ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

08.abril.2012 21:45:18

Palmeiras parece o “Sandoval Quaresma”

Em fim de Semana Santa, o Palmeiras me fez lembrar de Sandoval Quaresma, personagem da Escolinha do Professor Raimundo interpretado por Brandão Filho. Lembra dele? Era um que respondia perfeitamente às perguntas mais difíceis. “Opa! Tá na ponta da língua.” Na hora de tirar o 10, ele embaralhava tudo, se enroscava e só saía bobagem. “Estava indo tão bem”, lamentava…

Pois com o Palestra acontece algo semelhante. Até duas semanas atrás, mantinha invencibilidade invejável, estava na liderança do Paulista e parecia um time muito mais sólido e sem os traumas do ano passado. Até que sofreu a primeira derrota –2 a1, de virada, para o Corinthians. Daí em diante, acumulou outras duas,1 a0 para o Mirassol e3 a1 para o Guarani, na tarde deste domingo, em Campinas.

A turma de Felipão mostrou falhas que atrapalharam a vida em 2011, sobretudo em bolas aéreas. Os adversários descobriram, de novo, que basta lançar bolas na área palmeirense que sai coisa bem. E saiu, para o Guarani: os três gols tiveram como origem, meio ou fim esse tipo de jogada. E com Deola ainda boas defesas.

O Palmeiras teve, de quebra, o azar de perder Wesley logo no começo (lesão no joelho). E, justiça lhe seja feita, também criou jogadas de gol – e Juliano, do Guarani, foi muito bem em vários lances. Mas, por ironia, o gol palestrino  (Barcos) saiu de pênalti mandrake marcado pelo árbitro numa boa encenação de Daniel Carvalho.

Com o resultado, o Palmeiras caiu para quinto lugar e, por enquanto, tem o próprio Guarani como adversário na fase de mata-mata. Ok que não é um drama, conforme diz Felipão. Mas esses tropeços na reta final da etapa de classificação incomodam, tiram do time a vantagem de jogar em casa e recolocam a maldita pulga atrás da orelha do torcedor.

É a síndrome de Sandoval Quaresma… Estava indo tão bem…

Tags: , , ,

Comentários (40)| Comente!

  • A + A -
40 Comentários Comente também
  • 08/04/2012 - 22:19
    Enviado por: luiz penchiari

    Antero, hoje ouvi uma interessante e longa entrevista na jp com o altafini(mazzolla) que talvez os jovens nao conhecam, mas ele esta’ na italia ha mais de 50 anos e ainda hoje e’ comentarista esportivo por la’. Ele disse que o brasil na opiniao dele esta’ parado no tempo na parte tatica e que uma renovacao e’ urgente. E veja vc, numa eventual saida do Mano , se fala em Murci ou Felipao.
    Eu acho que o palmeiras deveria esperar o final do paulista e fazer uma bonita homenagem ao felipao e manda-lo de volta para o Usbequistao.
    O mazzolla disse que a final do mundial de 61, que ele jogou pelo Milan, foi uma roubalheira tremenda, penalty inventado para o Santos e jogador dopado, que foi o Almir, que era mais encrenqueiro que o heleno de freitas e declarou publicamente antes de morrer que jogou dopado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/04/2012 - 22:19
      Enviado por: Antero Greco

      Luiz, foi a final de 1963, no Maracanã. Eu era bem pequeno e lembro desse jogo. Além disso, quebraram o Amarildo. Quanto à tática, concordo com o Mazzola e com você…Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 08/04/2012 - 23:06
      Enviado por: Henry News

