ir para o conteúdo
 • 

Daniel Piza

25.outubro.2007 19:00:51

Tucanos e a Contribuição Permanente à Moral Falida

Dessa novela chata e deprimente sobre a negociação da prorrogação da CPMF, muitas coisas podem ser ditas e uma delas certamente é que o PSDB não poderia estar pior na fita.

Primeiro, porque o partido o criou e o governador José Serra, economista que se diz neokeynesiano, tenta defendê-lo com argumentos como “não é o pior dos impostos”, como se isso fizesse dele menos injusto e incômodo ao taxar indiscriminadamente a circulação financeira. (O PT também comete suas besteiras quando tenta defendê-lo: Fernando Pimentel, prefeito de BH, disse na CBN que o imposto levanta R$ 36 bilhões por ano e a Saúde consome R$ 40 bilhões do PIB, logo ele cumpre sua finalidade… Não, o dinheiro não vai diretamente para lá e a idéia era que aumentasse o investimento no setor, não o substituísse.)

Segundo, porque incluir no escambo político o engavetamento do processo contra o hoje senador Eduardo Azeredo pelo valerioduto tucano, alegando que foi anterior a esse mandato, é um acinte. O crime não caducou e deve ser julgado sem dó. Mas o que estou dizendo? Isso seria supor que os tucanos são menos frouxos do que os petistas no quesito ética, e todo mundo já sabe que esse é um tema que não depende mais de partido. A grande ocasião para marcar diferenças já ocorreu há mais de dois anos, quando estourou a revelação sobre o mensalão. Hoje, como sempre, estão todos iguais: sem moral nenhuma.

comentários (125) | comente

125 Comentários Comente também
  • 25/10/2007 - 19:04
    Enviado por: Chi Qo

    40 bi não é para se desprezar…
    :)

    Alguém realmente achou que esse imposto iria acabar?
    Se o próximo governo for tucano essa grana faria muita falta…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 19:25
    Enviado por: Luiz Carvalho

    Por que todos fingem que o que está encoberto na discussão do CPMF não é sua “justiça” no sentido dado pelo colunista Piza e pelos partidos de oposição? Por que ninguém diz que a finalidade básica da CPMF é rastrear operações financeiras dos sonegadores de impostos? E que isto incomoda sobremaneira os economicamente poderosos que preferem se enconder na sonegação, deixando aos que ficam uma carga tributária maior a ser repartida? Será que perdemos o senso crítico e que o comportamento de “manada” se tornou predominante na argumentação da imprensa? Não seria o caso de se propor um equilíbrio entre o que a CPMF gera via fiscalização com o montante que o estado precisa para investir (como demandam os mesmos arautos que se posicionam contra a contriuição)?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 19:59
    Enviado por: Fabio

    Gostaria que o Luiz me explicasse como a CPMF permite o rastreamento da sonegação. A CPMF incide sobre a movimentação financeira bancária, a qual já é monitorada por natureza. Logo, não é preciso cobrar imposto para se saber quanto cada conta corrente do país gira. Por outro lado, como a movimentação de uma conta corrente pode permitir calcular quanto uma pessoa física ou jurídica estaria devendo de impostos? O fato gerador de impostos não guarda relação direta com a movimentação financeira

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 20:13
    Enviado por: reginaldo

    Como disse o Daniel no artigo acima, os tucanos não tem moral para dizer nada…. afinal, se bem me recorod, foi a “tia velha” quem forçou a implementação desse imposto, não foi isso ? Agora, que o dinheiro foi, é, e será mal utilizado, não tenho dúvida, que o digam nossos “camaradas”… pobre País, onde as pobres das p…. ainda são responsabilizadas por gerarem essa classe de energúmenos que nos governam !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 20:15
    Enviado por: Fernando C. Monteiro

    Caro Piza: legenda com precisão cirúrgica. Endosso tudo o que disse.
    Lembro também que a oposição viciou-se em desculpar o PT por tudo aquilo que ela gostaria que eles não tivessem combatido! Papo político mais esquizofrênico esse, não? Depois tomam um truco com um terceiro mandato na testa e não poderão reclamar…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 21:11
    Enviado por: Arandi G. Bezera

    É interessante ouvir comentários do tipo: O pobre é quem paga mais CPMF porque ela incide sobre o pãozinho, o lápis, o feijão etc. etc. Não seria também o tal pobre que, bem ou mal, recebe assistência médica, bolsa-família, custeadas pela CPMF? Não consigo entender, fazendo conta, como um percentual de 0,38%, que é relativo à movimentação financeira, seja maior para o pobre e menor para o rico. Se os meios de produção não dá oportunidade para que todos trabalhem, não seria obrigação dos que trabalham ou detém posses serem solidários com seus semelhantes? O percentual talvez esteja exagerado, mas é só.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 21:38
    Enviado por: Mark

    Para rastrear sonegadores, não é necessário manter a CPMF. Basta que os mecanismos de controle da CPMF que a Receita tem continuem depois do fim desse imposto ridículo.
    CPMF inibe a circulação financeira atrapalhando o bom desenvolvimento da economia. Engana a todos, porque sua pequena alíquota de 0,38% se torna um monstro para qualquer um que queira fazer negócios.
    A arrecadação dos outros impostos do Brasil tem batido recordes;não é necessário mais um imposto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 21:52
    Enviado por: Nilso Dassi

    O PREÇO,

    Qual será o preço pago a cada parlamentar para a aprovação da CPMF? Com o tempo nós saberemos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 22:07
    Enviado por: Palhaço ( Já votei sem anular )

    Piza

    Comentário perfeito.

    Só acrescento para os defensores : O atendimento médico/ambulatorial/hospitalar melhorou para a população necessitada ?

    Quanto ao controle que a CPMF faz :

    Se os governos ( falo de todos ), não roubassem e não deixassem roubar os dinheiros públicos,haveria mais recursos, os impostos seriam menores e quem sonega não teria vantagem em faze-lo, e tampouco correria o risco.

    Uma primeira atitude para limpar a porcaria :
    Demissão sumária de todos, todos funcionários públicos de cargos em comissão, chamados de cargos de confiança, os dos filiados dos partidos políticos e licitações( compras de produtos e serviços) limpas,claras,justas e honestas.

    Se houver alguma pessoa apresentando atestado médico para fugir de suas obrigações ou ganhar tempo, prisão imediata para o “doente” e o falso médico, porque médico de verdade não fornece atestado que não corresponde à verdade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 22:20
    Enviado por: Claudio

    E quando é que vamos aprender a escolher melhor em quem votamos, e aprender a protestar contra absurdos desse tipo ?

    Me desculpem, mas quando eu comento esse assunto, me dizem que é papo de revoltado.

    Até hoje não ouvi falar de país nenhum que progrediu com o povo contra o próprio povo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 22:22
    Enviado por: José Francisco de Ameida

    CPMF significa; C usta teoricamente P ouco para cada um, mas é M… que F… todos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 22:23
    Enviado por: Inimiga da CPMF

    Desde quando o dinheiro da corrupção passa pelos Bancos? A corrupção é isenta da CPMF.
    Ou já se esqueceram dos dólraes na cueca, maletas com dinheiro vivo, carga de “bebidas” em aviao, que na verdade era grana? O povo de memória ausente.
    Nòs mnerecemos o PAís que temos e seus politicos de merda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 22:26
    Enviado por: Inimiga da CPMF

    O ensaboado Senador Arthur Virgilio, vai ainda morrer de cancer, já que ninguem pode com tamanha cara de pau. E nem o dinheiro da CPMF vai salvá-=lo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 23:24
    Enviado por: Paulo Panossian

    Oposição no brasil há muito não existe! O último foi o PT, que hoje pelos ilicitos que os seus membros cometeram e cometem, mais parecem como antigo PL do Valdemar da Costa Neto…
    O PSDB vive de um passado recente, em que no governo FHC algumas ações importantes aconteceram como: O ReaL, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Bolsa-escola, e a continuidade das privatizações. E parou aí!
    No caso da CPMF há cinco mêses gritam, esperneiam, e agora, na hora da solução final afinaram, e estão de mãos dadas com o PT! Por que? Sabe Deus….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 23:28
    Enviado por: Thales

    Eu também estou cansado dessa ladainha. Negociatas pra cá, escambos pra lá e no fundo todos lá sabem que será aprovada; só estão no aguardo de ofertas de cargos melhores e oportunidades que só a turma deste circo tem.

    Todos sabem que será aprovada, mas que lástima, que hipocrisia. Chega uma hora que cansa profundamente.

    Sem contar que a Receita vive batendo recordes de arrecadação e a CPMF não tem nada a ver com isso, não iria fazer a menor diferença.

    Que lástima, Piza.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 23:41
    Enviado por: Ricardo

    O imposto que mais arrecada no Brasil, é o ICMS, imposto estadual, tem alíquota até de 25% ou seja, 66 vezes maior que a alíquota da CPMF, que é de 0,38%. Incide sobre o consumo e serviços, todos pagam, principalmente os pobres.Não vi nenhuma campanha milionária, com comícios, artigos pagos na internet e nos jornais. para mudar ou alterar o mesmo. Aliás, o principal motivo da reforma tributária não ter saído até hoje, é que nenhum estado quer altera-lo.
    O assalariado brasileiro que ganha 50 mil por ano, tem o Imposto de Renda retido na fonte. Empresários, profissionais liberais e outros não assalariados, não. Acontece que com a implantação da CPMF, MILHARES de sonegadores, que ganham MILHÕES por ano, foram pegos e passaram a ter que pagar o Imposto de Renda. As quadrilhas de lavagem de dinheiro, passaram a ser combatidas com maior eficiência. Sem este instrumento de fiscalização que é a CPMF, ESSES SONEGADORES E ESSAS QUADRILHAS VÃO DEITAR E ROLAR. NÃO EXISTE OUTRO INSTRUMENTO QUE O FISCO POSSA UTILIZAR PARA SUBSTITUIR A CPFM, ESSA É A VERDADE.
    Tanto que os empresários com responsabilidade social, pedem a diminuição da alíquota, que realmente é necessária. As pessoas fisícas também devem poder compensar a CPMF no Imposto de Renda. E em compensação pela prorrogação da CPMF, a FOLHA DE PAGAMENTO, deve ser desonerada, para baixar os custos e aumentar o emprego. Se a CPMF não for prorrogada, os juros vão ter de subir, o crescimento econômico cairá e o desemprego vai voltar. E a conta dos sonegadores vai sobrar para o restante da sociedade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2007 - 23:46
    Enviado por: Renato

    Dizer que todo politico tem a mesma falta de etica dos petistas é demais.

    Mesmo um politico corrupto normal sabe que está fazendo algo errado.

    Mas o pessoal do PT vai além da simples falta de etica para eles isso não existe, para um petista o que existe é se uma ação vai ou não ajudar os seus objetivos, se ela vai ajudar ela é etica na sua opinião mesmo que seja anti-etica para o resto do mundo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 00:17
    Enviado por: Felipe

    É uma loucura isso. Essa história ainda não acabou? O PT disse que o mensalão era caixa 2. Dai estenderam a acusação de caixa 2 sobre o Azeredo. Dai passam a chamar o caixa 2 de MG de mensalão mineiro.
    Como se não bastasse, o FHC fala que se o Azeredo caisse o Lula também caia. Ou seja, trocaram um presidente por um senador. A estrutura de liderança do PSDB está muito frágil.
    Dai para aprovar a CPMF usam isso como moeda de troca? Putz, quem tinha que saber desse esquema já sabe. O PSDB está muito estranho e é muito caro à sociedade gerar novos partidos e lideranças. Quem é liderado tinha que ter mais atitude para mudar os partidos.
    Tinham que ter impedido o Lula de governar quando podiam e arcar com o ônus de ter elegido o Severino Cavalcanti presidente do congresso. O PSDB fez isso. Apostaram no quanto pior melhor uma vez e estamos pagando isso até hoje.
    E as lideranças não dão um pio. É só bastidores. Não chega nada na sociedade. ‘De vez em nunca’ o FHC fala e só. Por pior que seja, dá para identificar uma coerencia no que os petistas falam. O PSDB virou um partido anemico… Sabe-se lá porque!!!!!!!!!!!!!
    Não há um partido e um político que me represente. O Serra e só. E esse anda mudo. Não usa o principal instrumento do político, a palavra. Os tucanos não sabem se comunicar. Não arriscam. Ficam na inércia de um prestigio histórico que está quase vencido.
    Vamos herdar milhares de cargos de confiança fisiológicos na máquina do estado e mais uma oportunidade de desenvolvimento real desperdiçada.
    Vamos virar um país mediocre.
    “quanta gente, quanta alegria, a minha felicidade é um crediário das casas bahia”
    Porque neste país só temos uma Casas Bahia?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 00:43
    Enviado por: cesar ramos

    1) O mensalão mineiro seria restrito a MInas, ou também comprou os votos do Congresso para alterar a Constituição e introduzir a reeleição de FHC?
    2) É um descaso à economia popular dizer que todos os candidatos à Presidencia querem CPMF. Isto prova que nossa democracia está careada.
    3) Seria interessante esse tal de Serra conhecer a história de seu ídolo, Keynes. Neste caso, kamais se diria seguidor de Alcapone.
    4) Lula era o candiodato de fHC. Eis a razão de o guarda do armário da corrupção não abri-lo.
    5) Nossa democracia é uma marmelada sustentada por amorais. Volta Vandré. Vem, vamos embora.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 05:02
    Enviado por: Augusto B. Marques

    Estão todos loucos, neste Brasil, todos são esquerda agora(ihihihihhihihi) , ser de direita é pecado e é ser do contra (politicamente incorreto ), perdemos a vergonha na cara, todos tem medo de LULLA e de Zé Dirceu, ficamos covardes. Devemos sim, por respeito á eles, fincarmos bandeiras e de armas em punho, lutarmos contra estes bandidos, leninistas que aí estão . O PT, que de oposição, saiu de mansinho e virou o cocô do cavalo do bandido, virou “lixo”.
    Hoje a imprensa de uma forma geral, tem é medo de ser taxada de direitista, esta imprensa, que se virou contra revolucionária, agora se ve , em maus lençois, tendo que acobertar o PT . Salve Stalin… Salve Lenin… Salve Paulo Henrique Amorim dentre outros , vendidos e marrons ….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 06:47
    Enviado por: LUISA franco

    Me dá nojo os políticos,e estou com ódio dos jornalistas;eles estão se deixando levar pelos políticos ,estão sendo manipulados por eles.Não se fala mais dos escandalos ,agora é só CPMF;quando foi a vez do collor,não que eu tenha algum amor por ele; a imprensa conseguiu levar o povo pras ruas ,e agora qual é o papel da imprensa.Eu estou falando da imprensa : falada,escrita e principalmente televisiva .
    Qual será a porcentagem que os magnatas desta imprensa estarão levando para ficarem adormecidos.Conclusão todos querem uma fatia do bolo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 06:49
    Enviado por: Ognei Santos Vieira

    realmente o psdb é outro que o trem não pega,meu Deus vamos sair da mão do Lula e certamente cairemos na mão do Serra,ninguém merece,o partido esse psdb(vaselina),é enrrolador,e o pior esses caras são inteligentes,vai levar a grande parte da nação no bico,pobre Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 07:33
    Enviado por: Eli

    Piza,
    A única coisa que sei de fato nessa história de CPMF é que os contribuintes são sempre enganados.
    Enquanto que os banqueiros estão cada vez mais paparicados.
    Lula & Cia deram muitos presentes no nome dos Brasileiros.
    Ponto final.
    Abs cordiais a todos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 07:36
    Enviado por: Beto

    E o Pai da CPMF (PSDB) diz: Faz de conta que não te conheço, por isso não o quero hoje, mas em 2011 quando ganhar as Eleições, quero que você trabalhe comigo novamente !!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 07:41
    Enviado por: Eli

    >> e vcs continuam se deixando roubar pagando impostos sem nada em troca ??? >>

    O mundo inteiro faz gozação de você,brasileiro.

    Todos pagam impostos e ai do governo que não der satisfação do que faz com o dinheiro das taxas e impostos, mas na nossa terrinha não exigimos nada.

    Eis o resultado!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 07:50
    Enviado por: Eli

    Digam assim:
    EU PAGO IMPOSTO PARA QUE ME RESPEITEM E USEM MEU DINHEIRO PARA MEU BEM.
    Repitam todos os dias esse refrão.
    Um dia “eles” aprendem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 07:53
    Enviado por: Ronye

    Ninguém acharia ruim de pagar uma CPMF de 0,0001% somente prá fins de auditoria (rastreamento de contas). Mas 0,38% é um valor absurdamente alto!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 08:01
    Enviado por: Francisco Andrade

    Hipocrisia meninos, … hipocrisia.

    O PSDB está, na verdade, negociando a aprovação da CPMF ao “abafamento total” da apuração policial sobre a origem do dinheiro do valerioduto, que abasteceu os políticos de Minas e os que foram citados na CPI do mensalão. Metade do acordo foi cumprida com o arquivamento da representação contra o Eduardo Azeredo,… só que esqueceram de combinar com o Procurador Geral da República. Em tempo esse procurador é bem diferente daquele que, no governo FHC, era “carinhosamente” conhecido no congresso como ” engavetador geral da república.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 08:14
    Enviado por: Cético

    Daniel,

    que nem um centavo do CPMF vai para a saúde todos nós sabemos e o incrível é que um política tenha a cara de pau de dizer que os 36 BI arrecadados não dão p/ cobrir as despesas de com a mesma.

    O outro ponto cruel deste imposto, que a primeira vista pode parecer que seja uma estratégia contra a sonegação, é de que, durante todo o ciclo produtivo, todo o CPMF recolhido nas diversas etapas, é “EMBUTIDO” NO CUSTO DAS ESTAPAS DE PRODUÇÃO FICANDO A IDIOTA DA POPULAÇÃO COMO RESPONSÁVEL ÚNICA PELO SEU “PAGAMENTO”, portanto a afirmação do sr. Luiz de Carvalho de que este “cancro” fiscal serve como rastreador de sonegadores é inverossimel.

    Enfim, volto a afirmar que não existe solução legal para a volta do Brasil a uma democracia plena pois a maioria das pessoas envolvida na política (+de 90%) já se tornaram bandidos contumazes e não existe mais volta pois se o país partisse para a MORALIZAÇÃO POLÍTICA esta CANALHADA TODA DEVERIA SER PRESA E CONDENADA A DEVOLVER TODO O ROUBO EFETUADO DE BENS DO ERÁRIO PÚBLICO.

    Enfim, “somente vós ó meu Deus pode salvar o Brasil”!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 08:17
    Enviado por: Anderson

    A CPMF É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA SE DESCOBRIR SONEGADORES DE IMPOSTOS..
    EXISTE NO SUPREMO, UM JULGAMENTO AONDE UM BOIA FRIA ATRAVÉS DE SEUS ADVOGADOS QUESTIONA SE O GOVERNO DEVERIA LHE QUESTIONAR A ORIGEM DE SEUS RECURSOS..
    ELE TEM EM SUA CONTA QUASE UM BI….
    SE NÃO FOSSE A CPMF NÃO TERIA COMO O GOVERNO SABER…AFINAL ELE PAGAVA MAIS DE 1 REAIS EM CPMF POR MÊS…ACHA QUE ELE NÃO DEVE MUITO MAIS IMPOSTOS…???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 08:24
    Enviado por: Gilberto

    Só jornalsitas que não estavam acostumados a pagar tributo que cismam com a CPMF, e de resto são político irresponsáveis que acham normal retirar 40 bilhões do orçamentoi federal, dentre os 300 bi total.

    Sou assalariado e tenho conta, e vejo que essa contribuição não faz falta nenhuma no meu bolso, pela insignificância da alíquota. Agora, com o ICMS de SERRA, que chega a 30% sobre o consumo e a produção, a mídia paulista e seus jornalistas vendidos nada falam.

    O que a miidia paulista e seus cão de guarda de civitas, mesquistas e marinhos da vida querem não é nada a não ser INVIABILIZAR DE QUALQUER FORMA O GOVERNO LULA, seja detonando os aliados do barbudo, seja querendo provocar uma crise FISCAL NO PAÍS, pra culpar o barbudo pelo desastre. Tanto isso é verdade que até tentam através de BLOGs como esse CONDENAR um mínimo de entendimento entre GOVERNO E OPOSIÇÃO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 08:37
    Enviado por: patypimentinha

    jORNAL O GLOBO HOJE

    GUARADA MUNICIPAL É MORTO A PEDREDAS NO
    PARANA.

    Guarda minicipal desarmado é morto por adolecentas a pedradas por tentar impedir ato
    de vandalismo em um ponto de onibus.

    E aí Romulo e Daniel Piza como falei no post anterior diplomacia policial só pode existir na
    mente de sonhadores que vivem em contos de fadas como nosso amigo ROMULO, o jornal so dedicou um quadradinho para a matéria, quando é o policial que mata fazendo seu dever a midia expõe 6 paginas por uma semana, faz debate em blog’s etc.
    Perdão por figir do tema Daniel mas alguem tem que falar contra os desmandes da criminalidade contra a policia e autoridades publicas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 08:41
    Enviado por: Paulo

    Precisamos rever o papel do estado.

    Talvez até mesmo transformá-lo em executor
    do anseios da sociedade e deixar de ser só um concorrente da mesma.

    Será utopia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 08:43
    Enviado por: bil

    Essa é a herança que deixaremos para nossos filhos?????????
    Votem povinho………….
    Paguem impostos povinho…………
    Meu titulo de eleitor está no lixo………
    Cansei de votar no + ou – para o ruim não ganhar…
    Olha o que aconteceu ….PT PSDB tudo do mesmo saco….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 08:44
    Enviado por: Cético

    Se o CPMF é cobrado na movimentação financeira em contas bancárias ele não é necessário para rastreamento NENHUM. Basta rastrear a própria movimentação financeira pois AS CONTAS BANCÁRIAS DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS JÁ ESTÃO À DISPOSIÇÃO DO BANCO E DO GOVERNO EM QUALQUER MOMENTO. ENTENDERAM POR QUE O CPMF NÃO É NECESSÁRIO PARA RASTREAMENTO???????? BASTA UM RELATÓRIO DOS BANCOS OU UM ACESSO DIRETO DO GOVERNO, VISTO QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO TEM MAIS PROVACIDADE, NAS CONTAS QUE APARECERÁ O SEGUINTE:

    O PEDREIRO JOÃO TINHA UM SALDO DE 2 REAIS DIA 31/12/2007 E ELE MOVIMENTOU 5 MILHÕES EM 10/01/2008 E ETC,ETC, E ETC. SERÁ QUE DÁ PRA PERCEBER??????????

    O PROBLEMA DO BRASIL É QUE A MAIORIA DAS PESSOAS GOSTAM DE SEREM ENGANADAS!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 08:51
    Enviado por: Achacado

    Esta conversa do dinheiro ir para a saúde é balela. Depois que o dinheiro é arerecadado ele entra para o caixa do Tesouro sem carimbo. Com a Cide é a mesma coisa. Desta forma o dinheiro vai para o pagamento de despesas do governo como juros e pessoal. Quem ganha com esta arrecadação adicional são os banqueiros, os queridos da nova esquerda, desde os tempos tucanos e agora mais do que nunca. Depois desta encenação toda a tucanagem vai aprovar a continuidade da derrama.
    O COMPROMISSO DOS POLÍTICOS, DECIDIDAMENTE NÃO É COM OS ELEITORES, MAS SIM, COM SEUS INTERESSES.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 08:59
    Enviado por: iching

    Vamos supor que sim, a CPMF serve para rastrear a movimentação financeira; então, que seja bem residual, quase vestigial e ponto final. Não é!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 09:00
    Enviado por: marcos a. moraes

    O Blog do Reinaldo traz o seguinte calculo para demonstrar o efeito Niágara do CPMF e o porque dos governos lutarem por sua manutenção.

    Se estiver certo, não tem nada a ver com bandido, mas com a descarda facilidade de se conseguir dinheiro da nação, automaticamente.

    “Quanto o governo espera arrecadar com a CPMF de 0,38%? Algo em torno de R$ 40 bilhões, certo? Vamos fazer uma regra de três?

    Se R$ 40 bilhões correspondem a 0,38%, que valor corresponderia a 100%?

    Assim ensinou a nossa professorinha:
    R$ 40.000.000.000,00…….. 0,38%
    x ………………………………..100%

    Multiplica-se em cruz e faz-se a divisão:
    0,38x = R$ 40.000.000.000,00 X 100

    x =—-4.000.000.000.000,00
    _________________________
    —-………….. 0,38

    x = 10.526.315.789.473,68

    E você chegará à conclusão, leitor amigo, que os R$ 40 bilhões correspondem à aplicação da alíquota de 0,38% sobre, atenção!: R$ 10.526.315.789.473,68. Se você tiver dificuldade de ler, eu ajudo: dez trilhões, quinhentos e vinte e seis bilhões, trezentos e quinze milhões, setecentos e oitenta e nove mil, quatrocentos e setenta e três reais e sessenta e oito centavos.

    É isso aí. A CPMF incide no correspondente A QUASE CINCO PIBs BRASILEIROS em um único ano. Eis aí! Trata-se da prova material, escancarada, evidente, de que o imposto tributa muitas vezes um mesmo dinheiro e de que TODOS PAGAM, ministra Dilma. E muitas vezes. “

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 09:13
    Enviado por: Paraná

    LUiz Carvalho, até pode ser isso, rastrear os sonegadores. Se realmente fosse para esse fim, duvido que haveria politico interessado na sua aprovação.
    Ocorre que o imposto ele tem um efeito devastador, vamos por etapa.
    Você tem uma indústria que fabrica chinelos por exemplo, ao comprar as matéria-primas já estará pagando CPMF. Começa a sua industrialização, o chinelo fica pronto para a comercialização, tem seus vendedores, tiram pedidos você os entrega, emite uma nota fiscal, certamente seus clientes irá te pagar, nesse pagamento ele estará pagando CPMF, este seu cliente é um comerciante, coloca no balcão, vem o consumidor compra o chinelo que você fabricou, ao pagar a compra do chinelo o consumidor paga CPMF é assim que funciona, no minimo um produto paga de 7 a 10 vezes CPMF, pergunto é ou não é um imposto devastador?
    Onde está a caça aos sonegadores aí?
    Pergunto para onde vai tanto dinheiro?
    Para a saúde não é, pois dia após dia a imprensa mostra gente morrendo nas portas dos hospitais publico, aqui em Curitiba o hospital das Clinicas de UFPR vive de doações.
    Ou tem poucas pessoas no governo ganhando muito, ou o dinheiro é para pagar juros das dividas externas e interna.
    Um país que tem uma taxa de juros na faixa de 10% para remunerar capital circulante, só pode estar nessa m… que está o Brasil hoje.
    É o único país do mundo que remunera capital especulativo no mundo. Os EUA pode estar atolado de divido interna, mas remunera a produção, mesma coisa é a China, Japão etc.
    Um governo que massacrou o governo anterior, está cendo pior que o anterior.
    Um país com um banco Central dominado por banqueiros especuladores você imagina que vai sair do buraco, não! não sai.
    O Brasil é o país das maravilhas que a Bovespa resolveu especular também, abriu seu capital, porque fez isso, porque aqui o dinheiro corre solto, os lucros são maravilhosos. Quem tem dinheiro nesse país, ganha-se muito e muito dinheiro, principalmente se você puder trazer de fora para cá.
    Como uma taxa nesses patamares, você teria coragem de investir em produção de chinelos para vender para lojas de R$1,99? Só se for louco, ou estar saindo de um stres capitalista.
    Fazendo uma comparação com petróleo os arabes estão perdendo para nós. Nossas reservas de taxa de juros é um milhão de vezes maior que a bacia de petroleo do mundo arabe.

    SDS

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 09:25
    Enviado por: CHICO

    CPMF é só mais um imposto absurdo que pagamos.
    Na minha cidade foi criada a famigerada TIP – Taxa de Iluminaçao Publica, claro, com a anuencia dos nobres veriadores os quais escolhemos para nos representar.
    É uma taxa tao escandalosa, pois num edificio de 20 andares com 40 apts. e um unico poste em frente, com ou sem a lampada acesa, todos os apartamentos paga compulsoriamente 12% sobre a Conta de Luz que se paga. Ou seja vc. paga pelo que você já paga. Durma com um clarao desses!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 09:31
    Enviado por: Ceu D´Ellia

    Bem pertinente seu comentário.
    Sempre que se critica um petista, ele diz: “- Ah, você é tucano!”- pois pensam que todos são ideologicamente presos a partidos como eles.
    Mas partidos políticos são grupos em projeto de poder. O cidadão comum com alguma consciência da responsabilidade que tem o governo sobre sua vida e de sua comunidade, não analisa partidos políticos com olhar de fanático doutrinário, mas com a perpectiva histórica.
    Nesse sentido, os países da América Latina estão perigosamente caminhando para o modelo chinês de “desenvolvimento”, com o pior do comunismo e o pior do capitalismo reunidos. O petismo é enojante pelo recorde de mentiras que pregou e prega. Os partidos restantes perceberam que dá para avançar em falta de ética e vão se aproveitar disso. Todos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 09:32
    Enviado por: Rogério

    Cético

    A contribuição é um instrumento eficaz para combater sonegadores, poi há o cruzamento de dados entre o declarado no imposto de renda e a movimentação financeira, mas claro que para isso bastaria uma aliquota irrisória, como está a contribuição é eminentemente arrecadatória, apesar de ser útil para a receita federal também.

    Tenho a impressão que o governo age similarmente àqueles falsos mendigos que nos abordam na rua pedindo dinheiro para comprar remédio para a mãe, tremenda chantagem emocional, e ainda utilizam a vantagem das trimestralidade, não precisam esperar o próximo ano para cobrar, a tal da anualidade, bastam tres meses, a saúde tem pressa, além da enorme vantagem de não precisar dividir com os estados.

    Mas a permanência do imposto é necessária no momento, o governo tem que fechar as contas dos cada vez maiores gastos públicos, o problema maior reside no fato de não haver a previsão de diminuição da aliquota ao longo do tempo, para que o governo tenha que ajustar despesas gradualmente com a diminuição de aporte aos cofres públicos.

    Outro ponto que vai contra a contribuição. É um imposto em cascata, em atividades produtivas de cadeia longa há a bi, tri tetratributação, ou seja é um tributo injusto por não permitir compensação nas fases posteriores assim como o ICMS e o IPI.

    É isso mesmo Piza, com o mensalão acabou qualquer argumento que pudesse sustentar o mito da ética do PT, somos todos iguais nesta noite.

    Agora, fazer barganha política para livrar a cara de suposto corrupto, além de imoral demonstra o descaso da classe política com o eleitor e igualmente, o descaso do eleitor para com a política. É uma via de mão dupla.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 09:34
    Enviado por: Rogério

    Cético

    Para o governo ter acesso a contas bancárias é necessário autorização judicial, no caso da CPMF não é preciso esta autorização facilitando enormemente o cruzamento de dados.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 09:36
    Enviado por: alvaro nunes

    Eis um cálculo simples, estimado para baixo, do imposto pago MENSALMENTE por família de três pessoas, com 5000,00 de ganhos mensais:
    ICMS (contas de energia elétrica, água, telefones) =25,00+5,00+50,00=80,00
    IRPF: 500,00
    INSS: 200,00
    IPVA: 100,00
    IPTU: 20,00
    CPMF= 0,0038*5000,00=19,00
    Quais são os impostos abusivos? Como vcs acham que vai melhorar a vida da classe média? Tirando a CPMF? Isso só vai melhorar a vida dos grandes empresários e do mercado financeiro…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 09:50
    Enviado por: Rogério

    Alvaro Nunes

    É verdade a contribuição não afeta diretamente a vida dos pobres, que na não possuem conta no banco, inclusive pobre paga proporcionalmente mais imposto do que os ricos, o imposto de renda é o imposto por escelência para promover justiça fiscal, porém de fácil sonegação.

    Já a CPMF é impossível sonegar, porém se pensarmos no processo produtivo como agente promotor da economia, a CPMF é indesejável, neste aspecto, seria melhor tributarmos a renda, através do IR, com forte fiscalização e não a produção, é um tributo que aumenta os custos de produção, e esta é importante para o crescimento do país gerando empregos e etc. no final o pobre também é penalizado de forma indireta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 09:51
    Enviado por: Rogério

    * Excelência

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:07
    Enviado por: alvaro nunes

    Rogério
    Concordo com você, precisamos crescer.
    Mas desonerar um pouco mais a população em geral (pobres e classe média) desses impostos mais altos, terá um impacto no crescimento do consumo, consequentemente na produção, muito maior do que retirando a CPMF.
    Conhecemos o Brasil, é muito difícil evitar a sonegação dos impostos de renda.
    Não é por isso que se fala tanto de CPMF e tão pouco do ICMS pago nas contas do dia a dia?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:08
    Enviado por: flavio

    o caso da CPMF é claro para mim: quanto menos dinheiro na mao deste governo para aparelhar a maquina com os “grudentos” do PT, repassar pra falsas ONGs, msts, unes, comprar toalhas de linho pro lula, pagar propinas para deputados etc…melhor. vao ter que cortar alguma coisa destes canalhas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:09
    Enviado por: Roberto

    Que a CPMF é usada para o lula fazer sua política paternalista do bolsa-família – que significa dar o peixe ao invés de ensinar a pescar – ninguém tem dúvida.
    Mas esses petistas que escrevem pra dizer que a CPMF é que impede os ‘poderosos’ de sonegar e que quem trabalha tem que sustentar quem não trabalha é demais!
    Só porque o lula nunca trabalhou e sempre viveu as custas de terceiros nós temos que sustentar os vagabundos que se espelham nesse sujeitinho infame?
    Isso é falta de vergonha na cara, isso sim.
    Por que a imprensa não publica uma matéria sobre o tanto de gente que está ganhando esse dinheiro e não quer mais saber de nada? No nordeste já está faltando gente pra trabalhar porque a idéia é viver do bolsa família e agora até estão engravidando mais – os pobres – para ganhar uma verba a mais…esse é o país que o lula está criando, de vagabundos iguais a ele.
    Fora lula e CPMF!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:14
    Enviado por: Braguinha

    Nunca vi tanta “sanha” de todos os políticos pra prorrogar a CPMF que desde sua criação nunca mais foi provisória.
    E quem paga o pato, mais uma vez, somos nós, povinho, povo e povão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:15
    Enviado por: AL

    Sempre no ponto, Piza. Esta semana o Estadão publicou que as cirurgias neurológicas nos hospitais públicos do Rio são realizadas com furadeiras de construção civil. E o governo de lá, matando civis a rodo, ainda segue com a popularidade a todo vapor. Empresários jantaram com o Lula e nada disseram sobre a sanha arrecadatória do governo, afinal, há licitações de sobra por aí, não é mesmo?

    O poço não tem fundo por aqui, certo?

    Só um tolo ideólogo pode acreditar que esse dinheiro vai para a saúde.

    Qualquer imposto criado sobre a batuta desses políticos atuais vai se destinar apenas ao final de semana dionisíaco deles.
    ________________________________________
    CPMF: Capa da Playboy, a Mônica Faturou
    ________________________________________

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:16
    Enviado por: danielpiza

    É preciso ser muito ingênuo para achar que a CPMF é coisa de ricos e ainda ajuda a combater a sonegação… O imposto é burro porque incide sobre todas as movimentações financeiras sem distinguir contribuinte ou setor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:23
    Enviado por: Neli Faria

    Bom dia-
    Concordo com vc,Daniel!
    Já começo a achar que quem absolveu os mensaleiros,e ficou inerte(pq tinha rabo preso com a ilegalidade) e por isso mesmo não pediu o impeachmam do lulla,foram os tucanos.
    Dá asco um dia ter votado para esse partido,que vai para a TV,na época das eleições,prega um monte de mentiras, dá uma de honesto e agora:em troca de ferrar o povo brasileiro com esse tributo,criado por eles mesmos(SÓ AGORA PERCEBI O QUANTO DE MALEFÍCIO FHC CAUSOU AO PAÍS,AO VENDER A PREÇO DE BANANAS AS ESTATAIS CRIADA COM NOSSO DINHEIRO, A REEELEIÇÃO,AS AGÊNCIAS PARA DAR EMPREGOS A TUCANOS DESEMPREGADOS E A CPMF…)… E ,UM ABSURDO EM TROCA DA ABSOLVIÇÃO DE AXZEREDO O PARTIDECO TRAISR OS BRASILEIROS QUE VOTARAM NELLES(DUPLO L PARA SIGNIFICAR O MEU MENOSCABO).
    E,um absurdo o serra e aécio(minúsculos para significar meu menoscabo),gastar rios de dinheiro público em propagandas autopromoção e pensare m nos projetos ambiciosos pessoas e ferrarem o povo brasileiro com a CPMF.
    Se depender de meu voto e ódio mortal a esses dois:jamais chegarão à presidente da República: LULA TERCEIRO MANDATO JÁ…MANDE OS AVENTUREIROS DO PSDB PARA O LUGAR QUE MERECEM…

    Fora serra fora aécio fora psdb fora azeredo .

    VIVA O POVO BRASILEIRO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:27
    Enviado por: Neli Faria

    E,mais,não é só!

    EU VOTEI NA OPOSIÇÃO PSDB,SE FOSSE PARA ATRELAR AO GOVERNO NA PRIMEIRA VOTAÇÃO,TERIA VOTADO PARA O PT DIRETO.
    PROJETOS PESSOAS DO serra E DO aécio, FAZEM COM QUE ESSE PARTIDO SE CURVE AOS INTERESSES DA SITUAÇÃO.
    PELO TERCEIRO MANDATO DO LULA: ANTES ELE PERMANECER DO QUE ESSES AVENTUREIROS DO PSDB.

    Um absurdo os malefícios que o PSDB na situação causou ao País:
    a)privatizações a preço de banana;
    b)criação de agências para dar empregos a apaniguados dos governicos de plantão;
    c)ministério da defesa,ao arrepio da Constituição(não se esquecer que os Comandantes Militares são subordinados ao Presidente da República;)
    d)criação do câncer chamado reeleição;
    D) CPMF…

    SÃO PAULO
    e)PEDÁGIOS ;
    f)ICMS,para remédios como câncer, psoríase ,e outros, em 18% enquanto que adoçante para as madames saradas é 12%;
    g)IPVA mais alto do que outros estados;
    h)gasolina com o ICMS mais alto do que outros estados;
    i)tudo isso para sobrar mais dinheiro para o serra fazer autopromoção,outro arrepio à Constituição.

    pOR UM TERCEIRO MANDATO AO LULA…CHEGA DE PSDB MENTIROSO,TRAIDOR E PASSADOR DE MÃOS NA CABEÇA DE QUEM DEVERIA SER PROCESSADO.TERCEIRO MANDATO AO LULA E MANDE O serra e aécio irem fazer promoção pessoal com o dinheiro delles e não dos paulistas.
    Fora FHC,Fora serra,fora aécio,fora jereissati fora psdb.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:30
    Enviado por: Akhenathon

    Agora cadê a oposição nesse país, Piza? Estamos no quarto mandato do PTSDB, e vem mais por aí, pelo visto.

    Neokeynesiano? Que piada… Quando teremos um verdadeiro partido Liberal no Brasil, que defenda os princípios da liberdade econômica, e que restrinja a atuação do Estado a áreas essenciais, como Saúde, Educação e Segurança Pública?

    O brasileiro já está cheio desses pseudo-governos de centro-esquerda, que só aumentam gastos e impostos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:31
    Enviado por: Victor Marcius

    A extinção da CPMF só seria viável se se cortasse gastos públicos desnecessários, desburocratizando a máquina administrativa pública. E meus caros amigo, vocês acreditam que alguém está disposto a meter a mão no próprio bolso, cortando gastos e abrindo mão de regalias?

    UTOPIA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:32
    Enviado por: Rogério

    Alvaro Nunes

    É verdade a CPMF causa tanto alarde na sociedade, até por que é necessário renová-la e sempre há aquela novela política do toma lá da cá, da chantagenzinha para faturar dividendos e etceteras tão nossos conhecidos.

    O ICMS é outro problema, o estado depende da arrecadação deste imposto, e este é relativamente justo, quando possui seletividade, quanto mais supérfluo o produto é mais gravado, e não atua em cascata, porém a aliquota básica de 17% por cento em São Paulo é muito alta, convidando a todos a sonegar, poucos acabam pagando muito por muitos.

    Há o problema da cultura, da mentalidade brasileira, de não pagar, exacerbada pela alta carga tributária. Se as aliquotas destes impostos fossem mais baixas e não houvesse impunibilidade talvez a arrecadação fosse aumentada por expansão da base de arrecadação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:34
    Enviado por: Rogério

    Alvaro

    Erro
    A aliquota em São Paulo é de 18%, 17% é a do estado de Santa Catarina, onde moro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:34
    Enviado por: Akhenathon

    Neli Faria, terceiro mandato para o Apedeuta eu-não-sei-de-nada? Tá de sacanagem, não é?

    Enquanto o PT faz negociatas com os tucanos, a militância petista massa-de-manobra investe no golpismo. Como são ingênuos…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:37
    Enviado por: Ricardo m Soares

    Amigo você já criou tucano? Eu, quando criança, criei essa bela ave que tem um problema irreversível: PADECE DE TERRÍVEL INCONTINÊNCIA INTESTINAL e, em consequência, tem que comer sem parar. Veja que um pequeno aceno do governo e um convite aos líderes do PSDB para um farto jantar, todos sairam de “pança” cheia e promessa de votar a favor desse imposto maldito, criação dos próprios tucanos na era FHC.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:42
    Enviado por: Roberto

    Caro Daniel

    Perfeita a colocação sobre a CPMF, o que falta é alguém falar sobre o escândalo do aumento no Simples, todas as empresas que lá já estavam sofreram aumentos de mais de 40%. Todas as empresas que lá estavam representam a base que mais emprega neste país (estima-se em 70% do emprego). Por que não há interesse em divulgar isto?? Será por quê a grande imprensa e as grandes empresas não querem participar com seu quinhão?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:46
    Enviado por: Rogério

    Piza

    Só um detalhe técnico que não invalida o argumento. A CPMF não é imposto, é um tributo, porém contribuição.
    Ela ajuda sim a combater a sonegação, porém bastava uma aliquota de 0,00001 para isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 10:59
    Enviado por: Marcus

    Embora não filiado ao PSDB,sempre votei no partido e ainda acredito em sua melhor estruturação técnica e ética para administrar a coisa pública.
    Portanto,é com profundo pesar e decepção que tenho acompanhado esta vergonhosa negocição pela aprovação desta excrecência tributária que é a CPMF.
    Há na cúpula do PSDB atual,pessoas que só tem um projeto de poder e de realização pessoal .
    Tornou-se imperativo à estas pessoas,alcançar o poder e eleger seu representante para Presidente da República,custe o que custar!
    Senhores do PSDB, respeitem a memória de ícones como Mário Covas e Franco Motoro.Tenham a magnânimidade de trabalharem pelo futuro de nosso país e não por objetivos pessoais mesquinhos e abjetos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:02
    Enviado por: José Teixeira Filho

    O PT de Luiz Inácio é igualzinho ao PSDB de Jereissati.
    Estamos todos na pior. Só com uma diferença: os mandões tucanos estãocom os bolsos mais recheados. O resto é patati-patatá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:10
    Enviado por: Indignado

    O indignado jah tinha avisado … PSDB e DEM nao vao largar o osso.

    Tolo de quem foi na conversa desses bandidos durante o carnaval que armaram para cima do cretino do Renam.

    Se liguem… quando eu digo que vcs sao manipulados nao tem como negar.

    Se a VEja disser para vcs comerem m… vcs comem sem questionar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:15
    Enviado por: caio

    Esse é o grande ponto para discussão: O PSDB que adora fazer alarde sobre toda e qualquer ação do atual governo foi o criador da tal “contribuição” e apesar de se vestir como o “salvador do povo”, no frigi dos ovos vota pela sua permanência!!!
    Cade aquele discurso inflamado dos tucanos sobre como o PT é o grande mal do mundo e o PSDB é o remédio para esse mal?
    É dificil manter esse discurso Hipócrita com as informações vindo a tona, não é mesmo?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:16
    Enviado por: caio

    E o resto é patati-patata

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:16
    Enviado por: Davi Figueira

    A CPMF é para rastrear sonegador como bem salientou o Mark, e de quebra serve para cobrir os gastos com a compra do poder legislativo, que utiliza todas as votações para barganhar com o governo. É grana e cargo público, ou a gente não se vota nada. É chantagem mesmo e ponto final!!! O PSDB é cínico pois tem interesse em manter a CPMF, pois será governo. Paladinos do povo… tá certo…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:19
    Enviado por: alvaro nunes

    Vejo assim o projeto social das “esquerdas” brasileiras (PT+PSDB+…): manutenção de uma pobreza controlada que alimente sempre seus discursos falidos de melhoria da saúde, segurança, emprego e necessidades básicas dos cidadãos..
    Acabar com essa pobreza programada para que? Discutir a solução de problemas reais, o que realmente nos transformaria em um país desenvolvido. Para que?
    Isso é coisa de “primeiro mundo”, o que eles querem é nos manter na mediocridade, mais lucrativa para seus projetos de poder!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:25
    Enviado por: Pedro

    A todos, bom dia.

    Pessoal, a questão não é o tipo de Imposto que á cobrado. Este é uma simples denominação, a questão é o retorno que este imposto gera para a sociedade.
    Se quizermos avançar no processo democrático temos que aproveitar algumas idéias aparentemnte boas e criarmos outras.

    Lei da responsabilidade fiscal e Fidelidade partidaria.

    Fidelidade partidaria pode ajudar e em muito se for implementada com uma nova lei de responsabilidade administrativa. Explico.

    Em uma reforma politica, os partidos apresentam seu programa de governo, com a responsabilidade de registrarem em cartório e com um tempo de 1 ano para implantar a proposta eleita pelo povo. Não cumprindo perdem o mandato.

    Esta simples medida, como dizia Peron “Evita” uma serie de problemas.

    Eu prometo, não cumpro, e nada acontece. Se o imposto é justo devo ser a favor independente de ser oposição ou situação.

    Os partidos teriam suas responsabilidades aumentadas. O povo aprenderia a votar, deixo de votar no bom orador e voto no programa de governo. Facil até para a oposição fiscalizar.

    Deixariamos de ter candidatos, tipo, sem citar nomes, jogadores de futebol, bailarinas, artistas de filme porno e etc. A equipe do partido teria que ser com pessoas competentes em suas areas.

    Dentro desta reforma politica e administrativa, deveriamos exigir uma remuneração justa aos parlamentares e governantes, em contra partida acabar com certas mordomias. Moradia, Pessoal de gabinete e etc.

    Pensem no seguinte qual o salario de um Senador, quanto custa para a união a folha de pagamento do seu gabinete. Olha que nenhum dos assessores do Renan tinham competencia para efetuar o pagamento de uma simples pensão alimenticia, então para que telos. O Senado, a Camara e as Assembleias estaduais e municipais deveriam ter equipes de profissionais competentes em cada area e emitir pareceres gerais sobre os assuntos. Se os senadores, deputados e etc. não tiverem competencia para analisar as propostas, estão lá fazendo o que?

    Piza, quem sabe a imprensa em geral não goste da ideia. Lógico que tem muito a ser trabalhada e melhorada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:27
    Enviado por: Paraná

    Caro Rogerio e Piza, num simples calculo imaginamos que o pobre paga menos imposto que o rico, ledo engano, se vocês pegarem o salario minimo a aliquota de ,38% é bem maior que se aplica-la sobre R$-10.000,00 por exemplo.
    No caso do salário minimo ela é devastadora, já para os R$-10.000,00 reais é um tanto, mas tanto quanto a do salário minimo. E quem disse que pobre não paga CPMF, mesmo que não tenha conta bancária paga-se, ao adiquirir um saco de arroz ou uns quilos de feijão isso quando pode, estará pagando CPMF, nem Jesus Cristo escapa dessa.
    Ninguém pega sonegadores pela CPMF, a receita pode até chegar aos fatos, mas terá ela, que provar quais foram as razões e o metodo usado para se chegar as tais diferenças.
    Não tom simples como alerdam por aí.
    Disseram que a CPMF não é imposto, que é contribuição, é imposto sim, uma vez que a tributação passa a ser sobre a receita bruta e constante, perde a caracteristica de contribuição e passa a ser imposto.
    Subtende-se por contribuição aquele valor que espontaneamente você paga ou doa a favor de alguém, no caso da CPMF ninguém se predispos a doar ou pagar livremente, foi imposto e determinado por lei.

    Quanto aos politicos, eu já era descrente agora então, não sou mais descrente, tenho nojo dessa classe e olha que tenho amigos senadores, deputados e vereadores e se encontra-los vou dizer o que sinto e porque sinto nojo de politicos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:27
    Enviado por: Leandro Almeida

    Nao da para entender como ainda tem gente que quer justificar um imposto que cobra 0.38% para voce movimentar legalmente o seu proprio dinheiro! Alias, um dinheiro que ja deveria ser “liquido” do imposto de renda! Nao tem justificativa e, como sempre, quem eh honesto paga o pato dos sonegadores. Alias, tambem nao compro o argumento de “fiscalizacao”. Se eh para isso, por que nao cobrar uma aliquota simbolica (ie, 0.0001%)? A matematica eh a mesma…
    A solucao eh fazer o que o Brasil ja tem feito ha alguns anos: ignorar a politica e o seu “bando”! E bola pra frente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:34
    Enviado por: Adriano

    CPMF, negociatas…, etc…já está provado que os políticos legislam em causa própria, os seus interesses vem em primeiro lugar…e o povo…o povo fica pra depois…não interessa a eles o que o povo diz ou pensa, o que interessa são os seus objetivos…um dia o povo acorda?!?!?!!?!?hum…dificil heim…os caras são bons de lábia…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:35
    Enviado por: Fábio de Castro

    A CPMF é burra. Mas o ICMS é mais!

    O ICMS é o pai da desigualdade.

    Quando vamos parar de taxar a rapadura do tiozinho e passar a taxar a RENDA DO ESPECULADOR?!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:41
    Enviado por: visitante

    Lendo esses comentários, meu Deus, é por isso que estamo na m… É de dar ânsias de vômito. Eu não sei como o Daniel Piza consegue ler ou escrever nesse blog. É melhor desafalbetizar do que criar criaturas como essas, estamos precisando, urgentemente, de uma desinclusão digital.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:53
    Enviado por: Adriano

    Caro amigo visitante, não precisamos desafalbetizar em nem desinclusão digital, precisamos é de gente honesta na condução desse país, pessoas sinceramente comprometidas com o povo e não somente interessadas em ficar ricos as custas do suor do povo brasileiro!!!!!!o que lemos realmente são desabafos, pois quem esperavámos que viria para consertar acabou estragando ainda mais…administrar muito dinheiro e dar qualquer destinação é fácil, o difícil e admnistrar o que se tem sem exigir mais e além de tudo ser eficiente, eficaz e honesto!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:54
    Enviado por: caio

    Podemos precisar de tudo, menos de covardes como vc que nem seu nome diz, pois apesar de dizer essa bobagens, pelo menos sabe do quanto é cretina e tem vergonha dessa declaração

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 11:59
    Enviado por: Rogério

    Caro Paraná

    Concordo com a essência do seu relato, apenas discordo de alguns detalhes que são na verdade irrelevantes.
    Todo tributo é prestação compulsória, ou seja somos obrigados a pagar inclusive as contribuições

    os impostos elencados pela constituição federal são os seguintes:

    Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:

    I – importação de produtos estrangeiros;

    II – exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados;

    III – renda e proventos de qualquer natureza;

    IV – produtos industrializados;

    V – operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários;

    VI – propriedade territorial rural;

    VII – grandes fortunas, nos termos de lei complementar.

    As contribuições são um caso a parte, apesar de não estarem relacionadas como tributos nas CF, possuem todas as características de um, conforme o código tributário nacional;

    Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

    Esta é a definição da lei, porém na prática há um prejuizo da teoria, pois a contribuição deveria ser vinculada a um fins específico, ao contrário dos impostos que compoe o caixa e podem ser utilizados conforme as conveniências administrativas.
    A distorção ocorre quando a contribuição é direcionada para despesas outras, tendo realmente uma característica essêncial de imposto.
    Porém não é sujeita a anualidade e não é obrigatório o repasse a estados e municípios, a exemplo dos impostos, neste caso é conveniente ao governo que permaneça assim, como contribuição.

    E é um instrumento eficaz para combater a sonegação, não constituindo prova cabal, porém o cruzamento dos dados possibilita o recolhimento deste forte indício, a incompatibilidade de renda e movimentação financeira, ou seja é fio da meada que pode resultar em punição.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 12:06
    Enviado por: Vagner

    Prezado Piza, o momento político atual nos prova o seguinte: o PSDB é medíocre como oposição e o PT é corrupto e inápto como governo. Então como confiar em partidos políticos que não passam de quadrilhas para assaltar os cofres públicos de forma “legal”, sem risco de serem encriminados pelos desvios de verba pública, o máximo que acontece é serem afastados das atividades ilícitas. Os gastos do governo atual aumentaram 6.5% e a merda está cada vez pior, quer dizer: gastasse cada vez mais e se faz cada vez menos para o povo. O brasileiro merece esse castigo, é sempre facilmente enganado por aproveitadores corruptos e mal-intencionados como o Lula.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 13:20
    Enviado por: André Jimenes

    Tucanos e petistas são farinha do mesmo saco, a diferença esta apenas no “ESTAR NO PODER”.
    A doença que carcome o nosso país são esses indignos que nos representam.
    Viva o Judiciário! Que legislou no Congresso Nacional com a figura da Fidelidade Partidária.
    Tucanos não tem o Poder, mas estão sendo coniventes com tuda essa podridão política.
    Realmente o Renan estava certo ao ameaçar seus pares no senado. QUEM TEVE CORAGEM DE SE APRESENTAR? QUASE TODOS ESTÀO ENVOLVIDOS EM CORRUPÇAO? eXCETO jEFERSON PERES E DEMOSTENES.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 13:22
    Enviado por: Carlos

    Votarem a favor da prorrogação é darem mais munição para o inimigo.
    Assim os ingênuos nunca mais ganharão eleições.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 13:34
    Enviado por: Guilherme Noleto

    CPMF é um imposto justo, pois poupa os pobres! A classe média deveria ser menos egoísta e lutar por outras bandeiras realmente importantes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 13:37
    Enviado por: Ricardo

    Sr. Alvaro Nunes, permita-me lembra-lo,( até para corroborar com sua argumentação ), que o ICMS, incide sobre os produtos e alguns serviços,(o ISS municipal sobre outros). O valor que o senhor calculou, não considerou as despesas de alimentação, vestuário, saúde (remédios), higiene pessoal, construção, o combustível que coloca no carro, etc, etc, etc. Ou seja, o maior tributo que uma familia (três pessoas) com rendimentos de R$5.000,00 mensais, paga é o ICMS, pode fazer as contas e comprovar. Mesmo que apenas uma pessoa trabalhe nessa família. Se os três trabalharem, o IRPF, será bem menor que o do exemplo dado. E se um dos membros, ganhar menos que R$ 1.040,00, o valor da CPMF, será menor ainda, pois existe a compensação nesses casos.
    RESUMINDO:
    A ELITE QUER QUE O ESTADO LHE DE SEGURANÇA, MAS QUER DEIXAR A FAMÍLIA DO POLICIAL,VIVER COM UM SALÁRIO DE FOME !

    ” 26.10.07 @ 09:36
    Eis um cálculo simples, estimado para baixo, do imposto pago MENSALMENTE por família de três pessoas, com 5000,00 de ganhos mensais:
    ICMS (contas de energia elétrica, água, telefones) =25,00+5,00+50,00=80,00
    IRPF: 500,00
    INSS: 200,00
    IPVA: 100,00
    IPTU: 20,00
    CPMF= 0,0038*5000,00=19,00
    Quais são os impostos abusivos? Como vcs acham que vai melhorar a vida da classe média? Tirando a CPMF? Isso só vai melhorar a vida dos grandes empresários e do mercado financeiro…”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 13:46
    Enviado por: DEUS

    OS TUCANOS TEM MESMO QUE SE DOBRAR AO GOVERNO DO PRESIDENTE LULA.
    PRA ISSO LULA MASSACROU SERRA E GERALLDO, EM 2 ELEIÇÕES, 62% A 38%.
    GOVERNO DA MAIORIA PRA MAIORIA.
    BI-DERROTADO, PSDB É PLATÉIA. SE LULA DEIXAR, O TUCANATO PODE ATÉ APLAUDIR. MAS É SÓ PRA ISSO, NESTES 8 ANOS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 14:36
    Enviado por:

    uma vergonha

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 14:51
    Enviado por: neto

    Piza.

    Digo constantemente (devo tê-lo feito no seu blog) que o PT e o PSDB são irmãos gêmeos, gerados no ventre da “intelectualidade” esquerdista incrustrada na USP, PUC e UNICAMP.

    Daí, não há porque se surpreender quando caminham juntos. Ambos precisam das “boquinhas” no governo para empregar seus “militantes”.

    Os partidos de bem têm simpatizantes que trabalham em empregos privados.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 14:57
    Enviado por: Rogério

    O maior problema que percebo pelos comentários é a descrença que toma conta da população em relação à classe política, este fenômeno não está restrito ao Brasil, na Argentina a eleição presidencial foi marcada pela apatia do eleitorado argentino, como nós, lutaram para por fim a uma ditadura, mas agora estão perdidos frente à um inimigo difuso e difícil de ser combatido, a corrupção da classe política.

    E este desânimo é perigoso pois esvazia o discurso, afirmações do tipo, políticos são farinha do mesmo saco apenas servem aos políticos, que na falta de um discurso crítico do eleitorado aproveitam-se livres da pressão saudável de uma democracia.

    O exemplo notável relatado pelo Piza demonstra esta liberdade indesejável da classe política, que sente-se dona de seus mandatos; como é possível em uma votação para aprovar um tributo, serem colocadas questões, escusas inclusive, como o engavetamento de processos contra um senador acusado de participar em esquemas de propina?

    E é apenas um dos absurdos, e realmente dá vontade de num desabafo dizer, fechem este pardieiro.
    Mas não é por aí, temos é que dar o troco nesses caras, botar eles para fora no processo eleitoral. Pode ser que a democracia seja realmente uma farsa, que nunca consigamos ser representados de verdade, mas não dá para apenas assistir conformado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:02
    Enviado por: Paraná

    Caro Rogerio, estou de acordo contigo, só quiz entrar em maiores detalhes, porque alguns entende e a maioria não.

    Abraço amigo, vamos se numa próxima eleição possamos nos blogueiros, unirmos a favor de causa justa para o Brasil, pois só ficarmos no brabra não vamos resolver nada.
    Gustavo Fruet, Alvaro Dias, Osmar Dias – Seriglirio – Flavio Arns – Lupião e monte de gente são do Paraná, esse povo está dando vergonha.
    Agora meu amigo Brasilia é um ninho de cobras criadas hem!
    Quando nós estavamos pensando que o STF fosse mandar um monte para a cucuias, deu esse ultimo vechame nacional, liberou os pula pula de partido a solta e a vontade.
    Não da para acreditar em mais ninguém, eu não tenho nada contra partido, eu tenho sim contra as pessoas, os chamados politicos, a pessoa é quem fala, decido, toma decisões etc, o partido é a junção de idéias e ideais.
    Para fazer o que estão fazendo, tanto faz PSDB – PT – PTB – DEM, todos irão acompanhar as idéias dos homens, partido é sigla denominativa de conjunto de pessoas ou objetos com força de fazer alguma em prol de alguém.
    Dizer que o PSDB é oposição, isso é conversa pra boi dormir, PSDB nunca foi oposição e muito menos o tal de DEM, na verdade eles se juntam e traçam metas e onde querem chegar.
    Tinha que haver sim partidos fortes com homens honestos, sensiveis e capaz de mudar alguma coisa, pessoas que pensam e agem a favor do Brasil e não em causa própria.
    Eu particularmente sou a favor de que todo cargo publico deveria ser ocupado por profissionais que fossem eleitos por voto aberto e livre. Os juizes do TSE e STF STJ são nomeados pelo presidente da republica, é uma pessoa de sua confiança, como é que ele vai tomar posições contra quem os colocou naquela cadeira.
    Tribunal de contas tantos da União, Estados e Municipios tinha que ser ocupado por pessoas escolhida pelo povo e mais ainda quem realmente tem capacidade, conhecimentos para exercer o cargo, aqui no Paraná tem deputado que mal sabe escrever o nome é conselheiro do tribunal de contas como pode isso?
    Mas a CPMF é o tendão de aquiles do brasileiro.

    SDS

    Amigo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:03
    Enviado por: SWAT

    PSDB é a cabrita do LULA. O PSDB é a MULA barrancada. PSDB é a GENI do PT, PSDB é prostituta, PSDB é isso aí. Se quiser apagar, tudo bem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:04
    Enviado por: Paulo Barulho

    Excelente texto!! apenas quero parabenizar o bloguista. É o meu primeiro comentário aki. Saudações aos amigos. Só espero que n fique esta briguinha ridícula entre PT x PSDB. Vamos falar mal do PT e do PSDB. Mas sem querer justificar a safadeza de um pela safadeza de outro

    Abs a todos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:04
    Enviado por: Maldito

    a cpmf não é de todo mal …
    porém
    se a arrecadação desse imposto fosse realmente usado para melhorias no sistema de saúde …
    e tem mais …
    CPMF NÃO É PARA CUSTEIO DE FUNCIONÁRIO DA SAÚDE !!!!!
    Da maneira que está sendo usada não dá né!!!!
    QUEM VOTA MAL MATA O PAÍS … ISSO VALE PRA PETISTAS, TUCANISTAS, PMDBISTAS E AFINS!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:05
    Enviado por: caocaca

    Falam tanto da CPMF… O que eu pago de CPMF é trocadinho, não faz a menor falta. Agora, o que pago de I. R. é muitíssimo mais. Sabe por que algumas pessoas reclamam tanto da CPMF? Porque é o único imposto que elas pagam, diretamente, claro. Ou seja, são sonegadores descarados. Queria ver essas pessoas pagando IR direto na fonte, como fazem os trabalhadores assalariados. Aí, sim, elas teriam motivos para se queixarem. Mas eu não me queixo do IR, acho que é a parcela de contribuição que devo pagar para o bem de toda a sociedade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:09
    Enviado por: Paulo Barulho => caocaca

    caocaca,
    quero reforçar seu comentário.

    E sobre os pedágios tucanos aki em SP ninguém fala nada ?
    * o pedágio sim é um imposto injusto que onera da mesma forma ricos e pobres
    * pior do que a cpmf porque cobra um valor fixo e não percentual;
    * pior do que a cpmf porque é cobrada “apenas” do setor produtivo e turismo interno
    * pior também porque vai pros bolsos da iniciativa privada aumentando a concentração de renda
    * o pedágio é um superfaturamento dos tucanos pra financiar as eleições

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:17
    Enviado por: Ivam Gonçalves Ortuzal

    Essa tal de CPMF criada pelo ilustre e conceituado médico Dr. Adib Jatene não deveria existir jamais, a partir do momento que ele teve a sua finalidade distorcida. Será que não estaria na hora de se falar em desobediência civil neste país.
    A proposito, os internautas mais jovens deste país tem conhecimento do significado da palavra Desobediência Civil?
    Se não. Consultem o mestre Aurélio.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:20
    Enviado por: Heitor Bonfim

    É só fazer a conta

    0,38% —– 40 bi
    100% —— X

    x = 11.428.571.428.571,00 (11 trilhões)

    Ou seja; o a cpmf tributa como se o PIB do Brasil fosse de 11 trilhões e meio, sendo que o PIB é 1,8 trilhões.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:22
    Enviado por: Heitor Bonfim

    O Serra, é a neogeni do PT

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:27
    Enviado por: Grubert

    Se o Governo se preocupasse com a sonegação de grandes empresas como Cisco e entre outras, acho que não precisaríamos pagar CPMF. Afinal, 26 investigações com o resultado de desvio como o da Cisco, pagariam a coleta anual da CPMF.

    Mas é mais fácil tirar da pessoa física.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:34
    Enviado por: juquinha

    Acho que a CPMF nao atinge o pobre trabalhador que com o salario minimo ao fim do mes mau dar de pagar as contas e nao sobra nada nem pra abrir um conta muito menos movimentar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:41
    Enviado por: Carlos

    Sr Luiz, quer saber porque ninguem diz que a finalidade básica da CPMF é rastrear operações financeiras de sonegadores? Porque isto é MENTIRA! Apenas inocentes úteis como você acreditam nesta conversa inventada pelo Lula para enfiar a CPMF na goela do povo e este achar que ela vai tributar só rico e ajudar a atacar a ‘elite sonegadora’. Use mais o seu cérebro para pensar e menos para seguir líderes inescrupulosos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:44
    Enviado por: danielpiza

    Daqui a pouco vão colocar na Constituição do Brasil: “Tudo que não atinge o pobre é bom”. E o pior é que a CPMF também atinge muitos pobres, em cheques, créditos e outras transações – além de afetar a economia como um todo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:46
    Enviado por: Rogério

    Valeu Paraná

    Falou tudo, temos que estar atentos com os maus políticos, denunciar sempre que possível para tentar melhorar o nível do congresso. Para pelo menos haver um nível aceitável de ética, na lama não conseguimos quase distinguir quem é quem, e quais atitudes são aceitáveis ou não dentro do jogo político, daqui a pouco vamos começar a achar que conchavos para resguardar políticos acusados de esquemas fazem parte do jogo normal da política.

    Abraço amigo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:52
    Enviado por: Heitor Bonfim

    Na conta acima errei por 1 trilhão

    10.526.315.789.736,00 10 (trilhões e meio)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 15:53
    Enviado por: Rogério

    Essa foi Boa Piza, é bem possível que façam uma emenda desta, se dermos uma olhada no artigo da CF que fala sobre as necessidades que o salário mínimo deve cobrir percebemos o grau de desconhecimento da realidade do legislador, ou a falta de vontade dos administradores em obedecer à lei maior.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 16:08
    Enviado por: adolar

    tasso,serra,aecio,vao pra pqp,traidores infames
    para 2010 cacareco

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 16:09
    Enviado por: Glauco

    Os caras criaram o imposto que o atual presidente criticava. Agora o atual presidente defende o imposto e o criador do imposto quer acabar com ele.

    Pergunta:

    Voce acredita que o individuo que pensa em vencer as próximas eleições e governar o país vá abrir mão de contar com essa graninha para as despesas do dia a dia do “governo”?

    Da licensa: trocam-se os mosquitos, a porcaria permanece.

    Piza: cuidado a chefia pode não gostar do termo “Valerioduto tucano ” e da referência pouco elogiosa ao Sr. Jose Serra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 16:21
    Enviado por: Eli

    Seja qual for ajustificativa para cobrarem CPMF, nunca soube de nenhum país no mundo onde quem tem conta bancária (simples fato) é obrigado a “contribuir” através dela,e mais do que já contribui para a sociedade,por outros meios.
    Inclusive os vbancos não foram criados para servirem de guia ou braço de governos.
    Os bancos existem para guardar o dinheiro de seus clientes e não para arrecadar indefinidamente (!) em nome da administração central dos países.
    Ou não??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 16:31
    Enviado por: henrique

    Fábio,

    Eu te explico:

    Em 1995, o então ministro da saúde, Adib Jatene, sugeriu que fosse criada uma contribuição, que financiasse os programas do Ministério da Saúde. Durante as negociações na Câmara, muitos deputados não queriam que as movimentações da CPMF, formassem banco de dados para a receita federal, sob oargumento hipócrita de que feria o direito de privacidade dos correntistas. Papo Furado! Na época, o secretário da Receita Federal, me parece que era Everardo Maciel, provou para a cúpula do Governo, que 62 dos 100 principais correntistas do país movimentavam quantias muito maiores que declaravam, e a CPMF rastrearia esses dados com muio maior rapidez e eficiência, QUEM NÃO GOSTA DE CPMF É SONEGADOR, e ponto final.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 16:39
    Enviado por: Edson magalhães

    Quanto comentário inteligente, ô meu Deus!!!!!
    Vocês acham mesmo que vão resolver alguma coisa?
    Esta é a primeira e última vez que comento uma matéria, não adianta nada.
    Vão trabalhar e parem com essa masturbação sem fim, sem propósito e sem orgasmo.
    Tenho certeza que todos temos coisa melhor para fazer, já que nada vai mudar. Sabemos disso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 16:44
    Enviado por: danielpiza

    Henrique: “quem não gosta de CPMF é sonegador” é uma frase muito infeliz. Eu não gosto dela, por ser um tributo tosco (que era para ser provisório, não foi usado na saúde e não acaba nunca), e não sou sonegador. Há muitas formas de rastrear sonegação que não seja tirando R$ 40 bilhões da circulação econômica de um país.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 16:50
    Enviado por: Alexandre

    O imposto tem, sim, suas vantagens, só precisaria ser aperfeiçoado. Os tucanos o criaram, seria hipocrisia negá-lo agora.

