O objetivo da China é aumentar a extensão do metrô dos 940 quilômetros existentes em 2009 para 3.000 quilômetros em 2015. Pequim duplicou o tamanho de seu metrô antes da Olimpíada de 2008 e hoje possui 228 quilômetros de linhas, quase quatro vezes mais que os 62 quilômetros existentes em São Paulo. Só nos últimos dois anos, a extensão do metrô de Xangai passou de 210 quilômetros para 420 quilômetros.
A China possui metrô em dez cidades e a intenção é implantar o sistema em outras 25. O governo espera que a ampliação do metrô ajude a reduzir a poluição e a melhorar o trânsito nas grandes cidades do país.
O país que era o reino das bicicletas até pouco tempo ultrapassou os Estados Unidos e se tornou no ano passado o maior mercado automobilístico do mundo. Mas com 1,3 bilhão de habitantes, a China ainda está bastante distante da relação de carros por habitantes existente em outros países emergentes, incluindo o Brasil.
O massivo investimento em metrôs também ajudará a manter o aquecido ritmo de crescimento da economia, que ficou em 8,7% no ano passado graças aos investimentos em infraestrutura realizados em todas as províncias chinesas.