ir para o conteúdo
 • 

Dener Giovanini

26.junho.2013 15:31:27

Em 26/06/2013 o CONAMA e a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, tornam-se oficialmente, os maiores inimigos da fauna silvestre brasileira.

Na data de hoje, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe a publicação da Resolução nº 457 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), presidido pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Essa Resolução representa um dos maiores retrocessos da história ambiental brasileira.

A partir de hoje fica autorizado, oficialmente, o tráfico de animais silvestres em território brasileiro.

A partir de hoje fica autorizado, oficialmente, cada cidadão brasileiro ter legalmente a posse e a propriedade de até 10 (DEZ) animais de origem ilegal.

Sem mais nada a dizer…

Para acessar a Resolução 457 do CONAMA CLIQUE AQUI.

 

UMA FACE PARA NÃO SER ESQUECIDA, MINISTRA DO MEIO AMBIENTE IZABELLA TEIXEIRA / Foto: Marcelo CamargoABr

Tags:

Comentários (153)| Comente!

  • A + A -
153 Comentários Comente também
  • 26/06/2013 - 16:36
    Enviado por: Daniel Petrillo

    Pelo que entendi, o TGAS e TDAS só serão concebidos quando houver justificada impossibilidade das destinações previstas no §1o do art. 25, da Lei no9.605, de 12 de fevereiro de 1998, ou seja que os animais serão libertados em seu habitat ou entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, desde que fiquem sob a responsabilidade de técnicos habilitados.
    Outro dia apreenderam um papagaio que já estava com uma senhora há uns 15 anos. Esta ave não tinha como voltar ao seu habitat. Nem ao zoológico e nem em entidades que, o senhor deve saber, vive com recursos mínimos. Então, não seria melhor mesmo ele continuar com a senhora, onde era bem tratado?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/06/2013 - 18:13
      Enviado por: Cristiano Neves

      Concordo plenamente com o amigo! Só gostaria de saber se a multa será aplicada a quem tiver tal posse, pq aí sim, não havendo a multa, seria um imenso retrocesso. Além do mais sabemos a situação dos CETAS, que vivem na precariedade absoluta, o qual deveria ser multado continuamente pelo IBAMA.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 26/06/2013 - 18:18
      Enviado por: Fernando

      Só se for junto com ela na cadeia…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 26/06/2013 - 18:39
      Enviado por: Renato

      Exatamente, o site fez um exagero na redação.

      Mas a resolução abre um espaço pro tráfico sim (por baixo dos panos) pois ninguém dirá que o animal que quer registrar veio da compra ilegal.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 26/06/2013 - 19:42
      Enviado por: Daniela

      Ao “legalizar” um animal de origem ilícita seria estimular o tráfico. Seria uma forma de “premiar” quem cometeu um crime ambiental. Numa visão objetiva: se fosse um carro roubado, ao invés de um animal, o DETRAN teria a opção de deixar o produto do roubo em posse do meliante, alegando que seus depósitos estão lotados!!!

      ABSURDO, RETROCESSO. “ISSO È UMA VERGONHA”

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 00:35
      Enviado por: ana

      Sera que dona precisa de 15 papagaios?!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 06:26
      Enviado por: Eber Fernando Silva

      Lembrando que neste espaço não é apresentada a opinião de qualquer redator do Estadão (esse é apenas um BLOG, com opiniões pessoais de seu possuidor.
      Uma resolução é aplicada por técnicos que tem a exata noção jurídica de seus termos. Para o público pode parecer que as afirmativas do Blog são exatas. MAS NÃO SÃO!!! Essa resolução só é aplicável a animais constantes da “LISTA PET”, que nem mesmo foi editada ainda… E existe quem diga que nesta lista só existem alguns pássaros. Ou seja, não existe NENHUM primata, NENHUM felino, NENHUM réptil e NENHUM canídeo. A norma não se aplica a QUASE NENHUM ANIMAL !!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 08:56
      Enviado por: Maria Santos

      A LEGALIZAÇÃO DO TRÁFICO DE ESPÉCIES SILVESTRES

      Dia de luto para a defesa animal. Lamento sinceramente o silêncio de entidades defensoras dos direitos dos animais. Diga-se que ao menos, estavam lutando contra a lista pet. Uma lista que autorizaria o comércio legal de espécies silvestres. Luta insana diante da clara Resolução Conama 394/2007. Marina Silva ministra de Meio Ambiente então. Naquela resolução já havia disciplina da tal lista. Dava 6 meses para sua instituição. Com a grita..o prazo foi se dilatado. Agora a porrada da Resolução Conama 457/2013, publicada hoje. As autoridades permanecem crápulas. A pretexto de não haver locais para onde se possa direcionar os animais frutos de apreensões, artigo 25 da lei 9605/98, se criam dois documentos de legalidade da propriedade dos animais. Sob o manto também, de legalizar aqueles animais que estão em posse de senhoras, idosos, por muito tempo, em inviabilidade de reinserção ao habitat natural.
      A PALAVRA É HIPOCRISIA. SOB O MANTO DE REGULAMENTAR SITUAÇÕES DE PROPRIEDADE ILEGAL DE ANIMAIS SILVESTRES. SOB PRETEXTOS DE BONDADE E BOA FÉ, o IBAMA agora cria um banco de dados informatizado, onde os animais em cativeiro serão inscritos. Se legitima a propriedade de silvestres. Abre-se o espaço para o tráfico. Para a depredação do meio ambiente. Basta um mero enquadramento em situação bastante elástica, que o animal é albergado e legitimado legalmente em posse de alguém. Criado o mercado de silvestres. De nada adianta agora uma lista de autorização. É o estupro da fauna. Muitos dirão que há exceção..espécies que estão em extinção não serão atingidos..ledo engano. Como advogado eu digo, legalizo tudo agora. Mais. quem mesmo é que aponta pelas espécies em extinção??? Há…o IBAMA. Entendi….Monstros. A partir de hoje, o policial ou autoridade que efetivar uma ação contra o tráfico, será ainda mais desmoralizado. É o Estado lutando contra a fauna e esta prejudicada por quem deveria preservá-la. Um acinte. lamento imensamente, mas esta é minha visão. e não me venham com não..tem proteção aqui no rabinho do texto….vale a máxima: onde passa o vagão..passa o trem todo….LACAIOS DA FAUNA. ESTE NÃO É MEU PAÍS!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 09:06
      Enviado por: joão batista costa ritter

      Acho muito justo seu pensamento.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 12:25
      Enviado por: Mario Alecrim

      Vaca é animal silvestre?…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 12:47
      Enviado por: osny jose rodrigues da silva

      Acho que é um instrumento que não legaliza, mas que ampara os animais que já foram alvos de apreensões e que existe inquérito a respeito. Existem muitos animais que já não conseguem mais sobreviver nas matas, então é de bom senso deixá-los com técnicos ou pessoas que tenham amor ou cuidado semelhante. Entendi que não legaliza o tráfico de animais silvestres, apenas ampara-os e legaliza-os para quem quer cuidar.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 17:21
      Enviado por: Elaine

      Totalmente absurdo, bichá é um caos.o silvestre tem que viver em seu habitat, essa lei só vai agravar a situação que j

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 19:13
      Enviado por: Karina

      Nossa, mto verdade…eles cobram uma fortuna pra registrar o animal e não tem recursos pra readapta-los…eh mto sofrimento pra um bichinho q ja esta acostumado com a familia e a ser mimado sofrer com uma readaptação (que duvido q preste) e que pode simplesmente não resistir!! Eles precisam impedir que tragam de fora e não que retirem os q estão bem nas casas de familias….

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 22:43
      Enviado por: Simone Cemin Tomaz

      Lugar de pássaro é em liberdade ! Animal nenhum merece ser capturado e jogado em uma jaula e nem em cativeiro…só o animal homem !!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 23:27
      Enviado por: Vinicius da Rosa

      !Seria muito fácil analisarmos as coisas assim, ele já viveu 15 anos com a Sra. pobrezinho do animalzinho, o papagaio, já está tão acostumado! Imaginem o seu filho sequestrado e depois de 15 anos você acha ele com a “mãe” que o comprou, mas ela trata ele tão bem, eles são uma “família”, devemos deixar o seu filho que foi sequestrado com essa “mãe”?! (é o que aconteceu com o papagaio, ele foi sequestrado cruelmente do seu ninho)!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/06/2013 - 06:54
      Enviado por: Christiane perazzo

      Olhando pro esse ângulo, acho louvável. Minha vizinha tinha 2 araras há trinta anos, muito bem tratadas. Eram muito bem tratadas!!!. Sofreu uma denúncia de uma vizinha, dizendo que as araras faziam muito barulho pela manhã. Pois bem, o IBAMA veio pegá-las e não sabemos o fim dessas araras….
      Da dona das araras sim…entrou em profunda depressão, além do câncer que que lhe abatia…

      Essa liberaram para o tráfico de animais silvestres na mão de pessoas inescrupulosas….ai nossa fauna e flora…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/06/2013 - 10:23
      Enviado por: Maira C

      Como disse outro comentario: É o estupro da fauna! Quem seriam estes “infratores”? Desde a senhora que cuida de um papagaio até o malandro que prende passarinhos em gaiola para vender! Onde fica a grande diferença de quem tem um animal por anos e anos e aquele que prende, em condiçoes na maioria das vezes perversas, animais para tráfico. Isso irá criar brechas é claro, para quem tem má intenção, de facilmente burlar a lei, como todas as leis neste país, principalmente as que protegem o meio-ambiente.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/06/2013 - 12:49
      Enviado por: Raphael

      Concordo plenamento meu caro Daniel Petrillo,é que infelizmente esse “povinho” não tem cultura nenhuma,e não entendem nada de biologia,só os inteligentes mesmo gostam dessa incrível matéria que fala sobre a VIDA no planeta,sendo ela : Ambiental,Marítima,Botânica ou nuclear,enfim… O que acontece,é que esse povo não sabe que um animal em no seu habitat natural vive bem menos ANOS de vida que em “cativeiro” só que esse “cativeiro” depende da forma que o inteligente interpreta né rs,concorda ?
      Por isso concordo com vc,o papaguaio deve sim continuar com a senhora,mesmo que estivesse a apenas uma semana ou um mês com ela É DELA,ela comprou é DECISÃO dela ficar ou não com o animal,só ela sabe o que é melhor pra ele,e a vida que ela proporcionará a ele.Eu sou um cara da oposição sabe… eu sou do tipo O CERTO É O CERTO, e não fico do lado do errado pra agradar ninguém,e penso assim essa “Lei” tem é que tomar vergonha na cara, querer prender e apreender são os bandidos que estão por aí,o tráfico de drogas e armas,e outras coisas mais que não quero nem citar.Mas a própria lei está CORRUPTA aí complica né meu amigo ?

      Mas há uma FORÇA MAIOR E SUPREMA MUITO MAIS ALÉM DA NOSSA COMPREENSÃO HUMANA lá em cima no alto dos CÉUS,que olha e zela por nós,e ele está vendo isso tudo,e uma hora ele vai dar um basta,a justiça de Deus nunca falha ;)

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/06/2013 - 17:57
      Enviado por: simone

      Isso é uma ameaça a fauna Nacional. Na falta de Zoos, os seres humanos se acham donos do ecossistema, fauna e flora? Não os animaizinhos precisam estar integrados a natureza, não em cativeiros e castrados de instintos. Não sou a favor nem em caso de sobrevivência.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 05/07/2013 - 15:05
      Enviado por: Angel Peon

      colega, esse papagaio não poderia ser aprendido, sendo ele considerado animal de estimação, mesmo que seja ele capturado na vida silvestre. O correto pra isso seria procurar um orgão do Ibama, no qual iria colocar uma anilha nesta ave, ai se tornando o propritario do mesmo como mantenedor dela.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/06/2013 - 16:41
    Enviado por: marli moraes

    Exonera essa mulher, cruzes!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 16:45
    Enviado por: Claudia

    Já não basta a falta de estrutura e funcionários para fiscalizar os zoológicos, refúgios, e criadouros autorizados…. agora quem fiscalizará os “guardiões temporários” ??? Quem???? E a fauna para mais uma vez!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 16:57
    Enviado por: Marco Freitas

    Lamentável,prefiro nem comentar este retrocesso!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 17:02
    Enviado por: Afranio Primo

    A resolução 457 do CONAMA é um verdadeiro retrocesso ambiental. Que ministra do meio ambiente é a Izabella Teixeira!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 17:03
    Enviado por: Seila

    Acabo de ler a RESOLUCAO
    e nada tem haver com o que o texto acima diz.

    “Dispõe sobre o depósito e a guarda provisórios de animais silvestres apreendidos
    ou resgatados pelos órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional do Meio
    Ambiente, como também oriundos de entrega espontânea, quando houver justificada
    impossibilidade das destinações previstas….

    O transporte do espécime em depósito ou em guarda
    dependerá de emissão de autorização de transporte, sem prejuízo das
    demais documentações exigidas pelos órgãos competentes.

    § 1o Excepcionalmente será permitido o transporte do espécime, sem autorização de transporte, para atendimento médico veterinário, em caso de urgência.

    § 2o Não será concedida autorização de transporte para o
    e x t e r i o r.

    § 3o Não será concedida autorização para trânsito.
    Art. 13. O TDAS e o TGAS deverão ser cancelados em caso
    de flagrante de posse ilegal de outro animal silvestre, sem prejuízo
    das demais sanções legais.”"

    OS JORNALISTAS DE HOJE TEM PREGUEÇA DE LER
    OU PROBLEMAS DE INTERPRETACAO
    ou AINDA sao COMPRADOS POR INTERESSES POLITICOS

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/06/2013 - 17:30
      Enviado por: Rafael Navarro

      FALOU A REPRESENTANTE DOS TRAFICANTES!

      Você é advogada ou gosta de dar peruada naquilo que não conhece? A Resolução foi muito bem construída tecnicamente, justamente para enganar os IMBECIS! A essência da Resolução que é podre. Quem você acha que irá fiscalizar esta fauna em posse da população? Este é sem dúvida o maior golpe que fauna silvestre recebeu. Pois agora acabou discussão da Lista PET, acabou criação comercial, conservacionista e científica. UM VIVA AOS TRAFICANTES!

      NÃO SEJA RIDÍCULA!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 26/06/2013 - 17:46
      Enviado por: Laís

      Não consegui ler o texto inteiro pois meu tempo na lan está acabando, mas eles essa resolução não se refere a algo que já existe, que é o Fiel Depositário?

      “Esta Resolução dispõe sobre o depósito e a guarda
      provisórios de animais silvestres apreendidos ou resgatados pelos
      órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente,
      como também oriundos de entrega espontânea, quando houver
      justificada impossibilidade das destinações previstas no §1o do art. 25,
      da Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, observado o disposto nos
      arts. 102, 105 e inciso I do art. 107 do Decreto Federal no 6.514, de
      22 de junho de 2008.”

      responder este comentário denunciar abuso
    • 26/06/2013 - 19:48
      Enviado por: Maria Lisboa

      Acho que vc eh quem nao entendeu…Nao havera como reaver esses animais…Pelo seu texto, vc eh do time dos petistas doentes! Acorda!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/06/2013 - 18:01
    Enviado por: Bruno Ville

    Eu sou defensor da criação legalizada de animais silvestres e também achei um completo absurdo essa Resolução.
    Ela se desvio completamente dos fins a que foi proposta.

    Agora qualquer pessoa pode comprar animais do tráfico, declará-los e obter o depósito. E o pior, as mesmas espécies constantes na lista pet do IBAMA. Ou seja, para quê comprar um papagaio por 1500 reais se você pode pagar 150 e legalizá-lo depois?

    Contornar a impossibilidade de soltura ou destinação dos animais é a coisa mais fácil do mundo. Informações da Polícia Ambiental (que é quem mais fiscaliza isso no Brasil), dão conta de que a maior parte dos animais silvestres encontrados na posse de pessoas ilegalmente apresentam sinais de foram amansados e já estão acostumados à rotina de seus possuidores, de forma que a soltura é quase sempre impossível (também por não se saber a origem do animal). Os CETAS, zoológicos e criadouros também não se interessam mais por essas espécies comumente criadas, de sorte que é quase certo que não haverá destinação possível.

    Saiu perdendo fauna silvestre, saíram perdendo os criadouros, saíram ganhando os traficantes.

    E há mais um detalhe muito importante que ninguém se atentou:

    A proposta inicial previa o pagamento de TCFA (taxa para custeio de fiscalização) pelo depositário, mas o texto final retirou essa necessidade.
    Agora serão milhares de animais depositados e um ônus enorme ao Poder Público, que tem obrigação de fiscalizar.

    Muito se critica os criadouros e a regularização por dizerem que o IBAMA não consegue fiscalizar. Mas o que ninguém diz é que os criadouros pagam TCFA, logo, o IBAMA não fiscaliza porque não sabe gerir seus recursos.

    Mas no caso desses depositários, que aparecerão em massa, não há de fato recursos para a fiscalização.

    Vai ser uma zona.

    E mais uma vez vão usar isso para dizer que silvestre não pode ser criado em cativeiro porque as pessoas são irresponsáveis. Irresponsável é o Estado!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/06/2013 - 18:58
      Enviado por: Rafael Navarro

      Bruno,

      Percebe-se logo que você é da área e não fica dando bolada fora!
      Concordo com você, pois na prática é exatamente assim que acontece.

      Gostaria de saber agora como as ONGs da Lista Pet 0 e do movimento “Silvestre não é PET” vão se posicionar. Gritaram, Falaram, Xingaram… aí veio o Governo Ditadura Vermelha e baixou a Resolução!
      Pois e agora? Foi tudo foi perda de tempo? Quero ver o que este povo tem a dizer!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 10:56
      Enviado por: José Albuquerque

      Qualquer incentivo à captura de animais silvestres para a venda a particulares é terrível, não só por conta da crueldade de prendê-los, mas porque a grande maioria dos capturados morrem antes de serem vendidos ou nas mãos dos novos donos.
      Prender animais silvestres, incluindo qualquer pássaro, pelo simples prazer de ter um em casa é pura má índole, falta de civilidade e falta de compaixão.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 17:10
      Enviado por: Celso

      O sr. Bruno está coberto de bom senso e tem toda a razão.

      Falta é lei ordinária a respeito e não o CONAMA e o IBAMA se fazendo de legisladores.

      Esta resolução amolece e afrouxa a fiscalização e a posse legal, além de nascer legislativamente equivocada. Assim sendo não pode ser adequada oi boa.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/06/2013 - 18:03
    Enviado por: Kelvin

    Cara de bruxa, olha o nivel de nossos politicos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 18:10
    Enviado por: Marise

    Como pode uma coisa dessas???
    O que podemos fazer para reverter isso???
    Mais uma grande estupideza do DESgoverno que toma conta desse país…
    Simplesmente lamentável!
    E olhem só para a cara dessa fulana… É ou não é o capeta se fazendo passar por ser humano?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/06/2013 - 22:20
      Enviado por: Ana Paula

      Vamos aproveitar os manifestos e tirar a Isabella Teixeira deste cargo que ela nunca deveria ter ocupado. É uma vergonha.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/06/2013 - 18:15
    Enviado por: Ana Paula

    ministra do meio ambiente?????????????????????? que piada!!!!!!!!!!!!!!!!!

    já não basta a impunidade que impera nesse país, todo mundo sabe que mesmo proibindo, o comércio ilegal rola solto, crueldade animal não tem limite e fica tudo por isso mesmo…
    agora, vem essa criatura e faz isso??

    esse país anda pra trás mesmo… que absurdo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 18:16
    Enviado por: ualisson eduardo

    AFFF prefiro ficar quieto aqui para não começar a xingar,o que não iria adiantar nada!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 18:19
    Enviado por: Rosana

    PROTESTO NELA!!!! a hora é agora. Vamos gritar para o mundo que temos incompetentes e insanos por todos os lados!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 18:22
    Enviado por: Simone

    Só de olhar pra cara da mulher da pra ver!! Parece um Chucky, afffff! Enquanto eles cagam no que fazem, tem gente que teria o maior prazer em trabalhar com o que eles fazem da forma mais linda possível!! Eu seria uma!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 18:23
    Enviado por: Seila

    Rafael

    nao sou advogada mesmo, me explique entao
    como traficar animais me beneficiando dessa lei!

    assim eu mesma entro em contato com o CONAMA
    para alerta-los dessa manobra
    e fazer uma lei sem tantas brechas

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/06/2013 - 18:46
      Enviado por: Rafael Navarro

      Estimada Seila,

      Hum! Poderosa você hein! Usa a sua influência então e faça um favor para a fauna, cancela esta Resolução. Este é o típico caso de que não adianta mexer na merda, ela vai feder de qualquer jeito!

      Você acha que eu vou ensinar como esquentar bicho! Não sou irresponsável! Nem presto consultoria de graça!

      Salvo raríssimas exceções, a maioria dos policiais florestais e funcionários das SEMAS não tem competência técnica para atestar se um animal está em cativeiro há um mês ou há 10 anos. Se cada residência pode REGULARIZAR até 10 animais. Usa a sua inteligência… O IBAMA não consegue controlar nem o que tem em Zoológico e Criadouro, quem dirá na casa das pessoas.

      Sou biólogo, milito na causa animal e na conservação das espécies há 10 anos e sei entender e interpretar uma lei… Não precisa ser advogado para isso!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 10:57
      Enviado por: Ricardo Silva

      A Resolução abre margem para que animais silvestres oriundos do tráfico sejam legalizados e que tenham suas guardas sejam dadas ao compradores (participantes do tráfico). Para isso basta o comprador (traficante) se comprometer e o agente fiscalizador conceder. Ficou claro?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 14:57
      Enviado por: Danusa Parizi

      Vivemos no meio de pessoas cínicas e intolerantes, esse moço Rafael Navarro tem conhecimento na área da Biologia, ativista pelas causas animais e ainda entende de leis, mas esqueceu de absorver a EDUCAÇÃO que deve ter recebido qnd criança, é o exemplo de que conhecimento não agrega SABEDORIA. Adoro encontrar pessoas do seu tipo pelo caminho, pois posso jogar isso na cara dessas pessoas que agem com grosseria apenas por se deparar com opiniões contrárias. O mundo não roda no eixo do seu umbiguinho lindo e aqui todos estamos indignados com essa decisão torpe! Pega leve, arrogância te leva pro buraco!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 16:32
      Enviado por: Rafael Navarro

      UI Danusa, essa doeu!
      Juro que não vou dormir esta noite pensando no seu comentário!!!!!!!!
      Este fórum não é para fazer análise do perfil psicológico das pessoas muito menos de autoajuda.
      Se você não tem argumentação técnica para colaborar com a discussão, faça do silêncio um ótimo exercício!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/06/2013 - 18:29
    Enviado por: Bruno Ville

    Se a cada 10 animais retirados da natureza, 1 chega vivo ao destino final, agora cada pessoa tem um salvo conduto para promover a coleta de 100 animais silvestres no momento em que compra 10 para legalizá-los.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/06/2013 - 10:15
      Enviado por: Pedro

      É pensamento mais ignorante que ouvi, que argumento é esse????? Mata-se 90 para vc “salvar” 10 isso sim… é tão difícil de entender…Não tem que nenhum ser traficado, para vc não ter que “salvar”..

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/06/2013 - 18:36
    Enviado por: Seila

    Bruno Ville

    Muito bem!

    Vc está por dentro!
    o seu texto anterior me esclareceu

    Grata!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 18:52
    Enviado por: Ana Sacomani

    Dá pra ver os olhos do Demonio nos olhos dela…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 18:59
    Enviado por: Ney

    Dener, achei muito pobre a sua “reflexão ambiental” sobre o assunto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 19:04
    Enviado por: Lenira

    Eu estou cansada de saber sobre qualquer tramitação pública com manchetes que começam assim: “foi autorizado…, fica decretado…, está legalizado… Por que as instituições ou representações que se opõem atuam assim de forma tão austera a ponto do cidadão mediano vir a saber de qualquer arbitrariedade APENAS QUANDO NÃO HÁ MUITO O QUE FAZER?
    Acabamos de mostrar que podemos sim mudar o mundo pôxa vida…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 19:18
    Enviado por: Bruno Ville

    Rafael Navarro,

    Eu particularmente sou a favor da regulamentação da criação de animais silvestres. Para mim todo animal é igual e ter um cão não é diferente de ter um jabuti.

    Acho que a criação legalizada promove não apenas o combate ao tráfico como também ajuda no desenvolvimento de técnicas e conhecimentos que poderão ser utilizados em prol da conservação.

    As ONGs que se posicionam pela bandeira “Silvestre não é Pet” no mais das vezes não conhecem a legislação e não analisam a questão de um ponto de vista global.
    A ordem do dia é desenvolvimento sustentável e isso, no que diz respeito à fauna, implica diretamente em estimular a criação em cativeiro.

    O IBAMA (e agora o CONAMA também) tem grande responsabilidade sobre os 38 milhões de animais silvestres traficados anualmente no Brasil. São suas ações omissivas que estimulam a atividade predatória.

    Quem trabalha ou conhece o ramo da criação de animais, sabe que nos últimos 10 anos houve um salto imenso no número de pessoas com animais silvestres legalizados.
    As pessoas efetivamente se esforçam para pagar 10 vezes mais num animal legalizado para ter paz de espírito quanto à origem ética e legal.
    Hoje em dia, ainda bem, é muito comum ver nas clínicas veterinárias pessoas com animais legalizados. Essa proporção cresceu a passos largos nos últimos anos mas está ameaçada pela lista pet do IBAMA, pois muitas espécies serão proibidas e as pessoas que querem adquiri-las terão que voltar ao tráfico. E isso realmente vai acontecer.
    E parece que agora também vai acontecer com as espécies legalizadas, depois dessa Resolução esdrúxula do CONAMA.

    A legislação brasileira já determina que seja estimulada a criação de animais silvestres como forma de combate ao tráfico, mas as ações dos órgãos competentes vai contra a lei e só dificulta a atividade. É por isso que o tráfico ainda é tão rentável no Brasil.

    Todo mundo sabe do sucesso que é um programa de manejo bem conduzido. Há experiências com corte de madeira, com pesca, com extrativismo de forma geral.
    Mas quando a questão é criar animais, vira um tabu.
    E não deveria ser, pois é um instrumento valioso de conservação e de aproximação das pessoas com os animais, consequentemente aumentando o interesse delas na conservação.

    Só para ilustrar um pouco o que eu disse, vou copiar alguns artigos de lei:

    Lei 5.197/67 (lei de proteção à fauna):
    Art. 6º O Poder Público estimulará:
    b) a construção de criadouros destinadas à criação de animais silvestres para fins econômicos e industriais.

    Decreto 4.337/02 (Implementa a Política Nacional de Biodiversidade e regulamenta a Convenção de Biodiversidade, assinada durante a Eco 92):

    “12.3.1. Criar e consolidar legislação específica, relativa ao uso de instrumentos econômicos que visem ao estímulo à utilização sustentável da biodiversidade.

    12.3.7. Promover a inserção de espécies nativas com valor comercial no mercado interno e externo, bem como a diversificação da utilização sustentável destas espécies.

    12.3.10. Apoiar, de forma integrada, a domesticação e a utilização sustentável de espécies nativas da flora, da fauna e dos microrganismos com potencial econômico.

    12.3.11. Estimular a implantação de criadouros de animais silvestres e viveiros de plantas nativas para consumo e comercialização.”

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/06/2013 - 21:13
      Enviado por: Daniela

      Prezado Bruno Ville,

      Entendo seus argumentos, porem ao “legalizar” um animal de origem ilícita seria estimular o tráfico!!! Isso nada mais é do que uma forma de “premiar” quem cometeu um crime ambiental!! Em uma visão objetiva: é como se fosse um carro roubado, “ao invés de um animal”, o DETRAN “CONANMA” teria a opção de deixar o produto do roubo em posse do meliante, alegando que seus depósitos estão lotados!!!

      Como médica Veterinária e ambientalista indago que isso é:

      ABSURDO, RETROCESSO. “ISSO È UMA VERGONHA”

      responder este comentário denunciar abuso
    • 26/06/2013 - 22:38
      Enviado por: Eduardo

      Eu particularmente sou a favor da regulamentação da criação de animais silvestres. Para mim todo animal é igual e ter um cão não é diferente de ter um jabuti.

      CALA ESSA SUA BOCA IMBECIL!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 10:24
      Enviado por: Bruno Ville

      Daniela,

      Se você reparar meu outro post, eu sou absolutamente contrário a essa Resolução. É um absurdo legalizar animais de tráfico.

      O que eu sou favorável é criar em cativeiro comercialmente como forma de possibilitar o acesso aos animais. Aliás é o que a legislação manda.

      Jamais eu compactuaria com o incentivo ao tráfico e à destruição do meio ambiente.

      Quanto ao outro aí que comentou abaixo, não falo com gente ignorante.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/06/2013 - 19:31
    Enviado por: Cláudio

    Até que enfim o governo federal dita normas sérias sobre a apreensão e destino de animais silvestres.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 19:47
    Enviado por: Paulo Roberto

    Sera que o texto da agora resolução foi amplamente debatido?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 19:55
    Enviado por: Stella Márcia Finocchio

    E quem fiscaliza a Sra. Ministra? Em quem poderemos confiar? Isso se chama RETROCESSO! Ministro também pode sofrer “impeachment”? Fiquei tão indignada, que os meus pensamentos estão se embaralhando… Mas, é preciso calma para pensarmos com critério e agirmos com exatidão.Mais uma vez e, por mais um grande motivo, o Brasil precisa ACORDAR!
    Sra. ministra Izabella Teixeira… parabéns!!! A senhora conseguiu caminhar com o nosso país, muitos ano para trás. O que tem sido lutado até agora, parece ser banalidades nas suas mãos…
    Atenção, ONG’s, ativistas, estudantes, ambientalistas, educadores… atenção povo brasileiro, isso é inadmissível!! Deve existir um meio de retrocedermos essa vergonha, essa desumanidade…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 20:02
    Enviado por: Sheila Moura

    Dener, meu amigo
    estou desligando minhas pilhas alcalinas….. quando digo que o PT aparelhou este país, não é a toa……Mas, as ruas estão se esquentando…. chegaremos lá …. mais uma vez “Silvestre não é Pet” porque eles são a vida em movimento vivo e responsáveis pelos ecossistemas que permitem que estes malditos sobrevivam …. Estes imbecis não sabem a importância dos animais silvestres nos ecossistemas…

    Vou desligar se não vou ter um piripaque ao ler comentários de pessoas tão desinformadas….. Traficantes e caçadores venceram…. E isto porque não há uma aplicação de conhecimento daqueles que se dizem defensores do direito animal!!!!! Viva a tragédia anunciada!!!!!
    e Morte à estes petistas desgraçados!!!!!!!!
    bjs da sua amiga

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 20:04
    Enviado por: Juliana Rodrigues

    Absurdo!! Não Podemos deixar que isso aconteça!! O que podemos fazer para barrarmos isso companheiros?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 20:19
    Enviado por: M. A. MACIESKI

