ir para o conteúdo
 • 

Cláudia Trevisan

22.março.2010 00:07:13

A terra do R$ 1,99

Não foi apenas pela mão de obra barata e o câmbio competitivo que a China ultrapassou a Alemanha neste ano e se transformou no maior exportador do mundo. Nas últimas três décadas de reforma e abertura econômica, Pequim construiu uma máquina de vender, com estradas, portos e aeroportos modernos, que ficam prontos antes mesmo de serem necessários.  Na China, não há gargalo de infraestrutura que limita o crescimento do Brasil. No começo dos anos 80, o país asiático tinha participação inferior a 1% no comércio mundial, semelhante à da brasileira na mesma época. Agora, o percentual gira em torno de 8%, enquanto nós estamos um pouco acima de 1%. Também não existe o gargalo burocrático da demora do processamento das exportações.

 Neste mês eu estive em Yiwu, cidade que é a fonte mundial de produtos de consumo baratos que alimentam mercados populares de todo o mundo, incluindo a 25 de Março em São Paulo e as lojas de R$ 1,99 espalhadas pelo Brasil. As compras acontecem em um imenso mercado com 4 milhões de metros quadrados _algo como 30 shoppings Iguatemi_, onde há 62 mil boxes de venda. Diariamente, circulam pelo local 400 mil pessoas _200 mil vendedores e 200 mil compradores.

Yiwu está a 300 quilômetros do mar, mas o governo criou em 2002 um centro logístico para facilitar as exportações, onde as mercadorias são colocadas em contêiners e carregadas em caminhões com destino aos portos de Ningbo ou Xangai. Desde o ano passado, a cidade também tem um posto de alfândega, que faz a liberação das mercadorias que serão destinadas a outros países. Em 2009, o centro logístico de Yiwu despachou 440 mil teu (unidade que equivale a um contêiner de 20 pés), segundo sua diretora Zhu Jiao Li. O volume equivale a 20% dos contêiners movimentados no porto de Santos, o maior da América Latina.

O centro logístico funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com exceção do período do Ano Novo chinês, quando fecha por uma semana. Todos os fins de tarde chegam ao local as mercadorias que foram negociadas durante o dia, que são colocadas nos contêiners e acomodadas em caminhões.

Depois da inspeção e liberação alfandegária, formam-se filas imensas de caminhões à noite, que congestionam a redondeza quando saem em direção aos portos. O mais utilizado por Yiwu é o de Ningbo, a 300 quilômetros de distância.

Se você quiser saber mais sobre Yiwu, clique aqui para ler reportagem publicada ontem no Estadão.

Aí vão algumas fotos do lugar:

O mercado de Yiwu é tão grande que não é possível capturá-lo em uma só foto. Esta mostra a entrada para o distrito 3 (no total, são quatro):

Entrada da fase 2 - Cláudia Trevisan/AE

Entrada da fase 2 – Cláudia Trevisan/AE

 

Esta é a entrada do distrito 4, o mais novo. Ao fundo, é possível ver os guindastes utilizados em obra para ampliação do  mercado de Yiwu.

Entrada do distrito 4 - Cláudia Trevisan/AE

Entrada do distrito 4 – Cláudia Trevisan/AE

 

Dentro  do mercado:

Compra de bijuterias - Cláudia Trevisan/AE

Compra de bijuterias – Cláudia Trevisan/AE

 

Vendedor faz demonstração de helicóptero com controle remoto - Cláudia Trevisan/AE

Vendedor faz demonstração de helicóptero com controle remoto – Cláudia Trevisan/AE

comentários (84) | comente

84 Comentários Comente também
  • 22/03/2010 - 08:26
    Enviado por: Rodrigo

    No brasil estamos fadados ao fracasso por conta da péssima administração petista… Eles possuem um plano para perpetuação no poder, e não um plano para o desenvolvimento do país…. Não temos portos, ferrovias, estradas, aeroportos decentes para a atual geração e o que dirá para a próxima.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 09:31
      Enviado por: Tynors

      Concordo parcialmente com vc Rodrigo, mas sabedor de como quais são os níveis de liberdade e de direitos humanos na China, não tenho nenhuma inveja deles.
      Não sou petista, odeio partidos, mas tecer elogios ao regime administrador chinês gera calafrios em muita gente. Perertuação do poder já existe na China há quanto tempo? Dá uma olhada nos arquivos do Estadão pra vc ver.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/03/2010 - 10:42
      Enviado por: Rodriguinho

      O bonitao, e vc acha que com o PSDB foi melhor? Até energia elétrica tinhamos que racionar (lembra-se do apagao?).
      O Lula destinou 400 milhoes de reais para uma fábrica de semicondutores. SAbia? O projeto escolhido para Taiwan ser uma potencia tecnológica foi, em primeiro lugar, a industria de semicondutores.
      Agora, vamos ver o SP, governado pelos PSDB: estradas privatizadas, pedágios mais caros do mundo, telefonia movel de pessima qualidade e com os valores mais altos do mundo, a educação do estado de SP foi uma das que pioraram. Nossa, chega, nao é.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/03/2010 - 11:12
      Enviado por: Silva

      Engraçado.Engraçadíssimo.
      Não respondo pelo colega, mas se alguém não gosta do PT significa que deve votar no PSDB???
      Se não gosto da Globo, preciso assistir Record?
      Se não gosto do Corinthians, devo me filiar à Mancha Verde?
      Vou te falar, cada vez mais tenho certeza que a falta de investimentos na educação, desde a década de 70 foi, na verdade, um investimento a longo prazo.
      Taí o resultado.Dicotomia e alienação…
      Não é Lula nem partidão que desenvolvem um país.Taiwan melhorou muito quando optou pelo afrouxamento da burocracia e dos impostos estratosféricos,coisa que não se verá por aqui.Não adianta investir R$1 ou R$400 mi, se a cultura local é de amputar as empresas, sejam nacionais ou multi.Pergunte pro Steve Jobs o que ele acha do Brasil como fronteira para a tecnologia.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/03/2010 - 11:16
      Enviado por: Rodrigo

      Nos nao estamos longe da repreencao que ha na China, Basta ver ha quantos dias o Estadao esta sob CENSURA. Estes dias mesmo, eu proprio sofri censura do gov federal, ao enviar um e-mail que falava das bravatas do gov Federal em Relacao a CIDE – Contribuicao de Intervencao do Dominio Ecomonico. vide; Imposto dos combustiveis. Meu e-mail foi BLOQUEAD. O Gov Federal reduziu o imposto (CIDE) em miseros 2% e disse que isso seria uma grande coisa. Fala serio! De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), os impostos respondem por 53,03% do preço da gasolina e pelo menos 25% do cobrado pelo álcool. A Gasolina no Brasil custa 4x o preco da Inglaterra que tem a gasolina mais cara da Europa. ABAIXO A CENSURA ! ABAIXO A DITADURA ! Vou Lancar o Movimento ACORDA BRASIL !

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/03/2010 - 15:18
      Enviado por: Jose Moraes

      Por mais que eu nao goste da filosofia PTista a culpa da falta de infraestrutura nao eh do PT, talvez ateh seja se considerarmos que enquanto oposicao o PT sempre foi contra qualquer iniciativa governamental, seja ela de investimentos ou nao, melhorias ou nao, tudo para que o Brasil ficasse na m**** e um dia com um governo miseravel pudessem ser considerados otimos.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/03/2010 - 16:21
      Enviado por: Giba

      O Brasil tem tudo para dar certo,mas com um governo melhor do que esta aí. Podemos crescer sem tanta demagogia e sem sermos comunistas. Tenho até medo, pois os chineses pagam tudo com a liberdade que é tirada deles. Estavam em uma m…tão grande que, voltaram-se para as economias de Taiwan e Hong Kong para sobreviver. Sobreviver o governo comunista e não o povo, pois a China é maior que qualquer governo comunista.
      Nossa liberdade não esta a venda, por dinheiro nenhum do mundo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/03/2010 - 16:33
      Enviado por: Giba

      Parabéns pela visão, concordo com vcs. Temos que tirar o atraso do Brasil e voltar a crescer sem tanta, demagogia, ideologia e sem política que tanto atrapalha. Os políticos atrapalham até a compra de caças, onde quem realmente entende fica de escanteio.
      Devemos iniciar uma meritocracia, onde quem é perito é quem deve ocupar os cargos, não os militantes políticos. Chega desse negócio de comunismo e voltemos a crescer em paz, sem o revanchismo. Rússia capitalista, China maquiada de capitalista para crescer, onde esse pessoal acha que seremos felizes com censura, amordaça e MST invadindo como se fosse o domo do Brasil.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/03/2010 - 21:15
      Enviado por: Guilherme

      Verdade!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 24/03/2010 - 10:11
      Enviado por: Tetsuo Shimura

      Tynors, é perfeitamente aceitável sua colocação em relação aos níveis de liberdade e de direitos humanos na China, entretanto, tenha certeza que lá não vicejam “mensalões do PT, DEM”, tráfico de drogas são passiveis de pena de morte,…. Certamente, lá, quem não deve para as leis locais pode caminhar dia ou noite sem medo de assaltos, pivetes e outras modalidades que nos infernizam o cotidiano. Isto com uma população estimada em oito vezes a do Brasil.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 25/03/2010 - 16:23
      Enviado por: rony

      O Brasil teve 500 anos de governo de direita e algumas pessoas só notaram agora ( em menos de 8 de pseudo esquerda ) que o Brasil anda mal….(apesar de estar hoje entre as economias mais prosperas do mundo)

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 08:29
    Enviado por: Ricardo

    Claudia, parabéns pelos relatos sobre a China – são excelentes e desmitificam o país. Mostra sua realidade, que é mais próxima da brasileira que pensamos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 08:54
    Enviado por: Tatiane

    Bom dia Claudia.

    Parabens pela reportagem, tenho muito interesse em saber como é a fabricação destes produtos chineses, como eles tratam a mão de obra.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 11:24
      Enviado por: Daniela

      Exatamente, como que é a mão de obra?
      Cláudia Trevisan, acho que vc se esqueceu de citar este pequeno ponto. e deixou de citar varioas outros… aqui no Brasil sim tem buRRocratização sim, mas pelo menos isso faz com que nossos trabalhadores usem equipamentos de proteção!!!!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/03/2010 - 11:32
      Enviado por: Cláudia Trevisan

      Tatiane, as jornadas de trabalho são longas e os salários, baixos, quando comparados a outros países. Mas eles crescem a cada ano e, aos poucos, as condições de trabalho estão melhorando.
      Daniela, não me referia à legislação trabalhista, mas à demora no processamento das exportações.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 08:57
    Enviado por: FRANCISCO MONTEIRO SOBRINHO

    Cláudia, bom dia.

    Com esta reportagem(parabéns), deveria servir de pano de fundo para campanhas politicas, mostrar o quanto estamos atrasados com o governo Lula,e, continuaremos assim caso haja vitoria da Dilma(Deus nos livre).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 09:10
    Enviado por: Tony

    O problema é que a China enriqueceu vendendo coisas porcarias e descartáveis, que muitas vezes quebram já no primeiro uso. Aí 99% das pessoas jogam fora e vão lá e compram outro de novo. Muitas vezes o preço minimo deles nao compensa, quando se leva em conta tudo isto.
    Já quando é algum produto brasileiro, ou alemão, ou americano, é exigida garantia, qualidade total, etc.
    Outra coisa também é a cópia que os chineses fazem dos produtos dos outros.
    Sem falar na questão cambial, com a moeda deles artificialmente desvalorizada.
    Resumindo, o poder do mal que governa a China está jogando sujo.
    Enfim, isto ainda trará muito sofrimento à humanidade.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 10:38
      Enviado por: Ademar Lopes

      Concordo em parte com o Tony. A China produz produtos de péssima qualidade, e em geral fere descaradamente o direito imaterial de patentes e marcas, pois além de fazer falsificações, também cria produtos semelhantes (ao péssimo exemplo do que faz o Japão com veículos em que faz a cópia do design e motores da BMW). Porém, na reportagem, o grande destaque fica por conta de toda a infra-estrutura logística montada pelo governo para a exportação. Isso, sem sombra de dúvida, facilita e muito o comércio chinês.
      Quanto à falta de entraves burocráticos, se deve ao fato de que a justiça na China não é calcada em uma constituição democrática, como no Brasil (nossa constituição é forte, porém tem como base os principios democráticos – ampla defesa e devido processo legal), penalizando severamente quem pratica corrupção e lavagem de dinheiro. Aqui, o que aumenta a burocracia, é justamente o contrário; o governa infelizmente tem que aumentar o rigor para evitar o contrabando e o descaminho (e mesmo assim, ainda é grande o negócio ilegal).
      Sinceramente, espero que possamos aumentar nossa venda comoditties, e transceder a pífia participação (1%) no mercado mundial.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/03/2010 - 11:35
      Enviado por: Cyber

      Também não acho que todos os produtos chineses seja de boa qualidade. Dizer que todos são ruins é discriminação. Produto ruim e bom existe em qualquer lugar, basta escolher. Outro dia comprei algumas camisas em uma grande loja de departamenteos, algumas era fabricadas na China e outras no Brasil, quais eram as mais mal costuradas ? As brasileiras.
      O problema básico da indústria no Brasil é mão-de-obra não qualificada por falta de educação. Algo que não se corrige a curto prazo.

