ir para o conteúdo
 • 

Edmundo Leite

29.março.2007 07:34:53

A fantástica fábrica de biscoitos de polvilho

Quinta-feira, 29 de Março de 2007, 07:34 | Online

A fantástica fábrica de biscoitos de polvilho

Produção semi-artesanal do biscoito resiste há 40 anos no centro de Osasco

Edmundo Leite

bisc40

Foto: Renato Luiz Ferreira/AE

A fumaça que começa a sair da velha chaminé nas primeiras horas da manhã espalha um cheiro de nostalgia num pedaço da Rua Pedro Fioretti. Sob o olhar da pequena estátua de um índio que vigia o local, um senhor franzino retira a tampa de madeira do antigo forno. Com uma rápida olhadela constata o que já sabe: a primeira fornada de biscoitos de polvilho do dia está no ponto. Ele então começa a retirar as bandejas que escorregam para fora do forno por uma longa e fina haste de madeira. Um ajudante despeja o conteúdo das bandejas em grandes barris de plástico para depois embalar tudo em saquinhos transparentes.

Repetindo esse processo ao longo do dia, de segunda a sexta-feira, a fábrica semi-artesanal de Henrique Martins Delgado, 70 anos, resiste no centro de Osasco, em meio à forte expansão do comércio na outrora cidade industrial da Grande São Paulo. Com um visual rústico que lembra antigas instalações do interior do País, a pequena fábrica de biscoitos destoa da modernidade dos grandes shoppings centers e hipermercados cada vez mais presentes na região.

Instalada desde 1966 no local onde funcionava uma padaria, a Indústria e Comércio de Biscoitos Cemar produz 100 quilos de biscoito de polvilho por dia. A produção é vendida quase toda ali mesmo, na porta da fábrica. “Antes vendia muito mais”, conta seu Henrique em meio a uma pausa no trabalho com o forno. “Vendia muito para feirante, mas os bolacheiros estão desaparecendo das feiras”, lamenta.

Concorrência dos hipermercados

A proliferação dos hipermercados e sua variedade de produtos também contribuíram para a queda das vendas. “Quando inaugurou o Wal-Mart, no mesmo dia minhas vendas caíram mais da metade”, conta seu Henrique, que também viu o seu território ser invadido por produtos fabricados em escala industrial vendidos mais baratos que o R$ 1,00 que cobra por 100 gramas de biscoito.

Apesar da concorrência desses produtos, seu Henrique consegue manter a sua modesta produção e conta com três funcionários para ajudá-lo. O turno de trabalho tem início com os primeiros raios de sol, às 6h30 da manhã, quando a lenha começa a ser queimada para alimentar o forno herdado da antiga padaria.

Construído na década de 50, o forno do tipo vulcão funciona com um sistema de canos por onde passa o vapor que vai fornecer o calor necessário para assar os biscoitos. “Não existem mais desse tipo”, explica seu Henrique, contando que ele está igual a quando chegou no local, há 40 anos. “A padaria era de um armênio que vendia pães para toda a região. Quando ele morreu, os filhos não quiseram mais tocar o negócio. Fiquei sabendo do forno e decidi alugar”, diz o biscoiteiro, que aprendeu o ofício em padarias de São Paulo onde trabalhou desde os 15 anos de idade.

Desde então, pouca coisa mudou na fabricação dos biscoitos. Além do forno, que ocupa toda uma parede do local, os equipamentos da fábrica se resumem a uma batedeira industrial e a uma pingadeira.

Ponto certo

Quem prepara a massa é Paulo Cezar de Jesus Silva, baiano de 36 anos, metade deles trabalhando na fábrica de biscoitos de seu Henrique. Cantando músicas sertanejas que estão tocando num radinho, Paulo mistura os 50 kg de polvilho azedo com o óleo de soja, os ovos, sal ou açúcar, e a água que vão se transformar no popular biscoito. Após atingir o ponto certo, a mistura é colocada na pingadeira, que pressiona a massa em furinhos que modelam as rosquinhas nas formas. Agora fazendo piadas e zombando dos outros dois funcionários, seus primos Jaílson e Jiovanio, e até do patrão, Paulo vai enchendo as formas num ritmo frenético.

Cada fornada receberá 34 bandejas. Serão pelo menos 12 fornadas até tudo ficar pronto. Sem um mestre forneiro desde que um sócio saiu da empresa há cerca de quatro anos, seu Henrique teve que reassumir a lida à frente do forno. “Tem que saber o ponto de tirar”, diz enquanto retira as bandejas e verifica se algumas amostras estão na consistência certa. “Para formar um mestre é preciso muito tempo de prática. Por isso eu mesmo vou tocando o forno. Enquanto eu agüentar, eu continuo”, encerra seu Henrique. É hora de começar a próxima fornada.

(Originalmente publicado no Estadao.com.br em 29/03/2007)

comentários (52) | comente

  • A + A -
52 Comentários Comente também
  • 27/02/2010 - 21:57
    Enviado por: marcia

    Nossa.. onde esta localizada a fabrica agora??
    isto faz parte da minha infancia e juventude, não podemos ficar sem os biscoitos de polvilho , no aguardo da resposta grata.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2010 - 10:26
      Enviado por: patricia

      ola eu tbm gostaria de saber par aonde a fabrica mudou eu tenho 21 anos e á uns 2 anos nao sei o que é biscoito de olvilho como aquele … adoraria saber onde esta agora a fabrica

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2010 - 17:59
      Enviado por: Edmundo Leite

      Soube que a fábrica de biscoitos se mudou para uma travessa da rua Pedro Fioretti, perto do antigo local onde funcionava.

      Vou procurar me informar sobre o endereço correto. Mas se descobrirem antes por favor divulguem aqui.

      Abraços

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/05/2011 - 19:30
      Enviado por: silvanacuco

      a fabrica esta na rua presidente castelo branco como vc estivesse indo em sentido a rua antonio agu é depois que passa o liberatti …..

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/08/2010 - 11:39
    Enviado por: Vanessa Alcântara

    Gostaria de saber qual o novo endereço de vcs….
    Pois vcs são os melhores BISCOITOS DE POVILHOS q ja comi.

    Grata

    Vanessa Alcântara

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2011 - 23:57
    Enviado por: helena

    gostaria de saber se vcs faz entrega no estado do rio cidade carmo e se tem quantidade para fazer entregas e valor de unidade , é que tenhoi uma pequena distribuidora desde já te agradeço!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/09/2012 - 16:05
      Enviado por: Gladson

      Olha eu trabalho com esses biscoitos aqui na Bahia, exportei muito para SP e o preço é otimo saia.. 1,30 pacote de 200gramas e 0,90 pacote de 100gramas sem o frete, porem tenho varios tipos de biscoitos de polvilho tem ele mais industrial que é o mesmo dessa fabrica na foto tem ele mais caseiro você sabe que aqui é a terra desse biscoito, qualquer enteresse ( monyebiro at hotmail.com) se enteressar entre em contato (77) 9816-3122

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/03/2013 - 19:31
      Enviado por: marcia

      Ola! Trabalho com um biscoito de polvilho, qualquer coisa meu email. marcinha_sal13@hotmail.com

      responder este comentário denunciar abuso
    • 17/10/2013 - 21:43
      Enviado por: marcia

      Oi Helena, eu vendo um biscoito de polvilho maravilhoso. Ele e fabricado em Belo Horizonte. Interessada so deixar recado no meu email. marcinha_sal13@hotmail.com

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/02/2011 - 12:31
    Enviado por: sandra

    Ola, gostaria de saber onde está localizada a fabrica de biscoito em Osasco,pois ha muitos anos atras, eu ía buscar la na rua Pedro fiorete, mas hoje não mais encontrei!!!
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/05/2011 - 17:58
    Enviado por: Marcelino

    Infelizmente a fábrica já não mais existe! Hoje o lugar abriga um estacionamento! Em dezembro de 1996 minha mulher foi internada para dar à luz ao nosso filho na maternidade defronte e conta até hoje que uma das coisas que mais sente saudades é do cheiro do biscoito sendo preparado que exalava dos fornos. É claro que ela enquanto esteve lá comeu muitos, bem quentinhos. É uma pena que tenha sido demolida!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/05/2011 - 21:30
    Enviado por: Priscilla Saraiva

    A Fabrica está na Rua Castelo Branco, ( rua do Liberatti) proximo a Antonio Agu

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/05/2011 - 09:57
    Enviado por: José Geraldo raio

    Moro em Osasco 37 anos, para mim aquela fabrica de biscoito ja era patrimônio cultural da cidade, adorava aqueles biscoitos eram muito gostosos e fonte de renda pra muita gente me lembro de um rapaz de cor branca que acabou ficando avermelhada por conta do sol, ele desde de a sua juventude era conhecido em Osasco por ser vendedor deste biscoito. Para minha surpresa fui um dia comprar os biscoitos e a fabrica não existia mais, no seu local se não me engano hoje é um estacionamento. Pena que não poderemos mais saborear aqueles deliciosos biscoitos de polvilho, até hoje não encontrei nenhum que pelo menos aproxima o sabor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/05/2011 - 19:52
    Enviado por: luiz carlos

    gostaria de trabalhar com bicoitos no interior de sp , preciso de um om preço e qualidade, como são feitas as negoçiaçoes

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/07/2011 - 14:32
    Enviado por: Antonio Moretti

    Gostaria de saber o endereso correto e o telefone para contato OK

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/07/2011 - 12:41
    Enviado por: Meire

    Por gentileza moro em São Carlos, gostaria de saber um endereço de e-mail para eu enviar um currículo para biscoito são carlos me ajude por favor obrigado e boa tarde.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/09/2011 - 10:15
    Enviado por: Elaine

    Moro em magé, na baixada e gostaria de saber onde tem uma destribuidora proximo a mim….
    Gostaria de revender o produto…
    Desde já muito obrigada.
    Um abraço e fica com DEus.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/10/2011 - 17:14
      Enviado por: isair nunes

      Eu tenho uma distribuidora de produtos posso te atender é só passar o endereço.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 02/09/2012 - 16:01
      Enviado por: Gladson

      Olha eu trabalho com esses biscoitos aqui na Bahia, exportei muito para SP e o preço é otimo saia.. 1,30 pacote de 200gramas e 0,90 pacote de 100gramas sem o frete, porem tenho varios tipos de biscoitos de polvilho tem ele mais industrial que é o mesmo dessa fabrica na foto tem ele mais caseiro você sabe que aqui é a terra desse biscoito, qualquer enteresse ( monyebiro at hotmail.com) obrigado

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/06/2013 - 13:18
      Enviado por: marcos

      boa tarde vc é revendedora de biscoitos ? poque vou monta uma fabrica de biscoitos amanteigados de petropolis vou precisa de vendedor ou a pessoa pode compra pra revende por isso já estou fazendo alguns contato obrigado obs. se alguem se interessa entre em contato comigo

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/11/2011 - 12:00
    Enviado por: GERALDO

    Ola fabrico maquina de pingar biscoito estou em belo horizonte fone 031 2535-5739

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/08/2012 - 10:49
      Enviado por: Valdivino Ferreira Ribeiro

      Quero montar uma fábrica de biscoito de porvilho, e gostaria de obter catálgo e preços das pingadeira e forma de pagamento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/11/2011 - 18:44
    Enviado por: Nilta Maria Fontinele Lisboa

    Quero o endereço da fabrica de biscoito quero compra o mesmo, obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2012 - 15:04
    Enviado por: Arnaldo Viviani

    Gostaria de saber o novo endereço da Fantástica fabrica de Biscoitos, ainda bem que não sou o único louco várias pessoas, tenho perguntado mas as referências não coincidem.

    Sds.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/02/2012 - 16:15
    Enviado por: Osasco, a capital do cachorro-quente - Edmundo Leite - Estadao.com.br

    [...] Gostaria de saber o novo endereço da Fantástica fabrica de Biscoitos, ainda bem que não sou o ún… [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/05/2012 - 18:35
    Enviado por: Marcelo

    Gostaria de ser distribuidor na região de Montes Claros – MG como faço, favor me ligar, so compro a vista, aguardo retorno (38) 99523754, abraço, Marcelo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/06/2012 - 21:46
    Enviado por: Wanderley

    Boa Noite.
    Sou Distribuidor de biscoitos,e queria Saber quis produtos que voce trabalha ,e queria saber tambem os preços.
    Espero Retorno Obrigado.
    Wanderley

    responder este comentário denunciar abuso

    • 25/09/2012 - 08:27
      Enviado por: Biscoito Temperadinho

      Bom Dia !

      Somos uma fábrica de biscoito de polvilho localizada em Ribeirão Preto/SP, estamos procurando distribuidores e parcerias para revenderem o nosso biscoito. Produto de excelente qualidade e sabor. Interessados, entrar em contato pelo e-mail biscoitotemperadinho@hotmail.com

      responder este comentário denunciar abuso
  • 13/06/2012 - 11:53
    Enviado por: Madalena

    Gostaria de revender seus produtos em minha loja em Contagem-MG. Como é que faço para entrarmos em contato?
    Aguardo retorno,
    Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/09/2012 - 15:58
      Enviado por: Gladson

      Olha eu trabalho com esses biscoitos aqui na Bahia, exportei muito para SP e o preço é otimo saia.. 1,30 pacote de 200gramas e 0,90 pacote de 100gramas sem o frete, porem tenho varios tipos de biscoitos de polvilho tem ele mais industrial que é o mesmo dessa fabrica na foto tem ele mais caseiro você sabe que aqui é a terra desse biscoito, qualquer enteresse ( monyebiro at hotmail.com)

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/03/2013 - 19:35
      Enviado por: marcia

      Entre em contato comigo. Trabalho com um excelente biscoito de polvilho. email: marcinha_sal13@hotmail.com

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/07/2012 - 17:20
    Enviado por: ANGÉLICA REAL

    Olá, trabalho na fabricação e exportação de polvilho doce e azedo. Gostaria de saber se à interesse na compra, ou se conhece algum interessado? Favor entrar em contato.

    Atenciosamente; Angélica Real

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/09/2012 - 15:45
      Enviado por: Gladson

      Qual o valor que você revende o saco de polcilho de 50 kg tenho uma fabrica meu email é monyebiro@hotmail.com

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/09/2013 - 18:39
      Enviado por: jorge amaro

      Boa noite, sou jorge amaro sou represantante de vendas gostaria de fazer parte de seutime como representante que sou meu TEL 02292249072

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/04/2014 - 14:44
      Enviado por: carlos alberto barbosa

      ola,boa tarde gostaria de saber se vc precisa de um vendedor para o seu produto,moro em minas gerais ,vale do aço e possuo carro e tempo desponivel,tenho 49 anos me aposentei estou precisando de trabalhar .entre em contato se tiver interesse. obrigado aguardo sua resposta.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/07/2012 - 15:11
    Enviado por: Claudia Amaral

    Olá,

    Boa tarde,

    Sou representante comercial em campinas e gostaria de representar seus biscoitos aqui pois, hoje atendo a Supermercados, mercados, hortifrutis e padarias. Caso não queira, posso comprar e revender, favor entrar em contato por e-mail, obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/09/2012 - 15:55
      Enviado por: Gladson

      Olha eu trabalho com esses biscoitos aqui na Bahia, exportei muito para SP e o preço é otimo saia.. 1,30 pacote de 200gramas e 0,90 pacote de 100gramas sem o frete, porem tenho varios tipos de biscoitos de polvilho tem ele mais industrial que é o mesmo dessa fabrica na foto tem ele mais caseiro você sabe que aqui é a terra desse biscoito, qualquer enteresse ( monyebiro at hotmail.com)

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/06/2013 - 14:00
      Enviado por: marcos

      olá vou monta uma fabrica de biscoitos amanteigados caseiro biscoitos casadinho com goiabada, palmier,. biscoitos folhados feito com massa folhada etc muito bom se quizer entre em contato comigo meu e-mail é viniboaz@gmail.com obrigado

      responder este comentário denunciar abuso
  • 21/11/2012 - 17:33
    Enviado por: alessandra

    ola, gostaria de saber se posso revender seus pouvilho ,gostariade saber preço para revender tudo certinhoe seus endereço ,meu email:alessandramonis@hotmail.com

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/07/2013 - 12:46
    Enviado por: Edy

    Gostaria de revender os biscoitos de seu Henrique.
    Alguem poderia me informar o endereco atualizado ou e-mail para que eu possa entrar em contato?
    Obrigada desde já.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/09/2013 - 13:41
    Enviado por: Vilma Paredes

    Gostaria que o fabricante do anuncio abaixo, entrasse em contato comigo. Revendo biscoitos e bolachas, aqui em Mogi das Cruzes. Grata
    01/06/2013 – 13:18
    Enviado por: marcos
    boa tarde vc é revendedora de biscoitos ? poque vou monta uma fabrica de biscoitos amanteigados de petropolis vou precisa de vendedor ou a pessoa pode compra pra revende por isso já estou fazendo alguns contato obrigado obs. se alguem se interessa entre em contato comigo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/09/2013 - 09:09
    Enviado por: Sarah

    Bom dia!!!!

    Alguém pode me passar o endereço certinho?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/09/2013 - 09:40
    Enviado por: argemiro batista de almeida

    queria ser represetante de voçes em brasilia como que fasso pra ser

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/09/2013 - 11:16
    Enviado por: roberio

    olá estou interessado em seu produto quero compra em quantidade quero ver preço com vcs,gostei muito do seu produto.meu numero 7591635132 feira de santana ba.e vcs tem outros produtos.obrigado pela atenção de vcs boa tarde….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/11/2013 - 13:30
    Enviado por: VitoriaES

    Somos uma fabrica com solidez de producao com qualidade de preco e de produto. ao distribuidor passamos a 1,00 70gr em volume acima de 3.500 sacos. contato 27 99991-6550 direto com o diretor

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/12/2013 - 11:16
    Enviado por: geraldo f

    gostaria de ter orientações de como começar um pequena fabrica de biscoitos, em quanto custaria os primeiros maquinários para a produção?. e aonde compralos?. m.obrigado…sou de minas gerais

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2014 - 21:30
    Enviado por: ivani

    Somos proprietarios de uma fabrica de biscoitos de polvilho em Marilia, se alguem tiver interesse:
    Biscoitos Rodrigo
    telefones: 14 – 33013557 ou 14-33013560.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Seções

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo