ir para o conteúdo
 • 

Antonio Prata

18.outubro.2010 13:13:26

Primos

“A certa altura da vida, vai ficando possível dar balanço no passado sem cair em autocomplacência, pois o nosso testemunho se torna o testemunho de muitos, de todos que, pertencendo ao que se denomina uma geração, julgam-se a princípio diferentes uns dos outros e vão, aos poucos, ficando tão iguais, que acabam desaparecendo como indivíduos para se dissolverem nas características gerais de sua época”. Assim Antonio Candido começa o belo prefácio, escrito em 1967, para Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda.
Entre aqueles que se julgavam tão “diferentes uns dos outros”, na década de 30, estavam não só os oriundos dos diversos matizes da esquerda, mas os integralistas. Levou trinta anos para que A.C. pudesse ver que os últimos não eram movidos apenas por uma “resistência reacionária”, mas por um “interesse fecundo pelas coisas brasileiras”, semelhante ao dos leitores de Sérgio Buarque, Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior.

Acredito que estamos vivendo, ultimamente, um fenômeno curioso, inverso ao comentado por Antonio Candido. Muitos dos que entraram na vida adulta e na política juntos ou próximos, na década de 60, lutando contra a ditadura, defendendo ideias semelhantes e vislumbrando um futuro muito parecido para o país, ao olhar em volta, hoje, crêem-se tão diferentes entre si como socialistas e integralistas, na década de 30. Falo do PT e do PSDB. Serra e Dilma.

Por mais que tentem nos convencer que sim, PT e PSDB não representam visões de mundo opostas, como, por exemplo, os Democratas e os Republicanos, nos EUA. Os republicanos mais radicais são pelo corte de impostos, o desmantelo do Estado de bem-estar social, pregam a abstinência sexual como política estatal contra DSTs e, a bem da verdade, nunca engoliram esse negócio de os negros terem saído dos assentos reservados, nos ônibus e restaurantes. Obama, por outro lado, implementou a reforma no Health Care, orquestrou a ajuda estatal para salvar a economia da crise, fumou maconha (e tragou), na juventude. PSOE e PP, na Espanha, são filhos e netos dos franquistas e republicanos que estiveram, literalmente, em lados opostos das trincheiras. Assim é no Chile, em Portugal e em muitos outros países em que esquerda e direita são herdeiras das lutas sangrentas do século XX – os ódios, portanto, se alimentam das cicatrizes deixadas pela extrema violência do século passado.

Agora, PT e PSDB?! Podem não ser irmãos, mas são primos. As mães estudaram na mesma classe, na Maria Antonia. O pai de um fez uma pós na Sorbonne, o do outro foi metalúrgico em São Bernardo, mas ambos deram as mãos nas passeatas pelas Diretas e, se não me engano, tomaram uns tragos juntos, na casa de um amigo em comum, em setenta e nove. Se tocar Violeta Parra ou Alegria, Alegria, num diretório tucano ou petista, você vai ver muito marmanjo com os olhos mareados.

Esses dois partidos tão semelhantes, que agora se digladiam, tentando provar quem é mais horroroso, serão lembrados como a geração que começou a resolver os problemas abissais do Brasil. FHC estabilizou a economia. Começou o choque de capitalismo que Mario Covas dizia ser necessário. Criou alguns tímidos programas sociais. Lula, com um presidente do BC vindo do PSDB, lidou com a economia nos mesmos termos e conseguiu, centralizando e aprofundando radicalmente os programas sociais, tirar dezenas de milhões de pessoas da pobreza. Se o PSDB tivesse ganho em 2002, teria havido essa revolução? Provavelmente, não. Mas se o PSDB não tivesse governado entre 1994 e 2002, a revolução certamente não teria sido possível. O exitoso programa brasileiro de combate à AIDS, que dá remédio de graça aos soropositivos, começou na prefeitura do PT, em Santos, e foi catapultado para o país todo pelo PSDB. Foi sob o ministro Paulo Renato Souza que, pela primeira vez na história desse país, todas as crianças foram para a escola. A escola ainda é ruim, mas sob Fernando Haddad, as avaliações foram aprofundadas, agora sabe-se onde estão os problemas e – embora mais lentamente do que gostaríamos – medidas estão sendo tomadas para melhorar o ensino.

