ir para o conteúdo
 • 

Combate Rock

18.abril.2011 08:19:16

Fim do Guitar Hero fecha uma porta de novos fãs para o rock

Décio Trujillo

O game Guitar Hero vai acabar. É uma pena, porque nos últimos anos ele tem sido uma porta de entrada de muita criança e adolescente para o mundo do rock, do blues e da boa guitarra. Antes de mais nada, vamos esclarecer que o game não ensina a tocar nem ajuda muito quem está aprendendo ou já sabe alguma coisa. É só um jogo mesmo.

Mas quando alguém fica horas brincando tendo ao fundo uma trilha sonora que inclui Deep Purple, Black Sabbath, The Who, Kiss, Judas Priest e por aí vai, vamos concordar que é uma forma muito especial de mergulhar no rock.

É verdade que a lista de músicas do jogo tem muita coisa duvidosa e bastante porcaria, mas testemunhei vários casos de garotos e garotas que viraram fãs de grandes bandas de tanto curtir o som enquanto jogavam. Também sei de gente que saiu do teclado do computador  direto para uma escola de guitarra, inspirado no jogo. Na adrenalina do game, o jogador muitas vezes se sente no meio do concerto e em pouco tempo já mistura jogar com a curtição de tocar e cantar.

Febre mundial, o Guitar hero foi criado em 2005 (FOTO NILTON FUKUDA / AE)

Além disso, na tensão de passar de fase, dá para perceber como o autor compôs a música e fez o arranjo, as dificuldades de cada solo, a sofisticação da criação.

Tocar nota por nota junto com Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton ou Jimi Hendrix não é pouco e dá uma dimensão da complexidade de um solo de guitarra que a maioria das pessoas não compreende apenas ouvindo. Aliás, o game conseguiu a façanha de colocar nas paradas de sucesso dos jogadores um dos top ten de SRV, Texas Flood, para muita gente que não conhecia nem a música nem o cara. 

O fim de Guitar Hero tem a ver com a estratégia de negócios da Activision, que quer investir em outras áreas. O sucessor do jogo, Rock Band, desenvolvido pela mesma Harmonix, que lançou Guitar Hero em 2005, não tem a mesma pegada, é mais uma brincadeira de grupo e não permite tão bem essa ligação entre quem está jogando e a música. E ele também tem futuro incerto. A versão 4, já prometida, não tem data para sair. Talvez nem saia.

Isso tudo é uma pena. Afinal, se você tem que conviver com bandos de adolescentes vidrados no monitor, é melhor que seja ouvindo Metallica ou Iron Maiden do que barulhinhos de tiros de laser e efeitos especiais de fantasmas desaparecendo na tela.

Comentários (36)| Comente!

  • A + A -
36 Comentários Comente também
  • 18/04/2011 - 08:43
    Enviado por: Renato B.G

    puts é uma pena msm, nunk consegui jogar esse game, nao sou muito bom em video game não ,+ sei da grandeza que esse jogo teve nos últimos tempos.

    Vou dar um Guitar Hero pro nosso amigo Daniel,assim ele nao tem como fugir e vai escutar musica boa

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2011 - 09:08
      Enviado por: Daniel Fernandes

      Aceito o Guitar Hero…………..mas tem pras músicas do Belle & Sebastian??????

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/04/2011 - 10:00
      Enviado por: Renato B.G

      Daniel,
      logico que tem e nao é só isso tbm tem, Avril Lavigne,Hanna Montanha (risos),o Pop PUNK, ai meu deus kkkk, do jonas brother,NX Emo, Restart, tudo isso ai que vc gosta tem, haaa + o melhor e + dificil sera os doelos que vc tera que travar com o Deus da guitarra o Supremos lord do universo é vc vai infrentar como chéfao do Guitar Hero, o Sr: Kurt Coubain, nossa (aplausos) com a dificil misao de vencer os 3 eu disse 3 acordes que ele toca, meu deus esse jogo é uma aventura!
      Haaa Daniel vira Macho!… vou te dar um que só tenha Slayer^^

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2011 - 10:23
    Enviado por: Tiago

    Discordo qd vc dise que Rock Band não tem a mesma pegada. Na minha opinião RB é muito mais divertido e trás a música pra mais perto do jogador, GH virou mais um jogo de quem tem dedos mais rápidos do que o ‘feeling’ pela música.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/04/2011 - 09:14
      Enviado por: Rodrigo Fagundes

      Pois é, Tiago. Acho que o comentário foi infeliz… totalmente parcial.

      O sucesso de RockBand veio justamente da ideia da diversão em grupo e de uma extensa e democrática biblioteca de DLC. Se eu gosto mais de rock, posso escolher não baixar músicas country, reggae etc. Mas não é correto excluir (nem mesmo criticar de forma depreciativa) fatias do mercado em função de uma preferência pessoal – o jogo está aí para ser jogado por quem quiser.

      Além do mais, com RB3 e os modos PRO, a proximidade com a complexidade da música se tornou algo muito mais tênue do que no GH.

      A minha leitura da coisa é que GH não conseguiu acompanhar as inovações propostas pelos concorrentes (notadamente RB) e pecou em não perceber a oportunidade com venda de DLC – preferiu fechar discos e vender. O caminho de RB pode ser a redução no lançamento de jogos e a ampliação do foco em publicação e venda de conteúdo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2011 - 10:24
    Enviado por: Tiago

    Errata, quando vc ler ‘dise’ trocar por ‘diz’

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2011 - 10:43
    Enviado por: Francisco

    O grande defeito do Guitar Hero é que criou uma legião de moleques que acham que o Slash é o melhor guitarrista da história… Mas que abre as portas para muita coisa boa, isso é inegável. Meu filho conheceu Accept, Lynyrd Skynyrd, Foghat, entre outros, por meio desse jogo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2011 - 10:55
    Enviado por: Jean

    Guitar Hero era caça niqueis. Nunca se preocupou em inovar e evoluir, por isso faliu. Gosto de rock e sou muito ecletico com jogos, o que me faz lamentar seu comentario do ultimo paragrafo… Os barulhinhos da guitarra e o batidão de sempre findaram, ao contrario dos “barulhinhos de tiros de laser”, que sempre buscam trazer coisas novas aos seus adeptos, ao contrario do GH… sorry…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2011 - 12:47
    Enviado por: Eduardo

    Finalmente uma boa noticia! De todos os jovens que vi com este jogo – e não foram poucos, nenhum deles gostou de Rock graças ao game, mas sim por influencia dos pais e amigos mais velhos – e de alguma mida especializada. Sem o Guitar Hero, espero que esta nova geração que gostou da brincadeira vá estudar um instrumento de verdade para fazer Rock.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2011 - 16:13
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O Guitar Hero foi a porta de entrada para muita criança gostar de rock, de música de verdade. Se não fosse o jogo, cairiam no lixo na música eletrônica e da música pop.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2011 - 13:51
    Enviado por: Soese

    Além de ser uma notícia velha (faz mais de DOIS MESES que a Activision anunciou o cancelamento da franquia), é óbvio o desconhecimento do reporter sobre os jogos. Rock Band é bastante parecido com Guitar Hero, há diversas pequenas diferenças que fazem um jogador preferir um ou outro. Mas está longe de ser tão fraco como o reporter quer fazer crer. Ambos são interessantes. RB 3 inclusive dá um passo além, adotando uma guitarra híbrida com controle que permite tocar nota a nota, corda a corda, as músicas dos jogos no modo Pro. Também é possível a partir do 3 tocar com teclados MIDI ou específicos do jogo.

    A Harmonix segue uma estratégia diferente da Activision e não lança a todo momento uma versão nova. Houve um intervalo de 2 anos entre RB2 e RB3. Eles preferem lançar pacotes de músicas como DLC, que são vendidos separadamente. O mercado pra esse tipo de jogo encolheu, mas é muito precipitado dizer que uma versão 4 já esteja ameaçada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2011 - 16:16
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Parece que você não sabe interpretar textos. Em primeiro lugar, e daí que a notícia é velha? Por acaso o Combate Rock é um portal de notícias gerais para ser atualizado minuto a minuto? Claro que não, mas acho que passou despercebido por você. Em segundo lugar, o texto é apenas um depoimento sobre uma circunstância de mercado e impressões sobre o que ele próprio vivenciou dentro de casa e na casa de amigos. Que pena que você não entendeu o texto – ou não quis entender. Que tal tentar de novo?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 18/04/2011 - 16:22
      Enviado por: Renato B.G

      sera que ele consegue?

      Daniel, eai vai querer o Guitar Hero PoP World TOur ? kkkkk

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2011 - 16:28
    Enviado por: sandro

    Pesquise por Rocksmith na internet e verá qual é o proximo passo do Guitar hero.

    Tocar guitar hero com uma guitarra de verdade, separar homens de meninos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2011 - 20:12
    Enviado por: Eumesmo

    Guitar Hero tinha muita musica boa, mais tinha umas nada ve tambem. Pelo menos com o Guitar Hero as crianças conheceram a verdadeira música, e começaram a gosta de música de verdade. Muita gente foi salva dol Hip Hop(rap) e Funk (os dois pra mim nem música são), dos Pop genericos criados por copias de Madona (q ja era ruim, os que vieram depois então), e do “Disney Rock”(acabei de cria esse termo).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2011 - 00:25
    Enviado por: dino

    QUE DROGA QM É A ANTA Q VAI PARAR COM ESSE JOGO FANTÁSTICO? TODOS CONCORDAM NA ACTIVISION COM ESSA BARBARE NÃO ACREDITO!!! PROTESTO URGENTE…RSRS

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2011 - 10:29
    Enviado por: Soese

    Bacana que o blog tem “discussão e debate” como lema e cerceia a tréplica de seus leitores.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/04/2011 - 10:45
      Enviado por: Renato B.G

      Soese,
      aqui ninguém cerceia a tréplica de ninguém, a única coisa que vc não intendeu é que isso é um blog e não um jornal, por estar no espaço do Estadão vc pode ter intendido que por esse motivo teriam noticias a todo momento para serem discutidas e analisadas + na verdade não, o Marcelo, o Daniel, o pessoal da Eldorado e outros podem postar coisas aqui de acontecimentos dos anos 70-80-90 e porai vai,a ideia que eu tenho desse blog não é de saber as novidades do dia a dia e sim de debater acontecimentos históricos do Rock, podendo assim descobrir novos pontos de vista iguais ou diferentes dos meus tbm.
      Blog Combate Rock serve para debater noticias antigas e tbm noticias atuais, isso é oq eu acho!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 19/04/2011 - 18:29
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Alguns comentários não estão aparecendo na página, em problema idêntico ao que ocorreu na semana passada. Avise-me qual comentário seu não está visível que tentarei repostar de outra maneira.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 19/04/2011 - 18:36
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Seria essa a repsosta que não apareceu?

      Soese diz:

      É muito simples, Marcelo. O texto é superficial e contém equívocos.

      E se “[...] é apenas um depoimento sobre [...] impressões sobre o que ele próprio vivenciou dentro de casa e na casa de amigos”, ele falha em indicá-lo. Não há questão interpretativa aí.

      Agora, seja lá o que o Combate Rock for, estando hospedado em um site de um jornal como o Estadão, inclusive com chamada de capa, é decepcionante que os seus membros não tenham comprometimento com notícias novas e nem com a fidelidade das informações.

      É muito simples, Marcelo. O texto é superficial e contém equívocos.

      E se “[...] é apenas um depoimento sobre [...] impressões sobre o que ele próprio vivenciou dentro de casa e na casa de amigos”, ele falha em indicá-lo. Não há questão interpretativa aí.

      Agora, seja lá o que o Combate Rock for, estando hospedado em um site de um jornal como o Estadão, inclusive com chamada de capa, é decepcionante que os seus membros não tenham comprometimento com notícias novas e nem com a fidelidade das informações.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 19/04/2011 - 18:38
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Eis a minha resposta a este comentário, logo em seguida:

      Marcelo Moreira diz

      É impressionante a sua incapacidade de entender o que está escrito. Pior, além de incapaz, não quer entender, apenas para ser do contra porque não gostou do que leu. Você não apontou nenhuma inconsistência no texto e também se recusa a entender a explicação para tal – pois é, tive de explicar o texto para você, porque não conseguiu entender. Paciência. Em relação ao comprometimento, alémd e não saber o que é isso, você não condições mínimas de dizer quem é que tem ou não no Combate Rock. Melhor sorte da próxima vez.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/04/2011 - 18:39
    Enviado por: Marcelo Moreira

    Continuamos com problemas técnicos, já que muitos dos comentários não aparecem sabe-se lá o motivo, embora estejam constando como postados no administrador. Um dia conseguiremos resolver isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2011 - 23:17
    Enviado por: Letícia Silva

    Concordo!!!! Acabarem com o GH é acabar não só com um ótimo jogo, mas também com a ‘adrenalina’ de ficarmos mais próximos das músicas de tantos ídolos e conhecer algumas bandas interessantes. É um dos poucos jogos que qualquer pessoa pode jogar sem se preocupar com violência, abusos e idiotices.
    E dizerem que o RB tem a mesma pegada e vivacidade do GH é balela. RB é um jogo simples e meio sem graça…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/04/2011 - 12:27
    Enviado por: rancid

    quem acabou com o jogo foi a propria activision, eles lançavam 1 joga a cada semestre.. eles mesmo ficaram nessa de caça niquel.

    e rock band é muito melhor hahaha

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/04/2011 - 06:02
    Enviado por: Caixa de Pandora

    http://fretsonfire.sourceforge.net/

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/04/2011 - 11:33
    Enviado por: Caixa de Pandora

    o Frets on Fire é que é ótimo, principalmente porque é livre! http://fretsonfire.sourceforge.net/

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/10/2011 - 09:28
    Enviado por: Gabriele

    Ain eu ñ acredito q o meu jogo favorito vai acabar. Quando eu fiquei sabendo fiquei tipo assim o meu mundo vai acabar, ainda bem q eu tenho a coleção quase inteira para ps2.♪♪♪♪♪♪ ♥

    responder este comentário denunciar abuso

  • Quem Faz

    Quem Faz

    Marcelo Moreira

    Jornalista

Arquivos

Seções

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo