Andrés Sanchez, um cartola que não é balela - Antero Greco - Estadao.com.br
ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

10.abril.2012 20:08:07

Andrés Sanchez, um cartola que não é balela

Sei que a conversa rolou no domingo à noite, mas continua atual e vale um comentário. Pois então, vamos trocar umas ideias aqui.

Andrés Sanchez, em sua proverbial sabedoria, afirmou ao pessoal da Mesa Redonda, da TV Gazeta, que é “balela” esse negócio de estilo Barcelona de jogar. O dirigente acha que o time espanhol encanta porque vive uma fase fora de série, com Messi, Xavi e Iniesta. Na visão dele, antes dessa turma o Barça não era de nada e vai voltar a ser comum daqui a algum tempo.

Ok. Nenhum time consegue ser excepcional a vida toda. Seria insano imaginar supremacia eterna. Isso não existe na vida e, por extensão, nem no esporte. Equipes de futebol, assim como nações, povos e culturas, vivem ciclos. O de agora, no caso do esporte, é do Barcelona, com sua moçada que diverte qualquer plateia. Uma hora passa, como tudo.

Daí a desdenhar o que faz o Barcelona é muito simplório, denota desconhecimento de futebol. Ou é sinal de cultura esportiva que se limita a papo de botequim em fim de tarde. Parece a história da raposa e as uvas verdes. Meu time (ou meu país) não joga dessa forma porque ela não é tão boa quanto parece. Está mais para enganação.

Uma visão estreita do mundo, que seria irrelevante e passaria batida, se Sanchez fosse um zé-mané. Porém, preocupa por se tratar do diretor de seleções da CBF. Quer dizer, o sujeito que teoricamente traça diretrizes e metas para as equipes que representam o Brasil. Dá para esperar pouco…

O Barcelona tem sua maneira de jogar, que não é nova (já falei disso muitas vezes), mas eficiente e merece destaque. Tem de ser exaltada. Os dirigentes catalães tentam incutir esse estilo nas categorias de base. Talvez não consigam manter o padrão de qualidade por décadas, talvez venha a faltar talento para o Barcelona – o que é natural, já que não se encontram Messis, Iniestas e Xavis a todo momento.

Em todo caso, é sempre melhor tentar a inovação do que apenas cruzar os braços e classificar de “balela” um time que destoa dos demais.

Tags: , , , , , ,

Comentários (57) | comente

57 Comentários Comente também
  • 10/04/2012 - 20:18
    Enviado por: Vicente

    Esse cara é um parco sem vergonha… cade a PF pra prender esses caras, o poder do RT esta com certeza enfraquecido, e ele lá descansando nos EUA, e esse tosco aqui, mamando na mesma teta de sempre, a nossa.

    Concordo com tudo, e acho que o que pode acontecer também, é o Barcelona ser superado por uma nova ideia, como fizeram eles mesmos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/04/2012 - 20:21
    Enviado por: Francois Cavalcante

    Esse Andre Sanchez será um cartola que entrara para a História, assim como Eurico, Havelange e Teixeira. Tosco.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/04/2012 - 20:26
    Enviado por: paulo antunes

    A GRANDE VERDADE, QUE O MELHOR ERA O PELÉ EO SANCHES CALAR A BOCA,SÃO VERGONHAS LIXOS DO FUTEBOL BRASILEIRO COMENTANDO.!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 00:35
    Enviado por: Adilson

    Antero, não há o que acrescentar, você disse tudo. Trata-se de uma visão tacanha desse senhor que, não tendo nada a dizer, acabou falando uma balelona.

    ps: Hoje, Messi mais uma vez uma vez jogou como nunca. Tens razão Antero, tá ficando chato, tá dando raiva já..rs..Destaque para a jogada sensacional que fez com Iniesta. Num espaço de uns 10 metros de campo, teve arrancada, drible, passe de letra, penetração e golaço no ângulo! Lendo assim pode parecer normal, mas o espaço que tinham e a velocidade em que a jogada se desenvolveu é de impressionar até aquele camarada que sofre do mal do “pior cego”, aquele que insiste em não querer ver.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 00:53
    Enviado por: Ândi

    Antero, vi muita gente tratando do assunto esses dias, a maioria de forma muito leviana, na minha opinião. Pois colocavam que o Sanchez teria dito que “o Barcelona é balela”, ou pior, que esse time do Barcelona atual é balela.

    Você foi o primeiro que vi citar as “declarações” do cartola sem esses exageros tolos (que eu sinceramente não consigo entender por que são criados). Não é a toa que lhe admiro mais.

    Só não acho que o Sanchez tenha “menosprezado” tanto assim a base do Barça. Atribuiu mais à geração que ao trabalho feito, e citou um caso específico para tentar afirmar que a base não joga como o time de cima, mas não disse que é ruim.

    Agora, é no mínimo irônico o Sanchez, que tanto tentou buscar inspiração do time catalão (chegou a trazer dirigentes de lá para dar palestras no Corinthians e falar do trabalho feito na Espanha) critique justamente o trabalho de base da melhor base do mundo, enquanto fez um trabalho ridículo (até inexistente) na base do Corinthians, o ponto fraco de sua gestão, como ele mesmo admite.

    Certamente, Sanchez, não é por acaso que com essas idéias erradas e visão limitada, nunca tenha conseguido reerguer a base corinthiana!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 00:58
    Enviado por: Diego

    Balela não é, mas isso de seguir o estilo não dá certo,isso é coisa do Barcelona e só,ou vocês acham errado ter dinheiro e a possibilidade de contratar o C.Ronaldo,Kaka,Benzema e Ozil como o Real Madrid fez? Pensem nisso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 01:09
    Enviado por: josé

    Seleção do Brasil com inveja do Barcelona ! claro , este cd vez mais com mais prestígio , fãs e patrocínio….e o Brasil caindo….

    Os times daqui estão muito fraco , penam pra ganhar de times amadores na Libertadores…é o que dá só querem jogador forte e alto por aqui…dá-lhe baixinhos do Barça e Espanha !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 01:13
    Enviado por: josé

    Os técnicos daqui são medíocres , mandam jogador dar porrada…querem o pegador forte , alto…

    O que o jogador do Cruzeiro fez no outro do Atlético foi um ato deplorável , deveria a imprensa inteira parar e comentar , poderia ter matado de verdade , ou aleijado ! o que é isso ! a imprensa achou aquilo normal ? nem no MMA fazem aquilo – cotovelada na nuca !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 02:56
    Enviado por: D.Pires

    A verdade pura é que é mais facil falar que o Barcelona é otimo do que falar que o santos foi mediocre!
    levou uma lavada e uma surra desse time!. Agora o Barcelona é o Guru da vez. Deu um chocolate no Santos e virou o melhor time do mundo só para não falar que o Neymar amarelou, ganso amarelou e Muricy foi incompetente…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/04/2012 - 09:03
      Enviado por: Eduardo Fabrizzi

      Quer dizer que o barcelona só passou a ser taxado como melhor time do mundo depois que ganhou do Santos na final do Mundial 2011? Cara, quando você nasceu? Em novembro de 2011? Outra possibilidade é que tenha sido abduzido anos atrás e só voltou para a Terra no segundo semestre de 2011. Sei lá, pode ser que tenha sofrido um acidente há muito tempo também e ficou em coma até meados de 2011. Você conseguiu superar a ignorância do Sr. Sanchez…parabéns.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/04/2012 - 05:46
    Enviado por: luiz penchiari

    Antero, para o nivel deste programa, não e’ de se esperar participantes de melhor nivel.
    O barcelona não e’ so’ o messi, tem mais um time reserva formado nas canteras. Sok o sanchez e o mano não sabem disso.
    Alias, o mano e’ tao fraco que esperou o ney franco classificar o brasil para a olimpiada( argentina, alemanha, gana,etc não classificaram), e pegou o time para dirigir na olimpiada, o ney franco não vai nem de carregador de mala. Vexame a vista.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 07:26
    Enviado por: Antonio Cavalcanti

    Realmente, só quem é míope no futebol, ou não quer enxergar, diz que o modo de jogar do Barcelona não existe. Tanto existe que está dando aulas de futebol a todo o momento, principalmente àqueles que ainda teimam em dizer que não dá para ganhar jogando bonito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 07:57
    Enviado por: Jose Angelo

    Se esse Andrez Chances fosse chines ja teria sido fuzilado em praca publica

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 09:51
    Enviado por: sergio

    antero, mas vc acha que o barcelona sem os jogadores que tem e só com o esquema de jogo praticado teria condições de ser o que é? acho que não. só o esquema de jogo não faria o barça tão vencedor, precisa de quem execute.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/04/2012 - 13:12
      Enviado por: Oliveira

      Sérgio..permita-me entrar na discussão.

      O sistema de jogo do Barcelona só tem aquele estilo pois os jogadores são espetaculares. Porém, os jogadores são espetaculares pois estão inseridos naquele sistema. Ou seja, não tem essa de quem é mais importante. No Barça, jogadores e esquema se completam.

      É a tal história da filosofia de jogo. Desde a base, o jogador é acostumado a tocar a bola em velocidade, pois o esquema de jogo exige esse toque de bola rápido. Conforme o jogador vai se adaptando ao esquema, sua técnica e capacidade de passe aumentam, o que o torna um jogador de qualidade. Portanto, esquema e jogador dependem um do outro.

      Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/04/2012 - 15:22
      Enviado por: Adilson

      Sérgio e Oliveira..permitam-me entrar na discussão tb..rs

      Concordo plenamente com o amigo e vou além, isso pode ser estendido a outros grandes clubes de ponta do planeta, como Real, Bayer, Milan.. Desde a base, o jogador é acostumado a executar o passe a exaustão, treinar muito os fundamentos, como recepção de bola rápida e toque em velocidade, treinamento de potência para chutes de longa distância etc. A tendência é que cheguem ao profissional tecnicamente capacitados e, no decorrer da carreira, coma repetição vão melhorando cada vez mais até atingirem a excelência. O que acho absolutamente dentro da normalidade, pois o mínimo que se espera de um jogador profissional é a eficiência técnica naquilo que se propõe a fazer.

      Aqui no Brasil, acontece justamente o contrário. É o rabo que balança a vaca! O futebol brasileiro, culturalmente, se estabeleceu como escola dos dribles, da ginga, do improviso, tudo depositado numa capacidade tida como inata dos nossos jogadores que de fato, fizeram por onde merecer a fama. Há 40, 50 anos, pelas características do jogo (campo mais aberto, futebol cadenciado…) um jogador que tivesse somente tais atributos poderia até ser suficiente para se manter no topo… Hoje não mais. A HABILIDADE hoje precisa andar de mãos dadas com a TÉCNICA, mais do que nunca.. E as duas, juntas, devem ainda se combinar a velocidade, a força ou a mobilidade. Um jogador moderno que somente se vale de sua habilidade, hoje – por mais que seja um super –habilidoso como Ronaldinho Gaúcho – pode virar quase uma nulidade.

      O problema é que o futebol mudou, mas a nossa mentalidade continua a mesma. Continua-se apostando numa escola brasileira de futebol arte, o que é legítimo, mas não se move uma palha para tentar reciclá-la, o que é imperativo.

      O moleque tem ginga, molejo, deita o cabelo nas escolinhas? Então vai lá deixa ele ir indo a vontade até os juniores ao lado dos grandalhões eleitos para descer o sarrafo no meio- campo..Treinar o passe, o chute longo e outras coisas chatas, pra quê?! Deixa ele se criar a vontade até que, com a corda no pescoço, o clube o promova a condição de “esperança”…Pronto, agora é só dar “um tapa no telhado”, colocar aquele brincão bacana, andar na ponta do pé e falar meia dúzia de qualquer coisa..Está formado mais um grande craque brasileiro.

      ps: O que foi mesmo que o cartola disse que era uma balela, hein?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/04/2012 - 16:35
      Enviado por: Oliveira

      não mudo uma vírgula, Adílson.

      Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/04/2012 - 16:49
      Enviado por: Eduardo Fabrizzi

      Adilson: tranquilo? Eu lhe considero um dos comentaristas mais ponderados aqui do blog e lhe parabenizo por sua exposição, da qual concordo em praticamente tudo. De qualquer forma, eu lhe faço uma indagação: por que esse ranço com relação a cabelo, a brinco e a tatuagem? Estas coisas não têm qualquer influência na qualidade de um jogador, seja ele ruim, mediano, bom ou craque. Se um cara quer ter cabelo grande, usar brinco e se tatuar todo, que assim seja, pois é o corpo dele. Se quer andar “na linha”, com cabelo bem cortado, sem brinco e sem tatuagem, é direito que lhe assiste também. Eu lhe pergunto isso porque costumo ver em seus comentários com certa frequência essa remissão a cabelos, brincos e tatuagens como um aspecto negativo. É isso. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/04/2012 - 23:04
      Enviado por: Adilson

      Oi Eduardo, tudo na paz.. vc está certíssimo, essas coisas não influenciam em nada, acho que a gente até já falou sobre isso..Deixa eu tentar me explicar melhor: Eu toco nessas questões estéticas, numa tentativa de enfatizar casos em que se cuida muito da aparência mas pouco do conteúdo, é só isso. Não é o brinco, a tatuagem ou o cabelo, por favor não me entenda mal, ma sim quando tudo isso está montado em cima de algo vazio, sem consistência.. Isso poderia ser aplicado ao advogado engomadinho, ao professor com anel de dotô mas que no fundo não dão conta do riscado..Quando eu era garoto, a gente zoava aquele cara que chegava na praia com a prancha zeradinha debaixo do braço, bermudona florida da melhor marca, colete, a pose de galã, cheio das nove horas, mas lá dentro dágua quem barbarizavaera a molecada de peito aberto que já tava acostumada aquele mar..Falávamos: “É muito estilo e pouco surfe”.
      Não é nada de preconceito não, numa boa, pode acreditar. Aliás, um dos caras que eu mais admiro no futebol hoje, por tudo que representa, chama-se Loco Abreu. E se a gente olhar pra ele… precisa falar mais nada né..rs
      grande abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 12/04/2012 - 08:53
      Enviado por: Eduardo Fabrizzi

      Fala, Adilson. Sempre bom trocar uma ideia com você. Entendi seu ponto de vista agora: a preocupaçao exacerbada com a imagem (um grande mal dos tempos atuais, de fato), o que pode tirar o foco do principal. Tranquilo, abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/04/2012 - 10:22
    Enviado por: Luiz Carlos

    O Andres é uma legião. A mediocridade brasileira é fruto do empenho de muitos . Fazer pouco caso do Barcelona, restringindo seu sucesso a dois ou tres jogadores representa bem o profundo conhecimento que este dirigente tem sobre futebol.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/04/2012 - 14:14
      Enviado por: ademar joaquim

      Anthero a impressão é que voce não falou tudo que gostaria. Auto-Censura?

      Com esta analise do Sanches – diretor de seleções – não é surpresa o Brasil já estar na 6ª colocação no ranking de seleções atras até do Uruguai.

      Com a forma de captar e formar novos talentos – sem preconceitos – nas canterias do Barça eles tem tudo para seguir como atores principal do futebol no mundo. Não representa ganhar tudo mas encantar muito.
      Abraços e bom trabalho

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/04/2012 - 10:33
    Enviado por: Caconde

    É lamentável que um diretor de seleções expresse tanta inveja e desconhecimento sobre o assunto futebol.
    Entretanto, esse sentimento de raiva não é somente dele, grande parte dos torcedores brasileiros sentem dor de cotovelo terrivel do Barcelona pelo simples fato de terem no elenco o melhor jogador do mundo (e assim será por muitos e muitos anos, smj se o marketing do Neymar bobear) e, coincidentemente, esse craque ter a nacionalidade argentina.
    Qualquer time brasileiro que jogar contra o Barça levará a mesma surra vexatória que o Santos levou, ou até maior.
    A realidade nua e fria é cruel e dolorosa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 11:13
    Enviado por: antonio

    sr.jornalista,antes de entrevistar esse bobo da corte,e bom fazer o teste do bafometro….esse cara e pele so dizem bobagens…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 11:16
    Enviado por: Silvio

    É mais um picareta oportunista enterrando o futebol brasileiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 11:43
    Enviado por: Marioh

    Estou com a opinião do Andrés. O estilo do Barcelona é mais da implantaçäo do Josep Guardiola do que na base. O próprio treinador disse que admirava o futebol brasileiro dos anos 60-70. Ele optou por jogadores talentosos e não pelo físico como a maioria dos treinadores europeus e brasileiros. Tanto é que até a defesa com Mascherano é baixa e o Guardiola quer contratar o Thiago Silva, também baixo mas craque. No ataque são todos baixos e contratou o Alex Sanchez (também baixo), porém habilidoso. O próprio Silvinho, lateral campão pelo Barça, falou que o Guardiola não queria lateral que atacasse e cruzasse bola na área. Ele exigia que passasse a bola. O meio campo do Barça são todos baixos, mas habilidosos e com excelente preparo físico para recuperação da bola.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 12:08
    Enviado por: Antonio Alves

    O Barcelona, antes de pensar em craques,investe no “homem”. Aqui no Brasil, o “craque” vale qualquer sacrificio. Porisso nosso futebol está recheado hoje dos seguintes craques: Adriano, Valdivia,Ronaldinho Gaucho, esse viciado em cocaína que joga no Botafogo e por aí vai..é a legião dos miseráveis, bebados, viciados, adulados não se sabe porque, por boa parte da imprensa brasileira…Enquanto isso, o futebol solidário do Barça encanta o mundo, já que seu esquema de jogo, foi feito para explorar o talento do Messi, que vestindo aquela camisa, éo maior do mundo, já vestindo a camisa argentina, trata-se de um bom jogador. Quanto aos nossos tecnicos tão elogiados pelos jornalistas brasileiros,não sabem mais nada sobre futebol e ridiculamente,o endeusado Muricy, queridinho da imprensa, tomou um baile do conjunto catalão. Fora Mano…concordo, mas então contratem o Guardiola no seu lugar, pois os nossos técnicos……..piada….Quanto ao Andrés, ele deveria preservar a imagem de maior Presidente de um clube brasileiro de todos os tempos e ficar calado…menos, Andrés…..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 12:53
    Enviado por: Nimbus

    Não vi a entrevista, mas não seria de estranhar se desvirtuassem o sentido.
    Qualquer resposta que ele dê a qualquer pergunta da imprensa é motivo para críticas.
    Se fosse do outro time lá, seria incensado como um homem de visão, empreendedor, hábil político.
    Como é do Corinthians é politiqueiro, interesseiro, ladrão….
    Enfim….

    Quanto ao Barcelona, confesso que nunca vi jogar, nem pretendo.
    Não torço para ele, não me interessa se é o melhor ou o pior do mundo.
    Mas, cacilda…se não for para babar em cima deles, o pessoal especialista em futebol, que assiste a todos os campeonatos que existem, cai de pau.

    Na verdade pretendo ver o Barcelona jogando sim….no final do ano, vingaremos nossos co-irmãos santistas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/04/2012 - 13:04
      Enviado por: Oliveira

      me desculpe, mas ser desinteressado pelo futebol apesentado pelo Barcelona é sinal de complexo de inferioridade. Só pode ser!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/04/2012 - 14:59
      Enviado por: Nimbus

      Não tem nada de complexo, meu amigo.

      A ficar na frente da TV assistindo um time ou jogo pelo qual não torço diretamente, prefiro fazer outra coisa que me pareça mais interessante.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/04/2012 - 13:19
    Enviado por: FRED

    Os caras vão estrevistar esse BABACA, e ficam com medo dele, ontem no Cartão Verde gozou com a cara de todo mundo…porque não perguntam da relação dele com o LULA e RONALDO. Mais um
    Carlinhos Cachoeira…Ladrãozinho corintiano…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 13:32
    Enviado por: Ramiro

    Caramba Antero, disse tudo, eu acrescentaria inveja nas declarações dele…..
    Quanto ao Messi, li um comentário acima e concordo, para muitos de nós brasileiros é dificl de assumir que o Messi é o melhor do mundo só por conta dele ser Argentino, da mesma forma que eles não conseguem assumir que Pelé foi o melhor do mundo.
    abs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 13:47
    Enviado por: J. Martins

    Prezados: ao que me conste, o futebol ainda é praticado por seres humanos. Pensar que o Barcelona, em suas categorias de base, está produzindo “clones” de Messi, Xavi e Iniesta é, no mínimo, um embuste. Uma coisa é o esquema de jogo – que pode ser idêntico em todas as categorias – outra, muito diferente, é o talento individual, que é único e irreplicável; cite-se, por exemplo, as seleções da falecida URSS (cujo ‘passamento’ ainda é lamentado por Fidel e por petistas em geral) que tinham o melhor preparo físico, um rígido e imutável sistema de jogo, mas careciam do principal: jogadores talentosos. Assim, as palavras do sr. Sanchez devem ser colocadas na devida perspectiva: o Barcelona sempre terá bons times, e, vez por outra, equipes excepcionais, quando a conjugação de fatores – trabalho sério e talentos fora de série – permitir.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 13:57
    Enviado por: João

    Amigo repórter… sei q vc precisa de fazer barulho para receber clicadas e justificar o seu salário. Aliás a melhor receita pra isso e, muito usada, é malhar o Corinthians e tudo o que a ele se refere. Vc colocou palavras na boca do Andres… pois o que ele quis dizer (e é muita verdade) é que quando tudo tá dando certo a imprensa procura florear ao máximo, buscando a tal audiência. A vc e a toda essa imprensa falta coerência.
    Se existe então essa super escola Barcelona então é uma porcaria, pois demorou aproximadamente 120 anos pra formar esse time de hoje. Do mesmo jeito que com o Neymar no santos tudo fica + facil porque o cara joga muito (e esconde todos os erros do time) lá no Barça é a mesma coisa pois com Messi no time… tudo fica mais fácil. E o resto é balela amigão…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/04/2012 - 14:09
      Enviado por: Antero Greco

      João, muito obrigado pela mensagem. Tenho muito tempo de carreira (e de vida) para me preocupar com audiência e coisas do gênero. Não precisei de nenhuma “vitamina” quando era iniciante na profissão e não será agora que vou me valer disso. Ao contrário, estou numa situação profissional tão tranquila que me permito escolher os assuntos que quero abordar, tanto aqui quanto na minha coluna no Estadão e nos meus comentários na ESPN. Não tenho compromisso com nenhum cartola, clube ou quem quer que seja no Esporte. Não preciso fazer média e, por questão de princípio, não bajulo nem persigo nada nem ninguém. Meu compromisso é comigo mesmo e com quem me lê. Eis o maior bem que possuo. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/04/2012 - 15:28
    Enviado por: valdomiro ruz

    vcs se preocuparam tanto em malhar o sanches mas não tem peito para afirmarem que o barcelona
    é infinitamente supeior ao santos de pelé e cia.nunca o mundo viu um time de futebol jogar como o barça joga, só que vcs fanaticos não aceitam e digo mais, o messi é melhor do que foi pelé

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/04/2012 - 15:41
      Enviado por: Antero Greco

      Por acaso, voce viu Pele jogar…

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/04/2012 - 17:15
      Enviado por: Ezequiel-SP

      Eu vi Antero. Contra um monte de pernas de pau. Cambada de “cintura grossa”.

      Era bom, mas os adversários ajudavam.

      O Messi joga contra adversários infinitamente melhores.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/04/2012 - 17:41
      Enviado por: Antero Greco

      Ezequiel, claro que você está de gozação. O futebol hoje evoluiu muito no aspecto físico, mas tenho fortes dúvidas a respeito de qualidade técnica. Já abordei a questão dos grandes, sejam no futebol ou na pintura, na escultura, na literatura, na música e sei lá onde mais. Há espaço para os gênios. E alguns são gênios especiais. O Pelé está nessa categoria. Digo isso sem saudosismo, embora entenda que para a maioria das pessoas o mundo “começa” apenas no tempo que cada um vive. Antes ou depois, inexiste.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/04/2012 - 17:47
      Enviado por: Marcos

      Ezequiel e Valdomiro, por favor me deixem participar desta discussão sobre quem é melhor Pelé ou Messi.Desculpem, meus amigos mas a não tem comparação, mesmo naquelas épocas haviam ótimos zagueiros e um jogador que faz 1281 gols em 1375 jogos é inquestionável como atleta, se um dia que sinceramente não acredito que venha a ocorrer alguém fizer 1282 gols vou concordar que este jogador é melhor que o Pelé, pelas minhas contas ainda falta para Messi e Neymar mais de 1100 gols para bater esta marca.Antero, perfeito sua colocação sobre o tema Sanchez, ele necessita entender que esta a frente de uma instituição muito forte e não apenas de uma marca forte como é o Corinthians,se ele acha que pode dirigir a seleção brasileira da mesma forma que no Corinthians pode ser preocupante, mesmo eu acreditando que ele foi o melhor presidente que o Corinthians já teve na história pois pegou um time afundado na lama e o tornou a maior potência entre os clubes brasileiros, creio que ele tem méritos e vai logo perceber qual a tamanho do seu cargo, ele fala muito com o coração acredito.Sou são paulino, portanto não tenho simpatias com o Corinthians, mas esta bem organizado ultimamente .

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/04/2012 - 23:51
      Enviado por: Adilson

      Pessoal a discussão é irresistível e vou dar meu pitaco também. Acho um equívoco comparar épocas diferentes, principalmente quando falamos de gênios. Esse esporte mudou muito. As projeções ficam todas por conta de achismos. Fulano foi bom ontem, beltrano só é bom hoje, um não jogaria ontem o outro não seria o mesmo hoje..enfim, elucubrações.
      Na minha opinião os gigantes do futebol do passado como Nilton Santos, Didi, Di Séfano, Puskas, jogariam hoje, pois como grandes craques eram também inteligentes e, com a estrondosa capacidade técnica que tinham, teriam apenas que se adaptar ao jogo mais corrido e ao “campo reduzido” dos dias atuais. Tirarariam de barbada.
      Porém apenas um jogador eu arriscaria afirmar com certeza que seria um MONSTRO hoje em dia e esse jogador é Pelé. Pelé era completo. Tudo que se possa imaginar dentro desse esporte chamado futebol estava contemplado em Pelé. Todos os atributos de um jogador moderno (velocidade, força, moilidade) Pelé tinha já tinha naquela época e já tinha também o principal – técnica e habilidade fora do comum.
      Eu sou um fã incondicional do Messi, acho esse argentino um fenômeno raríssimo da bola, está na galeria dos melhores, mas ainda assim, como jogador de futebol, por preferência estilística, eu fico com Pelé. Messi, se for o caso, o que sequer acho relevante, pode ser comparado a Maradona (na minha opinião é pé de igualdade pra cima..), mas a Pelé jamais.
      Pelé era um toro rompedor de defesas, um driblador mortal e um excelente finalizador. Isso tudo já o deixaria entre os melhores de todos tempos. Mas ele foi além, fez muito mais que isso, jogou com cadência, distribuindo o jogo pelo meio campo, dando passes maravilhosos, até sem a bola a fera jogou. Isso, pra mim, o coloca numa posição inalcançavel.

      Pra coroar, Pelé fez tudo isso com uma categoria no trato com a bola, com uma elegância no caminhar pelo campo, um estilo incomparável no subir pra cabecear, ou mesmo pra levantar o braço e comemorar um gol, que saiu dos gramados e subiu ao trono de Rei do futebol onde provavelmente ficará até o fim dos tempos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/04/2012 - 15:30
    Enviado por: Alexandre - SP

    Antero é uma pena que parte dos seus ‘leitores’ nao saiba respeitar sua opiniao, que por sinal, é a mais lógica para quem nao fica cego com clubismo, e aprecia o bom futebol. O Andres foi infeliz na sua declaracao e mostrou falta de diplomacia.
    Na minha opiniao, o Andres é uma pessoa de caráter e amizades duvidosas (para dizer o mínimo), e ele mesmo parece nao se importar muito em esconder isso dizendo que é amigo de ‘gangster’. Ele é um bom dirigente pelas coisas que ele conseguiu pelo Corinthians mas nao pelo seu jeito de agir. Nunca deveria ter sido convidado para esse cargo; deveria ter ficado no Corinthians que la a sua opiniao seria normal, mas quando nesse cargo nacional tem que se aprender o politicamente correto, que este sujeito passa muito longe de se quer tentar..
    Um abraco do amigao internauta

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 15:44
    Enviado por: João

    A Diplomacia foi feita para esconder as verdades amigão…. As pessoas que falam a verdade não sobrevivem através da diplomacia. Vide Kajuru e Juarez Soares… e a sua opinião não significa a verdade.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/04/2012 - 16:43
      Enviado por: Antero Greco

      Nao tenho pretensão de ser dono da verdade. Mas não escrevo inverdades.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/04/2012 - 18:20
      Enviado por: Alexandre - SP

      Parte da diplomacia diz justamente que nao existe uma absoluta verdade, cada um tem direito a sua opiniao e o Antero como jornalista esportivo publica a sua opiniao em seu blog. Nada mais natural que isso, nao?!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/04/2012 - 16:36
    Enviado por: Robert

    momento libertadores rj:
    saiba q aqui no rj a obsessao da torcida do flu pela libertadores e total

    desde 2008 todo tricolor só fala em uma coisa:
    voltar a final, e desta vez conquista-la

    veja hj 22hs no engenhao o q é uma torcida apaixonada

    torcida essa q arrecadou $$ nas midias sociais p/ confeccionar de proprio punho as milhares e milhares de bandeiras q serao usadas p/ recepcionar o time

    ah e nao tememos o corinthians nem ninguem no mata mata hein…

    ST

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 17:04
    Enviado por: luiz penchiari

    Robert, se fosse o corintians que tivesse ganhado do Boca na Bombonera, a globo teri feito um programa especial e insercoes no fantastico com a historia, a vida, a maen a tia de todos os herois corintianos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 17:58
    Enviado por: Roberto Junior

    Antero, ontem assisti a um pedaço da participação do dito cujo no programa “Cartão Verde”.

    A cada pergunta dos jornalistas, surgiam respostas mal educadas, que retrataram, exatamente, o que é Andrés Sanchez.

    E não me refiro à falta de instrução escolar, que está longe de definir o que é um cidadão. Andrés é chucro, não sabe se expressar, conversar, tratar com outras pessoas.

    Troquei de canal me perguntando como é que esse cabra é alto dirigente no futebol brasileiro?

    Abs.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 22:26
    Enviado por: David

    Oi Antero.

    O Andres é ,muitas vezes, rude na forma de falar mas dizer que ele não entende de futebol é “que se limita a papo de botequim em fim de tarde”.
    O estilo Barcelona de jogar só funciona devido a incrível qualidade de seus jogadores, mesmo que tentem incutir esse estilo nas categorias de base não há como manter esse estilo para sempre pois é preciso elencode um muito bom para jogar dessa forma.
    O que é “balela” é acreditar que times como o Santos ou o São Paulo vão conseguir repetir esse estilo com seus elencos limitados. Apenas um jogador de qualidade não é o suficiente para se criar um Barcelona.
    A visão estreita do mundo nesse caso foi a sua, não a do Andres. Ele foi realista. Assim como o Santos de Pelé acabou, o Barcelona de Messi tambem vai acabar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2012 - 22:30
    Enviado por: David

    Oi Antero.

    O Andres é ,muitas vezes, rude na forma de falar mas dizer que ele não entende de futebol é “que se limita a papo de botequim em fim de tarde”.
    O estilo Barcelona de jogar só funciona devido a incrível qualidade de seus jogadores, mesmo que tentem incutir esse estilo nas categorias de base não há como manter esse estilo para sempre pois é preciso um elenco muito bom para jogar dessa forma.
    O que é “balela” é acreditar que times como o Santos ou o São Paulo vão conseguir repetir esse estilo com seus elencos limitados. Apenas um jogador de qualidade não é o suficiente para se criar um Barcelona.
    A visão estreita do mundo nesse caso foi a sua, não a do Andres. Ele foi realista. Assim como o Santos de Pelé acabou, o Barcelona de Messi tambem vai acabar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/04/2012 - 12:23
    Enviado por: Ramiro

    ha ha ha o pessoal ta de brincadeira, os corintianos defendem o Andrs só por que ele foi do Corintias, e alguns torcedores de outros times criticam-no também só por isso. Temos que critica-lo pelo que é agora, ou seja, diretor de seleções do país, do Brasil e neste cargo não fez nem falou nada de bom até o momento….
    abs

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/04/2012 - 14:21
    Enviado por: Caconde

    É isso mesmo Ramiro, ele tem que ser criticado como ocupante do cargo Diretor de Seleções, e na minha opinião foi muito mal ao falar que o futebol do Barça é pura balela. Seguindo nesse lema, o futebol da seleção brasileira do Mano é mera ficção.
    Agora, qual presidente de clube não dá aquela roubadinha básica “à la PT” ?
    - o presidente do SPFWeek é um canabrava
    - o presidente do Palmeiras, uma lesma mamulenga
    - o presidente do Santos, mesmo bom orador, soa mais falso que nota de 3 reais
    - a presidente do Flamengo, sempre se achou boa nadadora, e é, nada, nada, nada…
    e assim vai…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/04/2012 - 20:59
    Enviado por: layon

    o santa cruz e o melor time do mundo

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Comentários recentes

  • AYRTHON: concordo com tudo o que vc escreveu e acrecento ainda que o futebol brasileiro acabou. Os gringos com seus...
  • Sigis Guimarães: Infelizmente a torcida do Santos é pequena em relação ao restante do país. Parece até uma...
  • Alisson Sbrana: Obrigado, Antero! É exatamente como penso de tudo isso. Sendo santista, alguns acham que é clubismo...
  • João Carlos: Grande artigo, Antero. Nelson Rodrigues chamava esta baixa autoestima de complexo de vira latas.
  • Vilma: Eu, particularmente, não aguento mais ouvir essa novela ” Neymar e Barcelona”. De que adianta...

Arquivo

Seções

Blogs do Estadão
Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.