Arautos do apocalipse, que me enviam e-mails dizendo que a democracia e as instituições estão indo pro brejo, deveriam ler o caderno especial sobre os desafios do próximo presidente, publicado em 27/09, neste jornal. Mais especificamente, a entrevista com o economista Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao ler o caderno, fica claro que não vivemos uma era de trevas, como o clima em torno da campanha presidencial muitas vezes nos leva a crer, mas um momento ensolarado do nosso país. Se não conseguimos ver o céu azul, é porque esses dois partidos, primos, dão as costas um para o outro e, para promover avanços, associam-se ao que há de pior na política brasileira, fazendo com que os empolgantes “nunca antes” andem lado a lado com os deprimentes “tudo igual, como sempre”.

Cabe a nós, brasileiros, a sabedoria e a serenidade para perceber que as trovoadas que estamos ouvindo são fruto de pancadas isoladas comuns nestes períodos de instabilidade eleitoral. Em primeiro de janeiro de 2011, aconteça o que acontecer, estará o verão, não o dilúvio.

comentários (34) | comente

34 Comentários Comente também
  • 18/10/2010 - 13:35
    Enviado por: Ricardo Chapola

    Iluste Prata,

    concordo em gênero, número e grau. A dicotomia da política brasileira entre esses partidos ditos veementemente opostos não passa de conversa fiada. Ambos falam a mesma língua, com a simples diferença de empunharem bandeiras de cores diferentes.

    Fora isso, ambos têm um mal costume: se gabam de êxito na gestão quando ela, na realidade, só se deu graças a antigos governos, muitas vezes liderados pela oposição.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/10/2010 - 14:37
    Enviado por: Tweets that mention Primos « Antonio Prata -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Fábio Farias and Natalia Pianegonda, Senise. Senise said: PT e PSDB são primos. Bela sacada de @antonioprata: http://bit.ly/8XBsy4 [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/10/2010 - 15:24
    Enviado por: Glúon

    .
    ______________
    .
    Papo de leitores
    .
    ______________
    .

    - Você leu o último post do Prata?
    - Li sim. Ele agora tá ligado é no histórico dos ancestrais da Dilma e do Serra.
    - Ah, sei, essas coisas de árvore genealógica?
    - Árvore? Tá vendo? Eu bem te falei que esse cara votava era no PV, hein?
    .
    __________________________________________
    .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/10/2010 - 18:19
    Enviado por: Helen

    Não. É Dilma na cabeça!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/10/2010 - 18:39
    Enviado por: carlos

    Verdadeiro e oportuno! Excelente Antônio !

    Assim poderia ser, um governo dedicado à democracia e não a manutenção do poder. FHC fez sua parte, transferiu o poder de forma suave e colaborativa, mas o ressentimento e egoísmo petista não permite o relacionamento entre os “primos”, e já passou da hora do brinquedo mudar de mãos.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 21/10/2010 - 02:18
      Enviado por: Kelly

      Carlos, desculpe-me a ignorancia… mas brinquedo?? Quem dera fossemos crianças… não é brinquedo, não!! É um país com mais de 160 milhões de habitantes!! Voto na Dilma e no PT, mas sinto muito pelas campanhas que estão fazendo para nós, brasileiros, meros brinquedos!! Tenho visto cenas de brasileiros, eleitores, se degladiando para defender seus partidos e suas ideologias. E isso não me agrada nada! Não somos nós que temos que brigar uns com os outros para defender nossos candidatos! São eles que tem que brigar por nós, eleitores-cidadãos. E depois, por nós cidadãos, para permanecer aonde chegaram!! Chega de defender os outros! Temos que defender-mos a nós! E só vamos conseguir isso quando tivermos a capacidade de olharmos pro lado, pro vizinho, pro colega de trabalho… Hoje, sinto que somos como mulas com tapadores de olhos… só conseguimos olhar pra frente e para o próprio umbigo.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/11/2010 - 14:15
      Enviado por: Carol

      FHC entregou o poder de forma pacífica? Ele comprou votos e inventou a reeleição no Brasil!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/10/2010 - 18:49
    Enviado por: Lucila

    Por que minha geração acha que, desde que haja o relógio, avião, nada vai acontecer de errado? Será por que dentro dos muros do condomínio é assim?
    Por que no Brasil é assim? Milhares de jovens num concerto sustentável entoam people of the sun, mas não conseguem pensar nas pessoas ao sol do país. Será que é por que não passa na TV a cabo?
    Não posso sequer me conformar que é assim que o mundo está. Milhares de trabalhadores, muitos jovens, na França vão pra rua por causa de dois anos a mais de trabalho. No Brasil, 30, ou mais, anos de retrocesso causa apenas o incômodo de apertar o botão da lixeira no correio eletrônico. E nem fede.
    Talvez seja o tédio, talvez a preguiça. Todos bovaristas. Rejeitam até o direito de escolha, porque se julgam melhor que isso. Vinte e poucos anos, vinte… pro Brasil conseguir. Toda uma geração. E agora , o país nas mãos de dândis.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/10/2010 - 19:51
    Enviado por: herculan

    Todos os conservadores entreguistas das riquezas brasileiras ao capital estrangeiro(Fhcistas) e seus apoiadores, estão desesperados com a maior possibilidade da candidata Dilma ser eleita presidente do Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/10/2010 - 00:36
    Enviado por: Marcelo SH

    Seu Moço:

    o problema é que nem todo mundo vê que – como disse Carlos – o brinquedo está na hora de trocar de mãos.
    Um governo ótimo não exite. Existe sim um governo bom. Para se garantir que o país vá para o lado certo, é preciso que haja a troca. Uma vez para cada um. Um puxa para a esquerda, o outro corrige para a direita.
    O outro problema é o jeito que uns se grudaram no tal afrodisíaco poder. Por que desta discussão de nós contra eles? De raiva de uma tal de “elite”?
    Quem é elite? o Filho do Homem? O genro da ministra?
    Tomara que o povo escolha o melhor, e tomara que o escolhido se preocupe em melhorar o país. Há tanto o que fazer: Reforma de previdência, simplificação dos impostos, diminuição da economia informal, etc…

    Aquele Abraço

    Marcelo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/10/2010 - 06:01
    Enviado por: Anna H.

    Muito claro seu raciocínio, Prata. Temos que relativizar, nem tudo é tão perigoso quanto pensamos. Não há perigo de coisa alguma ir pro brejo. Aparentemente, pelo menos do meu ponto de vista, tudo ficará no ponto-morto e o tal socialismo nao virá como querem. Esses primos já conhecemos de longa data. Sabe o que penso ? Que a China e o processo acelerado da globalizaçao deram muita sorte ao Brasil. Tem gente que fez um pouquinho mas pensa sinceramente que fez muito. De tanto martelarem na cabeça do povo que a culpa da desigualdade social é das z’elites (vai virar nome próprio, Zelite) este povo resolveu querer também fazer parte da minoria privilegiada que,para ele, é todo sujeito que anda de carro novinho,vai buscar os filhos na escola, vê na televisao os Simpsons, vai no weekend ao cinema assistir ‘Tropa de Elite’,frequenta fast-food e compra nos supermercados… e tudo mais que simboliza o bem-estar da gente fina, o que não é real. Entao o pouco para ele virou muito,muitíssmo obrigado. Mas não enxerga que os ônibus transitam superlotados e quebram muito, que as filas para atendimento médico no SUS são às vezes quilométricas, que o trânsito engarrafa como sempre,que o ensino está entregue a professores mal preparados, e que os filhos só querem imitar o que veem no facebook (ou orkut). Se perguntam a esse povo o que acha do programa de governo de um dos candidatos ele vai saber responder ? Nao,porque o povo nunca vai deixar de ser alienado, nao é do interesse de ninguém a conscientizaçao do voto. Seja de esquerda ou semi-esquerda, pseudo-direita ou sei lá o que. Pode crer, mesmo com Niemeyer na frente do cortejo apoiando Dilma, e Chico Buarque dando o ar de sua graça no comitê de apoio, eles nao estao substituindo esse povo, principal personagem da história, mas alienado e que vai com a corrente…sem saber exatamente para onde ! A realidade é que, quem pode votar consciente será uma parte dessa elite tao desprezada pelos socialistas, por ser mais culta e atenta ao que acontece ao seu redor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/10/2010 - 13:44
    Enviado por: João

