Tem gente trocando voto até por cerveja

PUBLICIDADE

Foto do author Gilberto Amendola
Por Gilberto Amendola
Atualização:

- Compre um tênis comigo que eu voto em você.

- Isso é crime!

- Mas fica entre a gente. Segredo nosso...

PUBLICIDADE

Tive essa rápida e reveladora conversa com a vendedora de uma loja de tênis durante o meu primeiro corpo a corpo como Candidato Acidental.

Além da simpática vendedora, teve eleitor querendo vender o voto por uma cervejinha. "Paga uma gelada aí, candidato. Mostra que você é firmeza."

Publicidade

Acho que só um filósofo dos bons vai poder explicar essa falta de pudor do cidadão em tentar levar alguma vantagem (por menor que seja) daquele que, de acordo com o senso comum, irá levar muita vantagem durante os próximos quatro anos. É como se o eleitor dissesse: "Você me deve essa cervejinha, esse tênis...".

Ainda sobre esse toma lá da cá eleitoral, um garoto, aparentando uns 13 anos, me abordou e disse que por apenas R$ 10 entregaria os meus santinhos pela vizinhança. Neguei a oferta e ganhei a dúvida sobre a seriedade da minha mãe em retribuição.

Aliás, o fato de o próprio candidato distribuir seus santinhos causou uma certa celeuma entre cabos eleitorais de um candidato a prefeito. "O senhor tem de contratar alguém pra isso. É a nossa hora de ganhar dinheiro. A sua vem depois", disse uma senhora que estava trabalhando na panfletagem de um famoso político.

Mas nem tudo estava perdido: um morador de rua ofereceu-se, sem cobrar um tostão, para entregar meus santinhos. Como ele era do tipo que falava sozinho e tinha cara de bravo, dei uns 10 panfletos para o sujeito. Observei o homem abordar alguns pedestres - que, invariavelmente, desviavam ou aceleravam o passo. Sem conseguir atenção de ninguém, ele atirou meus santinhos para o alto. Não contente, pisou em cima.

Não foi uma cena bonita de se ver. Minha cara, ali, pisada e repisada no chão.

Publicidade

No corpo a corpo, pude notar reações clássicas. Por exemplo, educação e indiferença são coisas que se misturam. A maioria dos eleitores aceita receber o santinho, dá um sorriso e finge interesse. Mas, meio segundo depois, amassa ou deixa o papelzinho com o nome e o número do candidato de lado. Tem aqueles que também não disfarçam a cara de desprezo (e até nojo).

Lógico que ouvi algumas reações mais indelicadas: "Bando de ladrão" e "cambada de filho da p..." foram as mais comuns. Tentei não me abalar. Me mantive impassível. Sou um candidato com sangue de barata.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.