ir para o conteúdo
 • 

Curiocidade

22.abril.2012 19:22:26

Consultora de estilo avalia roupas de candidatos à Prefeitura

Em 26 de setembro de 1960, aconteceu o primeiro debate político televisionado dos Estados Unidos. O candidato republicano Richard Nixon, voltando de  uma recente hospitalização, estava magro e pálido. Vestiu um terno que tinha a mesma cor do fundo do estúdio e se recusou a passar maquiagem. Seu rival, John Kennedy, foi vestido elegantemente e aproveitou ao máximo as câmeras. Há quem diga que o resultado da eleição presidencial americana foi definido nesse debate.

Isso jamais aconteceria nos dias de hoje. Os candidatos estão cercados de assessores para zelar pelas roupas que vestem.  ”Personal stylists”  fazem parte de todas as equipes na campanha eleitoral. Na semana passada, a Editora Senac lançou o livro Guia de estilo para candidatos ao poder – e para quem já chegou lá. O projeto é uma parceria entre o os jornalistas Sergio Kobayashi e Luci Molina, e a consultora de estilo Milla Mathias.

Quem teve a ideia foi Milla. “Já estudava a comunicação política por meio da roupa, mas percebi que não havia nenhum livro sobre isso no Brasil”, afirma. Para escrever o livro, ela procurou Kobayashi, que assessora campanhas eleitorais desde 1982. Kobayashi tabalhou para vários candidatos do PSDB, como Fernando Henrique Cardoso e José Serra. Ele também participou da campanha de Gilberto Kassab à Prefeitura. em 2008. Kobayashi  indicou a jornalista Luci Molina, que fez a pesquisa histórica para o volume. Luci  já tinha escrito o livro Lila Covas – histórias e receitas de uma vida, sobre a ex-primeira-dama Lila Covas, além de ter sido assessora de comunicação do governo Mário Covas.

Para Kobayashi,  estilo não escolhe ideologia. “Todo candidato é vaidoso, não importa de que partido seja”, afirma. “Na hora de concorrer, todos vão usar recursos que melhorem sua imagem para o eleitorado”. A assessoria de estilo ganha maior importância quando o político está gravando o horário eleitoral gratuito, mas a recomendação é que o candidato siga as dicas o tempo todo.

O pior erro que pode ser cometido por um político, de acordo com Milla Mathias, é tentar parecer o que não é. “É muito estranho ver o Tiririca de terno”, diz. Depois de eleito, o deputado precisa  seguir o dress code da Câmara. Porém, para Milla, poderia adaptar o look. “Como ele é uma pessoa que deveria passar leveza, poderia tentar transmitir isto para o visual”.

A pedido do Blog do Curiocidade, Milla Mathias comentou o visual dos principais pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo em 2012:

José Serra (PSDB)

“A imagem dele já está desgastada pela longa carreira política. O candidato poderia usar cores mais vivas, que o deixariam com um aspecto mais contente”.

Fernando Haddad (PT)

“Por ser jovem, Haddad deveria descontrair um pouco mais o visual, diminuindo os tons escuros. Um blazer mais claro daria mais leveza”.

Gabriel Chalita (PMDB)

“Este candidato usa muito azul-marinho. Apesar de a cor ser mais leve do que o preto, ainda é muito sóbria. Cinza médio ou cinza claro seriam mais adequados”.

Netinho de Paula (PCdoB)

“Netinho já se identifica com o público por ser cantor e apresentador de TV. Para ele, o ideal é usar blazer, camisa e calça social. Um costume com gravata ficaria artificial demais”.

Soninha Francine (PPS)

“Desde a época de apresentadora de televisão, Soninha mudou muito o visual. Mesmo assim, a roupa dela ainda não passa a impressão de uma política séria. Em política, é possível descontrair a vestimenta, mas não muito”.

Celso Russomanno (PRB)

“O candidato é elegante e fica natural com costumes. Por isto, raramente usa outra coisa”.

Paulinho da Força (PDT)

“Ele deveria usar camisas e costumes com colarinhos e lapelas mais estreitos. As peças que ele usa costumam deixá-lo sem pescoço. Por ser sindicalista, Paulinho poderia usar cores mais claras nos costumes e investir na combinação de calça, camisa e blazer”.

(Com colaboração de Míriam Castro)

comentários (16) | comente

  • A + A -
16 Comentários Comente também
  • 23/04/2012 - 15:06
    Enviado por: Natália Rocha

    De todos, o mais elegante é o Gabriel Chalita.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2012 - 19:43
    Enviado por: Eduardo Ferretti

    Eles todos ficariam ótimos em paletós de madeira. Ai a mudança seria total e não parcial ou somente de visual. Avante Brasil!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2012 - 19:56
    Enviado por: Alex Esteves da Rocha Sousa

    O comentário sobre o Serra foi mais político do que “modístico”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2012 - 21:27
    Enviado por: Jarbas

    Este Netinho é aquele que:
    - Espancou a ex-mulher?
    - Foi acusao de agredir uma funcionária da VASP em 2001 (com uma chave de braço – que covarde)?
    - O grupo de música no qual ele cantou entrou com um processo pra ele não usar mais o nome/marca? (ele deve ser gente boa este cara)