    E não é que é? Acho que essa sensação é comum, o negócio anda tão igual, antônio, que a única arma é fogo contra fogo. A turma no buteco fica inflamada que nem torcida de futebol, não que não fosse assim antes, mas dessa vez, a falta de argumentos pra diferenciar os candidatos é tanta, a eleição tem levado as últimas consequências à pura emotivida, cada um garrado no seu santinho.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/10/2010 - 09:24
    Enviado por: Clara

    Já reparou que, cada vez mais, as propagandas eleitorais do PT querem se parecer com o do PSDB e as do PSDB com o PT? Claro, isso tem a razão óbvia de tentar angariar os votos daquele outro partido, mas só isso. O horário eleitoral virou puro e simplesmente uma guerra marketeira, deixaram a politização de lado, deixaram-se os conceitos, os valores, faz-se qualquer barganha para conseguir um voto no melhor estilo feira de rua. Opa, você aí não vai votar em nós porque somos a favor da descriminalização do aborto? Não tem problema meu amigo, agora você pode voltar pra cá porque aqui na nossa barraca a gente faz do jeito que o cliente quer, que o cliente gosta. Para mim é isso que virou as eleições, uma disputa de boca de comércio, tentando satisfazer o que o povo acha que é melhor. Não seriam os presidenciáveis aqueles com uma visão mais elucidativa do bem público? Pelo menos foi isso que aprendi no be-a-bá da Tia Maricota da faculdade.
    Talvez eu ainda seja muito nova para acreditar que a realidade é isso aí e não tem como mudar. Mas acredito que as mudanças no poder, por menor que ela seja, não surgem do conformismo. E se um dia eu sentar-me no sofá e não mudar nada além do canal da televisão, pode me oferecer qualquer peixe estragado da barraca que eu vou ficar muito, muito grata.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/10/2010 - 10:49
    Enviado por: Paula

    Falou bonito Antonio.
    Parabens!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/10/2010 - 12:06
    Enviado por: Carolina

    Excelente Antonio !!!!!!!!
    Melhor impossível !!!! Sou sua fã !!! Vc traduz muito bem a realidade !!!!
    Parabéns !!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/10/2010 - 12:14
    Enviado por: josé

    Querido Antonio, PT e PSDB são até primos porém “cresceram” em ambientes diferentes. O PT vem com aquele ranço antigo de viúva do muro de Berlim com Idéias socialistas atrasadas e autoritárias que buscam eco nas amizades internacionais como Venezuela e Irã ao invés de se aproximar das nações de primeiro mundo. Já o PSDB paga o preço de ter se distanciado do povo durante o período em que foi governo, perdendo os códigos e identificação de seus problemas. Isso talvez pela necessidade de enfrentar períodos negros de nossa economia com inflação e dívidas diferente do PT que surfou as boas ondas da economia mundial nos últimos 8 anos e que favoreceu o Brasil dramaticamente. Enfim, são primos mas criados bem diferentes!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/10/2010 - 09:13
      Enviado por: Anna H.

      De que naçoes de primeiro-mundo você está falando ? Nao é porque ele se aproxima da Venezuela e Irã que vai se afastar das naçoes ditas de primeiro-mundo, a relaçao é que é diferente.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 21/10/2010 - 23:30
    Enviado por: Mariana

    Ahhh, agora sim, uma voz sensata nessa gritaria eleitoral… bravo, concordo plenamente!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/10/2010 - 10:27
    Enviado por: Carlo Felipe Pace

    Bom dia, Antonio!

    Acompanho sua coluna desde o começo do ano e sempre encaminho alguns textos seus para um grupo de leitura que mantenho por e-mail.

    Há algum tempo você postou a respeito do livro de Fabricio Corsaletti. Comprei o “Golpe de Ar” dele e foi uma leitura muito prazerosa.

    Sou escritor e tenho um grande apreço por manter contato com outros escritores e artistas. Gostaria de saber se você se incomodaria de entrar em contato por e-mail comigo, para que pudéssemos “trocar algumas figurinhas”. ( carlo at pacebr.com)

    Um grande abraço!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/10/2010 - 10:56
    Enviado por: josé

    Respondendo a Anna H., Ao se aproximar de países e seus ditadores como Venezuela e Irã, o Brasil se afasta sim dos países do primeiro mundo pois os mesmos paîses do primeiro mundo passam a ver o Brasil como não alinhado em suas polîticas democráticas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 25/10/2010 - 07:30
      Enviado por: Anna H.

      Peraí, nao vamos chegar ao cúmulo de dizer que Evo Morales é igual um Sadam Hussein ! Vamos guardar as proporçoes senao fica difícil compreender a situaçao naqueles países.Um governo X pode muito bem tentar se aproximar de quem nao consegue unanimidade no chamado “primeiro mundo” e ao mesmo tempo ser amigo de país primeiro-mundista. Veja o caso do Muammar Kadhafi, da Líbia, ele é mal visto por governos do primeiro-mundo e no entanto se declara amigo da França do Sarkozy.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/10/2010 - 12:26
    Enviado por: herculan

    TODOS OS CONSERVADORES ENTREGUISTAS DAS RIQUEZAS BRASILEIRAS AO CAPITAL ESTRANGEIRO (FHCISTAS) E SEUS APOIADORES, ESTÃO DESESPERADOS COM A VITÓRIA DA DILMA PARA PRESIDENTE DO BRASIL EM 31 DE OUTUBRO DE 2010.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/10/2010 - 19:41
      Enviado por: suen

      Entreguista para o capital estrangeiro? Cara, vou te contar só uma pequena historinha (entre tantas outras que são fato):

      Em 1991, ainda no governo FHC, o Brasil assinou um acordo com a Bolívia que previa um investimento de capital da Petrobrás para prospectar as reservas de gás na Bolívia. A meta era conseguir benefício mútuo, pois a Bolívia era um país sem condições financeiras de investir pesadamente em tecnologia e infra-estrutura e a Bolívia se tornaria o principal fornecedor de gás para a indústria e para a produção de energia elétrica brasileira.

      Pois bem, ao longo dos anos, os investimentos aumentaram ainda mais, desde 1994, a Petrobrás investiu mais de US$ 1,5 bilhão na Bolívia. Em 95, a Petrobrás começa a operar em toda cadeia produtiva e comercial do gás (produção, distribuição e venda). Em 97, deu-se o início a obra do gasoduto Brasil-Bolívia (que ficaria pronto em 2000), com custo total de US$ 8 bilhões, divididos entre o governo da Bolívia e a Petrobras.

      Em 99, a Petrobrás adquire as refinarias Guillermo Elder Bell, de Santa Cruz de La Sierra, e Gualberto Villarroel, de Cochabamba. Em 2001, a Petrobrás aumenta sua atuação no refino de derivados de petróleo, assim, toda a gasolina consumida na Bolívia e 60% do óleo diesel consumidos pelos bolivianos era produzida pela Petrobrás. Com este crescimento, a Petrobrás sozinha chegou a responder por 18% do PIB boliviano e 24% dos impostos arrecadados no país em 2005.

      Em 2006, Evo Morales toma posse como presidente e promove a invasão das refinarias da Petrobrás. Em setembro deste mesmo ano, é decretada a nacionalização dos hidrocarbonetos. Morales impôs também o aumento no preço do gás comprado pelo Brasil (um aumento que, acumulado, somou mais de 300%). Começava aí a negociação de ressarcimento à Petrobrás e, em 2007, chega-se a um acordo no valor de US$ 112 milhões.

      Prestou atenção aos números? US$ 112 milhões é somente um pouco mais do que o valor pago pelos ativos na Bolívia há oito anos (US$ 104 milhões). De acordo com especialistas da área, o Brasil pagou para sair da Bolívia. Isso é um bom negócio? Se fosse o seu bolso, você aceitaria? Ih! A má notícia é que o dinheiro é seu. O capital é do Brasil, indiretamente ou não, veio dos impostos que pagamos. O Evo eu nem vou perder tempo discutindo sobre seus pontos de vista, que bem ou mal, está mesmo defendendo seus próprios interesses. Mas o nosso venerado e tão amado presidente Lula não fez nada para defender nosso patrimônio é ou não é o fim? Agora quem foi entreguista? Ou para ditadores amigos da América Latina não conta?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 30/10/2010 - 01:48
      Enviado por: herculan

      Oh suen, primeiro, o Evo Morales não é um ditador, pois que, foi eleito pelo voto da maioria da população daquele país; segundo, me parece que o Brasil numa ação prepotente, se aproveitou de sua posição no cenário da América Latina e impôs a realização de uma negociação leonina com a Bolívia, espoliando na prática aquela Nação; assim, o governo brasileiro, vergonhosamente mas de modo salutar, acabou pagando o justo preço comercial e político por seus arroubos dominadores. Por último, além dessa lição que nos foi aplicada pelos bolivianos, com esse episódio, penso que foi reforçado o nosso entendimento que, somente com a nossa união, isto é, dos povos do cone sul ocidental, venceremos a cobiça e as investidas tanto dos capitalistas nacionais dos países desta região, quanto dos estrangeiros de qualquer outra parte do mundo, que não busquem a colaboração comercial mutua, independente de suas forças, em proveito do bem estar de suas populações, que no caso brasileiro, apenas um governo popular como o da Dilma, poderá se prestar para a realização de tal compromisso;por isso, insistimos que: TODOS OS CONSERVADORES ENTREGUISTAS DAS RIQUEZAS BRASILEIRAS AO CAPITAL ESTRANGEIRO (FHCISTAS) E SEUS APOIADORES, ESTÃO DESESPERADOS COM A VITÓRIA DA DILMA PARA PRESIDENTE DO BRASIL EM 31 DE OUTUBRO DE 2010.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/10/2010 - 14:09
    Enviado por: Flora

    Antonio, acho que você está sendo meio anacrônico…
    Eles podem ter tido suas inúmeras concordâncias naquele tempo. Mas hoje os tempos são outros, o mundo mudou, o Brasil mudou, a política no país mudou, tudo mudou.
    PT e PSDB têm sim muitas discordâncias, Dilma e Serra têm sim muitas diferenças no modo de pensar e de fazer política.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/10/2010 - 19:33
    Enviado por: suen

    Antônio,

    Demorei para escrever, pois fiquei pensando se deveria.
    Não, não vou fazer propaganda política, pois acho que ninguém merece!
    Só queria compartilhar contigo algumas impressões minhas.

    Pois é, eu também acho que PT e PSDB deveriam ser mais parecidos, mas bem na verdade, a rivalidade entre os dois parece que cega a razão. E nesta final de campanha então, os acontecimentos mais parecem de torcida organizada do que de política. Mesmo no dia-a-dia parlamentar, é um interminável aconchavo com partidos que não dá para acreditar. Nunca tem acordo entre PT e PSDB, mas tem do PT com o PMDB, ou do PDS com o PMDB.

