ir para o conteúdo
 • 

Daniel Piza

26.dezembro.2010 07:53:40

Coisas públicas

Uma das coisas curiosas nesses oito anos de governo Lula foi a ginástica verbal que aqueles que se dizem “de esquerda”, que durante duas décadas sonharam com a chegada da classe operária ao Planalto, fazem para justificar os elogios a um tipo de gestão que tanto condenavam. Lula manteve o modelo econômico do antecessor, que antes classificava erroneamente de “neoliberal”, em todos os aspectos: meta de inflação, câmbio livre, reservas financeiras, estímulos ao consumo, juros relativos entre os maiores do mundo, busca de graus melhores nas agências de risco; nenhuma privatização cancelada ou sequer investigada, e até alguns bancos estatais vendidos. Estatizações? Poucas. Reforma agrária? Longe disso. Protecionismo maior? Não, mesmo com aumento do déficit externo. Transferência de renda? Os ricos nunca estiveram tão ricos.

Ao contrário: o governo Lula aprimorou esse modelo, levando as reservas ao exagero de US$ 300 bilhões, investindo dinheiro do BNDES em grandes empresas ou setores que geram emprego, saldando dívidas com o FMI, etc. Também aprimorou o aspecto social desse modelo, não só com verbas assistenciais (que representam pouco no orçamento anual, R$ 12 bilhões, e muito no retorno simbólico), mas sobretudo com a ampliação do crédito (a política mais determinante de seus mandatos, mais que o Bolsa Família), sem perder controle da dívida interna. A pergunta que ninguém se faz: será que as alternativas a Lula nas duas eleições, Serra e Alckmin, teriam tido o mesmo sucesso econômico e social? Considerando os bons ventos para o mundo emergente, é possível que sim. Mas não sei se teriam tido a mesma percepção para bolsas e créditos – e tenho certeza de que saberiam bem menos capitalizá-la politicamente.

Outra curiosidade dos anos Lula foi o tipo de crítica pessoal, raivosa e iludida que ele gerou em pessoas que, supostamente, eram favoráveis a essa política econômica, de agradar ao mercado e ampliar a classe média. Se eram favoráveis, por que não souberam reconhecer seu efeito eleitoral? O duplo mandato de Lula, que também era contra a reeleição no século passado, não teve um único traço de socialismo ou estatismo. Não teve nem mesmo de social-democracia, pois esta pressupõe o acesso universal e gratuito a educação e saúde. Suspeito que a gestão tucana de Lula inflou o preconceito dos que antes bajulavam tanto o governo FHC porque, afinal, o “guia” petista os deixou sem nenhuma bandeira própria. E a única saída que viram foi assumir sua retórica “de direita”, com laivos religiosos e tudo, que os deixou cegos para a esperteza política de Lula, como a de recusar um terceiro mandato.

Lula não governou nem à esquerda nem à direita, muito pelo contrário… e com isso confundiu tanto seus áulicos quanto seus críticos. O PIB foi o que menos cresceu em média entre os emergentes (4%), mas cresceu mais que no período anterior (2,5%) – por isso ele não parou de comparar o tempo todo – e saiu da crise de 2009 com um índice acima de 7% em 2010. O desemprego medido pelo IBGE, ainda que reste tanta informalidade e a renda tenha apenas recuperado níveis de 15 anos atrás, termina abaixo de 6%, o que é quase pleno emprego. Os numerosos escândalos de corrupção, por mais que ele tenha construído sua carreira com o mesmo discurso udenista (“São 300 picaretas com anel de doutor”) que hoje seus defensores acusam na oposição, foram rechaçados maquiavelicamente, pois o povo passou a dizer que, se são mesmo todos iguais, é melhor continuar com um igual que está dando certo.

E ainda querem entender o porquê dos 83% de popularidade? Não vejo fenômeno mais fácil de interpretar. O despreparo e a demagogia de Lula, que em alguns momentos ultrapassaram o vergonhoso, não impediram que a sensação de bem-estar aumentasse como aumentou. O que sempre disseram de um eventual governo Lula? Que reverteria todos os avanços, que faria do Brasil uma Venezuela, que expulsaria empresários e causaria guerra civil… Como nada disso aconteceu, tudo que houve de positivo reverteu para ele; o que houve de negativo foi parar na conta de todos (“O país tem a classe política que merece”). Por mais que as eleições em todos os níveis tenham mostrado que a popularidade do presidente não significa uma aceitação de tudo que fez, é preciso ser muito ingênuo ou orgulhoso para achar que o povo ia dissociar a melhora de sua vida e a responsabilidade do presidente nela.

Isso tudo, no entanto, não significa que seu governo tenha sido tão bom quanto as pesquisas dizem. Sempre estive entre os 15% e 30% que o consideraram “regular”, nota 6, ao longo dos oito anos. Por quê? Eis o ponto: se Lula fez bem em dar continuidade a muitas conquistas do governo anterior (que sofreu para obtê-las por causa de uma oposição que o sucessor jamais experimentou), também cometeu muitos erros semelhantes, em especial o velho vício nacional de achar que centro é comodismo, que conciliação é conchavo, que exigente é chato. Nenhuma reforma importante foi feita, nenhuma transformação séria. O mecanismo pelo qual o poder é exercido segue sendo o mesmo arranjo de oligarquias, que concede um lento avanço do perfil social em troca do uso desregrado do dinheiro público. A carga tributária continuou subindo no mesmo ritmo, em direção aos padrões escandinavos, sem a respectiva devolução de benefícios coletivos. Metade da população não tem acesso a esgoto!

Analise friamente, aliás, cada um dos ministérios, ou melhor, os mais relevantes (já que Dilma Rousseff teve de lotear nada menos que 37 ministros pela Esplanada). Na educação, houve aumento quase inercial da abrangência; no caso das universidades, o ProUni ajudou, embora nada mais seja que dar dinheiro do contribuinte para um grupo crescente de empresas particulares; mas a qualidade não deu nem parte do salto que deveria e poderia dar, como fizeram os sul-coreanos. Na saúde, a situação da rede pública é vexaminosa, seguida de perto nas mesmas pesquisas pela questão da segurança. A Justiça continua a ser lenta e antidemocrática; quem tem pistolão e dá carteirada sempre se safa, nem que seja com prisão domiciliar. Mesmo na economia, os impostos e as importações asfixiam a produção nacional; e, ainda que o consumo esteja tão aquecido, o custo das mercadorias – do livro ao iPad, do feijão ao carro – é dos mais altos do mundo. Há pouca inovação, enquanto os chineses arrebatam todos os prêmios, da matemática à música, e fazem vales do silício.

O governo Lula foi pródigo em bravatas de cunho populista, em bazófias da ignorância, em tentativas de intervencionismo estatal e afrontas à liberdade de expressão, em casos de corrupção que em países desenvolvidos jamais seriam tolerados (imagine o de Erenice Guerra na Inglaterra ou no Japão), em momentos tristemente folclóricos (de “Dá dois paus pra eu” a “Sai daí, Zé”, das violações de sigilo de caseiro e colega aos abraços em ditadores no Irã e em Cuba), em péssimo gerenciamento de sistemas como o aeroviário e o portuário. Também foi esperto ao embarcar com vigor na onda dos emergentes, vendendo commodities e atraindo investimentos, e a induzir o mercado interno, ainda que apenas pela via do consumo e dos gastos; e conseguiu resultados de que até Lula duvidava, provando que o capitalismo é o sistema que melhor combate a pobreza. Dizer que o saldo é bom é supor que uma coisa não poderia vir sem a outra. Espero que o governo Dilma ao menos respeite mais a coisa pública.

(“Sinopse”)

comentários (82) | comente

82 Comentários Comente também
  • 26/12/2010 - 08:03
    Enviado por: Maria de Fatima Machado

    Perguntar, ofende?

    Daniel Piza reza: “governo Lula foi um sucesso economico e social”

    Esse seu artigo foi matéria paga pelo “governo Lula”?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 08:48
    Enviado por: José Guedes

    Caro Piza,
    que nota você daria para o FHC? e para os anteriores pós Figueiredo?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/12/2010 - 09:08
      Enviado por: danielpiza

      Nota 6, também, pelo fim da inflação alta, privatizações, lei fiscal, contra uma oposição bravateira e tudo. Não teve o mesmo sucesso em termos de crescimento e distribuição de renda, mas rompeu com o ciclo anterior, de inflacionismo e surrealismo, com Sarney (nota 2), Collor (nota 1) e Itamar (nota 4)…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/12/2010 - 09:45
    Enviado por: jo lima

    Lendo o livro do Paulo Francis sobre o golpe de 64, ele escreve que foi a partir de JK, como seu projeto 50 anos em 5, que acabou-se com a discussão, que até então havia, se o Brasil deveria ser apenas um país vendedor de commodities ou industrializado. Espero que eu ainda viva pra ver um presidente com um projeto de 50 anos em 5 pra educação brasileira. Se universalizar a educação que vai do pré ao ensino média e com qualidade, esse presidente entraria na história do país.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 10:53
    Enviado por: Maria de Fatima Machado

    Governo Lula é quem paga comentários elogiando Lula!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 12:04
    Enviado por: Tweets that mention Coisas públicas: Uma das coisas curiosas nesses oito anos de governo Lula foi a ginástica verbal que aqueles que... -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by rafael baganha and Literaturas. Literaturas said: Coisas públicas: Uma das coisas curiosas nesses oito anos de governo Lula foi a ginástica verbal que aqueles que… http://bit.ly/hpnm3P [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 12:11
    Enviado por: Vicente

    A eleição de um analfabeto boquirroto e mensaleiro confirma a má índole do povo venal e corrupto. Esse mesmo povo que apóia as falcatruas e que admite que, se lá estivesse, faria igualzinho.
    Assim, a podridão no DNA do brasileiro é inquestionável. Fecham-se os olhos para a pilantragem desde que uma esmola seja dada ou uma migalha caia da mesa do banquete.
    Nada porém consegue ser mais degradante do que ver o povinho no supermercado comprando queijo e iogurte, contaminando a internet após adquirirem computadores com parcelamento e juros escorchantes e achando que, porque um pária deplorável e debochado chegou lá, este “direito” foi estendido a qualquer um.
    Brasil, terra abençoada, povo corrutpo e canalha.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/12/2010 - 23:31
      Enviado por: SôniaG.

      O sr.Vicente não existe. Não é possível que exista alguém que se pronuncie de forma tão ignóbil a respeito do seu próprio povo. Lamentável e vergonhoso.

      Que tal fazer um “Holocausto’ por aqui sr. Vicente? ficariam só os “bons” como o sr., OS de “DNA” puro.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/12/2010 - 17:26
      Enviado por: GeCésar

      Você parece ser alguém muito perigoso, sr. Vicente. Tomara não tenha na mão algum poder de decisão sobre qualquer coisa que seja.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/01/2011 - 16:29
      Enviado por: crocodilo

      Não consegui definir seu perfil ideológico.
      O sr., lamenta que pessoas estejam conseguindo consumir itens até então consumidos por pessoas de classes mais altas.
      Se o sr., fizer esta crítica a pessoas que trabalham na classe produtiva, provavelmente pedirão a sua internação.
      Também penso que por mais estapafurdias sejam as suas idéias, vejo que provavelmente o sr., esteja querendo dizer algo que ache importante, e não consegue faze-lo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 07/01/2011 - 01:03
      Enviado por: Vicente

      Respondendo aos três :
      Reparem bem nas palavras e conotações que vocês estão me atribuindo…
      Gostaria que algum de vocês apontassem onde foi que menti, inventei ou distorci algum ponto sobre o assunto debatido;

      Ignóbil foram aqueles que começaram com esta estória de “nós contra eles”, de “ricos contra pobres”, de “brancos contra negros”…Um típico exemplo de semente de tirania cuidadosamente plantada pelo PT e sua gente desde que alcançaram o poder que não conseguiram com armas e mortes; para mim, quem acha normal político roubar merece cadeia igual ao parlamentar infrator;

      Esse povo que consome iogurte e queijo o faz, indiretamente, com esmola dada pelo governo. Tem gente trabalhando para consumir desta maneira ? Não, não trabalharam para isso. A mesma esmola que fez com que empregada doméstica virasse profissional raro. Antigamente chegavam em nossas casas com crianças famintas e abatidas, clamando por um emprego que permitisse a mínima subsistência. Hoje querem ganhar salários que nem professora da rede pública ganha e ainda querem escolher o dia da semana que podem ou querem fazer o serviço. Podem exigir e escolher porque a esmola federal está garantida. E ai do patrão que não cumpra tudo direitinho para ver se não vai “morrer numa grana” na Justiça Trabalhista — essa maravilha só existente em nosso país. Mas muita gente considera isso (o fato das empregadas domésticas estarem pedindo alto) um avanço social, uma conquista do Lula — sem dúvida uma percepção para a turma que mama nas tetas e que não tem nem onde cair morta…
      Avanços sociais conquistados através de esmolas, compadrios, presentes e outros não valem e não se sustentam e essa foi a política deste partido do mensalão.
      Mas tudo isso vai ter um preço, ainda bem!

      O sistema monetário como hoje conhecemos está falido, acabado.
      Uma Nova Ordem Mundial (New World Order) está em curso apoiada pelo conluio dos clubes de poder ( Clube de Paris, Clube de Roma, Bilderberg, Instituto Tavistock, Fundação Rockefeller, Fundação Ford, Fundação Gates), governos de vários países, e grandes corporações (bancos, farmacêuticas, alimentos etc), que formam todos juntos o que podemos chamar de Oligarquia Financeira Transnacional. Através do Globalitarismo (globalização com totalitarismo) os entes citados querem tornar as sociedade robotizados onde o Estado-tutor decide o que é bom ou não para você. O estado quer a criação, educação e orientação dos filhos, decretando o fim da instituição familiar. Quem for contra o status quo imposto pela Oligarquia Financeira Global se torna um “inimigo” – que deve ser combatido, para ser neutralizado, destruído ou cooptado. Esta última é a hipótese ideal para o esquema hegemônico.
      Se alguém tiver interesse, visite o Youtube e procure o vídeo Zeitgeist 2. Este vídeo mostra passo a passo como o sistema monetário vai desabar e as conseqüências da farra de governos perdulários e irresponsáveis como o governo deste infeliz.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/12/2010 - 13:27
    Enviado por: Alex

    Piza

    Moro fora do Brasil ha’ muitos anos e nao posso avaliar devidamente o governo Lula, mais julgando pelo que diz minha familia no Brasil (quase todos tucanos) da’ para ter uma ideia que o governo Lula foi melhor que o governo FHC. Todos estao radiantes com o boom da economico. De FHC eu posso dizer, daria nota 4 ao seu governo, e sendo bem generoso. A economia era ditada pelos diretores do FMI e a corrupcao era sequer investigada pelo “engavetador-geral” da republica Geraldo Brindeiro. Um ministro da Educacao, o Sr. Paulo Renato, cuja a funcao parecia ser acabar com o ensino publico. A economia para la’ de estagnada. E FHC ainda posando de grande estatista e sabio da tribo tupiniquim ia alegremente recebendo titulos “honoris causa” pelo mundo afora enquanto o pais agonizava.

    O Brasil por um lado comeca a entrar no capitalismo, finalmente, e por outro ainda cultiva os vicios da epoca da colonizacao. O que vale hoje vala a populacao, a famigerada classe C, e’ comprar e comprar, fazer filas em shoppings e engarrafar as avenidas. Tudo bem. Vai demorar muito tempo para dar;se o devido valor a temas como: educacao universal de qualidade, acesso decente a saude, saneamento basica, incluindo tratamento do lixo, planejamente urbano e protecao ao meio-ambiente, entre outros.

    Mas o ano acabou. Obrigado pelos muitos bons posts publicados ao longo de 2010. Ano de copa de mundo e eleicao, perde-se muito tempo e espaco com bobagens, imagine o disperdicio que um personagem como o Dunga gerou. Espero que ano que vem haja mais para temas mais importantes como literatura, por exemplo.

