pesquisa foi feita com informações coletadas entre março de 2013 e fevereiro de 2014.

O relatório completo está no site da SOS Mata Atlântica.


Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo