ir para o conteúdo
 • 

Combate Rock

01.junho.2011 08:19:37

Os 10 melhores bateristas de todos os tempos?

Roberto Capisano Filho

A Gibson, fabricante de instrumentos, mais conhecida por suas guitarras, colocou em seu site uma lista com os dez melhores bateristas de todos os tempos. Um ranking que, como qualquer outro, causa polêmica. Aí vão os nomes:

10. Ringo Starr (Beatles)
9. Stewart Copeland (The Police)
8. Josh Freese (A Perfect Circle, Devo, Nine Inch Nails)
7. Ginger Baker (Cream)
6. Mike Portnoy (Dream Theater)
5. Lars Ulrich (Metallica)
4. Dave Grohl (Nirvana, Foo Fighters, Them Crooked Vultures)
3. Keith Moon (The Who)
2. Neal Peart (Rush)
1. John Bonham (Led Zeppelin)

Em primeiro lugar, fica óbvio que a lista se refere apenas a bateristas de rock. Por isso, não vamos encontrar nomes como Billy Cobham, Dave Weckl, Dennis Chambers, Vinnie Colaiuta, Virgil Donati, Buddy Rich, Steve Gadd, para citar só alguns monstros do instrumento. Por mais que esses músicos tenham tocado rock em um ou outro momento de suas carreiras, não são em sua essência bateristas de rock.

Mesmo entre os bateristas de rock, sempre haverá questionamentos. Por que Ian Paice, Steve Smith, Simon Phillips, Rod Morgenstein não estão nesse ranking? Ou seja, sempre haverá polêmica. Mesmo porque uma lista com apenas dez nunca será boa o bastante para ninguém além do seu própio autor.

Além disso, é preciso tentar entender o critério de quem fez a lista, no caso Anne Erickson. Ela trabalha para a Gibson e escreve sobre música há sete anos, além de apresentar um programa de rádio. Não sou advogado dela, portanto não estou aqui para defendê-la ou criticá-la. Mesmo porque acho que ela acertou ao escolher alguns bateristas e errou em outros. Mas pelo que percebi, ela procurou considerar não apenas a técnica do instrumentista, mas a personalidade e a importância que ele teve na cena musical.

Partindo desse ponto, entende-se porque Ringo Starr foi incluído. Longe de ter uma técnica apurada, ela justifica a escolha dizendo que Beatles não seriam Beatles sem a sonoridade da bateria de Ringo Starr. Ela tem razão.

Com relação a Stewart Copeland, ela cita o fato de ele trazer rock, reggae e jazz para as melodias do The Police. Concordo. O estilo de Copeland é único e influenciou muita gente.

Sobre Josh Freese tenho minhas dúvidas. Anne Erickson diz que ele transita muito bem entre rock, jazz, metal e gravou quase 300 discos. Não sei. Há outros bateristas como Vinnie Colaiuta, Dennis Chambers e Virgil Donati que circulam muito bem entre diversos estilos, gravaram muitos discos e me parecem bem mais impressionantes que Freese.

Quanto a Ginger Baker, considero a escolha acertada e o motivo para tanto justo. Segundo ela, um dos mais influentes dos anos 60, pioneiro no uso de dois bumbos e nos solos de bateria dentro do rock.

Mike Portnoy também merece estar no ranking. Grande técnica, une metal e progressivo com bom gosto.

Chegamos a Lars Ulrich. Aqui eu tenho minhas reservas. Não o considero um grande baterista, nem técnica nem musicalmente. Acredito que o heavy e o thrash metal têm representantes melhores do que ele. Parece que o prestígio do Metallica pesou quase que exclusivamente na escolha.

Dave Grohl também é outro que não cai bem em uma lista de dez melhores. Não vejo nele um estilo marcante, muito menos uma técnica apurada. Por mais que tenha atitude, não é isso que faz um baterista se destacar entre tantos outros. Outro caso em que a banda pesou na hora da escolha.

O terceiro do ranking é Keith Moon. Escolha acertada. Estilo marcante, um baterista que fez a diferença no som do The Who.

Neal Peart é uma opção óbvia. Quem se arriscaria a deixá-lo fora?

Assim também é com John Bonham, síntese dos bateristas de rock.

De qualquer forma, eleger os dez melhores bateristas de todos os tempos é uma tarefa ingrata. Primeiro porque escolher apenas dez é dificílimo. Segundo porque, por mais que se tenha critério, ele sempre será questionável. Eu mesmo aqui dei minha opinião sobre o que concordei e discordei. Cada leitor tem sua própria lista. E esse assunto nunca vai ter fim.

Comentários (30)| Comente!

  • A + A -
30 Comentários Comente também
  • 01/06/2011 - 08:38
    Enviado por: Mauricio

    Primeiro Neal por estar vivo depois Boham e Moon na sequencia, faltou Nicko que poderia ser “professor” do Lars fácil, Ringo esta na lista por ser um Beatle, Charlie é melhor.Esse tal de Grohl é só “firula”.Cade o Carmine Appice e Vinnie Appice?Dave Lombardo?Ian Paice?Rondinelli…Eric Carr…Alan White………………………..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/06/2011 - 09:38
    Enviado por: Jose

    Roberto,

    Concordo com você sobretudo em relação ao par Lars/Grohl.
    Ah, por favor, corrija “thrash” no lugar de “trash”.

    []s

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/06/2011 - 09:44
    Enviado por: Eduardo Fabrizzi

    Bom, listas são sempre polêmicas. Quando terminei de ler, já tinha em mente o que comentar, mas o Maurício citou aí dois bateristas que eu iria colocar. De qualquer forma, segue minha opinião: 1) Ok, se quer colocar um representante do Heavy Metal, então analise melhor as coisas. Lar Ulrich? Não que ele seja ruim, não é isso, mas se quer representar o nosso tão amado Metal, então o nome a ser citado deveria ser o do Nicko McBrain, ponto final. Tudo bem, sei que os amigos aqui do blog podem ter em mente outros nomes do Heavy Metal ao invés do Nicko, mas coloco o nome dele não só pela técnica, mas também pela relevância do Iron Maiden. Bom, se a intenção que quem fez a lista era trazer um nome do Thrash Metal, então, por favor, a pessoa não seria o Lars Ulrich. Sem dúvida nenhuma o posto é do Dave Lombardo e aqui não abro concessões, hehehehehe. 2) Dave Grohl? Essa foi de matar…não vou nem comentar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/06/2011 - 10:41
    Enviado por: João Marcos

    Eu acho que o Lars Ulrich tem que estar na lista. Baterista de mão cheia, que influenciou toda geração dos últimos 30 anos. Não é um virtuose, mas é um dos grandes, sim.
    A minha lista teria Vinnie Paul, Dave Lombardo e Ian Paice.
    Mas as três primeiras posições da lista são as óbvias e devem ser as opções de qualquer pessoa que conheça rock e que tenha bom gosto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/06/2011 - 11:03
    Enviado por: Eduardo Fabrizzi

    João: eu não discordo do seu ponto de vista. O Lars Ulrich de fato é um excelente baterista, principalmente no trabalho desenvolvido no Master of Puppets e, principalmente, no And Justice for All. No Kill em All e Ride the Lighting ele já se mostrava um bom batera, mas ainda tinha sua limitações. No disco preto até que também fez um bom trabalho, mas convenhamos que a partir dos “load’s”, ele adotou uma postura de baterista mediano e assim permanece até hoje. Veja algo do metallica ao vivo atualmente, ele toca as músicas antigas na metade da velocidade e sem repetir as atuações de estúdio, até porque a bateria dele “diminuiu” consideravelmente no número de peças. Idade? Acho que não…o Lombardo é da idade dele, talvez até mais velho e toca mais hoje do que quando gravou os maiores clássicos do Slayer. Acho que Lars Ulrich até merece ser mencionado em uma lista dos 10 melhores baterista de Metal, mas no caso aí da listagem do post, percebe-se que a intenção foi pinçar algum nome do Metal dentro de um universo muito maior: o rock. Por isso que acho que o estilo deveria ter sido representado pelo Nicko McBrain. Sobre Vinnie Paul, também é um excelente batera. E, realmente, Ian Paice tem de ser citado em qualquer lista de bateristas. Valeu!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/06/2011 - 11:34
      Enviado por: João Marcos

      Eduardo, concordo que o Lombardo é mais músico que o Lars. Ele está na minha lista dos 10+.
      Mas pra lista pesou o nome da banda, como no caso do Ringo. E acho esse um critério válido quando se vai fazer uma lista de músicos. Não adianta o cara ser um mágico do instrumento se os discos dele não venderam, se ele não influenciou ninguém, se não ficou marcado na história. Não é o caso do Lombardo, mas nesse quesito o Lars dá de 10 a zero em qualquer baterista de metal, exceto talvez o Nicko.
      Abs.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/06/2011 - 12:07
      Enviado por: Eduardo Fabrizzi

      João: exato, concordo novamente. Sem dúvida o nome da banda deve pesar para a escolha e o Ringo estar na lista faz parte disso. Foi por isso que coloquei o Nicko como merecedor da posição de representante do Metal, pois o Iron Maiden é uma banda enorme, assim como o metallica, e tecnicamente ele é bem superior ao Lars Ulrich. Mas realmente, o critério de relevância da banda deve contar também. Um exemplo sobre o assunto interessante foi dado pelo próprio Ulrich. Não sei se você assistiu ao docimentário do Anvil, mas o Lars fala exatamente sobre a técnica do Robb Reiner, o qual ele afirma ser um dos maiores bateras do Metal que já viu. Eu, particularmente, concordo com ele, pois o baterista do Anvil é um puta música, mas como a banda viveu o ostracismo, então o cara acaba nunca sendo citado, apesar de ele ter sido influência direta de muitos bateras de Thrash Metal. Valeu.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/06/2011 - 11:07
    Enviado por: Mauricio

    injustiça com o eterno Cozy Powell

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/06/2011 - 13:33
    Enviado por: Alexandre

