ir para o conteúdo
 • 

Combate Rock

29.julho.2011 07:00:58

Avança no Congresso proposta que criminaliza MP3

Saulo Luz

Cadeia para quem compartilhar sua rede de banda larga de internet wi-fi com os vizinhos, compartilhar músicas pelo bluetooth do aparelho celular ou usar softwares para desbloquear mídias de DVDs e assisti-las no computador. É isso o que pode acontecer caso seja aprovado na Câmara o Projeto de Lei 84/99 (conhecido como PL Azeredo) que tramita em caráter de urgência e pode ser votado a partir da terça-feira.

O PL nasceu no Senado, onde foi aprovado rapidamente e de forma obscura. Quando chegou na Câmara, recebeu o apelido de AI-5 digital e foi posto como substitutivo a um projeto do ex-deputado Luiz Piauhylino.

“O preocupante é que, agora, a proposta tramita com urgência. Isso significa que já entra na pauta de votação assim que a Câmara voltar do recesso parlamentar – ou seja, na próxima terça, quando recomeçam as sessões. Se for aprovado, o que representaria um retrocesso, iria direto para sanção presidencial”, diz Guilherme Varella, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) – que ) lançou uma campanha contra o projeto, com abaixo-assinado (na página www.idec.org.br/campanhas/facadiferenca.aspx?idc=24) contra a proposta.

Polêmica

O PL é bastante polêmico ao limitar a disseminação de informações na rede. A proposta trata de crimes cibernéticos e criminaliza práticas comuns de internautas como digitalizar e guardar suas músicas num MP3 player ou computador – mesmo que o consumidor tenha passado para computador as músicas de um CD que comprou.

“Além disso, seria considerado criminoso o consumidor que compartilhasse com seus vizinhos seu acesso à internet através de redes Wi-Fi ou que utilizasse plenamente serviços de voz sobre IP na rede, como o Skype”, diz Varella.

Até a prática e usa softwares para destravar e poder assistir a DVDs bloqueados (que só rodam no DVD player) no computador seria crime. “Nesse caso, a proposta prevê detenção de 1 a 3 anos para quem fizer isso. Ou seja, o consumidor não teria nem a permissão para usar como deseja o produto que comprou.”

Guilherme Varella, do Idec (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Para juntar provas necessárias para incriminar o consumidor, o projeto prevê ainda que os provedores de internet retenham mais que o necessário das informações sobre os históricos de navegação dos consumidores na rede.

“Em caso de ‘crimes ou violações’ da lei, os provedores teriam a responsabilidade de denunciar o consumidor, que passaria a ser um criminoso. Isso é preocupante no cenário brasileiro em que inexiste uma lei de proteção de dados pessoais. Vale lembrar que, na internet, praticamente todas as ações passam por relações de consumo (desde o comércio eletrônico até às redes sociais). Portanto, devem valer os princípios do Código de Defesa do Consumidor de transparência e boa-fé, e não de monitoramento e restrição de direitos, como quer o projeto”, diz o advogado Varella.

Além do Idec, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) também teme que a proposta limite a liberdade dos consumidores na internet. “Lógico que é importante se monitorar a segurança na internet, violações aos direitos autorais, mas sem abusos. Mas não se pode criminalizar práticas comuns dos internautas, como digitalizar músicas. Antes, é preciso uma discussão do assunto com a sociedade”, diz Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste.

Varella concorda: “É essencial garantir os direitos na internet antes de criminalizar as condutas. Assim, antes do PL 84/99, é preciso aprovar o Marco Civil da Internet e a lei de proteção de dados”.

COMENTÁRIO DO EDITOR DO BLOG: Projeto inócuo, sem sentido, tecnicamente mal amarrado e que chega tarde demais. Depois que a porta foi arrombada e levaram tudo, deixando terra arrasada, pouco pode ser feito. Criminalizar o consumidor, o cidadão comum, o mero usuário de computador, é apenas uma tática diversionista e enganosa. Há dez anos autoridades norte-americanas tentaram fazer isso na esteira da briga Metallica x Napster.

Alguns 1o ou 15 ou 20 ou 50 foram pegos para Cristo, foram processados para dar exemplo – a mãe de um garoto de 12 anos foi condenda a pagar uma indenização de chegava a US$ 100 mil  por causa dos downloads ilegais feitos pelo garoto – e nada mais aconteceu. Mais do que sem sentido, o projeto atual cai no mero oportunismo, apenas para ganhar espaço em alguns jornais por um período curtíssimo de tempo.

Como será feito o rastreamento dos usuários que cometerão atos ilícitos? O texto do projeto está em consonância com o Código Penal? Com o Código Civil? Como fica a questão da violação de privacidade?

Alguma coisa precisava ser feita, mas lá atrás, com apoio técnico de gente especializada e com ampla discussão dos interessados, como músicos, gravadoras, selos, distribuidoras, entidades de defesa do consumidor, representantes do Ministério da Justiça, entre outros. Apenas “dar um tapa” em um projeto antigo malfeito e nada discutido e colocá-lo em votação nada mais é do que oportunismo.

Policiais brasileiros especializados em crimes virtuais são poucos e com certeza terão coisas muito mais importantes para investigar do que alguns garotos baixando CDs em blogs argentinos, suíços, chineses ou turcos.

A pirataria tem de ser combatida, mas com inteligência e sabedoria. Agora que o mercado buscou alternativas e começa a estruturar um novo modelo de negócio, tanto no meio musical, como de filmes e de programas de computador, o teor desse projeto parece anacrônico e desatualizado, para não dizer amador. Será mais uma lei que “não irá pegar”. (Marcelo Moreira)

Comentários (225)| Comente!

  • A + A -
225 Comentários Comente também
  • 29/07/2011 - 07:13
    Enviado por: Daniel

    Marcelo, uma vez mandei email para o pessoal que fiscaliza a pirataria na internet, indignado, por que os caras não iam atrás dos preços abusivos. Eu achava que eles iriam discordar, mas o advogado da instituição me garantiu: o grande problema são os impostos sobre a mídia.

    Some isso as importadoras que cobram preços muito abusivos e lojas de cds que fazem o mesmo. Além disso, 90% do melhor de metal e 99% de progressivo não tem edições nacionais.

    Se não puder ripar mais meus cds para mp3s estou perdido. Só escuto música assim, ripo e gravo no meu pendrive para ouvir trabalhando.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 12:44
      Enviado por: Raul

      O preço das mídias no Brasil é elevado por causa dos impostos sim, MAS TAMBÉM por causa das margens de lucro estabelecidas pelas empresas.
      Enquanto na Europa é normal as empresas trabalharem com margens de 5%, aqui no Brasil são de 25%, 30%, 50%, 100% ou ainda mais!
      Os automóveis são um exemplo disso, as empresas trabalham com uma média de 30% de lucro, contra 10% na Europa.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 16:29
      Enviado por: André

      é óbvio que te responderam isso, daniel… você acha que o advogado da empresa ia te dizer que a culpa é do lucro dos patrões? o papo de “é caro por causa dos impostos” é pura babaquice liberal pra aumentar a margem de lucro dos empresários e diminuir ainda mais o caixa do estado.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 16:34
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Argumentos válidos, e eu os compreendo, até porque sofro da mesma maneira que você. Gastei muit dinheiro durante a vida para comprar coisas que jamais seriam lançadas aqui, mesmo sabendo que o preço do importado era muito maior do que deveria por ganância e sacanagem. É claro que é uma questão política e tributária, mas é é um fato incontestável que pirataria é crime, download ilegal é crime e prejudica o mercado e os artistas. E aí, o que fazer? Por esta repsosta náo existir ou ser muito complexa é que rende tanto assunto assim.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/07/2011 - 01:10
      Enviado por: Eraldo Silva

      Lei burra, fruto de um legislador burro, não vinga…quero saber como esse jegue, autor dessa lei, pretende fiscalizar o cumprimento da mesma…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 03/08/2011 - 16:03
      Enviado por: Daniela

      Concordo plenamente com você Daniel. Cd’s e dvd’s no Brasil são vendidos a preços abusivos graças a alta carga tributária e a ganancia dos empresários. E isso não acontece só com as mídias, é o mesmo com aparelhos eletrônicos, e até com carros. Porque essa gente não vai atrás dos políticos ladrões? São eles que levam nossos impostos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 09:32
    Enviado por: Eduardo Fabrizzi

    Simplesmente um absurdo, um fenômeno jurídico típico do Brasil. O projeto não se sustenta. Marcelo: só uma sugestão no teor do seu comentário, no trecho: “Como será feito o rastreamento dos usuários que cometerão atos ilícitos? O texto do projeto está em consonância com o Código Penal? Com o Código Civil? Como fica a questão da violação de privacidade?”, fica mais adequado você substituir por “(…). O texto do projeto está em consonância com a Constituição Brasileira? (…)”, pois a Constituição é o diploma maior do país e é a ela que todas as legislações se submetem. O conteúdo deste projeto é totalmente inconstitucional e, se der a lógica, será derrubado na CCJ. Se se tornar lei, algo que pode acontecer, já que o Brasil tudo acontece, o caminho é derrubar por meio de ADIN junto ao STF. Sei que essa sugestão foge um pouco do assunto, mas é que trabalho na área jurídica, então fica aí a ressalva.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 10:11
      Enviado por: Guto Borelli

      Bom, sendo o Brasil duas coisas podem acontecer: 1º, a mais óbvia na minha opinião, não haverá fiscalização, o Azeredo vai fazer seu auêzinho na mídia e a coisa vai esfriar porque o país nunca consegue estruturar uma fiscalização eficiente.

