O Barça perdeu e o mundo não acabou - Antero Greco – estadão.com.br - Estadao.com.br
ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

18.abril.2012 19:31:13

O Barça perdeu e o mundo não acabou

O Chelsea bateu o Barcelona por 1 a 0, em casa, e merece fazer festa. Não é toda hora que algum time consegue passar por Messi &Cia, nos tempos que correm. Deu um bom passo para a final da edição deste ano da Copa dos Campeões da Europa, que tem o nome pomposo de Uefa Champions League. Tem de curtir o momento, isso é óbvio e natural.

Mas o mundo não acabou, muito menos a magia do time catalão.  O que se viu em Londres, nesta quarta-feira, foi a milionésima prova de que o futebol fascina porque é dos poucos esportes em que os mais fracos têm chance, com o perdão do lugar-comum. Muita gente tem birra com o Barça porque se trata de uma equipe extraordinária. Por isso, quando tropeça vira motivo para euforia. Atitude pequena, mas compreensível.

O Barcelona jogou contra o Chelsea o futebol envolvente e atrevido de sempre. Quem pôde acompanhar o jogo, constatou que os espanhóis dominaram (68% de posse de bola), criaram chances de gol, chutaram, mandaram duas bolas na trave, a zaga inglesa salvou uma em cima da linha e o goleiro Petr Cech fez pelo menos três defesas espetaculares.  A novidade foi o Barça ficar um pouco tenso nop segundo tempo.

O Chelsea teve uma chance, uma, no final do primeiro tempo, aproveitou, Drogba marcou e assim venceu. Então, fez a ‘partida perfeita’, como pretendiam seus jogadores e o técnico Di Matteo? Depende. Se o objetivo era ganhar, sim. Mas, se a análise se concentrar na essência do jogo de bola, não. Os ingleses se defenderam como puderam – o que não é demérito – e atacaram quando deu, o que foi pouco frequente. Isso é esquema típico de time pequeno, e às vezes dá certo, como aconteceu nesta primeira parte da semifinal europeia.

Há uma onda, que considero positiva, de resgatar o futebol bonito e bem jogado. O mérito é do Barcelona, que resolveu jogar à antiga moda brasileira. Estava mais do que na hora de isso acontecer. Só que, por ser muito superior aos demais e perfeito, também desperta inveja. Sentimento que leva a contradições, como a de achar que fez bem o Chelsea, ao apelar para o jogo medroso, retrancado.

Como não engulo esses modernismo, prefiro ainda o futebol em que predomina a habilidade. Por essa razão, espero que o Barcelona na semana que vem possa vencer com autoridade. De preferência com muitos gols, para acabar com a bobagem de que futebol bonito não vale, se não vier associado com vitórias.

Tags: , , , ,

Comentários (66) | comente

66 Comentários Comente também
  • 18/04/2012 - 19:54
    Enviado por: Marcelo

    Meu caro.. voce poderia me dizer ae como voce acha que e possivel ganhar do barcelona, um dos melhores times da história ? Vem com essa balela de jogar como time pequeno, medroso e retrancado.. Futebol e tecnica, habilidade mais tambem e tatica e plano d jogo para alcançar um resultado.. Se fosse o mais bonito e mais eficiente ganha, não teria a menor graça e nao seria tao apaixonante como e.. ta na hr d assumir o seu discurso anti-chelsea, que por sinal ja dura muito tempo. Essencia do jogo de bola? Que balela…
    Prefere o jogo bonito e envolvente do barcelona? Direito seu.
    Dizer que o chelsea foi medroso e jogou como time pequeno? Discurso de torcedor que nao consegue enxergar virtudes no adversario.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2012 - 21:13
      Enviado por: Antero Greco

      Marcelo, meu caro. Acho bacana debater, mas sem essa de que tenho discurso de torcedor. Pra que não fique nenhuma dúvida: 1 – não torço no meu trabalho; 2 – e, no trabalho ou fora dele, não torço para nenhum time fora o meu, que é brasileiro. Mas aprecio o futebol bem jogado, seja daqui ou da China. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2012 - 19:57
    Enviado por: Paulo Jr

    Ô antero uma coisa é dizer que o Barça é favorito e tal,que é o melhor time do mundo e massacrou o Chelsea,mas o fato é que o Chelsea jogou lindamente hoje naquilo que lhe foi proposto SIM,esqueçeu que o Barça marca em pressão,sempre 3,4 jogadores fechando em cima do lance !

    Aposto que se o Chelsea entrasse com 3 atacantes e indo pra cima do Barça,levasse uma surra,todo mundo falaria”ahh,o Chelsea é louco,atacando o Barça,tem que apanhar mesmo! ” Agora que se defenderam bem,vem dizer que jogaram como pequenos ? então TODOS são pequenos ante o Barça !

    E por fim,uma coisa é dizer que acha que o Barça passa,outra é sair dizendo que o Barça vai vencer com autoridade,mais respeito com esse time,que pode não ter muita camisa,mas suou e fez por merecer essa vitória.

    E sim,o Barça pode e vai perder no Camp Nou.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 20:06
    Enviado por: J. Paulo

    “Por isso, quando tropeça vira motivo para euforia. Atitude pequena, mas compreensível.”

    Torcer contra a arrogância do Barcelona não é lá muita pequenez. Que ele tem um futebol que prioriza a habilidade é certo. O futebol-arte é muito melhor que o pragmatismo à la Parreira/Dunga, mas desde que seja jogado com humildade. É visível a pressão que os jogadores do Barcelona exercem sobre o árbitro: não se pode encostar neles, porque eles são a arte.

    Talvez você perceba melhor isso em Barcelona (cidade), como o povo catalão de lá o trata. Nem espanhois eles se consideram …

    Enfim, falta a humildade que o Santos de Pelé tinha de sobra.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2012 - 21:12
      Enviado por: Antero Greco

      J. Paulo, boa noite. Prefiro não entrar no terreno sociológico. Não vem ao caso, aqui, discutir a atitude de um povo. Mesmo porque essas experiências são subjetivas. O que é um povo bacana pra uma pessoa, pode não ser para outra. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2012 - 20:08
    Enviado por: Renan Araújo

    ” Isso é esquema típico de time pequeno, e às vezes dá certo”. Eu devo discordar disso. Isso é um grande preconceito com estilo de jogo defensivo. O SPFC foi campeão brasileiro jogando futebol assim. Você claramente ofende e muito pessoas que gostam do bom futebol defensivo e de esquemas táticos bem montados qndo vc diz coisas como ” apelar para o jogo medroso, retrancado.”. Medroso é aquele que tem medo de jogar com todas as armas que tem porque será criticado depois. Medroso é o time do Barcelona, que deixa o jogo estratégico de posse de bola prevalecer sobre a raça nos minutos finais onde é a alma que vence o jogo. Parabéns ao Chelsea, que usou as armas que possui e superou um adversário que não pareceu assim tão superior.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2012 - 21:09
      Enviado por: Antero Greco

      Renan, boa noite. Não ofendo ninguém. Eu gosto de futebol ofensivo, e ter opinião não significa ofender. E daí que jogo defensivo dá títulos? Bom pra quem curte, o que não é meu caso. A vida e o futebol pra mim não são competição. Prefiro o prazer e a incerteza em vez do pragmatismo e o medo. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2012 - 20:31
    Enviado por: Fernando Raponi

    Concordo com suas palavras amigão! Mas o que resta aos demais times fazer contra o Barça?? O que não dá para jogar igual a eles… pois se partir pra cima é sacolada na certa!!!
    Mas para um super time, com super jogadores e um hiper craque chamado Messi, a magia do jogo as vezes, so as vezes, nos revela a base e o material que forma este super time… o ser Humano.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 20:37
    Enviado por: Claudio

    Sim, o Barcelona é o melhor time do mundo;e como é bom bom saber que não “foi” um time invencível.Para o Antero e os barcelonistas,fica a esperança de que no próximo jogo o time deles acerte o pé.Futebol vence quem faz mais gol,não quem joga melhor;não é igual o boxe,que aliás,para mim,assim como o mma,não é esporte…..não se vence uma partida por pontos;um campeonato pode ser mas num único jogo vence aquele que for mais objetivo,e o objetivo não é fazer gol????Acho que o barcelona vai ganhar;mas vou continuar secando como nunca. Um abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 20:39
    Enviado por: Fernando - SP

    Eu acho errado torcer contra o Barça porque é o melhor time do mundo, isso é inveja e pensar contra o futebol bem jogado. Mas também acho errado chamar de “jogar como time pequeno” montar uma boa defesa e se aproveitar dos contra-ataques. O Chelsea não jogou com 15 volantes e ficou só no chutão, pelo contrário. Drogba é um baita centro-avante, Mata é um jogador ofensivo embora não tenha feito uma boa partida, e o Lampard deu o bote no Messi e fez o lançamento na jogada do gol, com a categoria de sempre. O Chelsea fez o que o Milan não conseguiu, ganhou do Barça em casa, diante do seu torcedor, e ainda tinha gente dizendo que o time inglês era menos do que o italiano. Se o Chelsea passar, não vai ser uma “derrota do futebol”, nem sinônimo de que o Barcelona não é o melhor time do mundo, seria simplesmente uma coisa que acontece no futebol.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 20:59
    Enviado por: luiz penchiari

    Antero, futebol não e’ logica, nem inveja, nem posse de bola, nem modernismo, nem sorte, etc, futebol e’ bola na rede.
    Se o chelsea fizer um golzinho em barcelona, ate’ logo Barcelona.
    Antero, você esqueceu de dizer que a unica chance do Chelsea, onde ocorreu o gol, quem perdeu a bola no meio de campo e não conseguiu voltar? Quem? Quem?
    Foi a pulguita, Messi.
    Antero, sera’ que o Muricy conseguiu acompanhar o jogo?
    O futebol ingles e’ dominado pelos tecnicos italianos, roberto di matteo, mancini, capello, ancelotti (que era o tecnico anterior,etc, precisamos trazer esses caras pra ca’ pra oxigenar o ambiente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 21:07
    Enviado por: Barcelona

    É isso aí… A solução para o péssimo estado do futebol brasileiro e trazer técnicos italianos. :-O

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 21:07
    Enviado por: Santiago Ortiz

    Com todo respeito Antero, mas, chuuuuuuuuuuupa! Esse não era o Chelsea que não teria nenhuma chance contra o Barça? rsrs. Senti que, no fora de jogo, vc teve uma birra com o time londrino, já que o todo poderoso Milan não fez o mesmo que o minusculo Chelsea, né? Espero que no Camp nou, a arbitragem seja totalmente a favor ao Chelsea, para que a justiça seja feita há algumas temporadas atrás.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2012 - 21:10
      Enviado por: Antero Greco

      Nenhuma birra, Santiago. Apenas opinião. E, sempre e em qualquer circunstância, curtirei e aplaudirei o futebol atrevido. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2012 - 21:08
    Enviado por: nelsontrimundial

    O MELHOR TIME DO MUNDO É O SÃO PAULO VÉIO!!! VAI PAGA PAU PRA ESPANHOL NA P…. QUE PA…..RTIU …MESSSI TA MOSTRANDO QUE NÃO É NENHUM CRAQUE COMO TÃO DIZENDO, SEMPRE A MESMA JOGADINHA, PEGA A BOLA SAI EM DISPARADA E SE NINGUEM CHEGAR CHEGANDO, O CARA VAI NA CARA DO GOL, FACIM DE MARCA ELE!!!
    TRICOLOR TIR CAMPÃO MUNDIAL CHUPA BARÇA FREGUES!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/04/2012 - 10:36
      Enviado por: Fernando Marchini

      Ao nelsontrimundial: – Você sabia que é falta de educação escrever nos blogs em letras maiúsculas? Essa é regra basilar da Internet. E que comentário sem nenhum nexo lógico com o texto do Antero, ainda pior, xingando os outros gratuitamente! Sãopaulinos, antigamente, costumavam ser mais bem educados… Quanto ao Antero, como milhões, adora futebol refinado, bem jogado e provavelmente seja mais uma “viúva da copa de 82″, enquanto que eu prefiro muito mais o futebol da copa de 94, pois a ganhamos. Mas, nem por isso, deixo de considerá-lo um analista lúcido e coerente, além de escrever com humor e fina ironia, “like a Briton”, “o un vero Inglese Italiano!” Saudações. Fernando/60 – Santo André.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2012 - 21:12
    Enviado por: Cesar Uliana

    Antero,

    se me permite uma observação: acompanhei o jogo e concordo que é muito bonito ver o Barcelona jogar e dá esperança que outros times tentem reproduzir um jogo mais vistoso e também vitorioso é claro. Mas não pude deixar de notar que o gol do Chelsea foi resultado de um momento pastelão da defesa espanhola. Daniel Alves não estava marcando o seu setor e quando o Ramires desceu pelo lado os zagueiros foram todos em cima dele e ninguém marcou o Drogba, nem o lateral esquerdo estava na cobertura corretamente. E isso é frequente quando o Barça joga, a falta de compromisso com a função tática. Talvez eu tenha assistido muito campeonato italiano, mas acho muito bonito, masi até do que a troca de passes cadenciada, o time em que cada jogador sabe o que tem que fazer e cumpre seu papel com diligência. Assim preciso dizer que existem outros times com futebol bonito que não são tão laureados como o Barça e que também são exemplos de como se joga. Que nós os reconheçamos também.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2012 - 21:14
      Enviado por: Antero Greco

      César, concordo com você: a defesa do Barcelona fez lambança no gol. Ainda bem, mostra que é humana, como escreveu aqui mesmo um dos amigos que acompanham o blog. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2012 - 21:29
    Enviado por: Gustavo Abreu

    Legal eh que no jogo contra o Milan, especialmente o segundo, nao foi Tao diferente assim e nao vi um post seu sobre isso.”Italianinho” enrustido mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2012 - 21:34
      Enviado por: Antero Greco

      Gustavo, não sou “italianinho” enrustido. Sou paulistano, do Bom Retiro, com muito orgulho. E descendente de italianos trabalhadores, honrados e honestos. Também com muito orgulho. Mas, em matéria de futebol, como respondi acima, não torço para nenhum time estrangeiro. Apenas gosto de bom futebol. Tente debater com argumentos, e não com ofensas. É um bom exercício de cidadania e assim você cresce. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2012 - 21:31
    Enviado por: Alexandre

    Se o jogo fosse no brasil e o flamengo jogasse como o Chelsea, coitado do técnico.Retranqueiro seria o adjetivo mais brando.Como pode um time cheio de craques, jogando em “casa” jogar um futebol com os 22jogadores no campo dele, só dependendo do contra ataque ou quem sabe empatar de 0×0 como o Milan fez e alguns comentaristas acharem que foi um execelente resultado.O jogo de hoje se o Barcelona ganha de cinco seria normal e todos iriam falar que o Chelsea jogou o tempo todo atrás mais o futebol não é assim, basta um gol e o time que foi massacrado o tempo todo (atrás com medo), fez o que o técnico pediu.A verdade é que o Barça jogou como sempre pra frente e seu adversário todo recuado.Isso aqui é retranca e porque lá não é?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 21:42
    Enviado por: Geraldo

    Não acompanho muito os campeonatos europeus e a Champions League.

    Hoje, estava no carro, mudando de estação no rádio, quando passei pela ESPN justamente no momento do gol do Chelsea.

    Um gol “achado”, segundo o comentarista.

    Acabou o 1° tempo e eu continuei ouvindo os comentários no intervalo.

    Me chamou a atenção o clima de frisson com que se comentava o jogo, bem diferente das narrações de jogos de times brasileiros.

    A diferença de enfoque ficou muito mais clara ainda quando começou o 2° tempo.

    Para começar, o som ambiente do estádio (não sei se verdadeiro ou falso) traz o calor da torcida ao vivo para a transmissão. Nos jogos de times brasileiros, na maior parte do tempo as rádios procuram abafar o som da torcida (seja pelos palavrões, seja pelo excesso de vibração).

    O narrador empolgado parecia estar narrando uma partida épica, especial, histórica. Parecia um Osmar Santos narrando o luminense x Corinthians da Invasão Corinthiana.

    O comentarista parecia um Nelson Rodrigues a descrever a pressão e o domínio do Barcelona, a “covardia heróica” do Chelsea (sim, foi o que ele quis dizer, quando proferiu que o treinador do time inglês teve coragem para entrar com um esquema de jogo tão covarde). Estava esperando a hora que ele iria dizer que “jamais haverá um Chelsea x Barcelona como o dessa tarde-noite chuvosa em Londres”…

    Chama a atenção o foco dedicado à partida (sem conversinhas paralelas, como nas narrações de times locais) e a empolgação incondicional. “Vende-se” a partida como um espetáculo empolgante e imperdível.

    Não se faz a patrulha quanto ao excesso de´clubes na Champions League, que proporcionam partidas prevísiveis entre forças desproporcionais nas primeiras fases do torneio.

    Não se faz a crítica quanto aos fatos intestinos dos clubes representados em campo, que, em síntese, não passam de duas “lavanderias”: de um lado, uma “lavanderia” inglesa, de propriedade de um plutocrata russo tão ou mais rico e suspeito que o Berezowski corinthiano que foi patrulhado pela imprensa, pela polícia e pela justiça brasileiras; do outro lado, um amigo íntimo do execrado Ricardo Teixeira (ex-CBF, a qual, “por mágica”, deixou de ser uma “casa bandida” para muita gente), com o qual, via Nike, co-estrelou inúmeros e nebulosos “causos”.

    Qual seria a explicação para as diferentes abordagens para os jogos dos campeonatos de times brasieliros e os campeonatos dos europeus?

    Simplesmente o fato de que tudo que eles fazem é bonito e perfeito, e tudo que nós fazemos é feio e não presta?

    Complexo de vira-lata?

    Razões mercadológicas, em que as emissoras procuram “vender” melhor o peixe que lhe dá mais lucro?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2012 - 21:47
      Enviado por: Antero Greco

      Geraldo, boa noite. Digo-lhe que a narração, brilhante, foi de Paulo Soares, profissional de conduta exemplar. Há muitos e muitos e muitos anos, o Amigão narra jogos de Estaduais, de Segunda Divisão, de Copa dos Campeões como se fossem final de Copa do Mundo. Narra com paixão pingue-pongue, boliche e bolinha de gude. Ou seja, exerce o trabalho dele com dedicação. A propósito do restante do que escreveu, lhe digo apenas que curto o futebol bem jogado, seja de onde for, e não acho que tudo que vem da Europa é o máximo. Basta acompanhar meu blog, minha coluna no Estadão e o que digo na tevê para confirmar. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2012 - 21:49
    Enviado por: Ricardo Azevedo

    Este confronto está parecido co Barça vs Inter Milão quando o time italiano venceu em casa e se fechou no Camp Nou, suportando toda a pressão do time catalão.
    Já está na hora de alguém quebrar a crista do Barcelona. Jogo é jogado, o que vale no final é bola na rede.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 21:56
    Enviado por: Adilson

    Antero, o Barcelona jogou como sempre : tomou as ações do jogo, teve muito mais posse de bola, criou mais chances e ainda nos presenteou com aquele drible sensacional dado por Iniesta num espacito improvável de final de campo onde não dava pra passar mais nada. O cara passou. Baita habilidade!

    Quanto ao Chelsea, tb concordo com a análise, de fato não foi a tal “partida perfeita’. Mesmo ganhando não fez uma partidaça, pois o Barça esteve inúmeras vezes rondando sua área com perigo de gol, Drogba perdeu um gol num lance de preciosismo que não costuma acometê-lo..enfim..

    Gostaria de fazer apenas um comentário: A jogada do gol do Chelsea, foi também muito bonita de se ver. Lampard aproveita a sobra da bola ainda no seu campo, levanta a cabeça, chega a olhar pra direita e num lance de raciocínio muito rápido lança para Ramires, que se projetava pela esquerda. O brasileiro mata a bola, conduz bem em velocidade, entra na área e toca pra Drogba marcar. Foi um gol bonito de se ver.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 22:10
    Enviado por: luiz penchiari

    Antero, esse gustavo abreu que te chamou de italianinho, acho que e’ o tal do metalium, que sumiu, ele tinha essa mania!
    Antero, eu gosto muito do amigao, mas acho que os narradores exageram um pouco, quando sai gol ate’ do Gothan City , eles narram que parece gol da selecao em final de Copa do Mundo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/04/2012 - 02:49
      Enviado por: Antero Greco

      Luiz, se você fosse um cirurgião operaria de forma diferente um ricaço e um pobre? Capricharia mais naquele que tem grana? Ou teria a mesma dedicação para ambos? Imagino que não faria distinção, por amor à profissão e respeito ao ser humano. Pois é, o narrador dedicado empenha-se em transmitir com emoção tanto uma final de Copa do Mundo quanto um jogo da Quarta Divisão. É preciso gostar do que se faz. E o Amigão é seríissimo, sem perder o bom humor. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2012 - 22:11
    Enviado por: Adilson

    Caro Antero, quanto a essa eterna e saudável discussão que coloca de um lado os adeptos do “futebol bonito” e do outro os adeptos do “futebol de resultados”, eu tenho uma opinião diferente, proponho um outro olhar, que fuja dessa polarização. Um espécie de terceira via.. (risos)

    Respeito e até admiro quem prioriza o futebol-arte e acha que o resultado é o de menos, assim como compreendo, embora não me entusiasme, com os que priorizam o resultado, o ganhar de qualquer maneira no ferrolho, no chutão ou na base do diabo a quatro..

    Eu sou adepto de uma terceira corrente, o futebol simplesmente jogado. O jogo bem praticado, onde se valoriza duas coisas fundamentais : a excelência técnica dos jogadores e a ocupação do espaço. Se um time de futebol tiver, prioritariamente, jogadores que dominem os principais fundamentos da bola, se posicionem no campo de forma a não deixar espaços, e saibam envolver o adversário, jogando sempre pra onde aponta o escudo que carregam no peito, pra mim esse é o jogo. Estará cumprindo corretamente as exigências desse esporte. Certamente fará muitos gols , ganhará , perderá, mas o importante pra mim é que a leitura do jogo estará correta.

    Agora, se esse time, além disso, contar com extra séries, jogadores dotados de muita habilidade, capazes do improviso que enche os olhos, como o drible mágico de Iniesta hoje, ou até do inimaginável, como tem feito Lionel Messi, aí meu grande amigo, é a glória, o êxtase.
    Por isso , na derrota ou na vitória, dou vivas ao Barcelona!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 22:29
    Enviado por: Guilherme Fagundes

    Boa noite, Antero!

    Antes de entrar na questão do jogo, gostaria de elogiar o trabalho de alto nível que o senhor faz como jornalista. Estou estudando jornalismo na UFMT e um dia ainda quero ter o prazer de conhecê-lo!

    Em relação ao jogo, o Chelsea fez o que poucos times conseguiram fazer, que foi não tomar gol do Messi e vencer o Barcelona, o custo disso foi o bom futebol e muito sufoco. O time londrino montou uma estratégia para não perder, imagino que a festa tenha ficado maior ainda porque o resultado esperado não era a vitória e sim o empate.

    Compreendo a sua opinião e a respeito, mas também acho que não podemos virar a cara para os méritos do Chelsea hoje.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2012 - 22:34
      Enviado por: Antero Greco

      Boa, Guilherme. Você defende pontos de vista com argumentos. Assim tem de ser, dessa maneira há o debate. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2012 - 22:53
    Enviado por: Walterney

    Puxa, Antero,foi necessário que lhe lembrassem o passo-a-passo do gol do Chelsea, para que você desse conta de que o jogo terminou 1 X O para o Chelsea? Interessante a tua noção de profissionalismo.

    Quanto ao Barcelona, não tem jeito, é a bola da vez. Há uma determinação editorial: LOAS AO BARCELONA…SILÊNCIO SEPULCRAL AOS DEMAIS. O Barcelona é um time beneficiado (todos são…todos são…lorota, nem de longe o são como o Barcelona). Os jogadores do barcelona realmente acreditam que são especiais, que não podem ser tocados como todos os outros são. Não sou eu quem inventa isso…o mundo vê. As razões de tal determinação, desconheço. Sei apenas que são de natureza financeira.

    Lionel Messi foi determinado como o melhor jogador do planeta, a despeito de não ter feito rigorosamente nada de excepcional nos momentos excepcionais (aqueles em que você precisa do gênio). Que venha outra copa do mundo, para o redimir; que venham títulos em suas costas, porque até agora nem mesmo Nelson Rodrigues seria capaz de comprovar um só. Mas, ainda assim, Lionel Messi é tratado como E.T. De fato é…um ET com certificado. Determinação editorial.

    O Amigo mais acima falou sobre o modo tendencioso com que a ESPN trata o esporte nacional. Verdade…basta meio grama de cérebro e discernimento. Não gaste palavras, Antero…

    Não sei o que é mais lamentável, se o Barcelona achando que é realmente especial ou a ESPN vendendo-o como uma história especial.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2012 - 22:56
      Enviado por: Antero Greco

      Tá bom, ficam registrados seu desabafo, sua ironia e seu preconceito. Internet é legal porque tem espaço pra tudo. Quem te disse que é determinação editorial? Por que você duvida da honestidade de profissionais com os quais não convive? De onde tirou a ideia de que há manipulação? Por que usa de um meio como este para jogar sombra em gente honrada? Ou você, apenas, está medindo o mundo de sua própria perspectiva? De fato, não gastarei palavras com quem não quer debate, mas apenas destilar ranço e rancor. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/04/2012 - 23:08
    Enviado por: Oliveira

    O Chelsea jogou durante os 90 minutos com 10 jogadores atrás da linha da bola. Teve competência e um bocado de sorte para não levar gols do Barcelona.

    Por sua vez, o time catalão encostou mais um adversário na defesa, tendo 80% de posse de bola jogando fora de casa. Por que não venceu? Por que estamos falando de futebol, aonde as coisas não são tão previsíveis.

    Reconheço os méritos do Chelsea, que teve a humildade de perceber que não dá pro jogar de igual pra igual com o Barça. Porém, acho que a retranca do time inglês beirou o exagero, o que me leva a crer que o Chelsea teve de contar demais com a sorte para sair vitorioso.

    Aos que não estão acostumados a ver um futebol bem jogado, por favor, sem essa de querer execrar o time catalão por causa de uma derrota. Ainda é a melhor equipe do mundo e continua sendo o favorita para se classificar p/ a final.

    Abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 23:08
    Enviado por: Marcos

    Antero,
    Pode ser impressão minha, mas quando o Barça perde a bola eles apelam para o antijogo abusando de faltas. Algumas até com certa violência, cometidas principalmente pelo Sérgio. Tinha observado isso no jogo do Santos. Enfim, não é um time inocente e que sempre joga bonito. Pelo menos é a minha impressão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 23:17
    Enviado por: Erik Cruz

    Antero meu caro, hoje claramente o Barcelona é o melhor time do mundo. Os títulos mostram por si só. Mas dizer qe a tática adotada hoje pelo Chelsea foi de time pequeno, discordo. O Chelsea reconheceu qe estava enfrentando um time amplamente superior e qe teria sua meta constantemente bombardeada, oqe o obrigou a se defender. Em outras partidas o chelsea foca o domínio da bola tanto qe é o segundo time na champions com maior número de posse de bola, atrás apenas do barça.
    Assim como em situações um técnico é obrigado a mudar de jogadores, mudanças táticas tbm são utilizadas. O futebol é estratégia e o chelsea sabia qe pusesse um 4-3-3 com pontas abertos e não se preocupando muito com a defesa, sairia derrotado. Hoje o chelsea não jogou de forma medrosa como citou em seu post, e sim com muita inteligência, pois utilizou os recursos qe possuía para vencer um adversário extremamente mais forte.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 23:19
    Enviado por: leonardo

    Antero, respeito muito sua opinião,e entre os jornalistas que admiram tanto o barcelona você é um do mais imparciais. Na minha opinião o barcelona está longe do futebol arte, de certo modo acho o jogo do barcelona pragmático, passa a bola de um lado pra outro sem nenhuma gana de vencer, de fazer o gol, diria até com certa soberba de quem vai fazer o gol a hora que quer. Pra mim o barcelona joga xadrez e não futebol, cansa o adversário, joga com o psicológico, e quase sempre se dá bem. Hoje, felizmente não foi assim. Como todos admiro o futebol arte, mas o verdadeiro, aquele que era praticado aqui no Brasil e agora está desaparecido. Gosto muito mais de ver o Real Madrid jogar, acho um time muito mais objetivo, e muito mais próximo do futebol que gostamos, e é por isso que torço para que ganhe tanto o campeonato espanhol quanto a champions, para desmistificar esse futebol xadrez jogado pelo barcelona, que não raramente é confundido com arte.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 23:33
    Enviado por: Carlos

    Antero,pequeno é quem precisa de arbitragem para passar as semi finais.O Barcelona tem que ser eliminado por uma questão justiça.Não merecia estar nessa fase.E voltando a questão de coisa tipica de time pequeno, a Itália ganhou 4 títulos mundiais no contra ataque.E a Inter de Milão ganhou do Barcelona com 10 atrás no Camp Nou…..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 23:39
    Enviado por: Mauro Cesar

    Primeiro é preciso destacar fatos importantes.1) O valdez falhou no gol do chelsea. 2) O Chelsea sabia que não podia vencer e por isso armou a retranca, como fez o milan. 3) A vitória do chelsea foi um mero acidente, visto que Fábregas e sanchez perderam gol na cara do goleiro. 4) É possível jogar de igual para igual com o Barcelona, o Real Madrid fez isso na copa do rei do ano passado e venceu na prorrogação.
    Obs: muitos invejosos comentando aqui!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 23:40
    Enviado por: daniel sao jose dos campos

    Antero,
    sinceramente nao sei como vc aguenta esses caras malas, preconceituosos, mal educados, etc. Vi ate outro te chamando de “italianinho enrustido”.Vejo q vc ate tenta ser educado (e firme tb), mas é impressionante isso. pior, nao vejo como essa situaçao irá mudar. Serio, nao sei como vc aguenta.

    quero fazer uma critica: vc trabalha num canal serio (espn) q precisa tomar uma atitude drastica no seu site. Em todas as noticias do site existe a possibilidade de se fazer comentarios e eles sao repletos de frases chulas, xingamentos, discriminaçao, o q infelizmente é considerado normal (os mal educados estao em todos os lugares), porem me impressiona a ESPN nao filtrar essas coisas. Agradeço se tomar uma atitude digna.

    quanto ao jogo em si, concordo com o disse, porem prevejo mais dificuldades para o barça no jogo de volta, pois o time do chelsea é mais cascudo. No entanto, creio q dará barça msm assim.
    por fim, uma ironia: o bayern fez uma partida muito mais impactante, porem é o chelsea q leva uma vantagem melhor para a espanha. so o futebol proporciona isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 23:45
    Enviado por: Edgar

    Antero, concordo com a sua ideia do que ocorreu no jogo. O Chelsea parecia jogar com um a menos.. asim como a Inter o fez quando com um a menos enfretou o Barça no Camp Nou. Acho que enquanto estão dois times grandes em campo, com seus onze jogadores, como são todos que chegaram nas semi da Champions a atitude deveria ser um pouco mais ousada com pelo menos algumas alternativas a mais de contra ataque. Afinal, se o Barcelona tivesse feito ao menos um terço das chances claras que teve a classificação já estaria pra lá de garantida. Futebol bem jogado sempre e concerteza o Chelsea tem jogadores pra fazer do próximo jogo algo além de um monólogo. Abçs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2012 - 23:54
    Enviado por: JUNIOR

    Antero,
    Concordo com tudo o que disse, só a questão de o Chelsea jogar como time pequeno que não, pois contra este Barcelona, se for inventar de jogar de igual pra igual achando que dá pra bater de frente, acaba acontecendo como o Santos do Muryci no final do ano passado, quando ele subestimou o Barcelona, e não foi humilde o suficiente pra reconhecer a força do Barcelona antes do jogo, e fazer o que o Chelsea fez hoje, jogar atras, com os onze marcando, e resolveu jogar como se joga o campeonato paulista, e acabou sendo humilhado, mas creio que o Barcelona ira vencer e com autoridade mesmo no camp nou, pois jogar deste jeito que o Chelsea jogou, até que se consegue vencer em 90 minutos, mas agora, aguentar tudo isso mais 90, aí realmente é quase impossivel, disse quase….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 00:04
    Enviado por: nimbus

    Barcelona entregou… ta se borrando de cruzar com o Todo Poderoso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 00:14
    Enviado por: João

    Fala Antero,

    Primeiro venho dizer que acompanho sempre seu blog e acho ele muito bom! Uma pena que a maioria dos comentários parecem ser de pessoas muito mal humoradas.

    Sobre o jogo, eu confesso que torci pro Chelsea, mas não porque sou a favor do jogo marcado ou feio, pelo contrário, adoro ver o futebol bem jogado de dribles e gols. Torci porque acho muito maneiro a imprevisibilidade do futebol, o mais fraco ganhar, e bem ou mal o barça deixou tudo muito previsível! Todo mundo gosta de uma zebra de vez em quando!

    Mas deixo claro que torço sempre pro Barcelona alegre do Guardiola quando joga contra o Real madrid pragmático do Mourinho justamente por causa do seu argumento!

    Um Abraço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 00:27
    Enviado por: Esdras

    O que eu acho mais interessante no argumento de que “joga bonito tem que ganhar”, é que desconsiderar o adversário, quer dizer, se ninguém jogar como o Barcelona tem que perder. Pra que jogar? Se eu jogo um futebol pragmático e defensivo por não ter grana pra ter um timaço é ruim, então é só ver os jogos anteriores do time e dar os pontos pro Barça. Se um time pequeno que não tem craques for jogar com o Barcelona não pode tentar ganhar, já que não joga bonito e não tem méritos em superar as deficiências. Visão imperialista no futebol… Nem sempre é uma opção jogar retrancado, é falta de grana pra montar um timaço como o do Barça (balela de categoria de base…se não tiver milhões pra segurar o craque no time e trazer outros: Daniel Alves, Mascherano, Alexis Sanches, Davi Villa e etc).
    Dou muitos méritos a time pequeno que supera as suas limitações, que é mais difícil do que impor as qualidades.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 08:09
    Enviado por: emilio

    Antero sou um torcedor exigente. Vi jogar o Santos de Pelé, São Paulo do Mestre Telê Santana, Flamengo de Zico, Cruzeiro de Tostão, cada qual com seus encantos. Completam cada time desses com seus estilos próprios a idéia que tenho do futebol bem jogado. Pra não falar da Seleção de 70- Tri no México… Era um encanto ver os dribles, os lançamentos, as matadas de bola, as tabelinhas, as improvisações das jogadas, os gols de placa. Já sabe do que estou falando né?
    Pois esse jogo robotizado do Barcelona é irritante,… tudo bem não tem grossos no time, são aplicados, treinam intensamente estão a frente dos times de hoje, mas não me encantam!
    Não podem se quer serem comparados ao bom futebol que cresci vendo e muito menos aos times que citei, abraços

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 09:06
    Enviado por: Marcos Bandeira

    Essa é a torcida brasileira.
    Dorme no jogo do ufanismo e do ja ganhou. O marketing faz seu papel “O melhor futebol do mundo” enchem os estádios, aumentam a audiência da TV, pagam altos salários e ninguém ta nem aí pro que acontece lá fora, no campo social.
    Até quando heim?
    Gente! O BARCELONA é o melhor time do Mundo. Aceitem isso. Ou será que é o Curintian, o Santos de Neymarketing, o Inter do D’Alessandro, os Bambis do Luis Podreano ou o Framengo do Borraúcho,
    Ora pois; Pode perder a Liga sim, mas isso não vai contaminar os cinco anos de hegeomonia no futebol.
    Vão dormir.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 09:31
    Enviado por: Eduardo Fabrizzi

    Saudações, Antero. Opiniões rápidas sobre alguns tópicos levantados: 1) Não acho que o chelsea jogou como time pequeno, mas jogou de acordo com as possibilidades diante do esquema do barcelona. A Inter de Mourinho fez isso em 2010 e se sagrou campeã; 2) Com relação a torcer, eu não torço nem para barça, nem para chelsea, nem para real, nem para bayern, etc…eu torço só pro meu time. Os jogos da UEFA acompanho por gostar de futebol, mas não torço para ninguém, assisto apenas por questão de gostar mesmo; 3) Se o chelsea ir para as finais com o ferrolho, já posso ver as matéria exaltando a competência do time inglês em parar o barcelona…se fosse um time brasileiro fazendo a mesma coisa “iam pedir para prender o técnico” (usando as palavras do Muricy); 4) Para mim, concordando com alguns que comentaram aqui, não vejo tanto futebol-arte assim no jogo do barcelona. Vejo um time de muita técnica, muito bem entrosado e treinado, dotado de frieza e pragmatismo para controlar o jogo e buscar o gol. O que não significa que não seja prazeroso ver o time jogar. Bom, colocadas as observações, gostaria de debater um assunto com quem quiser (sinta-se incluso, Antero): a defesa do barça é boa ou suas deficiências ficam “escondidas” devido à competência do meio-campo? Tenho me perguntado isso há alguma tempo, pois quando a defesa é exigida em momentos cruciais (como no gol do chelsea, acho que a única chance que o time inglês criou nos 90 minutos) a bola parou na rede catalã. Minha impressão é de que a qualidade do meio-campo do barcelona (o qual dificilmente perde a bola) mascara a deficiência da defesa. Por fim, Antero…o “italianinho enrustido” aqui se solidariza com você em relação aos comentários chulos. Parece que agora ninguém pode ter orgulho de suas raízes, mas isso é outro assunto…abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 09:40
    Enviado por: Franco

    Bom dia a todos, gostaria de parabenizar o autor pelo texto, e falar que eu penso igualzinho, e comento sempre isso nas conversas com os amigos. Acho o time do Barça o único, hoje em dia, que joga todos os jogos pra ganhar, e torço, pra que sempre ganhe, e ganhe bem para estimular um futebol que não veze somente o resultado, e sim proporcione um espetáculo de 90 minutos. Mas também gostei muito do jogo de ontem, pois o Chelsea, apesar de jogar como time pequeno, se preocupou somente em jogar bola – diferente do todos os jogos difíceis do Real, onde sempre apelam pra pancadaria.
    Abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 09:59
    Enviado por: Edvaldo

    Olá, Antero.
    Sou admirador do Barcelona desde 1999! Gosto muito deste time, mas adorar mesmo somente à Deus…
    O futebol do Barcelona é lindo há anos, com alguns intervalos decepcionantes, claro, mas não dá para ser unânime sempre.
    O Chelsea mereceu a vitória ontem porque soube se defender muito bem e aproveitou-se de um erro do time catalão, e seu torcedor tem todos motivos do mundo para comemorar, afinal de contas 1 a 0 em cima do Barcelona de hoje é goleada! Este time me encanta… E só para ir um pouco na contramão dos comentários, não gosto do Chelsea e nunca gostei. Arrogante pra mim é o Drogba e olha que aqui no Brasil ele não conseguiria marcar nenhum gol, o que acontece é que na Europa os times jogam e deixam jogar. Por isso acho que o Neymar lá seria muito mais do que foi o Ronaldão fenômeno, imagina este moleque fazendo suas travessuras na Europa! E antes que falem qualquer coisa a meu respeito, não sou santista, mas gosto de futebol bonito…
    E como bom corintiano, também gosto de time que joga junto. O Barcelona faz isso como ninguém e tem uma coisa que todos os outros não têm, habilidade em chegar e marcar os gols. Meu timão joga junto, é solidário, mas falta aquele cara que dá medo nos adversários, aquele que faria diferença e marcaria a maioria dos gols que o Corinthians perde.
    Este ano acho que dá Barça e Bayern na final, uma opinião de leigo, mas estou confiante no time alemão. E, para não fugir do mesmo, o Barça será campeão, de novo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 10:42
    Enviado por: Carlos - SP

    Antero,

    Parabéns pela extrema educação e paciência com alguns que gostam de ofender. Espero que eles tirem alguma lição de sua elegância. Cada dia sou mais seu fã. E discordo parcialmente do post, sou Barça, mas fiquei admirado com a aplicação e precisão dos londrinos e acho que o Fábregas some na hora H, tal como fez, no ano passado, jogando pelo Arsenal contra o próprio Barcelona. E isso pode fazer falta mesmo no Camp Nou. Tudo de bom, parabéns novamente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 10:56
    Enviado por: Carlos

    Estimado Antero,
    Realmente os comentários aqui observados no seu blog, na sua grande maioria, buscam justificar a essência e o objetivo do futebol: “Quem faz mais gols ganha” e PONTO. Até aqui básico, porém tecnicamente defino que o Barcelona apenas pecou num único fundamento, o que é incomum: Precisão no chute e frequência de chutes, com toda marcação chegaram 24 vezes de forma efetiva contra 4 do Chelsea e futebol é momento! se uma das oportunidades tivesse se concretizado antes do gol do Chelsea, o discurso seria totalmente outro. Apenas acabou o primeiro tempo, o segundo duvido que Pepe, não faça as alterações necessárias, porém queria destacar que senti o Xavi muito apagado e lento na transição de bola, assim como vi o iniseta isolado. O Alexis não tem o perfil para este jogo, pois ficaria facilmente marcado. A melhor formação é exatamente a mesma que jogou contra o Santos! 3 – 7 – 0, chamar o Chelsea para fora da area.
    abraços

    Carlos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 11:45
    Enviado por: Roberto

    Caro Antero,admiro sua participação com o amigão; é das coisas mais saborosas do esporte;admiro seu conhecimento esportivo e decendência italiana, como a minha. Mas chega de ufanismo com o Barça. Time perfeito ? Não existe nada de perfeito na vida e muito menos em esportes.É um time que pode ser vencido pelo alto porque o cabeceador é o Puyol . Os laterais avançam muito e não marcam bem, vide o contra-golpe do Chelsea no passe de 30 metros do Lampard ( que não vem jogando bem ) para o Ramires nas costas e na área do Daniel Alves. Enfim existem meios de vencer os nanicos do Barça , que jogam muito bem e que dependem principalmente do Xavi e da conivência dos juizes de linha com seus impedimentos e fitas de cai-cai, a la Drogba ontem. Tenho muitos anos de vida ; ví Heleno , quando criança, Newton Santos, Didi , Zizinho, Ademir da Guia,Djalma Santos Garrincha etc etc e fui com o time de 70 para o México!Mas, comentário a parte fique com Deus e tenha uma vida longa, inclusive profissional pois necessitamos de voces.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/04/2012 - 11:49
      Enviado por: Antero Greco

      Prezado Roberto, o Barcelona não é perfeito, como não foi nenhum dos grandes times que vimos jogar. É um alívio, pois assim mostram a humanidade deles. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 19/04/2012 - 14:38
      Enviado por: Eduardo Fabrizzi

      Saudações, Roberto: permita-me a intromissão no seu comentário. Pelo que vi, então você enxerga que a defesa do barcelona é frágil. Eu tentei lançar esse debate no meu comentário acima. Eu considero que este setor do time é deficiente, mas o competente meio-campo acaba mascarando esta situação. Fiquei mais convecido disso ontem quando vi o gol do chelsea. É isso…abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/04/2012 - 12:02
    Enviado por: Oliveira

    Chelsea teve a humildade de reconhecer o favoritismo do adversário. Fechou-se no campo de defesa, marcou demais e venceu o jogo no único contra-ataque encaixado.

    O Barça foi sensacional, mais uma vez. Faltou competência para finalizar, mas continua sendo impressionante ver como o time do Guardiola encosta qualquer adversário no campo de defesa. Jogar em Stanford Bridge é mt complicado, mas o Barça pareceu não se importar. Tocou a bola, envolveu os ingleses, criou 5 ou 6 chances claras de gol e mereceu o empate, pelo menos.

    Semana que vêm, sou mais os dois times da Espanha. As semifinais estão muito abertas, mas Madrid e Barça seguem com um ligeiro favoritismo.

    Abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 14:11
    Enviado por: Bruno Oliveira

    Antero, gostaria que lesse esta matéria. Me diga o que acha.

    http://www.chelseafc.com/page/LatestNews/0,,10268~2740526,00.html

    Sou torcedor do Chelsea (depois de ser do nosso Verdão claro!) e, pra além de toda a euforia sentida ontem, acho que esse é um momento justo de reflexão a respeito do futebol. Respeito muito seu trabalho, mas sinto um certo exagero a respeito do “grande futebol do Barcelona”, como se eles fossem os heróis renascidos de uma era mitológica que vieram redimir o pragmatismo que infecta o futebol
    Todos parecem esquecer que eles fazem coisas erradas como todos os times, disso não tenho dúvida, ou não seriam grandes como são. É como falar mal do Abramovich ignorando que a família americana (esqueci o nome) dona do Manchester United provavelmente lavava dinheiro lá muito antes do russo.
    Entendo que você tenha uma visão assim romântica do jogo e quanto a isto não tenho como cobrá-lo, até porque voce viu muito mais futebol romântico do que eu (tenho 24 anos), mas me senti desrespeitado pelo escreveu, primeiro como torcedor do Chelsea e segundo como admirador de um futebol construído para obter vitórias. Gostei muito do que vi ontem. O Chelsea colocou todo o coração pra conseguir um ótimo resultado e fez o que teve que fazer. Eu sabia que seria assim e sei que se o Barça atacar mais ainda no Camp Nou eles vão tomar mais gols do que tomaram ontem em Londres. Fato é que a zaga deles é muito fraca e o Barça não consegue lidar com times que não se enfurecem diante de seu estilo de jogo (que eu considero, com todo respeito, bem chato de se ver).
    Dessa vez não é Seedorf pra correr e Robinho pra marcar. É Ramires/Mata e Drogba. Não é lançamento de Ambrosini. É de Lampard. A melhor chance do Barça era fazer gol fora de casa na minha opinião, como aconteceu em 2009,a despeito da história dos pênaltis. Essa chance já passou. É muito legal ver um time tão corajoso que se lança tanto ao ataque, mas se ele continuar assim será eliminado, como o Chelsea seria se fosse pra cima do Barça.

    Abraço!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 14:15
    Enviado por: mario martins riera filho

    Senhor Antero
    Concordo plenamente com seu ponto de vista. O Barça foi sensacional merecia o(s) gol(s). 26 finalizações. Que maravilha, e, acho, que vai golear em Barcelona, que seja, pelo bem do futebol arte-espetáculo.
    Muito obrigado e ótima sorte ao senhor e toda família.
    Marinho Riêra

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2012 - 14:41
    Enviado por: Lucas Jordan

    Antero, todo esse discurso de “futebol-arte”, vai por água abaixo, quando lembramos da nossa querida Seleção de 82, com Zico, Socrates e cia Ltda.
    Procure não endeusar muito o Barça, porque “na minha opinião”, tirando o Messi, é um time bom, mas comum, que me diga o Santos sem o Neymar/Ganso….
    Eu prefiro mil vezes, um futebol-eficiente, que ganha, do que um futebol-arte que faz firula e dribles, sem resultados. Que seja pragmáticos, mas o que torcedor quer é Título, não quer espetáculo…
    Porque o Barça hoje se destaca e muito no cenário futebolístico, é que ela consegue o “simples” que é o futebol-arte aliado à títulos, mas não é nenhum absurdo esse time perder….
    Agora torcer contra ou à favor é uma questão muito pessoal, e nenhuma “pequenes” como ofensivamente você afirma, aliás, achei muito arrogante seu comentário…mas é “minha opinião”, posso !?!?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/04/2012 - 15:35
      Enviado por: Antero Greco

      Pode, Lucas, pode. Engraçado me chamar de arrogante… Garanto que, se eu ignorasse sua opinião, você não escreveria isso. Mas, como o espaço é aberto, você prefere atacar em vez de argumentar, como tantos fazem aqui. Prefere, como é muito frequente, medir o mundo a partir de si próprio. Tudo bem, é da vida. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/04/2012 - 17:10
    Enviado por: Eduardo - Varginha

    Eita povo carrancudo… Antero, meus parabéns!! Não durmo sem assistir o Sportcenter.. vc e o amigão formam uma dupla incrível… parabéns de coração!! Saudações Vascaínas!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/04/2012 - 13:05
    Enviado por: Márcio Camollez Júinior

    Só acho engraçado na edição do Sportscenter de quinta a noite você disse que o Chelsea era “antigo” na pergunta do Amigão se era time grande

    Pois bem, se esse argumento for válido, o Corinthians é o que no Brasil? Nunca ganharam torneio internacional, mesmo que tenha uma torcida apaixonada e grande, só foi conquistar algo com mais de 80 anos de história (de 1990 pra frente), ficou quase 20 anos na fila por um Estadual…Antero, no Brasil o Corinthians é grande ou antigo?

    Esse argumento de diminuir o Chelsea só porque teve investimento de compradores é furado. Na Europa todo clube que quer sobreviver hoje em dia se vende para bilionários. É a coisa mais normal na Europa. Ou você acha que o Milan, a Inter, o Barcelona sobrevive apenas do dinheiro do “patrocínio”?

    A Verdade é que o Chelsea jogando um futebol-resultado calou os críticos que já apontavam uma final Espanhola na Champions, quando Bayern e Chelsea provaram que não é bem assim. Torço muito para que o Barcelona não passe na terça só pra ver qual vai ser o próximo argumento.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/04/2012 - 15:49
      Enviado por: Antero Greco

      Tudo bem, Márcio. Não tenho nada a favor nem contra o Chelsea. Pra mim, não passa de um time de moda, bancado por um bilionário. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 20/04/2012 - 23:18
    Enviado por: Mario

    Na verdade o Barcelona nada mais é do que um time milionario, dai é facil ser o melhor né? Um time que nem Espanhol é pois se fosse seria como os nossos BRASILEIROS com jogadores de sua PATRIA, Quero ver ser o melhor assim com prata da casa….E viva os nossos times BRASILEIROS, Ai seu Greco é facil escolher um time que ta la em cima e torcer por ele…..

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Comentários recentes

  • Antero Greco: Tão jogo de cena que as “pazes” foram feitas no dia seguinte. Ora, ora, ora e muitos aqui...
  • Antero Greco: Curioso, você não dá nenhuma contra-argumento. Apenas não concorda com minha opinião e, por isso,...
  • Kjm: Leia direito só o título do texto, amigo. Não é crítica, ele (e quem tem um cérebro neste país) DUVIDA...
  • Igão: Que o time é limitado todos sabiamos, e que uma hora a falta de qualidade cobraria seu preço era evidente,...
  • Igão: Casa? Que casa? O jogo foi na fazendinha? O maior público do Pacaembu no ano é do Palmeiras. E o time que...

Arquivo

Seções

Blogs do Estadão
Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.