Melhores de 2011, parte 59: Caruncho de Malte
- 3 de fevereiro de 2012|
- 10h41|
- Por Roberto Fonseca

Close microscópico de um caruncho, em imagem escolhida pelo votante. (Foto: Laurie Knight, para concurso da Olympus / Reprodução)
Veja os votos do Caruncho de Malte, o misterioso perfil “crítico dos críticos” cervejeiros no Twitter, de LINS (Local Incerto e Não Sabido):
Melhor lager nacional
Eisenbahn 5. Primeiro, porque é uma excelente cerveja há anos e, segundo, porque é uma cervejaria que, mesmo pertencente a um grande grupo cervejeiro, continua mandando muito bem. Virou modinha entre os grandes entendidos de cerveja desse país – embalados pela dor de cotovelo de alguns concorrentes – falar mal da Eisenbahn, mas a verdade é que eles ainda são muito competentes no que fazem.
Melhor ale nacional
Seasons Green Cow IPA. Se longe de casa ela já dá uma surra nas pseudo-IPAs que existiam no Brasil, imagina só o que deve ser tomar essa cerveja no pé da vaca! Quem sabe um dia eu desço para o Rio Grande do Sul pra prová-la.
Melhor lager importada para o Brasil
Sempre a perfeita e maravilhosa Samichlaus, uma lager para separar o malte do milho. De preferência essas de 2 litros que chegaram finalmente no Brasil.
Melhor ale importada para o Brasil
Certamente a categoria mais difícil de escolher, já que, diferentemente das nacionais, as ales importadas que merecem estar aqui são inúmeras! Fico com a AB06 da Brewdog.
Melhor cerveja caseira
Qualquer uma que tenha sido dada e não vendida ilegamente merece estar aqui. Cerveja caseira é pra dar pros amigos e pra consumo próprio, não pra ficar vendendo feito cervejaria legalizada que paga encargos. Vou me abster de responder essa questão para não dar pista de quem é o Caruncho, mas deixo a dica: não deem dinheiro pra quem é ilegal, principalmente pros que acham que sua cerveja é a “última bolacha do pacote”.
Melhor cerveja de 2011, aqui ou lá fora
Stone Ruination Double IPA. Deveria existir aos litros aqui. Cada vez que tomo uma IPA ou derivada do estilo vinda lá de fora fico com vergonha das pseudo-IPAs brasileiras sem lúpulo que vejo por essas bandas.
Novidade do ano
O surgimento de alguém com cara-de-pau suficiente para botar fogo no circo que virou o mercado cervejeiro brasileiro: EU. O cenário estava precisando de alguém para fazer isso, já que qualquer pessoa que criticasse alguma coisa sofria os efeitos da patrulha daqueles goiabas que dizem que “isso não é bom para a cultura cervejeira”. Eu quero mesmo ver o circo pegar fogo até que só os bons palhaços sobrevivam!
Melhor fato cervejeiro
O engajamento dos não-cervejeiros (blogueiros, clientes de cervejarias, empreendedores do meio) na “política cervejeira” e na busca de melhores condições pra todos envolvidos. Até porque, se depender dos cervejeiros mesmo, a coisa nunca anda. “Cervejarias com cultura”… faz-me rir.
Pior fato cervejeiro
Tem que ser só um???? Então fico com a venda de quilos de diplomas de Sommelier de Cerveja. Tornou-se algo banal e ridiculamente mal empregado. Por causa desses cursos sem critério, tem muito otário com o tal diploma embaixo do braço dizendo que entende de cerveja e coisa e tal e nunca tomou nada além das cervejas que provou no curso ou que ganhou de cortesia. Quem acompanha as discussões na internet sabe muito bem quem são esses muquiranas.
Tópicos relacionados
-
03/02/2012 - 10:54 Enviado por: Fábio
Bob,
Acho que você está batendo palma pra maluco.
Humor é legal. Falar umas verdades é legal. Desrespeito não.
No mais parabéns pelo excelente e exteeeenso trabalho de compilar todos estes relatos.
Abraço.
responder este comentáriodenunciar abuso-
08/02/2012 - 12:51 Enviado por: Roberto Fonseca
Fabio, tudo bem? Como eu disse nas respostas anteriores, o espaço do blog é democrático, e a democracia tem suas regras. Uma delas é não abrir espaço para ofensas pessoais. Os votos do Caruncho foram objetivos e, até onde vi, tiveram ressonância em parte dos demais votantes. Não concordo com os ataques pessoais e ofensas dele no Twitter, mas também acho que ele traz à tona polêmicas necessárias e que merecem debate. Gostaria que ele tivesse mais foco e tratasse só do que realmente importa, os problemas do meio cervejeiro. Mas é uma decisão dele.
Abs
-
-
03/02/2012 - 10:58 Enviado por: caruncho
É isso! Quem não gostou, pega eu! vocês sabem quem eu sou!
responder este comentáriodenunciar abuso -
03/02/2012 - 11:05 Enviado por: Schumacher
Colega e apreciador de malte,
responder este comentáriodenunciar abuso
quando vieres ao Rio Grande do Sul, me avise, que eu lhe busco no aeroporto, podemos visitar a Seasons (5 min. do aeroporto) depois vamos tomar algumas Lagers no bar do Vitório ou no BierMarkt !!!
Schumacher -
03/02/2012 - 11:05 Enviado por: Laerte Zepf
Dar voz a um troll fake que ataca todo mundo escondido no anonimato covarde? Que feio, Bob! No meio de tanta gente boa e séria voce abrir espaço pra qualquer moleque que só quer denegrir quem nao gosta e adular quem gosta? Um covarde sem rosto que xinga todo mundo? Desculpe Bob, mas seu Blog acaba de perder a seriedade. Perdeu credibilidade total. Uma pena!!!
responder este comentáriodenunciar abuso -
03/02/2012 - 11:18 Enviado por: caruncho
Eu vou, mas escondido no saco do malte. Não posso dizer quem sou. Eu sou misterioso e gosto de uma chuvinha em cima!
responder este comentáriodenunciar abuso -
03/02/2012 - 11:23 Enviado por: Bia Amorim
Pegou bem leve, e fez sua boa moral por aqui, não acredito que crítica feita sem o mínimo de educação seja válida. Acredito que deve mesmo existir críticos para dar aquele puxão de orelha nas pessoas que acabam se perdendo no meio do caminho, quem faz isso durante nossa vida inteira normalmente são nossos pais, que mesmo no caminho certo nos falam que é preciso sempre ir além. No Brasil também acredito que tenha muita coisa sendo feita de maneira ainda não tão profissional quanto em outros países, mas historicamente também estamos para trás e é preciso que seja levado tudo muito a sério. Suas críticas são bem vindas a partir do momento que se mostra também entendido do assunto e vem a acrescentar no crescimento da boa cerveja pelo país. O governo já é duro o suficiente com o setor, não vamos criar mais dificuldades para quem acorda muito cedo para moer o malte!Achei que não veria você por aqui, parabéns ao Bob por acreditar e você pelo texto.Tente não ser alguém de baixo calão para que ganhe respeito com as críticas que faz e que com isso as melhoras realmente aconteçam!
responder este comentáriodenunciar abuso-
08/02/2012 - 12:49 Enviado por: Roberto Fonseca
Parabéns a você, Bia, pela opinião ponderada e lúcida.
Abs
-
-
03/02/2012 - 11:26 Enviado por: João Gabriel Margutti Amstalden
Muito legal a foto do caruncho.
Concordo com a opinião a respeito da Eisenbahn. Minha única reclamação é que muitas vezes as cervejas não mantém o padrão. Muitas vezes pego a Strong Golden Ale boa e outras está muito doce. Isso acontece com outros rótulos também. No momento, meu preferido vem sendo o Rauchbier.
Abraço
Panela de Malte
responder este comentáriodenunciar abuso -
03/02/2012 - 11:27 Enviado por: Laerte
Dar voz a um troll fake que fala mal de todo mundo escondido no anonimato??? Que feio, Bob! No meio de tanta gente boa e séria você abrir espaço pra qualquer moleque que só quer denegrir quem nāo gosta e adular quem gosta? Um covarde sem cara que ataca e xinga todo mundo? Desculpe Bob, seu blog nesse momento deixou de ser sério. Perdeu credibilidade. Uma pena!!
responder este comentáriodenunciar abuso-
08/02/2012 - 12:48 Enviado por: Roberto Fonseca
Respondido na sua mensagem mais adiante, nobre.
Abs
-
-
03/02/2012 - 11:30 Enviado por: Laerte
Só mais um adendo ao pessoal aí de cima que achou bonitinho o Bob dar voz a esse covarde: Quer criticar ok, mas MOSTRA A CARA! Xingar todo mundo e nāo mostrar quem é, é como tocar a campainha do vizinho e sair correndo: MOLECAGEM. E infelizmente o Bob abriu espaço pra isso. perdeu credibilidade, Bob!
responder este comentáriodenunciar abuso -
03/02/2012 - 11:35 Enviado por: Linus De Paoli
Melhor participação até agora na enquete. Direto, sincero e sem papas na língua.
responder este comentáriodenunciar abuso
Assino embaixo quando a Eisenbahn, Green Cow e cervejeiros caseiros que vendem cerveja. -
03/02/2012 - 11:41 Enviado por: Fabricio
1 – bela foto
responder este comentáriodenunciar abuso
2 – obrigado pela parte que me toca kkkkk -
03/02/2012 - 11:51 Enviado por: caruncho
Obrigado, meus queridinhos!
responder este comentáriodenunciar abuso -
03/02/2012 - 12:17 Enviado por: Nunes & Levy
Eu DOU Cerveja e VENDO Cerveja! F…-se quem não gostar! Ilegal?! Todo cervejeiro caseiro sabe o trabalho e o cuidado que precisa ter para obter aluns litros de Cerveja de qualidade. Eu não me lembro de ter recebido doação de nenhum distribuidor de insumos para fazer as Cervejas. No mais, pode encher a boca e gritar… nós ouviremos! Abraços!
responder este comentáriodenunciar abuso-
03/02/2012 - 20:59 Enviado por: Padre Levedo
Mas peraí… Estão subvertendo a lógica de fazer cerveja em casa… Senhor Nunes & Levy, você faz cerveja em casa por necessidade? Fazer cerveja em casa é um hobby, não deveria envolver transação financeira. Quer ganhar dinheiro com sua produção, então siga as regras. Justificar o errado não torna certo o que você faz. É caro fazer cerveja? Deixe de fazer!
-
04/02/2012 - 08:24 Enviado por: Nunes & Levy
Senhor Padre Levedo, eu não estou subvertendo lógica alguma. Eu não disse que faço Cerveja por necessidade e tampouco disse que fazer Cerveja é caro. Se fazer Cerveja é um hobby que não deve envolver transação financeira, deveríamos ter algumas entidades filantrópicas no país com a missão de doarem Malte, Lúpulo, Levedura e Água (os ingredientes básicos). No momento, mas só no momento, não tenho intenção de ganhar dinheiro com a minha produção ou ao menos ficar rico com o que ganho. Agora, camarada meu bebe de graça, por graça ou desgraça, sem gastar um centavo, porém, assim como as empresas que VENDEM insumos não podem sair distribuindo gratuitamente seus produtos, eu também tenho essa deficiência e, quer o Senhor goste ou não, vou continuar VENDENDO minhas Cervejas. Por fim, não estou justificando o que é errado para tentar me mostrar certo, mesmo porque não o sou. Vende quem quer, compra quem quer. Essa é a regra do mercado. No mais, repito, pode encher a boca e gritar… nós ouviremos! Abraços!
-
04/02/2012 - 10:17 Enviado por: Padre Levedo
Caro Nunes & Levy, seu argumento não se sustenta. Mais uma vez tentando torcer a realidade para que possa se moldar a sua prática. Fornecedor de insumo (Malte, fermentos e etc) estão cometendo algum ilícito? Vendem produtos sem registro ou sonegam impostos? Provavelmente não, mas você sim… Esta é a questão, nua e crua… É CONCORRÊNCIA DESLEAL com quem se mata para se regularizar…
-
-
03/02/2012 - 12:35 Enviado por: Andre Souza BH
Oh Caruncho, sem critica ninguem progride, o universo cervejeiro precisa desse aprimoramento. E temos ate que agradecer quem o faca construtivamente!
responder este comentáriodenunciar abuso
Mas aqui vai a criticas que eu acho que voce merece:
Primeiro, me parece que vc e garoto propaganda das grandes cervejarias. ( falar que depois que as grandes assumiram nao caiu a qualidade da Baden e da Eisenbahn ( Ta levando um por fora ou nao bebeu antes delas?).
Outra coisa, Homebrew nao poder vender? Falou a voz messianica do estado truculentamente arrecadador( ta querendo manter a boa vida dos gandaieiros de Brasilia?) Nos Estados Unidos o mercado mudou. Mas la tem imposto de 7%, malte, lupulo e levedura nacional. E mesmo la eles,ate hoje, comecam assim: Pequenos que vendem sem pagar imposto. Isso nao causou mal nenhum para la e pro resto do mundo. Revolucao e assim mesmo, nao comeca com as bencaos das forcas reacionarias ou estatais. E gracas a Sao Caprinus que la foi assim pois que acabou fomentando a revolucao no mundo todo. E aqui vc falando que os pequenos alem de importar tem que pagar mais de 50 %de tributo para um estado depravado? Came on man! E ainda voce se advoga critico isento?
Daqui a pouco vai estar brigando com todo mundo que e nano: de vendedor de pequi a beira de estrada a pessoas que fazem chocolate para vender pros amigos.
Por ultimo, o cara faz o curso de sommelier ( eu nao fiz) e nao significa que ele saiba tudo, nem ele pensa assim. Significa que ele buscou treinamento. E esta apto a avaliar cerveja. E se trabalhar num restaurante provavelmente vai saber indicar a carta. Isso e bom cara, quanto mais gente melhor. Que purismo e esse?Ou e ciume? O cara tem que fazer curso e no Olimpo?
Meu amigo, ou voce escolhe so trollagem, ou assume ai sua postura protetora das megacoporacoes e revisionista nesta revolucao em curso…-
03/02/2012 - 16:59 Enviado por: Luiz Guster
Falou e disse André!
Sob o pseudônimo de caruncho esconde-se um grande covarde! -
08/02/2012 - 12:47 Enviado por: Roberto Fonseca
Enfim alguém que entendeu o espírito da coisa e usa argumentos para criticar. Parabéns pela lucidez, nobre, embora não o conheça, respeito sua crítica.
Abs -
09/03/2012 - 14:59 Enviado por: PAULO BRUNORO
Vocês só podem estar de sacanagem?!?! VENDER cerveja sem pagar impostos é ilegal… Se os impostos são altos, se no Brasil é impossível, não fabrique e não venda!!! É o mesmo que vender chocolate? SIM, é ilegal da mesma forma!!!
Temos que brigar para baixar impostos, mostrar a importância, etc etc etc… Mas é ilegal, e PONTO!!!
-
-
03/02/2012 - 13:05 Enviado por: Flavia
Adorei, Caruncho!
responder este comentáriodenunciar abuso
A melhor foto de todas, que fofo!
Bob, parabéns por ser democrático e ter dado espaço a todos, sem exceção! -
03/02/2012 - 13:20 Enviado por: caruncho
Esse blog já foi melhor frequentado. . .
responder este comentáriodenunciar abuso-
03/02/2012 - 17:28 Enviado por: andre
Concordo, ate o capitulo 58
-
-
03/02/2012 - 13:40 Enviado por: Roberto Fonseca
Caros, tudo bem? O Caruncho de Malte entrevistado no post disse no Twitter (@carunchodemalte) que o perfil usando o nome Caruncho nos comentários daqui não é ele. Mas que responde a comentários pelo @ do Twitter. Abs
responder este comentáriodenunciar abuso-
06/02/2012 - 15:35 Enviado por: Fabrício
Tão trolando até o caruncho!!! Mas isso até parece a guerra fria!!!
-
-
03/02/2012 - 13:47 Enviado por: ricardo motta
Taí! Gostei deste caruncho e das seguintes opiniões:da Eisenbahn – boa mesmo, adoro a Weizenbock; da Green Cow; da ilegalidade – bem brasileiro mesmo (coitado do Gérson);
responder este comentáriodenunciar abuso
E gostei muito da coragem do Bob: abrir este espaço para um boca dura, tem q ter espírito democrático arraigado na alma. Parabéns! Hj vou abrir uma Seasons, comprada em POA, em vossa homenagem!!!
Caro caruncho: mude seu nome para KID CARUNCHO! Fica mais apropriado. -
03/02/2012 - 13:53 Enviado por: Alexandre Bazzo
Gostaria de Parabenizar o Bob por dar espaço a todos, de forma isenta e democrática. Cada vez mais eu admiro o trabalho deste jornalista, profissionalismo, ética e a busca incansavel pela noticia, mesmo que ela seja polemica e não agrade 100% das pessoas. Fechou com chave de ouro a série melhores do ano, em todo lugar que eu vou todo mundo ta falando do Caruncho, pq não entrevistá-lo? E ele, o Caruncho, correspondeu, não baixou o nível, criticou bem. Agora, não vem ao caso se concordamos ou não com a opinião dele, qualquer lista é assim, só quem concorda 100% com ela é quem a fez.
responder este comentáriodenunciar abuso-
03/02/2012 - 16:07 Enviado por: Paulo Schiaveto
Bazzo, esse sujeito não baixou o nível aqui, porém trata-se de um covarde que ofende a quem lhe convier, escondendo a cara.
Para mim, opinião que deve ser respeitada é aquela de quem tem um mínimo de coragem para se expor.Pior ainda, um tanto de gente respeitável (até aqui) com “medinho” de ser criticada querendo ser “amiguinho”, elogiando a postura do troll fake covardão.
Quem são seus parceiros afinal de contas? Marcelo, Falcone, Dimmer, Schumacher e outros que trabalham de verdade no seu ramo ou seu coleguinha covarde?
-
03/02/2012 - 16:49 Enviado por: Alexandre Bazzo
Paulo, converso com o caruncho via twitter faz tempo, sempre disse pra ele que não era certo baixar o nível como ele fazia de vez em quando. Agora criticar, ainda mais com humor como ele fez várias vezes, como no caso do vídeo, em que eu também fui zoado, mas levei na brincadeira, isso não tem nada de mau.
Uma coisa é certa, tá todo mundo falando dele, bem, mal, ou querendo descobrir quem ele é. Não acho que ele seja um Troll, acho que é um critico, não que eu concorde com tudo o que ele diz, mas é uma realidade a presença dele no meio cervejeiro.
Também não vejo o porquê de colocar em xeque a credibilidade do blog do Bob por causa disso, pô, não vou ficar com rasgação de seda pro Bob, mas o cara é bom e honesto, deu a palavra pro caruncho por ele estar sendo comentado e mais, o caruncho criticou todo mundo que deu entrevista no Bob, eu quando vi que hoje era ele pensei, hoje é dia de zoar com este caruncho, mas o cara me surpreendeu, levou a sério a oportunidade.
O caruncho não é meu parceiro, nem tenho medo das criticas dele, tenho medo dos falsos defensores da tal cultura cervejeira, que fingem-se de santo e detonam muita gente, detonam a Bamberg só porque nunca conseguiram uma cerveja de graça minha. Só pra ficar claro, você faz parte das pessoas que contribuem pra cerveja no Brasil, respeito muito seu trabalho. Abraço. -
03/02/2012 - 16:56 Enviado por: Luiz Guster
Mais covarde é aquele que se submete á covardia.
E Bob, que papelão com esse caruncho! -
03/02/2012 - 17:00 Enviado por: Paulo Schiaveto
Não estou criticando o direito dele se manifestar e fazer suas críticas, quer gostemos ou não.
O que não pode ser apoiado é a maneira covarde de fazê-lo, quando ofende as pessoas. Ofende no pior sentido, com insultos de baixo calão, e sem direito de resposta direta, pois o covarde se esconde no twitter. Isto não tem desculpa. -
03/02/2012 - 17:11 Enviado por: Fabricio Felix
Concordo totalmente com o Paulo. Quem nao mostra acara nao tem direito de dar opiniao. Ele sabe quem todo mundo é, e nós nao sabemos quem é ele. Assim fica facil, e injusto.
Bazzo, todo mundo ta vendo que voce ta amiguinho desse muleque, abre o olho, fica mal pra voce, seja profissional!
E bob………. Colocar esse troll como ultima opiniao, como se fosse a opiniao final, a cereja do bolo!…. que papelão bob!!! Desrespeitou todos os outros participantes da enquete que mostraram quem eram!
Foi bom surgir esse caruncho aí, mostrou que voce e um monte de gente que fica puxando o saco desse cara só pra nao ser atacado nao passa de amadores. E ainda tinha gente que achava que esse blog era o melhor blog de cerveja da internet.
que papelão bob!!!!!!!!! -
03/02/2012 - 18:11 Enviado por: Alexandre Bazzo
Fabricio,
Eu não sou amiguinho do caruncho, nem estou aqui pra ser advogado dele, respondo a todas as pessoas que entram em contato comigo pelas mídias sociais, foi assim que tive o primeiro contato com o caruncho e comecei a acompanhá-lo pra ver qual que era a do cara.
O que eu defendo é a livre expressão, dizer o que se pensa. Quem garante que o ‘João da Silva’ que me segue é ele mesmo ou uma outra pessoa? Comigo mesmo tem um cara que critica quase tudo que eu faço ou escrevo; beleza, problema dele, enxergo o caruncho como mais uma pessoa nas mídias sociais. Tem horas em que acho ele engraçado, outras vezes grosseiro, umas vezes diz a verdade, outras não, um cara que está dando a opinião dele, sim, escondido atras do caruncho. O que me impressionou foi que ele poderia ter zoado com todo mundo no blog, mas respondeu sério. Foi uma surpresa pra mim, o cara ganhou ponto comigo hoje.
Se for pra levar a sério uma crítica do meu produto vou escutar pessoas sérias e que entendem do assunto. Só um exemplo, já que ele participou da conversa, Paulo Schiaveto, escuto tudo o que ele fala, pois é sério e entende do assunto, se for pra dar risada leio o caruncho, algumas avaliações em sites e blogs etc., que falando mal ou bem da Bamberg não irei levar a sério. Já levei, mas hoje não.
Digo mais uma vez, sou contra a agressão gratuita que o caruncho faz, mas e aí, aqui nos comentários mesmo, quantos acusando as pessoas de covardia, é legal isso?
Só uma observação, o meu profissionalismo você avalia no trabalho do meu dia a dia e não em uma opinião que eu dei num blog.
-
-
03/02/2012 - 16:09 Enviado por: Renato
Ha.. só sendo RICO pra ficar só nessa de fazer cerveja e dar pros amigos. A legislação de cervejas no Brasil não contempla a cerveja artesanal (a feita em casa, que merece o título de artesanal; afinal o que é artesanato? algo feito em microindústrias?). Teoricamente a cerveja artesanal, feita em casa, não foge da mesma situação de quem vende doces caseiros, bolos, salgados para festa etc.
responder este comentáriodenunciar abuso
Qualquer lugar turístico tem produtos caseiros a venda, o que não dizer de cachaças? Vamos fazer o que, esperar 100 anos até conseguir uma legalização, com uma lei decente (a que existe é totalmente inapropriada com a realidade), com o lobby das grandes cervejarias acampado em Brasília?
Tenho certeza que todos gostariam de registrar e pagar impostos, mas começar do zero, com pouco dinheiro, no Brasil é impossível. Como conseguir algo, chegar lá, sem PELO MENOS poder bancar as produções com a venda? Muito fácil criticar com uma bela conta gorda no banco.
Fazer cerveja pra presentear amigos, não é pra quem quer, é pra quem pode. Quem não pode, deve vender sim, porque um dia vai poder se registrar e pagar impostos. Caso contrário, será menos uma, quem sabe, microcervejaria no Brasil e assim vai. E cá pra nós… quem faz 20, 40, 100 litros já paga toneladas de impostos só pra fazer.
Se o CARUNHO aí não concorda, então eu passo a minha conta no banco e ele banca a minha ridícula produção. Assim posso ser caridoso com meus amigos.-
03/02/2012 - 21:05 Enviado por: Padre Levedo
Renato, regra é regra… Quer fazer cerveja para vender, se regularize… Não chore antes de tentar… Fazer cerveja em casa é hobby… Duvido que sujeito se encontre desempregado e decida “ahh vou fazer uns marmitex para vender e vou aproveitar para fazer umas cervejas também!”… Isso sim é pensamento de POBRE… Como já disse, acha caro fazer cerveja, deixe de fazer!
-
03/02/2012 - 22:19 Enviado por: Renato
Que regra? a regra é pra indústria. Fazer cerveja em casa não é indústria. Não existe isso de fazer cerveja em casa é um hobby, tá maluco? Faço porque tenho grande paixão por isso e pretendo crescer para sair da informalidade. Esse negócio de achar caro, então deixa de fazer, é para fracassados.
E meu querido, tem muita gente desempregada aí fazendo o melhor para vencer na vida. Não sinto vergonha nenhuma de vender, tenho muito orgulho do que faço, mas para fazer como as outras, regularizadas, ou seja, sair do artesanal, preciso de um investimento que eu não tenho. O que fazer? Desistir? Não tenho essa mentalidade.
Eu não reclamei do preço dos insumos. Reclamei da alta carga tributária. Ou acha que pagamos pouco imposto e temos um grande retorno do governo? Onde você vive? É muita hipocrisia… não é por nada não, mas tem um povo aí que não larga esse osso de que vender cerveja caseira é um absurdo, o fim do mundo, o apocalipse… milhões podem morrer bebendo cerveja caseira. E as grandes tão aí vendendo uma cerveja que não é Pilsen e tá lá.. Pilsen. E todo mundo chama a porcaria de Pilsen…
Nós fazemos cerveja em casa, ponto. Aposto que se todos pudessem, montariam uma microindústria para fazer suas cervejas, ponto. O país facilita isso? Não. Alguém tá aí pra isso? Não. Alguém dá apoio? Não. Então meu querido… o povo é inteligente o suficiente para saber se compra ou não uma cerveja artesanal (repetindo, artesanal vem de artesanato, nada industrial, ou seja, manual, caseiro).