      2º, pode pintar aquele lance de “criar dificuldade p/ vender facilidade”, tipo, os caras te pegam, mas a propina salva!

      eu aposto na primeira hipótese.
      valeu galera “criminosa” de bom gosto

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 16:35
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Obrigado pela sugestão, Eduardo. Acho pertinente a sua observação.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 11:04
    Enviado por: Rafael Couto

    Eles só estão fazendo a coisa certa, do jeito errado, na hora errada, no local errado. Não é desse jeito que vão acabar com a pirataria e afins. Eu não imagino um meio de tal coisa acontecer, mas isso não resolve nada. Deviam é a arrumar um jeito que não fira os cidadãos.
    Se isso for aprovado vai ser muito lamentável.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 11:14
    Enviado por: Fernando

    Vai entrar para o rol das leis que não vão pegar.
    É o mesmo que criminalizar a fita K7.
    Tem cada uma

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 11:21
    Enviado por: alonso

    RIDICULOOOOOOOOOOOOOOOOO essa lei…Fazem leis como essa só pensando no lucro que vai dar no futuro…pensando nas pessoas comprando os CDs Originais e o governo recebendo mais impostos…agora se o artista disponibilizar sua musica na internet ninguem mais vai poder baixar…ou se eu gostar de uma musica que meu amigo tem nao vou mais poder pegar ela por bluetooth…e a internet cara…quem paga sou eu usa quem eu quiser…muito idiota essa lei…Dinheiro é tudo para esse caras.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 31/07/2011 - 00:18
      Enviado por:

      no caso dos CDs eu acho que é um tiro no pé de lojas / gravadoras que gostam de vender o CD físico. Da forma como o mundo está caminhando, em breve nem existirá som para escutar CD, ou serão muito raros, como os MD / fitas. Quem hoje em dia anda com um diskman? Maioria das pessoas que conheco não escutam CD nem no próprio carro, preferem usar algum mp3 para isso. No pc em tão nem se fala. No lugar de criar leis desse tipo, deveriam criar leis para facilitar programas no estilo do Spotify (procurem sobre, é muito interessante para músicas) ou publicidades para pagarem os prejuízos dos downloads ilegais (como publicidade antes dos vídeos no youtube, por exemplo)

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 11:27
    Enviado por: Heitor

    É coisa do Chico Buarque de Holanda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 11:33
    Enviado por: Fabio

    Meu Deus! Nunca vi tanta informação errada na mesma notícia.

    Antes de mais nada convém ler o texto do PL 84/99 antes de sair escrevendo. A íntegra pode ser lida aqui: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=15028

    Quanto aos erros:

    1º O PL 84/99 não trata, em nenhum de seus artigos, de direitos de conteúdo ou propriedade intelectual. Logo, afirmar que “quem compartilhar sua rede de banda larga de internet wi-fi com os vizinhos, compartilhar músicas pelo bluetooth do aparelho celular ou usar softwares para desbloquear mídias de DVDs e assisti-las no computador” vai para cadeia não passa de DESINFORMAÇÃO, pois não tem sustentação nenhuma em fatos. Para afirmar isso vocês teriam que apontar e transcrever o artigo do projeto que faria isso.

    2º O PL84/99 não “nasceu no Senado”, mas na Câmara, em 1999! Depois, não foi “aprovado aprovado rapidamente e de forma obscura”, tendo em vista que foi aprovado na Câmara em 2003, e demorou 5 anos no Senado Federal, de 2003 até 2008! Convém ver as etapas de tramitação (no link acima que indiquei) antes de escrever informações erradas sobre tramitação.

    3º O fato de “tramitar com urgência” não “significa que já entra na pauta de votação assim que a Câmara voltar do recesso parlamentar”. Existem milhares de projetos com urgência que nunca foram apreciados. O que entra na pauta da Câmara é definido pelo Presidente da Câmara, ouvido os líderes. Convém saber um pouco mais sobre o funcionamento da Câmara antes de sair escrevendo sobre detalhes regimentais.

    4º O dispositivo que tratava de denúncia espontânea, que seira o inciso III do artigo 22 do PL 84/99 foi retirado do texto. E mais, esse dispositivo só se aplicava para o caso de crimes sujeitos a acionamento penal público incondicionado, que são os crimes cometidos contra a Administração Pública, Estados, Municípios e DF. Ou seja, o que vocês colocaram no artigo acima é totalmente inverídico e sem sustentação nenhuma em fatos. É inacreditável, mas acho que tanto o Varella quanto o articulista sequer chegou perto do texto do PL 84/99 para dar opinião sobre o assunto. Aí fica difícil!

    Ou seja, tudo que foi escrito acima está errado. O tema é complexo e técnico, pois envolve conceitos de TI, Direito Penal. Opinar sobre um texto altamente técnico como o PL 84/99 sem ao menos o ter lido dá nisso que vemos aqui. Lamentável.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 16:37
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Tudo o que o texto traz está correto. Suas ressalvas estão feitas. Seu comentário está recheado de absurdos. O texto publicado no blog e no Jornal da Tarde está mantido e apoiado.
      E quem você acha que é para dizer que qualquer coisa é lamentável?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 17:59
      Enviado por: DIego

      Agora fiquei curioso, estou no trabalho e não dá tempo ler todo o projeto, mais assim que chegar em casa vou da uma lida legal nele e tentar entender como em um artigo tão “simples” surge uma divergencia tão grande. De um lado o autor do artigo, que com certeza buscou fontes para publica-lo e do outro lado FABIO um defensor forte do PL, que aparentemente tem conhecimento sobre o assunto. Vou informar e volto no assunto, porém gostaria muito de saber, QUEM É FABIO?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/07/2011 - 20:30
      Enviado por: Uélintom

      Só para refrescar a memória. Este senhor Azeredo, que apresentou o Projeto em sua forma mais nociva (um ataque hediondo às liberdades, daí o AI-5 Digital) é o mesmo que teve que responder recentemente à justiça por ter sido o iniciador do tal do Mensalão do PSDB. Se a justiça o inocentou, ou alguma comissão da Câmara, ok, Paulo Maluf também já escapou de várias. A questão é, meu amigo, é você quem vai falar de moralidade pra cima de moi? Toma teu rumo!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 31/07/2011 - 03:04
      Enviado por: Leandro Blanes

      Devia ter lido todos os comentários… acabei de comentar algo parecido

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 11:38
    Enviado por: Sr. Omar

    TRÁGICO SR. JULIUS, TRÁÁÁÁÁGICO!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 11:55
    Enviado por: Bruno Garcia

    Enquanto essa pouca vergonha se dissemina no congresso, nossas escolas estão decadentes de educação que valha para alguma coisa, as merendas estão sendo desviadas para contas correntes de líderes políticos, livros didáticos estão sendo grafados com erros seríssimos de matemática, e os de português incitam que falar errado está correto. Enquanto se dissemina essa “falta do que fazer”, nosso cenário de política nacional esta envenenado pela doença da corrosão de poder, ministrada pela corrupção e pela garantia do direito privado. Já no ministério dos transportes ocorre uma verdadeira lavagem de gente que não vale a comida que come.
    Deste modo, não posso acreditar no que estou lendo!!!!! Deve ser algum arquétipo de pesadelo, acho que vou gritar muito, quem sabe eu acordo!?!?!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 11:59
    Enviado por: Alexandre

    Acho que a idéia disso é tirar mais dinheiro do povão trabalhador! Está sendo criada mais uma indústria da multa, depois que esta mãe nos Estados Unidos foi multada em 100.000 dólares porque o filho de 12 anos fez uns download’s, imagino que deve ter enchidos os olhos dos nossos políticos, concordo que o download na internet deve ser severamente combatido, punindo com cadeia quem disponibiliza material gratuitamente para qualquer cidadão copiar, inclusive imprimindo capa e tudo mais! Mas é um equívoco por exemplo proibir o cidadão(ã), que comprou seu cd, de ouvir ou passar para o computador, isso é um exagero, eu por exemplo enquanto teclo neste instante estou ouvindo um cd no meu computador, e se eu quiser neste instante gravar ele aqui e levar meu cd para casa? Isso é exagero! Mas o crime na Internet tem que ser coibido sim, as pessoas tem que entender que não podem ter de graça o trabalho e o sustento do artista! Valeu galera de bom gosto!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 12:21
    Enviado por: Eduardo Fabrizzi

    Guto: exato, mesmo que isso se torne lei, o que acho difícil, vai ser daquelas legislações mortas ou como dizem que “não pegam”. Alexandre: exatamente pelo fato dos seus argumentos que a lei é inconstitucional, pois não há qualquer ato ilícito em digitalizar um cd que lhe pertence e deixá-lo no seu computador para uso doméstico, pois você não está comercializando, fraudando, etc. Eu concordo que crimes de internet têm de ser combatidos e punidos, mas a questão é que este ato de simplesmente digitalizar um cd não pode ser considerado como uma contravenção, pois não existe dano.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 13:36
    Enviado por: Robespierre Mendonça

    Bom, como os hospitais são dignos e atendem com qualidade, a criminalidade está baixa, quase nula, as estradas lindas como em filme de Hollywood, as doenças tropicais foram extintas, o desmatamento da Amazônia parado, os políticos que desviam verbas públicas todos presos, acho que chegou a hora de pensar nisso mesmo.
    Precisamos nos mobilizar pra EXIGIR que tudo o que compramos em vinil seja nos ressarcido em novas mídias! Eu já paguei, exijo tudo em novas mídias, não me interessa qual será a nova mídia inventada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/07/2011 - 17:05
      Enviado por: Manoel

      Concordo ips literis com vc Mendonça. Esses patifes que vivem do talento dos artistas e quem realmente lucram, os tais estúdios, adoram e dão risada do mundo. Veja: Relançam tudo o que já temos em Blue Ray, e ficamos doentes se não temos em nossa coleção. A pirataria sempre foi promovida por eles próprios, como é que destravam essas mídias se não “vazar” o código da cripto por alguem de dentro. Aí temos o gostinho do que vem pela WEB, notoriamente de qualidade inferior, e aí um dia lindo compramos pela milésima vez o mesmo produto, recauchutado mas cheio de EXTRAS, cenas deletadas, bastidores, etc. É só ver por todo lado: aumentaram as vendas de todas as mídias pós evento difusão mundial da WEB. Todos lucraram e vão lucrar mais ainda…É tudo conversa pra boi dormir essa papagaida aí…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 13:58
    Enviado por: Michele

    Por nossos Direitos. Refaçam o Código Penal Brasileiro.
    Constitucionalizem o Ficha Limpa. Parem com a Corrupção. Entre tantas outras
    coisas!
    A Política do nosso País é asquerosa!
    Nota Dez em Perda de Tempo!
    Desorgulhoso de Ser Brasileiro!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 14:46
    Enviado por: Leonardo

    Eu acho nós todos deveríamos nos entregar à polícia; com certeza todos que estão lendo esse texto são criminosos… sim, não haverá cadeia suficiente além de que o país pararia, pois haveria 1/3 da população brasileira na cadeia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 14:57
    Enviado por: Alexandremk

    Como um sujeito que tem no currículo, a suspeita do crime de corrupção( O mensalão mineiro ), colocar uma lei dessas, não tem legitimidade e nem moral.
    Sempre comprei CD,W4 sempre copiei para o computador, uso o MP3. De uma hora para outra o que faço vira crime, é um absurdo sem precedente.
    Quer dizer que por causa dos outros delitos, entro no mesmo balaio, não acredito que isso vai inibir possíveis crimes na Internet.
    E como dizem na mídia, cria-se dificuldades e depois vende-se facilidades.
    É uma lei Frankenstein.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:00
    Enviado por: Augusto

    Muitas bandas disponibilizam gratuitamente pra download algumas faixas, pelo MySpace ou similares. Isso seria crime também? E o comércio de mp3 virtual, como iTunes?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:07
    Enviado por: athayde arantes

    É só fazer um levantamento nos computadores do deputados, que eles serão os primeiros a irem para a cadeia com esta lei aprovada.Não vai dar em nada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:11
    Enviado por: Mauricio

    Desculpe, mas não ando com meus cds originais no carro, se me pegarem é prisão perpétua, pois tenho várias cópias(dos meus cds originais), fora o meu pendrive.Não estou nem aí se virar lei, vou continuar do mesmo jeito.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 16:00
      Enviado por: Rodrigo

      Esquenta não amigo.

