Rock pesado em português, uma nova e bem-vinda tendência

Marcelo Moreira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Enquanto artistas nacionais que fazem heavy metal em inglês estrebucham contra a suposta falta de público em seus shows - o que rendeu uma patética e rasteira entrevista de Edu Falaschi, cantor do Angra, recheada de palavrões -, começa a ganhar corpo um movimento de bandas que fazem rock pesado em português, apesar do preconceito dos puristas. Entre esses abnegados, as reclamações são poucas, e o público está crescendo ano a ano.

PUBLICIDADE

A banda paulistana Carro Bomba desponta, por enquanto, na liderança dos metaleiros que cantam em português. O recém-lançado álbum "Carcaça", pela Laser Company, traz tudo o que não existe mais quase desaparecido no pop rock nacional: qualidade, espontaneidade e garra.

"Carcaça" é uma pedrada na cabeça do headbanger nacional. Nunca uma banda brasileira que canta em português tinha atingido um peso tão grande nas músicas e tinha alcançado uma timbragem tão forte e limpa nas guitarras, que estão na cara. E tudo isso sem recorrer tanto aos manjados temas de sempre no hard rock brasileiro - mulheres, bebidas, zoeira, bebidas, carros, bebidas, mulheres...

"O som pesado sempre foi a nossa característica, sempre buscamos aprimoramento e pesquisamos novos timbres. 'Carcaça' é resultado de muito trabalho em estúdio, mas principalmente também de muita pesquisa para achar exatamente o que queríamos", diz o baixista Fabrizio Micheloni, um dos fundadores. Estão ainda na formação o vocalista Rogério Fernandes, o guitarrista Marcello Schevano e o bateria Heitor Shewchenko.

Publicidade

 Foto: Estadão

Os mineiros do Uganga preferem um som mais moderno e mais calcado no hardcore dos anos 90, apesar dos ecos de clássicos como AC/DC e Motorhead, as principais influências do Carro Bomba. O som pesado era o caminho natural para a banda, que tem em sua formação Manu "Joker" Henriques, ex-baterista da lendária Sarcófago, que teve bastante prestígio no metal dos anos 80. "São mais de 2o anos tocando rock pesado e passando por várias situações. Não dá para ficar reclamando de falta de público. Temos de ralar e trabalhar", diz o músico.

O Uganga lançou no primeiro semestre o álbum "Vol.3: Caos, Carma e Conceito", também lançado na Europa, e prepara para 2012 um álbum ao vivo gravado no Razorblade Festival em 2010, na Alemanha. "Nossa primeira turnê internacional, com 18 shows em dez países, mostrou que o rock pesado em português é uma alternativa mais do que válida", afirma Henriques.

Merecem menção ainda no "movimento" o Baranga (hard rock) e o Muqueta Na Oreia (punk/harcore).

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.