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Arquitetura, decoração e design

Mesmo em pequenas doses, cores causam efeito na decoração

Por Ana Garrido
Atualização:

Nesses ambientes, os móveis e acessórios coloridos fazem toda a diferença   Ana Paula Garrido - O Estado de S.Paulo Cores também são bem-vindas em pequenas doses ? em móveis e acessórios. Se bem que neste apartamento na Vila Mariana, ela está longe de ocupar uma posição modesta, pontuando a grande alteração da reforma realizada pelo escritório Stuchi & Leite. A ideia da arquiteta Fabiana Stuchi foi substituir um dos quatro quartos por um volume com funções em todas as faces e ainda com um closet por dentro. ?Seria uma espécie de Ferrari no meio da sala, por isso, avisei aos clientes que não teria como ser discreto. Pelo contrário, teria que ser uma cor marcante?, conta. A primeira proposta apresentada foi um amarelo-ovo, que, apesar de aceita pela moradora, não passou pelo aval do marido. ?A alternativa foi um azul, que deu certo porque é presente, mas menos agressivo.? A partir daí vieram os toques mais quentes com as peças laranja e amarelo para equilibrar. As mesmas cores se destacam ao longo de um apartamento no Leblon, no Rio, reformado pelo arquiteto Maurício Nóbrega. ?Laranja é a cor preferida da moradora, que me pediu algo leve e descontraído. Como a casa é a realização de um sonho, cabe ao arquiteto atender aos pedidos.? Pedido feito, pedido cumprido. Com a ajuda de uma base neutra, ele conseguiu levar a cor escolhida para todos os cômodos. Já em um apartamento em São Paulo, marcado pelo domínio de preto e branco, a cor mais vibrante aparece apenas na cozinha, nos armários e bancada da Valcucine, para dar uma ?pitada de humor e alegria com o amarelo, que aqueceu o ambiente?, explica a arquiteta Brunete Fraccaroli, responsável por criar o espaço gourmet na medida para a família que adora receber e se reunir com os amigos. Em Moema, as cores foram a forma de a moradora voltar a viver no apartamento, agora com o filho de 4 anos. ?A cliente queria deixar o lugar onde ela morou durante a adolescência com uma linguagem contemporânea?, comenta a arquiteta Karla Cunha, sócia do escritório Item 6. Para isso, Karla definiu uma gama de tons a partir do papel de parede, escolhido pela moradora, e tratou de distribuir o colorido por todos os cantos, incluindo paredes, móveis, acessórios e até azulejos, para alegria do filho, que vira e mexe fala para a mãe como ?a casa nova é legal?. Curta a página do Casa no Facebook e veja mais opções de móveis coloridos.       As cores da moda Assim como na moda, há cores que invadem a decoração a cada temporada. As chamadas tendências, no caso das tintas, são definidas anualmente pelas fabricantes ? algumas já divulgaram as que estarão em alta em 2014: a Coral escolheu um azul-esverdeado chamado lagoa particular; a da Eucatex é uma tangerina; e a da Sherwin-Williams, um cinza batizado de exclusive plum. E de onde surgem essas tendências? Elas são resultado de pesquisas feitas com consumidores e, principalmente, especialistas, incluindo designers e arquitetos: as empresas formam um leque com as cores que mais têm agradado e desenvolvem tons dentro dessa seleção. O trabalho vale a pena, porque, normalmente, a produção das escolhidas aumenta. ?A chá dançante, de 2012, multiplicou a venda por oito?, analisa o gerente de ativação de cores da Coral, Renato Panzuto. E tal cor avermelhada não é a única a ter um nome divertido. O leque das fabricantes é bem criativo: céu californiano, abacaxi maduro, cheiro verde, delícia de morango, verde caranguejo, marcha nupcial, suflê de goiabada, obstinate orange e por aí vai. Essa escolha também é fruto de pesquisa dos coloristas, que, segundo Panzuto, se baseiam no que cada elemento ou a mistura deles transmite. ?Os nomes não são atribuídos aleatoriamente. Eles buscam na essência um significado. As cores frescas, por exemplo, como têm muito pigmento branco ampliam o ambiente.? Apesar de tantos estudos para aumentar e melhorar a gama de cores, os brancos ainda são os campeões de venda. Eles representam 60% do volume geral no Brasil, segundo a Abrafati. Na Coral, os números são parecidos, com uma curiosidade: depois dos brancos e dos neutros, os amarelos são os mais vendidos.

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