      Não existe prisão perpétua no Brasil.

      No mais, essa lei foi criada apenas para defender os interesses de terceiros (como acontece na maior parte das vezes), em especial das indústrias fonografica, de cinema e os amiguinhos banqueiros dos nossos queridos políticos.

      Eu vou passar a gravar as músicas do rádio, já qua não posso mais baixar. Isso é permitido né? Ou ainda, gravar os programas que passam na Tv para assistir mais tarde (afinal, trabalho o dia todo e não posso assistir Tv). ;)

      As indústrias da música e do cinema já deveriam ter se adequado a nova realidade. A mesma pertubação aconteceu com o surgimento da fita k7, que permitia aos usuários gravar as musicas das rádios ou copiar os discos (os bolachões de vinil). O tempo passou e elas não quebraram por isso. Agora insistem na idéia de que a internet está quebrando a indústria fonográfica.

      Enfim, sou da opinião que, mesmo que essa lei seja aprovada, nada muda na prática, já que ninguém vai fiscalizar.

      Provedor dedurando usuário? Não acredito, afinal, porque ele entregaria a pessoa se ela (o usuário) paga pelos serviços? Seria uma pessoa a menos pagando e consequentemente, menos receita.

      Enfim, vamos ver no que dá

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 15:14
    Enviado por: Matheus

    Isto é a democracia no país! Na nossa era digital, devemos pensar na proteção ao ambiente, e com a proibição deste tipo de atitude, de baixar músicas mp3, com toda certeza, haverá maior consumo de cds, e claro, o descarte dos mesmo irá poluir muito mais…
    Não devemos desconsiderar que o autor da música acaba perdendo a sua parcela da fatura que teria sobre sua própria arte, mas o que vem a ser mais caro… Pagar o autor, ou destruir mais, degradar mais, para descartar cds que não são mais uteis…
    E sem contar o absurdo que são os impostos colocados sobre os produtos que estão vindo de fora do país.
    Carros custam o DOBRO DO PREÇO AQUI NO BRASIL.
    Realmente o Brasil está indo para frente! Pra frente do buraco, esperando estourar uma manifestação da nação. E depois reprime a população, e acusa todos de serem vagabundos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:14
    Enviado por: Kyubey

    O cara que fez esta lei, não deve ter visto uma pesquisa que fizeram num país europeu, onde a maioria das pessoas qu “pirateiam” músicas, depois vira um grande consumidor de produtos originais: http://www.tecmundo.com.br/11725-estudo-afirma-que-consumidores-de-pirataria-nao-sao-criminosos.htm

    Ou seja, poderiam fazer a seguinte proposta: 2% dos lucros mensais das provedoras, seriam destinadas ao grupo responsável pelos Direitos Autorais (sem aumento na mensalidade!) e também, baixar os impostos embutidos nas mídias e no processo de gravação e distribuição dos produtos audiovisuais e softwares originais.

    Se esta lei falha e abusiva passar, o Brasil pode ficar pior que a China em termos de restrição a internet.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:14
    Enviado por: Daniele Vasconcelos

    Crime é o que foi proposto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:17
    Enviado por: Alexander Victor

    Comentário perfeito do editor do Blog. Somos um pais de anacrônicos, liderados por anacrôcnicos…..e o pior defeito da pessoa humana é a ignorância….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:18
    Enviado por: LOL

    essa lei vai acabar com toda mídia digital que não é comercializada mas transmitida … os ouvintes vão diminuir suas chances de conhecer novas bandas e a cultura do pais vai diminuir, pra variar vai forçar a população a criar outar forma mais forte de pirateamento online ou offline. parem de ser burros e criem alguma lei que se presta bando de desocupado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:21
    Enviado por: Guibson

    É bom q não pegue…. pq se não outros métodos vão nascer e eu serei criminoso de pirraça haha…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:24
    Enviado por: Renan

    Mais uma lei vinda de um burocrata que não entende nada de informática.

    Pergunto como será fiscalizado isso (se é que será, ou vai ser só mais uma lei pra entrar no nosso repertório)? Teremos um “grande firewall” como o da China?

    Antes do Brasil querer combater “pirataria”, combatam corrupção, crimes ambientais, resolvam os problemas que afetam a toda a população e não apenas a 1% dela.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:24
    Enviado por: William

    Essa Lei é inconstitucional. Principalmente pelo fato de que ela fere a privacidade do cidadão. Segue: “Para juntar provas necessárias para incriminar o consumidor, o projeto prevê ainda que os provedores de internet retenham mais que o necessário das informações sobre os históricos de navegação dos consumidores na rede.”
    Isso significa tanto a fazenda quanto os provedores devem se preparar – no caso desta lei absurda passar – para tomar processos absurdos nas costas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:26
    Enviado por: JOSE CARLOS MOTA

    Esse país é um absurdo, as leis são feitas como se estivesse fazendo um bilhete qualquer e colocado como obrigação.
    Deveriam observar as leis que existem, e faze-las serem cumpridas, e não inventarem mais leis absurdas como essa.
    Uma pessoa que tem no curriculum suspeita de crime de corrupção esta agora querendo aplicar uma lei se nem ele mesmo observa as leis de licitação e outras, e fazem a farra com odinheiro público.
    Essa lei é um absurdo, estão querendo impor a DITADURA nesse país, o povo já paga por tudo através de impostos e agora querem amordaçar o direito de comunicação que temos.
    Como dizia Chico Chaves em sua musica ‘ESSE É UM PAÍS QUE VAI PRA FRENTE” andando para trás.
    Será mais uma lei que não será cumprida, pode apostar nisso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:27
    Enviado por: César

    Quero ver onde arranjarão cadeia pra essa gente toda…

    Só não encontrei a lógica na parte onde criminalizaria o serviço de voz por IP. Sério, onde está o problema nisso? Coisa de empresas de telefonia?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:28
    Enviado por: Amanda

    A cadeia já não anda lotada demais?
    Aprovar um projeto desses seria transformar o Brasil em uma prisão aberta.
    Porque provavelmente, a maior parte da população já cometeu um “crime” como esses.
    O PL é só mais um modo de enrolar o povo, enquanto a corrupção rola solta.
    O que mais levaria um país a criar uma lei análoga ao regresso?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:37
    Enviado por: Daniel Lenharo

    Olha a cara do individuo, porra meu vai se preocupar com coisa importante, o cara ta de brincadeira né?
    O verdadeira trouxa Brasileiro

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:41
    Enviado por: Brener Alexandre

    Esse mundo tá muito sem assunto mesmo viu! era só o q faltava! tornar ilegal o uso do wifi entre vizinhos eo skype??? aí vão tornar ilegal o msn, yahoomessenger… google+ que tem ferramenta de video conferencia com audio,a twitcam que segue um modelo similar? diminuir o salario deles eles não querem não né? investir na educação, diminuir a carga tributária sobre os eletroeletrônicos, mídias e livros, isso ninguém quer fazer! há! esse cara é um palhaço quem ele pensa que é!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:42
    Enviado por: miro calmasini

    quem procura cultura e informacao vai pra cadeia, quem furta milhao da populacao… brazilzilzilzil!!!!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:44
    Enviado por: Carlos

    Nem um dinossauro com cérebro semi-desenvolvido assinaria isso. Ainda bem, porque temos a Dilma…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:53
    Enviado por: Janderley

    A revolução tecnológica aniquilou profissões, extinguiu empresas, obrigou milhões de pessoas a saírem do comodismo e a investirem no próprio aperfeiçoamento para que não fossem excluídas do mercado. Mesmo assim, parece que algumas empresas e profissionais agem como se tivessem direito a algum tipo de blindagem, de imunidade às consequências das mudanças que atingem a todos, indistintamente. As indústrias beneficiadas por essa aberração jurídica não só estão na contramão do avanço tecnólogico como estão usando de influência ($$$?) para conseguir isso dos que deveriam representar o povo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:56
    Enviado por: Julio Cesar

    Deixa eu ver se eu tendi. Se eu comprar uma música em mp3 no iTunes, eu vou preso?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 16:49
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Em tese sim… (risos) O texto da lei é tão louco que isso pdoe ocorrer. Não exatamente o fato de comprar, mas o fato de manter os arquivos em computador ou dispositivos que podem, em algum momento, ser compartilhados. Maluquice.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 15:56
    Enviado por: Pejota

    Vou converter minhas MP3 pra OGG…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 15:57
    Enviado por: Carlos

    Ok! Em que cadeia vão colocar todo mundo???
    hauhauahua
    Mais uma palhaçada desse congresso nacional!!! Não é um país sério mesmo!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 16:01
    Enviado por: KARLOS

    O Azeredo ,envolvido em suborno,mensalão e outros crimes,propoe uma lei absurda destas,tornando o Brasil a cada dia a maior ditadura civil,como nunca antes nessepaiz.Os piores elementos da politica,ditando leis opressoras ao povo brasileiro!
    ABRAÇOS FRATERNOS

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 16:06
    Enviado por: Leonardo Borges

    Aí mano, cola em casa, vou trocar uma ideia no skype enquanto ripo um CDzinho, mas é na miúda, pros alemão num embaçá. Quem fecha?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 16:17
    Enviado por: Nivea

    Eu entendi bem ou também vai ser proibido ouvir música num Mp3/iPod? Afinal, para ouvir música você tem que armazenar o mp3…
    Enfim, tanta coisa pra fazer e os caras se importam com uma picuinha dessas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 16:39
    Enviado por: Thatiana

    Cadeia para político corrupto que é bom nada né.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 16:39
    Enviado por: william James

    Misturam alhos com bugalhos. Por exemplo, impedir o Skype com a audição de músicas em aparelhos MP3, agora MP4. Fico imaginando a polícia detendo as pessoas que portam os auriculares nos ouvidos durante suas atividades de deslocamento e espera. É o fim da picada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 17:06
    Enviado por: dunha

    olha a cara de ECAD do cidadao! copiar = imitar = fazer à semelhança de = de maneira idêntica ou análoga = INALTERADO .. oras me diz um musico que se preza gravar suas musicas em mp3 ou seja mais uma furada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 17:10
    Enviado por: Rod

    O Brasil é ridículo.
    Ai que vergonha!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 17:28
    Enviado por: Snowmeow

    Enquanto isso, os ladrões de verdade que agem nos meios político, religioso, esportivo, etc, que fazem mal sério para o povo brasileiro, e os traficantes, “coronéis”, jagunços e rapineiros de toda sorte, continuam livres, leves e soltos.

    Se essa lei for aplicada – Como duvido que será – Vai faltar cadeia – Como já falta.

    E agora que o Skype foi comprado pela Microsoft, essa lei vai afundar feito pedra, pois esse projeto de lei prejudicaria – E muito – A Microsoft (Sem falar nos pobres mortais usuários de Skype).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 17:30
    Enviado por: Udo Karl Behrens

    Deixa eu ver se entendi direito: roubar, desviar e usar indevidamente o dinheiro público, pode! Super faturar obra pública, pode! Fraudar licitação, pode! Deixar cidadãos doentes morrerem na fila do atendimento, pode! Agora, copiar uma musiquinha no MP3, não pode.
    E viva a República Bananeira do Brasil !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 18:00
    Enviado por: Ricardo

    É SÓ CRIAREM OUTRO NOME PARA O ARQUIVO QUE PRONTO ! A LEI NÃO PODE PUNIR… MP2, MP1 … EAÍ VAI..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 18:02
    Enviado por: hal_po

    Um cara colide com seu Porsche a 150 Km/h e mata uma mulher. Após pagar uma fiança de R$ 300.000 é liberado para responder processo em liberdade.
    Pergunto: qual é a credibilidade da Justiça em imputar prisão a um cidadão que tenha compartilhado com alguém arquivos de música em MP3?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 18:04
    Enviado por: flaviodolar

    escutar musica não pode ….copia-las . ou até mesmo fornecer sinal pra mulekada vai virar crime ?
    e roubar a população com a corrupção e desvio de dinheiro isso pode …

    muitos brasileiros e poucos politicos
    e eles ainda nos fode e ficamos calados

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 18:08
    Enviado por: Giovanni

    não sei por que vcs estão preocupados, essa lei é LETRA MORTA. O estado não tem infra pra fiscalizar reprimir o tráfico e a bandidagem e vcs acham que vão atrás de quem faz downoload de mp3 ? Talvez usuarios que fazem centenas de gigas por mes mas usuarios normais como 99% da população, vão fazer o que ?
    Mais um deputado legislando sobre o nada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 18:09
    Enviado por: Arlindo Cruz

    Essa lei é aprova escrita e vomitada da icompetência dos fazedores de leis que se entitulam deputados e senadores..muitos semianalfabetos da lingua e quase todos analfabetos digitais, mas muito espertos em manipular verbas e promover a corrupção brasílica. Dito isso é uma lei inócua pois qualquer garoto de 15/18 anos com boa formação em programção burla com facilidade a identificação de seu Ip seja randômico ou fixo..portanto senhores legisladores tolos vão plantar batatas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 18:28
    Enviado por: Helton Luz

    Ué, e para os técnicos de informática? como vão fazer downloads dos Drivers Controladores dos computadores e ferramentas de análise???
    Tanta coisa mais importante para se preocupar, como o crime virtual e pedofilia virtual, tem gente querendo criar leis para limitar o entretenimento da população, que anda stressada na correria para o trabalho, e quer relaxar ouvindo uma musica que gosta ou que faz lembrar um momento bom, agora está proibido oO?
    Simples: Joguem esta lei ridícula no lixo ou, Baixem conversores de MP3 para WMA e está resolvido! Dentro da lei!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 18:32
    Enviado por: Eliseu Rios

    É… agora sim teremos (a nação) que construir milhares de cadeias para prender os internautas. Enquanto no congresso, as coisas são feitas às escuras e eles continuam soltos, apesar dos pesares, “mas amanhã há de ser um novo dia”… creio eu!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 18:36
    Enviado por: joão

    Eu quero saber onde eles vão colocar os criminosos virtuais, já que o Brasil não tem vagas nos presídios para os criminosos tradicionais. Quem sabe eles não inventam um presídio virtual e desviam milhões de reais na sua construção. Ah! nossos políticos….!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 18:36
    Enviado por: Adriano

    Pessoal,

    Não da pra tolerar um absurdo desses na era digital, ao invés de inventarem novos modelos de negócio ( precisa-se de massa cinzenta pra isso ), as pessoas se entregam a lobby politico para estender a vida de um modelo falido da industria fonográfica.
    Vamos dizer não restrição da informação !!! Vamos dizer não a burrice de nossos politicos e porque não aos seres antiquados que tentam se agarra a qualquer custo num modelo morto que escoa para o ralo.
    Não deixem que te tornem um criminoso porque você compartilha cultura com seus amigos. Copie a notica na intrega e repasse a sua lista de amigos. Eu acabei de fazer isso.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 20:00
      Enviado por: Kyubey

      Além de repassar a noticia aos amigos, mandei eles assinarema a petição do site do IDEC.

      Eles (os políticos) não podem fazendo leis sem ouvir o povo e especialistas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 18:53
    Enviado por: Fernando

    Aqui no Brasil o que mata a industria fonográfica é o fixação na antiga idéia de que a gravadora pagar jabá no radio e TV seja suficiente para garantir a popularidade comercial de um artista. A questão não é se as pessoas estão baixando ilegalmente a musica dos grandes astros das gravadoras, mas se elas ainda tem interesse suficiente no nicho de artistas que pode ser oferecido pelas gravadoras. Devido à internet o universo musical hoje é literalmente infinito do ponto de vista de quem produz e busca musica. Tornou-se praticamente impossível para as gravadoras fabricar artistas para brigar em um mercado onde a oferta é infinita. Onde a oferta é infinita não existe nem mercado! Na nossa sociedade a musica ultrapassou os limites do mercado, e pelo volume de som independente de ótima qualidade que existe por aí, parece que a musica enquanto arte anda muito bem, obrigado. Com essa lei o lobby das gravadoras quer proteger um mercado que, para o bem da livre cultura, tende a desaparecer!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 19:26
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Que a vida mudou, não há dúvida. A internet atropelou e passou por cima, é uma mudança que ainda é difícil de ser medida quanto ao seu impacto. Seu pensamento faz bastante sentido, mas ainda não sei se esse admirável mundo novo musical será bom ou ruim, especialmente do ponto de vista da música enquanto negócio e também em relação ao ponto de vista do artista.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 20:01
      Enviado por: Kyubey

      Esta lei também iria “matar” muitos cantores independentes, que divulgam e incentivam a gravar e repassar.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 19:05
    Enviado por: Eduardo Augusto

    Esta lei é um descalabro total. Se for aprovada, da noite para o dia, todos nós nos tornaremos criminosos. Então, que tal nos prender a todos e deixar em liberdade os criminosos reais?? Hoje em dia, nem estes vão para a cadeia. E quando vão, com a progressão de regime, logo são soltos, mesmo cometendo os mais bárbaros crimes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 19:14
    Enviado por: ze

    Tão absurdo como criminalizar a ida ao banheiro. Idiotas !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 19:22
    Enviado por: an

    Como se algo fosse acontecer caso essa lei seja aprovada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 19:38
    Enviado por: fabio

    é o AI-5 digital. essa é a democracia do século 21 de nossos governantes inúteis. vivemos mesmo um estado policial onde tudo é proíbido, exceto a corrupção política. só mesmo os militares para nos salvar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 20:17
    Enviado por: @pedrocipoli

    Na boa, o que está para acontecer é um crime cometido pelo Governo. Estou vendo poucas pessoas se revoltarem com isso e, se for aprovado, vão se arrepender brutalmente.
    O Governo historicamente nunca fez algo para ajudar a população e se fez foi com segundas inteções. Mesmo as boas inteções demonstraram uma total incopetência que é próximo do patético por parte de nossos governantes.
    Imaginem que casa CD, DVD, download, post, qualquer ação na internet, será monitorada e punida, sendo ela ilegal ou não, e vocês terão apenas uma idéia do quanto injusto é isso.
    Não concordo com pirataria, mas impostos e oportunismos do Governo obrigaram as pessoas a isso. Agora querem punir um problema que foram eles que criaram.

    Hashtag do twitter: #foraAI5digital

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 20:25
    Enviado por: Marcos

    ESSES DESOCUPADOS QUE INVENTAM ESTAS LEIS RIDICULAS, DEVIAM SE PREOCUPAR COM OS PREÇOS ABUSIVOS QUE TEM NO BRASIL, O SISTEMA DE TELEFONIA É O MAIS CARO DO MUNDO, UMA VERGONHA, CDS COM PREÇOS EXORBITANTES, ENRIQUECENDO GRAVADORAS, ESSES CRIMES SÃO LEGAIS,DAQUI UNS DIAS ATÉ PARA IR AO BANHEIRO TEM DE PAGAR, CLARO O DE NOSSA CASA, VEJA O EXEMPLO DE MILHOES GASTOS PARA ESSA FALSA COPA DE 2014, QUANTO DINHEIRO E A SAÚDE NUNCA TEM DINHEIRO, PARA OS APOSENTADOS NUNCA TEM, PARA AUMENTO DE SALARIOS NUNCA PODE AUMENTAR, MAS PARA OS SAFADOS POLITICOS QUE NAO FAZEM NADA E SÓ FICAM PLANEJANDO ROUBAR OS BRASILEIROS ISSO ELES TEM TEMPO E CABEÇA PARA VOTAR…TEMOS DE NOS UNIR E LUTAR CONTRA ESSES MAFIOSOS DA POLITICA QUE FAZEM TUDO PARA TIRAR O DIREITO E LIBERDADE DO POVO, INCLUSIVE ROUBAR O POVO DENTRO DE UM SISTEMA QUE ELES CRIAM E PASSA A SER LEGAL,,,ARRUMEM O QUE FAZER BANDO DE DESOCUPADOS

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 20:30
    Enviado por: Daniel

    Uma pergunta, obviamente, fazer downloads é ilegal.Mas dúvido que seja isso que está prejudicando a indústria fonográfica ou mesmo afetando diretamente os artistas. No passado emprestava um LP de um amigo e gravava em K7. Pela lei isso era ilegal, mas será que isso realmente afetou as vendas de Lps ? Hoje eu estava comentando o assunto no site do Alex Skolnick quando pensei, se morasse nos EUA ia comprar 5 cds por mês. Aqui mal da´ para comprar 1 com essa grana. Andei fazendo umas pesquisas em sites que vendem cds, e tem coisas como um cd do Pantera por 40 reais. Nos downloads ilegais são ruins, mas não acho que gravadoras, lojas e muito menos os artistas sejam tão bonzinhos assim. Pelo contrário…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 20:45
    Enviado por: Larissa

    eles poderiam se preocupar em fiscalizar as fotocopias ilegais antes de fazer outra lei dessas…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 20:47
    Enviado por: Jefferson

    Não existe valor absoluto na Constituição da República Federativa do Brasil. A proteção ao patrimônio é válida, mas não é absoluta, e deve ser ponderada com outros direitos fundamentais, como a intimidade e o direito ao acesso a cultura. Se aprovada, esta será mais uma lei estúpida a ser retaliada pelo STF por sua flagrante inconstitucionalidade – exatamente como aconteceu, e continua acontecendo, com outra lei estúpida: chamada erroneamente de “lei do desarmamento” que previa “prisão provisória em regime fechado”, inafiançalvel, para quem portasse apenas um cartunho de revolver (mesmo sem o próprio revolver) – anomalia já retirada do mundo jurídico pelo STF.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 21:11
    Enviado por: Geraldo lacerda

    Vão precisar construir muitas prisões no Brasil. Quem sabe a gente não sede algumas celas para prender também os políticos corruptos!?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 21:19
    Enviado por: Marcos

    Se continuar como está, todos os brasileiros tem de se juntar e fazer o que foi feito com o color, e a Dilma, que disse estar do lado do povo, onde está agora……amiga do lulinha, só passeando de jatinho com aquele sorriso hipócrita…E Dilma você está como Presidente de um País e não de um parque de diversões..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 21:25
    Enviado por: Marcos

    AQUI NO BRASIL AGORA SE JOGA CRIANÇA NO LIXO, SE MATA POR ESTAR ALCOOLIZADO, POR DROGAS E NADA ACONTECE OS DEVIDOS MELIANTES SÃO LIBERADOS, AGORA SERÁ QUE A LEI ABSURDA ACIMA É MAIS IMPORTANTE DO QUE OS DIREITOS DOS CIDADÃOS?..GENTE QUE BEM DIZER NÃO ESTÁ COMETENDO CRIME VAI PRESO?..COPIAR UMA MÚSICA DA INTERNET PARA OUVIR PESSOALMENTE NÃO É CRIME, AGORA COMERCIALIZAR, SIM..POIS TEM DIREITOS AUTORAIS..QUANDO DIZEM NECESSÁRIO ABRIR UMA RUA ELES DESAPROPRIAM CASAS E PAGAM O QUE QUEREM AOS DONOS,,,CADÊ A LEI..OU ESTAMOS EM UM PAÍS QUE NÃO TEM DEMOCRACIA?..SERÁ UM REINADO…SERÁ QUE VOLTAREMOS AOS TEMPOS DE NERO?…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 21:33
    Enviado por: Marcos

    QUANTOS POLITICOS USANDO OUTRAS PESSOAS USAM DE CÓPIAS DE FILMES DE DVDS E COLOCAM PARA VENDER EM BANCAS, EM SÃO PAULO TEM MUITO DISSO, USAM EQUIPAMENTO SOFISTICADO E ATRAVÉS DE LARANJAS LUCRAM COM ISSO, QUANTOS POLITICOS USAM E VENDEM DROGAS?..NÃO SOMOS CEGOS..SOMOS O LADO MAIS FRACO DA CORDA, O QUE ELES VISAM É O PODER E O DINHEIRO,,,SERÁ QUE COMPRAM SAÚDE?..VEJA O CASO DE MARIO COVAS..O QUE ADIANTOU TANTO PODER E DINHEIRO..SERÁ QUE CONSEGUE-SE COMPRAR SAÚDE?..PORQUE MUITOS QUE MATAM, ROUBAM E ETC..NÃO FICAM PRESOS…AS LEIS MUDAM PARA BENEFICIO DOS QUE ESTÃO NO PODER,,UM PODER ILUSÓRIO, POIS A DOENÇA E A VELHICE UM DIA TIRA…TERIA VERGONHA DE TER UM PAI OU UMA MÃE NA POLITICA, SE AGISSE COMO OS ATUAIS…VEJA O CASO DO TIRIRICA..UMA PIADA PARA NOSSO PAÍS..BOM UM PAÍS QUE QUEREM FAZER UM CIRCO NÃO É DE SE DUVIDAR..QUE VERGONHA..LÁ FORA DEVEM RIR DE NÓS…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 21:36
    Enviado por: Marcos

    TUDO O QUE FOI ESCRITO ACIMA, É REAL, TODOS BRASILEIROS SABEM DISSO, NÃO TEM COMO CONTESTAR OU DIZER QUE É FALSO..SÓ AQUELES QUE SÃO PUXA SACOS, OU TEM RABO PRESO, COMENTARIAM ALGO EM CONTRÁRIO….TRISTE PAÍS, TRISTE POVO..PODERIA SER UM POUCO MELHOR….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 21:41
    Enviado por: Ernani

    Entao aki todo mundo é a favor da pilantragem, do roubo, da sacanagem. Pirata tem de ser preso mesmo, tem de ser condenado e pagar um montão de dinheiro por ter roubado conteudo. quanto mais gente presa melhor, assim quem sabe viramos um país decente. quem tá defendendo a pirataria é um bando de safados. tem que aprovar a lei mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 21:55
      Enviado por: Marcos

      PARECE QUE O AMIGO NÃO ENTENDEU O CONTEÚDO DA LEI, NINGUÉM É A FAVOR DE PIRATARIA OU MAL USADO DE UM SISTEMA ONDE VOCÊ ATÉ PODE COPIAR, EDITAR ,IVROS E VENDER, BAIXAR MÚSICAS E VENDER, ISSO É CRIME, POIS TUDO TEM DIREITOS AUTORAIS..AQUI NINGUÉM ESTÁ DEFENDENDO ATOS CONTRA A LEI, APENAS SE VOCÊ LER COM ATENÇÃO O QUE ELES QUEREM APROVAR CREIO QUE VAI MUDAR DE OPINIÃO, LEMBRE-SE É ERRADO MATAR, FAZER RACHA NAS RUAS, DIRIGIR EMBRIAGADO, JOGAR CRIANÇAS RECEN NASCIDAS NO LIXO, ENFIM TEM MUITA COISA ERRADA ACONTECENDO, MAS O QUE QUE QUEREMOS DIZER É QUE TODAS ESSAS LEIS SÃO DE INTERESSE DOS POLITICOS, POIS VEJA QUANTOS ANOS EXISTE INTERNET, MUSICAS ON LINE, ETC E SÓ AGORA ALGUÉM ENTRE ASPAS ACORDOU..VOCÊ PERCEBEU O INTERESSE QUE TEM POR TRÁS DESSAS LEIS..ELAS TEM UM FUNDO ONDE SÓ VAI FAVORECER AOS GRANDES, E INSISTO QUANTO AOS MATERIAIS COM DIREITOS AUTORAIS, CLARO ELES DEVEM SER REPEITADOS.NINGUÉM QUER VIRAR BANDIDO VIRTUAL, SERÁ QUE CAIU SUA FICHA….OU SE INFORME MELHOR COM ALGUÉM COMO UM ADVOGADO ETC..ELE LHE MOSTRARÁ O LADO QUE PREJUDICA A POPULAÇÃO, CLARO QUE NINGUÉM E MUITO MENOS EU SOU A FAVOR DE TRANSGREDIR DIREITOS AUTORAIS…REFLITA MELHOR..NÃO LEIA APENAS OS COMENTÁRIOS..SE INFORME..VOCÊVIVE NO BRASIL,,SE ESQUECEU?….

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 22:03
      Enviado por: Marcos

      e interessante chamar de safados, será que você nuca baixou uma música da internet para você ouvir?…não é crime, agora baixar varias músicas, e montar cds e dvds e vender isso é crime, você nunca baixou um livro para ler?..não é crime..agora vender essas cópias é crime..colocá-las na internet sem autorização do autor é crime..Analise o que você faz na internet, o que cópia, o que lê…e veja se o lado correto do uso da internet é safadeza..Entendeu agora..Lembre-se a pouco tempo não se podia nem mais tirar um xerox de um livro, bom se você vai apresentar um trabalho, usa esta cópia e coloca referência do autor ou entra em contato com o mesmo, não é crime, agora se reescrever um livro de outro aautor e colocar seu nome, isso é crime..Se informa melhor…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 22:16
      Enviado por: Renan

      Tem que ser preso mesmo, enquanto isso podemos deixar de prender corruptos, pedófilos, homofóbicos, racistas, criminosos ambientais etc… coisas que prejudicam a todos, e não só à burguesia da propriedade intelectual.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 22:16
      Enviado por: Luiz

      Concordo com o Daniel, você é retardado?….será que consegue responder isso?..

