Foto do(a) blog

Histórias de São Paulo

A Hidra de Nova York

PUBLICIDADE

Por Pablo Pereira
Atualização:

A faina jornalística não é mais a mesma. Quem assistiu ontem, 29 de agosto, o que fez à noite o influente jornal norte-americano The New York Times na cobertura da convenção do Partido Republicano, em Tampa, na Flórida, pode notar que a coisa muda rapidamente. O grande Times se tocou do novo mundo que emergiu do avanço na tecnologia da informação nos últimos dois ou três anos e partiu para uma ofensiva para entregar seu conteúdo de excelência também na rede de smartphones, tablets, celulares com web e laptops.

PUBLICIDADE

É uma rede portátil que grassa pelo mundo permitindo a mistura de textos, áudios e imagens na exploração de uma nova realidade dos hábitos de consumo de informação. As pessoas já não checam mais as novidades uma vez por dia; vão várias vezes às casas produtoras e editoras de notícias. E gente jovem, que nunca abriu um jornal na vida, se informa pelas novas plataformas.

O Times claramente persegue a ideia de se transformar no tronco principal da Hidra tecnológica que já está presente em nosso cotidiano - e cada vez mais de olho nos nossos bolsos. Até pouco tempo a TV era o bicho papão dos eventos ao vivo, deixando aos jornais em papel os complementos. Mas isso não é mais assim.

Um dos papas do jornalismo mundial, o Times colocou uma turma de profissionais para cobriro evento da campanha dos EUA, ao vivo, direto da agradável Tampa, na Flórida, como se fosseuma das poderosas redes de TV americanas. Show de bola!

Mais uma vez, o Times faz um trabalho arrebatador, como, aliás, tem feito ao desenvolver times que criam novas maneiras de apresentação de conteúdos jornalísticos, os infográficos. Com a competência que tem demonstrado ao liderar os avanços nessa nova maneira de apresentar notícias, o Times dá o tom no jornalismo. Ontem, colocou vídeo ao vivo no alto de sua homepage, uma prática que ainda é tabu para muita gente.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.