    POR FAVOR MINISTRA…REVOGUE ISSO…SEI QUE DEVES ESTAR SOBRE IMENSA PRESSÃO..DEIXE OS CASOS ISOLADOS SEREM JULGADOS PELA JUSTIÇA DO BOM SENSO.
    FAÇA ALGUMA COISA DIFERENTE À ISSO…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 20:37
    Enviado por: Regina Helena

    Absurdo….. um retrocesso…. Mais um motivo para diminuir o número de Ministros que não entendem do assunto que deve legislar

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 20:40
    Enviado por: Albertina

    Esta ministra é “sampacu” (tres brancos nos olhos), conforme a sabedoria chinesa estas pessoas sempre estão sujeitas a acidentes e a provocar tragédias ao seu redor. Parece que a tragédia se estendeu às faunas, pelos habitats dos animais.
    Inominável, inaceitável! Tremendo retrocesso em todos os sentidos: ético, cultural, humano e vai de encontro à proteção dos animais.
    Alguma coisa tem que ser feita para impedir tamanho absurdo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 20:49
    Enviado por: Albertina

    O imenso problema que existe dos cães e gatos abandonados provém justamente de sua domesticação onde foram retirandos do seu habitat para conviver com os humanos. Aí está o gigantesco problema mundial: animais abandonados, doentes, transmitindo doenças, explorados, atropelados, cruelmente assassinados etc e etc. O mesmo vai acontecer com os silvestres (por hora assim chamados), serão abandonados ( com o tempo não tem quem controle , igual o que se passa com os atuais domesticados cão e gato. (A cidade vai virar a selva e a selva vai virar cidade)

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/06/2013 - 22:05
      Enviado por: Nélio

      Estava pensando justamente isso. Ora, foi assim que começou com cães e gatos e olha no que deu? Sou contra o aprisionamento de quaisquer animais sob qualquer pretexto. Os cães que tenho foram abandonados e o que fiz foi tirá-los da rua para não sofrerem maus tratos ou morrerem de forma trágica. Se pudesse castraria todos os animais de estimação e proibiria a venda de qualquer animal. Acabar mesmo com o comércio de animais. Animais têm que viver soltos em seu habitat. Prefiro tomar meu café da manhã todos os dias ouvindo aquele sabiá cantar pousado em um galho em frente a minha janela. Porquê prendê-lo se posso vê-lo e ouvi-lo todos os dias em liberdade? E aquele caxinguelê que vem todos os dias bolir com os cachorros do quintal? Porquê aprisioná-lo? Para estudá-los? KKKKKKKKKK Pelo que sei existem métodos bastante eficientes usando a tecnologia atual para estudá-los sem aprisioná-los.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/06/2013 - 21:14
    Enviado por: Moita

    Eu nunca vi canario belga ,periquito.calopsita … abandonados por ai Acho q tem q haver penas mais severas para o trafico dos passaros …

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/06/2013 - 23:40
      Enviado por: Carlos Humberto

      Você não vê porquê eles não conseguem se manter livres na natureza, eles morrem pouco dias depois de serem soltos

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/06/2013 - 21:17
    Enviado por: regina lunkes diehl

    Denis, to chocada!sera q voce lembra de mim, da epoca em que eu era casada com o ricardo carvalho da ecom?sinceramente, conheci a ministra, na epoca uma tecnica do minidterio. Que ibdecencia ela fazer isso! E a renctas, como anda?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 21:29
    Enviado por: Isabelle

    Ao contrário do expresso em alguns comentários, “ministro não legisla”. Aliás, o CONAMA não legisla, também, apenas regulamenta, de acordo com a previsão legal. A despeito dos comentários raivosos e preconceituosos (o que a “cara da ministra” tem a ver com o caso?), acredito que a maioria saiba que o CONAMA é uma instância colegiada, com ampla participação da sociedade. Ou não sabem e precisam estudar mais a legislação ambiental? Dá trabalho, mas faz bem a mente ler e interpretar a Resolução, saber qual Câmara Técnica ou Grupo de Trabalho a propôs e a quais processos de consulta esteve sujeita. Seguramente, dá mais trabalho do que ser aterrorizado por manchetes e fotografias maliciosas do Estadão…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/06/2013 - 00:20
      Enviado por: Lili

      Pois é, Isabelle. Interpretar Resolução não é fácil, na verdade as leis poderiam ser escritas de forma mais simples para que fossem compreendidas por leigos, mas tenho impressão que a intenção é dificultar o acesso da maioria. Além disso, não basta interpretar, muitas vezes é preciso conhecimento de outras leis. Não tenho o menor entendimento em relação a leis ambientais. De qualquer forma, essa matéria não é esclarecedora, pode ser que o autor esteja exagerando ou não. Porém, se ele quisesse informar, escreveria de forma mais cuidadosa, em vez de lançar mão de um péssimo recurso que serve para confundir o leitor: texto truncado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/06/2013 - 22:06
    Enviado por: Camilo

    Olha a cara dessa nojenta! Essa dai nem com o dinheiro fica bonita!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/06/2013 - 22:16
    Enviado por: Cleudilon passarinho

    Gente , Animais e para viver na floreta eles foram feito para floresta , o ser humano de gaiato e que prejudica a natureza, legal ou ilegal eu nunca vou concorda pessoas criando animais , depois vem um castigo de Deus ai para essa pessoas Bandidas que querem colocar lei ate na floresta ai vão achar ruim , essa ministrar e que tem q ser criada em Gaiolas,ou jaulas, com cordas e correntes em seus pés ai sim ela iria valorizar os animas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 00:06
    Enviado por: Nivaldo Fernandes daSilva

    Uma coisa é traficar; outra, muito diferente, é transitar com qualquer material sobre o qual se estabelece um determinado controle. Se os animais são da fauna brasileira, não vejo qualquer problema em que transitem pelo país. Quanto à posse; desde que não seja constatado comércio ilegal e maus tratos; também não vejo qualquer problema. Vamos nos preocupar mais com as pessoas, sob todos os aspectos; depois com o resto!

    há ± um minuto ·

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/06/2013 - 05:25
      Enviado por: Roz

      Cade o raciocinio meu amigo? Deus crio a fauna para nos proteger procure se informar da inportancia de nossa matas? Pois os animaise parte dela tambem! Imagina arrancar seus orgao do seu corpo um por um? Pois e asim ficara nossa amazona! Como se ja naobastace tudo que estao fasendo com nossas matas agora vaodestruirnossa fauna ainda mais! Acorda meupovo osbixos estao la por uma razao eles sao parte da froresta e nao de nossas casas! Sejamos mais ricos e usamos nossos raciocinios pois Deus sabia o que estava fasendo quando coloco os bixos na fauna!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/06/2013 - 18:21
      Enviado por: mari emilia

      Como pensar em ” resto” então os animais p/ voce é resto??
      Como voce deve ser um ser “humano ” medíocre!!.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/06/2013 - 00:06
    Enviado por: Carlos Humberto

    Eu até concordo com a criação desse novo status de criador, mas com este recebendo animais dos CETAS e policias ambientais e não de animais encontrados em poder dos mesmos, além disso junto com essa resolução um aumento das penas dos traficantes e de quem tiver animais silvestres de origem ilegal em sua posse.O que motivou a criação dessa resolução foi a enorme quantidade de animais apreendidos em poder dos CETAS sem destino, isso acontece devido a impunidade de quem mantém e trafica silvestres, com uma maior punição diminuiria a quantidade de animais apreendidos e consequentemente a não necessidade de criar resoluções como essa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 02:51
    Enviado por: Alex Nogueira

    NÃO É NADA DISSO!!! Quem leu o texto TODO??? Leiam o artigo 4º… Nada disso! E nem entra em vigor hoje! Nem isso foi lido… Lamentável… É preciso ler e interpretar. Mas o esforço em divulgar foi válido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 05:19
    Enviado por: Roz

    A culpa sera do povo de comprar os animais pois se niguem comprar os animais eles nao irao vemder! Acho uma palhacada tirar os bichos de seus abitar para prendelo e mostrar as pessos que se e rico porque pode comprar um animal exotico! Exotico mesmo e cuidar do meio anbiente asim nossos filhos netos e bisnetos poderao disfrutar da nossa fauna e flora e de um mundo mais bonito! Diga nao a esta ideia pois ela destruirar uma das belezas de nosso Brasil!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 07:51
    Enviado por: tavinhomoura

    Acho que está cabendo o pensamento do filósofo e escritor espanhol Miguel de Unamuno: Abaixo a inteligência. Viva a morte. Essa mulher é uma idiota!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 08:12
    Enviado por: Jane

    Vergonha Nacional,vamos partir para defender quem precisa de amor e carinho como nossos animais,ever se consequir tirar essa pessoa horrivel,que não deve ter amor pelos animais indefesos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 08:38
    Enviado por: LEVI BASILIO

    - Só de olhar o rosto se é que podemos chama-lo assim, os animais que se diz proteger correriam.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 09:07
    Enviado por: Ninive

    Quem nao ama e nem respeita animais nao merece nada!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 09:22
    Enviado por: Rosa Close

    Isso so poderia vir dos petralhas que ate agora ja provaram abundantemente que sao os maiores inimigos dos animais. Como disse o internauta acima, se os traficantes fossem devidamente punidos com penas a altura do crime, esse problema ja nao existiria ou seria negligivel. Mas ladrao, e criminoso nao e punido no mundo dos petralhas…..Disso tambem sabemos abudantemente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 09:29
    Enviado por: Nicolas Janke Gomes

    Parabéns mídia brasileira! Vocês estão tentando insistentemente fazer as pessoas voltarem a dormir com essa conversa mole.
    O COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO É COMPLETAMENTE IMPERTINENTE.
    Sequer deu-se ao trabalho de ler atentamente o que diz a resolução. A publicação não diz ABSOLUTAMENTE NADA que comprometa a fauna.
    Mais uma tentativa de desacreditar o governo e justificar um golpe.
    BRASIL, UM PAÍS DE VÂNDALOS PODEROSOS. VÂNDALOS QUE VANDALIZAM NOSSA EDUCAÇÃO E NOSSA INTELIGÊNCIA HÁ MUITOS E MUITOS ANOS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 10:02
    Enviado por: Murillo diMattos

    A questão aqui é uma só, o estimulo ao comercio de animais, para não usar o termo mais adequado, trafico de animais, e quem compra ou aceita animais vindos dessa prática, penso que está no mesmo patamar, de viciado em drogas…o governo, na figura da ministra Izabella Teixeira acaba de dar toda a liberdade e aparo legal para que essa prática perdure. Não consigo entender a necessidade que as pessoas tem em enjaular, confinar, prender animais, ou seja, podar um ser vivo ao que lhe é mais sagrado, a vida plena e a liberdade merecida a todos… isso é uma cultura que comprova a ignorância humana… o ato de subverter o instinto natural de um animal tem que ser taxado como crime hediondo, e pronto. Infelizmente o homem é o que é, um carcereiro nato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 10:47
    Enviado por: LUIS CINTRA

    Pelo jeito ela está apenas criando condições para que alguém também a adote…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 11:00
    Enviado por: José Albuquerque

    Disse antes, e repito:
    Qualquer incentivo ou permissão à captura de animais silvestres para a venda a particulares é terrível, não só por conta da crueldade de prendê-los, mas porque a grande maioria dos capturados morrem antes de serem vendidos ou nas mãos dos novos donos.
    Prender animais silvestres, incluindo qualquer pássaro, pelo simples prazer de ter um em casa é pura má índole, falta de civilidade e falta de compaixão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 11:53
    Enviado por: Valmir

    Mais ridículo que o sensacionalismo nato desta publicação, são os comentários de “profissionais da área” que não respeitam a opinião alheia ou sequer, se dão ao trabalho de ler a resolução inteira. Os parágrafos 1 e 2 são muito claros quanto ao transporte possível tentativa de tráfico:

    § 1o Excepcionalmente será permitido o transporte do espécime, sem autorização de transporte, para atendimento médico veterinário, em caso de urgência.

    § 2o Não será concedida autorização de transporte para o
    exterior.

    O artigo 6 ainda deixa mais explicitado que os animais e seus respectivos responsáveis serão cadastrados:

    Art. 6o
    O IBAMA instituirá cadastro informatizado, de caráter nacional, com o objetivo de reunir informações, possibilitar o
    gerenciamento e integrar as concessões do TDAS e TGAS.

    Povo, pense um pouco ao invés de apenas reproduzir o que foi dito pra vocês ! Traficante que é traficante, por menor que seja, não vai aceitar ter um cadastro de caráter nacional. A resolução foi pensada com intuito de legalizar os criadores de bichos silvestres, principalmente moradores de chácaras e áreas com diversidade ambiental, onde os animais já habitam aquele espaço.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/06/2013 - 13:08
      Enviado por: Rafael Navarro

      Parabéns Valmir, nunca li tamanha besteria! É óbvio que a resolução está muito bem argumentada tecnicamente e juridicamente. Isso é para enganar os IMBECIS! A essência da Resolução que é podre, é o Estado brasileiro assumindo que não tem competência e repassando a responsabilidade para a população. Sinceramente você acha que o IBAMA ou qualquer órgão público ambiental tem condições de controlar este cadastro? Não controlam sequer a quantidade de criadouros e a quantidade de animais que existem nos planteis, nem zoológico o IBAMA controla. Você já ouviu falar em SISPAS? Então! É uma bagunça generalizada…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/06/2013 - 11:56
    Enviado por: Ana Moraes

    Caro Dener Giovanini,
    distorções de informação como as que vc fez aqui sobre a resolução 457 só trazem malefícios para nosso país, para a luta pela preservação do meio ambiente e de nossa biodiversidade.
    Vc demosntrou que OU não consegue entender um texto de uma resolução OU está afim de colocar lenha numa fogueira. E qual seria o objetivo?
    Prefiro acreditar que vc não tem a manha de interpretar um texto.
    De qquer forma, vc perdeu uma leitora. Depois de duas semanas de intensos manifestos nas ruas do país, acho que os cidadãos merecem uma imprensa melhor, que pare de manipular a informação em função de interesses obscuros. Minha sugestão aos leitores em geral é boicotarmos esse blog. Enquanto isso, Dener, vai estudar, por favor. Vc ainda tem chance de aprender. Todos temos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 12:06
    Enviado por: Vicente de Paulo Faria

    Infelizmente essa Resolução dará margem à negociação desses documentos entre criadores e agentes públicos desonestos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 12:10
    Enviado por: vanessa

    E agora o que fazemos ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 13:06
    Enviado por: Carlos Humberto

    Se eu tivesse o poder moderador dos ex-imperadores brasileiros iria promulgar o seguinte:
    1-A pena para o traficante e para quem mantém animais silvestres de origem ilegal seria separada ( hoje a pena é de 6 meses a 1 ano independentemente se é um grande traficante ou uma velhinha com um papagaio em casa, mas a punição efetiva de hoje para ambos os casos é praticamente zero).
    2- Traficante: de 4 a 10 anos de reclusão ( os traficantes começariam a pegar cadeia de fato)
    3-E para quem tiver animais com origem ilegal: de 1 a 4 anos ( não daria cadeia mas endureceria a pena).
    4-Incentivos fiscais ( abate no imposto de renda) para os proprietários de criadouros legalizados sem fins de lucro que já existem ( criadouros científicos e mantenedouros), variando com a quantidade de animais em seu poder ( isso incentivaria estes criadouros a receberem os excedentes dos CETAS)
    Pronto, com estas medidas eu garanto que o problema do tráfico e os excedentes dos CETAS, iriam diminuir em muito nos próximos anos, mas o governo não procura aumentar as penas , resultado: o tráfico continua intenso e consequentemente as apreensões são altas sobrecarregando os CETAS. Solução do governo: legalizar a posse ilegal. Consequência de tudo isso: a continuação (agravada) da transferência dos silvestres da natureza para a vida cativa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 13:24
    Enviado por: SERGIO RIBEIRO ANGELO

    A discussão sobre o tema é de suma importância para o perfeito entendimento, mas é necessário que a pessoa tenha perfeito conhecimento do que é a resolução, ai poderá expor o seu devido pensamento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 13:48
    Enviado por: Ministério do Meio Ambiente

    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou proposta dos setores de fiscalização das Organizações Estaduais de Meio Ambiente (Oemas) no sentido de fortalecer o controle e a guarda provisória de espécimes da fauna silvestre apreendidos. A Resolução nº 457, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26), discutida durante três anos pelo colegiado, estabelece que os animais pegos em fiscalização que não puderem ser reintroduzidos na natureza de imediato, nem encaminhados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e, caso não haja guardadores provisórios cadastrados disponíveis para recebê-los, permaneçam com os infratores até terem condições de serem removidos.

    A Resolução nº 457 lista uma série de animais que não podem, em hipótese alguma, permanecerem no local de apreensão. Entre eles, estão os ameaçados de extinção, os potenciais invasores de ecossistemas e os que têm tamanho e comportamento imcopatíveis com o espaço disponbilizado pelo interessado. Cabe ressaltar que o Conama é uma instância colegiada e, embora seja presidido pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, suas resoluções necessitam de aprovação pelo voto da maioria dos integrantes. Das 90 entidades presentes na votação da Resolução nº 457, apenas uma foi contrária.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 14:03
    Enviado por: Bruno Oliveira

    Onde será que vamos parar! Meio Ambiente, Direitos Humanos – será que alguem avisou a eles o que eles realmente deveriam estar fazendo?

    Na realidade, acho que a grande maioria está lá para simplesmente ganhar dinheiro, já que seus salários são ótimos!

    Um pouquinho de poder na mão de quem não vale nada dá nisso!

    Pelo menos a PEC 37 não foi aprovado (por causa dos manifestos, se não seria aprovado e o povo iria apenas achar ilegal mas continuariam em suas casas)

    Temos que tirar esse tipo de gente do poder, a Dilma (sem defende-la) não é a pior parte, precisamos reciclar as pessoas que estão abaixo dela também, afinal muitas dessas lei e PECs são instiuitdas por estes que não sabem ou não entendem nada e se dizem politicos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 14:33
    Enviado por: fabio

    Nao tem nada demais ai nesta resolução.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 14:59
    Enviado por: Brenno

    SIMPLES CAI NO SUPRENMO (CAI ANTES PROPRIA SOCIEDADE) , JÁ QUE ESSA PORA FOI AUTORIZADA POR ELA , NÃO POSTO COMO LEI .. ORDEM NÃO E NUNCA PODE PASSAR PRO CIMA DAS LEIS E AS PROIBEM
    TEM QUE SER VOTADO NÃO FOI iLEGAL . ENTAO ESSA P.. E ILEGAL

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 15:01
    Enviado por: Brenno

    piro e isso . mosrra o lixo ke e o brail,. pa sr ministro tem ke saber a lei .. a Lei é CLARA: É PROIBIDO …é ilegal .. aotomaticamente ela sabe que ta cometendo crime

    tira esses PIIIIIIIIIIII do PoDER

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 15:15
    Enviado por: Patrícia Leite

    Ana Moraes, não te conheço, não quero te conhecer !

    Mas, sugiro que você vá ler, pesquisar e conhecer quem é o jornalista e ambientalista Dener Giovanini. Vá ler mais, vá se informar melhor e conheça o que ele já fez e o que ele continua fazendo pela fauna silvestre no Brasil e no exterior! Pesquise sobre os prêmios, convites, reuniões e conferências nos vários continentes!

    Não fique postando comentários sem conteúdo apenas para ser interessante! Você não está com essa bola toda. Sua mente é escura e vazia de informações importantes! Vá estudar boas maneiras e se conseguir interpretar um texto – guarde-o para sí, aprenda a fechar a boca e se calar em assuntos que você não foi chamada. Quem você pensa que é, cara pálida?

    Com esses pensamentos negativos e cheios de rancor, certamente você é uma daquelas pessoas que foram para as ruas ruas para se juntar aos vândalos! O Brasil não precisa você para nada. Cale a boca, saia das ruas e se tranque em casa!

    Esta é a melhor lição que você pode aprender … já que todos temos essa chance, inclusive você!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 15:24
    Enviado por: Carlos

    Meda!!!
    Vade retro!!!
    T’esconjuro!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 16:05
    Enviado por: ll2000

    Como assim ? Animais tem alma , sentimentos , querem ser livres , voar , correr , nadar , eles querem paz , liberdade e muito amor , na além disso , liberdade ! vender animais silvestres dá no mesmo em vender humanos para trabalhos escravos ! Que tipo se ser humano é esse ? Alias , a Ministra do meio Ambiente ! Que tipo de ministra , mulher , ser humano é esse ? Ok, Brasil , continue assim , faça cada dia mais e mais merdas , daqui um tempo , veremos quem tem poder aqui ! O GIGANTE ACORDOU , LIBERDADE AOS ANIMAIS SILVESTRES !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 16:35
    Enviado por: Danyllo

    Pessoal, vcs estao sendo iludidos por essa MÍDIA FALSA!!!
    Essa resoluçao do conama é sobre a POSSE TEMPORÁRIA DE ANIMAIS SILVESTRES APREENDIDOS!!!!!!!!!!
    Pq o IBAMA está quase sem espaço para acomodar esses animais apreendidos!!!!!
    ISSO É QUASE IGUAL AO DEPOSITÁRIO FIEL DA JUSTIÇA COMUM!!! Não há nada de errado nisso…

    VAMOS LER O TEOR DA RESOLUÇAO PARRA SÓ DPS ACURSARMOS AS PESSOAS ;)

    NÃO ACREDITEM EM TUDO QUE VCS OUVEM (RÁDIOS), LEEM (SITES, JORNAIS E REVISTAS) E VEEM (TV)… A mídia quer é IBOPE!! Quanto mais acesso pra eles, melhor ;)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 16:54
    Enviado por: Juliana

    Fica estabelecido que os animais pegos em fiscalização que não puderem ser reintroduzidos na natureza de imediato, nem encaminhados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres e, caso não haja guardadores provisórios cadastrados disponíveis para recebê-los, permaneçam com os infratores até terem condições de serem removidos, na condição de depositário fiel, tendo em vista que de acordo com o Art. 225 da CF/88 esse animais tratam-se de um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 17:01
    Enviado por: MAGALI M. DE ANDRADE

    Patrícia gosto de ler comentários como o seu,ortografia de quem sabe o que escreve, e opinião de quem entende do que fala, parabéns!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 17:16
    Enviado por: Nilci Carvalho

    O lugar desses animais é na floresta, soltos e protegidos pelas leis dos homens. Não se deve abrir esse tipo de precedente. A maioria dos brasileiros não sabe olhar sem mexer, não é nossa cultura, acham que tem que TER e não, CUIDAR. Essa lei é para povos que tem na mente a máxima da “preservação ambiental, acima de tudo”, o que é o correto, porque, também fazemos parte também do ecossistema, se ele é prejudicado, fatalmente todos nós seremos, de igual maneira. O que falta é estruturar organismos para fiscalizações eficazes, e não “legalizar” o tráfico ilegal de animais silvestres.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 17:19
    Enviado por: Nilci Carvalho

    O lugar desses animais é na floresta, soltos e protegidos pelas leis dos homens. Não se deve abrir esse tipo de precedente. A maioria dos brasileiros não sabe olhar sem mexer, não é nossa cultura, acham que tem que TER e não, CUIDAR. Essa lei é para povos que tem na mente a máxima da “preservação ambiental, acima de tudo”, o que é o correto, porque, também fazemos parte do ecossistema, se ele é prejudicado, fatalmente todos nós seremos, de igual maneira. O que falta é estruturar organismos para fiscalizações eficazes, e não “legalizar” o tráfico ilegal de animais silvestres.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 17:25
    Enviado por: Rebeca

    Que absurdo e ainda é MINISTRA DO MEIO AMBIENTE AONDE ?? . Os governantes, prefeitos etc.. só quer saber de coisas fúteis, como construir estádios para copa fingir que é um país bom só para os estrangeiros ver que é bom !. Não se preocupam com o meio ambiente, animais. Hospitais, emprego, salário e muitas outras coisas que devem ser feitas !. Se nem com pessoas que são assassinadas, sequestras, assaltadas as PM não estão fazendo nada, quanto mais fazer algo pelo os animais !. Eu fico triste pois uma pessoa como eu não posso fazer muita coisa, mas o que estiver ao meu alcançe farei ! :’(

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 17:32
    Enviado por: Thiago R.

    Achei a posição do blog (seja do titular ou da colaboradora) extremamente tendenciosa.

    Art. 8º, parágrafo único:
    “A concessão do TDAS (Termos de Depósito de Animais Silvestres) será fundamentada em decisão que teste a impossibilidade das destinações previstas no § 1º do art. 25 da Lei nº 9.605, de 1998″
    Onde na Lei diz:
    “Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.
    § 1º Os animais serão libertados em seu habitat ou entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, desde que fiquem sob a responsabilidade de técnicos habilitados.”

    Ou seja, os animais só ficarão de posse do infrator se não forem libertados ou transferidos para zoológicos, fundações ou entidades afins.

    Cadê o jornalismo imparcial ? Ou esse é um blog que faz juízo de valor ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 17:37
    Enviado por: Bosco Carvalho

    Blogueiro do Estadão, Dener Giovanini, mente ao acusar o Conama e Izabella Teixeira de “maiores inimigos da fauna brasileira”

    O que realmente assusta na afirmação do blogueiro do Estadão é o fato de que publica como ‘blogueiro’, mas não retruca um único dos mais de 90 comentários dos leitores de sua postagem, sejam eles a favor da bobagem que escreveu, ou daqueles que tiveram o trabalho de ler a resolução, contrariando o próprio princípio do surgimento dos blogs que é o de estabelecer um canal de diálogo do autor com seus leitores.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 17:59
    Enviado por: Maria Luiza Lazarin

    ~TEM CARA DE QUEM NÃO GOSTA DE GENTE; COMO IRIA GOSTAR DE ANIMAIS?
    Tristeza imensa….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 18:01
    Enviado por: Marcela

    Eu não acredito nisso!!!! Isso não vai ficar assim!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 19:10
    Enviado por: Pedro

    A manchete é uma vergonhosa desinformação do conteúdo da resolução. A falta de seriedade de quem a produziu só serve para criar rejeição e reações que resultam em mais atraso para o manejo sustentável dos recursos naturais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 19:15
    Enviado por: Sérgio Carvalho

    Dever´riamos tomar atitudes severas contra estes monstros, que após assumirem o poder, mais parecem carrascos, cadeia para ela. Aproveitemos estes momentos, em que ao povo resolveu ir às ruas, vamos usar pacificamente o Face, e solicitarmos a saída dela.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 19:32
    Enviado por: Alex Milo

    Eu não sei se é má fé ou “inguinorânça” mesmo. Talvez a “inguinorânça” minha. Mas a resolução diz “…quando houver justificada impossibilidade das destinações previstas blá blá blá…”, e, pelo que diz a postagem do Ministério do Meio Ambiente aqui, de que “…o Conama é uma instância colegiada…” e “… Das 90 entidades presentes na votação da Resolução nº 457, apenas uma foi contrária”. Das duas uma. Ou o meio ambiente está muito mal representado ou a decisão foi a mais sensata a ser tomada, haja vista as manifestações aqui feitas de que os órgãos competentes não possuem infraestrutura eficiente para alojar todos os animais apreendidos. Então o Sr. Dener Giovanini está, no mínimo, sendo desonesto com e CONAMA e a Ministra do Meio Ambiente acusando-os de maiores inimigos da fauna silvestre brasileira. Só posso entender sua postura se ele fizer parte daquela entidade que votou contra a Resolução, o que mesmo assim é desonestidade, digamos, intelectual, para com as outras entidades que votaram a favor da Resolução. Não estamos numa democracia? Se a aprovação não foi unânime, melhor, fica registrado o protesto no voto contra, pois como dizia Nelson Rodrigues, a unanimidade é burra. Vejo muita gente embarcando na facilidade de ser contra o governo que dá mais ibope, como nas manifestações que presenciamos atualmente, sem refletirem realmente no que está acontecendo. Quero registrar que sou favorável a alternância de poder e contra qualquer perpetuação de um ou outro partido no poder. Acho que não devia-se ter elegido o PT para um terceiro mandato e agora temos que aturá-lo até o fim do mandato. Mas isso não é desculpa para crítica pela crítica. Há que louvar os esforços em acertar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 21:57
    Enviado por: izaias

    sou criador de passáro silvestre não gostei destá lei mas só não pode continuar acontecendo o que está acontecendo aque em carangola-mg a policia do meio ambiente tomando passaro de estimação e domesticado para morrer ou dar para outra pessoa que não tem nada haver

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 22:12
    Enviado por: Paulo Victor de Oliveira Batista

    O olhar dessa mulher é muito parecido com o da médica do hospital evangélico que para economizar dav
    a uma acelerada nos óbitos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 22:36
    Enviado por: Nilda Woudrryh

    No se puede entender como esta persona a llegado a ser Ministra de Medio Ambiente…..No deberia estar ocupando ese cargo….Es una monstruosidad su propuesta….
    .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2013 - 23:57
    Enviado por: Eliane

    Enquanto não pararem com a destruição de seus habitats naturais, de nada adiantará a sua proteção.
    Por isso, cada vez mais, os animais silvestres como saguis, macacos prego, saruês e etc…estão “invadindo” residencias e condomínios. Será que eles é que estão invadindo????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/06/2013 - 00:20
    Enviado por: Vilna

    Nunca concordei com a linha de pensamento daqueles que se dizem entendidos do assunto e por isso declaram a medíocre frase: ¨é cadeia alimentar” quando se questiona como aqueles que fazem fiscalização ambiental promovem a soltura de um animal silvestre apreendido mesmo sabendo que estes estão a mercê da morte, sem a mínima chance de sobreviverem sozinhos. Isso ocorre muito e diariamente com animais, por exemplo, fruto de tráfico sim, mas que de alguma forma foram salvos e ficaram com grandes sequelas. É impossível achar correto tratar animais assim. O radicalismo empregado até hoje, apesar de a legislação prever a tempos o depositário fiel, demonstra a ignorância, falta de preparo e total desrespeito pra com o animal, utilizando-se de uma máscara para fazer o mais fácil: não coibir o tráfico na fonte e depois de ocorrido, com o bichinho tragicamente arrancado de seu habitat, ainda bebe, de forma traumática a ele, separação abrupta dos pais. Depois disso muitas vezes são recebidos por pessoas sem escrúpulo, que continuam com os maus tratos. Nesses casos é justificável a retirada deles do local onde estão alojados. Mas será que é justo com eles depois de tanto sofrimento, quando tiveram a sorte de para casas onde são tão bem tratados que o amor dedicado a eles faz com que eles se adaptem e se apeguem aos seus novos familiares? Existem muitos casos em que as pessoas nem compraram esses animais, apenas os receberam com amor e carinho posto que esses já se encontravam em estado de sofrimento, longe de seus habitats. Muitas vezes o fazem para salvar dos traficantes que não foram coibidos pelo Estado. Alguém consegue achar justo por exemplo, remover um papagaio que vive a 30 anos, desde uma época em que nem havia fiscalização ou ao menos orientação quanto a ilegalidade da manutenção desses animais em seus lares, mesmo que estes tivessem sido “salvos” porque seus pais foram mortos e eles morreriam em seus ninhos, e hoje se apegaram por serem muito bem cuidados, simplesmente para levá-los a um viveiro donde muitas vezes morrerá por depressão dada a nova separação ou na “cadeia alimentar” em caso de soltura? Sim!! Esses casos ocorrem com mais frequência que imaginamos. E por ignorância de uma linha de pensamento conservacionista e um tanto medíocre! É melhor condenar o animal mais uma vez, mesmo inocente, e determinar sua prisão perpétua ou mesmo a morte repentina, do que promover uma fiscalização seria, com o devido acompanhamento do tratamento que esses animais recebem quando estão com um fiel depositário que dispensam a eles amor e carinho. Essa é a realidade! Se for feito da forma adequada, com fiscalização correta, talvez essa Resolução seja uma forma de fazer justiça junto aos animais silvestre que já foram vítimas do estado no momento em que não foi garantido sua permanência em seu habitat desde que nasceram. Tentem entender um pouco mais do processo de adaptação de um animalzinho desses, principalmente aqueles que são monogâmicos e se apegam aos donos e novamente vem sendo brutalmente separados por falta de bom senso. O que é feito hoje quando não se avalia a possibilidade de aplicar essa Resolução é tentar tapar o sol com a peneira! É como dizer: não fizemos lá atrás, falhamos na segurança desses animais, mas agora vamos mostrar que podemos corrigir essa falha, mesmo que o custo seja a morte do animal, pelo menos mostramos que mandamos!! Pensem nisso!! Menos polêmica e mais bom senso faz bem!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/06/2013 - 08:11
    Enviado por: Vitor Jacob

    Da pra ver a cara do golpe.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/06/2013 - 09:11
    Enviado por: Fernanda

    Mas que vergonha e retrocesso Dona Ministra!
    Desculpe – me mas qual é seu papel ai mesmo?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/06/2013 - 09:44
    Enviado por: Evandro Camara

    Pelo que eu li na resolução, ela só regulamenta a guarda e depósito provisório, nos casos em que não há possibilidade de encaminhamento imediato dos animais pelo IBAMA e demais órgãos ambientais. Não impede que o infrator seja multado por ter um animal silvestre. E resolve a lacuna que havia com relação ao assunto. Afinal, não há estrutura do Etado para recolher todos os papagaios nas residências urbanas ao mesmo tempo. É urgente, sim, incrementar a fiscalização do tráfico destes animais com trabalho de inteligência. Matérias como esta no tom que foi dado pelo jornalista só confundem a opinião pública. Não contribuem para a melhoria da consciência ambiental dos leitores.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/06/2013 - 13:36
    Enviado por: Regina

    Pouco a falar de ver atos de total desrespeito a fauna!Tenho nojo desse tipo de gebten aliás bem postada essa foto dessa mulher!Olhem bem , profundamente para ela!Sua cara diz exatamente quem ela é!Não darei os adjetivos , pois não é necessário basta olhar o seu olhar e a sua energia!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/06/2013 - 13:41
    Enviado por: Davi Hernandes Botucatu

    $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$ $$$

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/06/2013 - 14:31
    Enviado por: Anderson Oliveira

    Pessoal, gostaria de deixar aqui minha opinião sobre o assunto… Se o nosso objetivo é preservar o meio ambiente, não interessa de quem é a posse, o que interessa é que os animais sejam bem tratados… Tenho duas visões neste sentido, a primeira é a seguinte: Quero deixar bem claro que sou contra maus tratos a qualquer espécie indiferente de ser racional ou não. A primeira é a seguinte: Sejamos realistas, aposto que a maioria que defende a regulamentação dos animais visa o lucro, ou seja a valorização do animal, pois seja ele nascido livre ou não, seu instinto não muda, pois neste ponto a coisa virou comércio e caro!!! Se realmente esta “maioria” pensasse em preservar, os reproduziriam e doariam para outras pessoas que tem como hobbie criar também não acham?? Segunda: Acho que o governo deveria sim era com bater o tráfico, não de quem tem e cuida, mas sim de quem apreende milhares de exemplares para fazer dinheiro e acabam sacrificando-os… Não sei se vocês já notaram, mas na maioria da vezes só se fala em tráfico né?? E o extermínio de animais que são sacrificados em massa por envenenamento em plantações, principalmente no caso da aves, disso eu vejo muito pouco falarem, porque será né?? No meu tempo isso tinha nome “Jogo de Interesses”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/06/2013 - 19:36
    Enviado por: Helio Bucker

    essa rapariga não ente nde nada de meio ambiente deve ser louca ela quer acabar com a fauna Brasileira outra band ida e corrupta vai entrar na lista dos condenados

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/06/2013 - 23:31
    Enviado por: Luiza

    Gente, vamos usar as redes sociais e o momento que o Brasil está vivendo, com o povo na rua, reivindicando seus direitos, para trazer este assunto a tona e reverter esse absurdo.
    Até onde pude entender, apesar do “exagero” da notícia, isto É EFETIVAMENTE um retrocesso,
    pois com certeza, num país em total abandono como o nosso, isto só vai servir para legitimizar o tráfico de animais!!!!
    Bora pras redes sociais e pras ruas, colocar essa ministra e o CONAMA a serviço dos NOSSOS INTERESSES, pois é pra isso que estão lá, e não pra tomar decisões absurdas como esta!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/06/2013 - 14:09
    Enviado por: carolina lauer

    Pessoal, tem duas petições publicas para isso, assinem e compartilhem!

    http://www.avaaz.org/po/petition/Cancelamento_da_Resolucao_457_do_CONAMA/

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N42075

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/06/2013 - 17:23
    Enviado por: Edmar G. Lira

    Ministra Izabella Teixeira,

    Faça um favor ao Brasil:

    RENUNCIE IMEDIATAMENTE! OU VAMOS TIRAR VOCÊ DAI A FORÇA!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/06/2013 - 17:25
    Enviado por: Rubens Fernandes

    Caro Sr Dener Giovanini,
    Muito obrigado por sua coragem em enfrentar esse (des)governo e denunciar sem medo essas barbaridades.
    Conte comigo sempre. Vou lhe enviar uma mensagem particular ok?
    Forte abraço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/06/2013 - 23:50
    Enviado por: Paulo Cesar Rodrigues da Silva

    Não vou ficar perdendo tempo comentado sobre uma pessoa que, acredito, não sabe o que é Gestão Ambiental. Abra o olho Dilma. É melhor escolher pessoas competentes para estarem ao seu lado, não oportunista.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/06/2013 - 23:59
    Enviado por: Alberto Nunes

    DESCOBERTA A VERDADE, A MINISTRA É UMA PRINCESA DA DISNEY

    http://www.youtube.com/watch?v=i6cb0ggl8bQ

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/06/2013 - 09:02
    Enviado por: Ligia

    Vamos ler mais pessoal, antes de deixar seus comentários!!! Acordem!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/06/2013 - 12:02
    Enviado por: michael paiva

    São dois demônios

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/06/2013 - 12:02
    Enviado por: michael paiva

    Demonios

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/06/2013 - 18:56
    Enviado por: Luciana

    RAFAEL NAVARRO => Eu gostei de todos os seus comentários, eu não sou nada, apenas uma pessoa que ama os animais, trabalho com cães. Como vc é bem conhecedor do que está acontecendo, aqui na Cantareira onde moro existe muitos animais silvestres, creio que agora os traficantes agirão ainda mais por aqui, muito triste. Eu ainda posso ligar para a Polícia Rural e denunciar, ou não adianta mais… caso eu suspeite de algo ou veja realmente esse horror acontecendo.
    Digo isso, questiono, pois até, gatos engaiolados eu já vi por aqui e a porcaria da Polícia que fica aqui sempre me diz que não pode fazer nada.
    ODEIO tudo isso!!! Até nossos bichinhos inocentes tem que virar dinheiro.
    Se puder responder agradeço antecipadamente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/06/2013 - 19:10
    Enviado por: Francisco de Assis Cordeiro Custódio

    A maior demonstração de incompetência num cargo público. Um verdadeiro absurdo. Retrocesso na consciência cidadã ambiental. Uma afronta àqueles que incansavelmente lutam pelo final dessa palhaçada. Mas isso só veio fortalecer ainda mais minha vontade de lutar contra as atrocidades desses animais que estão no poder.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/07/2013 - 09:42
    Enviado por: DULCI CAPUTO

    ESTAVAMOS CAMINHANDO NO RETROCESSO, ATÉ QUE SAIRAM AS RUAS OS JOVENS REIVINDICANDO REFORMAS E, VAMOS FAZER ENTRAR MAIS ESTA ATROCIDADE CONTRA OS ANIMAIS. REALMENTE É O BRASIL ENTRAR EM LUTO SE NÃO CONSEGUIRMOS IMPEDIR ISTO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/07/2013 - 07:22
    Enviado por: Eco Hábito

    Que piada Sra. Ministra!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/07/2013 - 13:38
    Enviado por: marcelo

    Melhor o Dono do Blog fazer interpretaçao de texto acho que leu errado ou copiou o comentario de alguem que nem lei tudo ??

    Particularmente também repudio a resolução, pois nao deveria ser nem
    cogitado o IBAMA fazer uma coisa destas, masssssss……

    Resumindo quem ler a resolução toda vera que foi feita para continuar a
    multar e coibir o trafico, mas o camarada que for pego dependendo da analise do
    fiscal pode ficar como guarda do animal, objeto da multa autuação, etc… ate
    que o IBAMA ache o que fazer com o animal
    Nos casos que o autuado nao for confiável ai sera enviado para algum dos
    voluntários que se cadastrar no IBAMA para isso.
    Não e o ideal, mas melhor que deixar como esta onde morrem de fome ou maus
    tratos em quartéis, delegacias, salas, etc depois a desculpa do IBAMA e que
    forao soltos ou que fugirão rsrsrs
    Como convivo com IBAMA no dia a dia esta Resolução vai mais salvar da fauna
    apreendidos que prejudicar

    Sou ambientalista realista e conheço a estrutura do IBAMA a FUNDO e so
    existem alguns poucos escritórios alem do de Brasilia o IBAMA nem atende as
    denuncias que o diga as policias ambientais estaduais via de regra o IBAMA so
    atua em coisa graúda que dara midia e IBOPE o resto e tudo repassado as polias
    ambientais estaduais
    A mudança do IBAMA federal para o ESTADUAL foi so para o IBAMA nao entrar em
    colapso
    Por diversas vezes tentei socorrer animais da FAUNA via IBAMA e so depois de
    gastar umas 3 horas uns 100,00 de telefone pra ca e pra la chegava a resposta de
    que o IBAMA nao tem resgate nem salvamento e que eu procurasse a policia
    ambiental …… se algum fiscal me parasse que eu mandasse ele ligar para o
    atendente do telefone rsrsrsrsrs e no fim das contas os animais vao sempre para
    o zoologico mais próximo quando e possível ou veterinário camarada e se nao
    tiver …….

