PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Na pista e no campo

Circuito paraolímpico de atletismo ganha duas provas em 2014

Por Amanda Romanelli
Atualização:
Alan Fonteles, estrela do atletismo paraolímpico brasileiro Foto: Estadão

A contar pela inclusão de dois meetings no calendário de 2014, a temporada de estreia do circuito mundial paraolímpico de atletismo foi um sucesso. No ano que vem, a competição voltará ao Brasil (mais especificamente, a São Paulo) e será disputada em quatro continentes - só a Oceania ficou de fora. Nas provas deste ano, estiveram presentes 1.037 atletas de 69 países.

PUBLICIDADE

O atletismo é uma das forças motrizes do movimento paraolímpico brasileiro. Construiu ídolos como os velocistas Alan Fonteles e Terezinha Guilhermina - ele, biamputado; ela, deficiente visual. No Mundial disputado em Lyon, este ano, os brasileiros conquistaram 40 medalhas, entre elas, 16 ouros, e bateram três recordes mundiais.

A aproximação do atletismo paraolímpico do convencional vem acontecendo. Em torneios no exterior, é comum a realização de provas de cadeirantes, por exemplo, em meio ao programa de meetings convencionais. No Mundial de Daegu, em 2011, dois atletas paraolímpicos competiram: o biamputado sul-americano Oscar Pistorius (que disputaria, também, a Olimpíada de Londres) e o deficiente visual irlandês Jason Smyth.

Em 2017, os Mundiais de atletismo paraolímpico e convencional serão realizados na mesma cidade pela primeira vez. Será em Londres.

Veja o calendário do Grand Prix series do atletismo paraolímpico em 2104:

Publicidade

- Dubai (Emirados Árabes Unidos): 23 a 25 de fevereiro

- Pequim (China): 14 a 16 de abril

- São Paulo (Brasil): 24 a 26 de abril

- Mesa (EUA): 9 a 11 de maio

- Nottwil (Suíça): 16 a 18 de maio

Publicidade

- Grosseto (Itália): 30 de maio a 1º de junho

- Tunis (Tunísia): 16 a 18 de junho

- Berlim (Alemanha): 20 a 22 de junho

- Birmingham (Inglaterra): 25 de agosto

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.