PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O universo dos aplicativos

App Store, da Apple, chega à marca de 40 bilhões de downloads

Os proprietários de iPhones, iPads e iPods Touch já fizeram o download de mais de 40 bilhões de aplicativos na App Store, da Apple, desde julho de 2008, quando a loja virtual de aplicativos foi inaugurada. Os números impressionantes não param aí: a loja tem hoje 500 milhões de usuários ativos, em 155 países, e só no ano passado eles fizeram 20 bilhões de downloads, metade do total registrado até hoje, segundo o comunicado oficial da Apple, divulgado hoje.

Por Daniel Gonzales
Atualização:
 Foto: Estadão

O mês de melhor desempenho foi justamente o passado, dezembro. É tradição de fim de ano - os downloads são impulsionados pelas vendas de Natal dos aparelhos iOS - e os novos donos contribuíram para o total de 2 bilhões de apps baixados, recorde já registrado em um só mês.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Os números da Apple não levam em conta as atualizações dos aplicativos já instalados em um aparelho, apenas novos apps baixados. Hoje, de acordo com a Apple, já são mais de 775.000 aplicativos diferentes para os aparelhos iOS disponíveis na loja - eram 15.000 quando a loja foi aberta, há 4 anos e meio. Do total, 300.000 estão adaptados para os iPads.

iOS x Android

Embora os números da Apple sejam grandiosos, já há previsões de que o Google Play, do Google, a loja que concentra apps, livros, músicas e filmes para os aparelhos móveis que rodam o sistema operacional Android, irá ultrapassar a App Store em número de aplicativos ainda neste ano, por volta de junho.

Até lá, de acordo com o portal The Sociable, a Google Play deverá estar hospedando algo em torno de um milhão de apps. Os downloads já ultrapassaram a marca dos 30 bilhões.

Publicidade

 Foto: Estadão

As centenas de marcas, modelos e formatos de aparelhos Android disponíveis no mercado fizeram o sistema operacional do Google ter ultrapassado, e muito, o iOS em termos de vendas. O Android tem hoje 75% do market share nos EUA, frente a cerca de 15% do iOS, mostra esse artigo do portal Cnet (dados de novembro/2012).

Ao mesmo tempo que o fato impulsiona os downloads e o crescimento do Google Play, é responsável pela fragmentação intensa, o principal problema da plataforma - há usuários que ainda usam aparelhos com as velhas versões 1.5 e 1.6 do sistema operacional, de 2008, e outros que já estão na 4.2, a mais atual do Android, passando por 2.1, 2.2, 2.3, 3.1, 3.2, 4.0 e 4.1.

Nem todos os aparelhos são atualizáveis, o que depende de fabricantes, operadoras e do hardware dos aparelhos, e nem todos os apps funcionam em todas as versões. Em resumo, uma confusão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.