ir para o conteúdo
 • 

Dener Giovanini

26.setembro.2011 16:41:58

AS SACOLAS PLÁSTICAS E OS ENGODOS AMBIENTAIS

Quem não tem “saco” para ler algumas verdades inconvenientes, como diria o biodesagradável Al Gore, é melhor parar por aqui. Bom. Dado o aviso, siga adiante por sua conta e risco.

No tempo do politicamente correto, a onda é navegar em campanhas ecológicas bem produzidas e que possuem um forte apelo emocional. Nelas, o cidadão é arrebatado pelo chamado da consciência e motivado a contribuir heroicamente para a salvação do planeta.

Campanha: USE MAIS PAPEL HIGIÊNICO E GANHE ECOBAGS!

Muito bem. Muito bonito. E muito inútil e ardiloso também.

Inútil por que em momento algum essas companhas instigam o consumidor a refletir sobre o seu padrão de consumo. Sobre a real necessidade de adquirir esse ou aquele produto.

Ardiloso por que, na base dessas campanhas, está um preceito muito caro para as empresas: o consumo. Então, munidos de apelos sentimentais, os marqueteiros se lançam a convencer o consumidor a comprar produtos ecologicamente corretos. Eu disse, e repito: comprar!

E ai está o segredo que sustenta o interesse da maioria das empresas nessa onda ambientalmente correta: comprar mais. Elas descobriram um novo filão para aumentar as suas vendas e, de quebra, ainda dão um suporte psicológico para que o consumidor possa gastar seu dinheiro acreditando que o está fazendo por uma boa e justa causa.

Aposto que o leitor nunca viu um anúncio dizendo: Você vai trocar de carro? Não, não faça isso. Será que o seu carrão não dura mais um pouco? Faça revisão, mas não compre um novo agora não. A realidade é outra. A mensagem do anunciante é: COMPRE o novo carro X que polui menos! COMPRE o xampu Y que é feito com essências da Amazônia. COMPRE. COMPRE. COMPRE.

Lamento caro leitor, mas na onda do politicamente correto, você faz o papel de trouxa. Ou pelo menos é assim que muitas empresas e certas ONGs enxergam você.

E o que as sacolas plásticas tem a ver com isso?

Elas, as sacolas plásticas, ilustram bem o sentido mercantilista por trás de tais campanhas ecológicas. Elevadas a categoria de vilãs da ecologia, as sacolinhas mereceram até um contra-ataque governamental: a campanha “Saco é um saco”, do ministério do Meio Ambiente, na época em que o seu titular era o ministro Colete Minc.

Pois bem. Nem vou entrar no espetacular e elaboradíssimo mérito criativo do nome dessa campanha. Mas o fato é que se gastou dinheiro público para convencer o consumidor a pagar por algo que antes ele tinha de graça, ou quase isso: sai a sacola plástica e entra a ecológica EcoBag!

Os supermercados agradeceram de joelhos. Agora podem vender EcoBags coloridas, e aumentar seus lucros, ao invés de disponibilizar para o consumidor as tais sacolinhas.

Mas uma vez, muito bem. Muito bonito. Só que inútil e ardiloso.

Ardiloso por que o Ministério do Meio Ambiente optou por seguir, mais uma vez, o caminho da espetacularização e do apelo midiático ao invés de promover a reflexão ambiental no consumidor. Para o MMA, foi mais fácil colocar a culpa das desgraças ambientais brasileiras nas pobres sacolinhas, do que investir em educação ambiental nas escolas.

Inútil por que esse tipo de campanha, apesar de ter receptividade na sociedade, não contribui em nada para melhorar os nossos índices de qualidade ambiental. Pode, inclusive até piorar.

É o que aponta um sério estudo da Agência Ambiental britânica, divulgado esse ano. O documento aponta que o PEAD (Polietileno de Alta Densidade), utilizado para fabricar as sacolas plásticas, é muito menos nocivo ao meio ambiente do que as matérias – primas utilizadas na fabricação das Ecobags. E põe menos nocivo nisso: o PEAD é 200 vezes menos prejudicial ambientalmente e emite apenas um terço de CO2 se comparado as Ecobags.

Para quem desejar conhecer melhor o relatório do governo britânico, basta acessar:

http://publications.environment-agency.gov.uk/dispay.php?name=SCHO0711BUAN-E-E

Concorde ou não o leitor, o fato é que nos faltam políticas públicas eficientes e honestas para enfrentarmos os desafios ambientais que temos pela frente. No meio ambiente ainda está valendo a máxima da política: fazer esgoto ninguém quer por que não aparece e, consequentemente, não rende votos.

Continua sendo mais fácil, e mais convincente, fazer campanhas inúteis e passageiras, do que investir em reciclagem ou em legislação de resíduos sólidos. É mais vantajoso culpar sacolinhas plásticas do que multar (e desagradar) empresas mentirosas e irresponsáveis ambientalmente.

Não estou aqui fazendo apologia da sacola plástica. Longe disso. Mas até hoje não consegui ter coragem para colocar o cocô do meu cachorro ou o lixo da minha cozinha dentro de uma Ecobag.

Para finalizar, deixo aos leitores uma bem-humorada (e inconveniente) reflexão sobre as sacolas plásticas produzida pela equipe do site Parafernalha. Com a palavra, a sacola:

Autorizada a publicação e divulgação desde que citada a fonte.

comentários (65) | comente

65 Comentários Comente também
  • 26/09/2011 - 17:23
    Enviado por: ARI MARQUES

    Durma-se com um barulho destes. Realmente, não dá mais para sermos enganados. Afinal quando é lançada uma idéia dessas, antes não é feito estudo que comprove o desempenho? Será que estão achando que somos todos um bando de imbecís? Tá na hora de de levar ao menos a natureza a sério. Depois quando acontecem os desastres ficamos todos comovidos, lamentando o leite derramado. Cadeira eletrica para estes impostores.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/10/2011 - 12:17
      Enviado por: Diego

      Pessoal, não se engane! Perdoem-me, mas é incrível como as pessoas são facilmente induzidas à uma ideia do senso-comum, parte desta ideia que as sacolas ecológicas são verdades, as mais poluentes são as de ráfia, tecido tais como o nylon, microfibra, entre outros…
      Mas e aqueles de TNT, algodão Cru em especial o Tecido Pet, são ecológicamente corretos.

      Para se ter uma ideia do que estou querendo dizer…

      Para fazer 1 KL de tecido em algodão são gastos 11.000 litros de água, ausente de produtos químicos.

      Para fazer 1 KL de Tecido Pet são gastos 3 litro de água, livre de componentes químicos.

      Não desejo fazer propagando alguma mas acessem: http://www.sacolapet.com e confiram algumas informações.

      São dados verdadeiros cuja fonte de consulta:

      http://www.abipet.com.br
      http://www.waterfootprint.org
      http://www.revistameioambiente.com.br
       exame.abril.com.br/economia/meioambiente-e-energia

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/09/2011 - 17:44
    Enviado por: erina

    é, os donos de hiper, super, e mercadinhos estão comemorando o fim das sacolas.]
    Acho que as sacolas compradas,já tenho 5, são muito piores que as sacolinhas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/09/2011 - 17:54
    Enviado por: sissy

    Por essas e outras é que quem realmente trabalha pelo meio ambiente acaba desacreditado! eu sou a favor das eco bags por que acho que quanto menos lixo se produzir melhor e também muito mais
    prático na hora de embalar as compras, mas quererem tirar vantagem disso é um desrespeito ao consumidor, boicote neles será a minha resposta!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/04/2012 - 11:44
      Enviado por: Antonio Marcos

      Olha acho se voce quiser a ajudar a diminuir o lixo , passa a comer 02 vezes por semana ,pos as sacolas servem como meio de transporte e servem justamente para que voce consiga a colocar os restos dos mesmo ,então sacolas plasticas e totalmente reutilizavel ,esta mas que na cara que esta ideia e uma ideia economica e nao ambiental ,o governo e a prefeitura de São Paulo abraçaram esta ideia somente por estarmos proximo a uma eleiçao ,pois quem voce acha que vai pagar aquela sujeirada toda de papeis em dia de eleição e claro que sao os empresarios das grandes redes supermercadistas ,atraves da apas … isso e fato…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/09/2011 - 17:56
    Enviado por: Filipe Melo

    Todo extremismo leva ao erro! Não podemos analisar um fato apenas considerando umas poucas variáveis. Não existe apenas um tipo de plástico, como também não existe um único tipo de EcoBag. Existem dezenas de iniciativas que podem substituir a sacolinha plástica, precisamos conhecê-las. Concordo que as empresas se apropriaram do apelo ambiental para “vender” mais. No entanto, acredito que ao resto do texto faltou informação, cuidado e um pouco de reflexão sobre o tema. Nem tudo que reluz é ouro.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/09/2011 - 14:45
      Enviado por: Ricardo Dahis

      Perfeito! O ponto sobre as empresas usarem do slogan ambiental para vender cada vez mais de fato é uma boa crítica.
      Ainda não se encontrou a resposta para a pergunta: o mundo consegue ser sustentável com o consumismo “verde” ou precisamos cortar o consumismo pela raíz?
      O resto do texto me pareceu um tanto alarmista sobre exemplos que não necessariamente são a realidade geral.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/09/2011 - 17:56
    Enviado por: aiaiai

    quanta bobagem…que tal ler um pouco e se informar antes de repetir asneiras…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/09/2011 - 18:00
    Enviado por: miguel filho

    Então, algo não ficou muito claro pra mim nesse artigo: parece que ele confunde a ecobag – que pode ser fabricada a partir das mais diversas matérias primas, inclusive fibras naturais! – com as sacolinhas biodegradáveis, aquelas que agora precisamos comprar nos supermercados na hora de passar no caixa, caso não tenhamos outro meio de carregas as compras. Lembrando que a ecobag é durável, não-descartável (as antigas sacolas da vovó, de feira) e assim não serão constantemente descartadas como as antigas sacolas plásticas e essas novas sacolas biodegráveis – cuja decomposição, já ouvi falar, libera substâncias nocivas no meio. Acredito, sim, que o hábito de utilizar as sacolas retornáveis, as ecobags, deve ser estimulado, assim como concordo com o artigo que nos convida a repensar os hábitos de consumo como forma de preservar o meio ambiente. Abraços!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/09/2011 - 18:03
    Enviado por: Evelyn

    Dener, acredito que as eco bags são sim uma ideia que vale a pena. Infelizmente temos a cultura de colocar o lixo em sacolas plásticas, quando poderíamos muito bem utilizar sacos de papel recíclavel para esse fim, como já acontece em alguns países. Eco bags de verdade, na minha opinião, são aquelas feitas por cooperativas que usam banners descartados e tranformam isso em uma bolsa que dura mais que qualquer outra e aguenta mais peso que qualquer sacola plástica fabricada por aí.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/09/2011 - 18:14
    Enviado por: juliana

    Complementando a questão do papel higiênico: o fato de terem reduzido o conteúdo da embalagem de 4 rolos de 40 m, por 30 m, passou totalmente despercebido aos consumidores. Agora você usa a mesma quantidade de rolo de papelão, plástico para embalagem, fardos de shrink, pallets e combustível para transportar 25% a menos de papel. Ou seja, desperdiçando 1/4 a mais de recursos (inclusive as sacolas plásticas que o consumidor usa para levar o produto para casa).

    Uma campanha muito mais inteligente para as sacolinhas seria a reutilização de 100%, ao invés de jogá-las fora depois do uso, assim como acontece aqui em casa. Usamos no lixo do banheiro e da cozinha. Agora teremos que comprar sacos especialmente para esse fim. Me explique uma coisa: o plástico do saco comprado polui menos do que o plástico da sacolinha que ganhamos de graça?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/09/2011 - 22:25
      Enviado por: Vavá do IBEMA

      rs…Ohhh País viu!!! muito bem exclamado por algumas pessoas aqui…Qual a diferença da sacolinha plástica (essa que recebemos DE GRAÇA), do saco plástico que agora TEREMOS DE COMPRAR! Só para desencargo de consciência, o tal SACO PLÁSTICO DE LIXO é fabricado com o LIXO DO PETRÓLEO, a parte mais poluente, ou seja…enfiam na sua cabeça que as sacolinhas plásticas que a gente recebe DE GRAÇA no supermercado é a vilã…mas nada dizem do saco plástico…Ohhh povinho viu!!! vcs repararam que só falam em abolir as sacolinhas plástica e optarem pela sacola ecológica…SEM MENCIONAR O SACO DE LIXO?…francamente viu!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/09/2011 - 09:37
      Enviado por: Marcelo

      100% de reutilização se resume a utilizar como lixo?
      Seu conceito de reuso está um pouco defasado. Sacola Reutilizável é aquela que você utiliza por diversas vezes sem a necessidade de outras para subistituir aquela que já está no lixão esperando ser decomposta pela natureza.

      Pessoas que pensam assim não entendem que o maior problema não é com o plástico e sím com uso desenfreado de diversas sacolas sem necessidade. O saco de lixo não é a solução ideal, mas só o fato de comportar mais lixo já ajuda na questão da quantidade de sacolas.

      E vocês já pensaram em outras alternativas ao descarte de lixo ao invés de colcoar tudo em uma sacola e esperar que o planeta faça o resto? E o uso de composteiras aliado com a reciclagem das embalagens dos produtos?

      Reclamar do mundo é facil, o problema é que o planeta não é só dos seres humanos, e sim de diversas espécies que estão pagando o preço da praga chamada ser-humano que se instalou aqui e começou a modificar a ordem natural das coisas.

      Por que o autor desse artigo não mencionou nada sobre eco bags feitas de material reciclavel? E de eco bags feitas de plástico (já que vocês adoram ele)?

      Alguns pontos temos que discutir sim, como: para onde está indo o dinheiro anteriormente gasto com sacolas plásticas pelos supermercados? Quando essa economia será repassada ao consumidor?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/09/2011 - 18:14
    Enviado por: Jessica King

    Sacolas plasticas jah viraram assuntos bem polemicos desde de muitos anos atras. O problema eh que elas sao essencias no dia-a-dia das atividades de supermercados mas causam um dano terrivel ao meio ambiente. Que confusao!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/09/2011 - 18:23
    Enviado por: julio campos

    Fantástico artigo. Como ecologo, fosse aluno meu, receberia um
    belíssimo 0.
    ignorou absolutamente os fatos que:
    1-sacola reutilizavel compra quem quer.
    2-sacola reutilizavel pode ser de tecido ou fibras naturais.
    3-oartigo britanico faz uma análise pontual, não tendo cabimento a generalização feita pelo autor.
    4-e a analise de custos ambientais? Detalhe?

    Desculpem os problemas de acentuação, mas teclado de celular é fogo.

    Caro autor. Volte para a escola.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/11/2011 - 12:00
      Enviado por: bernadete reis

      faço a você um desafio como já foi feito a uma jornalista carioca se não me engano do jornal o dia: tente passar um dia sem plástico ( sem colocar a mão em nada nada nada feito com material plástico) e depois venha nos contar! não vale plástico de nenhuma “espécie”. A briga com a sacola plástica pode vir a ser um começo, mas se ficar só nisso passa longe de ser a solução e mais vai virar hipocrisia…. e a lei da reforma ambiental continua sendo votada a favor de quem?!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/09/2011 - 18:25
    Enviado por: Pedro Augusto

    Vejam bem, o texto realmente critica as ecobags, mas o foco principal dele é denunciar o que há de errado nisso tudo. A sacola plástica não é o vilão e a ecobag está muito, mas muito longe mesmo de ser o super herói que irá salvar o mundo. Assim como acusam o autor do texto de estar generalizando as ecobags, da mesma forma todos o fazem, no fundo, com relação às sacolas de plástico tradicionais. E é muito fácil alienar pessoas com alívios psicológicos, o que mais acontece é coisa do tipo: “Nossa comprei uma ecobag, agora eu tenho um broche escrito ‘ecologicamente sustentável’ no meu peito!!!1!!!”

    O verdadeiro mal está nas políticas públicas, como está bem claro no texto. O ensino de uma consciência ambiental (a consciência verdadeira e pura, e não uma voltada ao consumo-alívio) e a reciclagem adequada dos materiais poluentes seria uma solução muito mais adequada. Mas é muito mais fácil culpar as sacolas convencionais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/09/2011 - 18:50
    Enviado por: Lúcia

    Sabem aquela frase ´´não precisa explicar, eu só queria entender…´´ que aparecia na voz de personagem num programa de TV há anos atrás?

    Pois é, eu não entendo por que eu não vou poder continuar a usar as sacolinhas fornecidas pelos supermercados para pôr lixo do banheiro e da cozinha. Qual será a diferença entre elas e as que eu vou ter que comprar para substituí-las? Qual vai ser a matéria-prima usada para as sacolinhas que eu vou ter que comprar?

    Repetindo: ´´não precisa explicar, eu só queria entender´´.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/09/2011 - 19:30
    Enviado por: Cassio Lopes

    Infelizmente, o conteudo desse artigo será mal interpretado pois o consumo de sacolas plásticas no Brasil, sejam elas retornáveis ou não, é altissimo! O problema não esta tanto no tipo de sacola mas na utilização delas. O conceito da sacola retornavel é que ela pode ser reutilizada varias vezes antes de ser descartada e a nossa sociedade se acostumou a descartar muito rapido. Comprou, usou, abusou, jogou fora, recomprou. O unico jeito de convencer o cidadão que esse estilo de vida é um crime par o ambiente e para a qualidade de vida é de tocá-lo no bolso. Os supermercados são cumplices desse crime quando oferecem sacolinhas aos seus clientes. A metodologia certa deveria consistir em taxar mais essas sacolinhas e controlar ao mesmo tempo o valor das sacolas retornaveis.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/09/2011 - 23:14
    Enviado por: Aparecida

    Desculpe Dener por eu comentar só agora, é que eu estava ocupada costurando eco bags pra usar na casa toda. Fico pensando , quanto tempo vai demorar pra se decompor este material, penso que muito mais tempo. Vocês se lembram da época em que não existiam as sacolinhas? Me lembro que cada família tinha um latão na porta de casa no qual se jogava o lixo, era um horror, um cheiro insuportável. Quando começamos a colocar o lixo em sacos plásticos foi a glória, aliás éramos multados se o lixo não estivesse devidamente embalado e bem amarrado. Qual a solução? Reciclar sempre, tem marteriais que podem ser reciclados muitas vezes. Não conheço eco bags pra pegar caca de cachorro e eu tenho tres, então quando lembro de levar as sacolas ecologicas tudo bem, senão que venham as sacolinhas plasticas, cada dia mais fininhas né mesmo, pelo menos tenho onde embalar as minhas cacas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 00:20
    Enviado por: Tweets com mais RTs pelo @estadao em 26/09 - Rodrigo Martins - Link - Estadao.com.br

    [...] é 200X mais prejudicial ao meio ambiente que a de plástico, aponta estudo: http://migre.me/5MGJm  (629 [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 02:20
    Enviado por: Paulo Alberto Nogueira

    Muito interessante o ponto de vista levantado. Confesso que nunca havia pensado por este lado. Achei a reflexão muito bem redigida e a argumentação bem marcante. É cedo para inferir um comentário a respeito deste ponto de vista, mas o mais importante é que despertou (e muito) o interesse para procurar maiores informações a respeito do assunto. Parabéns pela reflexão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 02:59
    Enviado por: Ricardo Lopez Fetter

    É simples: é só copiar sistemas que vem dando certo faz anos em países ditos desenvolvidos. Na Alemanha (sabidamente um país desenvolvido) cada consumidor tem suas próprias sacolas de supermercado, que sejam de pano, plástico, ou papel, são utilizadas e reutilizadas dezenas de vezes. Todo mundo carrega essas sacolas no carro na bolsa ou no bolso, para uma eventual passada em um supermercado. É só se disciplinar. Se uma sacola, seja qual for o material, for utilizada 10 vezes então poluimos 10 vezes menos. É ridiculamente simples, mas se tem um país no mundo onde isso poderia não fuincionar, esse país certamente é o Brasil. Pelo descaso, falta de disciplina e relaxamento do brasileiro!
    Parabéns Dener, é por aí mesmo: Despertar o cidadão deitado eternamente em berço explêndido, que dorme dentro de cada consumidor otário!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 04:14
    Enviado por: Patricia

    É, caiu a ficha! Termo antigo, porém, muito a ver com o comentário, afinal as fichas eram reutilizáveis, e os cartões telefônicos são de plástico! O problema está no consumo, consumir é a palavra de ordem. Apesar do apelo da reciclagem fica meu pensamento: Precisamos voltar no tempo e ver que não precisamos de tanto pra viver, as garrafas podem voltar a ser de vidro as fichas de metal, ou melhor o celular precisava ser menos descartável como os tantos outros produtos que não duram nem um décimo do tempo de antes…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 09:37
    Enviado por: claudia

    Que linda matéria para a industria do plastico ler!
    Parabéns autor, que não entende bulufas de reciclar e reutilizar. Compostagem então passa longe do sr.! Que está mais preocupado com caca de cachorro do que com sua responsabilidade ambiental.
    Caros leitores, é facil saber se as sacolinhas poluem ou não: vão no google e procurem foto de lixão, e constatem: o plástico reina!
    É facil atacar governantes e supermercados da nossa irresponsabilidade do consumo e capitalismo desenfreado.
    E depois fazer matéria esdruxula como essa para alcançar respostas positivas de uma minoria ignorante!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/02/2012 - 16:30
      Enviado por: Benvindo

      Definitivamente eu acho que a ignorância é sua. Procure no Google também e vai achar estudos que provam a razão do autor do artigo. Além do mais, pense logicamente: onde você vai colocar o lixo ??? Obviamente vai ser em sacolas plásticas, mas não as biodegradáveis do mercado, e sim as compradas, que poluem muito mais. É só pensar…não dói não, viu Claudia…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/09/2011 - 10:29
    Enviado por: Gabriel

    Eu nunca engoli esse papo contra as sacolas plásticas, pq como fo dito aí no video, todo mundo usa pra colocar lixo posteriormente, sem essas sacolas, a gente teria que comprar saco de lixo, não da na mesma?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 10:34
    Enviado por: Marcos Alonso

    Eita texto só para criar discórdia heim! As sacolinhas plásticas podem muito bem ser utilizadas em lixo de banheiro, cozinha ou pra catar cocô de cachorro. Mas convenhamos que não é todo mundo que isso. Acredito que boa parte delas acaba indo pro lixo mesmo, sem ser reutilizada. Vc fala que as ecobags são mais poluidoras, mas o tanto de vezes em que você utilizar ela e deixar de usar a tal sacolinha, vai compensar esta diferença. Sinceramente, precisamos concientizar sim a população em relação ao lixo e uso de plástico.
    E este tipo de texto não ajuda em nada a discussão sobre o tema.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 10:50
    Enviado por: doido

    esse merda deve ser dono de fabrica de sacolas plasticas…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 10:58
    Enviado por: Marcel

    Cara, é uma pena que seu texto está num blog da internet… deveria estar no TV Fama, no Programa do Ratinho, na novela das nove, nos Rebeldes, numa letra de funk, ou do Luan Santana, enfim, todas as porcarias que a grande massa assiste e presta atenção. Porque apenas uma minoria está lendo isso, e um percentual ainda menor vai parar pra pensar…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 11:34
    Enviado por: Frederico

    Acho que quase ninguém se deu ao trabalho de olhar o estudo, etá porque está em inglês. O estudo analisa o uso de diversas sacolas, levando em conta todo o ciclo de vida de cada uma. O estudo ainda supõe que uma percentagem das sacolas plásticas são usadas mais de uma vez, como lixo doméstico ou para carregar produtos. O estudo também leva em conta o reuso das sacolas ecológicas e as de fibra de algodão.

    Já o artigo não é tão abrangente quanto o estudo. De fato, o estudo aponta que o ciclo de vida menos danoso ao meio ambiente pode ser o das sacolas plásticas.

    Já eu, acredito que menos danoso ainda, seria a alteração do comportamento do consumidor e das empresas. Nem todas as empresas trabalham o ciclo de vida dos seus produtos, por exemplo, se minha cafeteira quebra, onde eu jogo fora o que sobra dela? E se eu resolver trocar de colchão, sofá, tapete? É muito fácil dizer que o produto, depois de adquirido, se torna responsabilidade do estado ou do consumidor. Ecologicamente falando, melhor que seja do estado, porque o consumidor não tem competência para decidir qual a melhor forma de reciclá-lo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 12:44
    Enviado por: Irinelson Menezes

    Muito Bom!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 14:30
    Enviado por: Marcarrone Sato

    ESTAMOS TODOS NO INFERNO! CORRAM!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 15:02
    Enviado por: Guilherme Braune

    Concordo em parte, pois sim, a reciclagem efetiva seria a solução, porém as ecobags não são dispensadas na mesma proporção que as sacolas plásticas. Quantas vezes se consegue utilizar uma sacola para fins de carregar compras? Certamente não passará de 2 ou no máximo 3 vezes, devido a sua fragilidade, já a ecobag não, pode ser utilizada por muito mais tempo!
    Enfim, falta vontade política para fomentar sustentabilidade e consumo responsável, porém a sacola plástica certamente é na grande maioria das vezes descartada de qualquer maneira, o que agride e muito o meio ambiente!
    Assistam o vídeo abaixo para se ter uma ideia do fim que grande parte das sacolas levam e quanto elas são nocivas! O mal maior não é a fabricação, mas o fim delas que acabam causando danos irreparáveis à fauna principalmente quando as mesmas chegam aos oceanos!
    http://www.youtube.com/watch?v=kbNHNhtKQdo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 21:36
    Enviado por: Diogenes da Lantterna

    DENER o meu novo GURU ECOLÓGICO! Pela primeira vez, vejo um jornalista Inteligente e Descompromissado com os anunciantes tocar neste assunto que é uma das MAIORES MALANDRAGENS já enfiada goela abaixo do consumidor brasileiro. O difícil é fazer a maioría da “massa distraída” concientizar-se de que é puro ROUBO dos supermercados estrangeiros. Após a proibição pelos Sem Vergonhas dos vereadores de várias cidades brasileiras, pelas campanhas governamentais e pela proibição oficializada, surgiram, imediatamente as sacolas PLÁSTICAS de lixo nas gondolas e na saída do caixa. Um dos motivos de sucesso dos Peg-Pag foram justamente estes, o da sacolinha, que o armazem da esquina não tinha e você era obrigado a carregar sacolas. Por que não proibiram tambem as embalagens de 99% dos produtos, arroz, feijão, açucar, farinhas, etc.? Ou estes plásticos não causam enchentes? Todos os políticos que batalharam nisto, ou ganharam dinheiro dos supermercados ou “faturaram” politicamente em cima de nossos bolsos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/09/2011 - 17:21
    Enviado por: Pi

    É certo que as sacolinhas plásticas não são somente vilãs ou culpadas pelas desgraças ambientais, mas deve-se levar em consideração O QUE É UMA “ECOBAG”. Hoje em dia, essas sacolas “ecológicas” são feitas de não-tecidos, que são menos resistentes que um tecido e, no descarte, são tão prejudiciais quanto o plástico. Só que isso não É uma ecobag. As ecobags, essencialmente, deveriam ser as sacolas feitas de TECIDO de ALGODÃO CRU, sem tingimento nem outros aditivos químicos (como alvejantes ou amaciantes), até mesmo no plantio da fibra.
    É triste ver que as redes de supermercado distorceram esse conceito para poder lucrar mais. O consumidor ignorante deveria ser advertido da real natureza dessas sacolas ditas “eco”, e incentivado a utilizar caixas de papelão provenientes dos próprios produtos do supermercado, o que é uma solução muito mais inteligente (e prática e instantânea) no combate ao descarte de sacolas plásticas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/09/2011 - 11:33
      Enviado por: Diogenes da Lantterna

      Espere até você chegar aos 70 anos, como ví uma senhora no estacionamento pago do supermercado, retirando todas as mercadorias das caixas de papelão e colocando soltas no porta malas do carro por não aguentar o peso das caixas cheias e depois recolocar tudo de novo nas caixas de papelão para descarregar ao chegar no seu prédio, isto se o zelador estiver disponível para pegar o peso. Fácil, né? Sorte das grandes redes multinacionais como Carrefour e Pão de Açucar, ambos franceses.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/09/2011 - 10:30
    Enviado por: Michael Ktisti

    Parabéns pelo seu genial artigo.

    Acho que todos estamos envolvidos pelo efeito que a propaganda provoca em nossas mentes. A ilusão de que a “campanha” dos supermercados contra o uso das sacolas plásticas tem em si um aspecto de real preocupação com o meio-ambiente é, EM MINHA OPINIÃO, de uma ingenuidade absurda. Todos os que estão de alguma forma envolvidos com a cadeia produtiva e comercial das sacolas plásticas de supermercado sabem, DE VIVA VOZ, que a intenção é a de ELIMINAR OS CUSTOS DOS SUPERMERCADOS COM A AQUISIÇÃO DAS SACOLAS PLÁSTICAS. Se a preocupação fosse com o descarte excessivo do plástico da natureza, o que dizer das embalagens de detergente de cozinha, que é um produto massivamente consumido e consequentemente com suas embalagens massivamente descartadas? E as outras embalagens plásticas? Porque penalizar uma indústria importante – das sacolas de polietileno – com a utilização de um argumento “pseudo-ambientalista” mentiroso? Alguém tem coragem de contestar o que estou dizendo? Os supermercados vão destruir uma indústria de grande porte e de grande contribuição para o país simplesmente por redução de custos. Ai pergunta-se: Eles tem esse direito? Claro que tem esse direito! Estamos em uma economia livre e que na qual ninguém é obrigado a comprar aquilo que não quer. O que não se admite é a mentira. É abusar da inteligência do cidadão com argumentos “ambientalistas” para justificar uma decisão que é MERAMENTE COMERCIAL, isto é, REDUZIR CUSTOS. Existe a opção de utilização de sacolas feitas de polietileno com tecnologia de rápida degradação ou oxibiodegradáveis. Com essa tecnologia, que não muda muito os custos atuais dos supermercados (já embutidos no preço dos produtos), a atual cadeia produtiva é 100% mantida e o aspecto ambiental é atendido, já que esse tipo de material tem o seu tempo de permanência reduzido na natureza.

    Acho que a verdade precisa ser dita para que o cidadão pelo menos não seja manipulado em sua inteligência. Repito que não contesto o direito da cadeia comercial dos supermercados de reduzir custos através da eliminação do atual custo das sacolas plásticas em seus balanços. Mas que isso seja feito de forma clara e não com argumentos pretensamente éticos e ambientiais. Já está na hora do consumidor devolver essa mentira com ações práticas de “boicote” aos supermercados que continuarem com essa campanha mentirosa. Somente aqueles que falarem a verdade, isto é, que estão abolindo as sacolas plásticas como forma de reduzir custos, melhorar rentabilidade, preservar empregos, etc., e mostrar ao consumidor que isso é benéfico para a cadeia econômica, devem ser prestigiados. Toda vez que eu for a um supermercado que não oferecer sacolas plásticas com esse argumento ambiental “fajuto” eu vou deixar as compras no caixa e procurar outro que não me trate como um idiota.

    Saudações democráticas.

    Michael Ktisti

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/10/2011 - 13:34
      Enviado por: edmary

      Concordo com o Sr. Michael Ktisti!!! Acho que essa estória da “proibição das sacolas plásticas” já deu o que falar e está mais do que provado de que as sacolas não podem ser responsabilizadas como “unica causadora” dos problemas ambientais, qdo. na verdade, o problema está na falta de educação e informação da população, qto. ao descarte dos materiais que podem ser reciclados
      Acredito tbém. que será uma medida, contrária ao interesse dos supermercados-VENDA. e >por isso a demora em retirá-las do mercado.
      O comércio em geral, não irá deixar de vender>por falta de sacolas. O prejuízo será muito maior do que continuar com as nossas sacolinhas>práticas, úteis, reutilizáveis e recicláveis.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/09/2011 - 22:35
    Enviado por: Eduardo

    O Estadão agora aceita blogueiros superficiais como esse? Tendencioso e parcial eu sempre soube que o Estadão é e continua sendo, mas superficial assim? O autor ignorou diversos parâmetros de análise de ciclo de vida (life cycle assessment) que devem ser considerados ao comparar um material com outro: biodegradabilidade (plástico é um dos piores), origem renovável (plástico vem do petróleo…), reciclabilidade (na teoria plástico é reciclável, mas na prática ele plástico acaba no estômago dos peixes, entupindo esgoto ou no lixão do Pacífico), consumo de água/kg, consumo de energia não renovável/kg, utilização de substâncias nocivas à saúde no fabrico, contaminação de solos. Um pouco de humor no assunto: considerar apenas emissão de CO2 como parâmetro é como afirmar que uma mulher é mais bonita do que a outra porque peida menos. Claro que não sou da indústria de plásticos e nem recebo $$ dela…Agora, para os economistas de plantão que acham que o dinheiro e o mercado resolvem tudo: que tal construírem um mundo de plástico e shoppings, sem natureza nenhuma, igual fizeram os rapa nui na ilha da páscoa? Façam isso à vontade, agora longe da minha casa, a Terra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/10/2011 - 08:51
    Enviado por: Rayane Nicole Cenci Teixeira

    Oii minha escola esta fazendo um projeto sobre sacolas retornaveis somos aqui do RS gostaria que vocês mandacem uns conteudos para que nossa turma entendesse mais um pouco okeey ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2011 - 18:18
    Enviado por: Kallena

    Será que tem alguém que acredita mesmo que as sacolinhas dos supermercados são gratuitas?
    O preço delas já está embutido no preço das mercadorias. Não existe nada de graça.
    Os supermercados agradecem muito por essa campanha pela diminuição do consumo, pois o preço dos produtos não cairá e já haverá o primeiro lucro aí.
    O segundo lucro a ser comemorado será pelas vendas de sacos plásticos, afinal, onde você vai acondicionar o seu lixo para o lixeiro levar?
    E o terceiro lucro está na venda das ecobags.
    Dando uma volta pela cidade, não importa o bairro: desde os mais humildes até os nobres, vejo sacolinhas de supermercados serem reutilizadas para a colocação de lixo.Pelo menos na cidade onde resido, o lixo só é levado se estiver dentro de um saco plástico.
    Então, pra mim, isso tudo não passa de um falso ecologismo, de uma campanha para o aumento de lucro dos supermercados , dos fabricantes de sacos para lixo e das “lindas” ecobags, que podem combinar com a sua roupa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2011 - 17:18
    Enviado por: Fabiano Barretto

    A única coisa certa é que a descartabilidade não é uma escolha sustentável a longo prazo

    Um artigo de Miguel Bahiense, publicado na “Folha de S.Paulo”, apresenta uma posição enviesada por parte do presidente do INP (Instituto Nacional do Plástico) a favor das sacolas plásticas descartáveis. Na falta de mais informações sobre os impactos ambientais dessas sacolas quando comparados aos impactos de outras sacolas, o artigo opta por fazer uma recomendação incondicional das sacolas plásticas descartáveis para uso em compras. Não considera a existência de alternativas, que existem em número expressivo, nem que a escolha consciente pelo consumidor, que está buscando menores impactos ambientais negativos, exige mais informações do que o que aquele artigo considera.

    O artigo argumenta que “o problema não é o produto, e sim o que se faz com ele” e que a ”questão está no desperdício e no descarte incorreto”. Não é verdade.

    Helio Mattar, Ph.D em engenharia industrial, é diretor-presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente

    http://www.akatu.org.br/Temas/Sustentabilidade/Posts/Sacolas-para-compras-como-escolher

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/11/2011 - 09:28
    Enviado por: Kamila

    A ecobag serve para minimizar o consumo da sacolas plásticas e não excluí-lo. É um pensamento extremista e irracional pensar que o uso de sacolas ecológicas eliminaria as sacolas plásticas. Só que ao invés de sair do supermercado com 15 sacolas, sendo que garrafas usam 2 por vez e etc, saíria com 1 ou por vezes nem isso e usaria a ecobag inúmeras vezes antes de descartar.