    Não vou me iludir, sei que existem mil armadilhas no caminho do poder, interesses diversos, um pouco de egocentrismo e vários “amigos” com segundas intenções.
    E mesmo que a campanha mostre que é o Lula contra o FHC, pôxa!, no final será Dilma ou Serra. Na hora que a coisa apertar, espero que nosso presidente tenha personalidade própria e tome as decisões acertadas que possa proteger a maior parte dos brasileiros. E sendo presidente, ele vai responder ao cargo máximo da nação, então deveria entender que este cargo deveria ser maior que seu próprio partido e seus interesses partidários.

    Há muito que decidi que tenho de votar em alguém que seja democrático e defenda a democracia. Pode parecer balela, mas acho muito sério. Primeiro porque não quero entrar numa ditadura, pois quero que a liberdade de expressão seja respeitada e quero também que o candidato defenda a verdade (sabendo da verdade ou, no mínimo, buscando saber qual a verdade e tomando as medidas necessárias para que a lei seja respeitada, a mesma lei para todos os brasileiros e não somente para os amigos do presidente).

    O Brasil conquistou muitas coisas nesses últimos anos e boa parte do mérito é mesmo do governo Lula, mas também não dá para negar que se a inflação não tivesse sido domada e muitas daquelas empresas não tivessem tomado um melhor rumo no governo anterior não estaríamos aqui tão pouco. E nenhum deles, infelizmente, melhorou muito a educação neste país, isso sim, ajudaria a construir um patrimônio de valor real para nosso futuro.

    Penso também que a alternância no poder permite a renovação, ajuda a eliminar um pouquinho dos vícios e a trazer para a luz aquilo que tenta-se ocultar a todo custo. Pois, por menos que seja, todos que passam por este cargo, penso eu, também querem deixar sua marca de forma positiva. Acho que depois do Collor, ninguém quer ser impeachado e ficar com esta mácula em sua história, se bem que… quem se lembra, não é?

    Boa votação na próxima semana!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/10/2010 - 10:55
    Enviado por: herculan

    TODOS OS CONSERVADORES ENTREGUISTAS DAS RIQUEZAS BRASILEIRAS AO CAPITAL ESTRANGEIRO (FHCISTAS) E SEUS APOIADORES, ESTÃO DESESPERADOS COM A VITÓRIA DA DILMA PARA PRESIDENTE DO BRASIL EM 31 DE OUTUBRO DE 2010.

    TODOS OS CONSERVADORES ENTREGUISTAS DAS RIQUEZAS BRASILEIRAS AO CAPITAL ESTRANGEIRO (FHCISTAS) E SEUS APOIADORES, ESTÃO DESESPERADOS COM A VITÓRIA DA DILMA PARA PRESIDENTE DO BRASIL EM 31 DE OUTUBRO DE 2010.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2010 - 14:38
    Enviado por: victor caldas

    Senhor Prata,
    não que sua crônica desta vez tenha saído ruim. Mas sinceramente? Melhor continuar na observação aguçada e espirituosa das trivialidades do cotidiano, que é a tua linha mesmo, aquilo que por vezes beira a genialidade.
    Valeu pela dica do Terra deu, Terra come.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/11/2010 - 23:47
    Enviado por: Ruth Buarque

    Querido Antonio,

    Mais primos ainda eles se tornam quando admitem terem como inspirador, mestre ou “conselheiro” esse mesmo Sérgio Buarque de Holanda, de 40 anos atras. No fundo, acho que ele, Sérgio, adoraria ser disputado dessa forma !

    beijo, Rutinha

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2010 - 10:09
    Enviado por: Blog 23B - Por Lourenço Cavalcanti

    [...] esquerda. Seu olhar político foi maravilhosamente descrito em um dos últimos textos de seu blog, envio aqui o link, cuja leitura diz tudo. Assim como os livros anteriores, Eu Estive pensando, Douglas, O Inferno [...]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2010 - 14:05
    Enviado por: Carol

    Um dos melhores textos que li sobre política em jornal, nem parece que é do Estadão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/11/2010 - 17:21
    Enviado por: Daniel

    Se 2011 for igual a 2010, pelo menos no Sudeste pode-se dizer que haverá dilúvio.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Arquivos

Blogs do Estadão