ir para o conteúdo
 • 

Curiocidade

07.novembro.2011 17:54:33

A receita do quindim da Bendito Quindim

Depois de cupcakes, brigadeiros e éclairs, chegou a vez dos quindins. A dona de casa Cátia Farias, 46 anos, resolveu abrir no Tatuapé a primeira loja especializada em quindins da cidade: a Bendito Quindim. Além do doce tradicional de coco com ovo, ela prepara outras quatorze opções de sabores, como maracujá, café, pistache, morango e chocolate. O cardápio tem também quindins de amareto, nozes e abacaxi. Os doces são feitos em um tamanho pequeno – cada um tem 4 centímetros de diâmetro. “Não gosto do doce muito grande porque fica difícil  experimentar mais sabores”, diz Cátia. O preço do quindim varia entre R$ 3,20 e R$ 3,50.

(Foto: Leonardo Soares/AE)

Cátia sempre foi dona de casa, e gostava de preparar quitutes para as festas de aniversário dos filhos, Lucas e Cauê, hoje com 20 e 23 anos. Em 2008, depois de 30 anos trabalhando na mesma empresa, o metalúrgico Ricardo, marido de Cátia, perdeu o emprego. Tentou abrir sua própria empresa, mas o negócio não deu certo e fechou as portas um ano depois. “Ele quebrou e nós perdemos tudo”, lembra Cátia. “Vendemos até nosso apartamento. Todo o dinheiro foi embora.  Como eu cozinho desde os 7 anos, resolvi fazer aquilo que eu sei fazer”.

A família alugou um espaço de 17 metros quadrados onde hoje funciona a loja. A ideia inicial era montar um negócio de esfihas e quiches. Foi Cauê quem convenceu a mãe a investir nos quindins. Cátia achou arriscado, pois já vendia esfihas para restaurantes do bairro e não queria fazer uma troca tão radical. No final, acabou topando.  A loja demorou nove meses para ficar pronta.

Cátia afirma que a receita básica dos quindins não é diferente da conhecida mistura de gema, açúcar, manteiga e coco. Os primeiros sabores criados para a loja foram abacaxi e maracujá. A produção é artesanal. Cátia faz os quindins na cozinha de casa, e quem cuida da loja são Ricardo, Lucas e Cauê. Para alguns dos sabores de quindim, usa uma pasta de base para sorvete da marca italiana Fabbri. Ela calcula trabalhar entre 12 e 15 horas por dia preparando quindins, e estima que a produção diária seja de 1.500 unidades. Se não usasse gema pasteurizada, ela calcula que teria que abrir  de 350 a 400 ovos por semana.

(Foto: Ivan Dias)

O Blog do Curiocidade visitou a cozinha da Bendito Quindim para conhecer a produção de Cátia. Ela ensinou a receita de quindim tradicional, com rendimento de 125 quindins de 4 centímetros – ideal para a próxima festinha de aniversário:

1. Derreter  120g de manteiga em banho-maria.

2. Misturar 1 kg de açúcar e 650 gramas de coco ralado fresco com as mãos. Continuar até a massa ficar homogênea. Cátia avisa que o movimento é repetitivo e deixa os braços e mãos doloridos no fim do dia. “Estou mesmo querendo uma máquina que faça isso”, diz.

3. Adicionar a manteiga derretida.

4. Deixar a mistura descansar por 12 horas na geladeira, coberta com um plástico. Com o resfriamento, a manteiga endurece novamente. É preciso soltar a massa outra vez com as mãos.

5. Adicionar 36 gemas de ovos ou 640 g de gema pasteurizada. Misturar (sim, agora pode usar uma colher ou espátula) até formar uma massa homogênea. Cátia usa a gema pasteurizada, mas dá uma dica para quem for usar ovos: colocar todas as gemas juntas em uma peneira, furar todas e deixar escorrer, sem mexer nem passar a colher na peneira. “Tira todos os resíduos e não fica cheiro de ovo”, ensina. Bater os ovos, nem pensar! “Assim você mistura toda a pele.”

6. Agora vem o truque: Cátia adiciona uma colher de chá de essência de baunilha à mistura. “É só um toque pessoal, não precisa colocar se não quiser.”

7. Untar 125 forminhas de 4 centímetros com glucose, espalhando-a com os dedos. É possível substituir o ingrediente passando manteiga e polvilhando a forma com açúcar.

8. Preencher as forminhas com a massa e colocar todas em uma assadeira maior e adicionar água, para que o doce seja assado no forno em banho-maria. Leva de 40 a 50 minutos.

9. Desenformar os quindins e colocar nas forminhas de papel. Cátia avisa que não há modelos de 4 centímetros à venda. Por isso, seu filho, Cauê, amassa as forminhas de tamanho tradicional com os dedos para ficarem com o diâmetro maior. Veja como fica:

Pensa que acabou? Agora vem a parte mais chata: 125 forminhas para lavar, além das travessas e a assadeira. Lucas geralmente fica com a tarefa, e reclama: “Eu deveria ter o maior salário.”

