Mais caras novas: o pop rock nacional se debate e pode voltar a incomodar

Marcelo Moreira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O renascimento é lento, e cada vez mais pelas beiradas. O pop rock nacional underground tenta furar a barreira da falta de shows e de apoio na raça e com recursos próprios, e sabe que dificilmente haverá um retorno ao menos no médio prazo. "Não tem importância. Nós temos alguma dizer e continuaremos a fazer música sem parar", disse recentemente Pepe Bueno, baixista da banda Tomada, uma das melhores bandas nacionais e que acaba de lançar um ótimo DVD que mistura documentário com apresentações ao vivo. O Tomada é uma prova que a persistência dá resultados, ainda que demorados.

E é exatamente esse o tema de uma música bem legal de uma banda não tão nova, mas que segue surpreendendo. "Enquanto a música tocar/Ainda é Tempo para tentar/Por isso ouça meu amigo/Nem sempre é fácil encontrar/ Mas se o rock é infinito/Só ´[e preciso continuar", da canta a animada Carol Arantes em "Um Pouco Mais Desse Infinito", que intitula o EP da banda paulistana Klatu.

PUBLICIDADE

Klatu

Levando mais à frente a proposta do trio paulista O Terno, o Klatu aposta em guitarras e solos bem elaborados, apesar de os arranjos serem bem simples. São sete músicas que mostram vigor e e inquietação, com letras bem humoradas e belos trabalhos de guitarra. Algumas faixas remetem a uma linha seguida pelo Tomada e pelo Pedra, um rock setentista mais inglês, puxado para o hard rock e até mesmo para o progressivo. As referências são várias: Mutantes, Rita Lee, The Who, Humble Pie, The Faces, Bedlam, Yardbirds, Slade, um pouquinho de Uriah Heep do comecinho (especialmente na música "Na Cidade")...

O Klatu é interessante em meio ao marasmo comercialóide do mainstream nacional porque é despretensioso e despojado. Sem firulas e cabecismos, brinca com as sonoridades e evita parecer sério. Agrada como um som de festa e bem animado para encontros de amigos de bom gosto em um sábado à tarde regado a bastante cerveja. Pena que Carol Arantes, a cantora, opte mais pela linha de Rita Lee do que Janis Joplin. O som da banda requer um pouco mais agressividade e energia nos vocais.

Publicidade

Ruído Fino

Em um patamar diferente, aparece o também surpreendente Ruído Fino, de Araraquara (SP). Sofisticado, bem arranjado e mais intenso, o grupo transita em uma área perigosa, aderindo a uma sonoridade diferenciada dos anos 80, lembrando de leve gente boa como Rumo, Smack, Skowa e a Máfia, Zero e outros tão notórios. A mistura bem dosada de funk, soul, MPB e rock, que poderia descambar para o barulho do funkeiro doido, acaba sendo a maior virtude do grupo.

Ao contrário de Carol Arantes, a cantora Fabíola Ognibeni fica a meio caminho da passionalidade intensa. Sua voz dialoga perfeitamente com as bases de metais bem arranjadas e, em alguns momentos, duela com a guitarra de Gilmar Faustino Júnior. É como se Ed Motta deixasse o palco temporariamente para que Fabíola conduzisse a ótima Conexão Japeri.

Mesmo com o instrumental afiado e entrosado, o fio condutor é mesmo a voz cheia de personalidade da cantora, que em alguns momentos lembra a teatral, potente e bluseira Fernanda D'Umbra, da Fábrica de Animais.

As duas, aliás, são uma boa resposta funk-roqueira para a profusão de cantoras da MPB de vozes pequenas e pretensões enormes. São cantoras de rock em sua essência, com a força de quem canta em boteco, embora note-se aqui e ali uma pequena aspiração de Fabíola Ognibeni em eventualmente se tornar uma diva da MPB - ainda bem que isso parece ser passageiro. Os destaques do CD "Ruído Fino" são "Contramão", "Meu Violão" e "Meu Par".

Publicidade

Soulstripper

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

De Piracicaba (SP) aparece o Soulstripper, que procura se diferenciar com um instrumental roqueiro mais ácido e nervoso, embora não caia no rock mais pesado - o nome, que remete a uma canção antiga do AC/DC, ajuda a manter certa confusão. Há um certo ar de despojamento nas composições, mas é apenas  aparente o estilo largado. As letras são um pouco mais bem elaboradas do que a média, com brincadeiras e jogos de palavras curiosos, como a insana "Fabiana Isabela Ana".

O grupo ganhou notoriedade com o CD "As garotas e todos os problemas que vêm com elas", lançado gratuitamente em 2009 com 12 faixas que falam sobre desilusões amorosas de maneira engraçada e deliberadamente ingênua. "É rock'n'roll de menino para menina. Falamos de relacionamento misturando a cafajestice com fofura. Não é de maneira poética", diz Bruno Fontes meio na galhofa, em em entrevista ao portal G1. A faixa "Não trocaria um sorvete de flocos por você" tornou-se, ainda que de forma efêmera, um sucesso por meio de seu hilário e barato videoclipe disponibilizado na internet.

O paulistano Aletrix investiu em uma salada proposital para empastelas as tentativas de rótulos em seu recém-lançado "Herpes aos Hipsters". Ora é um som retrô oitentista recheado de referências ao rock inglês e à new wave norte-americana, ora surge um autêntico rock pesadinho grunge, entremeados com o mais puro rock nacional dos anos 80.

Em um primeiro momento, as letras podem remeter às piadas e insanidades do indomável carioca Rogério Skylab, mas o músico paulistano não avança tanto. Difícil não lembrar as experiências sonoras e as gaiatices encantadoras dos Titãs em seus primeiros dois discos. "Eros X Tânatos" é Nirvana puro. "Caixa Vazia" parece saída de um disco do Ira! anterior a 1986, com seus ecos de The Who e Small Faces.

Publicidade

Gravado e produzido no estúdio Sonata 84, a casa do trio Dr. Sin, o álbum de Aletrix deixa claro o cuidado com os timbres de guitarra, que conduz todo o trabalho com certa elegância.

O músico corre o risco de ter seu trabalho equivocadamente marcado como um rock indie alegrinho e alternativo? Sim, mas o ouvinte mais atento vai perceber algo mais do que uma porção de roquinhos alegrinhos.

Sem descambar para a vulgaridade ou mesmo a obviedade, Aletrix constrói um punhado de músicas com boas referências e temas do cotidiano bem sacados, com alfinetadas bem humoradas à vidinha da classe média e às tentativas vãs dos moderninhos de serem cada vez mais moderninhos e alternativos. Dá sorrir ao escutar "Ele é Mais Qualificado" e na faixa-título. As perspectivas de Aletrix são bem interessantes.

As Radioativas

O quinteto feminino As Radioativas, de São Paulo, incorpora o espírito anárquico e pesado de bandas como The Donnas e a até mesmo Runaways, sendo que nacionalmente a referência pode ser o Made in Brazil, em especial no hit "Isto É Rock'n'Roll". É rock básico, variando na velocidade - indo do rockabilly tosco ao punk em segundos, sem frescuras.

Publicidade

A proposta é mais radical que a do Klatu. Apadrinhada e produzida pela lenda Luiz Calanca, da Baratos Afins - que produziu gente como Arnaldo Baptista (Mutantes) e Golpe de Estado, entre outros -, as meninas não economizam na energia. A simplicidade domina o seu mais recente trabalho, "Cuidado Garota", e é justamente essa a maior virtude da banda: quer fazer músicas para divertir e agitar, sem maiores arroubos de sofisticação. E falta isso no pop rock nacional: mais diversão e um pouco mais de sacanagem  no sentido de pilhéria, mesmo fugindo de padrões estéticos de beleza estabelecidos. As meninas estão se dando bem nestes quesitos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.