    Melhores votos para 2011.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/12/2010 - 21:29
      Enviado por: danielpiza

      Mas, Alex, essas pessoas não sabem que seu poder de compra aumentou porque condições foram criadas para isso antes de Lula e a despeito de Lula.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 27/12/2010 - 17:37
      Enviado por: GeCésar

      Refiro-me à resposta do Daniel. É incrível como algumas coisas são repetidas para que, pela insistência, talvez possam virar verdades. Os rumos da economia já no início do governo Lula foram alterados. Um estagiário de economia bem o sabe. As prioridades foram outras e o caminho para que isso fosse conseguido passou necessariamente pela mudança dos rumos da economia.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/12/2010 - 10:29
      Enviado por: danielpiza

      Um estagiário de economia sabe que todos os fundamentos da política econômica de Lula, inclusive o aumento de reservas e créditos, foram iniciados no governo FHC. O mérito do governo Lula foi acelerar, não mudar o rumo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/12/2010 - 14:26
    Enviado por: alec

    As principais realizações de Lula, como o combate a pobreza extrema, inclusão social e econômica, analisando as carências históricas brasileiras, não foram e em nenhum momento podem ser entendidas como equivocadas. No entanto, apenas isso não basta, para o país como um todo, e ainda há muita coisa por fazer. É preciso ir em frente com projetos de qualificação e não apenas de base, no resgate de nossas deficiencias socias históricas.
    também dou nota 6, por isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 14:31
    Enviado por: Rodrigo

    “Espero que o governo Dilma ao menos respeite mais a coisa pública.”

    Pelo visto, vai esperar sentado. D. Roussef é uma mera tarefeira, guardando lugar para a volta do metamorfose. Salvatti e Novaes já deram o tom de que será mais do mesmo. No dia que político for para a cadeia no Brasil por malversação, alguma coisa mudará. Antes disso é abobrinha. O brasileiro merece amplamente o governo que tem. Povo tolo, iludido e corrupto, que perdeu completamente a capacidade de se indignar e sem a menor noção do que é necessário para construir um país. Basta olhar os números dos exames do Pisa para se ver que nada mudou, nem mudará. Mais uma geração inutilizada com educação medíocre.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/12/2010 - 21:28
      Enviado por: danielpiza

      Concordo. Mas ela vai ter de se esforçar bastante para desrespeitar mais do que Lula desrespeitou…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/01/2011 - 10:58
      Enviado por: crocodilo

      O cliche mais utilizado pela direita, quando vê frustadas suas tentativas de controle total do estado, já que controla a economia, e suborna algumas autoridades para se livrar de alguns controles inconvenientes, é atribuir a população a culpa de eleger pessoas que “atrapalham” suas atividades. A população é a culpada da situação, devido a sua ignorância, e falta de informação. A democracia não deveria ser resultante da vontade da maioria. Mas é tolerada, porque através dela( a direita )
      tem-se um canal por onde pode expressar-se a vontade. O mais interessante, é que a direita deduz que ninguém percebe este mecanismo. Que pretensão!!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/12/2010 - 16:35
    Enviado por: Maria de Fatima Machado

    Escrevo por caridade. Não por ‘gratuidade’.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 16:43
    Enviado por: marcilio tabosa viana

    Pois bem, apesar dessa tragédia toda ocorrida nos governos Lulistas, a grande massa da população ainda foi enganada com a picaretagem desse bolsa-família, servido de escopo para a auto propaganda do governo afirmar que houve uma melhoria na qualidade de vida da grande maioria da população,estribada com a falsa idéia de que a migração entre as clases miseráveis para a classe me(r)dia seja grande um grande resultado para uma adminstração que pouco se incomodou com o bem estar das pessoas e com a real melhoria de vida das populações carentes, basta vir a nordeste e se verificar a quantidade de jóvens desooupcados e em idade econômica mente ativa, mas sem nenhum preparo para o trabvalho e para as exigências que as nações , aquelas preocupadas com a inserção intenacional, dispensam à maioria de seus jóvens e sua população de um modo geral.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 16:57
    Enviado por: Anna H.

    Piza, nao acha que está sendo generoso demais com os países desenvolvidos, ao dizer que corrupçao neles jamais seria tolerado ? Talvez que nao se faça tanto barulho por causa dela, nos tais países,mas que a corrupçao existe ‘belle et bien’ (fala francês) isso é verdade.Você pode apontar um deles onde todo e qualquer tipo de corrupçao é punida exemplarmente ? Nem na China, viu.Mesmo porque de noite todo gato é pardo,se usarmos uma metáfora. Sua crítica ao governo de Lula foi feroz, mas tem que compará-lo de certa maneira a outros governos que atualmente conseguem agradar a maior parte da populaçao. O povo é cego ou o que ? De que classe média é essa da qual você fala ? Para mim o que houve foi uma diferença menor entre pobres e ricos.Num gráfico suponho que os pobres estão mais perto da antiga classe média, hoje quase encostando na classe inferior a ela. Acho que estávamos tao cansados de presidentes pedantes e impopulares, que faltava uma dose de populismo (ajudado pela boa sorte do momento ser favorável) para a gente se achar mais importante e o país um país viável. Fora isso, acho difícil embarcarmos na mesma locomotiva dos chineses, eles me parecem extra-terrestres se comparamos aos brasileiros.Estao anos-luz à frente de nós.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 17:26
    Enviado por: Gianone Carlos Custodio

    Lula foi esperto, seu governo “surfou” em uma pororoca gigante. Exatamente o tempo do deu governo 8(oito) anos.
    Se não investigou as privatizações do governo FHC, pelo menos não privatizou mais nada.
    Não creio que levar as nossas reservas em US$ 300 bilhões tenha sido um exagero.
    Esse valor é um lastro perninente as nossas ambições de uma potência econômica e de mercado.
    Falta-nos aínda deixar de ser um país de commodities. Melhor vender máquinas que minério de ferro e outras coisas primárias.
    Por oportuno, caro Daniel não concordo que José Ribamar Sarney mereça nota 2(dois). Ele foi o mais medíocre presidente que esse país já teve.
    Sua nota é algo próximo a um número negativo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 18:09
    Enviado por: Marcos

    Pior são os professores universitários dizendo que o gov. Lula “desestabilizou o poder da elite”. A elite brasileira ficou felicíssima com ele! É só perguntar pro Eike Batista o que ele acha do governo.

    Se for assim mesmo, esses professores devem ter tido seus “poderes” desestabilizados, então, pois até onde eu sei “elite”, no Brasil, é quem tem diploma de curso superior, internet banda larga e carro em casa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 19:41
    Enviado por: Maria de Fatima Machado

    Lula acabou com a industria no Brasil!

    O governo Lula destruiu a indústria no Brasil e, em apenas cinco anos, ou seja, de 2004 a 2009, o índice de participacao da indústria no Produto Interno Bruto caiu vertiginosamente de 19.2%, para 15,5%, inferior ao índice de 16%, em 1947.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 19:48
    Enviado por: Renato

    A superficialidade é o preço que você paga por querer falar de tudo. Se quer fazer uma análise política, que seja completa. Certamente Lula (seu governo) não é aquilo que prega, mas a apreciação que vc faz está longe de precisar este governo de fato.Uma boa análise política não surge da pretenção de um bom senso nato, como se uma vez que lançasse seus olhos sobre qualquer questão irradiasse a luz de sua razão (onde estão os dados, as referências?). Ao invés de bombear sua vaidade com a inércia cerebral de suas tietes, você deveria estudar mais; é um pressuposto básico…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/12/2010 - 21:26
      Enviado por: danielpiza

      Pressuposto básico é dizer em qual ponto meu texto revela falta de estudo ou excesso de vaidade. Você apenas adjetivou, não argumentou. Estudar não deveria servir para isso?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/12/2010 - 19:54
    Enviado por: Garoto Atrevido

    Para Jo Lima: Os seus anseios sobre 50 anos em 5 na educação, são muito louváveis, mas… muitíssimo improváveis!
    Sinto muito amigo, mas nem eu, nem voce e mais, nem meu neto tbm, jamais verão isso acontecer no Brasil. è uma pena …

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 19:57
    Enviado por: Garoto Atrevido

    Para Jo Lima e os demais:
    Corrigindo: “jamais “veremos” isso acontecer…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 20:30
    Enviado por: Raimundo

    Piza, concordo com sua análise, por conta da lucidez e do equilibrio. Quanto aos comentários da Sra. Maria de Fátima Machado, não leve em conta. É por essa e outras que não avançamos. Não morro de amores pelo petismo nem pelo tucanato. Na sua maioria são oportunistas! Mas acho que tenho capacidade para olhar e ver o Brasil de hoje como você mostra. Seu comentário é esclarecedor. Abre perspectivas para uma reflexão. Quanto às notas dadas aso presidentes, não concordo com 01 para Collor. Somente pelo confisco seu desgoverno merece 0,5 e olhe lá.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/12/2010 - 23:34
      Enviado por: M.F.Machado

      Em meu comentário anterior, os números apresentados são oriundos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica.

      Mas, vez que parece ser de interesse público consubstanciar aquele comentário, com outro, vamos ao assunto:

      Lula mentiu através do ‘balanço oficial do governo dele’, ao divulgar que, na educação, houve ‘considerável aumento da matrícula e melhoria de qualidade no ensino médio’.

      Entretanto, Balanço oficial do Ministério da Educação desmentiu Lula.

      Ministério da Educação apresentou dados oficiais informando que, no ensino médio, a quantidade de estudantes caiu contínuamente, de 9.1 milhoes em 2003, para 8,9 milhoes em 2006, e 7.9 milhoes em 2009, e a qualidade do ensino médio, nesse período, não melhorou.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/12/2010 - 21:01
    Enviado por: Glúon

    .
    ______________
    .
    Papo em Brasília
    .
    ______________
    .

    - Qual a música que o presidente Lula escolheu para descer a rampa pela última vez?
    - Ele preferiu o “Tema da Vitória”.
    - E qual orquestra tocará o som?
    - Bem, ainda não sabem se a banda dos Dragões da Independência ou da inflação, né?
    .
    ______________________________
    .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2010 - 22:20
    Enviado por: Ezequiel-SP

    Efeito Orloff.

    Espero sinceramente que isso nao ocorra nos proximos anos.

    Quando se da mau exemplo, se colhe maus exemplos. Lulla nunca se interessou em saber que era um formador de opiniao. Usou e abusou de sua imagem para diminuir as instituicoes. Quando isso acontece, normalmente lembramos do famoso ditado> Planta-se vento, colhe-se tempestade. Deveria ser mais prudente e fazer um pais melhor, so que Moralmente. Isso nao aconteceu. Foi um mau exemplo nesse aspecto. Espero que os indices de violencia nao aumentem e que saiamos dos ultimos lugares na escala da corrupcao.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/12/2010 - 10:52
      Enviado por: Ezequiel-SP

      População carcerária aumenta nos últimos 10 anos. Se observarmos que menos de 10% dos crimes cometidos são elucidados, veremos que houve muito mais delitos que não foram punidos. Logo, é o efeito lulla de governar que ecoa nos ouvidos e nas mentes dos brasileiros menos afeitos às coisas certas. Ou seja: Se o presidente desrespitas as leis, nunca sabe de nada, os fins justificam os meios antiéticos, então por
      que eu vou ser uma pessoa honesta ????