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/07/2011 - 05:23
      Enviado por: puuf

      isso ai pirataria é crime… qro que todos os ladrões de navios estejam na cadeia…
      tá de palhaçada neeh… sério msm que vc escreveu isso??
      =/

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/07/2011 - 05:41
      Enviado por: Marcelo

      Esse tal de Ernani não entendeu 10 % do teor da matéria.
      Deveria aparecer abaixo do nome deste cara: “enviado do meu pc com software ilegal”

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 21:43
    Enviado por: Roberto

    Eles poderiam juntar nesse processo de urgência cadeia para quem desvia dinheiro do governo sob qualquer alegação, garanto que daria melhor resultado que esta besteira que estão tentando fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 21:45
    Enviado por: Fernando

    Também não sei qual vai ser o impacto disso a longo prazo. Provavelmente a música vai deixar de ser um negócio empresarial multinacional de alta escala e virar algo mais compatível com a escala do artista, com a produção e distribuição na mão de pequenas gravadoras ou mesmo do próprio artista. Fato é que o ciclo de produção e consumo de música já está muito arraigado na nossa cultura, isso não deve desaparecer tão já, só não acho muito provável que daqui pra frente isso seja um negócio tão lucrativo…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 21:46
    Enviado por: Daniel

    Ernani, na boa você é retardado ? Não tem problema não claro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 21:54
    Enviado por: Vitor

    Vamos voltar pro disk man, porque ter mp3 parece inútil.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 21:59
    Enviado por: Robson

    isso é um absurdo não tem o que inventar i acabo fazendo essas leis de merda !!
    que não tem significado algum ! chega o brasil já tem muita leis idiotas e agora mais uma pra fazer parte ? pelo amor de deus !
    barbaridade !!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 22:00
    Enviado por: Mauricio

    Será que já inventaram um LP Man ?
    Espero que não, dever ser bem mais dificil de carregar comparado a um celular…s

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 22:06
    Enviado por: Anita

    Engraçado esse Brasil e suas leis. Se vc dirigir embriagado, atropelar alguém, matar, destruir o patrimônio alheio, e ser abordado pela polícia com o maior bafo de cana, nem assim ninguém pode obrigar que vc faça o teste do bafômetro.
    Mas se vc comprar um CD na loja, fizer uma cópia em mp3 para ouvir no mp3 player ou mandar uma música por email para alguém que vc goste, se essa lei absurda for aprovada, além de violarem a sua privacidade vendo o que vc fez na Internet e escreveu/mandou por email, vc vai ser preso pelo uso que fez de um artigo de sua propriedade, e pelo qual pagou para levar pra casa.
    Isso sem falar da pedofilia correndo solta na Internet, os políticos deitando e rolando nos cofres públicos e um monte de impostos sendo reajustados todos os meses para ouvirmos que nunca há dinheiro para educação, segurança, saúde e muitas outras coisas que a Constituição diz que o Estado tem a obrigação de nos oferecer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 22:07
    Enviado por: bambino

    Quanta idiotice e hipocrisia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 22:09
    Enviado por: Leonardo

    em quanto esses filhoes de uma bosta se preucupam com coisas futeis como a musica que eu vou ouvir no meu PC, no meu MP3 etc… , tem gente sendo assassinada todo santo dia, tem gente roubando, criminoso sendo julgado e liberado por ”falta de provas”, esses puto quer vir proib1r agente de usar do jeito que agente bem entender, um produto comprado.
    só tenho uma coisa a dize pra esses políticos de merda: vão pro inferno.
    JA PAGAMOS UM MONTE DE IMPOSTOS ABSURDOS PRA PODE COMPRA UM CD DE MUSICA POR EXEMPLO, E UM COMPUTADOR, E AGORA VOCES QUEREM CONTROLA O Q EU VOU FAZER COM ISSO?

    LIBERDADE E PREÇO JUSTO NESSA PORRA! #precojusto

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 22:22
    Enviado por: Branco

    É impressionante como esses ladrōes incompetente não sabem fazer nada, ou no mínimo estão levando mais dinheiro nessa. Se fizerem metade do que foi colocado aí então praticamente tudo que é feito com tecnologia hoje em dia será marginalizado. Não sabem qualificar o que é piratario ou não! É nessas horas que dá vergonha desse país. Qual país no mundo lida com essa situação desta forma? Ė um bando de vagabundo desqualificado para estar onde estão e mais ainda para tratar de algo que náo entendem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 22:35
    Enviado por: Fabio

    Mais uma vez os nossos representantes vão fazer o que sempre fazem, piorar ainda mais o nosso país. Viva a democracia…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 22:36
    Enviado por: Ernani

    Num dá para acreditar que tem gente em um site do estadão que defende o crimew, que a faz a apologia do roubo. bando de otários, é o que todos vocês são. por causa de gente desonesta e vagabunda é que muita gente perde o emprego e deixa de ganhar porque essa gentinha é oportunista. todo mundo só que saber de levar vantagem em tudo. quero ver gente presa por causa de pirataria, e não teria o menor medo de dizer quem é que faz isso a torto e a direito, seja para vender ou só para ouvir. Policia em cima desta cambada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 22:46
      Enviado por: Luiz

      VOCÊ É MAIS UM POR ESTAR AQUI, DAQUELES BEM GRANDE. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 23:38
      Enviado por: Renan

      “Apologia do roubo”? E por um acaso eu tirei algo de alguém? Tirei o direito do artista de exercer seu trabalho?

      Quem está roubando, quem prejudica a todos (e não só a burguesia) é quem desvia recursos, quem usa dinheiro público para fins pessoais, quem participa das negociatas, quem nega o direito à educação, saúde e segurança àqueles que precisam etc…

      E por sinal, o “roubo” é tão prejudicial às empresas, que nenhuma delas foi à falência ainda.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 22:38
    Enviado por: Ernani

    quem rouba é ladrão, que baixa musica tá roubando.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 22:43
      Enviado por: Luiz

      JÁ TEM UM PAR DE ASAS?..VAI PRO CÉU, OU VAI MORAR COM A DILMA E O LULA, VAI ENGRAXAR O SAPATO DELES?…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 22:48
      Enviado por: Luiz

      AINDA BEM QUE FALEI A VONTADE E VOU SAIR DAQUI, NAO VOLTAREI CLARO, PRA QUE ME REBAIXAR..ATÉ LOGO NANINHO SERÁ QUE VOCÊ É G,,,KKKK, se esconde no armario da Dilma e Lulinha…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 22:49
      Enviado por: Luiz

      beijos FOFA….

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 22:50
      Enviado por: Anita

      Você nunca viu nenhum vídeoclipe de música no YouTube postado por um usuário ou canal não oficial, ou nenhuma fotinha ou filme pornô na Internet, né? Pelo jeito vc deve ser o cara mais certinho do mundo.
      Então, Ernani, vc podia deixar de ser hipócrita e ao invés de ficar dando lição de moral, procure e “baixe” umas aulas de algum curso de português. Na boa, você está precisando. Se quiser discursar, precisa aprender a escrever corretamente primeiro.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 23:00
    Enviado por: dangylle

    Cara, com certeza quem fez esse projeto de lei foi um “tiririca” da vida. Esse projeto deve ter sido esboçado num pedaço de papel higiênico que ja tava usado, o cara teve uma ideia depois de ler um jornal norte americano e então decidiu fazer um igual por aqui, no tempo que meia duzia de brasileiros tinham pc em casa. Quero ver eles tentarem controlar a rede e os milhões de acessos por segundo que nós brasucas fazemos a todo instante. É claro q o projeto não vai ser aprovado. Mas pra ter certeza vamos entrar no site do poste do tal advogado e votar contra essa bosta q eles tão tentando aprovar…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 23:00
    Enviado por: Ernani

    quem é voce para dar aulinha aqui, mina? quem faz discurso aqui é vc. vejo o que eu quero onde eu quero e ninguem tem nada com isso. alem de naum ser ladrão, não sou desocupado para ficar vendo merda na internet

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 23:12
      Enviado por: Anita

      “vejo o que eu quero onde eu quero e ninguem tem nada com isso.”
      Falou tudo, Ernani. Certíssimo. Será que não deu pra entender que o que muitos que não aprovam esta lei também são contra a pirataria e estão apenas reinvidicando seu direito de consumidor e de privacidade?
      E outra coisa: ninguém chamou vc nem de ladrão nem de desocupado, mas pelos seus comentários anteriores, é você que gosta de ir apontando o seu dedinho na cara dos outros. Vá esfriar a cabeça.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/07/2011 - 00:05
      Enviado por: Uga

      Esse ai para “ver” merda na internet “naum” tem tempo, agora para escrever merda , sobra.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/08/2011 - 00:34
      Enviado por: Gilbertt

      bem contraditório esse comentário: ‘Vejo o que eu quero….
      Então nós também temos os mesmos direitos seé que vc me entende!
      baixamos o que queremos, a hora que queremos e vemos a onde queremos!!!!
      Vc deve ser mais um que puxa o saco dos políticos corruptos que enchem as cuecas com dinheiro público, tomam bebidas importadas, enquanto o pobre do trabalhador mal consegue pagar suas contas em dia e não sobra para comprar um produto original….
      Vc precisa se atualizar mais sobre a vida miserenta e sofrida do povo Brasileiro.
      Deve ser um daqueles Mauricinhos puxa-saco de artistas e empresários!!!!
      Aqui é um país democrático e não um país Islãmico….imbecil, mal amado!!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 23:14
    Enviado por: Hibnd

    Esse senhor, Eduardo Azeredo, está sendo processado no Supremo Tribunal Federal por peculato e lavagem de dinheiro por conta de um esquema de caixa 2 quando foi candidato ao governo do estado de Minas Gerais. Esta pessoa, por enquanto ré, produz projetos de lei que, se aprovados pelo Congresso, deveremos obedecer. É um pilantra a soldo das grandes multinacionais do show business querendo “moralizar”, controlar e acabar com a liberdade na Internet brasileira.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 23:24
    Enviado por: Anita

    Exato! Só nessa República das Bananas que se admite a um acusado de diversos crimes contra a administração pública querer “moralizar” alguma coisa , impondo uma lei que ainda por cima fere preceitos constitucionais como privacidade e defesa do consumidor, rotulando tudo como pirataria e discorrendo sobre um assunto que com certeza este tal Azeredo nem conhece profundamente. Soa mais como uma desculpa para atender a interesses políticos e empresariais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 23:40
    Enviado por: CARLOS

    PROJETO FASCISTA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 23:49
    Enviado por: Ernani

    Adoraria denunciar todos os troxas que dão apoio ao crime e ao roubo. A casa vai cair pra todo mundo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/07/2011 - 23:58
      Enviado por: Renan

      Ernani, por quê não começa denunciando os políticos corruptos, os empresários que não têm vergonha de usar trabalho escravo, de desmatar para depois poderem colocar um anúncio de 6 páginas “Somos verdes! Olhe! Não jogamos lixo nos rios!”, os defensores da homofobia e da intolerância religiosa, os políticos que negam direitos vitais ao povo, enfim coisas que prejudicam a todos e não só à elite?

      É, realmente você tem aquele problema de ser esquivo, de fugir de qualquer questionamento.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/07/2011 - 23:59
      Enviado por: Richard

      Boa! Podia começar com uns 300 lá em Brasília, incluindo esse Azeredo que é um tremendo picareta…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/07/2011 - 00:12
      Enviado por: Richard

      Ah, depois denuncia o Lula, que admitiu ter assistido um DVD pirata dos “2 Filhos de Francisco” em 2005, alguns meses antes do DVD original ser lançado. Mas é pra casa cair mesmo, tá Ernani?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/08/2011 - 15:53
      Enviado por: ingale

      E SOBRE O AUTOR DA LEI,ALGUMA COISA A DIZER.”GENIO”?
      A MORAL DESSE TIPO DO PL,SÓ É ”LIGADO AO ”GRANDE VALERIO”E DA~LHE VALERIODUTO.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/07/2011 - 23:59
    Enviado por: Renan

    Engraçado que o tal do “Ernani” não refuta nada, não responde nada, só fica no mesmo mimimi.

    Penso que provavelmente ele é um empregado de alguma gravadora ou estúdio escondido…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 00:03
    Enviado por: Link - Estadao.com.br

    [...] Skype no BR pode dar cadeia, segundo projeto de lei: http://migre.me/5nqgh   (663 [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 00:06
    Enviado por: Clau

    7 dias sob censura no Combate rock

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 00:07
    Enviado por: Clau

    Cuidado com o que diz Ernani, ou será censurado…. aqui eles editam e colocam só o que lhes convem…….. cuidado

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/07/2011 - 00:11
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O Ernani não corre esse risco. Só você é censurada, porque a gente cansou de indigência intelectual. Felizmente só voc ê, atualmente, sofre desse mal aqui nos comentáários do Combate Rock.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/07/2011 - 00:17
    Enviado por: Samarkand

    Quando se compra um CD, DVD, Bluray etc o que se compra é o direito de desfrutar do conteúdo destes suportes físicos. Nada mais, nada menos.
    Portanto, fazer uma cópia para uso _pessoal_ (ouvir no carro, assistir num portátil, etc) não ultrapassa o direito do consumidor e tampouco viola os direitos do autor e produtor da obra.
    Agora… disponibilizar o conteúdo para que outros o obtenham, realizar exibição pública com cobrança de ingresso ou como atrativo para consumo, e mesmo fazer cópia para presentear alguém sem a devida remuneração do autor/produtor/detentor dos direitos é completamente anti-ético e sempre foi ilegal.
    O problema é a confusão que todos fazem – muitas vezes ajudada por gente com interesses obscuros – só porque hoje em dia é fácil copiar um CD ou DVD e ‘compartilhar’ (leia: realizar distribuição não autorizada, que é crime) pela internet.
    Sabe quem ganha com a pirataria de músicas e filmes? Os provedores de Internet e os mafiosos que vendem discos piratas via camelôs.
    Não se trata de ‘liberdade de informação’ ou de ‘livre acesso á cultura’ e sim de roubo puro e simples.
    Qual o conteúdo cultural relevante de “homem-aranha 3″, “Transformers” e de todos os DVDs campeões de pirataria? De que adianta ter dez mil músicas no seu Ipod, quem ouve tudo isso? Em compensação, gravadoras e empresas de cinema cada vez mais evitam investir na produção de artistas que tenham mercado reduzido (leia-se: músicas e filmes mais ‘culturais’) pois hoje mais do que nunca e devido á pirataria, só dá lucro o que atrai vendas expressivas nos primeiros momentos após o lançamento, antes dos piratas terem tempo de distribuir suas cópias.
    Essa roubalheira generalizada está acabando com a verdadeira produção cultural de música e cinema.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/07/2011 - 10:22
      Enviado por: Washington

      Furto é quando há uma subtração. Tirar a carteira de alguém é furto, pois a vítima fica sem nada. Fazer cópias, não.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/07/2011 - 12:56
      Enviado por: Marcelo

      Se eu compro um cd, e resolvo dar uma cópia em mp3 de presente a um amigo na minha opinião não pode ser considerado crime, pois eu comprei o cd, ele é meu e eu posso presentear, não estaria lucrando com isso. O mesmo acontece com quem foi presenteado. Nesse caso, se eu compartilhar qualquer coisa com amigos sem visar lucro não posso ser considerado um criminoso, e acho isso um absurdo. Por exemplo, se eu comprar um cd e convidar amigos para ouvir em minha casa, estarei compartilhando a música com eles, e não há nada de errado nisso. Mas se eu começar a cobrar ingressos para que eles possam ouvir a música, aí sim estarei em dívida com os direitos autorais.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/07/2011 - 00:26
    Enviado por: Ernani

    cade o moderador dessa porcaria? ninguem ve que isso aqui, esse blog, virou apoio ao crime? o estadao pérmite isso? seria bom denunciar tambem esse espaco aki.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/07/2011 - 00:30
      Enviado por: Richard

      Marcelo, ele não desiste mesmo… dá uma luz pro cidadão? Abs!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/07/2011 - 00:36
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Cada um escreve o quer mesmo, inclusive você. Faço questão de deixar suas idiotices aqui para que todo mundo dê risada.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/07/2011 - 09:39
      Enviado por: Alex

      Ernani, a única porcaria que até agora vi aqui é você;;;me desculpe…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/07/2011 - 18:46
      Enviado por: Marcelo

      Cara, vc está se passando por imbecil aqui, a grande maioria está reclamando dos absurdos dessa lei ridícula e sem noção. Ninguém aqui é ladrão, mas acredito que vc está se passando por bom moço mas deve ser um mau caráter safado que daria um golpe até na própria mãe.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/07/2011 - 01:16
    Enviado por: Eduardo

    Como pode só vir absurdo do congresso nacional. Os caras tinham que ter avaliação de performance todo ano. Nosso sistema não funciona. Na boa, não vejo nenhum motivo para manter um congresso com essas pessoas. São bandidos de alta periculosidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 01:16
    Enviado por: José

    Hei Ernani! Vai tomar (vergonha nessa cara) seu hipócrita! No mínimo esse cara é parente do Azeredo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 01:42
    Enviado por: Rodrigo

    Levando-se em consideração o tipo de gente que faz as leis no Brasil, não é de se esperar muita coisa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 02:23
    Enviado por: Igor

    Enquanto se discute sobre uma lei para PRENDER e NÃO GERAR RENDA, o iTunes norte americano oferece a oportunidade de você pagar $25 por ano para ter suas músicas reconhecidas e legalizadas.

    A mensagem está clara, não se consegue parar a pirataria com os preços altos e impostos obscenos, mas se consegue levantar um bom dinheiro com uma “anualidade” por um bom serviço, que tenho certeza parte vai para as gravadoras.

    Dizem que o brasileiro não faz as coisas legalmente. Concordo, não fazemos mesmo, porque pagamos caro demais. Ofereçam um produto por um preço razoável e veremos quantas pessoas não prefeririam estar “dentro da lei”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 03:14
    Enviado por: Rafael SP

    Infelizmente o governo não aprova rapidamente uma medida para reduzir a carga tributária porque isso o prejudicará.
    Analisem as noticias e somem quantos milhões estão envolvidos em casos de corrupção……
    Se isso não tivéssemos esse tipo de corrupção, com certeza pagaríamos mais baratos por produtos e serviços ofertados no mercado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 03:34
    Enviado por: wesley

    É como a lei seca, não vai sair do papel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 04:26
    Enviado por: Antonio Cezar

    Projeto ri-dí-cu-lo.O senador Azeredo não tem o que fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 04:39
    Enviado por: Eric

    Hello!!! Leiam o que vem escrito em qualquer CD/DVD/Vinil etc…Sempre foi proibida a cópia mesmo que para uso próprio.
    Aquela fitinha K7 que a gente fazia para a namorada também era proibida.
    É só mais uma lei proibindo o que já era proibido.
    Coisa de parlamentar que não tem o que fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 06:40
    Enviado por: Ricardo Santos

    NOSSA… Agora mais que nunca eu tenho certeza que Luan Santana, Restart e outros estao pagando algum lobysta no congresso.
    Ridiculo eu acho e o que muita gente ta colocando aqui que estao tentando justificar o crime. Ninguem ta justificando que pirataria e crime, tbm nao sou de defender os nossos maus costumes como brasileiros, mas ate onde eu sei Napster e Pirate bay nao nasceram no Brasil. Como muita gente ta defendendo ai, esse lance de comprar CD por causa do artista… isso e a maior balela do mundo, so quem ganha com compra de CD sao as gravadoras, as lojas de CD e os GRANDES NOMES. Os artistas normais so ganham com venda de disco quando vendem no show junto com o merchandise e isso nao e quase nada. Artista independente ,hoje em dia, nem disco nao grava mais, poe um site na web e MP3. Ta e ai? E se eu compro o meu MP3 pelo iTunes? como que os caras vao fazer? Acho que o debate e extremamente relevante para todos os lados, so acho que o congresso tem coisa MUITO mais importante pra discutir do que o que eu escuto, assisto, leio ou “DOWNLOUDO”!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 07:50
    Enviado por: Jose Marques

    Caminhamos para la: 1984- George Orwells, para quem leu.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 07:56
    Enviado por: Silvio Nogueira

    Imagina a grana, que nos, os contribuintes, pagamos aos excelentíssimos deputados e senadores, para que eles percam seus preciosos tempos fazendo leis exdrúxulas, as quais eles sabem que não farã o menor efeito.
    Para que essa lei seja realmente aplicada, as autoridades competêntes têm que estarem estruturadas e que o(s) governo(s) estadual e federal também providênciem a construção de centenas de cadeias em todo o território nacional.
    Todas as vezes que eu vejo a imagem do congresso nacional me vem à mente duas palavras: BURRICE e CORRUPÇÃO!
    Isto é o nosso Brasil!!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 07:58
    Enviado por: Diogo

    Aposto que a pena será uma multa bem gorda que irá direto para os cofres do nosso famigerado governo que não está satisfeitos em ter a maior carga tributária do mundo. O Brasil é o país do Futuro, já dizia Renato Russo…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 08:22
    Enviado por: antonio ernesto ghirotti

    está mais que provado que esses políticos não teem o que fazer.
    vão trabalhar seus vagabundos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 08:34
    Enviado por: George

    É uma piada. Enquanto os bandidos e criminosos vivem sendo soltos das cadeias querem perseguir os honestos cidadãos que usufruem dos seus aparelhos eletronicos. Esse congresso está totalmente louco!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 09:33
    Enviado por: Alex

    Isso só vai aumentar o numero de criminosos no país

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 09:42
    Enviado por: Alex

    Vem para a luz Ernani, sai da escuridão, deixa de ser pobre de espirito, aqui ninguém é a favor de crime, apenas somos a favor de nossos direitos como cidadãos, e não manipulados por leis que eles fazem e tudo nas escuras e o cidadão nem tem direito de opinar, quando os politicos fazem que o salário deles suba 100% ou mais, você é a favor?..isso é crime e fica por isso mesmo..Será que isso não é crime, roubo..etc…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 09:44
    Enviado por: Alex

    Está tao incomodado, Ernani, será que você tem o rabo preso….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 09:55
    Enviado por: Alex

    Ernani, tadinho docê..kkkkk

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 10:02
    Enviado por: Ninguem

    Pra q vai servir uma banda larga?
    vou voltar pra conexão discada

    qtas empresas d banda larga irão fechar? Qtos desempregos irão gerar? pq nao discute a fome, miseria, falta de hospital, falta de segurança…..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 10:16
    Enviado por: Washington

    Por que vcs estão tão exaltados? A internet é meio de comunicação/troca de dados em sua essência. Não existe lei nenhuma que possa reverter a situação.
    Vc ou qualquer pessoa pode baixar quantas mp3 quiser. Quantos filmes quiser.

    Em segundo lugar, é humanamente impossível fiscalizar os milhões de clientes das empresas de banda larga. A cada segundo existem, sei lá, 100, 200 pessoas baixando uma música em algum computador em território nacional.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 11:51
    Enviado por: Fábio

    Isso é um golpe ao plano de banda larga e tablets da presidente. Vai criminalizar toda a população. Vai inclusive criminalizar pessoas que não entendem nada de computadores e serão zumbis de outros.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 12:02
    Enviado por: Omar

    A lei que criminaliza a violação de direitos autorais pela internet é a Lei 10.695 de 2003, que modificou o art. 184 do Código Penal.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 13:40
    Enviado por: Daniel

    Ernani, na boa, acho que fui bastante rispido. Leia direito o que estamos discutindo aqui. Para vc um pacote, ensino português para vc mesmo eu sendo engenheiro de software, por 10 000 por mês, por mais uns 10 000 eu ensino interpretação de texto.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/07/2011 - 18:50
      Enviado por: Marcelo

      Cara, acho que não tem jeito, esse tipo de gente é mau caráter além de burra. Não consegue interpretar nada, só quer se aparecer da pior forma possível.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/07/2011 - 19:35
    Enviado por: Alex

    O Ernani..pavorô…rs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 19:36
    Enviado por: Alex

    Ernani..nós amamos você…bem longe daqui….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 19:38
    Enviado por: Alex

    O Ernani é do partido PPS Partido dos Puxa Sacos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/07/2011 - 02:53
    Enviado por: Leandro Blanes

    Desculpa, mas eu li o projeto de lei e nada do que está escrito neste artigo e nenhuma das alegações desse advogado do IDEC procedem…. absolutamente nenhuma linha do que está escrito tem a ver com o Projeto de Lei citado… “onde foi aprovado rapidamente e de forma obscura”????? o projeto está em votação a 12 anos, cheio de consultas públicas, forums, debates pelas comissões e o cara vem dizer aprovado rapidamente e de forma obscura

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/07/2011 - 10:08
    Enviado por: Samy

    Pelo visto no BR só é permitido roubar na mão grande.esses safados desses políticos devem estar votando isso em uma sessão comédia enquanto seus filhos e filhas, mauricinhos e patricinhas, baixam as coisas da net p honrar o nome da famïlia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/07/2011 - 10:50
    Enviado por: Daniel

    Dentro desse assunto, gostaria de compartilhar um site.
    http://www.freemetalalbums.com. É um site que possui links e comentários para cds de metal que os artistas deixam para download gratuito. Sou um frequentador assíduo do site, descobri muita bandas sensacionais lá.
    Dogs of Winter: sensacional hard rock, mistura Alice In chains, Beatles, King’s X, Thin Lizzy
    Hesper Payne: Doom metal cavernoso pesado, influenciado por King crimson e com letras inspiradas no lovecraft
    Cautiva: fiquei amigo do Jose Traviesso, um músico erudito, mas fanático por thrash metal, que montou sua banda Cautiva para realizar um sonho de grava um disco de metal. Eu comprei o cd autografado Human dele. Aliás, o José como eu é fan do Death, veja pelo nome do disco dele.
    Arkhe: de longe a melhor banda da America Latina. Technical Death Metal no estilo atheist, sensacional.
    Anacrusis: uma bandas seminais dos anos 90 de technical thrash colocou todos os cds deles para download. Coisa fina.
    essas são só algumas. tem muitas bandas lá….
    Ernani, eles não ficam chorando porque as pessoas baixam os cds, eles acham isso positivo.
    NP Hesper Payne Relics ( ultra pesado, misturando Sabbath com Ozzy com King crimson ).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/07/2011 - 14:11
    Enviado por: Gerson Braschi

    Nem na Inglaterra conseguiram aprovar este tipo de lei, agora, porque o Brasil é o país da vez, os países quebrados querem ganhar dinheiro duvidoso aqui?
    Não concordo pois a Microsoft, a Apple e toda a indústria de hardware e software só cresceram fazendo vista grossa a estes direitos. No momento que alguns países começaram a querer cobrar, vem crescendo o software livre. Mp3 grátis faz com que aumentem os fans dos artistas que ganham milhões em seus shows e não com direitos autorais de quem copia mp3.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/07/2011 - 14:19
    Enviado por: Daniel

    Dá uma olhada nisso:
    http://www.hesperpayne.com

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/07/2011 - 15:14
    Enviado por: Carlos

    Culpar os impostos é a tática desses sem-vergonha. Claro, os impostos são abusivos, mas a ganância é maior. Vejam o caso dos livros. Livro, no Brasil, é mais caro que em qualquer outro lugar. E livro não paga imposto. E aí? Qual a desculpa esfarrapada das editoras e livrarias?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/07/2011 - 21:13
    Enviado por: Rodrigo Wohlke

    Opa, que bom! tomara que o autor da lei seja o primeiro a ser preso! afinal duvido que ele não vai cometer esse tipo de “crime”… Sonhador… pirataria numca vai morrer!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/07/2011 - 21:18
    Enviado por: Rodrigo Wohlke

    eduardoazeredo@senador.gov.br e-mail do Sabidão!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/08/2011 - 11:12
    Enviado por: Leandro Blanes

    Neste link tem um vídeo citando vários problemas do projeto de Lei

    http://mais.uol.com.br/view/dmruv1wduiqd/criminalista-critica-vicios-legais-do-projeto-de-cibercrimes-04020C1A3566C8C11326?types=A

    O interessante é que não foi mencionado nenhum dos problemas citados pelo advogado Guilherme Varella, mas isso eu já esperava.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/08/2011 - 15:35
    Enviado por: ingale

    Azeredo,esse não é o senador pilantra safado amigo do valerio ? Isso,o valerioduto.Ainda tem lei desse pilantra?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/08/2011 - 16:07
    Enviado por: ingale

    Esse tal de azeredo não foi defenestrado da presidencia do PSDB,pelo VALERIODUTO ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2011 - 19:26
    Enviado por: Alex

    eduardoazeredo@senador.gov.br Vamos então mandar e-mail para esse cara se tocar e fazer projetos a favor da saúde, melhorias no nosso País, enfim fazer algo útil, pois até agora ele não fez nada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2011 - 19:40
    Enviado por: Jonas

    Quantos assassinam no transito, invadem casas, roubam lojas, maloqueiros que soltam pipas (papagaios) com cerol, quantas vitimas foram feitas, pessoas que não conseguem exames em hospitais públicos, não conseguem leitos, ficam nos corredores, quanta discriminação, gastaram horrores na festa para divulgação do sorteio da Copa, um assalto aos cofres públicos, pessoas sem medicamentos, o SUS diz que repassa, mas não é verdade, falta muitos medicamentos na rede pública. Agora vem esse vigarista, desocupado, se preocupar com uma coisa que no momento é nada perto do que o Brasil vem passando, com certeza ele está levando uma grana alta para agir assim, e vai se ralar, pois tem muitos que até são autoridades que produzem essas cópias de DVDS, e vendem livremente em camelodromos, vedem tanto aberto como escondido, claro que não sou a favor, mas creio que ele se continuar forçando pode ter certeza que vao sumir do mapa com ele..Creio que ele deveria pensar mais pois está mexendo com pessoas que ele não conhece, e o poder mediocre que ele tem de nada vale, logo teremos noticia dele na TV no jornal, mais que se foi, pois deixa ele brincar com os que já dominaram este lado. È sério pois, quando estão em um suposto espaço, pensam que são donos do mundo e veja agora que a coisa chegou a tal ponto é que o carinha quer mudar?..Um pouco tarde, né….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2011 - 19:41
    Enviado por: Mateus

    cadê o Ernani…saudade dele. kkkk

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2011 - 20:58
    Enviado por: Diogo Pravato

    INTERNET LIVRE!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/08/2011 - 11:34
    Enviado por: José Luis

    Pergunta que não quer calar: Essa lei possibilitaria censura aos comentários de internautas no tocante às ações dos parlamentares?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/08/2011 - 00:18
    Enviado por: @PresleyAlan

    Lei para PUNIR corruPTo o Azeredo não cria né?

    responder este comentário denunciar abuso

  • Quem Faz

    Quem Faz

    Marcelo Moreira

    Jornalista

Arquivos

Seções

Blogs do Estadão