    Hoje eu salvo e ja levo direto para os veterinários camaradas ou zoologico e
    evito passar raiva e gastar tempo e R$ a toa, mas ta difícil achar vagas ou um
    que receba e acho que o mesmo esta ocorrendo com o IBAMA por isso a resolução
    resolver o problema da destinação e os animais deixa de morrer em salas ou
    gaiolas

    Agora quem for pego com abelhas nao vai mais ver elas morrer na mao dos
    fiscais dentro dos carros ou salas e o ponto positivo da resolução

    Marcelo
    Mogi Mirim – SP

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/07/2013 - 22:03
    Enviado por: Fábio Ferrão

    Com grande tristeza e decepção vejo que a gestão de nosso país está ao léu, legislações ambientais que dentro de minha ingenuidade acreditava que não haveria a possibilidade de retrocesso, considerando as pesquisas e estudos comprobatórios sobre o assunto, vejo que estava enganado, pois com Resolução perdi o rumo…
    Que país é esse….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/07/2013 - 23:54
    Enviado por: Paulo T

    É preciso ler além de uma crítica parcial ou passional. Como em outros assuntos, há sempre interesses diversos sobre todo e qualquer tema do meio ambiente. O colunista começa pecando ao sugerir que uma Resolução do Conama possa ser forçada por decisão de um Ministro, o que é um equívoco. O Conama é um Conselho, portanto com decisões definidas por um grupo. Essa medida estaria sendo discutida desde 2001, portanto não é algo que, em tese, tenha sido realizada sem critérios e em desacordo com a legislação de proteção ambiental vigente. Justificável ou não, o Estado não tem capacidade técnica e operacional de manter abrigos para a enorme quantidade de animais hoje apreendidos. O trabalho de fiscalização foca principalmente nos caçadores e traficantes para que o comércio de animais seja reduzido, mas sabemos que não é uma tarefa fácil. Uma vez comercializado e destinado a um “criador”, pode-se em princípio deduzir-se que este seria sido o menor na rede de criminosos. Ainda, muitos desses últimos, seriam capazes de assumir a responsabilidade de cuidar da recuperação do animal até a reinserção do mesmo no ambiente de origem.
    Não sei se as discussões sobre a questão foram tão intensas quanto aquelas anunciadas pelo governo, entretanto merecem uma atenção criteriosa; não para uma aceitação da sociedade, mas uma consideração mais crítica sobre a Medida e alternativas disponíveis ao caso.
    Em essência, é uma Medida de permissão de guarda provisória de animais silvestres decorrente das limitações identificadas pelos estados sobre os parcos recursos para abrigar e tratar esses animais. Sei que, ao longo dos anos, muitos animais apreendidos teriam morrido em abrigos do governo por falta de recursos adequados para recuperá-los dos maus tratos sofridos. Antes de oferecer uma informação balizada temos que analisar o texto com maior cuidado, as motivações e, principalmente as implicações da Resolução.

    http://www.mma.gov.br/port/conama/noticias.cfm?cod_noticia=602

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/07/2013 - 17:59
      Enviado por: Rossine

      Gostei desta explanação. Difícil criticar ou elogiar uma resolução se é assim que posso me dirigir. Creio que, é claro que muitos mal feitores se beneficiarão disto, no entanto, não acredito ser uma questão tão utópica que focar trabalhos maiores em cima de caçadores e traficantes trará um bom resultado.
      Principalmente se for possível, (sabemos que é muito difícil) associar isto com a questão do ensino a nível Brasil, pois não basta falar que é errado ou proibido, mas é importante que a população como um todo saiba dos reflexos que ações contra o meio ambiente trarão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/07/2013 - 09:35
    Enviado por: luiz alberto

    O congresso Nacional deveria Institucionalizar a Profissao de Ladrao,haja visto a enorme Demanda DE MERCADO , A COMEÇAR PELO GOVERNO COM SUAS AMPLAS PASTAS DESNECESSÁRIAS,CARGOS COMISSIONADOS,FORUM PREVILEGIADOS,PRERROGATIVAS ABUSIVAS,IRREPRESENTABILIDADE,FORMAÇAO DE QUADRILHA OFICIALIZADA. O POVO NAO QUER QUE O CONGRESSO DE A PALAVRA FINAL, O POVO QUER O FINAL DESTE ATUAL CONGRESSO,AFINAL A RADICALIZAÇAO TOTAL DESTE SISTEMA COVARDE QUE MANIPULA VOTOS,QUE COAGE AO POVO; POR QUE VOTAR NESTES FUTUROS CANDIDATOS? TEM QUE SER UM DELES? O POVO NAO PODE SUBORDINAR-SE AO ESTADO E SIM O ESTADO AO POVO. PODERES EXECUTIVOS,LEGISLATIVOS E JUDICIÁRIOS ATUAIS SAO FARINHA DO MESMO SACO E ESTA FARINHA JÁ SE DETERIOROU A MUITO TEMPO;SE ISTO É ESTADO, O QUE É O BRASIL? ESTÁ NA HORA DE TIRAR BRASÍLIA DO BRASIL E SIM BOTAR BRASIL EM BRASÍLIA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/07/2013 - 12:48
    Enviado por: Gilberto S Muller

    Me envergonho das medidas inadequadas tomadas por alguém que ainda por cima recebe salário pago pelo povo.
    Toma coragem e vai para casa Sra.Izabella, os ambientalistas te querem longe destas decisões.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/07/2013 - 21:12
    Enviado por: madalena perini

    trafiquem ela! 0lha o ser que se diz Ministra.. cara de odio!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/07/2013 - 10:16
    Enviado por: rute santos

    por foi aprovado esse decreto, e a Sra. Dilma aprovou, fico indignada por esse decreto é um retrosseço de anos ,vamos divulgar bem não só a cara dela mais também a falta de responsabilidade da fulana, em vez de salvaguardar os nosso animais ela vai leva-los a extinção VAMOS engajar nessa luta de defesa com grandes passeatas ,só assim esse Brasil escuta

    mais tem que ser rápido, pois aqui em Guararema estão caçando as capivaras com tiros até os filhotes, está sendo um massacre do rebanho,coitados já fiz a denuncia a policia florestal.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/08/2013 - 15:08
    Enviado por: Denilson

    Muitas pessoa dizem bobagens sem conhecimento, alguém sabe quantos anos as aves vivem em seu habitat natural e o criado na residência (engaiolado), acredito que não, pois sabem que no criadouro eles vivem em torno 03 (três) vezes mais do que no habitat natural, pois tem boa alimentação, vitaminas, veterinários e outros, alem de ser ótimos companheiros (terapia), poder ouvir os cantos, quem curti sabe, menos estresse……Foi mencionado anteriormente da senhora que tinha o papagaio a mais de quinze anos, maldade foi o que fizeram, tirar o animal dela

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/08/2013 - 19:26
    Enviado por: nilson

    Quem nunca teve um passarinho, um papagaio etc.
    Não pensem que o tráfico vai terminar,mas eu vc seu vizinho teremos o direito de te nossos animais em paz sem nenhum verdinho babaca nos enchendo o saco.
    eu tenho um papagaio que achei faminto na lage da minha casa,hoje bem tratado, bem alimentado, corro o risco de algum verdinho babaquinha me denunciar ao Ibama “por maltratar animal silvestre”.
    Voces viram o Ibama em Seropédica?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/09/2013 - 00:42
    Enviado por: carruagem de Fogo

    Precisamos ser rácionais!o costume,o hábito e ou o hoby de criar animais,está arraigado culturalmente na sociedade humana,desde que o mundo é mundo,e, os maiores estudiosos do assunto,dizem, que, a melhor maneira de se ter,fauna e flora,preservada para sempre é com os criatórios!-Quanto proibir a criaçáo doméstica de animais,por razões diversas,mesmo as mais justificáveis,sempre será uma violência,não contra os animais,mas contra aquele único ser que pensa,cria e decide,o homem!,o resto é puro achismo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/10/2013 - 11:48
    Enviado por: Maria de Jesus

    Até quando o homem vai se achar tão inteligente se ele mesmo ajuda a acabar com o planeta e toda condição de vida digna para todos os seres vivos? Sim porque existe uma questão nisso tudo “A VIDA”, ” LIBERDADE” , “DIREITO DE IR E VIR” que não é só dos humano é também dos animais. Os animais matam somente para comer, porque assim foi determinado por DEUS e o home? Mata por prazer e ainda se acha no direito de se achar superior! É lamentável! Porque tudo que é “MIAIS” é para somar e não destruir! Tudo que é superior vem de cima,” ter poder” , mais só DEUS tem o poder supremo. O homem não é nada! Passou a ser um monte de “M” ambulante! Que me perdoe os sensatos, pois tudo tem exceção e felizmente ainda existem alguns justos, dignos, respeitáveis, merecedores de serem chamado GENTE! Pessoas que aceitam qualquer mal contra animais e toda a natureza, são responsáveis pelo desequilíbrio da natureza porque cada animal tem sua função no cuidado com a terra; os pássaros levam sementes de um lado para o outro garantindo a preservação das árvores e assim por diante, os rios desviados acabam ocorrendo a seca ou enchente de alguns lugares, o ar poluído destrói tudo, e que é responsável O HOMEM e não os animais. Só o homem destrói e os inocentes animais sofrem com tudo isso! É MUITO TRISTE VER UM SER QUE SE JULGA INTELIGENTE, SÓ FAZER BURRICE! MAIS A HORA DE DEUS CONSERTAR TUDO ISSO VAI CHEGAR!

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

  • Quem Faz

    Quem Faz

    Dener Giovanini

    É ambientalista e documentarista cinematográfico. É membro do Conselho Global contra o Comércio Ilegal Mundial, mantido pelo G20 e ONU. Produz séries e documentários para cinema e TV. www.denergiovanini.com.br

Comentários recentes

Arquivos

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo