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O lado livre da internet

Recursos Educacionais Abertos

Será que o conhecimento aberto pode ajudar na educação? Claro! :)

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Por CCSL
Atualização:
 Foto: Estadão

Por Maurício Massaru Arimoto*

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O rápido avanço nas tecnologias computacionais e de comunicação tem alterado de forma significativa o modo com que a sociedade se comunica e conduz seus negócios. De forma análoga, a área de educação tem passado por transformações ao longo dos anos, como resultado da evolução dessas tecnologias: a educação na sociedade contemporânea tem sido caracterizada pela maior adoção de tecnologias computacionais e de comunicação que facilitam o acesso à informação e ao conhecimento e incentivam a colaboração e a cooperação.

Recursos Educacionais Abertos (REAs) surgiram dentro desse contexto, abrindo novas possibilidades para a produc?a?o e partilha de conhecimento. Eles permitem que o processo de aprendizagem seja aberto e flexível, oferecendo oportunidades adequadas e adaptadas às necessidades individuais. Pra?ticas educacionais abertas, em especial aquelas fundamentadas na construc?a?o e adoc?a?o de REAs, oferecem oportunidades de inovac?a?o em diferentes ni?veis e modalidades de ensino, com impacto significativo na educac?a?o.

Quando nos referimos a REAs, estamos falando em qualquer recurso educacional disponibilizado de forma livre e aberta, com pouca ou nenhuma restrição quanto ao seu (re)uso, modificação, adaptação e (re)distribuição. Sua disponibilização geralmente ocorre por meio do uso de uma licença aberta, nos mesmos moldes das licenças de software livre. Um REA pode incluir desde simples notas de aula / slides de apresentação, imagens ou arquivos de áudio e video até livros didáticos e cursos completos, bem como ferramentas usadas como apoio à sua construção e disponibilização.

Além das questões legais inerentes ao uso de licenças abertas, REAs são (ou pelo menos deveriam ser) acessíveis e disponibilizados em formatos que não dificultem sua modificação e conversão para outros formatos. Desse modo, o uso de formatos abertos / software livre é pré-requisito para a construção e disponibilização de REAs, aumentando o seu potencial e capacidade de reúso e adaptação.

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Avanços na área de REAs vêm sendo motivados principalmente pelas restrições impostas pelo modelo de ensino tradicional e pela necessidade de partilha de conhecimento livre. REAs promovem a ideia de amplo acesso e participação de todos os cidadãos na educação. Como REAs são usualmente disponibilizados no formato digital, basta o usuário possuir acesso à Internet para poder usufruir deles, independentemente de seu tempo disponível ou localização geográfica.

Outro ponto a ser destacado no contexto de REAs é a possibilidade de aumentar a eficiência e a qualidade do recursos educacionais disponíveis. Esses recursos podem ser reutilizados e revisados constantemente por diferentes usuários, mantendo-os sempre atualizados.

Também não podemos deixar de destacar o fator custo. REAs minimizam a dependência sobre os livros comerciais (que são caros) e, por consequência, diminuem os custos de produção dos materiais necessários.

E onde podemos encontrar REAs para que possamos reutilizar e adaptar de acordo com as nossas necessidades?

Existem diversos mecanismos que facilitam a busca por REAs, incluindo mecanismos de busca especializados tais como Creative Commons Search e Open Courseware Consortium, meta-buscas integradas tais como OER Dynamic Search Engine, plataformas e repositórios institucionais tais como MIT Open Courseware, OpenLearn, Open Learning Initiative, Connections e Jorum, sites de projeto ou bibliotecas digitais tais como OER Commons e Commonwealth of Learning, além de buscas de mídias específicas ou ferramentas de compartilhamento tais como SlideShare e Flickr.

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Apesar de todos os benefícios que REAs podem agregar à educação em nível global, o desenvolvimento e o uso efetivo de REAs ainda é limitado. Nós podemos ajudar na disseminação da cultura "REAs". Cabe a cada um de nós, estudante, professor, pesquisador, entusiasta e cidadão em geral, buscar um maior engajamento no sentido de incentivar e promover o (re)uso, a produção e compartilhamento de REAs na nossa escola, universidade ou comunidade, ampliando as possibilidades de adoção e disseminação de REAs.

*Maurício Massaru Arimoto é Doutorando em Ciências de Computação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP)

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