      Caro Luiz – Caro Antero
      Não era tão pequenininho… assisti aos dois jogos, que foram realizados no Maracanã.
      Hoje não vou mais a estádios.
      O primeiro jogo na Itália, o Milan ganhou e jogou duro o tempo todo.
      O juiz foi complacente com os jogadores italianos; situação que foi repetida e aumentada 3 anos depois na Copa do Mundo da Inglaterra, qdo. Pelé, principalmente, foi caçado em campo.
      Então esta dos “italianos bonzinhos” esqueça.
      Voltando ao Mundial Interclubes, no primeiro jogo no Maracanã, Santos sem Pelé, começou levando um “baile” do Milan que jogava duro e jogava muita bola também.
      Primeiro tempo, Maracanã lotado, 2×0 para o Milan.
      Segundo tempo começou uma chuvarada, e o santos dominou o jogo.
      Duas faltas bem batidas por Pepe (o “Canhão da Vila”) iniciaram e terminaram com a virada de 4×2 p/ o Santos.
      Jogão de bola; jogo duro, os dois lados cometeram faltas, e o Milan mais ainda.
      Esta história do Amarildo é “conversa p/ boi dormir”… conversa de quem perdeu um jogo que estava 2×0, e faltavam apenas 45 minutos.
      Dias depois, houve o segundo jogo. As equipes se conheciam melhor e foi um jogo “pegado”… bem semelhante aos que tempos hoje quando jogamos com equipes Sul-Americanas pela Libertadores.
      Não teve facilidades para ninguém e o Santos venceu por 1×0, gol de Dalmo, cobrando penalty.
      O Almir, citado como ter “jogado drogado”, e ter dito isto em entrevista tempos depois… sempre foi um jogador problemático. Realmente ele tinha problemas com bebidas, drogas, provavelmente remédios, e provavelmente isto tudo prejudicou sua vida esportista.
      No segundo jogo ele andou se estrnahando com zagueiros do Milan, que também não eram muitas gentilezas com as pernas dos jogadores santistas…
      Mas, podes crer, nada muito diferente do que encarar um time do Uruguai, Argentina, ou Paraguai da vida !
      Se você assiste um jogo da Lebertadores atuais, vc pode ter uma idéia do segundo jogo do Santos com o Milan, no Maracanã.
      Quanto ao primeiro jogo no Maracanã, só quem teve a felicidade de ir ao campo, ou assistir pela televisão, pode experimentar a emoção de um jogaço de futebol !
      Hoje em dia é dificil de encontrar outro.
      As mais de 100 mil pessoas que foram ao Maracanã foram abençoadas !!!

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/04/2012 - 10:56
      Enviado por: dede

      cara, vai estudar,vai se informar,isso que da ficar ouvindo comentarios de bar no meio de um monte de bebados sem conciência de nada,vc esta igualzinho.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/04/2012 - 12:58
      Enviado por: Provos Brasil

      Eu acho o máximo esses “comentadores de futebol” o Antero diz que lembra de um jogo que aconteceu em 63, logo esse senhor tinha 8 anos, então eu vou acreditar que ele ao 8 anos de idade se lembra de algo… ou de um jogo de futebol que ca entre nos será que nesta época tinha essas transmissões ao vivo… quanta besteria somos obrigados a ler….

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/04/2012 - 13:15
      Enviado por: Antero Greco

      “Provos”, você não sabe quanta besteira e falta de respeito leio na internet. Sobretudo aquelas que vêm de quem se esconde atrás de pseudônimos. Mas elas também mostram como há rancor, inveja e frustração. No fundo, tenho pena de gente assim.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/04/2012 - 13:31
      Enviado por: Provos Brasil

      Eu também Antero, mas o que isso tem haver com o que eu escrevi?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 09/04/2012 - 15:25
      Enviado por: Antero Greco

      Nada, Provos. Só concordei com você. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/04/2012 - 22:34
    Enviado por: navegante

    os sempre bons textos do sr. antero são ainda melhores quando o paRmêra perde.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 00:53
    Enviado por: Charlie

    Antero – O Henry News esta correto, de acordo com a minha lembranca daqueles jogacos de bola. Almir, o querido Pernambuquinho, deu porrada para proteger o resto do time do Santos que foi cacado 90 minutos por um grupo daqueles velhos italianos sem cintura mas com pernas grossas e sem os dentes da frente… batiam do comeco ao fim. O Santos foi heroico nas duas partidas e que beleza ver aquilo tudo ao vivo (pela tv). Hoje em dia nao existem partidas entre times brasileiros e europeus a nao ser na Copa Toyota no Japao, uma pena.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/04/2012 - 01:41
      Enviado por: Antero Greco