    E eu vejo a negociação dos tucanos com o governo como o maior progresso político atual, porque eu prefiro um meio termo entre ambos a uma tentativa de aprovação via fisiologismo. Sejamos realistas…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 16:51
    Enviado por: caio

    É por essa postura desse tal Edson que nosso pais não muda!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 16:57
    Enviado por: caio

    É seu Carlos, o discurso pode ser do Lula mas o filho (CPMF) esse é do Serra com o FHC e isso nimguem pode refutar.
    Mas a discução é sobre o fato do PSDB passar a apoiar um tributo que até ontem, para eles, era a pior coisa que já nos tinha acontecido.
    Mas essa é a especialidade dos tucanos, não é? Como já disse uma vez o FHC: “Esqueçam tudo que eu escrevi”
    Ou falei….ou assinei….ou defendi…..ou……

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 17:28
    Enviado por: Pedro

    Muita critica, varias opniões. Sugestão nenhuma, realmente não vamos mudar nada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 18:10
    Enviado por: Carlos Alberto

    Daniel,
    desde que começou essa polêmica sobre a CPMF estou esperando uma análise concreta sobre esse imposto, contribuição, seja lá o que for. Nada de insultos, elogios e adjetivos. Porque ela seria tão ruim quanto dizem, como é concretamente essa incidência em cascata. Isso é realista mesmo? Os preços dos automóveis, digamos assim, vão cair de quanto caso ela não exista? Porque conseguimos exportar automóveis com mum câmbio, dito, desfavorável, se em seus preços está embutido uma absurda cascata? Eu pressinto algo errado aí. Esse imposto afeta pouco os pobres, não apenas porque não tem conta bancária, mas porque compram produtos com menos passos intermediários. tipo feijão: produtor, “atravessador”, distribuidor, comerciante. No máximo. E sai caro porque em algumas dessas etapas se procura lucros de até 100%. Fico imaginado a maioria do comércio que costuma colocar seus produtos com acréscimo no preço de até 100% (em roupas femininas, bem mais), o cmerciante após dobrar o preço pensar – agora tenho que aumnetar mais 0.38%! Veja, que não pode ser por aí. Esses 0.38% desaparecem em grande parte da cadeia, poque no cálculo dos preços já a margem suficiente. Um economista poderia mostrar através da experiência histórica nossa. em que a CPMF mudou de vlaor, como isso afetou diferencialmente a economia. Fianalmente noto que a idéia, no Brasil, foi lançada pelo PL, como imposto único. Não sendo único, poderia ter ao menos ter substituído outros. Mas noto que Roberto Campos era a favor dele. Então tão idiota assim não deve ser. Proponho que você consiga uma reportagem mais técnica sobre isso, at;e conseguindo um economista a favor e outro contra, mas só usando arguemntos técnicos. E vamos abandonar essa de PTxPSDB. Simplesmente já não importa mais, rotos fando de esfarrapados. Só malucos que deveriam procurar auxílio profissional se interssam pelo tema e ainda propõe terceiros mandatos. Voltando a CPMF, enquanto a discussão estiver na adjetivação ou no nível PTxPSDB não saberia porque ser contra esse imposto, que, como já salientaram (únicos dados concretos)é – ao menos aparentemente – de longe, o menor que pago. Todos são ruions para pagar ou não teriam o nemo de imposto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 18:53
    Enviado por: fernando silva

    Doas comentários que li, o melhor foi sobre o Arthur Virgilio (bagre ensaboado). O cara tem um discurso que comove surdos, mas n fundo Êle, o Serra< o Tasso não terão nunca mais o voto de quem pensa como cidadão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 18:56
    Enviado por: Antônio

    A desmoralização do PT no episódio do mensalão, que atingiu em cheio o gabinete de Lula, desnudou a maneira de se fazer política no Brasil (será que é só no Brasil ou em todo o mundo?). Lembro que saiu em jornal uma entrevista de um cientista político italiano cujo nome não lembro; o mais espantoso da fala do entrevistado era a naturalidade com que ele encarava o mensalão, considerando-o um fato comum na prática política. Talvez estejamos envolvidos demais pelo auto-elogio que os políticos se fazem e os consideremos a nata moral da humanidade. Agora, para sempre, estamos vendo seus pés de barro. O PSDB também saiu manchado do episódio: foi o fiel da balança e, no momento mais agudo da crise, quando Lula balançava mais que biruta em ventania, fingiu de morto, porque a lama ameaçava respingar na emenda da re-eleição de FHC, comprada por Sérgio Motta. Logo, a desmoralização foi dupla, PT e PSDB. O que sobra? Partidos coadjuvantes descaradamente exigentes de cargos cuja avidez faz suspeitar de interesses escusos. A eleição de 2010 é fundamental. Conforme seu resultado, vamos ver se a sociedade aceita essa situação. A imaturidade do eleitorado, a total dependência em que os pobres estão do poder político, como o bolsa-família, fazem temer uma calcificação do poder nas mãos do PT, possibilitando-lhe um longo período de predomínio. O destrambelhamento desse partido, nessa hipótese, vai provocar um retrocesso em todos os campos da vida nacional a ser pago por várias gerações.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 19:36
    Enviado por: LUISA FRANCO

    VOCES SABEM ,PORQUE ESSE PAIS NÃO VAI PRA FRENTE.É PORQUE PESSOAS COMO NÓS QUE NOS DIZEMOS ESCLARECIDOS ,A MAIORIA NÃO TEM HOMBRIDADE DE TOMAR UMA POSIÇÃO.
    CONTAMOS NOS DEDOS,AS PESSOAS QUE AQUI MESMO,DERAM SUAS OPINIÕES E NÃO TIVERAM CORAGEM DE DAR O VERDADEIRO NOME,E SE O FIZERAM,A MIORIA NÃO DEU SOBRENOME .
    DE 116 COMENTÁRIOS ATÉ AGORA ,APENAS 32 SE IDENTIFICARAM.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 22:13
    Enviado por: Sergio

    Todos estao nessa discussao acalorada, patriotica sobre o CPMF. TODOS TONTOS. O Legislativo e o Executivo atingiram o objetivo de desviar a atençao sobre assuntos mais cabeludos. A imagem do politico estava no nivel zero da fossa, eles precisavam fazer algo para desviar a atençao dos tontos. a CPMF já é uma coisa decidida, é apenas cortina de fumaça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/10/2007 - 15:28
    Enviado por: Cecilia

    Entao o governo faz questao da CPMF para continuar o seu belíssimo trabalho na área da Saúde???
    Cadê a vergonha na cara?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/10/2007 - 00:43
    Enviado por: Jeronima Aznar

    Fala-se em impostos,em CPMF, porque somos obrigados a pagar.
    Mas ninguém fala do roubo que os aposentados e pensionista veem sofrendo durante alguns anos em seus ¨beneficios¨.
    NÃO ESQUECENDO QUE SÃO DIREITOS ADQUIRIDOS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/10/2007 - 19:40
    Enviado por: adair

    Concordo com a “prorrogação” da CPMF pois eh a unica maneira de efetivamente se fiscalizar alguma coisa neste mundo de sonegação que eh o Brasil. Podem ter certeza que estes grandes pensadores economicos que demonstran efusivamente a perversidade do imposto estão sendo bem pagos para expor suas “brilhantes” ideias.
    2. So um lembrete: a CPMF eh sim o unico instrumento de contralar a movimentaçao financeira de qualquer CPF ou CNPJ. As demais opções são inexiquiveis.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2007 - 12:48
    Enviado por: Loyola y Loyola

    O fato é que, enquanto conseguirem empurrar/manter impostos os gastos não cairão.

    Se não apertarmos pelo lado da receita, o governo não aliviara pelo lado das despesas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2007 - 15:01
    Enviado por: molina

    só tem um jeito de sair dessa discussão safada, ir para a suiça com o “séquito”, tudo pago (talvez e provavelmente por tal verba).
    o “grande timoneiro” sempre larga o leme quando as águas ficam revoltas.
    deus nos ajude (se é que ele queira se meter em tão grande fria).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/12/2007 - 10:34
    Enviado por: Nivan Gomes

    Existem duas maneiras de mudar qualquer situação, uma é o dialogo, que deve ser explorado até seu máximo; Quando esse chega ao fim, não existe outra possibilidade se não a força.

    É isso mesmo, tem coisa que só se resolve na porrada.

    Nivan Gomes
    Treinador Profissional de Futebol

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 10:52
    Enviado por: danielpiza

    Para o povo que não sabe fazer conta: “A arrecadação do governo federal somou R$ 615,5 bilhões no ano passado, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior, já descontada a inflação medida pelo IPCA. Ou seja, os brasileiros pagaram, por dia, R$ 1,7 bilhão em impostos. Se o governo não tivesse a CPMF em 2007, a arrecadação ainda teria sido R$ 25 bilhões mais alta que a de 2006.”

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Tags

Blogs do Estadão
Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.