    E quando precisa de sacola pro lixo é só ir no super e pegar, ao invés de juntar centenas de sacola em casa que não há lixo suficiente que demande. Aliás quem quiser ser íntegro compraria sacolas de lixo biodegradável que é vendida em qualquer supermercado. NINGUÉM NUNCA FALOU EM COLOCAR LIXO NA ECOBAG!

    não é uma solução absoluta, não existe solução absoluta!
    mas é uma alternativa que visa TENTAR minimizar a utilização e descarte das sacolinhas
    e de conscientizar as pessoas a condensar seus resíduos em poucas sacolas para descarte.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/01/2012 - 10:01
    Enviado por: marcos

    Bom Vamos lá:

    Primeiro para o babaca que falou que a Alemanha era o exemplo de como se fazer descarte corretamente:

    http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/brasil-recebe-22-toneladas-lixo-alemanha-588744

    Antes de achar que os países “desenvolvidos” estão a nosso frente em reciclagem pense MUITO BEM!! Afinal o que eles anunciam pode não ser a VERDADEIRA solução que eles tem tomado para o problema do LIXO seu paga pau!

    Segundo ponto:

    Em relação as sacolinhas:

    Alguém sabe quanto o Carrefour gasta de sacolinhas por ano? Quase meio milhão de reais…

    Vcs acham que eles irão repassar essa economia para os clientes?

    Não não iram!

    E ainda lucraram ainda mais com a venda de mais sacos de plastico…

    Agora vou perguntar aos Ecootários… o que pesa mais uma sacolinha de plástico ou um saco preto de plastico?

    OU vcs vão descartar seus restos de comida…aonde? em um saco de papel?

    Serio que vcs vão realmente vão descartar resto de comida… papel higiênico… e afins em sacos de papel?

    A claro vc esta pensando no lixinho de seu apartamento… mais sai desse mundinho que vc vive e imagine uma favela com comida e papel higiênico depositado em saquinhos de papel… após 3 ou 4dias (tempo médio de coleta na MAIORIA dos bairros pobres e favelas) como esses saquinhos estarão?

    LIXO orgânico em grandes centros e favelas tem que ser descartado no plastico… meus amigos… infelizmente!

    E a nossa realidade infelizmente (apartamento…. coleta diária… etc) corresponde a no máximo 10% da população brasileira!

    Portanto a sacola plastica é útil e representa uma economia as classes menos favorecidas…

    E acreditem não é ela a culpada pela poluição ambiental…

    Terceiro PONTO:

    BANDO DE IGNORANTES…

    Vcs não entenderam o que o texto quis dizer?

    Ele não está atacando o problema da sacolinha… o que eles está fazendo é atacando um mal bem maior!!!!

    O ECOCOMÉRCIO!!!!

    ATÉ O MOMENTO TUDO O QUE OS ECOÓTARIOS FIZERAM FOI CRIAR MAIS MERCADO ESPECULATIVO!!!!

    Sim…

    Vou dar um exemplo antes a CIA Melhoramentos produzia eucalipto… esse eucalipto gerava O2 …e dai…

    E dai que agora ela vende credito de carbono…e sua empresa que só gera co2 pode ser Co2 free!

    que grande babaquice!!!

    Essa parte esta bem explicada no texto não vou ser repetitivo! (o exemplo do carro é perfeito)

    Tem MUITA GENTE que não tem a capacidade de pensar fora da caixa… esse é nosso problema…

    Assiste matéria em um jornal conceituado … forma a opinião e defende ela…

    O pensamento e a reflexão tem que ser constante!!!

    PARABÉNS PELO TEXTO DO BLOG SAIU DA CAIXA!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/01/2012 - 00:43
    Enviado por: MAGALI MORANDINI

    Gastam o dinheiro que nós pagamos os impostos para melhoria do País em campanhas arbritrárias, radicais, desinformativas, mas que percebemos muito bem, que o governo está aliado aos hipermercados para se garantirem nas proximas eleições. Más nao vamos nos esquecer do ministerio do meio ambiente, do governardor Alckimin, que deram as mãos para fecharem centenas de fabricas e demissão de milhares de trabalhadores no segmento de sacolas plasticas. Parabens ao governo que temos e que nos compete mudá-lo pois mostrou muito bem até onde pretende chegar. Fora PSDB!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2012 - 19:56
    Enviado por: Profeta

    Brasileiro é tudo um bando de idiotas!! Gasta horrores nos hipermercados que já não cobram preços baratos em seus produtos, onde os barões do varejo querem enfiar goela abaixo o custo de sacolas retornáveis que são um lixo e não dá para ser aproveitada em grandes compras (e ainda vendem caro essas porcarias!!). Aí os imbecis concordam com a eliminação das sacolas plásticas que em casa podem ter multiplas funções. Se ela polui, então a população deveria brigar também para eliminar os caminhões e ônibus de nossas cidades que jogam fumaça preta em nossos narizes ou forcem o Governo (que inventou essa brilhante idéia!!!) a tratar adequadamente o esgoto de nossos imóveis que é jogado muitas vezes “in natura” nos rios e mares. O que adianta nós pequenos mortais fazermos a nossa parte se os GRANDES EMPRESÁRIOS OU POLUIDORES E O GOVERNO não fazem a deles?? ECOLOGIA no Brasil é coisa de imbecil!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/01/2012 - 09:41
      Enviado por: Carlos Eduardo - Cadu SJC

      Meu amigo ainda você esqueceu de um pequeno detalhe: Será que os ECO-IDIOTAS não tem coragem de bater na porta da Ambev ou da Coca Cola e proibir o uso das garrafas pet em seus produtos??? Garrafa pet polui dez vezes mais que as sacolinhas plásticas, porém os ECO-Idiotas e o GOVERNO quando se trata de mexer com alguém grande, aí a história muda…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 13/02/2012 - 14:14
      Enviado por: Carlos Eduardo - Cadu SJC

      Só a imbecilidade tomou conta de Jundiaí… Enquanto os eco-imbecis da cidade fingem “salvar o planeta”, esquecem-se os idiotas que as garrafas PET são mais nocivas que as tais sacolinhas. E esquecem-se também que o Abílio Diniz tá rindo muito da cara dos eco-otários. Os idiotas tem que se esforçar para carregar as compras feitas no mercado dele!!!! Aí veio o golpe: Os sacos para lixo subiram estrondosamente mais de 100%, tornando o produto um luxo apenas para a Classe AAA. Então “caros defensores da Terra”, ao invés de ficarem criando propagandas hipocritas e imbecis por aí, porque não brigam por um melhor saneamento básico em nosso país, por uma melhor coleta seletiva de resíduos sólidos, pelo fim (mas fim mesmo!!) de todas as embalagens plásticas, incluindo as garrafas PET das poderosas Coca Cola e Ambev… Sabe porque isso não vai acontecer??? Porque os eco-idiotas não tem coragem o suficiente para brigar por isso!!! ABAIXO A HIPOCRISIA DAS SACOLAS PLÁSTICAS JÁ!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 15/01/2012 - 20:35
    Enviado por: Diego

    Expressar opnião é ser democrático, as sacolas retornaveis ainda vão além da sua visão! Existem várias empresas divulgando algodão, sarja, TNT (tecido não tecido), entre outros tecidos para a promoção de sacolas retornáveis. Serei breve, pois minha intenção é fazer com que pesquise de ambos os lados; no contexto econômico por trás das propostas que as empresas oferecem em divulgar sacolas retornáveis e um projeto cujo contexto econômico agrega responsabilidade social e ambiental.

    Te apresento um tecido chamado tecido pet (vide http://www.tecidopet.com) onde é realizado um trabalho cuja intenção é promover com a sustentabilidade, logo explicarei como.

    Uma das utilizações para este tecido é a confecção de sacola pet, são sacolas ecológicas personalizadas (vide http://www.sacolapet.com).