      Calma, calma, Charlie. Eram dois grandes times. Sem essa de velhos italianos sem cintura. O Milan tinha, além do Altafini/Mazzola e do Amarildo, Trapattoni, Mora, Rivera, Maldini. Bons de bola. Pra exaltar um time (o glorioso Santos daquele tempo), não é preciso depreciar o outro, que era muito bom e tem história. O Milan bateu, o Santos bateu. O Santos apanhava, mas também sabia bater. O Pelé apanhou muito e quebrou a perna de uns por aí. Sem essa de santinhos ou demônios. Abraço.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/04/2012 - 00:53
    Enviado por: Alexandre - SP

    Antero, caso o Palemeiras se classifique entre os 4 primeiros, onde irá jogar?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 02:19
    Enviado por: GEORGE GODOY

    Antero my friend, como diz o AMIGÃO, o Palmeiras não parece o Sandoval Quaresma, o Palmeiras é o Sandoval Quaresma. rsrsrsr

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 02:47
    Enviado por: jose

    antero nao do do palmeiras antero.. esse deola é fraco nao sai do gol.. temos que contratar correndo o wagner goleiro do paulista… esse deola nao sabe catar penalty é muito fraquinho vc concorda antero? sou seu fã…….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 05:36
    Enviado por: Haroldo

    O Brandão Filho era engraçado, mas o Palmeiras me faz rir mais!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 06:20
    Enviado por: Ezequiel-SP

    Choque de realidade: Apenas as coisas entraram no eixo.

    Com o carrapato atrás da orelha, corrigindo.

    Abraços

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 07:13
    Enviado por: Alessandro Gramola- Fco. Beltrão PR

    Sou fã de futebol e do Palmeiras e o que vejo, quando um time está perdendo, é a saída de volantes para entrada de meias ofensivos o que não acontece no Palmeiras. Não consigo entender o que pensa um treinador como o Felipão, com a ” bagagem” que tem insistir tanto em volantes. Na partida contra o Guarani, o Palmeiras virou o jogo perdendo e ele tirou o lateral Gerley, horrível diga- se de passagem, e colocou outro volante, o Chico, horrível tanto quanto. O time acabou o jogo perdendo de 3×1 e com quatro volantes em campo.
    O elenco do Palmeiras está longe de ser fantástico, mas é um bom elenco, porém está mais que na hora de uma mudança no comando técnico, onde teremos melhores resultados e com custos muito menores.
    Antero gostaria de saber qual a sua opinião sobre o Felipão atual, não o de 2002. Abraços.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/04/2012 - 10:29
      Enviado por: Peter

      Alessandro, me permite opinar sobre o Felipão ?
      É o comandante de uma nau sem rumo.
      Ruim com ele, pq não ser melhor sem ele ?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/04/2012 - 07:15
      Enviado por: Alessandro Gramola- Fco. Beltrão PR

      Verdade. Outra dúvida que tenho é: Qual o salário do Murtosa, verdadeiro papaguaio de pirata? A comissão técnica do Palmeiras tem o melhor emprego do mundo. Ganham bem e não são cobrados por resultados.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/04/2012 - 08:36
    Enviado por: luiz penchiari

    Obrigado aos amigos que comentaram sobre santos x milan.
    Eu nao vi , nasci em 59.
    Sobre o almir, que eu saiba, depois desse ano ele foi jogar na europa e quando voltou ao brasil morreu numa briga de bar assassinado. Daria um filme.
    O felipao sempre foi medroso aponto de ter perdido uma eurocopa em casa(portugal) para a poderosa grecia.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/04/2012 - 21:15
      Enviado por: Henry News

      Caro Luiz
      Correta a tua observação sobre o Almir Pernambuquinho… e, sua vida realmente daria um filme, aliás um drama!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/04/2012 - 09:42
    Enviado por: antonio

    feliz pascoa senhor jornalista.finalmente foi descoberto todo o problema do real madrd em relaçao ao barcelona..semelhante as mulheres que sofrem com TPM,o real madrid sofre de TPB(tensao pre barcelona)e so constatar…começou o mes do proximo jogo com o barcelona e ja começa a tropeçar nas proprias pernas…..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 09:51
    Enviado por: Alberto