E essa regrinha de que fazer cerveja em casa é hobby, isso é pura piração sua ô Pedro Lewando…
O rei do politicamente correto aqui é você. -
03/02/2012 - 22:39 Enviado por: Renato
Fazer cerveja com sinceridade, com todo o cuidado, todo o trabalho, com toda a dedicação, é uma arte. Igual uma banda que faz uma música e vende ou um pintor que pinta um quadro e põe a venda.
Não reduza uma arte a um reles hobby.
Não faço cerveja por necessidade, simplesmente resolvi que essa é a minha arte e tenho o direito de ser recompensado por isso.E se você não sabe, uma das coisas mais primitivas da humanidade era fazer fermentados de cereais. Vou chamar a minha cerveja de Fermentado de malte. Pronto? Resolvido o seu incomodo. Não vendo cerveja, vendo fermentados de malte.
E como disse o Nunes & Levy: “No mais, pode encher a boca e gritar… nós ouviremos! Abraços!”
-
04/02/2012 - 10:12 Enviado por: Padre Levedo
Digníssimo artesão do fermentado de malte, se o Todo Poderoso te presentou com o dom de fazer a melhor cerveja de todos os tempos, quem somos nós a proibí-lo de vender o nectar dos deuses???
O que eu quero deixar claro é algo simples, preto no branco (que ninguém venha dizer que é preconceito!)… Fazer cerveja em casa e vender é errado… Não tem registro do MAPA e não recolhe imposto… Em outras palavras, é CONCORRÊNCIA DESLEAL com quem se sacrifica para operar na legalidade e não estou falando das “AMs” e “FEMs” da vida… Há muito microcervejeiro hoje que começou nas panelas, mas que começaram certo.Se acredita tanto em seu produto, vá atrás de financiadores, sócios ou agiota.
Não gostaria de ouvir num futuro próximo que alguém comprou uma iguaria do “Artesão do Fermentado de Malte” e ganhou um corte no rosto ou um olho vazado… Em uma situação dessas, não será só você a perder… Portanto, pare de pensar no próprio umbigo e pense na coletividade!
-
04/02/2012 - 11:56 Enviado por: andre
Concorrencia desleal? Quem e que concorre com micro? Os pequenos hombebrews com uma leva pequena e intermitente e sem grande capacidade de distribuicao majoritariamente destinada a amigos e estudiosos, ou as megacorpoacoes multinacionai? Nesse caso nao acho que seja hipocrosia esse argumentos. Ou e sofismo ou flat de esclarecimento.
Vai la na belgica que vc vai ver como a coisa se da em relacao aos produtores caseiros. -
05/02/2012 - 10:29 Enviado por: andre Souza BH
Padre LEvedo, vai estudar:
“Why, with such a strong native tradition, would Belgian brewers be interested in such things? Beyond the general curiosity that drives brewers everywhere, there’s the question of economic motivation. As Wendy Littlefield, a partner in the Belgian import firm of Vanberg & DeWulf, told me, Belgian brewers’ local market is shrinking. The traditional center of Belgian beer drinking is in the country’s beer cafés. “The number of cafés is declining rapidly, and 80 percent are owned by AB InBev,” she said—InBev being the world’s largest brewer (owner of Stella and Budweiser, among many others). With InBev selling primarily its own products on those lists, “if you’re a young brewery trying to get a start, you will not get it in the cafés. There’s just not enough distribution there.” Littlefield added: “And you’re not going to be sold in supermarkets, because they’ve been cutting back on the number of brands.”
do blog beervana
-
06/02/2012 - 14:16 Enviado por: Renato
Vossa excelência Padre Levedo… se eu tenho o dom de fazer a melhor cerveja de todos os tempos, realmente não faço ideia, mas me esforço muito pra fazer a melhor cerveja possível.
Vamos deixar bem claro.. pelo decreto 6871/09 que regulamenta a lei federal 8918/94, que lembrando, não especifica cerveja artesanal ou feita em casa, apenas especifica cerveja (a cerveja em si) e o estabelecimento dedicado a produção, comércio, etc. e pelos 3 primeiros incisos, principalmente o II, do artigo 99 do capítulo XVIII fica bem claro:
Art. 99. É proibida e constitui infração a prática isolada ou cumulativa do disposto abaixo:
I – produzir, preparar, beneficiar, envasilhar, acondicionar, rotular, transportar, exportar, importar, ter em depósito e comercializar bebida e demais produtos disciplinados neste Regulamento que estejam em desacordo com os parâmetros estabelecidos nos padrões de identidade e qualidade nele estabelecidos e em atos específicos;
II – produzir ou fabricar, acondicionar, padronizar, envasilhar ou engarrafar, exportar e importar bebida e demais produtos abrangidos por este Regulamento, em qualquer parte do território nacional, sem o prévio registro do estabelecimento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
III – produzir ou fabricar, acondicionar, padronizar, envasilhar ou engarrafar e comercializar bebida e demais produtos nacionais abrangidos por este Regulamento sem o prévio registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
Ou seja, só pelo artigo 99, fazer cerveja em casa e dar as cervejas para os amigos já constitui infração. No fritar dos ovos: HOMEBREWING NO BRASIL É INFRAÇÃO DE LEI FEDERAL.
Se a vossa excelência (excelência pq vossa excelência não é padre), Padre Levedo preparou (que é o mesmo que produzir) uma cerveja em casa, cometeu infração. Se engarrafou, cometeu infração. Se armazenou, cometeu infração. Se transportou para casa de um amigo ou para um concurso nacional das acervas, cometeu infração à lei federal.
E aí? Não venha defender seu hobby…
Concorrência desleal.. sobre isso, só digo que você fez meus 20 litros pesar mais que 80000. Você acha que eu já não sei o que vem pela frente? Você acha que eu penso em ficar assim sempre? Você acha que minha ideia é sonegar imposto? ficar sem registro? “passar a perna” nas microcervejarias que tanto admiro? Acha que entrar nesse negócio é coisa de um dia para o outro? Se você vive num mundo encantado… o governo faz tudo, se esforça para dificultar as coisas para quem quer começar, então a gente começa do jeito que dá. Vou dar um pulo na esquina.. quem sabe não tem um sócio lá louco para investir nisso?
Vou dispensar a sua finalização, apesar de muito importante o seu lembrete, porque vossa excelência já saiu me incluindo no rol dos irresponsáveis, como se eu não tivesse noção dos riscos e de como evitá-los.
-
07/02/2012 - 13:06 Enviado por: andre Souza BH
Renato meus parabens,
Esse Padre Levedo parace minah tetravo de 130 anos falando. fala sem conehceimento de causa, afastado da realidade.
Em qual estado voce esta? Se tiver em minas, quem sabe fazemos uma leva juntos? -
09/02/2012 - 10:14 Enviado por: Renato
Não estou em Minas, infelizmente. Sou do interior do Rio de Janeiro.
-
09/03/2012 - 15:17 Enviado por: PAULO BRUNORO
Artesanal não vem de artesanato, ambas vem de Arte… O Artista que vende quadro paga imposto, os chocolates artesanais pagam impostos, as comidas artesanais pagam impostos, etc etc etc…
TUDO que se vende deve-se pagar impostos em qualquer lugar do mundo!!! Se alguem passar mal e for, ou achar que for, da cerveja que você fabricou… Como é que fica???
-
-
03/02/2012 - 16:52 Enviado por: Luiz Guster
Eu estava acompanhando o blog, concordando ou discordando, eram pessoas sérias.
responder este comentáriodenunciar abuso
Dar espaço para isso? Um imbecil que imagina que basta um carimbo do estado magnânimo para determinar quem pode ou não vender. Eu compro de quem eu quero e confio, não preciso de um burocrata ou um idiota como esse para me dizer o que posso ou não comprar.
Toneladas de diploma de sommeliers? E daí? É mais gente movimentando e ampliando o mercado. Um burocrata como esse imagina que apenas por ter um diploma habilita alguém a alguma coisa? Francamente, patético e covarde! -
03/02/2012 - 17:13 Enviado por: Rafael Rezende
Medo desse povo todo defendendo a venda livre de cervejas caseiras.
responder este comentáriodenunciar abuso-
03/02/2012 - 17:23 Enviado por: Renato
Medo de que?