      []s

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/03/2010 - 11:36
      Enviado por: Cláudia Trevisan

      Tony, essa imagem da China que só produz produtos de baixa qualidade está cada vez mais distante da realidade. A China continua a ser competitiva em produtos de baixo valor, mas sobe cada vez mais na escala tecnológica. Os iPods da Apple são fabricados aqui e a China é um dos maiores exportadores de bens de alta tecnologia. Vistiei fábricas de chips que deixariam qualquer um no Brasil de queixo caído.
      Ademar, não estou falando de Constituição ou Estado de Direito, inexistentes na China, mas da questão burocrática no processamento das exportações, que é extremamente eficiente.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/03/2010 - 15:49
      Enviado por: Robert

      A China é a bola da vez, dos muitos paises que começaram fabricando produtos de baixa qualidade em grande volume e depois alcançaram um bom nivel. O mérito não é da China, como não foi do Japão ou dos “tigres asiáticos”, por exemplo, e sim dos investimentos estrangeiros nesses paises em administração, engenharia, marketing, etc, implantando modernissimas fábricas projetadas no exterior, fabricando produtos projetados no exterior. Esses paises “contemplados”, além de inúmeras vantagens e benesses que precisam oferecer às grandes multinacionais, tem que enfrentar onus da poluição, infraestrutura, esgotamento de recursos naturais, problemas como habitação, saneamento, criminalidade, transporte publico, etc, etc, etc. Somente com governantes preparados é possivel aproveitar essa “oportunidade”, canalizando os recursos para educação, desenvolvimento tecnologico, etc, de forma a ocorrer progresso com identidade própria.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 09:18
    Enviado por: Carlos Augusto Siqueira De Menezes

    Excelente reportagem , demonstra o potencial de Mercado em expansão da china, esperamos que esta expansão que beneficia o mundo beneficie também os chineses na questão da justiça social, nos direitos humanos para os bons cidadãos, e diretos trabalhistas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 09:20
    Enviado por: Rômulo

    O Tony reclama de algo que não é bem verdade. O Japão, hoje conhecido pela qualidade dos produtos que fabrica, começou como a China, logo após a II Guerra Mundial. A China caminha, a passos largos, para ser um grande centro de produção. Vai, sem dúvida, melhorar a qualidade do que fabrica. E tornar-se-á, claro, uma potência industrial.
    E nós? Até quando ficaremos com cotas e aparelhamento do estado com ‘cumpanheros’?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 09:41
    Enviado por: Luizão

    E aqui, nada de investimento em infraestrutura! Petralhada engordando os bolsos e o povão rindo, comprando carro em 72 parcelas.
    CUSTO BRASIL é caríssimo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 09:44
    Enviado por: Dimas

    Acho engraçado quem critica o atual governo, tem memoria curta quando o governo do psdb acabou, havia uma infração proxima de 12% ao ano o fmi tinha liberado 30 bi pra fechar-mos as contas e fhc tinhas menos de 40% de aprovação.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 10:32
      Enviado por: Ricardo

      Não seja ridículo, este papo simplista cabe bem numa conversa com analfabetos funcionais. Mas entre aqueles que conseguem extrair e processar informações econômicas, políticas e sociais, mais de 90% hão de concordar que a administração anterior foi muito mais eficiente e competente diante das condições que vivenciou que a atual.

      A taxa de crescimento econômico do país na época anterior foi superior a taxa mundial, neste governo está inferior.

      No governo anterior havia uma preocupação com reformas e uma preocupação petista em atrasar as reformas, neste só há preocupação para livrar a cara dos companheiros corruptos.

      Não gosto do PSDB e do DEM, mas detesto muito mais a aliança PT-PMDB que primeiro só soube criticar a herança maldita e atualmente só sabe dizer que tudo de bom foi eles que fizeram, quando não passa nem perto de ser a verdade.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 10:06
    Enviado por: Glúon

    .
    ______________
    .
    Papo de turistas
    .
    ______________
    .

    - Como funcionam as compras de 1,99 na China?
    - Tudo acontece em um imenso mercado com 4 milhões de metros quadrados.
    - O que significa isso?
    - Algo como 30 shoppings Iguatemi, onde há 62 mil boxes de venda.
    - E quem são os frequentadores?
    - Diariamente, circulam pelo local 400 mil pessoas, 200 mil vendedores e 200 mil compradores.
    - Como cabem todos lá dentro?
    - Bem, o mercado de Yiwu é tão grande que não é possível capturá-lo em uma só foto.
    - Então é bem maior do que o mercado municipal de São Paulo?
    - Dez mil vezes maior!
    - Poxa, fico só imaginando o tamanho do pastel, né?
    ._____________________________________
    .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 11:11
    Enviado por: eduardo

    Teríamos que perguntar a estes idiotas que administram o pais. Antes da China a Rússia em 90 anos saiu do feudalismo para ser a potencia que e hoje. Neste mesmo período, Belo Horizonte saia do nada, e é nada ate hoje.
    Aqui só tem oportunista,bandidos,mentirosos,ladrões,aproveitadores e etc.
    Um exemplo de incompetência no caso, do nosso “Glorioso Exercito Brasileiro” Eu pedi uma certidão de tempo de serviço para fins de aposentadoria a 5 meses 10 dias e ate hoje nem resposta deram. E assim que cominha esta porcaria de pais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 11:13
    Enviado por: Jose Fernandes

    Este de fato é o Tao do Brasil na China: Yiwu

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 11:40
      Enviado por: Cláudia Trevisan

      Oi José Fernandes, vi seus comentários em outros posts e adorei saber que você leu “Os Chineses”. Apareça sempre!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 11:37
    Enviado por: fernando

    “Agora, vamos ver o SP, governado pelos PSDB: estradas privatizadas, pedágios mais caros do mundo, telefonia movel de pessima qualidade e com os valores mais altos do mundo, a educação do estado de SP foi uma das que pioraram. Nossa, chega, nao é.”

    - Engraçado… as estradas de SP são as melhores do Brasil…
    - Pedagio mais caro do mundo? Qual mundo você se refere? Conheço a Europa e tem países como a França que tem muito mais pedagios e a estrada não é muito melhor que a nossa (de SP).
    - Telefonia movel mais caro? Em que estado é mais barato? Me avisa, porque essa é totalmente nova pra mim.
    Educação é uma das que pioraram? Interessante, por mais pior que esteja, continua como a melhor do país.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 16:15
      Enviado por: Luis

      o PSDB é responsavel pelas inumeras mortes no HC de MARILIA , inclusive a de minha mãe , chegou com AVC , ficou no corredor , deram alta , sem medicar , MORREU EM CASA .

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 12:34
    Enviado por: China

    Como o povo esquece.Tudo de ruim do século x x no brasil , foi plantado pela atual oposição.Sem teto ,sem terra, favelas , miserávies, analfabetos, falta de estradas(pedágios de quadrilhas que inventaram)sem escolas, sem tudo sem nada.DIz alguém aí que é culpa do Pt, muito pelo contra´rio o país nunca cresceu tanto quanto agora , em todos os setores. Até parece que viviamos no paraiso até 2002.Choram doleiros, agiotas, empresários incompetentes moldados no passado, os latifundiários que possuem 90 % das terras e o fmi. Como pode um otário dizer que todos esses canceres que herdamos é culpa do Pt?Queriam que Lula arrumasse todas as desgraças que plantaram em 7 anos? Por isso é que Dilma governará 8 anois e Lula voltará para acabar definitivamente com a miséria plantada durante o século da oposição, dos presidentes doutores, o século perdido. Aí então nossas desgraças herdadas da atual oposição só existirão nos livros de história.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 15:30
      Enviado por: GP

      tolo é o homem que confia no homem…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/03/2010 - 16:58
      Enviado por: Michael K

      que seja de meu conhecimento tanto o FHC , José Serra e outras figuras da oposição foram exilados pelos milicos, como muitos dos Ptralhas. A diferença entre eles é que FHC e turma , quando viveram no exterior, viram, aprenderam e chegaram às conclusões de que se deve modernizar o Brasil. Acabar com as estatais, primreiro foco de corrupção, pois se não houver estatais para comer dinheiro, Sarney e curriola, apoiados por Lula e curriola, nem se interessariam em governar. O problema dos Ptralhas é que eles estão ainda imbuídos de ideologia idiota, que russos e chineses deixaram para trás. Viajo todo ano à China e vejo a forma do desenvolvimento, converso com os chineses e , pasme, eles não se queixam de falta de liberdade, porque podem desenvolver seus negócios sem interferências mil do governo, podem viajar para o exterior etc. E saiba que por causa das mais diversas etnias, se houver uma queda do regime atual, será uma guerra civil sem fim lá. Diferentemente do Brasil, eles têm um projeto para a China, enquanto os Ptralahas e acólitos só têm um projeto – roubar tudo que podem do povo brasileiro para enriquecerem e dão umas migalhas para o povo, fazendo com que o mesmo ache que são o máximo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 12:48
    Enviado por: daniel

    A CHINA NAO E O BRASIL, A CHINA E UM PAIS COM 5 MIL ANOS DE HISTORIA, COM TREMENDAS DIFICULDADES GEOGRAFICAS , DEMOGRAFICAS,E POLITICAS , MAIS AXO QUE A CHINA DE HOJE E O SITEMA QUE DEU CERTO, PRA OS CHINESES NAO TEM NADA MELHOR,’DEPOIS DE UM PERIODO DE ESCURIDAO, O PREMIER DEM XIAO PIN EM 1980 FALOU O SIGUENTE;QUE GLORIOSO E A RIQUEZA!!!!,E FOI ASSIM COMO 400 MILHOES DE CHINESES PASSAROM DA POBREZA ABSOLUTA A GOZAR DA PROSPERIDADE CAPITALISTA,TO FALANDO DE 400 MILHOES DE PESSOAS O DUPLO DA POPULACAO GERAL DO BRASIL!!!!!CERTAMENTE A CHINA NAO TEM AS LIBERDADES POLITICAS DO BRASIL ,POREM A CONTRAPESO TEM A LIBERDADE DE QUE O CIDADAO COMUM E CORRENTE,ENCOMTRE A RIQUEZA ,MUITO MAIS FACIL E RAPIDO QUE NO BRASIL,SE NAO QUE O FALE A CLAUDIA TREVISAN, LOGIGCAMENTE OS SISTEMAS SAO DIFERENTES CHINA E UM PAIS COM 2 SISTEMAS ,O JEITO CHINES DE SAIR DA POBREZA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 13:03
    Enviado por: daniel

    AH E TENHAM UM POQUINHO MAIS DE RESPEITO PELO POVO CHINES, EXEMPLO DE TRABALHO, NAO TUDO O QUE VEM DA CHINA E PORCARIA A COMO POR AI SE FALA,A CHINA AGORA ESTA DA MAO COM A OMC-ORGANIZACAO MUNDIAL DE COMERCIO- E EXPORTA PRODUTOS DE QUALIDADE ,A MARCA LENOVO E CHINESA,E QUEM TEM UMA COMPUTADORA SABE QUE ISSO E VERDADE, EMPRESAS CHINESAS INVADEM O MERCADO INTERNACIONAL,E COMPRAM TUDO,ABSOLUTAMENTE TUDO PRA SUA GIGANTESCA POPULACAO,A CHINA FOI E UNICO PAIS NO MUNDO QUE PASSO A CRISE IN-CRESCENDO, 2DA ECONOMIA DO MUNDO, E SEGUNDO TODAS AS PREVISSOES, DE AQUI A 25 ANOS…SERA A PRIMERA….ASSIM QUE YA SABEM MANDEM A SEUS FILHOS ESTUDAR O IDIOMA CHINES,AH,,,,, SEM XORORO

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 14:41
    Enviado por: Jair Amorim

    Boa a reportagem, agora…..será que a reporter não poderia tirar umas fotos melhores na nitidez? Tem celular que tira fotos melhores que estas que estão ilustrando esta reportagem……

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 14:43
    Enviado por: Alberto Rossini

    A respeito do que se fala da China eu queria saber algo mais. Como exemplo: como funciona lá a justiça social, os direitos humanos e naturais, do cidadãos e o bem comum ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 15:10
    Enviado por: Diego

    Como vou elogiar produtos chineses,se outro dia fui comprar um telefone,…estes modernos…o “CHINA” custava 125,00 real…e o outro “AMERICANO” 1.250,00.!!!
    Deve ter alguma coisa errada neste “chineizinho”!!!e ainda com a opção de dois chips.
    Optei em não comprar nenhum,pois o AMERICANO estava caro demais…e o “XILINGLING”…ESTAVA DE GRAÇA…Quando verem um “xinez”corram…pode ser um “japonês”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 15:27
    Enviado por: GP

    Sou brasileiro mas trabalho numa empresa no exterior comandando o departamento de vendas internacionais. Vendo para 20 paises em 4 continentes do mundo, e um destes países é o Brasil. Agora, me pergunte, qual é o único destes 20 países que precisei contratar uma empresa local para representar meu produto devido as dificuldades de se fazer negócios neste país? O Brasil. E mesmo assim o Brasil representa pouco mais de 1% das vendas internacionais da empresa. É triste. É mais fácil fazer negócio com o Líbano, que está enfrentando uma guerra civíl, do que com o Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 16:06
    Enviado por: Luis

    A desigualdade social é muito grande , há 500 anos ninguém fazia nada pelo povo miseravel , o FHC engoliu mais de 500.000 vagas de bancarios , o Lula foi o unico que teve peito para tirar 40 milhoes da miséria estrema , agora precisamos gerar emprego a esse povo que já consegue comprar arroz com 80,00.

    Quantos empregos vc gerou este ano ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 16:10
    Enviado por: Luis

    As lojas de 1,99 são a alegria dos pobres …..um Juiz ganha 20.000,000 , um funcionário de loja ganha 500,00 , e como SOBREVIVER OS 2 MILHÕES DE DESEMPREGADOS SÓMENTE EM SP ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 16:12
    Enviado por: Luis

    AS PESSOAS ESTÃO MORRENDO NOS CORREDORES DO HC DE MARILIA , NÃO TEM LEITO PARA TODOS , MÉDICOS DESPREPARADOS , estamos em uma terra de ninguém , salve se quem puder ….

    O RESPONSAVEL PELO HC DE MARILIA QUE É ???????????

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 18:51
      Enviado por: Ciro

      Caro Luis

      Já q vc está reclamando tanto do HC de Marilia, vc por um acaso sabe se o SUS (que é o provedor de recursos para toda a rede de atendimento médico público e subordinada ao Ministério da Saúde da atual administração petista) está repassando “normalmente” a verba mensal de custeio do HC de Marilia ? Ou vc acha q é a prefeitura local quem banca ?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 16:36
    Enviado por: JOANA

    Prezada Cláudia,

    Excelente reportagem e posteriores respostas aos comentários dos leitores. A China efetivamente planeja e investe em infraestrutura, mas não só isto. O governo comunista investiu e continua investindo na educação de seu povo e qualificação da mão de obra. Não há gargalo de mão de obra qualificada como nós temos aqui e que vai piorar, que o diga a Petrobrás com o pré-sal! Gostaria de ver uma reportagem sua sobre este assunto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 16:42
    Enviado por: Raul Pilati

    Oi Claudia. Nos conhecemos em Brasília e sempre que posso leio seu blog, rico em estilo e informação. Tbm li seu livro. E indiquei seu blog para um amigo que está de mudança para a China. Se tiver dicas, seria ótimo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 17:08
    Enviado por: adilson gonçalves

    infração….a muito tempo …axo….poquinho…..talvez isso explique porque o Brasil não caminha…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 17:39
    Enviado por: China/ Plaa-no Reral

    O povo esquece que FHC , com o plano real acabou com a inflação do mundo. Aquela dos anos 80/90. Foi ele que acabou com a inflação do México, da Bolívia, do Leste Europeu, do peru, dos países africanos e até do Brasil. Se não fosse êle o mundo ainda viveria com aquela inflação . Lula só fa o melhor governo porque sem FHC o mundo todo ainda viveria com aquele cancer da economia. Acredite, sem o Plano Real o Brasil ainda viveria aquele tormento e assim todos países do mundo atingidos pelo fenomeno inflacionário. Viva FHc o salvador do mundo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 17:44
    Enviado por: aluani

    Ainda bem que temos o SR. Luiz Inácio Lula da Silva, se não este país já tinha virado uma Argélia…

    Viva Lula!

    Viva Dilma!

    2010, 2011, 2012, 2013…

    Vão engolir quietinhos!!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 19:25
      Enviado por: GP

      Aluani, boa observação. O ínidce de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil é .80 e o da Argélia é .75, o PIB per cápita do Brasil é US$7000, o da Argélia é US$5000. Realmente, só falta um pouquinho mais de Lula pro Brasil chegar lá…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 17:54
    Enviado por: Ivan Bruno

    Bom, comentários a parte…o fato do Brasil estar estacionado não advém do PT e PSDB, mas sim de governos descompromissados e parlamentares bem interessados(com si próprios!!!). A história nos ensina, maus governos deixaram o país nas mãos de poucos!!! Na china se experimentou um sistema diferente e o resultado foi um desastre a liberdade e quem negará a igualdade. Discordo da Claudia qdo diz que msm a mão de obra trabalhar mto e ganhar pouco, justifique que aos poucos suas conquistas vão se dando, me desculpe não dá para sacrificar uma geração em nome do desenvolvimento econômico qdo sabemos que a acumulação está se concentrando nas mãos de poucos capitalistas e o poder central. Esse divide o bonus a luz de mtas contradições e feridas aos direitos
    humanos. Felizmente o Brasil já superou isso, só precisamos amadurecer e crescer políticamente a fim de colocar abaixo o direitos (“privilégios”!!!!) das elites que estão moscando o tempo todo no poder. Exemplos disso administrações Arruda e Kassab, parceiros fiéis do tucanato elitista!!! Vale tb para o PT q enquanto não abolir suas parceirias com jagunços Pmdebista, estão fadados a reproduções de governos interessados somente no poder e no exercícios desses…
    Abaixo a elite desse país tacanha, retrógrada e conservadoras desse país!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 18:03
    Enviado por: Oswaldo

    Quanta opinião idiota e cheias de erros de português. Fica cada vez mais claro que nosso problema é de educação, não se muda da noite para o dia. Pelo menos estamos no caminho certo: quer queira ou não, os 8 anos do PSDB e agora os 8 anos do PT foram muito positivos, claro ainda há muita coisa errada – principalmente a briga entre os dois partidos que mais fizeram a evolução do país -, se esses dois partidos se unirem na busca das melhores soluções para os negócios do país, teremos outros 8 quiça 16 anos de mais desenvolvimento. Apesar de tudo nosso país está no caminho certo, precisamos aumentar o investimento na educação e manter as linhas mestras da economia (contribuição do PSDSB e mesmo do topetudo Itamar)… Boa sorte para nós…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 19:07
      Enviado por: Ciro

      Concordo com o colega Oswaldo. Temos problemas com a Educação há décadas, mas com outro agravante: a Cultura. Somos vítimas de nossos próprios problemas, herdados de nossos antepassados que não buscavam corrigir “em casa” as falhas de comportamento, pensamento e opinião. Neste país ainda há quem pense que o lixo que joga na rua é responsabilidade do gari limpar.

      Em tempo: Os vocábulos OXÍTONOS terminados em A – E – O, seguidos, ou não de “S” recebem acento agudo, portanto, QUIÇÁ é acentuado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 18:32
    Enviado por: Marcos Alexandre

    Eu acho incrível esse poder incrível de todo(a) impotente intectual falar que é a culpa é do Lula. O maior problema do Brasil é a falta de gente que entenda o que se deve fazer agora, não o que se podia ter feito. A culpa é de todos nós por milhares de razões, a maior delas, o comodismo. Todo mundo adora reclamar, ,mas quando vai receber uma multa por uma infração cometida, aí de novo a culpa é do governo. Falta a honestidade de dizer, -Sim! eu sou culpado, mas vou fazer certo da próxima vez. Gosta-se muito que o governo provenha de tudo, mas trabalhar para que isso aconteça é tido como sacrício.
    E quando digo trabalhar não é só levantar tijolos e cimentar paredes, mas pensar, pensar e executar para que o país possa prosperar de maneira equilibrada e principalmente de maneira justa!

    Hoje a tendência é comparar o Brasil com a China, o que para mim é como comparar Marte com Plutão! São planetas totalmente distintos!
    A querida Claudia Trevisan já visitou algumas das fábricas no interior da China, no qual a condição é de semi-escravidão?

    Alguém realça o fato que uma boa parte (calcula-se em torno de 60%) dos trabalhadores braçais, provindos de regiões agrícolas ganham 03 CENTAVOS de dolar ao dia? Alguém espalha ao quatro ventos que trabalhadores de linha de montagem chinesas de produtos conhecidos como Apple (da moda né??) quase nunca podem comprar os aparelhos que eles ajudam a fabricar?? E se forem pegos com alguma peça, a punição é masmorra chinesa!

    Alguém comenta o fato que a China é uma das maiores empregadoras de mão de obra escrava e em grande parte as crianças estão nesta contagem?
    Quantas vezes se divulgou as condições e o tipo de pagamento para estes trabalhadores que erguem construções 24 horas por dia sem parar?

    Alguém também comenta que a poluição e a devastação dos recursos naturais na China estão a tal ponto, que hoje milhares (isso mesmo! milhares) de cidades rurais têm que fazer a polinização MANUAL da flores e arvores, pois os insetos e abelhas quase não existem devido a insana poluição em nome do progresso?

    Ah, não esqueça também o sinistro fato de mulheres Chinesas estarem cortando os ossos das pernas para ficarem mais altas ou fazendo cirurgia nos olhos para parecer com ocidentais, simplesmente para conseguir um melhor emprego.

    Liberdade de expressão e de imprensa?? Onde??? Na China?? – É piada!

    Todo mundo adora falar das façanhas da China como se esse crescimento fosse de uma democracia, onde as pessoa pensam e criam livremente.

    A estrutura na China de hoje, sim é fascinante, mas não comparem o Brasil com a China! Eu como cidadão Brasileiro, me recuso a aceitar tal comparação ridícula.

    Nós temos muito o que fazer sim, mas não quero transformar a minha casa chamada Brasil, num poluído pátio industrial somente para mostrar para os países desenvolvidos (são desenvolvidos mesmo??? – é questionável…) que eu posso produzir tudo mais barato ao custo de ter tudo ao meu redor estraçalhado!

    Voltando a comparações, essa corrida de números e metas de nosso mundo atual é como duas mulheres se esbofeteando e brigando por um homem, ou como queiram, dois homens brigando por uma mulher. No final os dois saem sangrando e o objeto e motivo da briga sai dando risada e provavelmente vai procurar outro(a).

    O mesmo acontece hoje, os países pobres destruindo tudo ao redor para competir entre sí e dar ao paises ricos mais brinquedinhos e riqueza.
    Enquanto isso eles continuam vindo com idéias mirabolantes e mentiras bem arquitetadas para mais uma vez, fazer com que os “competidores” da corrida maluca
    mantenham o “status quo”.
    -Simples não??
    Só não enxerga quem não quer.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 19:35
      Enviado por: Julie

      Voce esta totalmente equivocado, se informe a atualize mais

      responder este comentário denunciar abuso
    • 22/03/2010 - 20:17
      Enviado por: daniel

      Calma na china nao se comem mais criancinhas. a china que vc descrebe era aquela da era mao tze tung,na china atual com todos seus problemas, o povo tem un alto conceito de cidadania ,qualquer pode falar e criticar aos governos regionais, qualquer pode sair e entrar livremente,qualquer um pode formar uma empresa,na china atual se se castiga severamente a corrupcao,sobre todo publica,o narcotrafico e a ,criminalidade ,traficante estuprador e condenado a morte,las leis ambientais ,especialmenmte depois das olimpiadas,sao igualmente severas, e a leis trabalhistas nao sao as mesmas de antes, a china tem muito caminho por recorrer mais a aceitacao do povo chines e mais que evidente.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 23/03/2010 - 03:26
      Enviado por: Cláudia Trevisan

      Marcos, você tem toda a razão em dizer que Brasil e China são países totalmente diferentes. Mas isso não impede que olhemos para a China em busca de lições que possam ajudar nosso próprio desenvolvimento. Estamos falando de um país que era totalmente isolado há três décadas e que, em 2010, vai ultrapassar o Japão e se tornar a segunda maior economia do mundo. E a maior lição é o investimento em infraestrutura, o investimento em educação e o planejamento de longo prazo. Ninguém está propondo que o Brasil adote o sistema político autoritário da China. Aliás, essa é a grande vantagem de nosso país na comparação com o país asiático. A democracia dá uma estabilidade política a longo prazo que a China não tem.
      Também é importante fazer um esforço para conhecer e entender um país que estará cada vez mais presentes em nossas vidas. Parte do que você descreve sobre a China continua a existir, mas o país é muito mais multifacetado do que isso. E por uma questão de justiça é bom ressaltar que trabalho infantil não é uma problema generalizado aqui. É provável que seja mais grave no Brasil. A maioria esmagadora das crianças aqui está na escola.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 18:45
    Enviado por: Julie

    China infelizmente é governada pelo regime comunista onde o direito de saber fatos reais relacionados a decisoes politicas sao manipulados, O povo nao vota, nao tem acesso direto a escolha de seus politicos, mas ve a transformacao e beneficios desta gestao comunista, que a essencia é a melhoria na qualidade de vida, que era o que ter pra comer, Eu frequento a China, e vejo cada vez mais o povo ter mais o acesso ao que comer e muito mais, A velocidade do crescimento da China nao tem nem como descrever com um mes de reportagem,Moro no Brasil, mas tenho muito medo, vivo apavorada, pela violencia (que na China nao tem), mais apavorada ainda pela ignorancia dos brasilieros, de que adianta a liberdade de voto, liberdade de imprensa, se a populacao é ignorante? Os governantes aqui no Brasil manipula tambem o povo , assim como vejo nestes comentarios, quanta gente cega e manipulada, acham que tem liberdade, e acham que a migalhas de bolsa familia salvam o povo, e nao a dignidade ao trabalho, como a China, Sera que um dia o povo brasileiro vai enxergar ? e se libertar ?

    e

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2010 - 19:21
      Enviado por: Ciro

      Tão cedo não vai acontecer, porque somos todos gado, manipulados. Não adiantou em nada o Governo Militar ser substituído pela Governo Democrático, mantemos uma atitude passiva a tudo que acontece todos os dias, em todos os governos, PSDB, PT. O povo brasileiro é sim manipulado, porque a grande maioria da população é desinformada e sem cultura. A Democracia (o poder que emana do povo, numa tradução objetiva do grego) é uma palavra que passou a ser usada para enfeitar discursos em palanques, mas ninguém que ouve sabe mesmo o seu verdadeiro valor. Se realmente soubessem, iriam até Brasília cobrar de nossos governantes seriedade no trato da coisa pública e respeito àqueles que os elegeram para representá-los. Estamos pagando um preço alto pela nossa total falta de ação. Desculpem-me o comentário a seguir, mas somos todos bundões!!!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 19:09
    Enviado por: Julie

    Só para reflexao, A China comunista que voce nao tinha direito a propriedade, hoje ela te permite ter o poder sobre ela, e o Brasil que voce sempre teve o direito a propriedade, hoje qualquer MST pode tomar a sua propriedade, invandir e depredar com o consentimento do governo, A China comunista promove o crescimento do pais, segurando o cambio, isencao ao imposto, proporciona infra estruturas como estradas , meios de transporte , infra estruturas de escoamento e armazenamento de produtos, aeroportos, ferrovias, shoppings gigantescos onde os fabricantes se concentram pra mostrarem e venderem os seus proputos para o mundo como a Claudia descreve nesta reportagem, e tem um monte destes shoppings pela China assim como um que eu frequento na cidade de Guangzhou, enfim, enquanto aqui no Brasil nos padecemos com quedas de avioes e apagoes, tudo que consumimos eh mais caro que qualquer outro pais, mesmo aqui encostado como Chile ou Argentina , sem falar no Paraguai, é revoltante saber que pagamos o dobro pelos carros, tenis, eletronicos etc. é revoltante nos com a liberdade nao podermos impedir que govenantes nos tirem cada vez mais do nossos bolsos sem podermos dizer nao, nos damos ao governo 5 meses do nosso trabalho e querem mais,

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 19:23
    Enviado por: Julie

    Claudia, nao sei se voce esta sabendo, Nesta ultima comemoracao de ano novo, as industrias nas regioes costeiras tiveram uma baixa de 30 % de funcionarios, isto é, este numero de funcionarios que foram passar ano novo na sua terra natal, que geralmente é no interior da China nao voltaram, porque o Governo esta incentivando a fixar esta populacao para desenvolver o interior da China, chegam a pagar em dinheiro ( 30 %) qualquer produto eletronico que desejarem comprar. Ficando assim inflacionada a mao de obra nas regioes desenvolvidas, onde o trabalhador esta escolhendo o emprego que lhe proporcionar melhor beneficios, como ar condicionado em seus aposento, sim as fabricas proporcionam moradias e refeicoes, e longe daqueles que vimos ha anos atras, Acompanho a evolucao das fabricabricas e fico feliz na melhoria da qualidade de vida dos operarios.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/03/2010 - 02:43
      Enviado por: Cláudia Trevisan

      Julie, sim, estou informada sobre a escassez de mão de obra na costa leste da China, principalmente em Guangdong, no Sul. O problema é que o salário mínimo sobe muito lentamente, o que faz com que muitos camponeses prefiram ficar em suas vilas rurais e buscar empregos próximos em cidades próximas. Além disso, começa a haver mais oportunidades no centro e no oeste, com a elevação dos investimentos e a aceleração do ritmo de crescimento. O custo da mão de obra no leste está em alta e continuará a subir nos próximos anos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 19:28
    Enviado por: WF

    Não concordo com nenhuma avaliação que envolvam PT ou PSBD ou qualquer outra sigla partidária ou gestão; acho que nossas propostas são tacanhas; enfadonhas e tipicamente TUPINIQUINS, das bravas…porque falta a visão estratégica de onde nosso país está hoje num contexto geral mundial e para onde queremos em um prazo X que ele esteja.
    Esta visão que muitos empresários são obrigados a ter devido a alta competitividade que estão sujeitos no mercado onde atuam, não é a mesma destes políticos que pilotam uma nave chamada Brasília….falta integração entre as ações, entre os propósitos…falta planejamento como um todo; fazer o que? exigir isso deles???fala sério! Não há comprometimento, apenas neste ponto, vejo algum esforço neste govêrno e só…..porque em seguida me lembro de um passado negro e um futuro branco…sem fundo.
    Um Juiz de uma côrte Americana deu uma sentença para que um compatriota nosso cumprisse a pena da qual estava sujeito por lá e ainda escreveu…que ele cumpra em território americano, porque no Brasil, não há seriedade….ele esta errado???
    Não sou fá de carteirinha dos Americanos do norte, nem de nenhum outro país…sou Brasileiro e fã deste país…sei que aqui é o melhor país do mundo, mas minha paciência e fé esta se esgotando!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/03/2010 - 02:37
      Enviado por: Cláudia Trevisan

      WF, acho que você tocou no ponto fundamental. Falta visão estratégica de longo prazo para o Brasil, do tipo de economia que o país pretende ter e de como será sua inserção global. A China tem uma estratégia muito clara, que até agora funcionou bem. Obviamente são países diferentes, mas o Brasil tem vantagens enormes: é uma democracia e tem instituições relativamente sólidas, elementos inexistentes na China. Falta um investimento pesado em educação, para que o problema da escandalosa desigualdade de renda possa ser enfrentado com alguma esperança de sucesso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 19:59
    Enviado por: Ronaldo

    Não acho que a culpa de estarmos passando grandes problemas é apenas dos políticos, mas de nossa própria população que os elege. Nos não temos identidade política. Na ânsia de fugir de nossas responsabilidades, deixamos o rebanho de ovelhas ao comando do lobo.
    Vou dar um único exemplo, o político “teoricamente” mais próximo de nos é o Vereador, que são eleitos pelos bairro. Então porque quando eles são eleitos a primeira coisa que eles fazem é mudar para bairros de alto padrão de São Paulo. Vamos pensar um pouco; Se o vereador foi eleito pelo bairro, não interesse se bairro de alta, media, ou baixa renda, ele deveria permanecer onde ele foi eleito e trazer benefícios para este bairro. Muitos deles saem do bairro a procura de segura, hora: se não a segurança no bairro onde ele foi eleito, é o primeiro trabalho que deverá fazer junto a prefeitura.
    E assim, nos estamos elevando a nossa política, para eles (políticos), é melhor a população continuar com o ditado… política, religião e futebol, não se discute.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 20:10
    Enviado por: uberVU - social comments

    Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by gugtavas: Yiwu, a assustadora cidade chinesa das bugigangas baratas – http://bit.ly/b9vGIW...

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 20:43
    Enviado por: Marcos Alexandre

    Julie Lin, se é tão bom a China, mude-se para lá!
    O que você é? Papagaio de propaganda Chinesa?
    Pelo seu português vejo que você deve ser uma boa Chinesa!
    -Na China não tem violencia? Balela mentirosa!
    A verdade não se esconde atrás de fantasias! Sabemos quem é a China
    e o que é a China.
    A propósito, eu passei seis meses na China!

    谢谢同志们 – xhê xhê!
    Passar bem!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2010 - 21:08
    Enviado por: Christopher

    Parabens pela matéria Claudia! Como sempre o gargalo logístico do Brasil continua sem solução. Tantos governos e as soluções continuam no papel. Estradas esburacadas, Portos ineficientes e muita burrocracia. É uma pena. O que poderíamos ser em 5 anos, faremos em 20…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/03/2010 - 00:39
    Enviado por: Newton Apllehead

    Não falo de política, aliás tenho NOJO de politicagem, onde o Brasil é o último colocado nesta disputa individualizada do ver se sobra uma beirada pra me locupletar. A falta de patriotismo é que deixa o País nesta eterna penúria. Falando de BRASIL e do seu “post”, tenho uma opinião simplista: ” fazer o comércio interno a R$1,99 e exportar a R$199,00″ , receio pelos filhos do caos, que o País desenvolveria na velocidade chinesa só que com o povo tendo acesso a tudo e o Brasil se enriquecendo com todos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/03/2010 - 02:36
    Enviado por: Marcos Alexandre

    Google fecha servidores na China – 22 – Março/2010
    Em janeiro, a empresa constatou que os ataques a contas de email em seu servidor partiram de hackers da China. Esses hackers estavam vigiando os ativistas de direitos humanos que defendem a liberdade de expressão.
    Julie Ching Ling – explique isso por favor! A China é o que mesmo?….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/03/2010 - 09:21
    Enviado por: Pablo Souza

    Não esqueçam o Brasil tem só 510 anos, e a menos de 200 é ‘livre”, as pedras demoram a se cruzar.
    O processo é gradativo a culpa não é do PT (ou só do PT), nem do PSDB, DEM etc…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/03/2010 - 10:10
    Enviado por: JOANA

    OK, Pablo. Mas a uns 30 anos atrás, a China era menos desenvolvida q o Brasil e seu povo, muuuuito mais pobre! Seu crescimento de lá pra cá não foi gradativo, foi aos saltos! E aí? Eles podem e nós, não? Detalhe – nossa infraestrutura era melhor e nossa riquesa natural maior.

    Marcos, ser humano é ser humano! Tanto lá como cá. Crimes e outras coisinhas ruim q fazemos, é universal, infelizmente. Mas a vidinha lá está realmente mais interessante e melhor. Qdo eu aposentar vou tentar aprender mandarim e passar longas férias por lá!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/03/2010 - 10:18
    Enviado por: luis

    Em 3 anos de Lula, SP criou 3 vezes mais empregos do que no 2º mandato de FHC
    Tamanho da fonte [-] [+]Enviar para amigoImprimir conteúdo
    O patrocínio e o impulso do Governo Lula ao processo de crescimento econômico produziram em São Paulo, apenas no período 2007-2009, quase o triplo do número de empregos criados no estado durante todo o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso.

    De 1999 a 2002 – os quatro anos do segundo Governo FHC – a economia abriu em São Paulo menos de 514 mil novos postos de trabalho. Já nos três anos do segundo Governo Lula, o número de novos empregos no estado ultrapassou a 1,4 milhão.

    Esses dados constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, e foram reunidos pela bancada do PT na Assembleia Legislativa paulista.

    Os números do CAGED mostram que a economia gerou em São Paulo, no pior ano do Governo Lula para a geração de empregos, mais postos de trabalho do que no melhor ano do Governo Fernando Henrique. Enquanto em 2000, no melhor ano do segundo Governo FHC, foram criados em São Paulo pouco mais de 240 mil novos postos, em 2009 – pior ano sob o segundo Governo Lula devido à crise internacional – o número de empregos gerados no estado ultrapassou a 277 mil.

    Desde que Lula assumiu a Presidência da República, em 2003, mais de três milhões de postos de trabalho foram criados em São Paulo até o fim de 2009. E à exceção do primeiro ano de mandato, em todos os outros o número de empregos gerados em São Paulo foi superior aos gerados a cada ano do Governo FHC.

    Criação de empregos em São Paulo:

    Governo FHC

    1999 -109.564

    2000 240.882

    2001 182.969

    2002 199.678

    Total no segundo mandato de FHC 513.965

    Governo Lula

    2003 171.509

    2004 497.652

    2005 472.931

    2006 472.627

    2007 611.539

    2008 525.607

    2009 277.573

    Total no Governo Lula: 3.029.438

    Total em três anos do segundo mandato de Lula: 1.414.719

    Brasília Confidencial  www.brasiliaconfidencial.com.br)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/03/2010 - 23:15
    Enviado por: VF13

    FICO PASMADO COM O CONHECIMENTO POLITICO DE TANTOS BRASILEIROS……
    EU SOU DO TEMPO DA DITADURA..VIVI ESTES MALDITOS MOMENTOS!!FALAM COMO SE O LULA TIVESSE INVENTADO O BRASIL!!..TODAVIA AVISO QUE NÃO SOU ELEITOR E NUNCA FUI DO PSDB/PPS/PTB/PT/..E SEI LÁ QUANTOS MAIS TEM ESTE PAÍS!!!MAS UMA COISA TENHO OBSERVADO:NUNCA FALAM DO GOVERNO DO SR JOSÉ SARNEY,POIS,FORAM TEMPOS DE UMA INFLAÇÃO ABSURDA E BERRANTE,QUANDO SITIANTE E ATÉ FAZENDEIROS VENDERAM SUAS TERRAS,PARA FAZEREM DEPOSITOS EM UMA POUPANÇA ENGANOSA E INFLACIONÁRIA!!NÃO COMENTAM NADA POR EXEMPLO DO GOVERNO COLLOR O SENADOR QUE HOJE É AMIGO DO LULA,JUNTO COM O SARNEY!!…RESPONDAM:QUEM ACABOU COM A INFLAÇÃO DESTE PAÍS….QUEM ACABOU COM O CABIDE DE EMPREGOS ESTATAIS NAS SIDERURGÍCAS???EU ERA LAVRADOR,PLANTADOR DE ARROZ,FIZ COMUNICAÇÃO….ME FORMEI EM PUBLICIDADES..E NUNCA DEPENDI DE GOVERNOS,POIS,SEMPRE ACREDITAI NA MINHA CAPACIDADE DE VENCER…NÃO SE FALA QUANDO O FALECIDO JOÃO GOULART,MANDOU DESTRUIR TODAS AS LAVOURAS DE CAFÉ DO PAÍS PARA VALORIZAR O GADO!!…ESQUECEM DE UM ULISSES GUIMARÃES…TANCREDO….O QUE VEMOS AI NA REALIDADE É UMA SEMENTE QUE FOI PLANTADA POR GRANDES HOMENS,E DE UMA GERAÇÃO QUE LUTOU CONTRA O REGIME MILITAR…SENDO QUE MUITOS HOJE VIVEM DESTA HISTÓRIA PASSADA……SE TEMOS UM HERÓI ,ESTE HERÓI SOMOS NÓS,BRASILEIROS…O RESTO É PROPAGANDA ENGANOSA…..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/03/2010 - 10:02
    Enviado por: Tetsuo Shimura

    “Não foi apenas pela mão de obra barata e o câmbio competitivo que a China…”

    Na TV Globo, existe uma figura que tece comentários sobre tudo, economia, política, esportes…, mas seu forte era comentar o “trabalho escravo” dos chineses. Ambas pecam pelo arroubo ou extase em diminuir aquele povo senão vejamos, seria a “mão de obra barata” chinesa com custo tremendamente inferior à nossa mão de obra direta sem os emolumentos sociais? Por que iniciar a redação de uma matéria tão boa com uma frase tão mesquinha?

    Sim! Também temos no Brasil, trabalhos escravos e salários aviltantes.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivo

Blogs do Estadão