PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog de esportes do Estadão

Terceiro

Tem que ter muito espírito esportivo para encarar como uma verdadeira decisão essa disputa de terceiro lugar da Copa do Mundo. Embora muitos enxerguem alguma motivação no Uruguai para o jogo contra a Alemanha, é como torcer para aquela candidata mais ou menos levar a faixa de miss simpatia. Mesmo quando um dos lados está motivado nesse tipo de partida, o desânimo do outro lado sempre deixa menos doce o sabor do pequeno triunfo que o vencedor eventualmente possa experimentar.

Foto do author Edmundo Leite
Por Edmundo Leite
Atualização:

Seria ótimo se as duas seleções perdedoras nas semifinais entrassem em campo na véspera da final com o apetite que teriam se estivessem no confronto do dia seguinte. Ainda mais se a esse apetite aliassem aquele tipo de descompromisso que as fizesse jogar por diversão, buscando sempre o gol, sem outras preocupações. Se isso acontecer, o futebol certamente poderá ter um jogo quase memorável neste sábado. Mas a realidade é que isso quase nunca acontece.

PUBLICIDADE

Uruguaie Alemanha têm experiência nesse jogo que ninguém quer disputar. Inclusive com um confronto direto que terminou com vitória alemã em 1970.O Uruguai também perdeu o outro 3° lugar que disputou, em 1954, para a Áustria.Além da vitória sobre os uruguaios no México, os alemães contam mais duas vitórias - sobre Portugal (2006) e Áustria (1934). A única derrota alemã num embate dessefoi em 1958, quando tomou uma goleada de 6 a 3 da França, com o lendário Just Fontaine marcando quatro gols.

Se você não se lembra de nenhuma disputa de 3° lugar de Copa do Mundo, não se culpe. Nem mesmo os seus vencedores fazem muita questão de lembrar.Mas se você é do tipo que curte relembrar coisascomo a terceira classificada naquele festival da canção, da miss simpatia, dos pilotos de terceiro escalãoque se revezam no lugar mais baixo do pódio da fórmula 1e do ganhador da medalha de bronze na Olimpíada, aqui vai a relação completa daquilo que o Zanin apropriadamente chama de "o mais triste dos jogos":

2010 - Uruguai 2 x 3 Alemanha

2006 - Alemanha 3 x 1 Portugal

Publicidade

2002 - Coréia do Sul 2 x 3 Turquia

1998 - Holanda 1 x 2 Croácia

1994 - Suécia 4 x 0 Bulgária

1990 - Itália 2 x 1 Inglaterra

1986 - França 4 x 2 Bélgica

Publicidade

1982 - Polônia 3 x 2 França

1978 - Brasil 2 x 1 Itália

1974 - Brasil 0 x 1 Polônia

1970 - Alemanha 1 x 0 Uruguai

1966 - Portugal 2 x 1 União Soviética

Publicidade

1962 - Chile 1 x 0 Iugoslávia

1958 - França 6 x 3 Alemanha

1954 - Áustria 3 x 1 Uruguai

1950 - Suécia 3 x 1 Espanha (*Apesar de o campeãoser definido por pontuação num grupo de finalistas, esse jogo no Pacaembu acabou sendo, na prática, a disputa de 3° lugar,no mesmo dia em que o Uruguai bateria e calaria o Brasil no Maracanã)

1938 - Brasil 4 x 2 Suécia

Publicidade

1934 - Alemanha 3 x 2 Áustria

1930 - Estados Unidos ? x ? Iugoslávia (* Na primeira Copa do Mundo, no Uruguai, os dois derrotados nas semifinais não tiveram que passar pelo desconforto de disputar o 3° lugar. E os resultados das semifinais não seriam suficientes para decidir quem ocuparia o posto, já que as duas seleções foram goleadas pelos finalistas Uruguai e Argentina pelo mesmo placar: 6 a 1.Como também tiveram o mesmo número de pontos na primeira fase, com duas vitórias e o mesmo número de gols marcados, os Estados Unidos levariam a vantagem num hipotético critério de desempate de saldo de gols, já que não tomou nenhum, contra um dos iugoslavos)

Para saudar esses jogos malditos, uma música - tão memorável quantos os embates acima - do ótimo Ultraje a Rigor, do disco "Sexo", de 1987.

Terceiro (Roger)

Publicidade

Ôôôôôô, Ôôôôôô, Ôôôôôô

Todo equipado, preparado na linha de partida Daqui a pouco vai ser dada a saída Todo mundo nervoso e eu não tó nem aí (O importante é competir!)

Então tá, vamo lá, nem vou me preocupar Já tá tudo armado pra eu me conformar Eu vou tentar só pra não falar que eu nem sou atleta

Ia ser legal chegar junto na frente Mas iam falar que quero ser diferente Tá bom demais, pelo menos eu não saio da reta Por isso eu sempre sou

Terceiro! Ôba-Ôba! Terceiro! Ôba-Ôba! Terceiro! Ôba-Ôba! Terceiro! Ôba-Ôba! Terceiro! Pra mim tá louco de bom!

Publicidade

Marcando passo vou seguindo sem ser muito ligeiro Com cuidado pra não ser o primeiro É bonito, eu imito mas o pódium não é pra mim (Eu não sou a fim!)

Se eu me esforço demais vou ficar cansado Já dá pra enganar eu ficando suado Se reclamarem eu boto a culpa no patrocinador

Não botaram fé porque não ia dar pé Não ia dar pé porque não botaram fé De qualquer forma eu pego um bronze porque eu gosto da cor Por isso eu sempre sou

Terceiro! Ôba-Ôba! Terceiro! Ôba-Ôba! Terceiro! Ôba-Ôba! Terceiro! Ôba-Ôba! Terceiro! Pra mim tá louco de bom!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.