    No que estas empresas contribuem?

    Vamos comparar o algodão e o tecido pet, levando em consideração em 1 KL de tecido.

    - Para a produção de 1 quilo de tecido de algodão são gastos 11.000 litros de água

    - Para a produção de 1 quilo de TecidoPET são utilizados 3 litros de água

    - Ser sustentável é contribuir com: 250 mil famílias no Brasil tem a captação de materiais recicláveis como principal fonte de renda.

    - Observa-se uma economia superior a 70% de energia elétrica e uma redução de até 72% na emissão de CO² para a produção do Tecido 100% PET reciclado, quando comparado à produção da matéria-prima nova.

    - 39% das garrafas PET recicladas no Brasil são transformadas em tecidos.

    Temos sempre em olhar para as duas faces da moeda!

    Fontes de Consulta:
    http://www.abipet.com.br
    http://www.waterfootprint.org
    http://www.revistameioambiente.com.br
     exame.abril.com.br/economia/meioambiente-e-energia
    http://www.tecidopet.com
    http://www.sacolapet.com

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2012 - 00:34
    Enviado por: João Pedro Bazzo

    Sem dúvida nenhuma o que percebemos no dia-a-dia quanto ao incentivo do ”não-uso” de sacolas plásticas nos remete à uma boa imagem da empresa, supermercado.
    O fato é que, analisando isoladamente, é uma boa iniciativa tal proibição, mesmo pq deixamos de descartar, e passamos a reutilizar bolsas/mochilas. Outro ponto, não é somente pelo fato da análise de ciclo de vida da sacola plástica ser ou não mais sustentável que as Ecobags; e sim que, a sacola plástica, quando descartada irregularmente (o que não é poucas vezes), é péssimo para o ambiente urbano, pois gera ambientes poluídos (visivelmente desagradáveis) nas cidades, bem como seu descarte incorreto gera complicações para a drenagem urbana em algumas localidades.Porém, infelizmente, vários supermercardos/prefeituras não pensam deste modo, e sim, quanto ao ganho de votos e apreço da população.
    Ou seja, é uma boa ideia ? Acredito que sim, porém, como comentou muito bem em seu artigo, existe PRIORIDADES bem maiores a serem tratadas nos governos e nas políticas públicas que, infelizmente por não ”gerarem votos”, não são tratadas com tanta atenção.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2012 - 01:32
    Enviado por: Neusa Alves

    Eu penso, que as coisas estão acontecendo a revelia de nós brasileiros. Nunca somos consultados para nada, para coisa nenhuma.
    Quem não lembra é só perguntar aos familiares na faixa de 40 a 60 anos.
    Os super mercados nesta época ofereciam sacolas de papel tipo o papel usado nos sacos de cimento. Firmes e bem confeccionadas. O lixo era enrolado em papel jornal ou sacola de papel jogados na lixeira e o zelador colocava no latão de lixo para o caminhão levar pela manhã.
    Muito bem, veio as sacolas de plásticos e a obrigatoriedade de ensacolar o lixo, logico que as pessoas que ganham, de um a três salários mínimos, não tem condição de comprar as sacolas própria para tal e reutilizam as sacolas que vem dos supermercados.
    E agora? As grandes redes como os Walmart da vida, já esta vendendo aqui no estado ES, as sua sacolinha pequenininhas por 0,19 centavos. Porque eles só ficam com os bônus, e a população com os onos??? E os impostos que pagamos por cada mercadoria que compramos, na vale a comodidade dos mercados nos dá a sacola de papel? Se realmente a preocupação é com o meio ambiente?
    Será que daqui a pouco não vão voltar a vender as os mantimentos a granel como a 50 anos atrás? Tipo.: O leite a gente leva o vasilhame, o papel higiênico a gente leva um barbante forte ou não, dependendo da quantidade de rolos que vai comprar. faz-se um colar de papel higiênico pendura-se no pescoço, pelo menos para levar com um certo conforto e dar espaço para as outras coisa. Porque se não pode o plastico da sacola, não pode também o plastico que envolve os rolos de papel, o sacos plastico que acondiciona o leite, os sacos de açúcar, de pó de café. eh, estava me esquecendo, o saco de lixo! O saco da ração dos meus Shih-tzus. Enfim, será que nós brasileiros, temos saco! Para deixar que nos chamem de demente e peçam carinhosamente para assinar em Baixo. Ei gente cuidar do planeta tudo bem, conscientização, para cuidarmos dos rios, não jogar lixo na rua para não ir para os bueiros, não desmatar, tudo certo. Mas reciclar isso todo governo deve fazer. E com certeza vai ficar bem mais barato que penalizar uma população já tão farta de tantas penalidades, com a saúde, educação, segurança, enfim desculpa amigos se me alonguei.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2012 - 14:05
    Enviado por: Cláudio Azevedo

    Boa tarde, concordo em tudo que foi dito, esse problema é de educação e não das sacolas, onde móro existe um rio que as pessoas jogam de tudo e quando não jogam no lixo deixam nas calçadas de outros moradores e tem que pagar para remover. Essa conversa só pode ter saído dos hipermercados principalmente do carrefour porque na loja do Tucuruvi SP a tempos estão anunciando a venda de sacos feito com cana. Vou procurar para comprar em atacados porque não vou comprar nada bio e não vou fazer como no tempo da minha mãe que colocava na lata.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2012 - 14:21
    Enviado por: Luiz Gustavo Dornellas

    Bom, acho isso forma dos empresários economizar na compra, pois deixaram de gastar 1 milhao ao ano, que coisa nao, acredito que tem politica envolvido nisso isso sim, se fosse pelo meio ambiente nao seria dessa forma q todos poderiam colaborar e sim da o destino certo aos reciclaveis..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2012 - 18:07
    Enviado por: Henderson

    Gostei dos seu comentários e gostaria de acrescentar a seguinte questao: Esse tal de Politileno (Polimero) também nao é usado para fabricar as garrafas PET? Se é, porque entao os “governantes” que estao criando as leis para proibir o uso das sacolas, tb nao citam que é proibido o uso das garrafas plásticas? Será que há algo por tras disso?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2012 - 11:57
    Enviado por: smjc

    A QUESTÃO NÃO É O USO DAS SACOLAS PLÁSTICAS OU DO PLÁSTICO E SIM DO DESCARTE INCORRETO, DE SEREM JOGADOS EM QUALQUER LUGAR, DO NÃO RECICLAR !!!
    NAS CALÇADAS, POR EXEMPLO, COM O COCOZINHO DOS CACHORROS E QUE VAI ACUMULANDO, ACUMULANDO, QUE VAI PARA OS BUEIROS QUE CAUSA ENCHENTES E PROLIFERAÇÃO DE TODO TIPO DE BICHOS ! QUE CHEGA AOS MARES E OCEANOS MATANDO A FLORA E A FAUNA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2012 - 08:38
    Enviado por: mariana

    Se fosse só as sacolas plasticas,tudo bem…mas e as embalagens de plastico?Vão acabar também?Como vamos condicionar o detergente,o alcool e tudo mais que utiliza o plastico…ora…faça-me o favor..Isso é só masi um meio de arrancar noso dinheiro..Não estão preocupados em “”limpar “” o planea…arrumem outra desculpa.Deve ter “”ALGUÉM”" sendo beneficiado com isso,e não é o povo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2012 - 16:01
    Enviado por: ACP

    Incrível como tem gente que acredita nisto. Usamos as sacolinhas basicamente para o lixo doméstico. Onde vamos por o lixo, sobre nossas cabeças? Este movimento foi muito bem orquestrado pela APAS, que tem o único objetivo de reduzir os custos dos supermercadistas e atacadistas. È a forma mais malandra que eu já vi de converter uma linha de custos em uma linha de lucros. Sacanagem da mais brava! Um absurdo! Devemos nos revoltar contra isto! Nós já pagamos contas demais!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2012 - 16:20
    Enviado por: Ana

    Oi Dener,

    Eh sempre bom ver gente tentando argumentar posições contrarias as nossas com um pouco de bom senso. Eu concordo contigo a respeito da falta de interesse de educar a populacao em relacao ao meio ambiente (educar em geral, dica-se de passagem). E claro, no consumismo desenfreado da nossa socidade. Como diz um amigo: “hoje eh bonito ser feio”. Mas… isso nao significa que a sacolinha nao tem os muitos problemas (afinal, sao quase 800 sacolinhas POR BRASILEIRO por ano).

