Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Processamento linguístico vale para palavras e números

Processo de armazenamento e reutilização de sintaxe "trabalha em vários domínios cognitivos".

PUBLICIDADE

Por taniager
Atualização:

Provavelmente não podemos antecipar ou memorizar cada palavra, frase ou sentença possível. Mesmo assim, não temos nenhum problema em construir e entender miríades de novas expressões todos os dias. Como fazemos isso? Linguistas dizem que empregamos, naturalmente e inconscientemente, regras abstratas -- a sintaxe.

PUBLICIDADE

Quanto abstrata é a língua? Qual é a natureza dessas representações abstratas?  E valem as mesmas regras na viagem entre os reinos de cognição? Um novo estudo explorando estas questões -- pelos psicólogos Christoph Scheepers, Catherine J. Martin, Andriy Myachykov, Kay Teevan e Izabela Viskupova da Universidade de Glasgow na Escócia, e Patrick Sturt da Universidade de Edimburgo no Reino Unido -- faz o que Scheepers chama de "uma impressionante constatação nova": o processo de armazenamento e reutilização de sintaxe "trabalha em vários domínios cognitivos".

Mais especificamente: "A estrutura de uma equação matemática resolvida corretamente é preservada em memória e determina a estruturação de uma frase subsequente que uma pessoa tem para completar". Neurocientistas tinham descoberto evidências que sugeriamuma ligação entre a matemática e a língua, mas esta é a primeira vez que são mostradas em um sistema comportamental.

O estudo utilizou um processo cognitivo chamado "preparação estrutural" ("structural priming" em inglês). Simplificando, se você usa certo tipo de estrutura em uma frase, é provável que você a use novamente em uma sentença posterior.

As conclusões serão publicadas em uma próxima edição da revista Psychological Science da Association for Psychological Science (APS).

Publicidade

Veja também:- Dormir após processar informações aumenta capacidade de execução- Som dá dica para saber a qual idioma palavra pertence- Memorização de fotos é melhor quando há pessoas na imagem- Primeira impressão fica, salvo se o contexto for diferente- Voz materna ativa região do cérebro responsável pela fala - "Maníacos por controle" podem realmente ter memória melhor

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.