    Quais as credenciais deste cidadão pra ser prefeito de São Paulo?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/04/2012 - 08:37
    Enviado por: Ana

    Uau!!! Perdi alguns segundos da minha vida vendo como essas pessoas usam nosso rico dinheirinho para tentar parecer um pouco mais confiáveis do que realmente são. Parece que não deu muito certo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/04/2012 - 09:03
    Enviado por: nidia machado Salvador

    DEVIAM COPIAR O CUMPRIMENTO DO ORDENAMENTO JURÍDICO DOS ESTADOS UNIDOS.PARA QUE SERVE A DITA CONSTITUÍÇÃO CIDADÃ,OUTRO DIA A REVISTA ÉPOCA RELATOU O FATO DE UM GAROTO DE 14 ANOS QUE PRECISAVA DE OXIGÊNIO,AS ESFERAS MUNICIPAL ,ESTADUAL E FEDERAL ,FORAM NOTIFICADAS NINGUÉM SE RESPONSABILIZOU GAROTO FOI A ÓBITO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/04/2012 - 09:15
    Enviado por: Antonio

    O Nétinho, com certeza ia na escola com camisa e bermuda feitos com pano de saco de farinha de trigo… A coisa mudou heim? Como mudou…na próxima eleição já sei o que fazer, como fazer…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/04/2012 - 10:55
    Enviado por: Glúon

    .
    __________________________
    .
    A charge relacionada com o post
    .
    __________________________
    .
    http://gluoncharges.blogspot.com.br/2012/04/dilma-lula-haddad-na-alfaiataria.html
    .
    ______________________________________________________________
    .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/04/2012 - 19:34
    Enviado por: janio quadros

    o candidato do pcdob deveria em primeiro lugar a aprender a ler, fazer um supletivo e em seguida tentar entender o que significa a letra C do pcdob.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/04/2012 - 09:00
    Enviado por: paulo victor

    Quero apenas um prefeito ou prefeitra que faça alguma coisa util e não se limite a proibir e punir

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/05/2012 - 06:34
    Enviado por: Luiz (Sampa)

    Como se já não bastasse o “autismo político”, hipocrisia e corrupção na política deste país, agora preocupam-se com o que vestem. As pessoas deveriam dar uma voltinha por São Paulo e perceberem que existem muito mais com que se preocupar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/05/2012 - 15:28
    Enviado por: RNazário

    No CQC desta 2ª, o reporter disse ao Serra que NEM o seu amigo e colega de partido Aécio Neves acredita que o Serra vá cumprir um mandato até o fim, caso seja eleito. E o Serra, ironicamente disse algo como, que o Aécio está sendo muito gentil com ele.
    E ainda tem louco que vota no Serra… Parece que não têm amor próprio.
    >
    É nossa obrigação não permitir que estes políticos “das antigas”, viciados em poder, voltem a nos “poder”.
    Os únicos destes que têm condições de fazer algo por nós, como Prefeito, são:
    - Gabriel Chalita
    - Fernando Haddad

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/05/2012 - 16:43
    Enviado por: Sérgio Paulo

    Millla Mathias sabe o que diz. Na minha opinião Celso Russomanno é o mais autêntico quanto a aparência. O pior, nitidamente, o sr. José Serra: aparência de doente e de flagrante deselegância com o detalhe que parece que tirou a gravata para se mostrar menos arrogante.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/05/2012 - 22:41
    Enviado por: antonio celso

    A Soninha ainda “queima” erva do diabo? O Netinho faz parte da geração lulla de políticos- semianalfabeto. O Serra, que casou e largou da sobrinha do Allende, é o resultado da ditamole e não ditadura que dizem ter existido aqui. O Prouni mostra a capacidade administrativa do Haddad – reprovação. E o Paulinho da Força cabe uma pergunta: como vão as ações contra desvio de recursos dele e da esposa querida?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/05/2012 - 23:26
    Enviado por: Carlos Roberto Marceu

    Se depender de mim esses pulhas não vão mamar nas têtas da prefeitura, cadê os candidatos bons que entendem de administração, no senado e na camara entra só picareta, gente que nunca leu a constituição e quer criar leis….a maioria inconstitucional….mas sem problemas…enfim nem os ministros do STF entendem os principios primordiais da constituição…e para um país tupiniquim dirigido por palhaços, cantores falidos, e todo tipo de celebridade que não entende nada de política apenas quer mamar na boa….nas têtas fartas da corrupção….enquanto os idiotas que votam em gente dessa especie…morre sem atendimento médico….sem saneamento básico..picado por uma aedes.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Comentários recentes

  • Jailton Alves da Mota: ATUALIZAÇÃO: outubro de 2013. …e não é que a produtora realmente teve que encontrar...
  • Marcelo Neves: Olá Ataide e Nelcy… como vocês só viram a esta confusão em junho deixa só esclarecer um...
  • marcelo b: meu, kd vc que ñ escreve ha um tempo? ñ tá preso na bolivia, né? rs
  • Ataíde Marques: É isso aí, Nelcy. Fã que é fã não vai perder.
  • VANILDE PEREIRA COSTA: Gostaria de colocar uma franquia na cidade com 40.000 habitantes; Qual capital que devo ter?E...

Arquivo