    E, esse estudo britanico que vc citou aih vc leu? Eu li. As conclusoes deles nao podem ser aplicadas para nos: eles levaram em conta as condicoes de fabricacao, transporte e aquisicao de materia prima das sacolas DELES.

    E tu soh pegou uma conclusao do estudo que te interessou. Eles dizem as ecobags sao piores que UMA SACOLINHA EM UM UNICO USO. Soh que podemos usar as ecobags por anos. Qdo eles fizeram as contas, algumas das ecobags soh precisam de 5 usos para terem menos potencial de aquecimento global. As de algodao (considerando a producao deles) precisam de 173. Eu fiz as contas de algumas das minhas sacolas de algodao e em quatro anos cada uma foi usada em media (por baixo) 300 vezes. E, outros estudos mencionados no relatorio encontraram que as sacolinhas de plastico sao as que apresentam maior potencial de aquecimento global. Esse estudo tambem nao foi publicado e a banca revisora passa longe de ter sido formada por cientistas qualificados para revisar esse tipo de estudo.

    Se tu quer que o ministerio da educacao tenha mais interesse em educar a populacao, como jornalista, difusor de conhecimento e formador de opiniao, por favor faca melhor a sua licao de casa e realmente informe e eduque. A populacao, o meio ambiente e futuras geracoes agradecem.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/02/2012 - 00:38
      Enviado por: Diogenes da Lantterna

      Ana, boa noite.
      O europeu vai quase que diariamente ao supermercado e compra um pouquinho a cada vez. Aí funciona as duas sacolinhas de tecido. Nós, no m´nimo vamos uma vez por semana. Experimente ir com duas sacolinhas de tecido e colocar, SEM AMASSAR, QUEBRAR ou MOLHAR o seguinte: 1kg. de arroz, 1kg.de feijão, 1kg. de açucar, 2 pacotes de bolachas, um pacote de manteiga, um de margarina, uma caixa de 12 ovos, alface, cenoura, 2kg. de laranjas, duas caixinhas de morango, 1kg. de frango congelado, 1kg. de salmão, ¹/² kg. de pão, um cheiro verde, dez bananas prata, 6 nannicas, 1kg. de tomate maduro, uma lasanha congelada, 1 lt. de candida, dois detergentes, um sapólio, um pct. de sabão em pó, 1kg. de carne, 1 lt. de óleo, uma lata de azeite, 4 peras maduras, um melão e ¹/²kg. de uva e um pacote de macarrão. Se forem em quatro pessoas na sua casa, torça para não ir visita senão isto não dá. Os “trombadinhas” do varejo agradeçem.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/02/2012 - 10:33
    Enviado por: Edson Carlos

    E por que não retornar ao velho e bom saquinho de papel ???

    Tudo que parte do nosso (des)governo, tem uma intenção escusa por trás. Alguém, lá de cima, tem interesse em vender as tais sacolas ecológicas…

    Se querem preservar realmente, o meio ambiente, que parem com o desmatamento incontrolável da amazônia. Quando conseguirem parar com o desmatamento, passarei a acreditar que o governo está com boa intenção!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/04/2012 - 22:54
    Enviado por: JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI

    A GRANDE VERDADE DAS SACOLAS PLÁSTICAS

    Se fala tanto que o intuito da eliminação das sacolas plásticas distribuidas gratuitamente nos supermercados é para não poluir tanto o meio ambiente. Que essas sacolas demoram mais para se degradar.

    Porém, a grande verdade é a seguinte: tem muitos que pegavam de monte para servir de saco de lixo. Imagine então quanto de custo os supermercados tinham mensalmente apenas com as tais sacolinhas plásticas??!! Já chegaram a pensar sobre isso??

    Porque se realmente fossemos eliminar os plásticos com o intuito de conservação do meio ambiente, teria que ir tudo, mas tudo mesmo. Todas as embalagens de arroz, feijão, açucar, garrafas de vidro. Enfim, que coisa de louco que seria né??!! Foi apenas uma forma “educada” de dizer: “não abusem da gratuidade das sacolas, elas custam dinheiro para nós também”. Perceberam??!! Só que infelizmente não escutaram esse “apelo”. E agora se paga o triplo por elas, já que os preços estão bem inflacionados. Perceberam isso também??!! Antes, isso aqui no estado de São Paulo, o custo da sacolinha era por volta de R$ 0,19. Agora, em 08/04/2012 os preços variam de R$ 0,54 à R$ 0,59. E aquelas sacolinhas mais baratas dos R$ 0,19 sumiram do mercado literalmente. Que coisa né??!!

    Jupira Lucas Zucchetti
    (Contabilista em Campinas-SP)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/04/2012 - 21:57
    Enviado por: Flávio Rodrigues

    Olhem como os supermercados estão preocupados com a Política Nacional de Resíduos Sólidos!!! E ainda oferecem seu resíduo que são as caixas de papelão para você consumidor jogar fora para eles!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=uwyam4y_84E

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/04/2012 - 06:38
    Enviado por: Ribbon

    No meu ponto de vistas a questão das sacolas tem um ponto principal: A EDUCAÇÃO. Temos que ativar a consciência e ter uso racional. Como bem salientado por Flávio Rodrigues, devemos também ter uma política com relação aos resíduos sólidos. Parabéns pela matéria!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/04/2012 - 06:40
    Enviado por: Fitas de Cetim

    Belíssima matéria Dener! Tenho acompanhado o seu blog e realmente admirado suas matérias.
    Um abraço
    Julio

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

  • Quem Faz

    Quem Faz

    Dener Giovanini

    Dener Giovanini é ambientalista e documentarista cinematográfico. É membro do Conselho Global contra o Comércio Ilegal Mundial, mantido pelo G20 e ONU. Produz séries e documentários para cinema e TV. www.denergiovanini.com.br

Comentários recentes

  • vicente: Prezado Dener, o servidor do ICMBio foi transferido às pressas para outro Estado, diante da falta de provas...
  • Jamile Bahia: Puxa, só vi esse texto agora(tô com mais de 4000 e-mails na caixa de entrada, sem conseguir dar...
  • dani rotelli: Muito bom!!!
  • TATI: Eu também agradeço a sua nota, Dener! É muito importante a mídia estar conosco nessa causa animal. Um...
  • Roberto: Parabens à leitora Consuelo Marra, que informou corretamente. O blog está equivocado e a análise foi mal...

Arquivos

Todos os Blogs