Foto do(a) blog

Os Hermanos

Choripán: O hot-dog argentino

O hot dog americano possui uma versão argentina que transformou-se em um ícone da culinária popular. A versão nativa do sanduíche yankee é o "choripán". O nome sintetiza seu conteúdo: "chori" (pelo "chorizo", isto é, uma lingüiça de proporções e densidade magnificadas) e "pan" (pão).

PUBLICIDADE

Por arielpalacios
Atualização:

O crocante pão francês com o suculento - e costumeiramente oleoso - chorizo é a pièce de résistance de todo comício político, estádio de futebol e manifestação popular argentina. Embevecidos pelo delicioso cheiro que o choripán emite - e a fácil manipulação deste fast-food - os consumidores do quitute não prestam atenção nas horripilantes condições sanitárias nas quais esse ícone alimentício é preparado (pelo menos, em grande parte das vezes).

PUBLICIDADE

CHORIPÁN E PODER - Comer um choripán é condição sine qua non de candidato político em campanha. A foto do candidato caminhando pela rua no meio da população (especialmente os setores pobres) mastigando o hot dog nativo a modo de snack entre um discurso e outro é um clássico da política argentina. Não comer um choripán poderia ser visto como um sinal de esnobismo.

De quebra, o choripán é presença tradicional nos churrascos (de qualquer classe social), preferencialmente como prólogo da ingestão de abundantes quilos de carne bovina.

No meio da crise financeira, econômica e social de 2001-2002, quando o país estava em plena turbulência social, manifestações percorriam diariamente o centro portenho. Em várias ocasiões, grupos nacionalistas de esquerda gritavam, especialmente na frente do Mac Donald's e do Burger King, "Choripán sim, hambúrguers não!", a modo de palavras de ordem. Diversas filiais das redes de fast-food foram apedrejadas. Uma delas, na frente do próprio Obelisco, foi incendiada totalmente por coquetéis molotov.

CHIMICHURRI - E, se comer um choripán pelo menos uma vez na vida é imperativo para entender parte da cultura (e política) argentina é preciso que ele esteja acompanhado - comme il faut - pelo chimichurri.

Publicidade

O chimichurri consiste em um molho composto de orégano, salsinha, cebola, alho, pimenta, páprica e azeite de oliva, que os argentinos costumam derramar em cima de diversas carnes. Os chorizos são o principal alvo do uso do chimichurri. São o equivalente ao queijo ralado em uma macarronada.

O chumichurri teria sido inventado noa meados do século XIX no meio das campanhas militares argentinas que gradualmente conquistaram a parte meridional dos Pampas e da Patagônia. O autor, afirmam os especialistas, teria sido o irlandês Jimmy McCurry, que marchava com as tropas. Mas, pronunciar "Jimmy McCurry" teria sido tarefa difícil para os argentinos da época, que optaram por denominar o molho com a corruptela do nome do irlandês como "chimichurri".

No entanto, alguns gastrônomos afirmam que o chimichurri é uma derivação do pesto genovês. No meio das lendas que cercam este elemento da gastronomia local, existem diversos papers que indicam que o nome seria proveniente do basco "Tximitxurrí", o equivalente a "uma misturada de muitas coisas". O autor do chimichurri não seria o irlandês supracitado, mas sim, os bascos que migraram (em centenas de milhares) para a Argentina no século XIX.

Enquanto isso, em Israel, um brasileiro e um argentino tentam emplacar o choripán entre os consumidores em Tel Aviv. Quem explica é meu amigo Gustavo Chacra, em seu blog Diário do Oriente Médio. Gustavo Chacra

PS: Atenção! Disse que o choripán é a 'versão' local do hot-dog. Não disse que o choripán foi 'inventado' na Argentina. A combinação de pão com linguiça é costumeira em várias partes do mundo. Mas, o fato de que ele seja o fast-food por excelência de um país, isso - especificamente - aplica-se à Argentina, onde, inclusive, possui conotações políticas fortes (isso, sim, é exclusividade local). É como o feijão preto...existe em várias partes do mundo. Misturado com pedaços de leitão? Também, em muitos países. Mas, isso não tira a brasilidade da feijoada, não é? Em breve contarei sobre o chivito, fast-food uruguaio. Que, no próprio Uruguai chama-se em vários casos de "chivito canadiense" (embora não tenha nada do Canadá!) Nestes tempos de globalização há cada vez menos espaço para chauvinismos gastronômicos. A 'pureza culinária' pode ser boa. Mas a fusão culinária também, não é? Se não fosse por isso, jamais teríamos tido a macarronada com molho de tomate. O macarrão é chinês de origem mas adaptado magistralmente pelos italianos, enquanto que o tomate é de origem...peruana! E a batata, tão comum na culinária alemã? Pois bem: do continente americano, possivelmente originária no Peru (mas espalhada para o resto da região). A batata foi crucial para que Federico II da Prússia pudesse alimentar seus súditos no século XVIII. E nem falemos do churrasco! As vacas que chegaram nas Américas vinham da Europa. E o leitão, idem. O que seria do torresmo mineiro sem a Europa? Abraços e abrazos, Ariel

Publicidade

Comentários racistas, chauvinistas, ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados. Tampouco serão publicados ataques pessoais entre leitores nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.