    Vou na linha do Eduardo, Nicko McBrain com certeza, concordo com Lars também, mas não dá para discordar que Dave Lombardo manteve a pegada até hoje, alguém aí citou o Eric Carr, também apreciava muito o trabalho dele, e o Max Cavalera que é brasileiro acho que nunca será lembrado! Valeu galera de bom gosto!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/06/2011 - 13:42
      Enviado por: João Marcos

      Alexandre, o baterista é o Igor Cavalera, hoje Iggor Cavalera. Não sei se entra nos 10+, mas é um belo baterista…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/06/2011 - 15:10
    Enviado por: Alexandre

    Caro João, é o Igor Cavalera sim! É a idade que vem chegando e a gente as vezes dá estas mancadas, o Max é o irmão dele, valeu camarada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/06/2011 - 16:04
    Enviado por: Renato B.G

    Dave Grohl ?????
    não vou falar nada da lista, só gostaria de acrescentar o falecido Scott do Manowar, no lugar do Dave Grohl .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/06/2011 - 16:50
    Enviado por: Mauricio

    Devemos lembrar dos bateristas que também eram vocalistas como Peter Criss e Bill Ward, outro exemplo é o baterista do Deff Leppard Rick Allen que mesmo sem o braço toca muito, “Animal” Taylor , duvido que alguém iria lembrar.
    O Melhor solo que já vi foi do Cozy Powell em Munique em 77.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/06/2011 - 17:13
    Enviado por: Nestor

    Porra…… parece que metaleiro só escuta metal mesmo….. Dave grohl detona na batera, basta perguntar à qualquer baterista de rock, porém, não sei se deve ficar entre o top 10. Faltou o Nicko…. o chad smith tb….. um galera, listas sempre darão polêmica

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/06/2011 - 17:30
      Enviado por: Mauricio

      Grohl esta a frente de uma banda pop fazendo clipes estilo comedia americana e voces acham isso legal.Se ele fosse baterista de verdade estaria tocando bateria, não guitarra.Tem muita coisa boa fora do metal, mas pos grunge aí é demais.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/06/2011 - 21:24
    Enviado por: Eumesmo

    Po a lista estava boa, ate que vi escrito Ringo Starr…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/06/2011 - 21:32
    Enviado por: Alex

    Fora Dave Grohl e Josh Freese. Entrariam fácil em uma lista honesta Dave Lombardo, de longe o melhor do metal, e Charlie Watts, o melhor músico dos Stones e um dos maiores bateras do rock, apesar da discrição exagerada às vezes. Ah, Nick Mason também seria barbada. Tem que sair mais um.
    Páreo duro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/06/2011 - 22:57
    Enviado por: ANDERSON AMORIM

    O SLASH TINHA QUE ESTAR EM PELOMENOS NOS 3 MELHOES NA REAL EM 1° ISOLADOOO
    CARAS OTARIOS

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/06/2011 - 23:35
    Enviado por: Alexandre

    O Neil Peart deveria encabeçar o primeiro lugar,pois além de estar vivo,executou com o Rush muito mais coisas que o John Bonham,apesar do Bonham ter inspirado o Peart.O conjunto da obra e sua execução são inquestionáveis.Neil Peart é uma lenda viva,já o Bonham o mito.Com isso complemento o comentário anterior.
    O Ulrich,o Grohl perdem de longe para o Mike Dee do Motorhead.Ou seja nem deveria constar da lista.
    Ringo Star constar na lista,também causa estranhamento,pode ser que ele seja um um bom baterista, mas melhor,tenho minhas dúvidas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/07/2011 - 14:38
    Enviado por: muramedi

    GIGNER BAKER DEVIA SER O PRIMEIRO PELA SUA TEKINICA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/09/2011 - 13:41
    Enviado por: Death Cube K

    concordo c a lista,mais deveria fazer uma da atualidade,se fosse da atualidade estaria dando minha opiniao,por exemplo,queria o baterista do avanged sevenfold na lista,porque ele simplismente toca muito

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/10/2011 - 14:18
    Enviado por: Daniel

    Mikkey Dee do motorhead no lugar do ringo star! the rev do avenged sevenfold no lugar do Stewart Copeland

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/10/2011 - 14:21
    Enviado por: Daniel

    o Mike portnoy deveria pra min é o melhor! se bem que o batera do rush ta no mesmo nível

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/10/2011 - 10:11
    Enviado por: Bruno Gomes Dias

    Cade o Keith Moon na primeira posição??
    há e Alexandre o site se refere aos melhores de todos os tempos, se ele está vivo ou não, não quer dizer que ele foi melhor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/10/2011 - 10:13
    Enviado por: Carlos Dias

    Com certeza esta faltando o Yoshiki da banda X Japan.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/11/2011 - 19:49
    Enviado por: lucas

    e logico q o portnoy deveria estar em primeiro seguido de boham(alguma coisa assim) e dave grolh (acho q escreve assim) depois o do rush

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/11/2011 - 11:52
    Enviado por: sergio

    cade o joy jordison do (slipknot)

    responder este comentário denunciar abuso

  • Quem Faz

    Quem Faz

    Marcelo Moreira

    Jornalista

Arquivos

Seções

Blogs do Estadão