      É assim que vamos ver os presídios cada vez mais cheios, e a violência descambando para níveis insuportáveis.

      Viva o Brasil, viva o lulla.

      Lei de causa e efeito, simples.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/12/2010 - 22:57
    Enviado por: Observador Imparcial

    O que o Governo LULA demorou 8(oito) ANOS para fazer o Médice fez em 3(três).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2010 - 11:57
    Enviado por: Paraná

    Parabéns pelo seu olho clinico, muito bom seu comentário.
    Caro Piza, eu estava lendo aqui no estadão, Zezinho do PT entrega para promotores um pacote de papéis com denuncia de sub-faturamento-contratos ilicitos e tal.
    Eu pergunto!
    Se o cara tinha conhecimento, porque só agora, que o homem foi morto ele aparece com essa papelama toda.
    Não quero fazer juizo, mas tem coisa errada ou não?
    Ou isso é coisa pública também?
    Onde tem fumaça tem fogo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2010 - 13:48
    Enviado por: Adriana

    Claro que tivemos melhoras no Governo Lula, mas ainda há muito a se fazer. Nào podemos continuar com essa educação e saúde de mentirinha, com o emprego informal, com a corrupção, com a semvergonhice do poder público

    O que não pode acontecer é o Presidente se gabar da forma como faz. E hoje, quando acordo, ainda o ouço dizer que foi até ”gostoso” governar o pais. Será que ele realmente o governou ou é mérito de uma equipe competente que segurou as rédeas de todos as situações adversas, escândalos, políticas externas equivocadas …

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2010 - 14:12
    Enviado por: EDU BALA

    OBA!!!

    LULA AO DEIXAR O GOVERNO , DISSE VAI VIVER NAS RUAS…

    DEPOIS, DE BEBER UMAS E OUTRAS…

    SE VC O VIR BOIANDO, E SENDO LEVADO PELA ENXURRADA !!!

    NÃO ESTRANHE…

    ELE ESTARÁ CANTANDO: “DEIXA A VIDA ME LEVAR”… “A VIDA LEVA EU…”

    E POR ISSO, NINGUÉM DEVE JOGAR BÓIA PARA ELE, CERTO ???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2010 - 17:53
    Enviado por: Paulo

    Qualquer um, desapaixonado, mas informado e minimamente sensível, avalia o governo Lula – de forma contundente – como o melhor que este país já teve.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2010 - 23:20
    Enviado por: Paulo Calixto

    Caro Piza. Vocês no fundo devem ter sentido um alívio enorme por Lula não ter levado a cabo as reformas políticas e econômicas defendidas pelo PT antes de chegar à presidência. Devem sentir um alívio enorme por vivermos num país de enorme desigualdade social,concentração de terras,modelo econômico especulativo,etc.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/12/2010 - 23:27
      Enviado por: danielpiza

      Grande engano. Eu queria muito que reformas tivessem sido feitas, inclusive a agrária. Mas Sarney, Barbalho e Collor só ampliaram seus latifúndios improdutivos e corruptos, com apoio do presidente Lula…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/12/2010 - 23:41
    Enviado por: Paulo

    Ué, Piza, por que a sua interrogação? Refiro-me, evidentemente, àqueles que pendem, apaixonadamente para um lado ou para o outro, envoltos pela desrazão. Quem não é “apaixonadamente” contra o Lula e tudo que ele representa e, além de informado, tem um mínimo de sensibilidade -repito- avaliará o governo Lula como o melhor que tivemos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/12/2010 - 10:27
      Enviado por: danielpiza

      Difícil dizer. Getúlio, ainda que autoritário, e Juscelino mudaram muito mais o Brasil, dando saltos de desenvolvimento. Num segundo plano, há aqueles como FHC e Lula que fizeram democraticamente bons avanços sócio-econômicos, mas sem mudar a estrutura da sociedade.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/12/2010 - 13:48
      Enviado por: Zuza

      Não tem jeito, Paulo. O Daniel Piza teimosamente não vai admitir um Lula melhor que FHC. Seria muito esperar isso dele.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 28/12/2010 - 16:51
      Enviado por: danielpiza

      Sim, seria muito… Muito além da mente binária de certas pessoas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/12/2010 - 05:43
    Enviado por: Anna H.

    Piza, se Lula tivesse ousado fazer uma reforma agrária séria, em consequência teríamos uma ‘guerra’ mil vezes maior que a do Rio nos morros, onde foi preciso intervenção até do exército.Você ia querer isso ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/12/2010 - 13:23
    Enviado por: Emília M.

    passei por S. Paulo há tempos e fiquei chocada com a baixa qualidade de vida da maioria da população… Fiquei chocada pela assimetria entre os níveis de riqueza do País e a qualidade de vida. Não é admissível que apenas uma minoria muito rica absorva a riqueza produzida com a força de trabalho dos que ganham salários insignificantes. Acho que compete a Dilma corrigir esta injustiça e estou certa que o fará. Espera-se que Dilma restaure o respeito pelos trabalhadores. A renda tem de ser redistribuída por quem produz a riqueza…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/12/2010 - 15:51
    Enviado por: André Botelho

    Uma análise objetiva, e não apaixonada como a sua, apontará que o governo Lula é o melhor que o Brasil já teve.
    A despeito dos muitos escorregões do governo, a vida dos brasileiros melhorou. Talvez alguns de nós brasileiros não sejamos capazes de observar a realidade.
    saudações,
    André Botelho

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/12/2010 - 16:47
      Enviado por: danielpiza

      Apenas uma parte menor da vida melhorou por causa do governo. O resto melhorou por fatores muito além da vontade de um indivíduo no Planalto, ou melhor, discursando em todos os cantos do mundo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/12/2010 - 17:57
    Enviado por: Observador Moderado

    O Lula como pessoa está demonstrando ser um… horror. Mal educado, prepotente, gabola, contador de prosa, garganta e “alçado” a uma soberba quase que única. O PSDB não sabe ser oposição nem GOVERNAR, os “caras” são imcompetentes até para sinalizar uma via Pública! Até hoje a MARGINAL é tudo que um “engenheiro”(?) de transito não deve fazer. Inventaram, agora no feriado, uma “FAICHA DE ADVERTENCIA” EM CIMA de um NOVO(!) viaduto dizendo que você entrou numa via exclusiva para a Cruzeiro do Sul(!?) APÓS A ENTRADA!!! Vão ser BURROS e IMCOPETENTES no INFERNO POLÍTICO!!! p.s. estamos Fú.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/12/2010 - 21:19
    Enviado por: Cláudio Trarbach

    Caro Daniel: permiti-me transcrever teu artigo no meu blog Brasil E História. Tanto teus comentários ssobre aa atualidade brasileira como os de literatura são preciosos. Num país que no maximo tem a novela das oito como ficção, é um alívio encontrar aqueles que amam os livros. Cito Flaubert que está no início do livro de Vargas Llosa, “Orgia perpétua”: -” la seule maniére de suporter l’hexistence est de s’atourdir dans la litterature dans une spéce d”orgie perpetuelle.”Grato e grande abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/12/2010 - 21:24
    Enviado por: Joao Andrade

    Piza, parabéns pela análise isenta. Os que defendem os dois governos, FHC e Lula principalmente, se baseiam na dita “melhoria de vida(?)” com poder de compra. Se a educação de base é prioritária para um país desenvolver, como explicar que o sr. Lula principalmente pouco ou nada fez para melhorar essa educação. Dados da Unesco. A velha pergunta: se a prioridade é educação, porque nenhum brasileiro classe média, quer ser professor de ensino médio em escolas públicas? A grande maioria quer ser sim funcionário público federal: TRT, Judiciário, etc. Cargos que não atingem a massa da população. O governo Lula foi tão ou mais omisso que FHC nisso. Melhorou, e muito, os salários dos federais e o ensino fundamental, as favas. Estamos com jovens entre 15 e 25 anos, a grande maioria , analfabetos funcionais com pouca ou nenhuma qualificação para enfrentar o mercado de trabalho de hoje. Lamento que um governo como Lula, que teve aprovação popular maciça, tenha sido omisso no que mais um país precisa para se desenvolver: a educação fundamental.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/12/2010 - 21:31
    Enviado por: Joao Andrade

    Ah Piza, sobre os salários dos federais, recordo-me que FHC congelou eles por 7 anos, se não me falha a memória, para chegar mais ou menos aos da iniciativa privada. Hoje, com Lula um auxiliar judiciário com ensino fundamental, recebe mais que um professor de ensino médio com formação universitária. Esse é o legado da educação. Enquanto na Finlândia, o professor de ensino fundamental é respeitado, aqui são, os poucos que se aventuram ser, achincalhados por pais e alunos. Muitos estão com problemas emocionais: estresse e depressão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/12/2010 - 11:57
    Enviado por: Emília M.

    a minha análise de qualidade de vida da grande maioria baseou-se em 2 itens apenas, tremendamente subjectivos, porque apenas são importantes para mim:
    a) atentados urbanísticos terríveis (ruído, poluição, fealdade dos prédios com pixagens);
    b) segurança

    Considero estas condições fundamentais para qualquer cidadão fruir uma cidade, apropriar-se do espaço público, ser feliz na cidade. Tudo o que implique casas blindadas, seguranças pessoais, carros blindados etc, isso são sintomas do mal estar social. Lamento que um País tão rico e sublinho, tão rico, não proporcione essas condições básicas aos seus cidadãos. a minha estupefacção é apenas pelo paradoxo. No Brasil riqueza não joga com civilização, ou antes, combina apenas para uma minoria. Estou certa que a maioria das pessoas passou a viver um pouquinho melhor com Lula. Compete agora a Dilma melhorar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/12/2010 - 12:01
    Enviado por: Emília M.

    onde digo segurança, subentenda-se (insegurança)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/12/2010 - 02:30
    Enviado por: Mises

    A Melhora eh apenas ciclic a. Infelizmente. Feliz 2011.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/12/2010 - 07:49
    Enviado por: Anna H.

    Daniel Piza, eu também queria ver esses desgraçados sem a terra que tomaram de muita gente, inclusive de mim mesma.As oligarquias brasileiras sao da mais daninhas que existem, é preciso que um dia se acabem.Mas quando?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/12/2010 - 11:15
    Enviado por: Voltaire Ford de Oliveira

    Muito significativa esta decisao. Tem a cara do PT e do Presidenti . Daria para entender se fosse uma grande siderurgica, uma grande rodovia, uma obra importante de infra-estrutura, mas nao, o campo tupiniquim deixa e chamar Tupi para chamar campo de lula. Além de rídiculo trata-se de transformar uma dádiva da natureza em obra própria. Espelho espelho meu existe decisao mais petista e lulista do que essa. Nao é pra menos que o Luis Conselheiro sai como sendo o maior líder religioso que este pais já teve. Nada na educaçao, nada na saúde. O Lula provou que com bastante fé tudo tá resorvido. Azar de quem dá duro!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/12/2010 - 12:49
    Enviado por: Voltaire Ford de Oliveira

    Lula devia mudar seu nome pra Luís Getúlio Conselheiro de Campo de Lula Cardoso. Até sai da política para entrar para as ruas. Adorador de Getúlio e do petróleo, nao tira o FHC da cabeça e gostaria muito de ser preparado como FHC o é. Mas sobrou o campo de tupi que de obra da natureza vira obra de lula . O bob sponja apoderou-se da natureza como bom líder religioso que é. Deveria virar santo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/12/2010 - 23:35
    Enviado por: concatenum.com » Efemérides 30.12.2010

    [...] Piza no Estadão: Coisas públicas. Eis o ponto: se Lula fez bem em dar continuidade a muitas conquistas do governo anterior (que [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/12/2010 - 19:27
    Enviado por: Roberto Perche

    Daniel. Primeiramente bom ano de 2011, para voce e os seus. Inteligente seu artigo sobre os oitos do Lula. Uma dúvida sobre uma afirmativa sua : “sem perder o controle da divida interna”. Tem certeza disso?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/01/2011 - 08:04
      Enviado por: danielpiza

      Roberto, o governo Lula pegou a dívida interna em 60% do PIB em 2002 e a entregou em 40% em 2010. Houve um repique em 2009, por causa dos gastos para enfrentar a crise, mas o salto da arrecadação no ano seguinte mais que compensou. Ou seja, o aumento de impostos e a entrada de investimentos permitiram que o governo gastasse mais sem se endividar mais. Não se trata de austeridade fiscal… Em 2010, os gastos públicos saíram do controle, mas o crescimento do PIB em mais de 7% manteve a relação em patamar saudável, muito abaixo das economias desenvolvidas. Mas há espaço para cair mais e parar de pagar 200 bilhões por ano em juros.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/01/2011 - 18:37
    Enviado por: `Paulo Eduardo

    Caro Piza, boa tarde.

    O governo do Lulla Inácio, foi o mais circense de todos.
    The great pretender, jogou fumaça nos olhos do inocente povo brasilieiro…..e o que mais êle podia fazer ????????
    Com seu sorriso de aeromoça, levou o governo na base da meia boca.
    Tudo que era importante e dependia de ações corajosas, foi jogado para debaixo do tapete.
    Na politica internacional, foi um desastre. Assessorado pelo amador Amorim, que aliás como o Lulla da Silva, não sabem onde fica o Irã.
    A vergonha das vergonhas foi deixar um assassino e bandido italiano, livre e solto no Brasil. Aliás, para não ter que se explicar, fez o que fez, no apagar das luzes do seu banheiro, no planalto. Que coisa redicula……….
    Agora além de um pais de impunidades e pouco sério, é um paraiso para bandidos e assassinos estrangeiros………foi criado o turismo criminal.
    The great pretender brasileiro, no final de seus 8 anos de viagens às custas do erário publico, assinou com chave de ouro , de segunda categoria.
    Agora, pode descansar em paz, pescando na represa de Guarapiranga, bebendo os goros………pois a fila anda.
    Adeus Lulla………..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/01/2011 - 16:06
    Enviado por: Fabricio Cobra

    Caro Piza,

    Parabéns pelo excelente artigo. Conseguiu retratar em poucas linhas um resumo do que foi o governo Lula. Abraço,

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2011 - 18:59
    Enviado por: Wlander

    Ora, tivemos muita sorte Piza, fomos governados por um cidadão sem preparo técnico/ administrativo, com assessoria irregular, cercado de corrupção (outra continuidade dos tempos anteriores) e ainda assim muita coisa foi bem. Creio que estamos perplexos porque poderia (e deveria pela lógica) ter sido muito pior. Agora a pergunta, porque FHC com todo seu preparo e asseclas hiper-preparados não conseguiu nem ao menos chegar perto deste desempenho? Para não cair na desculpa das crises internacionais, o que os tucanos fizeram administrativamente para melhorar a educação e saúde? Veja o salto de qualidade que o INSS apresentou no governo petista. Continua deficitário, mas pelo menos respeita muito mais o trabalhador que contribui…é fato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2011 - 01:06
    Enviado por: Andre Zimmermann

    Daniel, parabens pelo texto! Na minha opiniao voce foi coerente, isento e claro, diferente de alguns dos comentarios colocados aqui. Mandei o texto para alguns amigos e tambem publiquei no meu Twitter. Obrigado e Feliz 2011!

    Abraco,
    Andre Zimmermann

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2011 - 00:52
    Enviado por: Amaury - SP

    Acho um pouco injusto você listar os maiores defeitos da política brasileira e a falta de estrutura nos campos da educação e saúde, por exemplo, e atribui-las exclusivamente ao governo Lula, como se alguém no mundo fosse capaz de solucionar tantos problemas, como os listados, em apenas oito anos.
    Essa bagunça mais conhecida como Brasil é herança de muito tempo. Séculos.

    Outra pergunta, a corrupção foi inventada em 2003 ou ela também foi herança de outros governos, inclusive do governo tucano? Pois aqui falam como se PSDB não se envolvesse em corrupção, coisa de petista.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Tags

Blogs do Estadão