Emmy 2013: 'Lado a Lado' atropela 'Avenida Brasil'. E Fernanda Montenegro enfim leva o seu caneco

Vendida para 117 países, sendo hoje a novela mais exportada na história da TV brasileira, 'Avenida Brasil' era a favorita, ou a nossa favorita, ao Emmy de novelas deste ano.

PUBLICIDADE

Por Cristina Padiglione
Atualização:

Não levou.

PUBLICIDADE

O troféu, anunciado na noite passada, em Nova York, ficou com 'Lado a Lado', novela que retrata o Rio de Janeiro dos anos 1903 a 1910, com ênfase na primeira geração negra brasileira livre da escravatura, no nascimento das favelas cariocas, no surgimento do samba e na chegada do futebol, então um esporte elitista, que não admitia a presença de negros.

Primeiro trabalho solo de João Ximenes Braga (ex-colaborador de Gilberto Braga, com quem assinará a novela das 9 em 2015) e Cláudia Lages (ex-colaboradora de Manoel Carlos), 'Lado a Lado' foi de fato uma produção bem alinhavada, sem furos históricos e com toda a alegoria que a ficção pede, do início ao fim. Tinha Lázaro Ramos e Camila Pitanga, Marjorie Estiano e Thiago Fragoso, mais Patrícia Pillar, sob o comando de Dênnis Carvalho.

Novela das 6 só padece de um sofrimento: ser a mais ignorada das novelas pela mídia, já que vai ao ar em pleno horário de expediente e mal é vista pelos jornalistas.

Taí o Emmy para resgatar 'Lado a Lado' ao posto que ela merece.

Publicidade

Já Fernanda Montenegro, premiada pelo especial 'Doce de Mãe', de Jorge Furtado, que ganhará uma extensão no calendário de especiais deste ano na Globo, chamou a atenção do mercado internacional desde o dia de sua indicação, anunciada durante a feira o MipCom, em Cannes, em outubro. A informação veio logo associada a outra performance de dona Fernanda no exterior, dada sua nominação ao Oscar de Melhor atriz, lá em 1998, pelo filme 'Central do Brasil'.

Naquele ano, ela perdeu, e muito injustamente, para Gwyneth Paltrow, por uma insossa protagonista de 'Shakespeare Apaixonado'. Sem comparação.

Dona Fernanda toma agora o seu caneco de Emmy, mas, se o mundo das premiações fosse justo, ela já teria seu Oscar na prateleira de casa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.