    Sem duvida o Felipao esta muito desatualizado. Para mim o Felipao e uma destas herancas dinosauricas do futebol. Nao torco para o Palmeiras mas e muito evidente que com o Felipao o Palmeiras parou no tempo. O Felipao e uma homem bruto, sem cultura e e o pior fechado a novas ideias. E muito dificil dizer do Mano na selecao. Creio que ele esta tentando criar uma nova geracao de jogadores porem para se criar uma nova geracao de jogadores e preciso mesclar juventude com experiencia. Nada errado nesta situacao e creio que o Mano esta pecando neste ponto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 10:08
    Enviado por: Jair

    O grande problema do Palmeiras é GESTÃO E JOGADORES.
    O time é razoavel, mas o elenco é ruim. Jogadores como Thiago Heleno(era reserva no Curintia), Leandro Amaro(era reserva no Cruzeiro), Gerley( indicação de Galeano), Marcio Araujo, Tinga , Pedro Carmona, Patrick, Fernadão, Ricardo Bueno e Vinicius. Com esses jogadores o que esperar?? Sem falar no Palmeiras B rebaixado.
    FALTA QUALIDADE TÉCNICA PRA GESTÃO E JOGADORES. MAIS UM ANO NA FILA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 10:24
    Enviado por: Wilson

    ahahahhaha, vai corinthiasn

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 13:59
    Enviado por: Ezequiel-SP

    Atenção !!!

    Museu do futebol:

    Praça Charles Miller – s/n. São Paulo, 01234-010
    (0xx)11 3664-3848

    Agendar visitas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 14:31
    Enviado por: Caconde

    A culpa é da imprensa, que elevou um time simplório à condição de superteam, e eles acreditaram. Por isso o chororô é maior quando a ficha cai. Estão fazendo a mesma coisa com o SPFC – Salão Para Festas de Corintianos…o tombo será maior.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 16:06
    Enviado por: wilson

    Como disse um amigo na época do Celso Roth. Os times do Felipão começam com tudo e depois vai perdendo o gásssssssss

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 17:56
    Enviado por: João Carlos

    Caro Antero Greco,
    Tenho uma tese e gostaria e compartilhar contigo e saber sua opinião…Acredito que ascores usadas pelo Palmeiras (VERDE ESCURO), atrapalhem no desenvolvimento da troca de passes entre os jogadores, pois, em tese, a cor predominante é a VERDE, mesma cor do gramado. Para se ter uma ideia, os goleiros utilizam uniformes em tons bem diferenciados, para nao chamar a atenção, ser o “alvo” dos atacantes , enfim… Você não acha que a cor verde (é linda, histórica e tudo mais) atrapalha os boleiros e portanto , a maioria dos times que utilizam o VERDE, perdem mais do que ganham, por exemplo, outros times com cores bem divergentes do gramado, aumentando nestes times, o poder de visualização, tipo olhar periférico, que tinha um PELÉ ,por exemplo… seria porque a cor BRANCA da camisa do Santos se destacava no gramado verde?? Você já debateu esta tese??? Gostaria de vossa resposta, pois discutimos esta questao em nossas reuniões futebolísticas… e com “nosso” time mal assim ha muito tempo, aumenta esta minha desconfiança..
    Obrigado e desculpe o longo texto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 18:07
    Enviado por: João Carlos

    É óbvio que não não é somente a cor VERDE que esta atrapalhando o PALESTRA… O lateral?? Gerley é horrível e sempre consegue uma expulsão ou um pênalti pro adversário.. parece o Pierre e /ou o Armero, que faziam pênaltis infantis ha um tempo atras. O Leandro Amaro é muito ruim, não tem nenhuma técnica e em dois anos (acho que 2.009/10, jogou em vários times e foi mandado embora de todos , por deficiência técnica. O tal d Chico é pior, afinal, por ser grandalhão também, entrou e o 3º gol do Guarani foi em cima dele… que coisa… o time tem de jogar futebol, e não basquete/voleibol, esportes estes que precisam sim dos grandalhões e duros de cintura…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 18:46
    Enviado por: luiz penchiari

    Antero, tive o azar de pegar um voo hoje na hora do almoco para foz iguacu, junto toda a delegacao gamba’. Os caras estavam dando risada dizendo que o jjogo vai ser um passeio e que o estadio em ciudad de leste sera 80 por cento torcida gamba’m
    Junto no voo estava o mauro naves, da globo,puxa saco. Sera’ que ele viaja com a delegacao do santos tambem?
    Me impressionou ver o liedson e o j. Henrique, parecem 2 anoes.
    Fiquei do lado do tite no onibus e deu pra sentir o peso que o cara carrega, ta’ envelhecido.
    Lembrei-me de uma cronica que vc fez no ano passado: Olhos demais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 18:49
    Enviado por: João Luiz

    Antero, parabéns por ser o que é. Não se apoquente com os comentários que uns aqui tecem, aliás, é até redundante eu dizer isso, ao passo que você é experiente o suficiente para não se deixar levar. Só quero dizer que, embora eu tenha 40 anos de idade, lembro-me bem de coisas que me ocorreram quando eu tinha 5, 6 anos. Dessa forma, acredito que aquilo que me interessava e certamente a você também, não interessa a muitos dos desinformados da atualidade, que fingem viver, saber, enfim, fingem ouvir, mas em profunda inocuidade. Provavelmente, muitos meninos de hoje saberão quem é Messi, por ele estar em todos os games, mas saberão com profundidade?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 18:50
    Enviado por: João Luiz 24 de julho

    Meu caro Antero, parabéns por ser o que é. Não se apoquente com os comentários que uns aqui tecem, aliás, é até redundante eu dizer isso, ao passo que você é experiente o suficiente para não se deixar levar. Só quero dizer que, embora eu tenha 40 anos de idade, lembro-me bem de coisas que me ocorreram quando eu tinha 5, 6 anos. Dessa forma, acredito que aquilo que me interessava e certamente a você também, não interessa a muitos dos desinformados da atualidade, que fingem viver, saber, enfim, fingem ouvir, mas em profunda inocuidade. Provavelmente, muitos meninos de hoje saberão quem é Messi, por ele estar em todos os games, mas saberão com profundidade?
    Um grande abraço!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2012 - 21:31
    Enviado por: Fernando

    Perda de Wesley foi surpresa? Nem, tanto, vejamos, Alex, Adriano, Luis Fabiano, Valdivia, Elano, Deco, Belleti, Ronaldo Gaucho, Edmilson, todos retornaram ao Brasil estourados, encheram seus bolsos e de seus empresarios de dinheiro e foram para o departamento medico. Coincidencia? Ou esperteza dos clubes do exterior e conivencia dos dirigentes brasileiros?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/04/2012 - 10:15
    Enviado por: joaquim sergio

    gostaria de saber qual critério se usa pra contratar jogador, esse wesley é um jogador meia boca, que pegou carona na fama de neimar e ganso e foi vendido a peso de ouro pros trouxa europeus,que no fim não são tão trouxa, pois empurrou essa barca furada de volta,sem muito prejuízo…quando um jogador é liberado muito facíl na europa, desconfie.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/04/2012 - 16:04
    Enviado por: Juninho

    Antero,mesmo com as contratações o palmeiras ainda tem um elenco reduzido,voce concorda?eu cheguei a dizer que o Palmeiras faria um bom negocio trazendo o Caio ou o Bernardo para o meio e poderia tentar o Túlio de Melo Tambem teria mais opções pois o brasileirão é longo e desgastante e sem opções é muito dificil sermos campeões abraço e assisto a todos os dias o Sportcenter mande um alo a familia do Juninho de Araraquara abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Comentários recentes

  • julio brunhara: Parabéns pela cronica da lusa,futebol brasileiro esta uma vergonha,vamos ver se na copa as...
  • Henrique: Antero, nossos três times eliminados nessa semana são exemplos de que só a camisa não basta. Flamengo e...
  • Cadu: O preconceito acaba em casa, quando vc criar para seu filho um ambiente em que trata todos com igualdade, ele...
  • Ednilson Sousa: Do jeito que existem torcedores retardados aposto que tem alguns do São Paulo jurando o Antonio...
  • nimbus: Havia uma expressão, hoje em desuso, macaco vê, macaco imita. Pois bem, macaco para mim são os que...

Arquivo

Seções

Blogs do Estadão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo