Foto do(a) blog

Histórias de São Paulo

Ele pinta o rosto da fé em SP

PUBLICIDADE

Por Pablo Pereira
Atualização:

A começar pelo nome, a cidade de São Paulo é coalhada da religiosidade católica. Nasceu assim. Há muitas outras religiões representadas com seus templos de destaque, mesquitas, sinagogas. Mas os nomes de santos e episódios bíblicos são parte das ruas da cidade desde os primórdios da colina da Sé.

PUBLICIDADE

Outro dia, assisti a um vídeo que mostra isso nas estações do Metrô e outros pontos importantes da cidade. Todo esse envolvimento da Igreja está igualmente presente com força em outras cidades - vide Rio e também o interior paulista, que vivem sob as bênçãos de seus Cristos no alto de montanhas.

Nessa São Paulo das igrejas, desde a da Imaculada Conceição da Luz, de 1579, doação de Domingos Luís e sua mulher, Ana Camacho, como nos conta Leonardo Arroyo no livro Memória e Tempo das Igrejas de São Paulo (Companhia Editora Nacional, 2010), uma coisa que muito me chama a atenção são as pinturas decorativas e os vitrais, como aqueles centenários do Mosteiro de São Bento, fabricados por vidraceiros do Século 19.

Encontrei, também outro dia, um desses criadores de imagens de ambientes religiosos. É um padre de origem espanhola, agostiniano, que vive no Brasil há 50 anos: frei Miguel Lucas, de 74 anos. Pároco da Igreja de Santa Rita de Cássia na Vila Mariana, é autor de uma Santa Ceia que pode ser vista na própria igreja de Santa Rita. E tem obra até no Vaticano.

"Tenho uma Santa Ceia lá", diz o religioso, lembrando da tela. "Dizem que sou bom de pintar rostos", brinca padre Lucas, que também criou o roteiro de um DVD sobre a presença da religião nas estações do Metrô. A pintura a que ele se refere está na Curia Generalizia Agostiniana, do Vaticano, "bem perto das colunas de São Pedro".

Publicidade

Para ver algumas das obras do padre pintor, clique aqui ou abaixo:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.