A crise econômica na Europa trouxe para cá a rede de hamburguerias H3. "Além de falarmos a mesma língua, contou também o gosto do brasileiro por carne", afirma José Maria Vilar Gomes, sócio da H3, que abriu 12 lojas no Brasil (nove delas em São Paulo). O cardápio passou por algumas adaptações. Entraram os pratos Mediterrâneo, Milano e Catupiry. "Entendemos que, em São Paulo, a cultura italiana é muito presente", avalia Gomes. Hoje, as inovações brasileiras já foram apresentadas nas casas de Portugal. A H3 tem mirado no público de executivos. "Nossas melhores lojas são aquelas em pontos com muita concentração de escritórios, como Morumbi e Vila Olímpia", explica. "É um público que gosta de novas tendências".
Também com vontade de expandir está a casa de chá e restauranteBistrô Ô-Chá, da portuguesa Monica Costa. Casada com um paulistano, ela trouxe o estabelecimento para a Vila Madalena - a matriz em Lisboa está sob os cuidados da mãe."Embora o Brasil seja o país do café, há um grande público também para o chá", diz Monica.
O Blog do Curiocidade apurou os valores médios que os clientes gastam nessas redes aqui e em Portugal. Confira abaixo alguns deles:
Bule de Chá para duas pessoas na Ô-Chá - Brasil R$7 e Portugal 3 euros (R$8)
Fatia de bolo em O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo - Brasil R$11,40 e Portugal 3,95 euros (R$10,15)
Hambúrguer no prato e mais dois acompanhamentos na H3 -Brasil R$22 e Portugal 8 euros (R$20,60)
Lanche de patê de atum ou frango na My Sandwich - Brasil R$9,90 e Portugal 3 euros (R$8)
(Com colaboração de Juliana Tamdjian)