ir para o conteúdo
 • 

Carlos Orsi

10.setembro.2010 08:27:52

Há 44 anos, começava a Jornada nas Estrelas

Esta semana foi meio cheia, então não consegui postar no dia certo, mas vamos lá: em 8 de setembro de 1966, ia ao ar, nos Estados Unidos, o primeiro episódio de Jornada nas Estrelas a ser exibido — The Man Trap, no qual um monstro alienígena se faz passar pela ex-namorada do Dr. McCoy.

Man Trap não foi o primeiro episódio produzido — todos provavelmente conhecem a história de como o primeiro piloto, The Cage, estrelado por Jeffrey Hunter no papel de capitão Christopher Pike, foi rejeitado por ser “intelectual demais”. Quando Hunter se recusou afazer um segundo piloto, o caminho estava aberto para a entrada de William Shatner na história.

(Man Trap também não é o segundo piloto; nesse, Onde Nenhum Homem Jamais Esteve, o médico não era McCoy)

Eu me lembro de estar no último ano de faculdade quando houve a celebração dos 25 anos do seriado, o que faz de mim uma pessoa velha o suficiente para ter assistido a Jornada nas Estrelas na TV aberta (era na Bandeirantes?), mas jovem demais para ter pego a estreia do programa. Na época do jubileu de prata, escrevi um artigo curto para um fanzine sobre a série — antes do PDF, essas coisas eram feitas em sulfite e xerox.

Quase quatro décadas e meia depois do início, Jornada nas Estrelas é um fenômeno difícil de analisar. A perspectiva histórica, nesse caso, não ajuda muito, porque produz facilmente duas avaliações extremas —  ”seriado brega e datado idolatrado por nerds” ou “obra genial e visionária de ficção científica” — que não são, nenhuma delas, exatamente corretas.

Sou suspeito para falar, mas creio que a verdade está mais perto da segunda posição, com mais ênfase em visionária — pelos caminhos que abriu em sua mídia específica, a televisão — do que realmente em genial.

Talvez Jornada nas Estrelas tenha sido o primeiro (o único?) seriado de TV a gerar numa espécie de mitologia que acabou ganhando vida própria, não só se mantendo nos períodos em que não havia nenhum produto da franquia sendo exibido como, ainda, penetrando a cultura popular (veja-se a quantia incontável de paródias e citações — e o fato de o primeiro ônibus espacial construído pelos EUA ter se chamado Enterprise).

O filme mais recente, de 2009, parece ser mais um indício disso. Lembro-me de ter lido em algum lugar que uma pessoa envolvida na produção, perguntada se o público não estranharia ver os personagens da série original na pele de novos atores, teria respondido algo na linha de “Hamlet também foi interpretado por diversos atores diferentes”.

Hamlet e Capitão Kirk!  Talvez uma comparação melhor fosse não com um personagem tão fortemente associado a um autor único e a uma obra famosa, mas com uma figura mítica, protagonista de ciclos de histórias, como Hércules —  ou, melhor ainda, Jasão (que comandava uma nau) e Teseu (que seduziu a filha do vilão, algo tipicamente “kirkiesco”).

Abaixo, a abertura da segunda temporada da série, onde DeForest Kelley/Dr. McCoy já aparecia nos créditos iniciais:

comentários (73) | comente

73 Comentários Comente também
  • 10/09/2010 - 09:03
    Enviado por: Fey

    Boa análize,

    Se Star Trek fosse apenas um seriado brega idolatrado pelos nerds, ela não teria sobrevivido todo esse tempo e nem teria se multiplicado em tantas outras variações dela mesma.

    Crianças do passado que assistiam Star Trek, foram inspiradas a se tornar os novos cientistas e engenheiros de hoje (aliás, mais de uma geração). A classificaçao “visionária” portanto lhe cai bem.

    Confesso que não sou muito fã da série. Em termos de filmes (não seriado) acho que o outro único franchising que tem poder semelhante é o Star Wars (Guerra nas Estrelas).

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/09/2010 - 15:40
      Enviado por: Rodrigo

      Fey outro dia, ao lado do meu pai vi na tv o recente lançamento de Star Trek. ele gosta do seriado mas fez um comentario sobre o filme que é comparativo de toda a serie: “é parado”. É fato. Star Trek sempre foi paradao, e é por isso que Star Wars difere tanto. Mais dinamico, mais objetivo. Claro que as duas series são fantasticas, e logico que eu prefiro Star Wars.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/09/2010 - 19:36
      Enviado por: Fey

      Rodrigo,

      Concordo. Star Trek tem uma tendência de ser um pouco mais devagar no desenrolar de suas histórias, se bem que a versão de J. J. Abrams (o último filme) partiu totalmente desse estilo e incorporou seqüências de ações mais emocionantes.

      Alguém citou que há filosofia no Star Trek…hmmm…não discordo, mas até aí acho que podemos encontrar lições de choque culturais, civilizações, e interação homem máquina em vários outros seriados e filmes também. Pra mim oque difere o Star Trek é que é um dos poucos filmes ocidentais que olha com otimismo os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/09/2010 - 14:29
      Enviado por: Christopher Leonard

      Fei e Rodriguinho: vocês devem ter nascido depois de 1980, com certeza para analisarem a série STAR TREK só do ponto de vista da ação. Isso é coisa para o George Lucas que se inspirou nas obras sobre mitologia de Joseph Campbell. Star Wars é pobre porque só repete aquilo que STAR TREK iniciou. Mesmo filmes como 2001, uma Odisséia no Espaço inovou muito pouco.

      Pra gente burra, que prefere ação, Star Wars é perfeito. Mas pra quem tem um pouco de cérebro prefere Star Trek – desde a caracterização de cada personagem – eles colocaram como os principais membros da tripulação, personagens multiraciais, fizeram o capitão Kirk beijar uma negra, na época, um marco na história das séries norte-americanas. Isso só pra dizer o começo. Deram ideias quanto ao telefone celular, ao disquete, à internet e uma biblioteca de dados feito o Google. Nossos cientistas ainda não fizeram o teletransporte – ainda. Portanto, esse negócio de preferir Star Wars é pra quem não conhece direito Star Trek ou gosta mais de ação.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/09/2010 - 23:42
      Enviado por: Rodrigo

      Christopher quem é voce pra me chamar de burro? Gosto é que nem CU! Cuide do seu antes que te arrombem seu merda! Acha que sou teu amiguinho? Me erra

      responder este comentário denunciar abuso
    • 14/09/2010 - 00:45
      Enviado por: Fey

      Encontramos um “trekie” ofendido!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/09/2010 - 09:37
    Enviado por: Luiz Felipe Vasques

    Engraçado ver como há 44 anos havia mais o que ser dito, mesmo em uma roupagem fantástica – ou talvez por isso mesmo – do que os produtos da mesma marca feitos hj em dia. “Evolução”? Hum. :)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 10:00
    Enviado por: Plinio

    Apenas uma correção. O primeiro ônibus espacial foi o “Columbia” e a referência de Enterprise vem do U.S.S. Enterprise, primeiro porta aviões atômico dos EUA.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/09/2010 - 09:54
      Enviado por: Carlos Orsi

      Oi, Plinio! O Columbia foi o primeiro ônibus espacial a entrar em serviço ativo, mas antes dele foi construído um protótipo, chamado Enterprise: http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Shuttle_Enterprise

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/09/2010 - 11:52
      Enviado por: Luiz

      O primeiro onibus espacial foi denominado ENTERPRISE e não foi um protótipo…. foi desenvolvido e utilizado para testes de razão de planeio e pouso, sendo lançado a partir de um boeing 747…. portanto…. era operacional.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/09/2010 - 10:20
      Enviado por: Fernando Amaral

      Mas é certo que a referência na série original era ao porta-aviões movido a energia nuclear, uma máquina “positivamente’ famosa na época.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/09/2010 - 12:33
      Enviado por: Valloy

      Acredito que seja uma homenagem ao porta aviões Enterprise da Segunda Grande Guerra, que “sobreviveu” a Pear Habor.

      Ainda, se não me engano ele terminou a guerra inteiro.
      Essa era a idéia, a Enterprise sempre vai te trazer de volta para casa.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/09/2010 - 10:26
    Enviado por: MIGUEL LOPES RAMOS

    POUCOS SABEM DISSO, MAS PAULO MALUF (O POLÍTICO) TAMBÉM É TREKKER (APAIXONADO POR JORNADA NAS ESTRELAS), TANTO QUE QUANDO ERA PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, NÃO ATENDIA NINGUÉM A PARTIR DAS 17H30, PARA ASSISTIR AO SERIADO.

    ALÉM DISSO, O TELEFONE CELULAR QUE TODOS UTILIZAMOS FOI “COPIADO” DO INTERCOMUNICADOR QUE OS PERSONAGENS UTILIZAVAM.

    AS SÉRIES ANTIGAS SÃO INESQUECÍVEIS E DAÍ A RAZÃO DE SEREM RELEMBRADAS CONSTANTEMENTE E GERAREM TANTA SAUDADE NAQUELES QUE COMO EU, TAMBÉM ASSISTIAM-NAS DIARIAMENTE NA DÉCADA DE 60, OU SEJA, NÓS JOVENS CINQUENTENÁRIOS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 10:31
    Enviado por: Vander Guilherme da Costa

    Ouso dizer que Star Trek é um dos maiores clássicos da ficção cientifica, pois já gerou outros quatro seriados, uma série animada, mais de dez longa metragens, quadrinhos, livros, toys e outros tantos artigos relacionados as séries, foi inovador no trato da relação de homens e seres de outros mundos e gerou idéias até hoje copiadas ou adaptadas em outros filmes e séries como é o caso do teletransporte, o faiser e o comunicador de mão e de lapela(em certa época copiado na forma pelos celulares) e de lapela. É ainda hoje, com seus personagens clássicos ou mais novos e suas histórias cheias de conteúdo investigativo e moral, uma diversão garantida que continua gerando aficcionados e fã-clubes pelo mundo todo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 10:53
    Enviado por: Carlos Magno

    A série Star Trek reflete muito bem toda uma época de muita esperança e otimismo com relação aos progressos da Ciência Aeroespacial e de suas imensas possibilidades para o futuro da Humanidade. Infelizmente, a realidade, a própria Física e as circunstâncias terrenas se mostraram muito severas para tanto sonho….

    Contudo, como viver também é insistir…quem sabe um dia?….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 11:01
    Enviado por: udson souza

    Star Trek é mais que um ícone da nossa civilização moderna e tecnológica. A série, visionária, representa o ideário da conquista do homem ‘por ele mesmo’, não só do espaço, como os argonautas gregos aventurando-se pelos mares desconhecidos de outrora, mas a possibilidade do homem conquistar o universo de ‘dentro para fora’, a partir de um verdadeiro humanismo que não se torne escravo das próprias ambições de poder, do conhecimento e da própria vaidade do ‘ser superior’. Kirk, Spock e Dr. McCoy representam a ‘amizade legitimamente humana’ que se une em torno (como meta) do ideal de liberdade e ampliação do ser nas mais variadas formas de manifestação terrena e cósmica.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 11:03
    Enviado por: Renata

    Muuuito boa lembrança! Viva o capitão Kirk!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 11:28
    Enviado por: Joaquim Paulino Leite Neto

    Star Trek, para mim, não foi apenas um seriado de ficção científica extraordinário. Quando vi pela primeira vez eu tinha 12 anos. A influência dela foi tão forte, tão marcante, que decidiu meu futuro profissional. Tinha certeza que queria ser cientista e trabalhar em pesquisas espaciais. Hoje trabalho no INPE e adoro o que faço. Acompanhei também todas as séries derivadas de Star Trek , como A Nova Geração, Deep Space Nine, Voyager, Enterprise, mas a velha e clássica série continua imbatível, apesar do tempo. Acho que a série não foi apenas visionária, com muitos dos dispositivos lá apresentados na época como ficção e hoje como realidade ( o celular, por exemplo). Ela foi genial sim, porque conseguiu transformar o gênero ficção científica numa coisa séria. Hoje, muitos dos cientistas da NASA são o que são porque foram inspirados por Jornada nas Estrelas. Isto nunca mais vai acontecer com série nenhuma. A influência do fenômeno Star Trek já dura quase meio século, e ainda alguém duvida de que se trata de uma série genial?Vida longa e própera a todos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 11:30
    Enviado por: Carlos Brasil

    Os episódios de “Jornada nas estrelas”, em todas as suas séries (clássica, “Nova geração”, “Deep space nine”, “Voyager” e “Enterprise”) fazem alusões a conceitos não só de ciência, mas de humanismo e política. Na série clássica, nos anos 60 da luta pelos direitos civis, as crianças podiam ver várias raças convivendo em harmonia na ponte de comando e enfrentando desafios juntos. Em “Deep space nine” e “Voyager”, a diplomacia é enfatizada; no primeiro caso, por exemplo, uma estação espacial localizada em um ponto de conflito recente entre duas raças deve ser administrada pela Federação, que deve fazer de tudo para consolidar o processo de paz. O capitão Jean-Luc Picard, da “Nova geração”, antes de ser um soldado, é um diplomata. Em todas as séries sempre há o estímulo à descoberta, ao desbravamento, à cooperação, nunca à conquista expoliadora.
    O primeiro rótulo, ”seriado brega e datado idolatrado por nerds”, é injusto e só pode
    ser fruto de pessoas que nunca viram a série, talvez acostumadas aos destaques hodiernos da mídia, repleta de vampiros andróginos e escolas de magos – coqueluches da geração MTV.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 11:31
    Enviado por: Sérgio

    Rodenberry era um gênio. Antecipou coisas como a dobra espacial e o teletransporte, sendo que a existência do 1º já é quase consenso entre os físicos e o 2º já está sendo estudado como algo possivel. Ele inovou também ao colocar a Enterprise como fazendo parte de uma frota formada por várias civilizações. Antecipou a realidade ao colocar pequenas telas de computador nas mesas dos tripulantes nas salas de reuniões. Inovou mais uma vez ao propor um novo tipo de motor e combustível pra propelir as naves. Não há outra palavra para descrever esse cara senão “GÊNIO”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 11:49
    Enviado por: Valloy

    Star Trek é primeiro sobre pessoas e depois sobre idéias.
    A ficção científica foi tomada como fundo, mas de uma forma apaixonada e profissional.

    Graças a isso a sério não se perdeu, não foi mais um seriado de “zorts e pins”.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/09/2010 - 10:04
      Enviado por: NELSON NISENBAUM

      Excelente comentário, o grande valor de Star Trek é a atemporalidade dos dramas humanos. Politicamente, a ponte da Enterprise – Um americano, uma negra, um japonês, um russo, um escocês, e um alienígena (Spock) era uma forma de antimacartismo cultural. Devemos muito a Roddenberry e aos brilhantes atores que com tanta paixão encararam seus personagens, tanto na série clássica e seus capítulos que foram ao cinema, quanto na Nova Geração, outro fenômeno.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/09/2010 - 11:55
    Enviado por: Daniel Bezerra

    A ideia de Jornada nas Estrelas é tão forte que seus temas principais continuam ressoando firmemente até hoje. Se tantas gerações de cientistas e engenheiros foram inspirados em Jornada é graças ao apelo atemporal desses temas.

    Vida longa e próspera!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 11:57
    Enviado por: Koiti Egoshi

    Sensacional, Carlos Orsi! Muito obrigado, obrigado mesmo por este post, porque faz um bem danado sempre lembrar e recordar e curtir os nossos bons momentos da vida!

    Jornada nas Estrelas é como os Beatles: dos Anos 60 for ever.

    Até hoje, em festas de formatura e casamento dos mais jovens, eu curto junto a estes, as baladas românticas dos Beatles, Bee Gees, Creedence Clearwater Revival, além de tantos outros da Geração Woodstock e da nossa Jovem Guarda!

    E em qualquer bate-papo de amigos por ai, sempre sobra um espaço-tempo para trocar idéias a respeito de Jornada nas Estrelas!

    Com sua licença, segue a tradução do intróito do seu vídeo que copiei do meu blog http://www.egoshiblogger.blogspot.com (ôops, aguardo suas visitas, hein?):

    “O espaço, a fronteira final… estas são as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos, para explorar novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações… audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve!”

    Quem não gostaria de sempre ouvir esse intróito sob um indescritível e emocionante audiovisual que mostra a nave Enterprise desbravando infinitas estrelas pelo universo afora?

    Quem não gostaria de sempre sonhar por um mundo maravilhoso, fascinante e fantástico?

    Jornada nas Estrelas nos fez e ainda nos faz sonhar por um mundo melhor! É este o segredo do seu sucesso ad infinitum!

    Obrigado pela oportunidade, e um grande abraço!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 12:10
    Enviado por: Arnaldo Telles

    Assiti a estreia de Star Trek em 68 e não perdia os capitulos sempre fui fã de Scy Fy tenho todas as série e filmes dessa Saga, mas o filme que me marcou foi 2001 Odisseia no Espaço, esse sim revelador e até hoje a melhor expressaõ realistica de ScyFy, ninguém precisa ser Nerd para gostar de qualidade.
    Ciencia e Ficção se interpenetram e levam vc a descobrir o futuro antes da realidade.
    Hoje a Scy Fy caninha por trilhas catastrofistas e de terror banalizado.
    Cimema é visual e interpretação, mas muitas vezes espelha realidades futuras.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/09/2010 - 18:53
      Enviado por: JCarlos

      Arnaldo, concordo com você: “2001″ foi o mais fantástico filme de ficção jamais feito. Já que se falou acima de filme “parado” e “de ação”. “2001″ seria obviamente classificado como “parado”. Mas que abordagem diferente sobre a evolução da Humanidade! Outro filme fantástico é “O Plante Probido” baseado na peça “A Tempestade” de Shakespeare. Me permita um reparo: é “Sci Fi” (e não “Scy Fy”), por ser a breviatura de “Science Fiction”.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/09/2010 - 12:17
    Enviado por: Luiz Felipe Vasques

    E ai, eu me pergunto… será que em suas três irregulares temporadas, Jornada já não foi tudo aquilo que ela poderia ser, e estamos derivando ao léu desde então? Desde a influência na cultura pop/indústria/inspiração de carreiras inicial, o que realmente de novo seus diversos produtos acrescentaram?

    Acho que é como uma nota que o cantor está segurando tempo demais. Deixa de ser música e, apesar de uma bela voz, passa apenas a ser barulho.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/09/2010 - 12:17
      Enviado por: Carlos Orsi

      Eu realmente acho que a serie original tem mesmo uma qualidade mitológica — não sei se por causa da química entre os personagens– que, como toda mitologia, se presta a usos em diversos níveis. Como os mitos gregos, que inspiram desde tragédias clássicas a filmes camp com bobybuilders italianos. Pessoalmente gostei muito do filme de 2009.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/09/2010 - 12:19
    Enviado por: Luiz Felipe Vasques

    ah, e pra não dizer… mentalidade. Eram episódios que falavam de noções de bem x mal de maneira não tatibitati, diversidade de costumes, diferenças étnicas, direitos femininos… mas e hj em dia? Não é no JJ Trek que temos algo sequer que sugira isto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 12:28
    Enviado por: Roberto Maluf

    Quem sabe um dia os trekkers vão tomar o poder e colocar em prática todos os conceitos que a série divulgou.
    Gente competente para isso eu sei que existe dentro do universo trekker

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 12:29
    Enviado por: marcello costa

    Caro Orsi,
    Vida longa e prospere…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 12:49
    Enviado por: Emerson

    Saudades da antiga dublagem do Star Trek da AIC-São Paulo (tem disponível no Youtube). A Série Clássica foi a melhor série de ficção científica da TV… e ponto final. A Nova Geração ainda tinha o dedo de Gene Roddenberry, mas infelizmente após sua morte, a franquia caiu nas mãos de um oportunista chamado Rick Berman, que nunca gostou da série e lançou seu nome na lama. Infelizmente, Berman permaneceu quase 12 anos atrelado a Star Trek. De qualquer forma, acho que Star Trek cumpriu sua missão. Não havia necessidade desse último filme. Aliás, o “Star Trek Kids” não tem nada a ver com o Jornada nas Estrelas concebido por Roddenberry. J.J. Abrams transformou a cultuada série num “Star Wars” para trekkers. A única coisa que gostei foi o relançamento da série clássica com novos efeitos especiais.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/09/2010 - 10:06
      Enviado por: NELSON NISENBAUM

      Acho que eu e você somos os únicos que perceberam a questão da dublagem, realmente a da AIC era infinitamente melhor do que a que veio depois.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 12/09/2010 - 23:01
      Enviado por: Diego souza

      Cara na verdade somos três, porque fiquei sabendo da dublagem da AIC São Paulo há cerca de 6 meses apenas, pois me lembro que quando era muito novo, eu vi a reprise da série, com a Redublagem da VTI-Rio, e Sinceramente a redublagem ” estragou ” um pouco a série, e com certeza, os fãs que tem os 96 episódios da série com a dublagem clássica, não vai soltar com certeza, é uma pena mas…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/09/2010 - 12:53
    Enviado por: WinXP

    Eu tenho todos os filmes de todas as series. E nunca deixo passo muito tempo(2dias?) sem assistir a pelo menos um. A primeira vez que eu peguei uma assinatura de TV o plano escolhido tinha que ter jornada…
    Esta a 44 anos na minha vida, na minha imaginação, foi ela quem me colocou na eletrônica e computação. Ideia é tão boa que todas a series tem o mesmo nivel de qualidade.
    Vida longa e prospera.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 13:22
    Enviado por: Paula Cunha

    Caro,

    Assisti a série quando ela passou pela primeira vez no Brasil em 1972, na falecida TV Tupi. Tinha dez anos e, naquela época, apreciava apenas as aventuras de Kirk e cia em planetas distantes. Só durante a segunda reprise, em 1976 já na TV Bandeirantes, é que compreendi a dimensão da série. Ela não só antecipou muitos avanços tecnológicos mas também ousava no comportamento. Afinal, os soviéticos ainda eram inimigos e lá estava o sr. Checov como piloto. Além disso, o sr. Spock era um alienígena que dividia, às vezes, o comando com o capitão Kirk. E não se pode esquecer da tenente Uhura, que compartilhou com Kirk o primeiro beijo interracial da televisão norte-americana. Toda esta paixão me forçou (com prazer, é claro) a acompanhar todas as reprises e todos os longa metragens no cinema. Não gosto muito da segunda geração e o último filme que conta a juventude da primeira geração tem algumas mancadas imperdoáveis.
    Vida longa e próspera a todos. Paula.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 13:26
    Enviado por: Rafael

    Vi o filme de 2009 e achei que faltou um fim.
    Porque, infelizmente a série ‘Enterprise’ usava e abusava das viagens no tempo, razão pela qual o Rick Berman foi excluido da franquia. No filme de 2009, novamente o tema é abordado, e existe um desvio muito importante na linha do tempo que não foi corrigido ao final do filme. Imagino que os produtores já estejam trabalhando em outro filme que corrija a linha do tempo. Se não ficará um vazio entre a realidade da série original e a nova realidade desencadeada ao final do filme de 2009.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/09/2010 - 13:42
      Enviado por: Carlos Orsi

      Rafael, acho que a manutenção da divergência é proposital, para que a nova série cinematográfica possa desenvolver novas aventuras, e não apenas repetir as que já vimos no seriado…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 13/09/2010 - 11:18
      Enviado por: Celso

      A verdade do novo filme ter alterado a linha do tempo foi mesmo PREGUIÇA, já que em toda franquia sempre houve uma continuidade dos fatos, onde era necessário que os autores fizessem pesquisa dos episódios anteriores, das séries anteriores e mesmos dos filmes, devido a cronologia na franquia toda. Embora sempre pudesem criar coisas novas, tinham que tomar cuidado em não repetir ou distocer a “historia”. Como os redatores atuais nem sempre conhecem a franquia, as vezes nem sequer gostam, acharam melhor dar um “control-alt-del” na franquia, apagando toda a linha do tempo que existia na franqua, facilitando a vida dos redatores, já que agora tudo que for criado não tem que ter ligação com as demais séries e filmes. Uma pena…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/09/2010 - 13:32
    Enviado por: Kadrunco Véio

    James Kirk é Corinthiano!
    Sofre todo tipo de agrura e continua em frente.
    Prova disso é q a última versão só anda de roupa preta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 13:43
    Enviado por: Júlio

    A série Jornada nas Estrelas levava a sério sua intenção de trazer para as telas as inovações científicas; muitas delas ainda em estudo quando foram ao ar. Prova disso é o livro chamado : A física de Star Trek. O autor comprova que as ferramentas, os jargões, os equipamentos e fundamentos científicos divulgados na série já eram reais ou estavam em vias de se tornarem.
    Sem dúvida, a série foi um divisor de águas no quesito inovação. Mesmo não tendo os recursos avançados dos atuais estúdios cinematrográficos, ela não deixou de primar pela tecnologia em imprimia em seus episódios.
    Não sou um trekker, mas admiro muito.
    Recado ao Orsi: eu também assistia a séria na TV Bandeirantes. Bem vindo ao time dos velhinhos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 13:49
    Enviado por: Marcelo Danton

    Engraçado!? Ninguém notou ou observou a filosofia contida na série??
    A filosofia é o principal. Nada de tecnologia. O âmago esta nos conceitos econômicos, sociais e culturais que a série explora.
    Uma colcha de retalhos que “fazem pensar” o nosso modo de vida com a “utopia” de Star Trek. FILOSOFIA PURA antes da tecnologia….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 13:57
    Enviado por: Silvio

    \\ //_ Vida longa e próspera.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2010 - 16:06
    Enviado por: Klingon musical: Jornada nas Estrelas, 44 anos « Cinema é Magia

    [...] musical: Jornada nas Estrelas, 44 anos Jornada nas Estrelas completa 44 anos este mês e terá sua linguagem Klingon mais uma vez lembrada, agora em uma… ópera: DaHjaj [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2010 - 09:55
    Enviado por: Franco

    Orsi, sobre o que estamos falando mesmo? O que dizem tão bem ordenados comentários? Dialogamos sobre os anos 60, 70? Sobre nossas impressões da adolescência? Comentamos a segurança de um passado recente (o nosso), tranquilo e feliz? Falamos sobre as instigantes estórias da série ou sobre a nossa viagem pessoal, nossas descobertas e impressões, aqui recuperadas, rumo ao desconhecido, de então? Filosofia? SIM. Melhor ainda: NOSTALGIA!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2010 - 10:08
    Enviado por: NELSON NISENBAUM

    Como eterno fã, agradeço a Carlos Orsi pela deferência!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2010 - 11:13
    Enviado por: Jairo

    Desde 1974, acompanho a série e gosto muito. Não é só o telefone celular que a série antecipou. Recentemente, com a difusão de ebooks, ipads e leitores digitais, vericamos, que ja eram utilisados, nas verificações técnicas, equipamento semelhante.
    Vida longa e próspera. Jairo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2010 - 11:48
    Enviado por: Edson E Jesus

    Eu também sou fanatico por Star Trek, na realidade, por quase toda série de sci-fi que fale sobre o espaço e afins, mas não concordo que Star Trek tenha “antecipado” o celular pois os comunicadores utilizados, apesar de parecerem um celular com flap, na realidades estavam mais para walkie talkies.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/09/2010 - 11:29
      Enviado por: Celso

      Sinto em discordar, mas de acordo com o proprio cientista que criou a tecnologia do celular (não me recordo o nome), ele baseou suas pesquisas nos comunicadores de Star Trek, até desgin do celular Star Tack (não sei se a grafia está correta), um dos primeiros com pequenas dimensóes, foi baseado no design dos comunicadores. Estas informações eu tive num documentário da Discovery sobre a ciència em Star Trek.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/09/2010 - 12:24
    Enviado por: Porta Torta

    Meus caros comentaristas e blogueiro Carlos Orsi: endosso toda a paixão externada aqui pela série. Comecei a assistir com uns 7 anos de idade junto ao meu pai, na primeira televisão colorida que tivemos, ao seriado clássico na Band, lá pelos meados de 70, e não parei mais.

    Acho que uma analogia que sempre pareceu clara, e que não foi comentada aqui, é que Kirk era para mim como Sherlock Holmes e Dr Mckoy era o elementar Dr Watson, uma dupla resolvendo juntas mistérios e aventuras. E o Spock? Bem, o verdadeiramente genial Gene Rodenberry não poderia simplesmente plagiar a dupla arquetípica inventada por Sir Arthur Cona Doyle e tascou um alienígena super inteligente para representar toda a parte racional do Holmes, e deixou a parte humana e espirituosa para ser representada pelo Kirk, amante de inúmeras Irene Adlers intergaláticas…O que acham?!? (Não me esculhambem demais, tá legal, vida longa e próspera…)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2010 - 17:37
    Enviado por: Suely

    Ação não é tudo. Tem que ter bom roteiro e nisso Star Trek vence de Star Wars. Muitos não gostam de Star Trek por acharem que é antigo. Outros só conhecem os episódios da Nova Geração prá frente, os quais são inferiores. Reconheço que com todos os recursos de imagem e som que hoje temos fica difícil se animar com os filmes dos seriados antigos. Precisamos de alguém que invista em um Star Trek tipo Avatar, mas sem descuidar do roteiro. O último Star Trek tinha tudo para ser bom, mas achei a trama fraquinha, além de considerar que houve uma descaracterização dos personagens originais, o que o diretor disse que não faria, mas fez e os fãs do original não perdoam.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2010 - 17:46
    Enviado por: Suely

    A video conferência também foi antecipada em Star Trek e logo poderemos interagir com nossos computadores através de comandos de voz como eles fazem no filme. O Steve Jobs e outros do Vale do Silício já declaram que tinham obsessão em copiar os produtos que são mostrados em Star Trek.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2010 - 18:48
    Enviado por: Valdeci

    Eu sou fã de Star Trek desde o início, portanto, me declaro suspeito para dar qualquer opinião.. O que posso dizer é que toda evolução é válida!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2010 - 19:20
    Enviado por: Roberto

    TV Excelsior canal 9 em São Paulo mas não me lembro do dia da semana.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2010 - 19:48
    Enviado por: Mauricio

    Star Trek tem seus seguidores, tando da série quanto dos filmes, tanto é que meu filho de 9 anos virou fã também. (Claro que eu comprei todos os dvd’s dos filmes…)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2010 - 22:45
    Enviado por: MARCELO AUGUSTO

    Senhores

    O Ano era 1975, o desafio era sair da escola e correr para chegar a tempo de assistir o filme do Spook! (assim chamavamos o Star Trek naquele tempo). O que tinhamos para fazer? Apenas esta diversão que durava seus 50 minutos cheios de comerciais e a TV que era preto e branca ainda assim fazia com que os meninos tivessem assunto para o outro dia. Esta série nos enchia de esperança! Esperança de que, um dia, teriamos o prazer de viajar pelas estrelas. Esta série para a minha geração significa a esperança de ir a onde nenhum homem jamais esteve. E, em todos nós, fomentou mesmo a força de se reinventar diante das dificuldades. Parabéns pelo artigo! Vida longa e próspera!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2010 - 22:57
    Enviado por: Marcos Melhado

    Simplesmente fantástico! Para quem assistia todas às tardes e ou manhãs…não me recordo bem..já faz algum tempo…tenho quase a mesma idade do seriado..de fato um ano a mais (rsrs)…A visão de Gene Roddenberry naquela época! os detalhes das roupas..comunicadores (celulares)…viagem no espaço na velocidade da Luz…em dobra espacial…armas fasers….tele-transporte…alienígenas juntos com humanos…Olha! é de tirar o chapéu para esse cara! Além das atuações dos atores William, Leonard e Deforest, (Kirk , Spock e Dr Macoy), são absolutamente fantásticas! Eu acredito muito que em breve (100-200 anos) o que seria pouco para o Universo e substancialmente enorme para nós humanos! em breve vamos precisar sair deste planeta para buscarmos novos e outros que possam manter a raça humana viva! Temos hoje 7 bilhões de habitantes e os recursos naturais estão esgotando-se! Só não vê quem não quer! Um dia quando isso acontecer! Com certeza vamos lembrar dos seriados na TV e dizer: Sim, Gene estava certo! Gostaria de poder viajar para fora deste planeta! É óbvio que estamos ainda muito longe deste evento! Mas nada é impossível!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/09/2010 - 04:24
    Enviado por: Rômulo Ribeiro

    “Christopher, imagino que devas estar arrependido por ter sido completamente infeliz na sua declaração, ou porque não dizer preferência, ao se referir a dois comentários feitos por pessoas que certamente APENAS gostariam de expressar sua opinião nesta adorável coluna do nosso querido ORSI. Eu mesmo sou da época e portanto não havia STAR WARS, e, logo, não poderia comparar. Pude ver os dois e sinceramente nada se compara a STAR WARS…mas, à giza de esclarecimento vá a uma locadora e alugue o dvd com os bastidores de como foi concebido o filme. Lembro perfeitamente ao sair do cinema e ficar incrivelmente fascinado com os efeitos desenvolvidos por GEORGE LUCAS. Faço um pequeno comentário: na mesma turma de diretores que George Lucas se formou havia nada mais, nada menos que: BRIAN DE PALMA, STEVEN SPIELBERG, MARTIN SCORSESE e mais uns dois que sinceramente não me ocorre o nome no momento. Preciso dizer mais alguma coisa???”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/09/2010 - 10:42
    Enviado por: Stella Souza

    Não existe a necessidade de mais teorias ou mitos, Star Trek foi uma série que marcou as gerações de 60/70 e trouxe uma tonica de um futuro plausível em tecnologia. Tinha atores carismáticos e charmosos que trouxeram um “a mais” para a série. Só. Não há necessidade de mais mitos.
    Continuo esperando a invenção do tele transporte Sr. Scott!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/09/2010 - 18:28
    Enviado por: Francisco

    Caros amigos, caro Carlos Orsi. Simplesmente concordo com todos os bons comentários e análises feitas a Star Trek! Não há como deixar de lembrar a correria para assistir aos capítulos desta fantástica série, seja com Kirk ou com Picard, ou qualquer outra geração. Nos meus 49 anos de vida, sempre fui um fã incondicional de seriados e filmes de ficcção científica, desde “Perdidos no Espaço”, “Viagem ao Fundo do Mar”, “Tunel do Tempo”, “O dia em que a Terra parou”, até “Star Wars”, “Independence Day” e tantos outros… Mas Star Trek sempre foi mágico: o princípio da “não intervenção” quando a tripulação da nave se deparava com planetas mais “atrasados”… Lembro-me de um episódio que eles foram parar num planeta onde havia gangsters e máfia tal qual Al Capone e Cia. Ltda… Os caras se quebrando e se matando e sempre Kirk e seus amigos agiam com diplomacia. Em todos os filmes ou seriados que já assisti de ficção sempre achei algo “errado” ou que ficava fora de propósito… Agora em Star Trek a única coisa que “percebi” de errado (e isso agora em tempos mais atuais) era quando o Sr. Sulu olhava os minutos e segundos deslizando num painel mecânico e não em números digitais como hoje (carência de tecnologia da produção cinematográfica da época)… No mais meus amigos foi, e ainda é, simplesmente perfeita! Com certeza, Roddenberry não era deste mundo! Vida longa e próspera a todos!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/09/2010 - 02:38
    Enviado por: prof_girafales

    StarTrek (classic) eh uma obra prima! Provavelmente a unica serie realmente

    humanista da tv mundial!

    Nao esta datada nem eh brega! E se eh brega ou datada eh tao brega ou datada

    como qualquer peça de Shakespeare! Ponto final!!!!

    Notas:

    Alguem compara J. T. Kirk com Sherlock Holmes. ERRO!

    O personagem a ser comparado eh Spock que como Holmes toma as redeas

    de sua propria existencia e se torna um heroi imortal! Eh fato, e quem conhece

    sabe, que Holmes nao nasceu como heroi duradouro. Ele se tornou duradouro contra,

    dizem alguns, a vontade do proprio autor: o qual muitas vezes tem seu nome

    esquecido! Holmes nao eh um heroi Vitoriano tipico. Doyle nem o criou como heroi.

    Holmes foi, usando uma expressao comum no universo Sherlockiano, “a tour de force”

    do autor. Nao vou me extender no fenomeno. Mas ressalto que acontece o mesmo com Spock;

    eh visivel no episodio “Onde Nenhum Homem Jamais Esteve”!

    Alguns mencionam o telefone celular como tendo sido “previsto” na serie. ERRO!

    Na serie, os tripulantes da Enterprise NCC 1701 usam um comunicador tipo

    walkie-talkie (mas com viva-voz) com um desenho que eh ate hoje um classico!

    Uma fabrica de celulares (a pioneira) criou um celular tipo “clam-shell”

    e o batizou de “Star Tac”. UMA HOMENAGEM/Truque-de-marketing! Valida, eu diria!

    O filme de 2009?

    Os atores que interpretaram o Cap Kirk, o Spock e o Dr Maccoy foram bem escolhidos

    e deram conta, mas nao os atores que interpretaram a Tenente Uhura, o Checov

    e o Scoty (o melhor mecanico de todos os tempos)!

    J.J. Abrams entrou para a lista dos maiores carniceiros da historia do cinema!

    Ele teve a coragem de “matar” 10 bilhoes de Vulcanos (mas logo os Vulcanos?!!!)

    sem a menor piedade soh para tentar dar um ar tragico na historia. HORRIVEL!!!!!!!

    Ajunte a isto o fato que o vilao eh mais doido do que o habitual, ja que ele podia

    viajar para o passado (passado dele) para se vingar do jovem Spock, mas nao era capaz

    de viajar para o passado para impedir que a tragedia qua aconteceu com o planeta dele

    acontecesse! Piorando mais a coisa, diante de uma crise o que fazem os dirigentes da

    Frota Estelar? Enchem uma nave com cadetes e vao combater um inimigo desconhecido

    parecia ate um tipo de “High Scholl Musical” inteplanetario). Isto tudo soh para

    justificar a ascensao de Kirk ao posto de Capitao de nave interestelar em tenra idade!

    Todo mundo sabe que Kirk chegou ao posto de Capitao ainda bem jovem, mas ele cumpriu

    todas as formalidades para isso (pelo menos na serie original)! Finalizando; a versao

    do filme para o episodio da carreira do aspirante Kirk chamado “Kobiash Maru” foi na melhor

    das hipotese uma @#%&*@!#$ !!!!!

    Tira a açao ininterrupta do filme (o melhor do filme) e o que sobra nao eh bom,

    nao eh StarTrek!

    Star Trek merece respeito. Eh foi elo de ligaçao entre camadas sociais, um fenomeno

    que nunca mais vai acontecer. Quando passou em tv aberta nos EUA foi vista por pessoas

    de todas as camadas sociais. No Brasil, quando passou pela ultima vez em tv aberta,

    nos anos 90, ja foi vista por pessoas de todas as camadas sociais. Agora me pergunta

    se eu ja vi qualquer uma das outras versoes de Star Trek. De Star Trek NG eu so vi ate

    a segunda temporada. Das outras versoes eu nao vi nada ja que soh passaram em canais

    por assinatura.

    Estou com pouco animo agora e acho que Star Trek merecia um comentario mais atento.

    Mas eu, humildemente, nao poderia deixar de comentar um dos maiores fenomenos

    culturais de todos os tempos!

    “Longa vida e prosperidade!”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/09/2010 - 04:11
    Enviado por: Riccardo(California,USA)

    Carlos.

    Poxa vida, ultimamente seus posts me decepcionaram,

    Tanta tecnologia acontecendo, mais voce fala de progamas de televisao.

    Se precisa de assuntos novos a respeito da ciencia me manda um e-mail e eu te dou umas ideias.

    Mais por favor para de falar de televisao.

    abs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/09/2010 - 12:05
    Enviado por: Marco Aurélio

    Saudações a todos

    Muito dez a sua colocação. Vida Longa e próspera a todos os fãs e as séries de Jornada nas Estrelas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/09/2010 - 13:00
    Enviado por: Roberto Medeiros

    É mantida viva a admiração por essa série de ficção científica pela simplicidade e inteligência em tratar de assuntos de política externa internacional com ferramentas baseadas na Esperança do Homem e na grandiosidade do Universo.
    “O Espaço, a fronteira final”!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/09/2010 - 06:26
    Enviado por: SrData

    Olá a todos, não podia deixar de comentar sobre star trek, pois passei minha infância assistindo e hoje o excelente longa q passou nos cinemas e agora na TV a cabo. Gostaria de deixar aqui registrado sobre alguns ítens que na série exite e hoje faz parte de nosso cotidiano.

    -Celular
    -Holograma (em estudos avançados)
    -Teleporte (em testes já com alguns objetos) ACREDITEM já estão sendo realizados
    -Aceleração de partículas que é muito falado nas séries
    -Comunicador que hoje em um hospital dos USA [é utilizado por recepcionista para localizar os médicos em qualquer lugar do hospital.
    -Faser de tonteio (está logo sendo testado pela polícia de MIAMI)
    -Dobra espacial, que se eu não me engano a aceleração de partículas auxiliar em dobrar o espaço (essa deixo para nosso amigos físicos)
    -Comunicação por video e som
    - Existe na internet plantas de engenharia de cada mecanismo usado em star trek de como funciona e os ítens que compõe o mecanismo (quando que vc viu em outra série de tipo SW plantas baixas e explodidas dos mecanismos)
    Aluminio transparente (em estudos avançados)

    existe muito mais coisas que hoje com a tecnologia borbulhante os físicos estão testando.
    Caso alguém queira saber mais posso passar o link de um site brasileiro que é ponto de rferência sobre star trek

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/09/2010 - 19:02
    Enviado por: marcelo

    Com os recursos da época não dava pra fazer um filme decente a nivel de ação e ainda assim manter a densidade. Produção para televisão não é a mesma coisa do que para o cinema. Portanto não dá pra comparar Jornada com Star Wars, mesmo nos EUA. Ainda acho que se não fosse a escola de Joranda nas Estrelas, Star Wars não teria acontecido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/09/2010 - 19:07
    Enviado por: marcelo

    Com os recursos da época não dava pra fazer um filme decente a nivel de ação e ainda assim manter a densidade. Produção para televisão não é a mesma coisa do que para o cinema. Portanto não dá pra comparar Jornada com Star Wars, mesmo nos EUA. Ainda acho que se não fosse a escola de Jornada nas Estrelas, Star Wars não teria acontecido nem emplacado. Star Wars embarcou numa nave que já estava viajando há 11,12 anos uma veterana de guerra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2010 - 18:40
    Enviado por: Cesar

    Jornada nas estrelas, a marca, é muito maior que a serie clássica. A TOS foi o começo, mas é impossivel não admirar a qualidade e nobreza de todos os personagens do universo Star Trek. Capitão Archer, Kirk, Spock, Picard, Sisko e Janeway, são exemplos de carater, honra, nobreza, busca pela racionalidade, enfim, Jornada é incrivel, um marco na cultura ocidental sem exageros, é só assistir as 5 series de tv e mais os 12 filmes para o cinema. Jornada nas estrelas representa uma utopia, mas uma utopia que seria o ideal de humanidade, uma sociedade humanista investindo todos os seus recursos na busca pelo conhecimento do universo. Parabéns a Kirk e cia, mas não consigo mais pensar em Jornada sem lembrar de todos os capitães e seus oficiais dessa obra prima da tv.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/11/2010 - 09:50
    Enviado por: Fernando T. Candido

    Ola amigo Carlos gostaria de lhe parabenizar por essa belissima matéria Treker, posso lhe garantir que não vi os primeiros episódios mas por volta de 1968 eu me recordo que assisti alguns e eram apresentados por volta das 22 horas, pois é dai então fui contaminado com o virus treker sapiens e não consegui me livrar dele, tenho quase todos os episodios da 1°e 2° temp. e alguns da nova e cinema deve faltar uns 3 muito legal um grande abraço do amigo fernando

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivos

Blogs do Estadão