Serviço:
R. Demétrio Ribeiro, 605, Tatuapé, 3805-8430

(Com colaboração de Karina Trevizan)

comentários (34) | comente

  • A + A -
34 Comentários Comente também
  • 16/11/2011 - 22:38
    Enviado por: Andrêa

    Oi, achei legal a tua receita de quindim, faço bolos e salgados para festas, agora vou colocar em minhas receitas o bendito quindim! Sei que vai ser um grande sucesso também!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/11/2011 - 22:40
    Enviado por: eliane

    adorei a tua receita fiz uma outra mas ficou branco o quindim

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/12/2011 - 23:57
    Enviado por: eliane

    fiz e ficou uma delicia essa receita foi a unica que deu certo e ficou uma delicia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/12/2011 - 13:15
    Enviado por: sueli bastos

    oi tudo bem vi sua receita com DANIEL na band amei,eu moro em sorocaba andei por tudo os mercados grandes e redes de doces,mas não achei os ovos pasterizados vc pd me ajudar qual o fabricante dos ovos.pq gostaria de fazer esses quidim sei que vai ser minha solução p/ eu sair do aperto vou fazer uma operação estou parada sem trabalhar,DEUS fez que eu vise a receita e na hora fiquei aminada.tenho certeza que eu vou superar.esse nomento bjs.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/12/2012 - 17:03
      Enviado por: Roberto

      Pode usar gemas normais. Basta tirar a película delas. Importante é peneirar duas vezes e não passar a colher embaixo da peneira.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/01/2012 - 20:00
    Enviado por: vera lucia

    oi katia achei sua receita mt gostosa mais quando fiz fiquei com mts claras eh ñ tenho intenção de aproveitar para outra coisa.estou querendo fazer os quindins pois estou em uma cituação mt dificil,queria uma indicação sua para encontrar a gema desidratada pois ja rodei a internete eh ñ achei .so encontrei onde tivesse que comprar 20 kilos.tenho que começar com pouco.por favor me ajude no que vc puder.moro no rio de janeiro se vc souber algum lugar aqui que possa comprar por quantidades pequenas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/01/2012 - 16:17
    Enviado por: Marta

    Boa tarde!
    Cátia estou precisando muito ganhar dinheiro.Vendo aqui a sua estória fiquei comovida,uma vez que estou passando pelo mesmo problema.Você poderia me ajudar?Gostaria de ter a receita da sua esfihas, Seria possível? Obrigada.
    Obs:seus quindins é de dá água na boca,pena que não posso experimentar,pois moro no Rio.Bj

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/01/2012 - 14:43
    Enviado por: Áurea

    Ameeeeeeeeei
    Quero o nr do teu telefone.
    Penso que encontrei a solução !!!!
    bjo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2012 - 16:28
    Enviado por: Luciene

    Nossa!! adoro quindim, apesar de ñ gostar de ovos rsrs!! Moro em Ribeirão Preto e ñ estou conseguindo achar as gemas pasteurizadas. Em São Paulo, onde posso achar??
    Aguardo sua resposta
    Uma braço
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/09/2012 - 18:34
      Enviado por: Cristiane

      Luciene,
      Achei as gemas pasteurizadas na Docepan em Ribeirão Preto mesmo.
      Vende em embalagem de longa vida e custam em média 15,00
      Boa sorte

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/02/2012 - 11:02
    Enviado por: eva bressan

    Bom dia, gente!
    Vi vcs na Band não poderia deixar de dar os meus parabéns pelo trabalho conjunto da família,ingrediente indispensável para o resultado do trabalho de vcs. Adoro histórias de sucesso e de superação. Cresçam com qualidade e que o Lucas tenha cada vez mais forminhas para lavar
    moro no Rio e , brevemente, irei a São Paulo incluindo uma passada na loja e o consumo de muitos quindins.
    Ah! Qual é o endereço e o metrô mais próximo?por favor, Mandem-me por e-mail, ok?
    Abs.
    Eva bressan

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/03/2012 - 08:36
    Enviado por: Solange

    Bom dia, vi a sua doceria na Band e adorei a matéria, a propósito, os seus quindins são ma- ra-vi-lho-sos e gostaria de saber quanto que vai de pistache para fazer o mesmo. Ah, e os outros sabores também rsrsrs.
    Muito obrigada e muitos beijos e sucesso pra vocês, estão de parabéns.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2012 - 13:42
    Enviado por: Carla

    Oi, Gostaria de saber se fazendo o quindim em tamanho único em uma forma furada gd, o tempo de forno se torna o mesmo e se a água do banho maria deve ficar no mesmo nível que o quindim ou se pode ficar um pouco abaixo. Obrigada! Bjs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/04/2012 - 12:09
    Enviado por: Celi Stumpf

    Oi Cátia, parabéns pelos quindins! Sucesso!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2012 - 02:58
    Enviado por: Neusa Maria Sant´Ana

    Oi Cátia, tudo bem?
    Adorei a sua receita. Observei que não tem nenhum líquido. Então, gostaria de saber se as gemas pasteurizadas tem que ser hidratadas para irem na receita e qual é a quantidade de água. Gostaria, também. de saber como se faz para hidratar as gemas e se as gemas pasteurizadas são a mesma coisa que gemas em pó?
    Parabéns e muito sucesso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/06/2012 - 12:50
    Enviado por: lucia marinho silva

    Precisa hidratar a gema em pó?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/07/2012 - 09:48
    Enviado por: jozue

    minha mae adorou a sua história de vida ;pois achei legal parabéns

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/08/2012 - 16:02
    Enviado por: CARLA OLIVEIRA

    Parabéns adorei a história de vcs q Deus ilumine cada vez mais o caminho dessa família. axei a história de vocês quando procurava uma receita de quindim pois estou fazendo mil e uma coisa para ajudar em casa pois estamos com dificuldades financeira espero ter sucesso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/08/2012 - 21:37
    Enviado por: monica

    gostaria de saber,qual seria o numero da forminha de metal que usaria para fazer quindins para festa.seria a 0 ou 00.

    aguardo sua resposta.

    obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/08/2012 - 09:23
    Enviado por: monica

    oi, gostaria de saber como se faz o qindim de chocolate obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2012 - 16:10
    Enviado por: Ana Regina

    Oi, gostaria de saber se é possível em vez de fazer pequenos quindins fazer um grande com essa receita…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/09/2012 - 14:50
    Enviado por: Claudia

    Oi, Eu gostaria de saber duas coisas, 1 – caso eu use coco seco, qual seria quantidade? segundo, quantos graus pro forno?
    Obrigada Claudia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2012 - 15:53
    Enviado por: MARILIA APARECIDA DE SOUZA CAMPANA

    Olá Katia!
    Por gentileza, gostaria que você me orientasse, como fazer os quindins de sabores.
    Obrigada antecipadamente pela resposta.
    Um grande abraço,
    Marilia Campana

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/10/2012 - 15:32
    Enviado por: Elisabete Nagi

    Olá…
    Adorei a receita do quindim…moro em Cascavel no Paraná e estou sempre a procura de receitas deliciosas quanto esta…Parabéns…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/10/2012 - 00:01
    Enviado por: Maria das Graças Vieira

    Quero o endereço e telefone, por favor

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/12/2012 - 17:05
    Enviado por: Roberto

    Com essa receita eu consigo fazer quindão? ao invés de colocar em forminhas colocá-la em uma forma com furo?
    Grato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/12/2012 - 20:08
    Enviado por: Hélidi

    Maravilhosa essa mulher guerreira adorei sua historia!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/04/2013 - 18:34
    Enviado por: jaque

    Parabéns pelos quindins vou fazer pra experimentar mais o que mais me admira é a sua garra , e vc não se importa de passar alguns segredos do seu quindim, fico feliz por saber que no mundo ainda existem pessoas de bom coracao que dividem com aqueles que talvez estao nesse momento precisando de uma porta , de uma direcao, sucesso e que Deus te ilumine e que vc realize todos os seus sonhos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/05/2013 - 10:48
    Enviado por: Xênia Milone

    Olá, adorei a receita, vou fazer em casa, mas gostaria de saber onde compro ovo em pó para fazer outras receitas como maionese e molhos, e tbm a gema para fazer seus quindins. Não sou empresa, só uma dona de casa, e n encontro um produtor para revender para pessoa física. Se vcs puderem me ajudar, adoraria.
    Obrigada pela atenção, e carinho, e estão de parabéns pela conquista!!!

    Xênia Milone

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/05/2013 - 12:16
    Enviado por: mara ione

    oi catia !! eu tava perdida e pensando numa maneira de trabalhar em casa pois tenho uma filha poblemas doença e nao posso trebalhar fora. moro cidade interior e fiz tua receita e todos estao adorando , faço o mini quimdim para festa e niver .obrigada e que deus abençoa tua familia..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/05/2013 - 15:23
    Enviado por: Fernanda Gödke

    A receita é maravilhosa, mas a informação de que esta é a primeira casa especializada em quindins está errada. A Alice Quindins, em pinheiros, existe há muito mais tempo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/05/2013 - 12:26
    Enviado por: esmeralda

    katia meus para parabens eu fiz o tradiconal ficou uma delecia eu nunca tinha feito.Katia eu moro aqui na inglaterra ,e aqui nao tem doce gostoso eu principalmente nao acho porfavor eu gostaria que voce me mandase outras receita como de café pistache e outras que voce puder porque eu gostaria de fazer pramim e pra minhas amiga se voce me enviar eu vou ficar muito grata ,muito obrigada katia e que deus lhe abencoe bjs

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Comentários recentes

  • Jailton Alves da Mota: ATUALIZAÇÃO: outubro de 2013. …e não é que a produtora realmente teve que encontrar...
  • Marcelo Neves: Olá Ataide e Nelcy… como vocês só viram a esta confusão em junho deixa só esclarecer um...
  • marcelo b: meu, kd vc que ñ escreve ha um tempo? ñ tá preso na bolivia, né? rs
  • Ataíde Marques: É isso aí, Nelcy. Fã que é fã não vai perder.
  • VANILDE PEREIRA COSTA: Gostaria de colocar uma franquia na cidade com 40.000 habitantes; Qual capital que devo ter?E...

Arquivo