PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Na pista e no campo

Usain Bolt estreia na temporada em meio a polêmicas na Escócia

Velocista participa do 4x100 metros dos Jogos da Commonwealth, dias após supostamente ter dito que Glasgow é "uma porcaria"

Por Amanda Romanelli
Atualização:

O multicampeão olímpico e mundial Usain Bolt fará, finalmente, sua estreia na temporada. Mas ainda não se sabe se o carismático jamaicano, sempre ovacionado pelos torcedores, terá uma boa recepção assim que pisar na pista do Hampden Park. O velocista, que disputa pela primeira vez os Jogos da Comunidade Britânica e hoje, a partir das 17h20 (de Brasília), corre a qualificatória do revezamento 4 x 100 metros, está no meio de uma grande polêmica.

PUBLICIDADE

De acordo com o jornal inglês The Times, Bolt fez várias críticas ao torneio e à cidade escocesa de Glasgow, sede da competição que reúne países e territórios que fizeram parte do Império Britânico. Uma reportagem publicada na quarta-feira diz que Bolt havia falado que o torneio era "uma porcaria" e que não estava se divertindo na Escócia. Diante da repercussão, o velocista se manifestou em seu Twitter: "Jornalistas, por favor, não criem mentiras para garantir manchetes."

Bolt assiste a um jogo de netball. Crédito: Glyn Kirk/AFP Foto: Estadão

No mesmo dia, Bolt apareceu em um ginásio para ver um jogo de netball - espécie de "primo" do basquete - entre Jamaica e Nova Zelândia. Foi proibido de dar entrevistas, mas afirmou que o torneio era "incrível". Bolt chegou a Glasgow no sábado, quando deu uma concorrida entrevista, e se encontrou com a realeza britânica na terça: os príncipes Harry e William, além da duquesa de Cambridge, Kate, estiveram na vila de atletas e conversaram com ele.

O velocista de 27 anos, que no ano passado se tornou tricampeão mundial dos 200 m e bicampeão dos 100 m, deveria ter voltado às competições em 16 de junho, no Meeting de Ostrava. Mas afirmou que, embora recuperado de uma lesão no pé direito, não tinha conseguido se preparar de maneira satisfatória.

Assim, Bolt se colocou à disposição da equipe jamaicana para os Jogos da Commonwealth. Foi selecionado para competir apenas no revezamento e garantiu que disputaria a qualificatória, algo que normalmente não faz. "Eu preciso correr. Treinei bastante desde o mês passado e estou em boa forma."

Publicidade

Após deixar Glasgow, Bolt desembarca no Rio. Ele estará no Desafio Mano a Mano, na Praia de Copacabana, em 17 de agosto. A competição festiva também terá a presença da americana Carmelita Jeter, vice-campeã olímpica dos 100 metros.

Velocista treina na véspera da estreia. Crédito: Martin Rickett/AP Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.