Quando você faz uma festa de aniversário, você só contrata empresas registradas pra fornecer as coxinhas e outros salgados, etc.? Tem medo das pessoas que fazem tortas, salgados, doces pra fora?
-
03/02/2012 - 17:57 Enviado por: andre
Medo dessa gente que acha normal trabalhador ser espoliado pela burocracia do governo.
-
03/02/2012 - 21:09 Enviado por: Padre Levedo
Medo dessa gente que reclama dos maus políticos, mas se podem molham a mão do policial para se livrar de uma multa… Para mim, é a mesma coisa… Se não é permitido, tente mudar as regras em vez de fazer errado e reclamar do preço dos insumos… Fazer cerveja em casa não é barato. Se acha caro, deixe de fazer!
-
04/02/2012 - 11:33 Enviado por: andre
A igreja historicamente usa seus dogmas e a falacuria par amanter leis e status quo. Governar dogmatizados e mais docil. Nesse sentido nao importa se a lei e imoral e votada por gente corrupta, “dura lex, sede lex”. Se e a lei nao se questiona. Parece que padre e um nome adequado para o individuo acima. Que ainda chama os outros de infratores de transito. Desqulifica o individuo para desmoralizar o argumento.Ainda se acha dono da moral com uma uma atitude facista “acha caro fazer cerveja, deixe de fazer!”. Se isso fosse levado em conta, muito processos historicos nao tinha acontecido e a revolucao cervejeira nao estaria em curso.
-
04/02/2012 - 11:35 Enviado por: andre
A igreja historicamente usa seus dogmas e a falacuria para manter leis e status quo. Governar dogmatizados e mais docil. Nesse sentido nao importa se a lei e imoral e votada por gente corrupta, “dura lex, sede lex”. Se e a lei, nao se questiona. Parece que padre e um nome adequado para o individuo acima. Que ainda chama os outros de infratores de transito. Desqualifica o individuo para desmoralizar o argumento.
Ainda se acha dono da moral com uma uma atitude facista “acha caro fazer cerveja, deixe de fazer!”. Se isso fosse levado em conta, muito processos historicos nao tinha acontecido e a revolucao cervejeira nao estaria em curso. -
05/02/2012 - 16:51 Enviado por: Padre Levedo
SR. Andre, que não se é um ou muitos, não é desqualificar o indivíduo, é fazer com que pensem que antes de se queixar da corrupção nas esferas federal, estadual e municipal, deve-se fazer um exame de auto consciencia para saber se não faz o mesmo em seu círculo. Político roubando não pode, mas isso não dá o direito de sonegar imposto pensando que está praticando um dever cívico – “Ah, vou dar uma infladinha nos meus custos com médico, escola e etc no imposto de renda, assim consigo restituir mais e sobra menos dinheiro para político roubar”.
Se determinada lei é votada por pessoas de reputação duvidosa, não é desqualificando a lei que se mostra seu argumento. Se acredita que a lei é imoral, não é infringindo-a que mostrará seu descontentamento. Quem torce a lógica e a realidade para se ajustar ao seu argumento, tem uma visão tacanha e limitada.Fazer cerveja em casa e vender, sem registro e recolhimento de impostos é irresponsável e duvidoso. E é sim CONCORRENCIA DESLEAL.
-
-
03/02/2012 - 17:22 Enviado por: Alexandre D'Andrea
Eu concordo com a parte da venda de diplomas. Vejo muita gente por aí que se diz “Sommelier de Cervejas” falando e fazendo muita besteira. Vejo isso inclusive em pessoas que estavam na minha turma quando fiz o curso. Você tem 2 tipos de pessoas nesses cursos, as que gostam do assunto, se interessam e querem contribuir e as que estão fazendo porque acham que vão ganhar dinheiro fácil com cerveja. Acho que os cursos tinham que ter mais critério nas avaliações porque se for para continuar desse jeito, em breve teremos mais e mais pessoas sem saber o que estão falando e queimando o mercado cervejeiro.
responder este comentáriodenunciar abuso -
03/02/2012 - 17:38 Enviado por: Marco Falcone
Desculpe Bob, desculpe amigo e irmão Alexandre Bazzo, mas dar espaço para quem não mostra a cara, para quem é covarde, não é democracia não. É muito diferente de promover o caos para gerar evolução, o que apóio. Neste caso específico está sendo privilegiado um aproveitador que cresce e aparece usando os esforços de quem realmente faz revolução cervejeira no Brasil. Ou seja, se pararmos de fabricar, ele morre. Talvez os que batem palmas também não irão gostar.
responder este comentáriodenunciar abuso-
08/02/2012 - 12:32 Enviado por: Roberto Fonseca
Nobre, como já expliquei nas mensagens anteriores, não concordo com ataques pessoais – e deixei isso claro ao Caruncho na hora de participar da enquete, no que ele concordou. Mas qualquer pessoa tem direito de criticar cervejas e cobrar questões como se um rótulo tem aprovação do Ministério da Agricultura ou se uma cerveja caseira está sendo vendida. Isso não afeta a revolução cervejeira, pelo contrário. Não divido o mundo entre quem bate palmas e quem ataca, seria um erro proporcional a fazer ataques anônimos. Há muito mais entre um polo e outro, assim como o voto do Caruncho foi um em 60. Mas respeito sua opinião, sua crítica polida e admiro sua boa vontade inesgotável em divulgar a cultura cervejeira.
Abs
-
-
03/02/2012 - 21:15 Enviado por: Rafael Aquino
Pessoal, isso é normal… o Rafinha bastos disse que comeria a mulher la e não foi preso? a Rita Lee mandou uns guarda fumar um baseado e não foi ter que explicar la pro delegado?? no fim tudo virou piada…
Boas Piadas são ótimas para dar boas risadas.. assim como boas críticas construtivas são interessantes para ser apreciadas… há muito tempo eu deixei de comprar um livro por causa do histórico do autor..
eu adoro stand up e sempre vejo piadas de gordinho.. e mesmo sendo um gordinho eu dou boas gargalhadas… se ninguém se irritar com as bobagens que esse caruncho fala ele fica sem combustível para falar besteiras e ofensas gratuitas e começa a fazer críticas que realmente vale a pena ser lidas, como estas…! não concordo com a metade das coisas que ele disse aqui mas eu gosto de ver todas as opiniões e conhecer todos os pontos de vista para eu poder formar minha própria opinião.
sou cervejeiro caseiro.. já vendi cerveja.. to errado mas nunca fui reprimido por isso.. agora fico com vergonha de vender cerveja sem registro e já estou trabalhando para montar um negocio registrável para poder vendê-las… sera que isso não é bom para a cultura cervejeira?
bullying não é uma coisa que se deve aplaudir.. nunca… mas esse cara ta tao falado no mundo cervejeiro e com tamanha fama pela evidencia que nos mesmos demos a ele, seria incoerente ele não participar esta lita.
Não estou aplaudindo esse cara e nem criticando os grandes mestres por quem tenho muito respeito e com quem eu tanto aprendi e aprendo, e que estão incomodados com esse sujeito.. mas tudo que leio eu tento aproveitar o que é de se aproveitar e ignorar o que não me convém aproveitar…
responder este comentáriodenunciar abuso -
03/02/2012 - 21:16 Enviado por: Padre Levedo
Olha só… Essa patrulhada do politicamente correto está indo longe de mais… O tal do Caruncho pega pesado em grande parte das vezes, isso é fato, mas diz boas verdades…
O Bob está certo em dar espaço às vozes dissonantes também… Liberdade de expressão… Quem não está contente reclame!Ahhh e para quem vai dizer que é outro que está se escondendo por trás de um anônimo, digo que meu nome é Pedro Lewando!
Parabéns BOB!!!!
responder este comentáriodenunciar abuso-
03/02/2012 - 22:17 Enviado por: Paulo Schiaveto
O Senhor está confundido ter liberdade de expressão e ser politicamente incorreto com canalhice escondida sob um pseudônimo. Porque a pessoa pode ter a mais divergente das opiniões, pode brincar etc, mas seja decente e não se esconda covardemente. Simples assim.
-
08/02/2012 - 12:23 Enviado por: Roberto Fonseca
Pois é, nobre. Analisando fria e tecnicamente, acho que o Caruncho perde muito tempo com ataques pessoais desnecessários e piadinhas. Não concordo com as ofensas às mulheres – ele mesmo já percebeu e escreveu isso – nem com bullying contínuo a algumas pessoas. Já mandou seu recado na primeira ou segunda mensagem, não precisa mandar mais 10. Mas ele tem algumas sacadas divertidas e aborda questões polêmicas mas absolutamente necessárias e que merecem debate, como a venda de cervejas caseiras e a qualidade das produções de micros. Eu gostaria de tratar de algumas dessas questões, mas não o faço, por falta de tempo e paciência. Se ele fosse apenas direto ao ponto, não só teria mais objetividade e reduziria o espaço para críticas como afastaria o receio de algumas pessoas que até gostariam de passar a ele as informações que ele tanto pede no Twitter, mas não sabem qual será a reação dele. Não sou muito fã de citar Vitor Hugo, porque está mais gasto que pé de santo, mas a ideia de ter um “adversário” que seja justo, para que você não se sinta tão seguro, é válida. No jornalismo é assim: sendo crítico, mas justo na crítica, as fontes respeitam. Sobre ser anônimo ou não, acho indiferente: Fosse cobrada identidade de todos que procuram jornais, teríamos o Watergate revelado? O que conta é informação de qualidade e crítica afiada, sem ofensa. O resto se perde em motivações diversas. Abs
-
-
03/02/2012 - 22:57 Enviado por: Fernando Salles
Bob,
Virei curioso sobre cerveja desde que me vi, por razões profissionais, no mezanino do Empório Santa Maria presenciando o outrora cultuado chef Laurent servindo um cardápio que, em tese, combinava bem com a recém-lançada Bohemia Weiss. Lembro de ter torcido o nariz: sopa de trigo pra harmonizar com cerveja de trigo? Falta de inspiração, não? Mas dali em diante assumi a função mais importante no universo das cervejas, a de bebedor. Passados alguns anos, vejo muita gente desse segmento se levando muito a sério. Tá parecendo papo de metido a “sommelier” após a abertura dos portos, na década de 90… cerveja combina mesmo é com bom-humor. Isso é o que falta.
responder este comentáriodenunciar abuso-
08/02/2012 - 12:06 Enviado por: Roberto Fonseca
Pois é, nobre, não acompanhei o momento do vinho, mas creio que deve ter muita coisa em comum com a cerveja. Até já brinquei com cervejeiros, dizendo que eles deveriam contratar os profissionais que trabalharam na popularização do vinho e organização política dos produtores para deslanchar de vez. Não vejo muita melhoria imediata no cenário, não. Mas espero estar redondamente enganado.
Abs
-
-
04/02/2012 - 10:35 Enviado por: Nunes & Levy
Ok, Senhor Padre Levedo, você está certo. Eu sou clandestino. Porém… continuarei! Abraços!
responder este comentáriodenunciar abuso -
04/02/2012 - 16:31 Enviado por: Elvio Resende
Sempre tem alguém que gosta de ridicularizar trabalhos sérios. Ao expressar suas opiniões de forma polêmica ele não quer contribuir para o bom debate, ele quer apenas ser lembrado, quer ser visto como alguém que quebra as regras quer os holofotes. Construir algo sempre leva tempo, dedicação, persistência, …. destruir é muito mais fácil e rápido. Por isso respeito quem constrói!
responder este comentáriodenunciar abuso
Obs; O BOB não erra ao ceder espaço para o Caruncho até porque ele é um fato que precisa ser noticiado, seja pelo lado positivo ( se é que existe algum) ou negativo.-
08/02/2012 - 12:03 Enviado por: Roberto Fonseca
Bingo, nobre. Mas fazendo autocrítica, acho que faltou contextualizar melhor quem é o Caruncho. Às vezes esqueço de que muita gente que lê o blog não acompanha o dia a dia da “cena” cervejeira. Sobre a inclusão dele na enquete, dentro de regras democráticas do debate, sem ofensas, é válido.
Abs
-
-
04/02/2012 - 23:36 Enviado por: Douglas Carvalho
A construção e amadurecimento de qualquer setor, seja da sociedade, empresarial ou cultural, não acontece sem rusgas e mortos e feridos pelo caminho. Agora, no meio cervejeiro, parece que a coisa mais simples está sendo esquecida – Cerveja é algo para diversão, bons momentos e relax. Claro que cerveja precisa ser levado à sério, para termos bons produtos e um bom mercado. Mas todo esse quebra-pau parece menos construtivo do que discussões mais objetivas. Divirtam-se. Bebam cervejas (umas serão boas, outras não) e aproveitem o resto…
responder este comentáriodenunciar abuso -
05/02/2012 - 02:35 Enviado por: Cavaco Silva
Duvido que ele de de 50h por semana como muitos de nós.
O Caruncho é um zé ninguém, almofadinha de condomínio, pouco ocupado que através de um pseudônimo conseguiu repercutir em um meio que estava ficando monótono e sem graça.
Neste espaço já tivemos opiniões divergentes de grandes nomes da história cervejeira do Brasil. graças a tolerância do colega BOB em ceder espaço para o Arthropoda.
As opiniões do caruncho pouco importam, ele é tudo o que o padre levedo sempre tentou ser, só que mais ácido e mais interessante. Ainda assim está muito longe de alguém realmente levar ele a sério.
Sobre cerveja caseira a venda:
eu acho uma ótima!
Tem alguém preocupado com saúde pública ou concorrência desleal? o legal seria que toda padaria da esquina tivesse uma torneira com um chopp da casa engatado! Que todo sítio tivesse sua Farmhouse ale… que toda cidade tivesse seus brewpubs apenas com a fiscalização da Vigilância sanitária, segurança do trabalho, corpo de bombeiros.Quando a coisa fica muito engessada o povo tem um dever hipotético em usar a desobediência civil para lutar em algo que acredita!
responder este comentáriodenunciar abuso-
09/03/2012 - 15:41 Enviado por: PAULO BRUNORO
Seria bom, né??! As padarias venderiam cerveja vagabunda, feita de milho à R$0,50. Teriamos mais beberões por aí!
-
-
05/02/2012 - 23:57 Enviado por: Paulo Dalla Santa
E os melhores de 2011 por Roberto Fonseca?
responder este comentáriodenunciar abuso-
06/02/2012 - 00:40 Enviado por: Roberto Fonseca
Daqui a pouco, nobre. Preciso descolar uma foto da minha triste figura (risos). Abs
-
-
06/02/2012 - 07:48 Enviado por: caruncho
Obrigado, meu amiguinho K. Bazzo da Cervejaria Bambenga! Mesmo com receitas copiadas, sem nenhuma novidade ou criatividade nem ousadia, ganha medalhas! É a cara do Brasil! Ou será da Alemanha? Um Kaipira Alemão? haha!!
responder este comentáriodenunciar abuso-
06/02/2012 - 09:28 Enviado por: Alexandre Bazzo
Caro usuario que tentou se passar pelo Caruncho.
Cerveja não se copia, essa é a lição zero pra quem esta querendo começar a fazer cerveja, voce pode inspirar-se em estilos consagrados, que é o que eu faço, me inspiro em estilos da escola alemã, e é o que todas as cervejarias fazem, inspiram-se em estilos de cervejas das escolas belgas, alemã e inglesa, agora temos também muitos inspirando-se nas cervejas americanas, precisamos acabar com o preconceito que existe com algumas escolas cervejeiras, não existe um país no mundo que faça a melhor cerveja do mundo, existe cerveja boa em qualquer país.
Quanto as medalhas que a Bamberg ganha, desculpe se isso te incomoda, são campeonatos onde as maiores cervejarias do mundo participam, testes cegos, analisados por mestres cervejeiros ou sommelier de cervejas, pra nós é um baita orgulho ganhar estas medalhas, prometo uma coisa, continuaremos ganhando-as.
Sou muito grato aos amigos que conquistei na Alemanha, especificamente na Bavaria, aprendi a adimirar muito esse povo.
Quanto a ser caipira, putz, sou mesmo, com muito orgulho, tenho sotaque, não tenho vergonha disso, não tenho vergonha de ter nascido numa cidade do interior.
Ah, o termo Bambenga é usado com frequencia por um cara que discutiu comigo pois não dei as coisas de graça que ele queria, é voce?Abração
-
-
06/02/2012 - 09:55 Enviado por: caruncho
Não, eu sou o carunchinho. Bem legalzinho!
responder este comentáriodenunciar abuso -
06/02/2012 - 09:56 Enviado por: Marcelo
wow, record de comentários?
responder este comentáriodenunciar abuso -
06/02/2012 - 10:33 Enviado por: Laerte
O Bazzo defende tanto o amiguinho caruncho que tem certeza que o cara que escreve aqui com pseudonimo Caruncho não eh o verdadeiro caruncho, que piada.
responder este comentáriodenunciar abuso
Taí o resultado de dar espaço pra anonimo. Agora legitimou a bandalha, tudo que é troll vai poder pixar à vontade quem nao gosta, já que voces acham “democratico” o anonimato! Veiculo de comunicação serio nao dá espaço pra esse tipo de coisa. -
06/02/2012 - 14:26 Enviado por: Renato
O Caruncho não é tão anônimo assim por que há meios de identificá-lo, mas, serve como inspiração:
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Art. 5º
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
responder este comentáriodenunciar abuso -
06/02/2012 - 19:48 Enviado por: Alexandre Bazzo
Caro Laerte,
Na boa, não tenho que dar satisfação pra ninguém dos meus amigos ou não. Acho que já comentei isso.
Se você for reparar no meu primeiro comentário deste post, foi apenas com um motivo, dar os parabéns ao Bob, pois já estavam vindo críticas muito negativas. Alguns anos atrás conheci o profissional Roberto Fonseca, comecei a admirar muito o trabalho dele. Depois, com o tempo, pude ter o privilégio de frequentemente beber algumas cervejas com o Bob, dar risadas, jogar conversa fora. É um cara honesto e bem intencionado, fato raro de encontrarmos. Não poderia ler as injustiças e ficar quieto. Dou opinião, falo o que penso, nem sempre sou o cara legalzão. Isso mesmo, não sou o mais legal de todos, nem quero ser, por isso não me escondo atrás de personagens. Eu sou assim, falo o que acho, dou opinião; tem quem goste, tem quem não goste, mas agora não me venha com joguinho de palavras pra tentar achar um bode expiatório desta história.Perdemos tempo neste post fazendo uma tempestade no copo d’água, onde deveríamos estar parabenizando os verdadeiros destaques desta enquete, o Feijão, que teve o excelente trabalho reconhecido por muitos, e a Green Cow, quase unanimidade.
responder este comentáriodenunciar abuso -
07/02/2012 - 11:31 Enviado por: Paulo Feijão
Pessoal,
O que acham de voltarmos a falarmos de cerveja?
Valeu Ale, a Bamberg também continua tendo o trabalho reconhecido, como vimos na enquete.
Como coloquei agora no twitter: “A convicção de que há só uma verdade, e acreditar que você está em posse dela, é a raiz de todo o mal no mundo.” (Max Born). Relaxa pessoal.
responder este comentáriodenunciar abuso-
07/02/2012 - 11:43 Enviado por: Roberto Fonseca
Salutares palavras, nobre.
Abs
-
-
07/02/2012 - 16:48 Enviado por: Ingrid
Blog não é “veículo de comunicação”, não tem linha editorial e não tem que ser imparcial, não.
responder este comentáriodenunciar abuso
Quem escreve num blog tem liberdade de expor o que pensa e entrevistar quem quiser.
Parabéns Bob por dar espaço para todos opinarem!-
08/02/2012 - 11:51 Enviado por: Roberto Fonseca
Concordo, Ingrid, apesar de usar algumas das regras jornalísticas aqui, como não veicular, no espaço do blog, ofensas pessoais a quem quer que seja. Mas a ideia é ouvir todo mundo mesmo. Já pensou em quantas matérias deixariam de ser feitas se a fonte, por ser anônima, não merecesse crédito?
Abs
-
-
08/02/2012 - 09:29 Enviado por: AC
Mto loco ver o povo loco!
responder este comentáriodenunciar abuso
Parabéns Bob, parabéns pelo recorde Caruncho!-
08/02/2012 - 11:45 Enviado por: Roberto Fonseca
É aquela história de jogar uma pedra no lago; alguns se agitam, mas absorvem e continuam plácidos. Outros lagos jogam a pedra de volta (risos). Nos dois casos, provocam ondas. Mas não sei bem o que isso quer dizer hehehehe
Abs
-
-
08/02/2012 - 16:58 Enviado por: Mauro Nogueira
Costumo tirar o malte (nacional e argentino) das sacas desumanamente pesadas e sem revestimento em que vêm e distribuir em sacos duplos de 5k, por isso só conheço carunhcho de malte da foto acima. Olha a pista: o Carunhcho de malte não conhece o Mauro Nogueira, da Confraria do Marquês… nunca falou nem mal de mim… snif
responder este comentáriodenunciar abuso
Mas desta vez acho que não escapo.
Rafael (comentário acima), por favor não me venha com Decreto. Leia a lei que ele regulamenta e ela não contém aquela “infração”, que sequer o decreto define de que natureza seria. Decreto não obriga ninguem a fazer ou deixar de fazer nada, amenos que guarde simetria com a Lei que regulamenta.
A verdade é que não é ilegal (leia-se “idecretual”, né… rs) vender cerveja caseira.
O problema é que não há regulamentação para o setor, o que não o torna ilegal ou imoral, clandestino e criminoso como neguim costuma sugerir por aí.
Pergunta-se: a primeira cerveja vendida no Brasil era regulamentada? Claro que não. Provavelmente era caseira, assim como era caseira a primeira cerveja que existiu. Chamar a cerveja caseira busca da subsistência de um ser humano com algo tão maravilhoso como a nossa querida cerveja de ilegal é negar toda sua história.
Quem deve ter a iniciativa de regulamentar o setor é o governo, interessado em pegar sua fatia e só nisso. E isto só será feito, como historicamente acontece, quando o setor efetivamente existir.
Vamos vender cerveja caseira, pois isto não é ilegal, antiético ou imoral, de forma alguma. É apenas a dinâmica da formação de um setor da economia que ainda fará bem a muitas famílias e trabalhadores brasileiros.
Bob, parabéns pela enquete ! E também pelo mérito que só pode ser seu de colocar um cabresto tão eficiente no Caruncho. (agora ele fala de mim rsss)-
08/02/2012 - 17:39 Enviado por: Roberto Fonseca
Sem demagogias ridículas, mas me caiu a ficha agora que uma das melhores coisas de escrever esse blog é aprender com os comentários. É um tema bem polêmico, o ponto de vista jurídico não tinha sido colocado com tanta clareza ainda. Valeu, nobre!
Abs -
08/02/2012 - 19:40 Enviado por: Rafael Aquino
Mestre mauro, quem disse algo sobre decreto foi o Renato e nao eu… mas fico contente e mais tranquilo com seu comentario pois concordo com voce… mas claro.. isso é so minha humilde opniao ou expressao da minha liberdade de concordar ou discordar apos concordar…! tai… quem ajuda a divulgar essa atividade que tanto adoro merece meu respeito e minha atenção…
agora muitos ai em cima que estao a badernar e dedicados a trolagem gratuita… apenas para fazer polemica … quem sao voces??? que depois de tantos anos dedicado a acompanhar e a contribuir para a cultura cervejeira nunca ouvi falar de voces??? muitos “sabichoes” que se julgam tao superiores e as vezes ate desesperados para impor suas opnioes que se submetem a trolar pessoas que contribuem tanto para que hoje tenhamos acima de tudo liberdade para escolher o que beber….!! quem sao voces??? estes que sao tao jovem no meio e que mesmo chegando agora e a tao pouco tempo torciam por rotulos e faziam questao de tirar noivas do freezer para beber… se hoje voces tem opcao de escolha foram por causa dessas pessoas que voces trolam que hoje voces tem opcao de escolher o que vai beber… nao é puxar saco.. eh questao de respeito a todos os mestres trolados por expor sua opniao aqui que desbravaram o mato que era esse seguimento no Brasil e que abriram caminho pra todo um setor… quem sao voces? desconhecidos … estamos precisando de ajuda… nao de baderneiros que nao se contentam em expor sua opniao.. querem mudar a força o que as pessoas pensam… fiquem frustados por assistir um meio onde o respeito e a cordialidade reinou por muitos anos e com isso.. grandes amizades se solidificaram e o respeito acima de tudo.. quando abro uma artesanal.. feita nos paneloes ou em tinas de inox eu gosto de apreciar mais do que o sabor mas com um tom de nostalgia todos os momentos bons e alegrias que tive durante todos estes anos… fico triste por como em todo meio surgirem pessoas que mais do que se expressarem acreditam que sao os verdadeiros e que qualquer outra conduta ou opniao que nao a sua merecem trollagem…
quem sao voces?
anonimos sao parte de uma coletividade e esta tem força, desconhecidos são icones isolados que acreditam ter força para bater de frente com uma coletividade… !
espero sinceramente que entendam o que eu quiz dizer e que venham somar… ! nunca dividir nossa cambada de cervejeiro…! precisamos de mais gente pra fortalecer a cultura cervejeira por que pra puxar pra baixo ja tem muito…
PS: isto nao foi pra voce mestre Mauro… mas aproveitei que ja estava escrevendo …. uhauhauhua
vamo tomar uma cerveja e celebrar seus gordim safado! chega de brigar!!! quando esse governo ou o proximo regulamentar nosso setor essas brigas vao ficar sem municao e vamos dar boas rizadas desses tempos!!…
-
09/02/2012 - 10:12 Enviado por: Renato
Mauro, concordo com você, coloquei o decreto aqui porque ele regulamenta a lei que trata do assunto (já tinha lido a lei antes de ler o decreto); e apenas para mostrar que estamos todos no mesmo barco. Se for ilegal vender, é ilegal fazer em casa, dar, transportar e tudo mais. Não tem essa de que cerveja caseira é hobby, isso pode, vender cerveja caseira não, é ilegal.
O regulamento define o que é cerveja e o que é estabelecimento de bebida:
I – estabelecimento de bebida: o espaço delimitado que compreende o local e a área que o circunda, onde se efetiva conjunto de operações e processos, que tem como finalidade a obtenção de bebida, assim como o armazenamento e transporte desta e suas matérias-primas;
Agora, isso vale pra quem faz em casa? Basta ter em casa um lugar montado pra fazer cerveja e já está enquadrado como estabelecimento de bebida?
O “setor” artesanal não é mencionado na lei, nem no regulamento, por isso não há regulamentação para quem faz artesanalmente ou pode ser interpretado para todos baseado no inciso acima?
Acho que seria interessante alguém com excelente conhecimento jurídico esclarecer essa situação para a tranquilidade de todos.
-
-
08/02/2012 - 20:03 Enviado por: Aranha
JÁ É QUASE CERTEZA QUE O SR. CARUNCHO DE MALTE É PROFESSOR. A INVESTIGAÇÃO ESTÁ EM ANDAMENTO E SUA IDENTIDADE SERÁ REVELADA DA PIOR FORMA POSSÍVEL.
responder este comentáriodenunciar abuso -
08/02/2012 - 20:13 Enviado por: Mauro Nogueira
Troquei os nomes, Rafael. Desculpa. A gente tá junto faz tempo. Abraço.
responder este comentáriodenunciar abuso -
10/02/2012 - 06:19 Enviado por: Marcos Duque Cesa
Posso até passar por estúpido, mas, quando se misturam bebibas pra se fazer um coquetel isso não é fabricar?
responder este comentáriodenunciar abuso -
13/02/2012 - 13:55 Enviado por: Luciano
Botar fogo no circo pra que os melhores palhaços sobrevivam foi ótima! Anotado. Sobre os tais sommeliers, tenho notado que tem nego “aprendendo” a tomar cerveja para exibição de seus dons iluminados. Existem os enochatos, agora temos os brejachatos.
responder este comentáriodenunciar abuso -
15/02/2012 - 02:19 Enviado por: Marcelo Carneiro da Rocha
Chego atrasado a polemica pois não acompanho o tweeter e descobri o caruncho a pouco tempo, achei de um humor bastante duvidoso e destemperado o vídeo do Hitler e qualificar um dos cáras que mais trabalha aqui e que é um dos melhores caráters no nosso meio de gordinho do rugby além de preconceituoso , impreciso , temos tres cervejeiros aqui e qualquer um deles poderia ter feito a Indica que não lhe agrada. Não me ofende que esta Indica não lhe agrade, todos nós caseiros e artesanais não fazemos cerveja para agradar a todo mundo.Sobre achar a Bia gostosa muitos podem achar mas deixem me dizer que ela acima de tudo já provou que é inteligente, formada em Hotelaria em Aguas de São Pedro, fluente em ingles e sommelier principiante. Ajunto que vem de boa cepa , os dois pais são professores conceituados da USP e super engajados em causas sociais que o caruncho nem desconfia e que se soubesse só por isso a trataria com muito mais respeito.Concordo em genero numero e grau com os elogios a algumas cervejas, discordo do tom como critica as que não gosta. E para finalizar sobre a polemica dos cervejeiros caseiros que vendem por fora, acho que seria bem mas proveitoso se caseiros e artesanais se unissem para defender uma causa comum porque o que para uns é ilegal para outros é impagável . Seria bem mais interessante talvez que caseiros e artesanais pudessem pagar de acordo com suas capacidades produtivas e contributivas.Dito isto reitero que alguns dos melhores cervejeiros que conheço são hobbystas puros e que por eles tenho especial respeito, admiração e amizade, eles são o sal da terra. Aqui na Colorado seguiremos como sempre a contratar cervejeiros formados e experientes bem como caseiros , uns complementam os outros.Meu conselho a voce caruncho , desencarne deste inseto, volte como ser humano mas não se identifique pois muito dano já foi feito , continue com a sua verve humorística duma maneira menos acida e seu gosto cervejeiro apurado para boas cervejas . O sacolejo foi bom mas chega de brigalhada, já nos basta a briga com os grandes, a ignorancia das massas consumidoras e a injustiça dos que, pior que voce, fazem lobby anonimo contra nós planejando nos eliminar na base da polícia ou dos impostos.Fez bem o Bob em publicar, o Alexandre em conversar , certamente o Falcone em se sentir ofendido e o Paulo Schiavetto em se rebelar além de todos os outros que aqui opinaram … O blog deu um espetáculo de liberdade de expressão.
responder este comentáriodenunciar abuso
Deixe um comentário:
- @TabernadoMamute é a Devassa Loura (não a Bem Loura), pelo que me lembro só mudaram o rótulo, como já fizeram com a Eisenbahn p/ o Angeloni in reply to TabernadoMamute 2010-09-05
- @TabernadoMamute essa mesma. não estava vencida, não? in reply to TabernadoMamute 2010-09-05
- @TabernadoMamute Acho que é uma comemorativa dos 50 anos de uma loja, não? Tem um passarinho dourado no rótulo? in reply to TabernadoMamute 2010-09-05
- Super Trunfo cervejeiro, versão marcas belgas, deve chegar em breve. Teve teste hoje. No blog do BOB: http://blogs.estadao.com.br/bob 2010-09-05
- Tem cervejas novas na área: as italianas da Grado Plato (a melhor é a Choccarrubica) e as belgas da De Ranke, bem avaliadas no ratebeer.com 2010-09-01
- More updates...
- A crise na terra dos reis
- Adriana Carranca
- Adv. de Defesa
- Album de Retratos
- Alexandre Matias
- Alvaro Siviero
- Andrei Netto
- Animal Reflexão
- Antero Greco
- Ariel Palacios
- Arquivo Estado
- BOB
- Bate-pronto
- Blog da Garoa
- Blog do Caju
- Boulevard
- Casa
- Ciência Diária
- Cláudia Trevisan
- Coluna do Ming
- Combate Rock
- Consumidor Verde
- Conversa de bicho
- Copa 2014
- Correr por aí
- Cristina Padiglione
- Curiocidade
- Daniel Gonzales
- Daniel de Barros
- Daniela Milanese
- David Pogue
- De$complicador
- Dener Giovanini
- Denise Chrispim Marin
- Dentro da rede
- Economia Podcast
- Edison Veiga
- Edmundo Leite
- Em foca
- Entenda seu IR
- Estadinho
- Estante de Letrinhas
- Ethevaldo Siqueira
- Executivo S.A.
- Fabio Bonini
- Fernando Dantas
- Fernando Gabeira
- Flores de Lulu
- Flávia Guerra
- Folia nota 10
- Força de Expressão
- Gustavo Chacra
- Herton Escobar
- Homem Objeto
- Jamil Chade
- Jornal do Carro
- José Paulo Kupfer
- José R. Toledo
- João Bosco Rabello
- João Luiz Sampaio
- Julia Duailibi
- LOL
- Livio Oricchio
- Luiz Américo
- Luiz Carlos Merten
- Luiz Horta
- Luiz Zanin
- Lúcia Guimarães
- Macaco elétrico
- Marcelo R. Paiva
- Marcius Azevedo
- Marcos Guterman
- Moda
- Modo Arcade
- Mural dos Concursos
- Música Sertaneja
- Nhom
- Nina Lemos
- No azul
- Nuestra América
- O papai, as gêmeas e a mamãe
- Ocaso Policial
- Olhar sobre mundo
- Paladar
- Patrícia Palumbo
- Paul Krugman
- Personal nerd
- Ponto Edu
- Prósperi
- Públicos
- Que Mario?
- Quiroga
- Radar Científico
- Radar Cultural
- Radar Econômico
- Radar Global
- Radar Imobiliário
- Radar Político
- Radar Tecnológico
- Radar do Emprego
- Reclames do Estadão
- Renato Cruz
- Revanche
- Ricardo Chapola
- Ricardo Guerra
- Ricardo Lombardi
- Robson Morelli
- Rodrigo Martins
- Roldão Arruda
- Rolf Kuntz
- Rotina de estudante
- Sala ao Lado
- Seja Sustentável
- Sempre à mão
- Seu Dinheiro
- Sonia Racy
- Sua Chance
- Sua oportunidade
- Séries de TV
- TV & Lazer
- TV sem TV
- Tatiana Dias
- Trending Pop
- Try rugby
- Trágico e Cômico
- Trânsito
- Tutty Vasques
- Ubiratan Brasil
- Viagem
- Vias Alterlatinas
- Wagner Vilaron
- Wilson Baldini Jr.

